Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Hollowtech ou Ponta Quadrada - custo benefício?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Hollowtech ou Ponta Quadrada - custo benefício?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
hugofrade Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Fev 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugofrade Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Hollowtech ou Ponta Quadrada - custo benefício?
    Postado: 25 Fev 2021 as 17:12
Olá senhores, tudo bem? Preciso da ajuda de vocês, faço entregas de bike fixa, e estou tendo muita manutenção no meu movimento central, já troquei ele duas vezes no mesmo mês! Eu estou pensando em colocar um pedivela hollowtech, pois acredito que aguentará muito mais o meu pedal no dia a dia. Gostaria de saber, se mecanicamente se o hollowtech seria mais viável no meu caso.

Obs: Peso 94kg, meço 1,91. Pedalo cerca de 50 a 70km no dia!
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2021 as 19:27
Qual o seu movimento central atual ? Se esse movimento central seu for de qualidade não faz sentido dar tanta manuteção assim, só para voce ter ideia, eu cheguei a usar um da série alivio ponta quadrada (BB UN25) por uns 13 anos ou mais e nunca me deu dor de cabeça, pelo contrario, depois desses 13 anos foi que ele foi abrir folga e mesmo assim, um mecanico amigo meu falou que naquele estado ele ainda rodaria mais um milhão de km ainda . Meu uso é só estradão e trilha, asfalto ou calçamento eu só pego em deslocamento, porem eu sou mais baixo e mais leve do que voce e uso muito giro na minha pedalada. Eu me lembro de antes desses ponta quadrada tambem existiam um eixo inteiriço com bacias que tinham nas bikes tambem, eu mesmo cheguei a usar um desses em outra bike aqui, porem o uso era mais de boa, e comigo ele durou uns 3 anos até moer tudo, aí fui para os ponta quadrada da shimano, inclusive ainda o tenho aqui desmontado e pouco rodado, pertence a série altus. Há uns 2 ou 3 anos atrás o meu pedivela chegou a dar a famosa folga entre ele o eixo central, mas foi em uma época que eu estava bem forte, tinha subidas aqui em que eu só usava a coroa do meio, e o desgaste de coroa e corrente era mais acentuado nessa utilização. Se tiver como postar fotos do seu pedivela e nos dar mais informações a respeito seria bom.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2021 as 19:54
Compre um ponta quadrada shimano. O hollowtech tem rolamentos mais frágeis que o ponta quadrada. Bike fixa é triste, mói o central mesmo. 
Voltar ao Topo
syslogg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2019
Fortaleza - CE
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar syslogg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2021 as 12:33
Bike fixa realmente é complicado para o central, porem, tente comprar um movimento central da Shimano selado que será mais durável (como os colegas falaram acima).
Provavelmente seu central é os de 3 peças que abrem folga constantemente. Já cheguei a ter este central e abria folga quase toda semana...
Voltar ao Topo
silasfab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2020
BELO HORIZONTE
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silasfab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2021 as 14:26
Tenho 1,95m e 95KG's e sofro com problema parecido. 

Minha bike é uma OGGI 7.4 2020 comprei nova, em 6 meses de uso já tive que trocar 3 rolamentos (uma fez barulho de ferro rangendo, outra vez o pé de vela ficou garrando e na outra vez o rolamento estava escareado). O problema não é o famoso problema do Pressfit da OGGI 7.4 (Esse nunca deu pois meu mecânico resolveu quando ela estava na caixa ainda, sem uso).

O movimento Central é o Hollowetech

Questionei o meu mecânico e ele diz que não é comum esse tipo de situação e acha que é devido minha altura e peso (acabo colocando mais torque na pedalada por ter um cavalo mais alto/"forte".


Alguns amigos meus tem a mesma bike e não sofrem desse problema
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2021 as 09:04
Galera recomendando central de cartucho da Shimano, o que eu concordo, mas precisa diferenciar os modelos, pq existem três de ponta quadrada disponíveis atualmente no mercado brasileiro:

* BB-UN26, que está saindo de linha: a maioria dos “velho de guerra” que a galera elogia aqui é desse modelo. Instalei um em 2011, com 157kg, e rodei mais de 10000km até 2019, quando ele abriu uma folga mínima, que não afetava em nada, mas eu troquei pq estava com problemas de alinhamento dão pedivela (ele não era o culpado). Acho que ainda estaria com ele hoje, se não fosse isso!

* BB-UN100, que tá mais mal falado que puteiro da Guaicurus (baixo meretrício daqui de BH): um modelo novo que surgiu pra concorrer com os mais baratos do mercado e não tá tendo bons relatos. Ao contrário do anterior, que tem uma das roscas integrais com o corpo em aço e a outra numa porca plástica, este tem porcas plásticas em ambos os lados. Já peguei um na mão, parece mais leve que o BB-UN26, o que seduz a galera do “mais leve é melhor”.

* BB-UN300, que eu espero ser tão durável quanto o BB-UN26: outro modelo novo que surgiu. Na gringa foi inicialmente mal falado, mas os comentários reduziram aos níveis normais rapidamente. Tem ambas as porcas em alumínio, o que reduz o problema de corrosão galvânica da rosca integral em aço com quadros em alumínio (metais diferentes se corroem), mas não peguei um na mão ainda. Pra mim, ele lembra bastante o BB-UN55, que não foi vendido aqui e é valorizado por quem usa configs mais clássicas.

Pra resumir: evite o BB-UN100, procure o BB-UN26 se quiser algo mais comprovado ou pegue um BB-UN300 se não achar. Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2021 as 09:25
Definitivamente as peças estão ficando com qualidade muito ruim.
Tenho um octalink da shimano na bike de trilha, o que veio na bike estava lá desde 2015, botando pra moer, abriu folga em junho de 2020, semana passada tive que trocar novamente, abriu uma mega folga...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Orange Oyster Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orange Oyster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2021 as 23:07
para voce que pedala muito vá de ponta quadrada, além de custar menos é super fácil de repor
se o seu falhar onde o judas perdeu a meia, voce vai na bicicletaria do bairo e acha pelo menos um genérico para quebrar o galho e não fica sem pedalar

compre o BB-UN300,  ele é inferior ao 55, mas superior ao 26

Voltar ao Topo
Jopamacedo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jun 2019
SJCampos
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jopamacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2023 as 13:34
Vou lançar a treta:
Ponta quadrada é melhor que hollowtec
Hollowtec gira mais preso. O rolamento dele não faz contato direto com o eixo, aquela peça de plástico tira a eficiência do conjunto.
Sem contar que existe um consenso entre os mecânicos (principalmente os mais novos, formados por escolas de "grife") de que se deve encharcar o rolamento com graxa, o que piora ainda mais a situação.
Ponta quadrada gira mais solto e eu gosto de lubrificar com óleo singer mesmo.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2023 as 13:37
Originalmente postado por Jopamacedo Jopamacedo escreveu:

Vou lançar a treta:
Ponta quadrada é melhor que hollowtec
Hollowtec gira mais preso. O rolamento dele não faz contato direto com o eixo, aquela peça de plástico tira a eficiência do conjunto.
Sem contar que existe um consenso entre os mecânicos (principalmente os mais novos, formados por escolas de "grife") de que se deve encharcar o rolamento com graxa, o que piora ainda mais a situação.
Ponta quadrada gira mais solto e eu gosto de lubrificar com óleo singer mesmo.


Essa diferença é tão inexpressiva, que na verdade, neste aspecto tanto faz um ou o outro
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2023 as 13:44
Originalmente postado por Jopamacedo Jopamacedo escreveu:

Vou lançar a treta:
Ponta quadrada é melhor que hollowtec
Hollowtec gira mais preso. O rolamento dele não faz contato direto com o eixo, aquela peça de plástico tira a eficiência do conjunto.
Sem contar que existe um consenso entre os mecânicos (principalmente os mais novos, formados por escolas de "grife") de que se deve encharcar o rolamento com graxa, o que piora ainda mais a situação.
Ponta quadrada gira mais solto e eu gosto de lubrificar com óleo singer mesmo.

A vantagem dos pedivelas em duas peças não é no rolamento, é na rigidez do conjunto... 
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2023 as 20:34
Hollowtech tem menos chance de espanar.

Outro problema do ponta quadrada é que hj em dia ele está mais caro que o hollowtech sem falar que vc precisa de um cartucho específico pra cada tamanho de caixa.

Compensaria usar um ponta quadrada em uma bicicleta urbana se ele custasse metade de um hollowtech.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1048
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2023 as 21:35
Se vc não aplica força nos pedais, não sprinta e não desce pirambeira apoiado somente no pedivela, um ponta quadrada supre muito bem.
Mas pra uso mais competitivo e agressivo a rigidez do Hollowtech compensa mais. Sem falar que é mais leve no conjunto com o eixo do pedivela.
Voltar ao Topo
Solito Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Abr 2021
Tremembe SP
Offline
Mensagens:441
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Solito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2023 as 13:20
Originalmente postado por Jopamacedo Jopamacedo escreveu:

Vou lançar a treta:
Ponta quadrada é melhor que hollowtec
Hollowtec gira mais preso. O rolamento dele não faz contato direto com o eixo, aquela peça de plástico tira a eficiência do conjunto.
Sem contar que existe um consenso entre os mecânicos (principalmente os mais novos, formados por escolas de "grife") de que se deve encharcar o rolamento com graxa, o que piora ainda mais a situação.
Ponta quadrada gira mais solto e eu gosto de lubrificar com óleo singer mesmo.

Ambos cumprem a função...
Manutenção no ponta quadrada é MUITO mais barata, qualquer "mêxanico" faz...
Se usar em trilha, o hollowtech é mais rígido, dá menor manutenção (embora mais cara e especifica), e é mais leve...
Esse negocio de graxa é verdade mesmo, já vi cubos Shimano quase parando por excesso de graxa...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X