Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Relação em bike infantil
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Relação em bike infantil

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ifeghali Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Dez 2019
ES
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ifeghali Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Relação em bike infantil
    Postado: 15 Fev 2021 as 21:03
Pessoal a bicicleta do meu filho tem relação 32x20 (1.6) e estou achando muito leve pois ele faz um enorme esforço e não consegue acompanhar o resto da família nos passeios de bike.

Fiz uma pesquisa e encontrei referências do pessoal de BMX que uma boa relação está em 2.5. Para chegar perto disso eu teria que trocar a catraca para uma de 12 dentes.

O que vocês acham ?

A bicicleta é bem pequena, se eu comprar uma catraca de BMX no mercado livre será que serve ? Eu não sei as especificações do cubo traseiro, nem sei desmontar para medir. Alguma dica ?

Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 03:07
Desculpa parecer meio grosseiro, mas a bike aparentemente não é nem aro 16”, querer que uma criança acompanhe adultos em passeios com uma bike assim é pedir muito dela!

A relação da transmissão envolve mais do que apenas o número de dentres da coroa dividido pelo da catraca: o perímetro (distância rodada a cada volta) da roda tb influencia MUITO. A fórmula do perímetro é o diâmetro da roda somada com o pneu multiplicado por pi, e pra saber a medida em centímetros é só multiplicar a medida em polegadas por 2,54. Assim temos:

* aro 14” (parece que é o caso): 14*3,14*2,54=112cm
* aro 16” (pode ser o caso, mas não muda muito): 16*3,14*2,54=128cm
* aro 20” (acho que é o mínimo pra acompanhar passeios): 20*3,14*2,54=160cm
* aro 26” (primeiro tamanho de bike pra adulto): 26*3,14*2,54=207cm
* aro 29” (mais usual atualmente): 29*3,14*2,54=231cm

Uma roda 14” teria de girar duas vezes mais rápido que uma 29” pra percorrer a mesma distância! E colocar uma relação mais longa vai exigir menos velocidade de giro, porém mais força em cada pedalada, o que pode ser muito pra uma criança pequena. Pense bem se não é o caso de maneirar nas expectativas.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 07:00
Dava pra dizer qtos anos tem o seu filho e a altura dele? De repente, se o negócio é "acompanhar a família nos pedais", seria melhor a aquisição de uma bike "maior" dentro da usabilidade do seu filho, ou então a família deva diminuir o ritmo para o filhote acompanhá-los.

E que bike invocada essa, aro 14 ou 16 já com freio a disco, maneiro! Smile
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 09:39
Você teria que medir o diâmetro da rosca no cubo dessa bike. Se for 34mm, qualquer catraca de BMX consegue montar (12 - 14 - 16 dentes)

Como essas catracas são baratinhas, em média 40 reais, eu começaria trocando por uma 16, pois a diferença já é considerável. Ir direto para uma 12 pode ser muito drástico.

Avalie também a cadência de giro que ele está pedalando, nunca abaixo 60-70 RPM. Se colocar uma relação muito pesada para ele acompanhar a família, ele poderá estar fazendo força em excesso, que para criança é muito fácil de desenvolver hérnia abdominal.
Voltar ao Topo
paulohn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2014
SP
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulohn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 10:07
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Desculpa parecer meio grosseiro, mas a bike aparentemente não é nem aro 16”, querer que uma criança acompanhe adultos em passeios com uma bike assim é pedir muito dela!

A relação da transmissão envolve mais do que apenas o número de dentres da coroa dividido pelo da catraca: o perímetro (distância rodada a cada volta) da roda tb influencia MUITO. A fórmula do perímetro é o diâmetro da roda somada com o pneu multiplicado por pi, e pra saber a medida em centímetros é só multiplicar a medida em polegadas por 2,54. Assim temos:

* aro 14” (parece que é o caso): 14*3,14*2,54=112cm
* aro 16” (pode ser o caso, mas não muda muito): 16*3,14*2,54=128cm
* aro 20” (acho que é o mínimo pra acompanhar passeios): 20*3,14*2,54=160cm
* aro 26” (primeiro tamanho de bike pra adulto): 26*3,14*2,54=207cm
* aro 29” (mais usual atualmente): 29*3,14*2,54=231cm

Uma roda 14” teria de girar duas vezes mais rápido que uma 29” pra percorrer a mesma distância! E colocar uma relação mais longa vai exigir menos velocidade de giro, porém mais força em cada pedalada, o que pode ser muito pra uma criança pequena. Pense bem se não é o caso de maneirar nas expectativas.


Acho importante a observação do colega aqui.
Voltar ao Topo
ifeghali Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Dez 2019
ES
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ifeghali Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 10:38
Upload de foto no celular, vou editar no computador.

Voltar ao Topo
ifeghali Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Dez 2019
ES
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ifeghali Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 11:11
bom dia pessoal,

obrigado pelas respostas. só para alinhar as expectativas de todos, nosso "passeio em família" é composto por:

- 1 adulto com bike de 1 marcha
- 1 adulto com bike de 21 marchas (que roda em coroa média catraca 3 para acompanhar)
- 1 criança de 6 anos (1,33m) em bike 16"
- 1 criança de 5 anos (1,18m) em bike 14"
- 1 cachorro com tração nas 4 que acompanha o grupo andando

para efeito de comparação, por favor observem o post anterior com a foto das duas bicicletas infantis.

nosso passeio é literalmente um "passeio", em ritmo leve e lento. não é exigido nenhum esforço das crianças, pelo contrário, meu filho mais velho roda em circulos ao nosso redor pelo tédio de esperar o irmão. meu filho mais novo roda dentro da capacidade dele, mas a impressão que fica é de alta cadência/pedal leve e ainda assim a bike não sai do lugar. posso estar equivocado mas creio que colocar uma catraca de 14 ou até de 12 dentes não irá exigir dele um esforço maior do que ele suporta e poderá elevar o ritmo do passeio sem penalizá-lo. por via das dúvidas posso comprar as duas catracas e testar uma por uma. medi a rosca do cubo traseiro e me parece ter 36mm.

em relação à troca da bike, seria uma boa não fosse um pequeno detalhes. essa em específico é um objeto de afeto da criança, de forma que já pintei e restaurei ela inteira 2x. o que eu gastei em manutenção nessa bicicleta certamente daria pra comprar uma nova e melhor, mas seguimos com ela por razões que transcendem o financeiro.

abraços.
Voltar ao Topo
ifeghali Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Dez 2019
ES
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ifeghali Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 11:13
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Você teria que medir o diâmetro da rosca no cubo dessa bike. Se for 34mm, qualquer catraca de BMX consegue montar (12 - 14 - 16 dentes)


eu medi 36mm, mas pelo lado de fora. então creio que deva ser 34mm mesmo. vou comprar a catraca e testar.

abraços.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 13:40
Originalmente postado por ifeghali ifeghali escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Você teria que medir o diâmetro da rosca no cubo dessa bike. Se for 34mm, qualquer catraca de BMX consegue montar (12 - 14 - 16 dentes)


eu medi 36mm, mas pelo lado de fora. então creio que deva ser 34mm mesmo. vou comprar a catraca e testar.

abraços.

é 34,35mm, algo assim... Se mediu 36 é isso mesmo. Catracas de BMX encontra com 12, 14, 16, 18 dentes... tem bastante variação para ir testando com o moleque

Troca aí e depois nos diga como ficou! Bons pedais
Voltar ao Topo
paulohn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2014
SP
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulohn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 14:46
Diminuir a catraca vai deixar a corrente folgada. Talvez seja preciso diminuí-la.
Voltar ao Topo
Tiago_DGY Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jul 2020
Brasil
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiago_DGY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 19:21
O ideal é levar no mecânico. Além de garantir que ele vai trocar por uma peça que serve ele vai ter as ferramentas lá. Como falaram aí em cima, vai ter que encurtar a corrente, a menos que vc já tenhas as ferramentas, é mais barato o mecânico mesmo.

Acompanhar bike 29' com uma Aro 14' é impossível. A física junto com a anatomia humana não permitem e não tem o que se faça para mudar. A única solução que vejo nesse caso é treinar o cachorro 4x4 AWD para tracionar a criança.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2021 as 19:48
Na verdade os maiores que devem acompanhar o ritmo do menor. Ou compra um reboque de bike e puxa ele.
Tá exigindo demais do garoto e da bike.
Meu garoto tem 11 anos, uma bike 21V aro 24, eu que o acompanho no ritmo, nas paradas, em tudo.


Editado por Hugobh77 - 17 Fev 2021 as 09:51
Voltar ao Topo
ifeghali Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Dez 2019
ES
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ifeghali Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2021 as 14:14
Bicicleta atualizada, o ritmo melhorou e ele não teve nenhuma dificuldade no plano, que é 100% do nosso trajeto.

Coloquei uma catraca de 14 dentes. E para quem ficou na dúvida a bicicleta é aro 16.

Obrigado a todos pela ajuda.

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2021 as 14:54
Show, valew por voltar e deixar o feedback.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2021 as 13:20
Reforço a fala do GM. Mesmo quando a decisão foi contrária à minha recomendação, é pra isso que serve o fórum: discutir pontos de vista diferentes e aprender com isso.

Espero que o guri curta a bike mais ainda!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X