Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda - Posição da Sapatilha
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda - Posição da Sapatilha

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
acpalopoli Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 12 Nov 2010
Santo André/SP
Offline
Mensagens:566
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acpalopoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda - Posição da Sapatilha
    Postado: 04 Fev 2021 as 19:08
Pessoal, sei que o ideal é fazer um bike fit mas além de ninguém ter horário pra breve, nesse momento tá complicado pra mim.

Enfim. Eu não estou conseguindo acertar a posição da sapatilha.

Se eu coloco ela muito pra frente, me dá dormência nos pés depois de um certo tempo pedalando. Se eu recuo ela, dói a planta do pé em bem pouco tempo. Eu não sei se estou pedalando errado ou realmente não achei a posição certa da sapatilha.

Eu regulei ela baseado na média entre os metatarsos.

Será que tem alguma técnica ou dica que possam me passar pra eu pedalar com mais conforto?

Geralmente pedalo entre 30 e 50km.

Muito obrigado!
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2021 as 08:45
A posição do taco seria bem embaixo do osso do dedão (no caso, a cabeça do metatarso do primeiro dedo).

O pior é acertar o ângulo deles, pra não ficar com o pé nem pra fora nem pra dentro, isso é muito importante.

Já tive problemas de doer o joelho até acertar esse ângulo, mas dormência nunca, exceto quando aperto demais. Tentou usar com a fixação de velcros/boa mais frouxa um pouco?
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2021 as 09:30
o conceito tá certo.. é encontrar a ponta dos 2 metatarsos extremos (dedão e dedinho), e o eixo do pedal deve ficar entre os dois.. mas isso é uma generalização pra média, há pontos fora e pode ser que isso seja teu caso.
eu por ex coloco o taco mais na ponta do pé, tentei usar mais pra trás e sempre me trazia dormência, na ponta vai mais de boa
ao passo que já vi alguns bikefitters falarem que na maioria dos casos, colocar o taco pra trás (mais pro meio do pé) não tem erro

enfim, um outro ponto que as vezes se esquece é que não é só posicionamento do taco, mas a sapatilha e principalmente a palmilha também que entram no jogo
já tentou deixar a patilha um pouco mais afrouxada? as vezes essa dormência tb pode ser dela estar muito apertada..
o doer a planta do pé não deveria ser um problema pois é uma área projetada para exercer força, o que eu ja vi é do pedal estar muito pra trás e espremendo a circulação que passa pelos metatarsos, e isso causar dormência tb
um outro ponto é na palmilha de se usar apoio pro arco do pé, nossos pés geralmente são mais achatados e alguns até demais, isso atrapalha a estrutura que o pé é projetado pra exercer e causa dores, existem palmilhas com diferentes alturas de arcos (seja pra ciclismo ou ortopédicas msm) que podem ajudar nisso, eu to usando uma que tem várias alturas diferentes e fui testando, foi outra coisa que salvou pro encaixe do pé ficar perfeito e sem dores msm em pedais muito longos



TL;DR
enfim, desculpa o textão.. sobre o que você pode fazer já que não rola bikefit no momento:
- quanto a ângulo: sente em uma cadeira/banco alto que seus pés fiquem fora do chão, relaxe bem o corpo e as pernas e veja como teus pés se comportam, se ficam retos, se o direito puxa a ponta pra dentro ou pra fora.. a forma como eles ficam é mais ou menos como você deve ajeitar os taquinhos (e vale depois ficar atento ao pedalar se as pernas estão confortáveis ou se teu tornozelo/joelho tá puxando pra fora ou pra dentro, o que demanda ajuste no ângulo)
- quanto a posição: joga totalmente pra trás e sai pra pedalar, de preferência um trecho mais plano e livre onde você possa se concentrar no que teu pé tá sentindo.. e segue atento a se tá sentindo dor e tal, faz uns 5-10 min pedalando e sai, ajeita o taco pouco mais pra frente, e volta pra mais uma rodada ate encontrar uma posição confortável
se sentir estranho antes, para e já muda
fazer alterações enquanto está pedalando ajuda a perceber melhor se dá certo ou errado, além de mais consciente do teu corpo voce tb já vai estar aquecido e com a área sensível a estímulos, então sente o resultado mais rápido


Editado por stefanob - 05 Fev 2021 as 09:30
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2021 as 10:11
Boa dica!

Sim, as primeiras pedaladas com sapatilha devem ser feitas pra ajustar ela, sem preocupação de tempo, distância e performance... anda um pouco, sente os pés e joelhos, para, ajusta, experimenta de novo...
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2021 as 11:12
podem ser duas coisas, ela está apertada e deveria ser um tamanho maior ou ainda precisa de um ajuste fino.

Uma pergunta, você regulou cada pé ou fez os dois iguais?
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
acpalopoli Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 12 Nov 2010
Santo André/SP
Offline
Mensagens:566
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acpalopoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 16:32
Boa tarde pessoal.

Primeiro desculpa a demora em responder. Acabei tendo uns problemas e fiquei meio sem tempo de pedalar e entrar no fórum também.

Então, agradeço as dicas. Fazendo por esse método de encontrar o média entre os metatarsos não deu muito certo. Não achei posição que me agradasse. Quanto ao ângulo, todos os vídeos que vi, diziam pra deixar o taco apontado exatamente pro meio da sapatilha. Por isso não tentei angular ele.

Eu vi um vídeo que a pessoa fala pra colocar o máximo pra cima nos buracos de baixo. No pé direito resolvi o problema fazendo desse jeito. Tá bem confortável. No esquerdo ainda sinto um pouco de dor misturado com dormência. Não sei se é porque eu desclipo bem menos o pé esquerdo, já que toda vez que tenho que parar é o direito que tiro do pedal ou se tá ruim mesmo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X