Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike Gravel vale a pena pra mim ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike Gravel vale a pena pra mim ?

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2021 as 09:38
Originalmente postado por NBN NBN escreveu:

Iae galera
Quero tirar uma dúvida sobre essa nova modalidade aqui no Brasil. Quem tem qual a experiência que estar tendo com a bike?

Penso em comprar uma pq o asfalto onde moro não é exatamente bom e de vez em quando faço uma trilha

Fora que tô em dúvida ao tamanho, a quero adquirir é uma versa porém tenho 185 de altura e cavalo de 85 fico no meio termo entre 55 e 58 porém venho do mtb nunca pedalei speed só que ficar com uma mtb rodando 99% das vezes na cidade é ruim.



ficou difícil de entender.

vc anda 99% na cidade mas de vez em quando faz uma trilha. Essa trilha q diz são esses 1%?

tenho impressão que colocando pneus com mais rolagem na sua mtb seria melhor q trocar por uma gravel.

caso queira mesmo partir pro gravel, seria fundamental experimentar antes de tomar a decisão de trocar de bike.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2021 as 09:58
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Olhem o habitat das gravel e me respondam onde temos isso no Brasil:

algumas estradas do interior em período PRÉ ELEIÇÃO! ou seja: de 4 em 4 anos!
 

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 05:23
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Pegar uma MTB pra ficar rodando maior parte do tempo em asfalto é canseira também.

Eu sou da opinião que se é para ter uma única bike e o pedal consiste em terreno misto, a bike é MTB.
Vejo bike MTB igual caminhonete ... A maioria que tem não tem sítio ou fazenda, não trabalha com transporte de carga na caçamba, anda muito mais no asfalto, um saco para estacionar e entrar no prédio e por aí vai. .... Mas o dia que precisar, tá tudo ali, altura para encarar um alagamento, um 4x4 que usa 2x no ano, a caçamba quando precisar, mais reforçada para encarar essas ruas e estradas ruins, mais proteção para os ocupantes em caso de acidente ... Conclusão, MTB e caminhonete, mesmo no asfalto, tem suas vantagens.
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 06:26
Tem uma coisa bem importante aqui, as vezes damos nossa opinião, nossa visão, que é baseada nas escolhas pessoais de cada um. Então vai ser bem "tendencioso". Se você for em um grupo de Facebook de Gravel,lá vão te falar que é a melhor coisa do mundo e ponto.

Falo isso porque participo de dois lá e os caras se tornam até chatos, qualquer bike que não é uma gravel pura eles torcem o nariz.
Se chegou a cogitar usar uma gravel é porque a bike chamou sua atenção.

Eu e The litlle pagamos pra ver, ele é bem radical em seus rolês, eu nem tanto mas sou do MTB também.
E é como ele disse, a posição da gravel é bem familiar a quem vem do ciclismo de estrada, então é mais natural um estradeiro curtir.

Tenta andar em uma gravel ou uma road e vê se a posição te agrada, pense que vai ser tudo rígido, não tem suspensão, no máximo um pneu mais largo pra te dar um pouco de conforto.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 08:05
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Pegar uma MTB pra ficar rodando maior parte do tempo em asfalto é canseira também.

Eu sou da opinião que se é para ter uma única bike e o pedal consiste em terreno misto, a bike é MTB.
Vejo bike MTB igual caminhonete ... A maioria que tem não tem sítio ou fazenda, não trabalha com transporte de carga na caçamba, anda muito mais no asfalto, um saco para estacionar e entrar no prédio e por aí vai. .... Mas o dia que precisar, tá tudo ali, altura para encarar um alagamento, um 4x4 que usa 2x no ano, a caçamba quando precisar, mais reforçada para encarar essas ruas e estradas ruins, mais proteção para os ocupantes em caso de acidente ... Conclusão, MTB e caminhonete, mesmo no asfalto, tem suas vantagens.

boa analogia. embora ainda tem gente que prega que um hatch rebaixado com rodas 19 e pneus perfil 35 é o melhor carro pra qualquer terreno, até estrada esburacada rs. especialmente nos grupos de facebook "puristas".

deve ser por isso q eu tenho uma camionete e todas minhas bikes usam pneus 2.35 ou maiores..
quando tinha um carro menor ficava frustrado por não conseguir chegar em certos lugares pq ficava raspando embaixo ou atolava. em estrada ruim parecia q ia desmontar junto com a coluna dos passageiros . é mais ou menos o sentimento de andar com uma gravel.


Editado por TheLittle - 09 Fev 2021 as 08:11
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 08:15
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Tem uma coisa bem importante aqui, as vezes damos nossa opinião, nossa visão, que é baseada nas escolhas pessoais de cada um. Então vai ser bem "tendencioso". Se você for em um grupo de Facebook de Gravel,lá vão te falar que é a melhor coisa do mundo e ponto.

Falo isso porque participo de dois lá e os caras se tornam até chatos, qualquer bike que não é uma gravel pura eles torcem o nariz.
Se chegou a cogitar usar uma gravel é porque a bike chamou sua atenção.

Eu e The litlle pagamos pra ver, ele é bem radical em seus rolês, eu nem tanto mas sou do MTB também.
E é como ele disse, a posição da gravel é bem familiar a quem vem do ciclismo de estrada, então é mais natural um estradeiro curtir.

Tenta andar em uma gravel ou uma road e vê se a posição te agrada, pense que vai ser tudo rígido, não tem suspensão, no máximo um pneu mais largo pra te dar um pouco de conforto.

o pior de tudo são os evangelizadores do gravel q nunca fizeram uma trilha na vida, mas dizem que ninguém  precisa de MTB. outro dia conheci um, parecia vendedor da specialized. disse que mal usava a mtb. aí perguntei se ele fazia trilha, disse que não porque tem medo.

é mais ou menos esse o público do gravel, o cara que praticamente só anda de mtb em asfalto, evita estradas ruins e tem medo de trilha.

ainda assim certos perfis não faz sentido usar gravel. por exemplo minha mãe tem esse perfil acima, faz seus pedais de 20~30km em asfalto e estrada boa de chão, mas eu nunca iria montar uma gravel pra ela pq seria xingado pro resto da vida. Meu pai então, não quer nem xc hardtail, me fez montar uma full pra ele fazer esses mesmos pedais kkkk.
Eles não vão usar todo potencial das bikes, vão ter um desempenho inferior que teriam com uma gravel, mas também não vão ficar me xingando cada vez que passar num buraco pq eu montei uma bike "ruim" pra eles.


Editado por TheLittle - 09 Fev 2021 as 11:29
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Sigue Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Bauru
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sigue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 09:17
Asfalto ruim e de vez em quando trilha.

MTB com garfo rígido e pneu com menor resistência a rolagem "resolvem" seu problema
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 09:48
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

o pior de tudo são os evangelizadores do gravel q nunca fizeram uma trilha na vida, mas dizem que ninguém  precisa de MTB. outro dia conheci um, parecia vendedor da specialized. disse que mal usava a mtb. aí perguntei se ele fazia trilha, disse que não porque tem medo.

é mais ou menos esse o público do gravel, o cara que praticamente só anda de mtb em asfalto, evita estradas ruins e tem medo de trilha.

ainda assim certos perfis não faz sentido usar gravel. por exemplo minha mãe tem esse perfil acima, faz seus pedais de 20~30km em asfalto e estrada boa de chão, mas nunca ia montar uma gravel pra ela pq ia me xingar pro resto da vida. Meu pai então, não quer nem xc hardtail, me fez montar uma full pra ele fazer esses mesmos pedais kkkk.
Eles não vão usar todo potencial das bikes, vão ter um desempenho inferior que teriam com uma gravel, mas também não vão ficar me xingando cada vez que passar num buraco pq eu montei uma bike "ruim" pra eles.

Quem CONHECE e sabe dos prós e contras da Gravel, compra e usa sabendo desse detalhe!
Mas tem gente que vai comprar pra entrar na onda e depois está com um pato na mão, como o (a)gm1987 citou.

Eu compraria uma para ter um conforto e resistência maior do equipamento em uma transição de trechos de asfalto.

Aqui em Farroupilha, tem bons trechos de asfalto pra rodar tranquilo no interior, o foda é que, ou tu encara uns km de chão batido / paralelepípedos ou encara rodovia movimentada pra chegar nesses trechos! Aí a gravel entraria como uma luva (pro meu caso). 


Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 11:37
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

o pior de tudo são os evangelizadores do gravel q nunca fizeram uma trilha na vida, mas dizem que ninguém  precisa de MTB. outro dia conheci um, parecia vendedor da specialized. disse que mal usava a mtb. aí perguntei se ele fazia trilha, disse que não porque tem medo.

é mais ou menos esse o público do gravel, o cara que praticamente só anda de mtb em asfalto, evita estradas ruins e tem medo de trilha.

ainda assim certos perfis não faz sentido usar gravel. por exemplo minha mãe tem esse perfil acima, faz seus pedais de 20~30km em asfalto e estrada boa de chão, mas nunca ia montar uma gravel pra ela pq ia me xingar pro resto da vida. Meu pai então, não quer nem xc hardtail, me fez montar uma full pra ele fazer esses mesmos pedais kkkk.
Eles não vão usar todo potencial das bikes, vão ter um desempenho inferior que teriam com uma gravel, mas também não vão ficar me xingando cada vez que passar num buraco pq eu montei uma bike "ruim" pra eles.

Quem CONHECE e sabe dos prós e contras da Gravel, compra e usa sabendo desse detalhe!
Mas tem gente que vai comprar pra entrar na onda e depois está com um pato na mão, como o (a)gm1987 citou.

Eu compraria uma para ter um conforto e resistência maior do equipamento em uma transição de trechos de asfalto.

Aqui em Farroupilha, tem bons trechos de asfalto pra rodar tranquilo no interior, o foda é que, ou tu encara uns km de chão batido / paralelepípedos ou encara rodovia movimentada pra chegar nesses trechos! Aí a gravel entraria como uma luva (pro meu caso). 



o problema são justamente os desavisados, que vão por moda. O cara vende uma bike xc boa pra poder comprar o sonho gravel que vendem. Aí não gosta, perde tempo, grana e fica frustrado. Tem que vender a gravel pra poder voltar pro MTB, e isso é complicado especialmente na loucura que está o mercado atual.

se vc entra em um grupo gravel, como os do facebook, tem 2 tipos de pessoas lá. Os que são apaixonados por gravel (abraçaram a escolha) e os que estão em dúvida. Os que são escolheram bikes assim vão falar maravilhas das bikes, porque é o que eles gostam de fazer, mas muitos vieram do Road e não tem experiência nenhuma de mountain bike. Assim como muitos eram mtbs e sentiam suas bikes subutilizadas e acharam no gravel uma maneira de melhorar a performance (média no strava geralmente). Dificilmente terá pessoa lá pra mandar "a real" como eu estou mandando aqui pra vocês.

eu mesmo paguei pra ver, montei uma bike pra testar e até gostei do resultado mas no fim o uso dela era bem secundário e julguei que não valia a pena manter uma bike cara pra usar quase nunca e pra fazer uma coisa que nem gosto tanto, que é andar em estradão. 

No fim acabei montando uma mountain bike no lugar dela, que hoje uso bastante pois é o que gosto de fazer, trilhas técnicas. Felizmente recuperei praticamente todo dinheiro que gastei na gravel e não foi nada doloroso financeiramente. Valeu muito a experiência pra entender as vantagens e limitações desse tipo de bike. E no fim posso passar essa impressão pra vcs de graça pra poderem avaliar se ainda vale a pena.


Editado por TheLittle - 09 Fev 2021 as 14:02
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
NBN Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Set 2017
Salvador
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NBN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 13:48
Galera vlw pelos comentários construtivos, vou analisar e ver oq se encaixa para o meu tipo de pedal.
Vlw aí e bora girar
Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 16:22
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Tem uma coisa bem importante aqui, as vezes damos nossa opinião, nossa visão, que é baseada nas escolhas pessoais de cada um. Então vai ser bem "tendencioso". Se você for em um grupo de Facebook de Gravel,lá vão te falar que é a melhor coisa do mundo e ponto.

Falo isso porque participo de dois lá e os caras se tornam até chatos, qualquer bike que não é uma gravel pura eles torcem o nariz.
Se chegou a cogitar usar uma gravel é porque a bike chamou sua atenção.

Eu e The litlle pagamos pra ver, ele é bem radical em seus rolês, eu nem tanto mas sou do MTB também.
E é como ele disse, a posição da gravel é bem familiar a quem vem do ciclismo de estrada, então é mais natural um estradeiro curtir.

Tenta andar em uma gravel ou uma road e vê se a posição te agrada, pense que vai ser tudo rígido, não tem suspensão, no máximo um pneu mais largo pra te dar um pouco de conforto.

o pior de tudo são os evangelizadores do gravel q nunca fizeram uma trilha na vida, mas dizem que ninguém  precisa de MTB. outro dia conheci um, parecia vendedor da specialized. disse que mal usava a mtb. aí perguntei se ele fazia trilha, disse que não porque tem medo.

é mais ou menos esse o público do gravel, o cara que praticamente só anda de mtb em asfalto, evita estradas ruins e tem medo de trilha.

ainda assim certos perfis não faz sentido usar gravel. por exemplo minha mãe tem esse perfil acima, faz seus pedais de 20~30km em asfalto e estrada boa de chão, mas eu nunca iria montar uma gravel pra ela pq seria xingado pro resto da vida. Meu pai então, não quer nem xc hardtail, me fez montar uma full pra ele fazer esses mesmos pedais kkkk.
Eles não vão usar todo potencial das bikes, vão ter um desempenho inferior que teriam com uma gravel, mas também não vão ficar me xingando cada vez que passar num buraco pq eu montei uma bike "ruim" pra eles.

Aqui na minha cidade quem tem gravel ou já tem também uma Mtb muito boa, ou não desce nas trilhas (vive de estradão). Mas mesmo esses só vejo de vez em nunca de gravel.

Tem um cara que arrisca nas trilhas de gravel, mas esse é doido LOL



Editado por tupete11 - 09 Fev 2021 as 16:24
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 16:29
Andava só de MTB.
Fui influenciado pela moda e pela mídia...
Comprei uma Diverge e na sequencia uma Versa.
Vendi as duas e comprei uma Road.

A única condição que gostei de andar de Gravel foi em acostamento de asfalto. Eu talvez ficaria com uma se resolvesse fazer cicloturismo com frequência. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 16:42
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

Andava só de MTB.
Fui influenciado pela moda e pela mídia...
Comprei uma Diverge e na sequencia uma Versa.
Vendi as duas e comprei uma Road.

A única condição que gostei de andar de Gravel foi em acostamento de asfalto. Eu talvez ficaria com uma se resolvesse fazer cicloturismo com frequência. 


Fui nessa lógica tbem. Hoje uma MTB e uma road.
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 17:02
Eu por minha vez vou dizer o seguinte: tenho hibrida desde 2012 e um tempo atrás ela virou gravel com pneu 35mm. Ótima pra estradao e na cidade. É uma bike que eu não colocaria na trilha nunca, assim como acho que o povo que fala que vai fazer uma trilha de vez enquando na verdade nunca vai fazer. A tendência da gravel é aumentar o tamanho do pneu e diminuir o aro (27.5) aí sim já dá pra arriscar umas trilhas com ela.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 17:12
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 17:16
E vejo muita gente adaptando mtb pra gravel e vejo pouca gravel usada pra revender.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 17:18
o problema da gravel na trilha não tá só no pneu, mas na falta de suspensãoe principalmente pela bike ser muito curta com central muito baixo.

essa combinação resulta em muita trepidação, leitura péssima do terreno, praticamente nenhum amortecimento dos pneus nem do garfo e quadro. Juto com isso ela tem uma pegada de guidão pouco segura pra trilha, a geometria torna ela muito instável e arisca, e o central baixo q faz pedivela pegar no chão toda hora. Essa foi a experiência q tive com a Diverge (evento de teste da specialized), o qual apesar de ter o percurso pra testar Gravel, eu fui testar como era a história que falam de "gravel anda na trilha" e filmei a descida do percurso de teste de mountain bikes.



Já a bike que montei utilizava geometria similar a mountain bike, porém com central mais baixo e top tube mais curto. meu guidão era 560mm embaixo (flared) o que proporciona uma pegada muito mais estável que os 42~46 normalmente utilizados nas gravel. Minha bike também tinha canote retrátil.

Testei com pneus 29x2.25, que era bom demais nas estradas de chão, e  cheguei a testar com 27.5x2.8 nas trilhas. Pra andar devagar é até aceitável, mas quando o negócio começa ficar rápido, é bem ruim de controlar. Meus braços doem só de lembrar desses vídeos kkkk




Rodei um tempo também com pneus 29x2.0 e ia muito bem no asfalto, com boa rolagem e conforto. Acho q seria uma excelente bike pro dia a dia, caso esteja habituado com a pegada "road" mas queira um conforto maior que uma pura road. 

Por fim  cheguei até a montar ela como híbrida, mas o top tube curto demais me fez achar ela muito estranha com guidão flat. Depois disso vendi o quadro e componentes pois vi que estava usando muito pouco, já q não gosto de rodar em asfalto, e se quisesse andar de vez em quando poderia usar a mtb pra isso.


O meu ponto não é que gravel é ruim, pra certos usos como os citados aqui no tópico é uma excelente bike. Só tem que tomar cuidado com os exageros, como os que falam que "substitui a mountain bike", o que "dá pra fazer até trilha". Tem que entender bem o que é pra não comprar gato por lebre. E principalmente entender que se a estrada não for muito boa, até vai andar rápido mas vai sofrer bastante.


Editado por TheLittle - 09 Fev 2021 as 17:32
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 17:24
Às vezes me bate uma vontadinha de comprar uma gravel, mas então me lembro que:

- vou ter que usar a mtb pra metade dos meus pedais (trilhas técnicas)
- adoro saltar, empinar, etc
- se a turma decidir passar por uma trilha mais técnica, vai ser bem frustrante
- tem pouca gente pra andar em turma exclusiva de gravel
- no meio de uma turma de mtb vou estar em vantagem (não gosto disso)
- é mais fácil comprar um par de rodas mais fino e colocar na mtb (ok, não é a mesma coisa, mas muda pouco)
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 17:27
O problema é que existe HT e, dependendo dos pneus, uma HT é mais rápida que uma gravel em todos os terrenos, desde asfalto até trilha técnica. Isso com mais conforto e segurança.

Pneu muda uma bike da água pro vinho. Quem já experimentou um pneu top de verdade de verdade nem pensa em gravel.

Editado por Fabio - 09 Fev 2021 as 17:28
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 17:37
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

O problema é que existe HT e, dependendo dos pneus, uma HT é mais rápida que uma gravel em todos os terrenos, desde asfalto até trilha técnica. Isso com mais conforto e segurança.

Pneu muda uma bike da água pro vinho. Quem já experimentou um pneu top de verdade de verdade nem pensa em gravel.
Tem umas dicas de pneus de alta rolagem?
Spz Fast track? Renegade? Maxxis Aspen? Thread?

Nunca fui muito de usar pneus de XC pq onde ando precisa de bastante grip e de carcaça resistente. Mas n seria nada mal ter uma roda extra com um pneu desses pros dias de pedal mais light, já que é doído pedalar com pneus 2.4 de enduro.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 17:41
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

O problema é que existe HT e, dependendo dos pneus, uma HT é mais rápida que uma gravel em todos os terrenos, desde asfalto até trilha técnica. Isso com mais conforto e segurança.

Pneu muda uma bike da água pro vinho. Quem já experimentou um pneu top de verdade de verdade nem pensa em gravel.

Tem umas dicas de pneus de alta rolagem?
Spz Fast track? Renegade? Maxxis Aspen? Thread?

Nunca fui muito de usar pneus de XC pq onde ando precisa de bastante grip e de carcaça resistente. Mas n seria nada mal ter uma roda extra com um pneu desses pros dias de pedal mais light, já que é doído pedalar com pneus 2.4 de enduro.



Para não errar, RaceKing Protection. Voador. Quem nunca usou não tem noção do que ele é. Só que precisa comprar fora. Importadora dele aqui estupra no preço.

Editado por Fabio - 09 Fev 2021 as 17:42
Voltar ao Topo
NBN Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Set 2017
Salvador
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NBN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 23:10
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

O problema é que existe HT e, dependendo dos pneus, uma HT é mais rápida que uma gravel em todos os terrenos, desde asfalto até trilha técnica. Isso com mais conforto e segurança.

Pneu muda uma bike da água pro vinho. Quem já experimentou um pneu top de verdade de verdade nem pensa em gravel.


Concordo que um bom pneu muda uma bike, mas em que vai ser mais rápida que uma gravel discordo

Primeiro por conta da forma de pedalar da gravel favorecendo muito mais a velocidade

Segundo a relação muito maior 50×11 por exemplo

Além do peso tenho uma hardtail que pesa quase 15kg por conta da suspensão as gravel mais básicas giram em torno de 11 kg então oq é bastante peso

Ou seja hard com pneu liso anda mais sim, digo pq já usei na minha bike porém não vai andar nem perto de uma gravel
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 23:13
15kg uma HT???? Só se for do Carrefour de 1989.

Aliás, uma HT de 15kg não merece um pneu top de 800.

Praticamente 2 forças agem contra o movimento do ciclista com a bike, massa e resistência só rolamento. Resistência ao rolamento de manisfesta na aceleração e na manutenção da velocidade, ou seja, age 100% do tempo contra o movimento. E já foi dito, não só por mim, que não existe pneu top de de gravel que seja mais rápido que pneu top de MTB XC. Sobra só a massa. Massa só se manifesta na aceleração e nas subidas e não na manutenção de velocidade. Uma HT boa pesa ao redor de 10kg, sendo as top menos. Supondo o absurdo que uma gravel seja 2kg mais leve, qual seria mais vantagem? 2kg a menos para se manifestar nas acelerações ou menor rolagem em 100% do tempo? Subidas nem vou considerar, pois gravel não tem relação para isso. Isso que não entra na conta a estabilidade da HT, a suspensão maravilhosa, o controle, a posição confortável, a resistência da bike, os freios mais potentes, etc. Esqueci, relação 1x de MTB é melhor do que 2x11 de gravel.

Agora dizer que tal bike anda mais por causa de relação de marcha, é igual nós primórdios alguém achar que 29 andava mais devido a relação ficar mais pesada.

Sem falar que gravel da Niner já tem suspensão no garfo e na traseira, Diverge Evo já tem guidão flat de MTB, etc.

Por fim, você foi o criador do tópico, mas pelo jeito já está com opinião formada, ou então, criou o tópico não para pedir opinião, mas sim para validar uma decisão que já havia tomado, pois aqui muitos que realmente usaram gravel, desceram a lenha. Risco de virar nova 27,7, nova plus.




Editado por Fabio - 09 Fev 2021 as 23:25
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 23:30
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

eu não gosto de speed, nem gosto de pedalar em asfalto e nem fazer pedais que visam rodar por rodar só em estradão. eu ando nesse tipo de lugar pra acessar as trilhas, ou quando tem uma paisagem muito legal, ou no máximo pra acompanhar alguém de vez em quando em um pedal fora do meu costume. eu deveria usar esse tipo de pedal pra treinar "volume" como dizem por mas não consigo gostar infelizmente.
por isso pra mim ter uma gravel foi uma experiência meio frustrante e ela acabou ficando de canto.

mas eu sei que tem um público enorme de pessoas que gostam de pedalar longas distâncias, de ter altas médias no strava.. pra esse tipo de público e tendo o terreno adequado pode ser uma boa escolha, tanto é que tem muita gente aderindo a esse tipo de bike. Eu particularmente vejo muito mais "ispidero" indo e permanecendo no gravel do que mountain biker. Por isso formei essa opinião, de que gravel é pra quem gosta de road.


Eu ainda não compreendi o público de gravel. Goato.muito de Road e já andei bastante de MTB, não.vejo a menor lógica em rodar com pneu estreito e sem suapensão até mesmo em.estradão (na minha região estradão tem pedra solta e cascalho, além de terra.fofa aos montes).
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 23:55



Tá explicado?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 07:16
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Para não errar, RaceKing Protection. Voador. Quem nunca usou não tem noção do que ele é. Só que precisa comprar fora. Importadora dele aqui estupra no preço.

Tchê, conhece uma boa loja que venda o Protection original no AliExpress?
Ando com o Raceking normal e, fora um erro de montagem, o mesmo é top!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 07:40
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

15kg uma HT???? Só se for do Carrefour de 1989.

Aliás, uma HT de 15kg não merece um pneu top de 800.

Praticamente 2 forças agem contra o movimento do ciclista com a bike, massa e resistência só rolamento. Resistência ao rolamento de manisfesta na aceleração e na manutenção da velocidade, ou seja, age 100% do tempo contra o movimento. E já foi dito, não só por mim, que não existe pneu top de de gravel que seja mais rápido que pneu top de MTB XC. Sobra só a massa. Massa só se manifesta na aceleração e nas subidas e não na manutenção de velocidade. Uma HT boa pesa ao redor de 10kg, sendo as top menos. Supondo o absurdo que uma gravel seja 2kg mais leve, qual seria mais vantagem? 2kg a menos para se manifestar nas acelerações ou menor rolagem em 100% do tempo? Subidas nem vou considerar, pois gravel não tem relação para isso. Isso que não entra na conta a estabilidade da HT, a suspensão maravilhosa, o controle, a posição confortável, a resistência da bike, os freios mais potentes, etc. Esqueci, relação 1x de MTB é melhor do que 2x11 de gravel.

Agora dizer que tal bike anda mais por causa de relação de marcha, é igual nós primórdios alguém achar que 29 andava mais devido a relação ficar mais pesada.

Sem falar que gravel da Niner já tem suspensão no garfo e na traseira, Diverge Evo já tem guidão flat de MTB, etc.

Por fim, você foi o criador do tópico, mas pelo jeito já está com opinião formada, ou então, criou o tópico não para pedir opinião, mas sim para validar uma decisão que já havia tomado, pois aqui muitos que realmente usaram gravel, desceram a lenha. Risco de virar nova 27,7, nova plus.




Uma ht de 10kg só se for de carbono e bem cara. As de aluminio mais top ficam na casa de 12kg.
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 07:41
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

15kg uma HT???? Só se for do Carrefour de 1989.

Aliás, uma HT de 15kg não merece um pneu top de 800.

Praticamente 2 forças agem contra o movimento do ciclista com a bike, massa e resistência só rolamento. Resistência ao rolamento de manisfesta na aceleração e na manutenção da velocidade, ou seja, age 100% do tempo contra o movimento. E já foi dito, não só por mim, que não existe pneu top de de gravel que seja mais rápido que pneu top de MTB XC. Sobra só a massa. Massa só se manifesta na aceleração e nas subidas e não na manutenção de velocidade. Uma HT boa pesa ao redor de 10kg, sendo as top menos. Supondo o absurdo que uma gravel seja 2kg mais leve, qual seria mais vantagem? 2kg a menos para se manifestar nas acelerações ou menor rolagem em 100% do tempo? Subidas nem vou considerar, pois gravel não tem relação para isso. Isso que não entra na conta a estabilidade da HT, a suspensão maravilhosa, o controle, a posição confortável, a resistência da bike, os freios mais potentes, etc. Esqueci, relação 1x de MTB é melhor do que 2x11 de gravel.

Agora dizer que tal bike anda mais por causa de relação de marcha, é igual nós primórdios alguém achar que 29 andava mais devido a relação ficar mais pesada.

Sem falar que gravel da Niner já tem suspensão no garfo e na traseira, Diverge Evo já tem guidão flat de MTB, etc.

Por fim, você foi o criador do tópico, mas pelo jeito já está com opinião formada, ou então, criou o tópico não para pedir opinião, mas sim para validar uma decisão que já havia tomado, pois aqui muitos que realmente usaram gravel, desceram a lenha. Risco de virar nova 27,7, nova plus.




Uma ht de 10kg só se for de carbono e bem cara. As de alumínio mais top ficam na casa de 12kg.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 08:10
De que adianta uma gravel com relação 50x11, vai manter 50km/h no plano por quanto tempo? Se tiver perna para isso, vai competir, na moral...

Uma MTB 36x11, cara bem treinado, segura 40km/h no plano por um bom tempo. É uma questão de treinar cadência. E na subida não morre com uma relação de estrada.


Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 08:15
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

O problema é que existe HT e, dependendo dos pneus, uma HT é mais rápida que uma gravel em todos os terrenos, desde asfalto até trilha técnica. Isso com mais conforto e segurança.

Pneu muda uma bike da água pro vinho. Quem já experimentou um pneu top de verdade de verdade nem pensa em gravel.

Tem umas dicas de pneus de alta rolagem?
Spz Fast track? Renegade? Maxxis Aspen? Thread?

Nunca fui muito de usar pneus de XC pq onde ando precisa de bastante grip e de carcaça resistente. Mas n seria nada mal ter uma roda extra com um pneu desses pros dias de pedal mais light, já que é doído pedalar com pneus 2.4 de enduro.



Para não errar, RaceKing Protection. Voador. Quem nunca usou não tem noção do que ele é. Só que precisa comprar fora. Importadora dele aqui estupra no preço.


Uso a versão pure grip e vou falar viu, a minha bike virou outra, rola bem demais. Na dianteira um Crossking. Combinação perfeita.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 08:19
Originalmente postado por NBN NBN escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

O problema é que existe HT e, dependendo dos pneus, uma HT é mais rápida que uma gravel em todos os terrenos, desde asfalto até trilha técnica. Isso com mais conforto e segurança.

Pneu muda uma bike da água pro vinho. Quem já experimentou um pneu top de verdade de verdade nem pensa em gravel.


Concordo que um bom pneu muda uma bike, mas em que vai ser mais rápida que uma gravel discordo

Primeiro por conta da forma de pedalar da gravel favorecendo muito mais a velocidade

Segundo a relação muito maior 50×11 por exemplo

Além do peso tenho uma hardtail que pesa quase 15kg por conta da suspensão as gravel mais básicas giram em torno de 11 kg então oq é bastante peso

Ou seja hard com pneu liso anda mais sim, digo pq já usei na minha bike porém não vai andar nem perto de uma gravel


Esse é um dos maiores problemas das gravel baratas, a relação. Coroa 50T não vinga no gravel, não é parâmetro. Melhor uma road que pega pneu 700x32 então.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 08:57
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

15kg uma HT???? Só se for do Carrefour de 1989.

Aliás, uma HT de 15kg não merece um pneu top de 800.

Praticamente 2 forças agem contra o movimento do ciclista com a bike, massa e resistência só rolamento. Resistência ao rolamento de manisfesta na aceleração e na manutenção da velocidade, ou seja, age 100% do tempo contra o movimento. E já foi dito, não só por mim, que não existe pneu top de de gravel que seja mais rápido que pneu top de MTB XC. Sobra só a massa. Massa só se manifesta na aceleração e nas subidas e não na manutenção de velocidade. Uma HT boa pesa ao redor de 10kg, sendo as top menos. Supondo o absurdo que uma gravel seja 2kg mais leve, qual seria mais vantagem? 2kg a menos para se manifestar nas acelerações ou menor rolagem em 100% do tempo? Subidas nem vou considerar, pois gravel não tem relação para isso. Isso que não entra na conta a estabilidade da HT, a suspensão maravilhosa, o controle, a posição confortável, a resistência da bike, os freios mais potentes, etc. Esqueci, relação 1x de MTB é melhor do que 2x11 de gravel.

Agora dizer que tal bike anda mais por causa de relação de marcha, é igual nós primórdios alguém achar que 29 andava mais devido a relação ficar mais pesada.

Sem falar que gravel da Niner já tem suspensão no garfo e na traseira, Diverge Evo já tem guidão flat de MTB, etc.

Por fim, você foi o criador do tópico, mas pelo jeito já está com opinião formada, ou então, criou o tópico não para pedir opinião, mas sim para validar uma decisão que já havia tomado, pois aqui muitos que realmente usaram gravel, desceram a lenha. Risco de virar nova 27,7, nova plus.



vc esqueceu da aerodinâmica... aí que entra o apelo principal da "gravel".

A posição do corpo similar a Road faz com q corte o vento de maneira mais eficiente.. e tem umas gravel que são "aero" que melhora mais ainda esse aspecto. 

acima de 35kmh isso faz bastante diferença. mas aí tem q depilar a perna, usar roupa a vácuo, essas coisas. até em bike de xc isso dá diferença.

e sei muito bem disso pq não uso roupa coladinha, pq não faço esse tipo de pedal, mas eu sei o quanto sofro com arrasto da roupa larga nos deslocamentos pra chegar até as trilhas. Quer ver coisa feia quando vou de calça, pra fazer manutenção na trilha ou andar em lugar com muito mato.. quando da 25kmh a roupa parece uma âncora segurando.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:02
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

15kg uma HT???? Só se for do Carrefour de 1989.

Aliás, uma HT de 15kg não merece um pneu top de 800.

Praticamente 2 forças agem contra o movimento do ciclista com a bike, massa e resistência só rolamento. Resistência ao rolamento de manisfesta na aceleração e na manutenção da velocidade, ou seja, age 100% do tempo contra o movimento. E já foi dito, não só por mim, que não existe pneu top de de gravel que seja mais rápido que pneu top de MTB XC. Sobra só a massa. Massa só se manifesta na aceleração e nas subidas e não na manutenção de velocidade. Uma HT boa pesa ao redor de 10kg, sendo as top menos. Supondo o absurdo que uma gravel seja 2kg mais leve, qual seria mais vantagem? 2kg a menos para se manifestar nas acelerações ou menor rolagem em 100% do tempo? Subidas nem vou considerar, pois gravel não tem relação para isso. Isso que não entra na conta a estabilidade da HT, a suspensão maravilhosa, o controle, a posição confortável, a resistência da bike, os freios mais potentes, etc. Esqueci, relação 1x de MTB é melhor do que 2x11 de gravel.

Agora dizer que tal bike anda mais por causa de relação de marcha, é igual nós primórdios alguém achar que 29 andava mais devido a relação ficar mais pesada.

Sem falar que gravel da Niner já tem suspensão no garfo e na traseira, Diverge Evo já tem guidão flat de MTB, etc.

Por fim, você foi o criador do tópico, mas pelo jeito já está com opinião formada, ou então, criou o tópico não para pedir opinião, mas sim para validar uma decisão que já havia tomado, pois aqui muitos que realmente usaram gravel, desceram a lenha. Risco de virar nova 27,7, nova plus.



vc esqueceu da aerodinâmica... aí que entra o apelo principal da "gravel".

A posição do corpo similar a Road faz com q corte o vento de maneira mais eficiente.. e tem umas gravel que são "aero" que melhora mais ainda esse aspecto. 

acima de 35kmh isso faz bastante diferença. mas aí tem q depilar a perna, usar roupa a vácuo, essas coisas. até em bike de xc isso dá diferença.

e sei muito bem disso pq não uso roupa coladinha, pq não faço esse tipo de pedal, mas eu sei o quanto sofro com arrasto da roupa larga nos deslocamentos pra chegar até as trilhas. Quer ver coisa feia quando vou de calça, pra fazer manutenção na trilha ou andar em lugar com muito mato.. quando da 25kmh a roupa parece uma âncora segurando.

Vou te falar que tenho visto umas MTB de XCzeiro aí, que a mesa é tão negativa que o cara pedala curvado igual num sprint no drop do guidão de road. 

Pergunta que parece sacana mas é de verdade: No XCM o regulamento limita a bike a ser utilizada? Obriga a usar MTB? 

No Road sei que é cheio de regramento quanto a bike... agora desconheço totalmente a regra do XCM... 
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:08
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

15kg uma HT???? Só se for do Carrefour de 1989.

Aliás, uma HT de 15kg não merece um pneu top de 800.

Praticamente 2 forças agem contra o movimento do ciclista com a bike, massa e resistência só rolamento. Resistência ao rolamento de manisfesta na aceleração e na manutenção da velocidade, ou seja, age 100% do tempo contra o movimento. E já foi dito, não só por mim, que não existe pneu top de de gravel que seja mais rápido que pneu top de MTB XC. Sobra só a massa. Massa só se manifesta na aceleração e nas subidas e não na manutenção de velocidade. Uma HT boa pesa ao redor de 10kg, sendo as top menos. Supondo o absurdo que uma gravel seja 2kg mais leve, qual seria mais vantagem? 2kg a menos para se manifestar nas acelerações ou menor rolagem em 100% do tempo? Subidas nem vou considerar, pois gravel não tem relação para isso. Isso que não entra na conta a estabilidade da HT, a suspensão maravilhosa, o controle, a posição confortável, a resistência da bike, os freios mais potentes, etc. Esqueci, relação 1x de MTB é melhor do que 2x11 de gravel.

Agora dizer que tal bike anda mais por causa de relação de marcha, é igual nós primórdios alguém achar que 29 andava mais devido a relação ficar mais pesada.

Sem falar que gravel da Niner já tem suspensão no garfo e na traseira, Diverge Evo já tem guidão flat de MTB, etc.

Por fim, você foi o criador do tópico, mas pelo jeito já está com opinião formada, ou então, criou o tópico não para pedir opinião, mas sim para validar uma decisão que já havia tomado, pois aqui muitos que realmente usaram gravel, desceram a lenha. Risco de virar nova 27,7, nova plus.



vc esqueceu da aerodinâmica... aí que entra o apelo principal da "gravel".

A posição do corpo similar a Road faz com q corte o vento de maneira mais eficiente.. e tem umas gravel que são "aero" que melhora mais ainda esse aspecto. 

acima de 35kmh isso faz bastante diferença. mas aí tem q depilar a perna, usar roupa a vácuo, essas coisas. até em bike de xc isso dá diferença.

e sei muito bem disso pq não uso roupa coladinha, pq não faço esse tipo de pedal, mas eu sei o quanto sofro com arrasto da roupa larga nos deslocamentos pra chegar até as trilhas. Quer ver coisa feia quando vou de calça, pra fazer manutenção na trilha ou andar em lugar com muito mato.. quando da 25kmh a roupa parece uma âncora segurando.

Vou te falar que tenho visto umas MTB de XCzeiro aí, que a mesa é tão negativa que o cara pedala curvado igual num sprint no drop do guidão de road. 

Pergunta que parece sacana mas é de verdade: No XCM o regulamento limita a bike a ser utilizada? Obriga a usar MTB? 

No Road sei que é cheio de regramento quanto a bike... agora desconheço totalmente a regra do XCM... 

Sei da regra da largura mínima dos pneus, mas deve ter algo em relação ao tipo de guidão também.
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:08
Só para botar uma lenha... Fui atrás da regra do XCM... Não fala nada no tipo de bike...

Então vem a fatídica pergunta: Se uma gravel é mais rápida que uma MTB no estradão, pq diabos ninguém compete com ela no XCM?


Edit: Adicionando o regulamento da UCI que o documento da CBC cita

https://www.uci.org/docs/default-source/rules-and-regulations/2021.01.18--mtb-en-left-column---egi.pdf


Editado por gm1987 - 10 Fev 2021 as 09:17
Voltar ao Topo
NBN Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Set 2017
Salvador
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NBN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:15
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

15kg uma HT???? Só se for do Carrefour de 1989.

Aliás, uma HT de 15kg não merece um pneu top de 800.

Praticamente 2 forças agem contra o movimento do ciclista com a bike, massa e resistência só rolamento. Resistência ao rolamento de manisfesta na aceleração e na manutenção da velocidade, ou seja, age 100% do tempo contra o movimento. E já foi dito, não só por mim, que não existe pneu top de de gravel que seja mais rápido que pneu top de MTB XC. Sobra só a massa. Massa só se manifesta na aceleração e nas subidas e não na manutenção de velocidade. Uma HT boa pesa ao redor de 10kg, sendo as top menos. Supondo o absurdo que uma gravel seja 2kg mais leve, qual seria mais vantagem? 2kg a menos para se manifestar nas acelerações ou menor rolagem em 100% do tempo? Subidas nem vou considerar, pois gravel não tem relação para isso. Isso que não entra na conta a estabilidade da HT, a suspensão maravilhosa, o controle, a posição confortável, a resistência da bike, os freios mais potentes, etc. Esqueci, relação 1x de MTB é melhor do que 2x11 de gravel.

Agora dizer que tal bike anda mais por causa de relação de marcha, é igual nós primórdios alguém achar que 29 andava mais devido a relação ficar mais pesada.

Sem falar que gravel da Niner já tem suspensão no garfo e na traseira, Diverge Evo já tem guidão flat de MTB, etc.

Por fim, você foi o criador do tópico, mas pelo jeito já está com opinião formada, ou então, criou o tópico não para pedir opinião, mas sim para validar uma decisão que já havia tomado, pois aqui muitos que realmente usaram gravel, desceram a lenha. Risco de virar nova 27,7, nova plus.




vc esqueceu da aerodinâmica... aí que entra o apelo principal da "gravel".

A posição do corpo similar a Road faz com q corte o vento de maneira mais eficiente.. e tem umas gravel que são "aero" que melhora mais ainda esse aspecto. 

acima de 35kmh isso faz bastante diferença. mas aí tem q depilar a perna, usar roupa a vácuo, essas coisas. até em bike de xc isso dá diferença.

e sei muito bem disso pq não uso roupa coladinha, pq não faço esse tipo de pedal, mas eu sei o quanto sofro com arrasto da roupa larga nos deslocamentos pra chegar até as trilhas. Quer ver coisa feia quando vou de calça, pra fazer manutenção na trilha ou andar em lugar com muito mato.. quando da 25kmh a roupa parece uma âncora segurando.


Sim, na verdade até lembrei mas decidi não citar. Mas realmente pq a gravel é uma sped com uma geometria mais estável, uma bike mais robusta e um pneu mais largo. Mas a lógica da posição é a mesma das roads
Não é igual mas segue a mesma lógica
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:21
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Sei da regra da largura mínima dos pneus, mas deve ter algo em relação ao tipo de guidão também.

4.1.040 During MTB races no traditional road handlebars may be used. Clips-on extensions are forbidden but traditional barends are authorized. (article introduced on 1.02.12; text modified on 1.01.16).

OK, guidão drop não vale. Quanto a largura do pneu, não encontrei tal artigo.

Sigo com minha ideia: Pq essa belezinha de gravel aqui não é usada nas provas de XCM?



Voltar ao Topo
NBN Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Set 2017
Salvador
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NBN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:25
Acredito que assim como foi quando a 29 surgiu muito ainda vai ser falado a respeito da gravel. Modalidade nova que talvez não ache seu espaço no Brasil.

É importante lembrar que as marcas que apostaram nesse proposta estão fazendo MKT para vender seus produtos.

A bike pode ser uma boa ou pode não ser, não vou para nenhum extremo, fui numa loja e curti a bike achei mais confortável que uma speed porém não acredito que vá bem trilha.

Vi vídeo da galera fazendo uma provas de mtb raiz com grevel até da mas é complicado mas da ksksm

Enfim não vou a os extremos, gravel não é bike de trilha porém tbm não é uma bike ruim. Para oq se propõe
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:26
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Sei da regra da largura mínima dos pneus, mas deve ter algo em relação ao tipo de guidão também.

4.1.040 During MTB races no traditional road handlebars may be used. Clips-on extensions are forbidden but traditional barends are authorized. (article introduced on 1.02.12; text modified on 1.01.16).

OK, guidão drop não vale. Quanto a largura do pneu, não encontrei tal artigo.

Sigo com minha ideia: Pq essa belezinha de gravel aqui não é usada nas provas de XCM?




essa bike representa a forma mais cara possível pra ter a sensação de andar com uma bike barata LOL
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
NBN Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Set 2017
Salvador
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NBN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 09:27
Ou se vacilar pego uma gravel, coloco um pneu liso 700×28 e vou ser feliz no asfalto já é o peso em relação as speds no mesmo preço é o mesmo kssk

Só melhorar os componentes e um pouco o peso quando a bike vai para os 7000 mil ksks
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X