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Bike Gravel vale a pena pra mim ?

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NBN Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Set 2017
Salvador
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    Postado: 03 Fev 2021 as 00:06
Iae galera
Quero tirar uma dúvida sobre essa nova modalidade aqui no Brasil. Quem tem qual a experiência que estar tendo com a bike?

Penso em comprar uma pq o asfalto onde moro não é exatamente bom e de vez em quando faço uma trilha

Fora que tô em dúvida ao tamanho, a quero adquirir é uma versa porém tenho 185 de altura e cavalo de 85 fico no meio termo entre 55 e 58 porém venho do mtb nunca pedalei speed só que ficar com uma mtb rodando 99% das vezes na cidade é ruim.


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Maquarte Ver Drop Down
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vitoria es
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Na teoria, pelo pedal que faço, uma gravel seria o ideal, mas juro que não me atrai em nada, quando olho pra ela me vem uma baita sensação de desconforto, sei lá, tenho muita resistência.
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gm1987 Ver Drop Down


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Gravel é a bike pato, mas os fãnboy não estão prontos para essa conversa...
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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A única opção para você é ir testar uma, não tem outro jeito, um amigo está nessa também, fica falando, falando, está se tornando um funboy, aí não tem lógica que o faça desistir, mas aí é gosto.
Eu até queria uma, mas monstergravel, após muita pesquisa e uma volta na bike eu desisti de gravel, achei desconfortável e bem restrita no meu tipo de pedal
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
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gm1987 Ver Drop Down


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Sapucaia do Sul
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A gravel é uma bike para estradas não pavimentadas de padrão europeu... Não no padrão brasileiro... 10km num estradão cheio de costeletas desmancha o braço de qualquer um!!!!

Nossas estradas vicinais são péssimas, com muitas costeletas e erosões/canais de água... A suspensão acaba sendo indispensável. 

No quesito rolagem, um bom pneu de XC rola o mesmo que um pneu misto 700x38... O ganho acaba sendo marginal e a perca de conforto muito maior. 

No quesito conforto, o guidon drop, PARA MIM, é mais confortável, pois propicia mais posições de pilotagem. Mas nada que um "chifrinho" fora de moda numa MTB não resolva.

Finalizando, minha opinião:

- Vai rodar no misto asfalto/estradão: MTB com pneu de XC tipo raceking
- Vai rodar no asfalto: Road Bike com geometria endurance 
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2021 as 09:28
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:


Finalizando, minha opinião:

- Vai rodar no misto asfalto/estradão: MTB com pneu de XC tipo raceking
- Vai rodar no asfalto: Road Bike com geometria endurance 


Exatamente o que eu conclui....
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2021 as 09:49
Um artigo nosso sobre o tema. No texto tem também o link da que testamos:
https://www.pedal.com.br/bicicletas-gravel-versateis-terra-asfalto_texto14178.html
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

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Zaka Ver Drop Down
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Eu experimentei uma gravel. 

Meu resumo: une o pior e o melhor dos dois mundos.

Estradas lisas é uma maravilha. Estrada com costeletas, buracos e pedras fincadas é horrível, parece que além dos braços os dentes vão cair. Pro terreno que ando, a relação dela acaba ficando muito pesada.

No asfalto ruim e calçamento, ela é boa, mais confortável que uma road e mais rápida que uma MTB.

Asfalto liso, melhor dar tchau pros amigos de road e deixar eles irem na frente.

Vou continuar só com as especialistas por enquanto.
Non est ad magna facilis ascensus.
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Fabio Ver Drop Down


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Nos testes os pneus top de MTB tem menor resistência a rolagem aos pneus top de gravel.
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Bauru
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A gravel é uma bike para estradas não pavimentadas de padrão europeu... 

Ou para o padrão de nossas pavimentadas LOL
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TFHG Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Gravel é a bike pato, mas os fãnboy não estão prontos para essa conversa...


Nada, anda e voa... mas não faz nada disso direito.
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
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Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
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adrianomtb Ver Drop Down
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Originalmente postado por NBN NBN escreveu:

Penso em comprar uma pq o asfalto onde moro não é exatamente bom e de vez em quando faço uma trilha
Esquece fazer trilha com gravel porque ela não foi feita pra isso. 
Gravel é boa praqueles pedais que tem mistura de asfalto com estrada de terra em bom estado.
Num pedal desses não é viável fazer a parte de terra com uma speed e é um saco ficar andando longos trechos de asfalto com a MTB. Lógico que a gravel vai ser mais lenta que uma speed no asfalto e mais lenta que uma MTB na terra, mas vai ser mais rápida num pedal que tenha asfalto e terra. Pra isso a gravel existe. Usar uma gravel em trilha ou querer que ela renda como uma speed no asfalto é desvirtuar o propósito para o qual ela foi feita. Aí é frustração na certa.
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Fabio Ver Drop Down


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Para mim, ela é extremamente limitada, ao contrário dessa versatilidade toda que o marketing divulga.
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90452 Ver Drop Down


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Eu acho que a principal vantagem da gravel é que os pneus dela são menos propensos a furos do que as speeds, acho que nas speeds o pneu mais grosso é o 28 e na gravel vai de 32 até 42 ou até mais. Mesmo com fita antifuro ou mesmo com pneus de qualidade com essa fita embutida uma speed usa uma calibragem muito alta de pressão e isso facilita a furação do pneu e se usar o pneu com uma pressão mais baixa há o risco do aro morder a câmara. Já estive nessa de mudar para speed ou gravel, uso minha bike mtb basicamente para asfalto com pneus mais lisos 700x42c e roda muito bem, já até desisti de gravelizar a bike... Big smile
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adrianomtb Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Para mim, ela é extremamente limitada, ao contrário dessa versatilidade toda que o marketing divulga.
A função dos departamentos de marketing é justamente essa, supervalorizar o produto e criar o desejo em você. Cabe a você discernir se aquilo é bom pra você ou não. 
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danber2512 Ver Drop Down


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Vamos colocar a gravel nos cenários:

Estrada: vai andar muito pior que uma speed e igual uma MTB com pneu slick e suspensão travada.

Estradão: vai andar pior que MTB em qualquer cenário.

Urbana: em avenidas com aslfalto bom vai ser igual andar na estrada (muito pior que speed e igual MTB com slick e suspensão travada). Dentro de bairros vai sofrer com paralelepipedos, buracos, bueiros, etc, ou seja, pior que uma MTB.

Trilhas: não faz.

Ou seja, é que nem ja falaram, igual pato, nada mal, não voa, não é peixe e de pássaro so tem pena e bico.

Experiência própria: pega uma MTB, coloca penus 700x28, guidão drop e seja feliz.
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Jagwire Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2021 as 00:16
Gravel é bom pra aquele MTBiker de asfalto que sofreria pra andar numa road puro sangue

Tenho uma, configurada apenas pra asfalto. No estradão de terra ruim acho uma porcaria. Trilha acho impensável.
Onde ela vai bem:
- asfaltos ruins onde uma road de pneu fininho é meio sofrido. E se no trecho de asfalto tiver um trechinho de terra ela passa com mais dignidade que uma road.
- cicloturismo, sobretudo se tiver os encaixes pra carga.
strava.com/athletes/6410495
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Maquarte Ver Drop Down
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Vale ressaltar que a gravel que a mídia especifica de bike ressaltou bastante foi a diverge que oferece alguns recursos exclusivos para melhorar o conforto, mas custa uma baba. 
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Compartilho do que o Jagwire disse, eu mesmo estava na pilha de ter uma gravel, desde que vi a Diverge pela primeira vez achei a road ideal pro MTBiker de asfalto que nem eu, já que uma bike mais endurance costuma ser bem cara. Mas o gravel tá no hipe, ficaram caras e as opções mais acessíveis são roads de pneu cravudo.

Cheguei a ter um projeto, meio road/gravel/cicloturismo com quadro Miyamura, mas não agradei do resultado.

Acabei optando por ter uma road e uma MTB. Inclusive o que me fez decidir foi ter trocado uma idéia com o Jagwire.

Terra é MTB
Asfalto Road e de preferência com um pneu 700x28




Editado por Hugobh77 - 04 Fev 2021 as 07:24
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90452 Ver Drop Down


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Sessão Discovery Channel, hehehehe...

Não é bem assim, essa comparação é exagerada, muitas das espécies de patos são migratórias e voam milhares de quilômetros para fugirem do inverno de seus habitats; "sabem" que voar em "V" facilita o deslocamento assim como o fazem os ciclistas de pelotão que ficam um na roda do outro aproveitando o "vácuo" do cara da frente; se isso não é saber voar, então me dá essa capacidade "de não saber voar" que eu tô de saco cheio de ficar todos os dias em engarrafamentos na Avenida Brasil por qq acidente besta que aconteça por lá... LOL

Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:



Nada, anda e voa... mas não faz nada disso direito.
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Para mim, ela é extremamente limitada, ao contrário dessa versatilidade toda que o marketing divulga.

exato!
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por NBN NBN escreveu:

Penso em comprar uma pq o asfalto onde moro não é exatamente bom e de vez em quando faço uma trilha
Esquece fazer trilha com gravel porque ela não foi feita pra isso. 
Gravel é boa praqueles pedais que tem mistura de asfalto com estrada de terra em bom estado.
Num pedal desses não é viável fazer a parte de terra com uma speed e é um saco ficar andando longos trechos de asfalto com a MTB. Lógico que a gravel vai ser mais lenta que uma speed no asfalto e mais lenta que uma MTB na terra, mas vai ser mais rápida num pedal que tenha asfalto e terra. Pra isso a gravel existe. Usar uma gravel em trilha ou querer que ela renda como uma speed no asfalto é desvirtuar o propósito para o qual ela foi feita. Aí é frustração na certa.

Assim tu fere os sentimentos dos graveleiros LOLLOLLOLLOLLOL
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Zaka Ver Drop Down
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Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Sessão Discovery Channel, hehehehe...

Não é bem assim, essa comparação é exagerada, muitas das espécies de patos são migratórias e voam milhares de quilômetros para fugirem do inverno de seus habitats; "sabem" que voar em "V" facilita o deslocamento assim como o fazem os ciclistas de pelotão que ficam um na roda do outro aproveitando o "vácuo" do cara da frente; se isso não é saber voar, então me dá essa capacidade "de não saber voar" que eu tô de saco cheio de ficar todos os dias em engarrafamentos na Avenida Brasil por qq acidente besta que aconteça por lá... LOL

Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:



Nada, anda e voa... mas não faz nada disso direito.

Vamos nos limitar ao pato-aqui-pato-acolá "doméstico" então LOL
Non est ad magna facilis ascensus.
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Sessão Discovery Channel, hehehehe...

Não é bem assim, essa comparação é exagerada, muitas das espécies de patos são migratórias e voam milhares de quilômetros para fugirem do inverno de seus habitats; "sabem" que voar em "V" facilita o deslocamento assim como o fazem os ciclistas de pelotão que ficam um na roda do outro aproveitando o "vácuo" do cara da frente; se isso não é saber voar, então me dá essa capacidade "de não saber voar" que eu tô de saco cheio de ficar todos os dias em engarrafamentos na Avenida Brasil por qq acidente besta que aconteça por lá... LOL

Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:



Nada, anda e voa... mas não faz nada disso direito.

Todos sabem que patos são espécies migratórias e por isso atravessam continentes voando... A expressão é uma metáfora! Afinal, o pato voa mas não é o bixo mais rápido nesse quesito!
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por danber2512 danber2512 escreveu:

Vamos colocar a gravel nos cenários:

Estrada: vai andar muito pior que uma speed e igual uma MTB com pneu slick e suspensão travada.

Estradão: vai andar pior que MTB em qualquer cenário.

Urbana: em avenidas com aslfalto bom vai ser igual andar na estrada (muito pior que speed e igual MTB com slick e suspensão travada). Dentro de bairros vai sofrer com paralelepipedos, buracos, bueiros, etc, ou seja, pior que uma MTB.

Trilhas: não faz.

Ou seja, é que nem ja falaram, igual pato, nada mal, não voa, não é peixe e de pássaro so tem pena e bico.

Experiência própria: pega uma MTB, coloca penus 700x28, guidão drop e seja feliz.

Então... Se eu te disser que uma MTB de XC com um par de Raceking, bem calibrados, rola melhor que uma gravel no asfalto, vc acredita?

Pois acredite, pq é verdade!
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Zaka Ver Drop Down
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Talvez o cara da MTB só não consiga acompanhar a gravel nos planos por causa da relação mais curta, mas isso também é relativo.
Non est ad magna facilis ascensus.
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90452 Ver Drop Down


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Vc entendeu o que eu quis dizer, hehehehe... Big smile

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Sessão Discovery Channel, hehehehe...

Não é bem assim, essa comparação é exagerada, muitas das espécies de patos são migratórias e voam milhares de quilômetros para fugirem do inverno de seus habitats; "sabem" que voar em "V" facilita o deslocamento assim como o fazem os ciclistas de pelotão que ficam um na roda do outro aproveitando o "vácuo" do cara da frente; se isso não é saber voar, então me dá essa capacidade "de não saber voar" que eu tô de saco cheio de ficar todos os dias em engarrafamentos na Avenida Brasil por qq acidente besta que aconteça por lá... LOL

Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:



Nada, anda e voa... mas não faz nada disso direito.

Todos sabem que patos são espécies migratórias e por isso atravessam continentes voando... A expressão é uma metáfora! Afinal, o pato voa mas não é o bixo mais rápido nesse quesito!
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NBN Ver Drop Down


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Vou ir na loja e ver se curto a bike. Quem sabe funciona para mim
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danber2512 Ver Drop Down


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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por danber2512 danber2512 escreveu:

Vamos colocar a gravel nos cenários:

Estrada: vai andar muito pior que uma speed e igual uma MTB com pneu slick e suspensão travada.

Estradão: vai andar pior que MTB em qualquer cenário.

Urbana: em avenidas com aslfalto bom vai ser igual andar na estrada (muito pior que speed e igual MTB com slick e suspensão travada). Dentro de bairros vai sofrer com paralelepipedos, buracos, bueiros, etc, ou seja, pior que uma MTB.

Trilhas: não faz.

Ou seja, é que nem ja falaram, igual pato, nada mal, não voa, não é peixe e de pássaro so tem pena e bico.

Experiência própria: pega uma MTB, coloca penus 700x28, guidão drop e seja feliz.


Então... Se eu te disser que uma MTB de XC com um par de Raceking, bem calibrados, rola melhor que uma gravel no asfalto, vc acredita?

Pois acredite, pq é verdade!


Acredito... minha Trail 5 com humildes Pirelli Phatom Street é prova disso kkkk
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danber2512 Ver Drop Down


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Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Talvez o cara da MTB só não consiga acompanhar a gravel nos planos por causa da relação mais curta, mas isso também é relativo.


Isso é realmente um problema nas 12V com coroa 30 ou 32.

Se partir pra 34 pra cima ja melhora bem.

Nas 2x9 e 2x10 não é um problema.
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allmondega Ver Drop Down
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Originalmente postado por NBN NBN escreveu:

Vou ir na loja e ver se curto a bike. Quem sabe funciona para mim

Melhor coisa que você faz. Repare que as MTB 29 existem há mais de uma década e ainda estão sendo julgadas por "especialistas" de teclado aqui no fórum quanto a sua utilidade, imagine as gravels que chegaram no mercado a menos tempo. O que tem de opinião orelhada por aqui não é brincadeira. Em tempo tenho estradeira, 29 e gravel e acho real que cada uma tem a sua especialidade. Vai do bolso, cabeça, vontade, CEP e uso de cada um decidir o que melhor lhe serve. Eu uso uma para cada rolé e raramente me arrependo da escolha que fiz no dia. Mas se fosse pra ter uma bike só ficava com a 29 e no máximo um segundo jogo de rodas com pneus slick por questões práticas.  
Até os macacos caem das árvores
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NBN Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NBN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2021 as 23:44
Realmente, minha duvida estar por conta de que no momento só pretendo ter uma bike por outras prioridades, mas meu pedal é muito mais no asfalto, porém curto demais trilha
Acho que até já disse isso neste post treino no asfalto me divirto ma terra

Mas mtb no asfalto é puxado, fora que gasta uma suspensão que só a revisão de 50 horas é 100 reais no asfalto e puxado

Estou entre duas bikes

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Hugobh77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2021 as 07:01
Vou dar uma resumida na experiência que tive, acima só coloquei que o resultado não me agradou.
Na pseudo gravel que montei o ruim é que nela não dá pra andar na terra do jeito que ando na MTB e olha que não é nada radical. Gosto de descer sem preocupação, seja estradão ou trilha. Nem sempre a estrada é boa, costelas, erosões,pedras,raízes, etc. Não dá pra ir a 30/40/50km/h em uma gravel com a mesma segurança e velocidade em uma gravel, suspensão e pneu mais largo fazem falta nessa hora. Mas se for pra ir de boa não tem problema. Vai depender do jeito que você gosta de andar na terra e trilhas.

Se a maior parte do tempo você vai rodar em asfalto vai valer a pena a gravel e se puder coloca um pneu com boa rolagem, comentaram sobre o Race King e tem ele na medida 700x35.
https://youtu.be/PTEhhne-GF8

Pegar uma MTB pra ficar rodando maior parte do tempo em asfalto é canseira também. Vale lembrar que uma Versa é praticamente uma road com mais clearance.

Nós opinamos, mas na real só você vai saber o que é melhor pra você.
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2021 as 08:18
Faz mais sentido pra mim, que tenho uma MTB, montar um segundo jogo de rodas com pneu mais fino (ou só nos pneus/câmera pra gastar menos) do que investir em uma Gravel. E olha que tenho uma Caloi Strada 2001, estou fazendo uma minireforma nela pra voltar a usar e, cogitei forte em investir em uma Gravel no lugar da Strada, até porque as estradas pavimentadas daqui são iguais as padrão não pavimentada da Europa!
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2021 as 08:55
primeiro passo pra avaliar se quer uma gravel: gostar de speed/road. a posição é similar, mas um pouco menos desconfortável.
segundo passo, gostar muito de pedais longos em estradas de chão boas e asfalto.

eu não acho q é uma bike pra mountain bikers, pq quem realmente gosta de moutain bike, gosta de trilhas e estradas difíceis, coisas que são impensáveis com gravel. E o ganho de desempenho nas condições ideais pra esse tipo de bike (que são bem limitadas), na minha opinião, não compensa a perda de conforto comparado com uma mountain bike.

ao meu ver e pela experiência que tive com uma, é mais uma bike pra quem gosta de road e quer ter menos limitações que uma road pura. 

Pra quem é do MTB, talvez seja uma boa ferramenta pra quem treina muito sério e quer fazer  treinos específicos, ou economizar a relação da MTB na hora de treinar volume, ou usar pra treino quando está chovendo. Mas pra diversão não acho q seja adequado, a não ser que vc cumpra os dois requisitos q falei no começo do post.


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gm1987 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2021 as 09:12
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

primeiro passo pra avaliar se quer uma gravel: gostar de speed/road. a posição é similar, mas um pouco menos desconfortável.
segundo passo, gostar muito de pedais longos em estradas de chão boas e asfalto.

eu não acho q é uma bike pra mountain bikers, pq quem realmente gosta de moutain bike, gosta de trilhas e estradas difíceis, coisas que são impensáveis com gravel. E o ganho de desempenho nas condições ideais pra esse tipo de bike (que são bem limitadas), na minha opinião, não compensa a perda de conforto comparado com uma mountain bike.

ao meu ver e pela experiência que tive com uma, é mais uma bike pra quem gosta de road e quer ter menos limitações que uma road pura. 

Pra quem é do MTB, talvez seja uma boa ferramenta pra quem treina muito sério e quer fazer  treinos específicos, ou economizar a relação da MTB na hora de treinar volume, ou usar pra treino quando está chovendo. Mas pra diversão não acho q seja adequado, a não ser que vc cumpra os dois requisitos q falei no começo do post.



A questão-chave é: Uma gravel NA TERRA não tem o desempenho de uma MTB. Vai ter que andar mais lento, inevitavelmente devido a falta de aderência dos pneus.

A gravel é uma bike pensada para um tipo de pavimento que não temos aqui no Brasil. 

"ãããin mas eu poçu culucar pineu 2.1'' na graveulll...." - Nem responderei esse tipo de comentário LOLLOLLOLLOLLOLLOL
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gm1987 Ver Drop Down


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Olhem o habitat das gravel e me respondam onde temos isso no Brasil:


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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2021 as 09:23
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

primeiro passo pra avaliar se quer uma gravel: gostar de speed/road. a posição é similar, mas um pouco menos desconfortável.
segundo passo, gostar muito de pedais longos em estradas de chão boas e asfalto.

eu não acho q é uma bike pra mountain bikers, pq quem realmente gosta de moutain bike, gosta de trilhas e estradas difíceis, coisas que são impensáveis com gravel. E o ganho de desempenho nas condições ideais pra esse tipo de bike (que são bem limitadas), na minha opinião, não compensa a perda de conforto comparado com uma mountain bike.

ao meu ver e pela experiência que tive com uma, é mais uma bike pra quem gosta de road e quer ter menos limitações que uma road pura. 

Pra quem é do MTB, talvez seja uma boa ferramenta pra quem treina muito sério e quer fazer  treinos específicos, ou economizar a relação da MTB na hora de treinar volume, ou usar pra treino quando está chovendo. Mas pra diversão não acho q seja adequado, a não ser que vc cumpra os dois requisitos q falei no começo do post.



A questão-chave é: Uma gravel NA TERRA não tem o desempenho de uma MTB. Vai ter que andar mais lento, inevitavelmente devido a falta de aderência dos pneus.

A gravel é uma bike pensada para um tipo de pavimento que não temos aqui no Brasil. 

"ãããin mas eu poçu culucar pineu 2.1'' na graveulll...." - Nem responderei esse tipo de comentário LOLLOLLOLLOLLOLLOL

pior que aqui onde estou atualmente tem umas estradas assim. estradas de fazenda muito boas, cascalhadas, e próximas a cidade.. são bem viáveis pra gravel. mas em certos períodos do ano, por exemplo logo após as safras de soja e milho, devido ao fluxo de maquinários e caminhões elas ficam cheias de costelas, aí fica inviável pedalar de gravel. e quando não são cascalhadas, costumam ter bastante areia.

por isso q falo, seria uma boa pro cara q gosta muito de speed mas quer ter um pouco mais de opções de estradas pra rodar, ou quer uma bike mais robusta pra aguentar porradas, já que o povo aqui treina muito em acostamento de BR (eu acho loucura mas fazer o que..)

já onde moro oficialmente, RJ capital, eu vejo gravel só pra quem quer rodar no asfalto com mais conforto, uma "road robusta", pq simplesmente não tem estradas de terra dentro da cidade.




Editado por TheLittle - 08 Fev 2021 as 09:31
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eu não gosto de speed, nem gosto de pedalar em asfalto e nem fazer pedais que visam rodar por rodar só em estradão. eu ando nesse tipo de lugar pra acessar as trilhas, ou quando tem uma paisagem muito legal, ou no máximo pra acompanhar alguém de vez em quando em um pedal fora do meu costume. eu deveria usar esse tipo de pedal pra treinar "volume" como dizem por mas não consigo gostar infelizmente.
por isso pra mim ter uma gravel foi uma experiência meio frustrante e ela acabou ficando de canto.

mas eu sei que tem um público enorme de pessoas que gostam de pedalar longas distâncias, de ter altas médias no strava.. pra esse tipo de público e tendo o terreno adequado pode ser uma boa escolha, tanto é que tem muita gente aderindo a esse tipo de bike. Eu particularmente vejo muito mais "ispidero" indo e permanecendo no gravel do que mountain biker. Por isso formei essa opinião, de que gravel é pra quem gosta de road.
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Aí vem a má notícia, as gravel em sua maioria nem aceitam pneu 2.1, nem amenizar vai. As "baixo custo" aqui no BR não passam de uma road adaptada que vem com uma relação de road.
Pra ter uma ideia o pneu que coloquei na minha road, cansei de andar com ele em estradão, mas super limitado. Se precisar fazer uma transição com a road em estradão vai tranquilo. Mas diversão, esquece.

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