Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Movimento central ou susp. de bike nova rangendo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Movimento central ou susp. de bike nova rangendo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
OhDannyBoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2021
DF
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OhDannyBoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Movimento central ou susp. de bike nova rangendo
    Postado: 25 Jan 2021 as 21:41
Opa galera, beleza??

Tentei encontrar algum tópico com esse assunto, mas até agora não encontrei...

Sou neném ainda no mundo do ciclismo, comprei minha primeira bike para sair do sedentarismo! Uma Riverside 120 da Btwin, na decatlhon... meu orçamento era limitado a 1000 reais e o preço dela saiu bem no limite (junto ao capacete)... pelas pesquisas que eu fiz, não existia melhor custo benefício! E estou super contente com o meu camelo novo! é uma bike bem robusta, um pouco pesada (quadro de aço), super simples, mas vai servir pra me tirar da frente do computador kkkkkk. Contudo, caí do céu quando comecei a ouvir um rangido na bike... 3a pedalada, usada apenas em ciclovia, fiquei bem chateado kkkkk comprei ela na sexta (22/01) e apresentou esse problema hoje (25/01)... alguém pode me ajudar a entender se é isso mesmo, ou se eu deveria ativar a garantia?

Esse rangido parece estar vindo do movimento central... pensei que pudesse ser a suspensão (que é genérica), mas quando eu forço a suspensão não ouço nenhum barulho... agora, quando eu pedalo de uma forma mais moderada já consigo ouvir um rangido constante... como ela acabou de ser montada, está bem lubrificada... suspensão, canote do selim, guidão, corrente e cambios estão bem lubrificados, chequei tudo...



Obrigado desde já pelas contribuições!
Um abraço!




Voltar ao Topo
OhDannyBoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2021
DF
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OhDannyBoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 22:05
https://www.decathlon.com.br/bicicleta-masculina-de-lazer-btwin-riverside-120/p

Link dela :D
Voltar ao Topo
gustavoclx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoclx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 23:26
Já deu uma olhada se o rangido não vem do pedal? Pedais de plástico tem uma possibilidade grande de apresentar tal problema. 
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 00:00
Boa dica Gustavo, outro rangido clássico é caso a corrente esteja "pegando" no câmbio dianteiro. Mas isso só ocorre nas marchas mais pesadas ou mais leves.

Editado por raulino - 26 Jan 2021 as 00:01
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 06:14
Pod ser em várias partes a origem do rangido, canote, pedal, central, suspensão, trilho do selim, raios e até a sola do tênis ou sapatilha. Não é porque sua bike é básica, qualquer bike tem rangido e sendo nova é mais comum ainda, as peças estão se acomodando ao quadro e por ser de aço o barulho pode ser maior.

Não sei se fez isso, mas o indicado seria pegar a bike nova e dar uma geral em toda a lubrificação dela assim que retirar da loja. Geralmente a lubrificação de montagem de fábrica é deficiente.

Desanima da bike não. Dei uma olhada nela pelo site, preço muito bom pelo que ela entrega. Já possui fixação pra bagageiro,manetes e freios já de alumínio, suspensão boa ao que se propõe.



Editado por Hugobh77 - 26 Jan 2021 as 06:18
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 08:56
Além do que já foi dito, cheque a folga do movimento central. Ela vem com um do tipo esferado, que até funciona OK, mas abre folga muito facilmente.

Rangidos ao pedalar são um saco... Eles se propagam pela bike e fica difícil de identificar. Eu tenho um problema recorrente com pedais plataforma estalando (já troquei duas vezes e o barulho volta um pouco diferente depois de um tempo, vou ter de comprar coisa boa da próxima) que, até identificar exatamente, eu chequei diversas coisas antes: movimento central desgastado, quadro, pedivela, canote, cubo traseiro, selim... E o tempo todo não me pareceu que seria o fdp do pedal plataforma em alumínio de R$30,00-50,00!

Só percebi pq coloquei o pedivela de um colega e fiquei com preguiça de trocar os pedais, aí o ruído sumiu! Mas achei que era o pedivela antes e coloquei o meu pedivela na bike dele, sem os pedais, e o problema não surgiu. Inclusive, se puder pegar as peças emprestaras de outra bike pra trocar e testar, eu recomendo!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
OhDannyBoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2021
DF
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OhDannyBoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 11:03
Opa galera, muito obrigado pelas dicas!!

Eu já estava pensando em pegar um pedal mais resistente mesmo, como estou bem pesado, estou com medo do pedal de plástico ser muito frágil!

Com relação ao cambio dianteiro, o barulho é um pouco diferente... estou tomando cuidado para sempre deixar a corrente livre pra correr bem (pq já sei que se estragar n vou ter muita grana pra consertar kkkkkkk)

Vou aturar o barulho por mais dois dias ou três e ver se ele aumenta ou diminui... dependendo eu já faço uma lubrificação mais cuidadosa nela e vejo como se ajeita!

sobre o que falaram, eu fiquei muito contente sobre o custo benefício dela! ela entrega o que promete e ainda mais um pouquinho... cambio indexado, furação para bagageiro, relação shimano, compatibilidade total com todos os acessórios btwin. Acho que foi uma excelente compra! a gente só se preocupa, principalmente quem costuma ser cuidadoso com as coisas heheheh
Voltar ao Topo
OhDannyBoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2021
DF
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OhDannyBoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 11:09
Outra dúvida que me surgiu, não está muito relacionada a esse tópico, mas vamos lá!

Senti a suspensão dela muuuuuuito molenga (lógico que meus 105 kg e 1,80m ajudam nessa sensação kkkkkkk), e claro, não tenho muita exigência quanto a qualidade da suspensão... mas tem como deixar ela mais rígida um pouco?? eu suponho que ela seja de mola... posso colocar molas mais rígidas ou algo do tipo?
Voltar ao Topo
Fontes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2012
Espirito Santo
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fontes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 11:13
Não desanime com o pedal. Qualquer bike pode aparecer barulhos.

Tem muitos lugares que podem aparecer. Verifica também a rosca do pedal se esta lubrificada e a blocagem da roda se esta apertada o suficiente.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 12:12
Originalmente postado por OhDannyBoy OhDannyBoy escreveu:

Outra dúvida que me surgiu, não está muito relacionada a esse tópico, mas vamos lá!

Senti a suspensão dela muuuuuuito molenga (lógico que meus 105 kg e 1,80m ajudam nessa sensação kkkkkkk), e claro, não tenho muita exigência quanto a qualidade da suspensão... mas tem como deixar ela mais rígida um pouco?? eu suponho que ela seja de mola... posso colocar molas mais rígidas ou algo do tipo?

Dificilmente você vai conseguir enrijecer este tipo de suspensão, normalmente até existe nela um ajuste de pre-carga, mas o ganho deve ser minimo.

Vai usando e pesquise com calma um garfo rígido, se o seu uso permitir, vai tirar muito peso e firmar a frente nas subidas, sprints e frenagens.

Em contrapartida, vai ter que absorver as irregularidades no braço. Para pedais urbanos, estradão e até cicloturismo, pode compensar. O investimento será de 1/3 a 1/4 de uma boa suspensão a ar.

Outro item para trocar com o tempo e desgaste, é uma roda livre tipo Mega-range, caso tenha dificuldade nas subidas com sua relação atual.


Editado por raulino - 26 Jan 2021 as 12:13
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
OhDannyBoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2021
DF
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OhDannyBoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 15:42
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:


Dificilmente você vai conseguir enrijecer este tipo de suspensão, normalmente até existe nela um ajuste de pre-carga, mas o ganho deve ser minimo.

Vai usando e pesquise com calma um garfo rígido, se o seu uso permitir, vai tirar muito peso e firmar a frente nas subidas, sprints e frenagens.

Em contrapartida, vai ter que absorver as irregularidades no braço. Para pedais urbanos, estradão e até cicloturismo, pode compensar. O investimento será de 1/3 a 1/4 de uma boa suspensão a ar.

Outro item para trocar com o tempo e desgaste, é uma roda livre tipo Mega-range, caso tenha dificuldade nas subidas com sua relação atual.


Pois é, imaginei mesmo... Eu particularmente preferiria que ela tivesse garfo rígido exatamente em função do peso e da manutenção.. mas são ajustes para mais pra frente kkk Aqui em Brasília (principalmente onde eu pedalo) costuma ser um piso bem plano (eixão que o diga kkk) então acho que compensa sim! Essa ideia da mega-range até estava nos planos também! Mas não é essencial por enquanto... Brasília é beeeem plano kkkkkk acho melhor guardar o dinheiro para colocar um rapid fire, e um aro parede dupla antes do mega-range e do garfo kkkk
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 16:05
1. Ninguém falou o óbvio: A bike é nova e tem garantia! Vá até a loja mais próxima da Decathlon, eles prestam um bom pós-venda. Costumam ter mecânicos nas lojas. Problema aparenta ser de lubrificação.

2. Essa suspas até tem um recurso alternativo. Abre ela, mede o diâmetro da mola e pede a um torneiro um calço no diâmetro da mola, em nylon ou alumínio. Um ou vários calços, de 5 ou 10mm. Cada calço irá deixar a suspensão com mais pré-carga. 
Voltar ao Topo
OhDannyBoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2021
DF
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OhDannyBoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2021 as 10:06
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

1. Ninguém falou o óbvio: A bike é nova e tem garantia! Vá até a loja mais próxima da Decathlon, eles prestam um bom pós-venda. Costumam ter mecânicos nas lojas. Problema aparenta ser de lubrificação.

2. Essa suspas até tem um recurso alternativo. Abre ela, mede o diâmetro da mola e pede a um torneiro um calço no diâmetro da mola, em nylon ou alumínio. Um ou vários calços, de 5 ou 10mm. Cada calço irá deixar a suspensão com mais pré-carga. 


Opa, brother! Sim sim, estou contando com a garantia dela! o problema até agora não sumiu, mas já diminuiu! vou dar uma passada lá na 2a ou na 3a pra ver se eles fazem isso por mim ou se eu preciso fazer em casa...
Com relação à suspensão eu meio que já desisti kkkkkkk mas essa ideia do calço é interessante... eu não tenho nem muito o que perguntar pq eu mesmo nunca vi o interior da susp... vou correr atrás disso e posto aqui qualquer ideia!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2021 as 10:59
Lembrei de um detalhe aqui. Essa bike tem pedivela ponta quadrada, este tipo de pedivela costuma a levar um tempo pra parar de ranger. Tem fazer uns pedais, apertar novamente até que pare. O normal é no segundo ou terceiro aperto.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X