Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - MULLET BIKE - Funciona no aro 26 ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


MULLET BIKE - Funciona no aro 26 ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Edu_OldSchool Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2019
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu_OldSchool Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: MULLET BIKE - Funciona no aro 26 ?
    Postado: 18 Jan 2021 as 15:17
Prá quem não sabe, mullet bike é uma bike adaptada prá rodar com rodas 27.5 na traseira e 29 na dianteira. Os caras trocam a suspa / roda e tacale pau.

Tá cheio de vídeo gringo com mullet bike nesse esquema. MAS... Alguém já tentou no 26 / 27.5 ? Será que também traz benefício ?

E no caso da 26, várias suspas 26 aceitam rodas 27.5. Será que trocar só a roda dianteria (na 26) ficaria bom ?


Alguém já fez ? Como ficou ?



Abraços !

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2021 as 15:27
Tem uma série de fatores a analisar.

Primeiro, não é bem assim que várias suspas 26" passam 27,5"... Na verdade o pneu passa pela ponte da lower leg porém corre o risco de travar no crown quando der fim de curso. Então para essa modificação, precisa zerar o ar da suspa e forçar o fim de curso para verificar isso.

Depois, o aumento da altura da frente vai alterar a geometria da bike. Precisa ver o impacto dessa alteração, em termos de caixa de direção será bom, ficará mais relaxada. Precisa ver o seat tube angle, que em bikes antigas já deixa o peso muito atrás. 

Lá na gringa o pessoal faz as mullets usando "chips" de conversão. São pinos excêntricos nos pivot da balança para corrigir a geometria da bike.

Resumindo, somente jogar o aro seria uma mullet tabajara, desconfiando que os benefícios superem os malefícios. Agora se seguir a conversão adequadamente, ajustando a balança traseira para manter a geometria da bike, vejo vantagens!
Voltar ao Topo
Edu_OldSchool Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2019
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu_OldSchool Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2021 as 15:37
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Tem uma série de fatores a analisar.

Primeiro, não é bem assim que várias suspas 26" passam 27,5"... Na verdade o pneu passa pela ponte da lower leg porém corre o risco de travar no crown quando der fim de curso. Então para essa modificação, precisa zerar o ar da suspa e forçar o fim de curso para verificar isso.

Depois, o aumento da altura da frente vai alterar a geometria da bike. Precisa ver o impacto dessa alteração, em termos de caixa de direção será bom, ficará mais relaxada. Precisa ver o seat tube angle, que em bikes antigas já deixa o peso muito atrás. 

Lá na gringa o pessoal faz as mullets usando "chips" de conversão. São pinos excêntricos nos pivot da balança para corrigir a geometria da bike.

Resumindo, somente jogar o aro seria uma mullet tabajara, desconfiando que os benefícios superem os malefícios. Agora se seguir a conversão adequadamente, ajustando a balança traseira para manter a geometria da bike, vejo vantagens!

Sim, você tem razão quanto passar 27.5 nas 26... tem que testar mesmo. Estou assumindo que passe...

Não lembo de ver mexerem na balança (aliás, acho que vi UM vídeo falando nisso)... Mas vi algumas caixas de direção com regulagem de ângulo.

Aqui no BR é complicado de achar quem saiba bem sobre as geometrias de todas as bikes prá saber qual fica boa e qual fica ruim... pouca info e quase tudo que você pergunta numa loja oficial é "não pode"... rs


Minha Stumpy 26 eu tirei a Talas 140 e coloquei uma 110-130-150... Achei que ficou muito boa, tanto prá subir quanto prá descer (e alguns saltos). De vez em quando dá curiosidade de enfiar uma 27.5" ali na frente prá ver o que acontece... rs


Abraço !
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2021 as 15:47
O Raulino aqui do fórum tá com essa conversão engatilhada pra fazer na GT dele. Eu ainda estou na fase de estudos. Estou lendo muita coisa nos fóruns gringos, e como de costume, muito pouco se fala sobre isso lá pois as 29" chegaram muito antes pra eles.

Aqui algumas referências citandos os flip chips:



E aqui, uma boa fonte de informações:


Aqui no BR sinceramente desconheço quem tenha feito essa modificação, creio que sejamos pioneiros em algo muito ultrapassado kkkkkk
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2021 as 21:46
Tô acompanhando o topico...curto a ideia.

Aqui em Sorocaba, o Zé Bike é partidário desse conceito e insiste que ha vantagens.

Menor peso rotacional na traseira, chain stay curto...

Tô idealizando uma híbrida assim...
Noutra bike já testei Mullet 27.5-29, ficou legal.
jefmello-sorocaba
Voltar ao Topo
Edu_OldSchool Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2019
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu_OldSchool Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2021 as 10:18
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Aqui no BR sinceramente desconheço quem tenha feito essa modificação, creio que sejamos pioneiros em algo muito ultrapassado kkkkkk
  
Como sempre, né... hahaha

"I had a Mondraker Foxy with the forward geometry but the rear end was just too tight to fit in a 27.5. So, in the end, I just cut the brace on a Fox 36 to fit in a 27.5 front wheel and had a go!" - Suspension expert Chris Porter on early mullet bikes

E a gente preocupado com geometria... olha o que o doido fez... hahahaha


No bike radar ele fala que os "chips" foram colocados nas bikes 29" para aceitar as rodas 27.5" sem baixar a caixa do movimento central (ou entendi errado ?). E no Enduro-mtb ele fala que usou um "offset bushing" no shock prá baixar a caixa do movimento central (porque ele colocou a roda 29" numa bike 27.5".

Me pareceram mais preocupados em manter o "bike fit" do que se comprometeria o quadro (quebras) em decorrência da mudança de ângulos. Posso ter interpretado errado, claro.
No meu caso específico, aumentar a altura da caixa do movimento central seria excelente, pois onde eu ando vira e mexe eu acerto o pedal em alguma coisa... kkk

Me preocupa mais se a mudança de angulo do head tube deixaria o quadro mais propenso a quebras... Mas quanto mais leio, mais curioso fico... hahaha
Tô quase comprando uma roda meia-boca prá fazer uns testes... hehehe


Abraço !


Voltar ao Topo
Edu_OldSchool Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2019
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu_OldSchool Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2021 as 10:19

Ops, não consegui editar... valeu pelos links !  Clap



Abraço,
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2021 as 11:25
Originalmente postado por Edu_OldSchool Edu_OldSchool escreveu:

  
Como sempre, né... hahaha

"I had a Mondraker Foxy with the forward geometry but the rear end was just too tight to fit in a 27.5. So, in the end, I just cut the brace on a Fox 36 to fit in a 27.5 front wheel and had a go!" - Suspension expert Chris Porter on early mullet bikes

E a gente preocupado com geometria... olha o que o doido fez... hahahaha


No bike radar ele fala que os "chips" foram colocados nas bikes 29" para aceitar as rodas 27.5" sem baixar a caixa do movimento central (ou entendi errado ?). E no Enduro-mtb ele fala que usou um "offset bushing" no shock prá baixar a caixa do movimento central (porque ele colocou a roda 29" numa bike 27.5".

Me pareceram mais preocupados em manter o "bike fit" do que se comprometeria o quadro (quebras) em decorrência da mudança de ângulos. Posso ter interpretado errado, claro.
No meu caso específico, aumentar a altura da caixa do movimento central seria excelente, pois onde eu ando vira e mexe eu acerto o pedal em alguma coisa... kkk

Me preocupa mais se a mudança de angulo do head tube deixaria o quadro mais propenso a quebras... Mas quanto mais leio, mais curioso fico... hahaha
Tô quase comprando uma roda meia-boca prá fazer uns testes... hehehe


Abraço !



Então, vamos lá!

Aumentar o BB height é bom até certo ponto. Quanto mais alto, menos estável é a bike. Isso é uma relação ganha-perde. Se vc está num frame XC, terá uma margem maior. Já um frame de enduro/AM talvez já esteja no limite.

O flip chip, sim, iniciou para subir o BB height em bikes 29" quando se usa 27,5". Mas no caso das mullets, ele faz o trabalho inverso. Como a roda 29" na frente vai subir o BBheight, o chip ajusta ele de volta a medida original.

Quanto ao HTA: Relaxar o ângulo aumenta o momento torçor na caixa de direção. É esse momento que faz abrir aquelas trincas na solda da caixa de direção, na parte inferior. Porém esse tipo de falha é pouco vista em quadros full. É mais corriqueiro falhas na balança. Eu não veria isso como problema, uma alteração na casa de 2º no HTA irá mudar muito pouco o momento naquela região.

Ps.: A bike é projetada para um rider de 100Kg. Se vc é magrelo e pesa 60, vc tem praticamente 40% de margem de segurança nessas alterações. Ou seja, relaxar o HTA vai aumentar o esforço mas talvez nem ultrapasse o valor de projeto, devido a diferença de peso projeto X uso

E sim, a preocupação maior é manter a geometria do quadro, e não o FIT. Assim, você percebe somente melhorias com a roda maior na frente. Se você altera a geometria além da roda, pode ter ganhos ou perdas, vai depender muito do que ocorrer na geometria.

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2021 as 11:42
Aqui nesse artigo, eles descrevem muito bem o processo de conversão 29" para mullet 27,5". É ao contrário do que pensamos em fazer, mas serve de conhecimento.


Ele utiliza do chip e da redução do curso da suspa dianteira para manter os mesmos ângulos de HTA e STA. Em resumo, só pegou os benefícios da roda traseira 27,5" sem alterar em nada o comportamento da bike. Essa seria a conversão mais "segura". 

Isso já nos deixa uma ideia: Trocar a suspa dianteira por uma com 20mm a menos de curso. Irá manter toda a geometria da bike e ganhar a transposição melhor do aro 27,5" na dianteira. Mas isso é possível em bikes de grande curso. Pegar uma 120mm e baixar para 100mm não me parece sensato.


Voltar ao Topo
Edu_OldSchool Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2019
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu_OldSchool Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2021 as 11:54
Pois é... eu tenho 93Kg... Tô perto da margem... rsrsrsrs

A minha é uma StumpJumper (trail)... nem xc, nem enduro. E como hoje eu já bato em muita coisa, quem sabe melhoraria (se o risco fosse baixo).

Mas originalmente a bike tinha uma Talas 120-140 e eu troquei por uma Talas 110-130-150, então já dei uma aumentada no HTA. Não queria deixar só nos 130 não... Cry

Vou continuar pesquisando, vamos ver. Eu não sou um piloto "radical", não participo de competições. Sempre que dá rola uns pulinhos, mas nada absurdo... não tenho mais idade prá me quebrar... kkk


Abraço e valeu !
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2021 as 13:33
Faço algo parecido com as bikes que tenho. Tenho uma Pivot Mach 429 Trail e uma Niner Air 9 e dois jogos de roda, uma 27.5 Plus e uma 29. Já testei ambas as bikes com os 2 jogos de roda, mas como a diferença de diâmetro não chega a ser significante, não se faz necessário a acerto de altura do central. Mas já tive a impressão do pedal raspar mais quando uso 27.5 +. Ainda não testei usar uma roda 29 e uma 27.5 + na mesma bike, mas pretendo testar.
Voltar ao Topo
Edu_OldSchool Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2019
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu_OldSchool Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2021 as 14:26
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Faço algo parecido com as bikes que tenho. Tenho uma Pivot Mach 429 Trail e uma Niner Air 9 e dois jogos de roda, uma 27.5 Plus e uma 29. Já testei ambas as bikes com os 2 jogos de roda, mas como a diferença de diâmetro não chega a ser significante, não se faz necessário a acerto de altura do central. Mas já tive a impressão do pedal raspar mais quando uso 27.5 +. Ainda não testei usar uma roda 29 e uma 27.5 + na mesma bike, mas pretendo testar.

Se usar rodas 27.5" num quadro 29", o central vai baixar 2cm (1.5pol / 2 * 2.54). Se esses 2cm não fazem diferença prá vc... Eu queria aumentar a minha em 2cm... rs

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2021 as 15:01
Originalmente postado por Edu_OldSchool Edu_OldSchool escreveu:

Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Faço algo parecido com as bikes que tenho. Tenho uma Pivot Mach 429 Trail e uma Niner Air 9 e dois jogos de roda, uma 27.5 Plus e uma 29. Já testei ambas as bikes com os 2 jogos de roda, mas como a diferença de diâmetro não chega a ser significante, não se faz necessário a acerto de altura do central. Mas já tive a impressão do pedal raspar mais quando uso 27.5 +. Ainda não testei usar uma roda 29 e uma 27.5 + na mesma bike, mas pretendo testar.

Se usar rodas 27.5" num quadro 29", o central vai baixar 2cm (1.5pol / 2 * 2.54). Se esses 2cm não fazem diferença prá vc... Eu queria aumentar a minha em 2cm... rs


Não pq ele compensa a altura usando pneu plus. Ou seja, uma roda 29" com pneu 2" tem um diâmetro externo ligeiramente menor que uma roda 27,5" com pneu 2,8".

Nesse caso, a altura do BB permanece quase idêntica. 
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2021 as 23:43
Boa noite, aproveitando o tópico... recebi hj estas buchas excêntricas que encomendei para servir de flip-chip na minha GT Force 2008



Pedi duas, pois planejo usar uma para corrigir a altura do mov. central, devido a troca do garfo original de 140 por outro de 160mm...

A outra já aproveitei fazer para a mudança do pneu dianteiro, de 26x2.4 para 27.5x2.3, que deve sair até abril

O novo garfo alterou o ângulo da caixa de direção de 69 para 68o... mas o central ficou uns 15mm mais alto, o que me incomoda um pouco, apesar de ter que admitir que é divertido pedalar em lugares onde antes não poderia

Pelos meus estudos aqui, ao final das mudanças, devo ter uma mullet 27.5/26 com ~66,5o na caixa de direção e central ~5mm acima do original

Fontes:

https://www.pedal.com.br/forum/ajustando-geometria-com-setup-de-suspa-e-mesa_topic88218.html

https://www.offsetbushings.com/pages/how-they-work

https://enduro-mtb.com/en/the-gt-26-650b-conversion/

Depois de testar este setup Mullet, talvez ainda altere futuramente a roda traseira para 27.5 também
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Edu_OldSchool Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2019
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu_OldSchool Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2021 as 08:31
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Não pq ele compensa a altura usando pneu plus. Ou seja, uma roda 29" com pneu 2" tem um diâmetro externo ligeiramente menor que uma roda 27,5" com pneu 2,8".

Nesse caso, a altura do BB permanece quase idêntica. 

Verdade, não tinha me ligado na altura do pneu !!!



Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Boa noite, aproveitando o tópico... recebi hj estas buchas excêntricas que encomendei para servir de flip-chip na minha GT Force 2008


Show !! Depois vai contando o progresso... se sentiu diferença, etc...
As buchas você mandou fazer num torneiro ou comprou lá fora ? Pensei em pegar as originais e levar num torneiro para copiar e mudar a furação...


Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2021 as 14:06
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Edu_OldSchool Edu_OldSchool escreveu:

Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Faço algo parecido com as bikes que tenho. Tenho uma Pivot Mach 429 Trail e uma Niner Air 9 e dois jogos de roda, uma 27.5 Plus e uma 29. Já testei ambas as bikes com os 2 jogos de roda, mas como a diferença de diâmetro não chega a ser significante, não se faz necessário a acerto de altura do central. Mas já tive a impressão do pedal raspar mais quando uso 27.5 +. Ainda não testei usar uma roda 29 e uma 27.5 + na mesma bike, mas pretendo testar.


Se usar rodas 27.5" num quadro 29", o central vai baixar 2cm (1.5pol / 2 * 2.54). Se esses 2cm não fazem diferença prá vc... Eu queria aumentar a minha em 2cm... rs



Não pq ele compensa a altura usando pneu plus. Ou seja, uma roda 29" com pneu 2" tem um diâmetro externo ligeiramente menor que uma roda 27,5" com pneu 2,8".

Nesse caso, a altura do BB permanece quase idêntica. 

Exatamente isso
Um par de rodas 29/2.3 e outro 27.5/2.8.
Ambas as bikes já vem de fábrica com as duas opções de rodas, então ao comprar as bikes optei por uma com 29 e outra com 27.5 plus.
Depois vou medir as alturas do central trocando as rodas e informo aqui.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2021 as 15:11
eu testei 29x2.5 com garfo 150mm na Nomad 3 e gostei bastante do resultado. Não mantive o garfo e roda montados nela pq peguei emprestado da outra bike. Foi só um teste mesmo.

mas quando achar um garfo 29 com preço aceitável devo montar uma roda 29 e deixar de maneira permanente.


Editado por TheLittle - 21 Jan 2021 as 15:13
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2021 as 15:17
Só um detalhe, ninguém que tem interesse em rodas 275 plus usa pneus 2.0 na roda 29, então acho mais interessante comparar com 29x2.4 ou 2.5.

Nesse caso a roda fica mais de 2cm menor, e há uma diferença bastante considerável na geometria colocando 275 atrás de uma bike 29 que não tem ajuste de geometria (flip chip ou similar).

Trocando as duas rodas (29x2.4 pra 275x2.8 por exemplo) a bike fica consideravelmente mais baixa.

Apesar do diâmetro com os pneus cheios ser parecido, os pneus 27.5x2.8 são feitos pra usar com pressão bem baixa, então vai ter um "sag" maior de pneu também. Por isso que na prática abaixa bastante a bike.

Talvez 27.5x3.0 tenha menos diferença, mas essa medida nunca testei.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2021 as 15:22
fiz também um teste semi-mullet na Nomad.. como assim?

roda 27.5x2.8 dianteira e 27.5x2.5 traseira.

Não gostei, não sei muito bem explicar por que.  O garfo dela 275 tem 180 de curso, e achei q ficou meio trambolhão.

Testei também 29x2.3 na frente com a susp 275 mesmo, esse tamanho de pneu passa raspando na suspensão lyrik boost e nesse caso ficou muito alta a frente e prejudicou bastante a geometria. Acredito que pra usar 29 nesse quadro em específico, o máximo seria 160mm de curso.

Preferi a roda 27.5x2.5 e susp 180mm na dianteira. Ou então a roda 29x2.5 com suspensão 150mm


Editado por TheLittle - 21 Jan 2021 as 15:40
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2021 as 17:19
Boa tarde, ainda vou responder os tópicos acima com calma... só passando pra compartilhar este Review sério a respeito, para por uma "pimentinha" no assunto:

https://m.pinkbike.com/news/liteville-601-mk-2-review-2015.html

Antecipo alguns fatos e fotos abordados no teste...






Citar I must admit that my expectation was that the 601 would handle much better with equal sized wheels, but I was in for a surprise.




Citar The 601 works, and it will make anyone who likes smashing corners a fan.


"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2021 as 07:31
Tenho uma Santa Cruz Nomad 26 com suspensão Rock Shox Totem e penso em futuramente testar uma roda 27,5 na dianteira já que a suspa apesar de ser 26 ela aceita uma roda 27,5

No passado eu já tive uma Specialized Big Hit que vinha de fábrica com 26 na frente e 24 atrás e curtia bastante essa bike
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2021 as 10:37
Fizeram uma mullet bike reversa:https://m.youtube.com/watch?v=OmX7sQloVpU
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2021 as 16:33
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2021 as 01:43
Boa noite a todos!

Esta semana finalmente tive tempo e condições de passar a roda dianteira da Force pra 27.5

A frente e o central subiram, assim como o Reach e os ângulos de caixa e canote reduziram, como esperado.

Quando cheguei em casa já estava escuro, então a primeira foto não ficou tão boa (edit: troquei por outra melhor)... no fds vou começar a testar e avaliar como vai se comportar



Garimpei um aro Vzan Vplus encostado numa loja aqui da cidade, onde já comprei os raios tb... compensou mais que na internet

O pneu Trail King 2.2 Protection achei em oferta na MXBikes, ainda pude parcelar a perder de vista...

Aproveitei o cubo e a montagem foi feita por um amigo, mecânico profissiona, que me pediu 25,00... usei uma câmera e fita Gorila que já tinha aqui (compro na lojaeletrica.com.br quando preciso)

Dessa forma o investimento foi de 512,00 sendo 215,00 agora + 11x27,00


Editado por raulino - 20 Mar 2021 as 15:32
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2021 as 06:39
Show
Depois passa as impressões do que achou
Vou fazer isso na minga Nomad 26 também
Já tenho o cubo dianteiro 20mm,pneu e camara 27.5,só preciso de aro e raios,em breve sai minha mullet também
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2021 as 07:13
Originalmente postado por Edu_OldSchool Edu_OldSchool escreveu:

Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Boa noite, aproveitando o tópico... recebi hj estas buchas excêntricas que encomendei para servir de flip-chip na minha GT Force 2008



Show !! Depois vai contando o progresso... se sentiu diferença, etc...
As buchas você mandou fazer num torneiro ou comprou lá fora ? Pensei em pegar as originais e levar num torneiro para copiar e mudar a furação...



Bom dia Edu! Como é a primeira vez que uso esse tipo de bucha excentrica e a bicicleta é um modelo antigo e até pouco conhecido, optei por comprar da ProShox na Polônia, pois já possuem experiência e um banco de dados de quadros desta época...

Eu só precisei preencher um formulário com os modelos/anos da bike e do shock, ele me pediu por email para eu confirmar algumas medidas e enviar umas fotos... paguei pelo PayPal e recebi pelo correio comum (que demora uma eternidade a liberar na receita, pois tem menor prioridade que as encomendas comerciais).

Eles cobram 20 dólares por conjunto, não é barato com o câmbio atual, mas não acho que um torneiro daqui da cidade teria sido tão mais barato, fora o risco de eu especificar errado as medidas ou materiais.

Com as duas instaladas eu gostei do comportamento da bike, ficou mais estável como esperado e com visual bacana. O central baixou mais do que eu esperava e o pedal começou a pegar, tive que reaprender onde podia, ou não, pedalar.

Se não fosse trocar a roda dianteira, eu certamente deixaria só uma buchinha.

Pra amenizar a pequena perda no Reach e aumento no Stack, já vinha usando uma mesa com 70mm e -8°. Optei por ela há uma ano atrás para distribuir melhor meu peso na roda dianteira, aumentando o grip e o controle, afinal esses quadros antigos são mais curtos que os atuais. Ela se mostrou útil com as mudanças na geometria que estou fazendo agora.

Se durante os testes eu achar a frente ou central altos demais, meu plano B é compensar na próxima revisão da suspensão dianteira, pedindo pra passar de 160 pra 150mm (mesmo curso da traseira).

Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Show
Depois passa as impressões do que achou
Vou fazer isso na minga Nomad 26 também
Já tenho o cubo dianteiro 20mm,pneu e camara 27.5,só preciso de aro e raios,em breve sai minha mullet também

Que legal Chuck DhFr! Monta e registra aqui também, o aro Vzan Vplus não é tão reforçado pelo que percebi, se você realmente andar forte e saltar alto, sugiro algo melhor. Eu estou mais no estilo tiozão como o Edu postou acima KKK

Editado por raulino - 20 Mar 2021 as 07:22
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2021 as 09:25
A critério de informação, o Kamikaze em Porto Alegre faz as buchas... Creio que o preço fique bem próximo ou até mais caro do que estes 20 dólares, pois ele cobra por hora de torno... A diferença seria no prazo de entrega e a facilidade de compra aqui dentro.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2021 as 23:55
Bom saber gm1987, eu agora que já entendi como funciona, faria de novo localmente sem problema.

Sobre os testes, ainda estou me acostumando a nova geometria, mas os resultados tem sido promissores.

Apesar de considerar o ganho em rolagem marginal, ele e principalmente a nova geometria ajustada me deram mais confiança.

Ainda não cheguei ao limite nas trilhas, mas num estradão bem acidentado e sinuoso registrei dois RPs ontem, um deles batendo o KOM do seguimento.



"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 11:00
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por Edu_OldSchool Edu_OldSchool escreveu:

Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Boa noite, aproveitando o tópico... recebi hj estas buchas excêntricas que encomendei para servir de flip-chip na minha GT Force 2008



Show !! Depois vai contando o progresso... se sentiu diferença, etc...
As buchas você mandou fazer num torneiro ou comprou lá fora ? Pensei em pegar as originais e levar num torneiro para copiar e mudar a furação...



Bom dia Edu! Como é a primeira vez que uso esse tipo de bucha excentrica e a bicicleta é um modelo antigo e até pouco conhecido, optei por comprar da ProShox na Polônia, pois já possuem experiência e um banco de dados de quadros desta época...

Eu só precisei preencher um formulário com os modelos/anos da bike e do shock, ele me pediu por email para eu confirmar algumas medidas e enviar umas fotos... paguei pelo PayPal e recebi pelo correio comum (que demora uma eternidade a liberar na receita, pois tem menor prioridade que as encomendas comerciais).

Eles cobram 20 dólares por conjunto, não é barato com o câmbio atual, mas não acho que um torneiro daqui da cidade teria sido tão mais barato, fora o risco de eu especificar errado as medidas ou materiais.

Com as duas instaladas eu gostei do comportamento da bike, ficou mais estável como esperado e com visual bacana. O central baixou mais do que eu esperava e o pedal começou a pegar, tive que reaprender onde podia, ou não, pedalar.

Se não fosse trocar a roda dianteira, eu certamente deixaria só uma buchinha.

Pra amenizar a pequena perda no Reach e aumento no Stack, já vinha usando uma mesa com 70mm e -8°. Optei por ela há uma ano atrás para distribuir melhor meu peso na roda dianteira, aumentando o grip e o controle, afinal esses quadros antigos são mais curtos que os atuais. Ela se mostrou útil com as mudanças na geometria que estou fazendo agora.

Se durante os testes eu achar a frente ou central altos demais, meu plano B é compensar na próxima revisão da suspensão dianteira, pedindo pra passar de 160 pra 150mm (mesmo curso da traseira).

Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Show
Depois passa as impressões do que achou
Vou fazer isso na minga Nomad 26 também
Já tenho o cubo dianteiro 20mm,pneu e camara 27.5,só preciso de aro e raios,em breve sai minha mullet também

Que legal Chuck DhFr! Monta e registra aqui também, o aro Vzan Vplus não é tão reforçado pelo que percebi, se você realmente andar forte e saltar alto, sugiro algo melhor. Eu estou mais no estilo tiozão como o Edu postou acima KKK
   

Estava pensando nesse aro Vzan Vplus mesmo
Apesar de eu fazer alguns saltos sou bem cauteloso na pilotagem e como só usaria esse aro na dianteira creio que ele dê conta do recado levando em consideração que o aro dianteiro sofre bem menos do que o traseiro
O seu deu algum problema nesse meio tempo desde que vc montou?
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 11:07
eu tenho um vzan plus e ele amassa relativamente fácil se bater em pedra ou raiz, especialmente na traseira.
mas acho que na dianteira é bem mais tranquilo, ainda mais se usar um pneu mais reforçado tipo EXO ou equivalente.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 13:21
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

eu tenho um vzan plus e ele amassa relativamente fácil se bater em pedra ou raiz, especialmente na traseira.
mas acho que na dianteira é bem mais tranquilo, ainda mais se usar um pneu mais reforçado tipo EXO ou equivalente.


Minha idéia é montar com camara mesmo então dificilmente usarei pressão muito baixa creio que esse aro aguente,peso 70kg e tenho 2 pneus aqui guardados de opção pra montar nessa roda
High roller 2.4 Exo ou Michelin Wild grip r 2.35 reinforced
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 13:23
manda ver, depois posta o resultado

eu sigo na busca de uma suspensão 29 pra muletar a nomad rs.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2021 as 14:38
.

Editado por raulino - 02 Abr 2021 as 23:46
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2021 as 23:45
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

eu tenho um vzan plus e ele amassa relativamente fácil se bater em pedra ou raiz, especialmente na traseira.[DIV]mas acho que na dianteira é bem mais tranquilo, ainda mais se usar um pneu mais reforçado tipo EXO ou equivalente.

Eu já amassei um Mavic c/ tubeless e um WTB c/ câmara na traseira... sou muito pesado, então agora estou usando protetores atrás nas duas bikes, um da Nomad e outro "home made"...

Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

eu tenho um vzan plus e ele amassa relativamente fácil se bater em pedra ou raiz, especialmente na traseira.[DIV]mas acho que na dianteira é bem mais tranquilo, ainda mais se usar um pneu mais reforçado tipo EXO ou equivalente.


Minha idéia é montar com camara mesmo então dificilmente usarei pressão muito baixa creio que esse aro aguente,peso 70kg e tenho 2 pneus aqui guardados de opção pra montar nessa roda
High roller 2.4 Exo ou Michelin Wild grip r 2.35 reinforced


Na dianteira montei com câmara para testar, mas quando passar pra tubeless já vou por um Nomad por precaução, mas peso 25kg a mais que vc.

No seu caso, pode montar e curtir que o Vzan da conta, um amigo do seu peso está usando um par na Sanction dele há 2 anos... só entortou a dianteira 1x num capote, onde ele escorregou a dianteira numa vala... mas o mecânico salvou, deu de alinhar só no ajuste dos raios.
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X