Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda bike fit - Posso colocar uma mesa 130mm?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda bike fit - Posso colocar uma mesa 130mm?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Paulodass Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2021
ES, Cariacica
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulodass Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda bike fit - Posso colocar uma mesa 130mm?
    Postado: 17 Jan 2021 as 17:23
Olá pessoal.

Sou um iniciante no pedal, há pouco mais de um mês atrás inventei de comprar uma bike pra entrar nesse mundo aos poucos.

Após muuuita pesquisa acabei arrematando o que eu considero um bom negócio, paguei 1800 em uma Caloi atacama 2018 em estado de zero. A bike ficou parada e está trincando de nova, tinha NF e tudo. (Que eu perdi no mesmo dia...)

Só que... Eu me enganei com relação ao tamanho, eu tenho 1,84 de altura, o que indica um quadro 19 como ideal, eu perguntei para o vendedor o tamanho e ele falou, "é M" daí eu fui no site da Caloi e vi que a atacama tinha três tamanhos listados: 17, 19, 21.

Logo eu pensei, bom, M, é o do meio, tamanho 19, perfeito! Fechei negócio.

Ledo engano, uns dias depois fazendo as medicações para o bike fit descobri que é um quadro 17. Tentei ajustar ao máximo, com aquele fit caseiro usando pêndulo no pedal, ajustando selim, canote, abaixei a altura da mesa e ajustei o selim um pouco pra frente deixando a postura levemente agressiva, foi o que achei mais confortável e estável.

Consegui um ajuste de pedal bastante satisfatório, o selim está alto mas muito longe do limite, tem bastante canote para dentro do quadro. Quanto a isso tudo ok.

Mas eu percebi que ficou faltando medida de top tube(?). No fit que eu fiz, ficou faltando uns 4 cm da distância do ponto em que sento para o guidão. Horizontalmente o quadro ficou um pouquinho curto. E andando eu acho que sinto isso.

Na pilotagem o único desconforto que sinto é com relação aos braços, sinto que se o guidão estivesse uns alguns centímetros a frente estaria mais confortável.

Pensei que uma solução viável seria colocar uma mesa mais longa, só que a mesa dessa bicicleta já é relativamente longa, são 90mm (+/-7°), vi que existem mesas de até 130mm, e pelos meus cálculos e percepção, isso já aliviaria bastante e se encaixaria com a posição que eu gostei e ajustei.

Daí minha dúvida é se é válido colocar uma mesa de 130mm, se não existe nenhum contra nessa mesa mais longa e qual efeito causaria sobre a direção da bike, se é muito significativo ou não. Pq eu percebi que a moda está mais para as mesas mais curtas do que longas.

É inviável eu trocar de bike agora pois foi bem difícil achar uma bike com as configurações dessa na região em que moro e por esse preço. O mercado está horrível. Também não tenho interesse nenhum em trocar de quadro.

Como eu disse, apesar da altura eu estou confortável em cima da bike, só sinto que uns centímetros de Top tube a mais seriam bem vindos pois tenho braços longos e a pressão do meu peso fica muito apoiada nas mãos.

A geometria da bike pode ser encontrada aqui caso alguém queria dar uma olhada: https://www.caloi.com/produto/atacama-m/

Foto da bike ajustada do jeito que está:



Agradeço desde já e foi mal pela mensagem longa, queria contextualizar tudo logo.
Voltar ao Topo
danber2512 Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar danber2512 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2021 as 19:59
Quadro 17 pra 1,84m é MUITO pequeno. Seria muito mais fácil ajustar um quadro 21 do que um 17.

O vendedor que te empurrou isso é um picareta digno de xingamento. Provavelmente era o único tamanho que ele tinha e ele queria desovar.

Eu tenho 1,80m e meu quadro é 19. Tenho duas mesas, uma 40mm e outra 90mm, e dependendo do uso, alterno entre elas (obviamente junto com pneus). Uso a de 40mm para trail e 90mm para estradão e asfalto.

O problema prático que uma mesa tão longa assim vai te proporcionar é na dirigibilidade da bike. Quanto maior a mesa, menos ágil e responsiva a bike será.

Puristas dirão que mesa maior que 60mm já indica que o tamanho da bike está errado.

Pela foto, o selim já está no máximo e sua mesa já é bem longa.

Você tem sentido dores na lombar/joelho ao pedalar? Dificuldade em curvas mais fechadas?

Se não, eu continuaria do jeito que está. Levando em conta que a bike em questão já não é feita para uso pesado, eu não perderia muito tempo tentando ajustes finos e simplesmente me divertiria com o que você tem.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2021 as 20:40
Bom, eu iria dar como sugestão trocar o quadro por um tamanho 19, nesse tamanho eles tem mais seat tube e tb mais top tube, um quadro equivalente está umas 600 pilas em "200 vezes", quadros bons como os da First. Olhando assim a sua descrição vc me parece estar meio curvado e projetado pra frente no quadro (bota uma foto sua em cima da bike em posição de pedalada pra gente ver aqui). O seu banco está quase todo pra frente para que vc tenha espaço pra "ajeitar a bunda" (alongar as costas) qdo o "padrão" é ficar no meio, talvez um pouquinho para a frente ou para trás mas não isso tudo que se vê na foto; uma mesa muito longa é boa para andar no plano mas não dá muito controle (manobrabilidade) na bike, pelo menos é o que eu já vi andando em speeds no tempo em que eu estava querendo mudar de estilo.

Qual o seu tipo de pedalada? Asfalto? Ciclovia?
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2021 as 23:20
E um canote curvo igual esses?



Não estou sugerindo como solução nem entendo muito de bike fit, só estou jogando essa imagem pra discutirem, uma opção a mais talvez.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2021 as 08:07
Antes de trocar a mesa, experimenta usar ela na posição negativa.
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2021 as 08:27
E por favor, corte aquela sobra de espiga que tem em cima da mesa depois de ajustado. Isso é perigoso.
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2021 as 11:22
Em "teoria", quanto maior a mesa, mais o teu centro de gravidade é deslocado para frente. Mais difícil de "empinar" a roda dianteira em uma subida e por consequência mais fácil de tomar um capote morro abaixo!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2078
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2021 as 12:17
Originalmente postado por alant alant escreveu:

E um canote curvo igual esses?



Não estou sugerindo como solução nem entendo muito de bike fit, só estou jogando essa imagem pra discutirem, uma opção a mais talvez.

Vai melhorar o posicionamento do ciclista em relação ao centro do movimento central da bike.
Tenho 1,90m e uso as vezes o caminhão aro 29" da esposa (ela tem 1,69), que é uma bike quadro 17", é trail e full, coloquei uma mesa da zoom 10mm , subiu o guidão que é flat,  melhorei muito o posicionamento no quadro pra ela, e pra mim ficou confortável, fora do fit, mas pedalável sem dores no corpo, já pensei em usar um canote desses, mas só encontro xingling de carbono num preço atrativo, quando uso a bike dela obviamente sinto deficiência na pedalada por estar muito para frente do movimento central, no limite do banco para trás, mas já aconteceu da minha bike quebrar o cambio saindo de casa e como era trilha tranquila, não queria ir na minha de enduro, troquei o canote e fui na bike da esposa, já fui pra praia com essa mesma bike 89km ... então é relativo o que é "desempenho na bike" fora de ambiente de competição e desenvolvimento de esportistas, senão a barra-forte ninguém pedalava, mas eu recomendo fortemente usar uma bike dentro do seu fit, pois eu faço por opção as vezes, e se fosse para usar sempre, certeza que ia dar problemas no meu corpo em longo prazo
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Paulodass Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2021
ES, Cariacica
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulodass Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2021 as 15:45
Em primeiro lugar obrigado a todos pelas respostas!

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Olhando assim a sua descrição vc me parece estar meio curvado e projetado pra frente no quadro (bota uma foto sua em cima da bike em posição de pedalada pra gente ver aqui). O seu banco está quase todo pra frente para que vc tenha espaço pra "ajeitar a bunda" (alongar as costas) qdo o "padrão" é ficar no meio, talvez um pouquinho para a frente ou para trás mas não isso tudo que se vê na foto; uma mesa muito longa é boa para andar no plano mas não dá muito controle (manobrabilidade) na bike, pelo menos é o que eu já vi andando em speeds no tempo em que eu estava querendo mudar de estilo.

Qual o seu tipo de pedalada? Asfalto? Ciclovia?

O tipo de pedalada é mais urbano por enquanto, ciclovia, meio fio, asfalto, morro... muito morro... com o objetivo de pegar uns estradões daqui uns tempos e talvez trilhas bem leves, mas esporádico.

E você está correto, minha postura na bike é exatamente essa que você descreveu. 

Estou pensando se uma postura mais ereta com uma mesa de 130mm mais alta e com um ângulo maior para cima (talvez 17) não seria outra opção viável, perderia "esportividade" mas talvez ficasse bom e ficaria mais seguro em cima da bike.

Como pelas respostas do pessoal aqui eu imaginei que perderia bastante estabilidade estando tão inclinado para frente e com uma mesa tão longa, talvez a mesa mais longa e posição mais ereta compensasse. Como não estou competindo nem procurando velocidade...

Originalmente postado por danber2512 danber2512 escreveu:


O vendedor que te empurrou isso é um picareta digno de xingamento. Provavelmente era o único tamanho que ele tinha e ele queria desovar.

O problema prático que uma mesa tão longa assim vai te proporcionar é na dirigibilidade da bike. Quanto maior a mesa, menos ágil e responsiva a bike será.

Você tem sentido dores na lombar/joelho ao pedalar? Dificuldade em curvas mais fechadas?

Se não, eu continuaria do jeito que está. Levando em conta que a bike em questão já não é feita para uso pesado, eu não perderia muito tempo tentando ajustes finos e simplesmente me divertiria com o que você tem.
 

Então, a responsabilidade é minha, peguei essa bike seminova e o tamanho dela realmente é M, só que eu não sabia que M era 17, burrice minha. 

Não sinto dores na lombar e joelhos não, mas eu andei poucos quilômetros ainda por que me machuquei poucos dias depois de pegar a bike (não foi andando de bike ok hehehe), então minha avaliação é limitada.

Estou lendo a opinião da galera e aparentemente uma mesa de 130mm até poderia rolar, mas não seria ideal, então vou começar a considerar manter dessa forma e ir avaliando como meu corpo reage com mais quilômetros em cima dela.

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Antes de trocar a mesa, experimenta usar ela na posição negativa.

hm... vou experimentar, mas desconfio que vá gerar ainda mais desconforto por ficar mais inclinado

Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

E por favor, corte aquela sobra de espiga que tem em cima da mesa depois de ajustado. Isso é perigoso.

Ok captain!

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Em "teoria", quanto maior a mesa, mais o teu centro de gravidade é deslocado para frente. Mais difícil de "empinar" a roda dianteira em uma subida e por consequência mais fácil de tomar um capote morro abaixo!

Entendi... como disse acima, estou estudando reduzir essa perda de controle por uma posição mais ereta com a mesa de 130mm acha que pode ser uma boa? Menos esportividade mas mais conforto.

Originalmente postado por alant alant escreveu:

E um canote curvo igual esses?

Isso tem cara de ser caro... e também acho que me afastia muito do movimento central pois já estou no limite de acordo com o ajuste do pendulo.

                                                                   ----------


Bom, como eu disse, paguei menos de 2k nessa bicicleta e uma bike hoje com essas configurações não ta saindo por menos de 3k, gastar 130 conto numa mesa até vale a pena, mas 600 reais mais uns 200 de mão de obra pra trocar o quadro já valia mais a pena ter comprado uma nova... nem que seja uma kit tourney mesmo.

Além do mais acho melhor guardar a grana pra daqui um tempo quando os preços voltarem a normalidade (não tão cedo) fazer um upzinho de bike para uma mais capaz ou simplemente troca por uma equivalente com quadro 19, já que Caloi tem venda relativamente fácil.

Vou avaliar como meu corpo se comporta com mais quilometragem e ver o que faço, mas muito obrigado pelas dicas!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X