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Esvaziar o pneu da speed é preciso?

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dpinheiro Ver Drop Down
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    Postado: 13 Jan 2021 as 16:11
Boa tarde, estou usando minha speed a pouco menos de um seis meses. Desde o início um amigo que já tinha speed me orientou que sempre após o pedal esvaziasse o pneu. Isso é mesmo necessário?
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betusso Ver Drop Down
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Ué! Eu não conheço profundamente, mas nunca ouvi falar disso...
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gm1987 Ver Drop Down


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Acho que seu amigo está rindo de você a pouco menos de seis meses.
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dpinheiro Ver Drop Down
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https://youtu.be/Fm1xhg2Zz3o

Olha aí no tempo 1:40 até 2:30

Amigo, ele vai rir de mais gente então.

Pelo que entendi: a ideia é não deixar com mais de 100 libras e calibrar sempre que for pedalar.
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stefanob Ver Drop Down
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cara, precisa de uma interpretação do vídeo, né... mas vamos lá

sobre esvaziar após o pedal: no vídeo o Anderson diz que deixar a bike parada muito tempo com alta pressão deformaria o pneu.. eu nunca tinha ouvido isso, pensando aqui o que pode acontecer é que se a bike estiver no chão o pneu vai estar tensionado mas uma área dele tá em contato com o chão e isso vai acontecer daquela parte específica poder pegar o formato deformado, o que não aconteceria se o pneu estivesse com uma menor pressão.. mas acho que só há risco se deixar bastante tempo parada, coisa de meses, o que pegaria no segundo ponto

calibrar antes do pedal: o video dá dicas de checagem pré-pedal para pegar estrada, e aqui entra a importância pq o risco é maior, na estrada você geralmente pega velocidades maiores e se acontecer algum problema que te jogue pra pista você divide espaço com veículos né.. o que ele recomenda é sempre checar a calibragem na bomba pq realmente, pode estar nuns 80psi e voce nao perceber no dedo, mas quando sobe a diferença é perceptível, e ai você perde energia pelo contato excessivo do pneu no chão, além de perder "controle" da bike e estar mais suscetivel a problemas (claro que tb depende do tipo de pista)
e a necessidade de calibrar é que você sempre tá perdendo ar do pneu, ainda mais quando a bike está parada.. então é bom verificar msm, mas eu por ex pedalo pelo menos a cada 2 dias e calibro 1x por semana só, sem ter perda perceptível (e tb não faço isso de esvaziar)
quanto à pressão em si, isso varia do pneu (o recomendado pro modelo) e o teu pedal.. pistas mais lisas é recomendável subir a pressão (quando pego estrada geralmente vou em 120 no traseiro e 110 no dianteiro), mas se for pegar pista mais irregular é bom baixar um pouco pois ajuda na aderência e conforto
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Cat-1980 Ver Drop Down


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Pessoal desculpe me entrometer e encomadar . no pneu de carro que fica parado muitissimo tempo parado se colocar mais pressao para nao ficar quadrado . no caso da bicicleta e al contralio ?
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pf23 Ver Drop Down

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sim, existe essa recomendação

mas não é esvaziar tudo, é só aliviar um pouco a pressão
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Cat-1980 Ver Drop Down


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pf23 voce explicar o poque da recomendacao ?
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pf23 Ver Drop Down

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Originalmente postado por Cat-1980 Cat-1980 escreveu:

pf23 voce explicar o poque da recomendacao ?

isso garante que vc vai calibrar a pressão correta de acordo com cada saída. É aquele procedimento de gente chata e cheia de manias

essa gente é que ganha tudo, geralmente
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Cat-1980 Ver Drop Down


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pf23 no caso essa recomendacao nao tem nada aver deformacao de pneu e isso ?
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luyggi Ver Drop Down
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comigo ja aconteceu de deformar o pneu, no caso, seria criar uma bolha no pneu por estar muito cheio por muito tempo, e sim, esvazio o pneu sempre, pq ando com a speed no sabado e no domingo, depois do ultimo rolê esvazio eles e volto a encher no sabado. Tem fabricantes de pneus que inclusive indicam necessario este procedimento, basta ler o manual. Aconteceu tambem com um pneu de caloi 10 da kenda de baixa pressao (60 libras) .
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gm1987 Ver Drop Down


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Desculpe, mas se o pneu é para 110psi, ele não irá deformar se a bike ficar durante a semana com 110psi.

Agora pegar um pneu bagacento de 60psi e colocar 120, até acredito.
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luyggi Ver Drop Down
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luyggi Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Desculpe, mas se o pneu é para 110psi, ele não irá deformar se a bike ficar durante a semana com 110psi.

Agora pegar um pneu bagacento de 60psi e colocar 120, até acredito.


há controvérsias....
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luyggi Ver Drop Down
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Até os aros de aluminio tem limite de calibragem e podem estourar, imagina os pneus então.
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Até os aros de aluminio tem limite de calibragem e podem estourar, imagina os pneus então.

Mas o que foi que eu disse? Se o pneu é para 110 psi, ele pode ficar na bike com 110psi que não há problemas! O problema está em calibrar 110psi num pneu de 60! 

Quanto aos aros, aros de road bikes simples suportam 120psi... Então, segue o mito
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gm1987 Ver Drop Down


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Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.
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gm1987 Ver Drop Down


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Mas cada um acredita no mito que quiser... Coitado do cara que anda de road bike todo dia e fica nessa punheta de enche pneu/esvazia pneu kkkkkkkkkkk
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pf23 Ver Drop Down

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Originalmente postado por Cat-1980 Cat-1980 escreveu:

pf23 no caso essa recomendacao nao tem nada aver deformacao de pneu e isso ?

aí eu já não sei, tem que ver essa questão do aro também
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luyggi Ver Drop Down
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esvaziar os pneus e a bike ficar pendurada ok, agora deixar ela no chao tambem estraga o pneu com o passar do tempo, assim como deixar com pressao muito alta.
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luyggi Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.



Nada relevante ao assunto do tópico, mtb nao precisa murchar pq utiliza pouca pressao.
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MarcosTri Ver Drop Down


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Nunca fiz isso. Acho que nunca farei. Nunca tive problema com pneus 700x23 ou 25 por conta disso.
Pode ser que seja bom fazer isso, mas acho pouco prático e nunca tive problema (ao contrário. Já identifiquei pequenos furos que esvaziam aos poucos o pneu por conta de estarem cheios). Meus pneus sempre deixo com uns 100-110 (depende do meu humor. rsrs) tenho experiência com pneus de arame ou de Kevlar. Treino de 3 a 4x na semana.
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.



Nada relevante ao assunto do tópico, mtb nao precisa murchar pq utiliza pouca pressao.

Pra quem é burro, não é relevante mesmo... é exatamente o que estou dizendo tonto, PRESSÃO é dependente da seção do pneu, a FORÇA exercida na malha do pneu é a mesma. 

A malha de um pneu de MTB recebe a mesma força que um pneu de road bike... Mas OK, é muito complexo para sua mente limitada de entender isso.


Editado por gm1987 - 14 Jan 2021 as 15:10
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

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Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.

Tchê
Me lembrei agora de uma vez que levei a speed pro interior do interior do oeste de SC...
cheguei no posto e o cara fez a "gentileza" de ir calibrar os pneus pra mim. Quando falei em 110 psi, ele arregalou os olhos e disse que ele não ia ficar perto caso explodisse!
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O que o gm escreveu é que um pneu mais fino precisa de mais pressao pra suportar o peso de uma pessoa em cima da bike...um pneu maior precisa de menos pressao....kkkk.... só isso, nada relevante ao tópico.
p.s.:mal-educado gm1987...e burro é vc.
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luyggi Ver Drop Down
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Originalmente postado por MarcosTri MarcosTri escreveu:

Nunca fiz isso. Acho que nunca farei. Nunca tive problema com pneus 700x23 ou 25 por conta disso.
Pode ser que seja bom fazer isso, mas acho pouco prático e nunca tive problema (ao contrário. Já identifiquei pequenos furos que esvaziam aos poucos o pneu por conta de estarem cheios). Meus pneus sempre deixo com uns 100-110 (depende do meu humor. rsrs) tenho experiência com pneus de arame ou de Kevlar. Treino de 3 a 4x na semana.


devo ter em casa um pneu que deu problema...vou procurar e postar uma foto do que pode acontecer...
tive 3 problemas... um é um pneu que nao recordo a marca, utilizava 125 psi e sempre usava ele cheio, romperam algumas malhas e ficou com um pequeno degrau na banda de rolagem, entao tive que trocar. O outro problema apareceu num specialized de duplo composto que acabou abrindo na emenda da banda de rodagem com a lateral do pneu... acho que esse devo ter em casa ainda e o terceiro problema foi num kenda aro 27 de caloi 10, esse rompeu bastante fios de nylon e ficou com caroço enorme.
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Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

O que o gm escreveu é que um pneu mais fino precisa de mais pressao pra suportar o peso de uma pessoa em cima da bike...um pneu maior precisa de menos pressao....kkkk.... só isso, nada relevante ao tópico.
p.s.:mal-educado gm1987...e burro é vc.

Vou te ajudar a ir para a luz!

O que eu disse, foi um embasamento para dizer que a malha interna de um pneu de speed sofre a mesma força que um pneu de MTB, e como esse procedimento de esvaziar nunca havia sido comentado para pneus de MTB, logo para speed seria besteira.

Consegue entender isso? Força é Diferente de pressão! E o que deformaria um pneu seria a FORÇA que atua na malha interna. 

É uma analogia totalmente coerente com o assunto do tópico. Faltou a você o conhecimento para entender.


Editado por gm1987 - 14 Jan 2021 as 15:46
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Originalmente postado por MarcosTri MarcosTri escreveu:

Nunca fiz isso. Acho que nunca farei. Nunca tive problema com pneus 700x23 ou 25 por conta disso.
Pode ser que seja bom fazer isso, mas acho pouco prático e nunca tive problema (ao contrário. Já identifiquei pequenos furos que esvaziam aos poucos o pneu por conta de estarem cheios). Meus pneus sempre deixo com uns 100-110 (depende do meu humor. rsrs) tenho experiência com pneus de arame ou de Kevlar. Treino de 3 a 4x na semana.


devo ter em casa um pneu que deu problema...vou procurar e postar uma foto do que pode acontecer...
tive 3 problemas... um é um pneu que nao recordo a marca, utilizava 125 psi e sempre usava ele cheio, romperam algumas malhas e ficou com um pequeno degrau na banda de rolagem, entao tive que trocar. O outro problema apareceu num specialized de duplo composto que acabou abrindo na emenda da banda de rodagem com a lateral do pneu... acho que esse devo ter em casa ainda e o terceiro problema foi num kenda aro 27 de caloi 10, esse rompeu bastante fios de nylon e ficou com caroço enorme.

Utilizava 125psi, mas qual era a pressão máxima do pneu?
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.

Tchê
Me lembrei agora de uma vez que levei a speed pro interior do interior do oeste de SC...
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Já aconteceu comigo parecido num posto... O cara se apavorou dizendo que ia explodir... 
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pressao maxina era 130... do specialized deve ser isso tambem... nao sou burro a ponto de utilizar pressao excessiva em qualquer tipo de pneu.
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E o manual, pra quem nao sabe e nao lê, é aquele papelzinho, geralmente branco que vem junto com tudo que é produto ou entao esta escrito na caixa, como utizar, pressao, etc... e o caso dos pneus, vem escrito na propria lateral as pressoes maximas e minimas. Inclusive como ja falei antes, tem alguns pneus que tem como regra o esvaziamento após o uso.
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luyggi Ver Drop Down
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Agora o povo não aceitar ou duvidar de uma dica de um atleta profissional como o Cleber Anderson, que no seu auge deve ter derretido uns 20 pneus por ano treinando, não tem cabimento.
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

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FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.

sem querer ser chato, mas já sendo

acho importante registrar uma correção

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FORÇA = PRESSÃO * ÁREA

abs!
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Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Agora o povo não aceitar ou duvidar de uma dica de um atleta profissional como o Cleber Anderson, que no seu auge deve ter derretido uns 20 pneus por ano treinando, não tem cabimento.

verdade
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alant Ver Drop Down


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Bom, certo ou errado eu costumo baixar a pressão de 120psi pra uns 60~70psi caso for deixar parado mais de uns três dias.
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luyggi Ver Drop Down
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pedalar pra viver ou viver para pedalar
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