Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Opiniões sobre medidores de desgaste de corrente
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Opiniões sobre medidores de desgaste de corrente

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Opiniões sobre medidores de desgaste de corrente
    Postado: 11 Jan 2021 as 23:32
Apesar de ter um monte de ferramentas (tanto de bike quanto de outras coisas), não tenho um medidor de desgaste de corrente. Decidi corrigir isso, mas qual comprar? Queria a opinião de quem tem ou conhece quem tem, se possível.



Esse modelo acima tá por R$24,00 no MercadoLivre. Não tem marca e só mede 0,75% ou 1,0% de alongamento, o que não me parece suficiente (acho que deveria medir a partir de 0,5% pra rodízio, e 0,75% pra substituição). Imagino que a qualidade é tão baixa quanto o preço.



Esse outro tá por R$42,00, tb no MercadoLivre. Pelo menos tem marca (Ferbike), o que não é grande coisa... Tb diferencia apenas entre 0,75% e 1,00% de alongamento. Não fala muito sobre ele, imagino que seja no mesmo nível do anterior.



Esse da marca KEngine parece ser ainda mais limitado: só indica se precisa substituir ou não! Oferece um gancho pra montar corrente, o que acho inútil. Por R$46,00, não me parece nada melhor que o anterior.



O primeiro com marca conhecida, supostamente Topeak, não oferece nada demais em relação ao anterior: só indica se precisa substituir ou não. Sai por R$56,00.



Esse da VXM promete conseguir diferenciar o desgaste pelo quanto o medidor entra no elo. Pelo menos tem a indicação disso, mas não sei quanto a precisão. Tem outras coisas meio inúteis pra mim (medidor de diâmetro de parafuso e régua) e sai por R$59,00.



Esse outro da Risk (nomezinho suspeito...) parece ser a mesma coisa do anterior com um pouco de coisas inúteis a mais. Sai por R$60,00.



Esse IceToolz me foi recomendado, mas ele é no mesmo sistema dos dois anteriores, não sei se vale os R$69,00 que custa.



Esse Super B não parece ser nada além desses últimos, sequer tem indicação de uso! Por R$79,00 eu tenho a impressão que tá mais caro do que vale. Eu tenho algumas ferramentas Super B e sempre achei que eram uma versão de custo mais baixo que as da IceToolz, não me faz sentido ele estar mais caro que a anterior.



O primeiro da ParkTool na sequência e tb o primeiro que mede 0,5% especificamente, sem achismos. Por R$94,00 ele é bem caro pra uma ferramenta de hobby, mas pode ser que seja ele.



Nem sabia que a Rohloff fazia isso. Só mede 0,075mm (que eu achava que era 0,75%, mas ele indica em milímetros) e 0,1mm (que eu achava que era 1,0%). Custa R$120,00, o que é um bocado, então eu preferiria o ParkTool anterior.



Esse é da Shimano, mas só indica se tem que trocar ou não. Por R$125,00, eu pegaria o ParkTool.



Modelo da ZTTO com escala continua de 0,0 a 1,0, com gradações de 0,25. Parece ser a opção definitiva, mas será que é vantagem por R$150,00?



Modelo da ParkTool com funcionamento similar ao Shimano. Tem instruções pra ler as gradações de 0,5 e 0,75, mas parece meio sujeito a erro. Custa R$166,00 e não sei se vale a pena.



Modelo de escala continua da ParkTool. O ZTTO é obviamente uma cópia dele, mas esse tem renome e supostamente é mais confiável, mas custa R$280,00, ultrapassou o meu limite de longe!

Basicamente, são essas opções. Eu poderia pesquisar em outros sites tb, mas seria meio improdutivo. Não estou considerando eBay, Ali ou outros, pq duas compras minhas simplesmente não chegaram, uma há 8 meses e outra há 4 meses. Consegui o reembolso dos valores, mas acho que a pandemia (agora ela é culpada por tudo...) ainda tá prejudicando as entregas internacionais (ou eu estou dando azar).

O que me dizem? O ParkTool de R$94,00 me parece ser o melhor benefício pra mim, mas o IceToolz me parece oferecer o que preciso a custo justo, só não sei quanto à precisão dele. Alguém me confirma ou contradiz?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2021 as 08:46
Não comprei esse cara ainda pois estou esperando sobrar para pegar o com escala da Park Tool... Os outros são apenas uma régua simplória, não consegue acompanhar a evolução da corrente.

Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2021 as 10:17
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Apesar de ter um monte de ferramentas (tanto de bike quanto de outras coisas), não tenho um medidor de desgaste de corrente. Decidi corrigir isso, mas qual comprar? Queria a opinião de quem tem ou conhece quem tem, se possível.



Modelo da ParkTool com funcionamento similar ao Shimano. Tem instruções pra ler as gradações de 0,5 e 0,75, mas parece meio sujeito a erro. Custa R$166,00 e não sei se vale a pena.



Entretanto o metodo de 3 pontos é a melhor medição pois ele isola a folga dos roletes empurrando todos para o mesmo lado assim tendo a medição de eixo a eixo. Essa tensão é similar a força do pedal que é como a corrente funciona.

Muito indicado para correntes Sram que tem os roletes com tamanho maior que o padrão. (7,65 vs 7,72) Ferramente tradicional vai dar como OK, pq os roletes são grandes, porem, o eixo vai esta gasto.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2021 as 13:58
Eu uso um medidor da KMC, KMC Chain Checker, comprei á mais ou menos 3 ou 4 anos atrás e estava bem barato , comprei fora , é um medidor estilo régua bem simples mas funcinal, eu só uso transmissões de 3x8 e 3x9 e então atende perfeitamente. Eu tenho comprado coisas na China , inclusive hoje já encomendei e tem chegado tudo p mim direitinho, apenas as vezes ocorre atrasos mas eu não me importo muito com isso.
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2021 as 18:49
Uso um igual ao primeiro da lista. Achava que tava tranquilo 0,75 pra rodízio e 1.0 pra substituição. De qualquer forma no 0,75 já dá pra notar se a corrente desgastou um pouco menos entrando no pino so na ponta sem ir até o final.
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2021 as 10:52
Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Uso um igual ao primeiro da lista. Achava que tava tranquilo 0,75 pra rodízio e 1.0 pra substituição. De qualquer forma no 0,75 já dá pra notar se a corrente desgastou um pouco menos entrando no pino so na ponta sem ir até o final.

Como é esse rodízio?
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2021 as 19:37
Originalmente postado por alant alant escreveu:

Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Uso um igual ao primeiro da lista. Achava que tava tranquilo 0,75 pra rodízio e 1.0 pra substituição. De qualquer forma no 0,75 já dá pra notar se a corrente desgastou um pouco menos entrando no pino so na ponta sem ir até o final.

Como é esse rodízio?

A grosso modo o cassete dura mais que a corrente. Então se usar a corrente até o desgaste ficar alto (1.0) no medidor padrão desgasta prematuramente o cassete. Então o rodízio significa usar a corrente até o 0,75 e trocar a corrente por uma nova até ela atingir o mesmo desgaste da anterior e quando isso acontecer pode usar até 1.0 as duas e aí vai ter que trocar o cassete e a corrente no próximo ciclo.
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
Tiago182 Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Dez 2005
-
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiago182 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2021 as 13:23
Parece que os medidores mais confiáveis pelo que pesquisei são:

Shimano TL-CN40 and TL-CN41 and Pedro’s Chain Checker Plus

https://bicycles.stackexchange.com/questions/47908/parktool-cc-2-chain-checker-incorrect-readings




Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2021 as 13:32
Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Originalmente postado por alant alant escreveu:

Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Uso um igual ao primeiro da lista. Achava que tava tranquilo 0,75 pra rodízio e 1.0 pra substituição. De qualquer forma no 0,75 já dá pra notar se a corrente desgastou um pouco menos entrando no pino so na ponta sem ir até o final.

Como é esse rodízio?

A grosso modo o cassete dura mais que a corrente. Então se usar a corrente até o desgaste ficar alto (1.0) no medidor padrão desgasta prematuramente o cassete. Então o rodízio significa usar a corrente até o 0,75 e trocar a corrente por uma nova até ela atingir o mesmo desgaste da anterior e quando isso acontecer pode usar até 1.0 as duas e aí vai ter que trocar o cassete e a corrente no próximo ciclo.

Interessante, faz sentido.

Editado por alant - 16 Jan 2021 as 13:33
Voltar ao Topo
luizsalles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2006
Offline
Mensagens:840
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizsalles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2021 as 14:11
eu uso o park tool cc-2 comprei lá fora na época do dolar 1,,7 saudades..... kkk

Ele e bom mas precisa saber usar devido ele ficar solto dentro da corrente, por isso dependendo da maneira não vai conseguir acertar...... precisa saber usar.

Tenho vontade de ter esses mais simples, para medir 50% e 75% assim dá para realizar troca de corrente com 50%..

eu mesmo perdi relação no passado por não saber da questão de trocar corrente e fazer rodizio foi tudo em bora junto....
Luiz Salles
Voltar ao Topo
Blancoga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2021
03477010
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Blancoga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2021 as 21:07
A fita métrica é boa. Basta ver em polegadas de eixo a eixo 12 ligações 12". Se medir 12 1/16" fica no 0.75% de desgaste. Marcando 12 1/8" ficou no 1%, tem que ser trocada.
https://montenbaik.com/2015/10/miercoles-de-mecanica-38-desgaste-de-cadenas/
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2021 as 03:02
Originalmente postado por Blancoga Blancoga escreveu:

A fita métrica é boa. Basta ver em polegadas de eixo a eixo 12 ligações 12". Se medir 12 1/16" fica no 0.75% de desgaste. Marcando 12 1/8" ficou no 1%, tem que ser trocada.
https://montenbaik.com/2015/10/miercoles-de-mecanica-38-desgaste-de-cadenas/

Conheço o método, mas em algumas bikes é meio complicado de fazer.

Acabei optando pelo IceToolz, que chegou hoje. Comprei junto uma corrente KMC X8 dourada, que tem essa cor devido a um revestimento cerâmico que promete reduzir o atrito. De cara já medi a corrente nova: nem entrou entre os elos. Medi as correntes das bikes minha, da minha esposa e filha, incluindo as de rodízio: peguei correntes em cada um dos três estágios do medidor (nova, com 0% a 0,5%; meia vida , com 0,75%; e gasta, com 1,0% ou mais), o que me inspirou confiança. Acabei descobrindo que a bike da minha esposa já havia passado da hora de trocar!

Editado por dwsmartins - 20 Jan 2021 as 03:02
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2021 as 04:51
Eu uso o Park Tool mais barato. Funciona bem e não tenho reclamações. Monitorando bem a quilometragem pedalada, usando ele já consegui identificar qual a marca de corrente que dura bastante e qual é apenas uma bosta e dinheiro jogado fora.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2021 as 09:23
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Eu uso o Park Tool mais barato. Funciona bem e não tenho reclamações. Monitorando bem a quilometragem pedalada, usando ele já consegui identificar qual a marca de corrente que dura bastante e qual é apenas uma bosta e dinheiro jogado fora.

Qual marca vc observou maior durabilidade, Marcos?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2021 as 09:37
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Eu uso o Park Tool mais barato. Funciona bem e não tenho reclamações. Monitorando bem a quilometragem pedalada, usando ele já consegui identificar qual a marca de corrente que dura bastante e qual é apenas uma bosta e dinheiro jogado fora.

Qual marca vc observou maior durabilidade, Marcos?

Shimano, depois Sram. A pior foi KMC. Não aguentou nada.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2021 as 07:08
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Eu uso o Park Tool mais barato. Funciona bem e não tenho reclamações. Monitorando bem a quilometragem pedalada, usando ele já consegui identificar qual a marca de corrente que dura bastante e qual é apenas uma bosta e dinheiro jogado fora.

Qual marca vc observou maior durabilidade, Marcos?

Ah!

E sobre desgaste de corrente vou repassar uma dica valiosa que recebi de um grande amigo meu, ciclista veteraníssimo (85 anos) que ainda pedala e mora nos EUA:

Ele, dono de uma bike shop em Tulsa, OK, sugeriu estas ações:

- Quando retornar de uma pedalada, qualquer que tenha sido a distância, passar um pano seco na corrente, removendo eventuais sujeiras. Caso tenha pego chuva, isso é imprescindível.

- Aplicar lubrificante (eu uso Rock"N"Roll Extreme Gold) na corrente utilizando um tubinho com um gotejador (tipo seringa), colocando uma gotinha de óleo em cada elo da corrente. Nem mais, nem menos.

Depois que passei a fazer esses procedimentos a durabilidade das correntes nas bikes que uso duplicou ou triplicou.

Shocked

A quilometragem é algo relativo, pois vai depender da marca da corrente, do terreno que o ciclista pedala, e do estilo da pedalada (tem uns que socam a bota; outros pedalam mais suavemente). Por isso não dá para comparar com outros. Mas tu podes fazer a comparação contigo mesmo e confirmar se este procedimento de manutenção que adotei funciona.

#ficaadica
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2021 as 10:41
Dica válida e anotada. Algumas coisas eu já faço, como lubrificar cada elo com o gotejador e passar um pano na corrente depois de cada pedal (eu “molho” o pano em wd-40 ou similar ao fazer isso, algumas sujeiras agarram!).

Minhas correntes costumam durar bastante, já cheguei a mais de 10000km (a relação foi pro saco devido ao alongamento, claro, mas a corrente em si ainda tava firme), mas a minha preferida atualmente é a KMC mesmo, que durou mais que outra Shimano (acho que CN-HG40) que eu tive. Pretendo experimentar Sram e Connex em breve. Coloque a SunRace no final da lista, como a pior: parti duas sem sequer alongar (sou pesado e do estilo “senta a bota”).
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Jotunheim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2019
João Pessoa/PB
Offline
Mensagens:77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jotunheim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 18:48
Eu estava de olho nesse Risk há mais de um mês mas resolvi esperar a minha viagem a SP para comprar, o frete para o Nordeste era mais caro que a própria ferramenta. O Risk saiu de estoque e tive que comprar esse VXM, que felizmente tem as mesmas funções. Apesar desses dois terem coisas meio inúteis como régua e medidor de parafusos, o fato de medirem desgastes de 100%, 75% e 50% e ainda ter prendedor de corrente para remoção/instalação de elos me atraiu bastante. Paguei R$ 65,00 com frete, comprar aqui no Sudeste e pagar R$ 5,00 de frete é uma maravilha. Estou no aguardo da chegada do produto, como o tópico é recente, postarei minhas opiniões aqui.

Um abraço!

Editado por Jotunheim - 25 Jan 2021 as 18:52
Voltar ao Topo
paulohn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2014
SP
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulohn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 15:50
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por Blancoga Blancoga escreveu:

A fita métrica é boa. Basta ver em polegadas de eixo a eixo 12 ligações 12". Se medir 12 1/16" fica no 0.75% de desgaste. Marcando 12 1/8" ficou no 1%, tem que ser trocada.
https://montenbaik.com/2015/10/miercoles-de-mecanica-38-desgaste-de-cadenas/

Conheço o método, mas em algumas bikes é meio complicado de fazer.

Acabei optando pelo IceToolz, que chegou hoje. Comprei junto uma corrente KMC X8 dourada, que tem essa cor devido a um revestimento cerâmico que promete reduzir o atrito. De cara já medi a corrente nova: nem entrou entre os elos. Medi as correntes das bikes minha, da minha esposa e filha, incluindo as de rodízio: peguei correntes em cada um dos três estágios do medidor (nova, com 0% a 0,5%; meia vida , com 0,75%; e gasta, com 1,0% ou mais), o que me inspirou confiança. Acabei descobrindo que a bike da minha esposa já havia passado da hora de trocar!

Esse teste com a corrente nova funcionou mesmo? O medidor não entrou?

Tenho um medidor desses e fui medir uma corrente (10V) e estava marcando a posição intermediária. Acabei comprando uma corrente nova pra substituir. Por curiosidade fui testar o medidor e a medição também estava na posição intermediária...

Comprei a corrente num local aparentemente de confiança (mxbikes), então elimino a chance da corrente ser falsa.

Fui medir os elos com um paquímetro (de plástico) e a medida está correta. Estou com duas correntes novas (uma nova mesmo e outra muito pouco gasta)...

Medi 10 elos. 5 polegadas, dá 127mm. 0,5% de desgaste já daria 127,635mm. Pra conferir botei a medida de 127,6 no paquímetro e fui comparar com o centro dos elos. Ficou claro que ainda não chegou a esse desgaste.

Encomendei um paquímetro melhor (de metal) e vou controlar dessa forma agora... Na loja do mecânico ou dutra máquinas tem paquímetros por menos de R$ 100,00 (com reviews muito bons). Para quem souber usar, é uma alternativa muito boa.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 22:57
Deixa eu esclarecer: “nem entrou” é como na primeira figura indicada no corpo do medidor. Entra só a pontinha, entende? Apenas apoiado no rolete. O IceToolz tem dois degraus na ponteira, não passou do primeiro, o que indica de 0% a 0,5% de alongamento. Uma corrente nova vai cair nisso mesmo.

Achei ele bastante preciso. Nas 3 bikes daqui de casa, tínhamos 5 correntes (a minha e da minha esposa fazem rodízio entre duas, a da minha filha de 9 anos não) e o medidor IceToolz diferenciou elas em cada etapa:

* a que estava na bike da minha esposa estava no ponto de trocar, entrou tudo
* a do rodízio da minha esposa, que entrou somente a metade
* a KMC dourada nova que instalei junto com a relação nova da minha, entrou só a pontinha
* a antiga minha que estava com meia vida, entrou metade
* a antiga da minha filha, que estava no ponto de trocar, entrou tudo (troquei pela minha antiga com meia vida)

Agora estou com outra KMC dourada pra fazer rodízio e preparando pra trocar a relação da minha esposa, que desgastou bastante já depois de 3 alternâncias entre as correntes, isso em algo menos que três anos de uso contínuo. A da minha filha é aro 20 e ela não força a relação por ser criança, deve durar até bem depois da gente vender a bike. Quem é cupim de relação aqui em casa sou eu...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2021 as 06:44
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


* a antiga minha que estava com meia vida, entrou metade
Quem é cupim de relação aqui em casa sou eu...


RAPÁ!

Não tenho maturidade para comentar essas tuas afirmações "entrou tudo...entrou só a metade...entrou só a pontinha..."

Shocked

LOL

LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2021 as 13:17
Santa quinta série, Batman!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
paulohn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2014
SP
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulohn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2021 as 20:29
Originalmente postado por paulohn paulohn escreveu:


Esse teste com a corrente nova funcionou mesmo? O medidor não entrou?

Tenho um medidor desses e fui medir uma corrente (10V) e estava marcando a posição intermediária. Acabei comprando uma corrente nova pra substituir. Por curiosidade fui testar o medidor e a medição também estava na posição intermediária...

Comprei a corrente num local aparentemente de confiança (mxbikes), então elimino a chance da corrente ser falsa.

Fui medir os elos com um paquímetro (de plástico) e a medida está correta. Estou com duas correntes novas (uma nova mesmo e outra muito pouco gasta)...

Medi 10 elos. 5 polegadas, dá 127mm. 0,5% de desgaste já daria 127,635mm. Pra conferir botei a medida de 127,6 no paquímetro e fui comparar com o centro dos elos. Ficou claro que ainda não chegou a esse desgaste.

Encomendei um paquímetro melhor (de metal) e vou controlar dessa forma agora... Na loja do mecânico ou dutra máquinas tem paquímetros por menos de R$ 100,00 (com reviews muito bons). Para quem souber usar, é uma alternativa muito boa.

Atualizando.
Fiz umas medições com um paquímetro melhor, tanto alinhando o paquímetro com os centros dos elos (confiando no olho) e também apoiando interna e externamente nos roletes (e depois somando ou diminuindo o diâmetro do rolete).
Em 10 elos a medi um alongamento entre 0,4mm e 0,5mm. O que dá, no máximo, 0,4% de alongamento.
Voltar ao Topo
Marvinthedude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2021
Pelotas
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marvinthedude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2021 as 20:39
Pelo que vi, o colega quer o máximo de precisão na medida e faz o rodízio de corrente. Acredito que tenha uma relacao de valor elevado. Então acredito que o mais preciso que puder comprar é a resposta. Eu possuo o primeiro modelo de medidor (sem marca, que mede 0,75 e 1) e estou satisfeito. A melhor relação que tenho é Shimano acera em uma bike, com corrente kmc. Na outra, é sunrace, com corrente sunrace. Já estou na terceira corrente da sunrace (não faço rodízio, mas uso a corrente até o medidor de 1 começar a querer entrar) e não há pulo de corrente, o que indica que o cassete está aguentando. Não faço trilhas e lavo 1 vez por mês, mais ou menos, a corrente das minhas bikes. O k7 eu lavo muito pouco. Considero esse tipo de ferramenta excelente e muito útil pra qualquer ciclista. Qual vc utiliza vão depender do sei equipamento. Não adianta comprar uma ferramenta de 300 reais pra medir o desgaste de uma corrente de 30 reais.
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 09:01
Qual a medida de referencia para medir uma corrente 12V com paquímetro?
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
paulohn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2014
SP
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulohn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 12:04
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Qual a medida de referencia para medir uma corrente 12V com paquímetro?

O centro entre os elos é sempre 1/2 polegada.

Eu medi 10 elos (5 polegadas = 127mm). A medida deu 127,4mm.

127,4/127 = 1,00315, ou seja 0,315% de alongamento.

A 'regra de bolso' é que 0,75% de alongamento significa que a corrente está gasta e deve ser trocada.

Entre 0,5% e 0,75% é um 'sinal amarelo'.


Editado por paulohn - 14 Abr 2021 as 12:05
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2021 as 08:53


Fiz umas medições na corrente



Editado por Maquarte - 16 Abr 2021 as 08:53
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2021 as 10:24
Originalmente postado por paulohn paulohn escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Qual a medida de referencia para medir uma corrente 12V com paquímetro?


O centro entre os elos é sempre 1/2 polegada.

Eu medi 10 elos (5 polegadas = 127mm). A medida deu 127,4mm.

127,4/127 = 1,00315, ou seja 0,315% de alongamento.

A 'regra de bolso' é que 0,75% de alongamento significa que a corrente está gasta e deve ser trocada.

Entre 0,5% e 0,75% é um 'sinal amarelo'.



1.0 para 7, 8 e 9v
0.75 para 10v e
0.50 para 11 e 12v

Medidor para 10, 11e 12v utilizo o ParkTool CC 3.2


Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2021 as 10:46
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:


Medidor para 10, 11e 12v utilizo o ParkTool CC 3.2

Indica um bom para 9v?
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Edubala Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edubala Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2022 as 20:43
Esse assunto é da maior importância.
Vou deixar algumas considerações depois de pesquisar um pouco.

1 - A engenharia por traz dessa ferramenta é algo banal até para qualquer empresa de peças de bikes. Portanto, um fabricante de um local como Singapura (kengine) não terá nenhum problema com precisão e confiabilidade.

2 - O importante é saber se o fabricante adota o mesmo parâmetro/tolerância do fabricante da transmissão.

3 - A Shimano não vai revelar (mas qualquer um pode medir) qual tolerância eles usam (comprimento máximo para a troca) pois vendem essa ferramenta por um preço pornográfico.

4 - Na falta de uma referência do fabricante, um teste de correntes feito pela revista BikeUp usou a ISO 9633, que também é o limite usado pela YBN.
- Segundo essa ISO uma corrente (de 10v ou 11v) com 100 links deve ter entre 1269,7 e 1272,8 mm (média de 1271,3mm)
- O limite máximo estabelecido na ISO (substituição) é de 1278mm.  PORTANTO, A CORRENTE DEVE SER SUBSTITUÍDA COM 0,5% DE DESGASTE (e não 0,75 ou 0,1%).
- Por curiosidade, as correntes YBN se saíram um pouco melhores que as Shimano e ambas muito melhores (dobro de durabilidade) que as KML

5 - Limpar bem a corrente antes de medir, isso é básico.

6 - Basta escolher qualquer marca que meça 0,5mm de qualquer empresa com um mínimo de conceito no mercado, ou seja, que tenha uma marca, que fabrique equipamentos relativamente sofisticados já há anos.

Da minha parte, vou construir um esticador de corrente adaptado a um grampo rápido e medir com paquímetro. É algo muito simples para gastar numa ferramenta cara.
Espero ter ajudado.

Voltar ao Topo
Edubala Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edubala Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2022 as 20:46
Onde escrevi "qualquer ferramenta que meça 0,5mm. Na verdade é 0,5%
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2022 as 21:00
Originalmente postado por Edubala Edubala escreveu:

Esse assunto é da maior importância.
Vou deixar algumas considerações depois de pesquisar um pouco.

1 - A engenharia por traz dessa ferramenta é algo banal até para qualquer empresa de peças de bikes. Portanto, um fabricante de um local como Singapura (kengine) não terá nenhum problema com precisão e confiabilidade.

2 - O importante é saber se o fabricante adota o mesmo parâmetro/tolerância do fabricante da transmissão.

3 - A Shimano não vai revelar (mas qualquer um pode medir) qual tolerância eles usam (comprimento máximo para a troca) pois vendem essa ferramenta por um preço pornográfico.

4 - Na falta de uma referência do fabricante, um teste de correntes feito pela revista BikeUp usou a ISO 9633, que também é o limite usado pela YBN.
- Segundo essa ISO uma corrente (de 10v ou 11v) com 100 links deve ter entre 1269,7 e 1272,8 mm (média de 1271,3mm)
- O limite máximo estabelecido na ISO (substituição) é de 1278mm.  PORTANTO, A CORRENTE DEVE SER SUBSTITUÍDA COM 0,5% DE DESGASTE (e não 0,75 ou 0,1%).
- Por curiosidade, as correntes YBN se saíram um pouco melhores que as Shimano e ambas muito melhores (dobro de durabilidade) que as KML

5 - Limpar bem a corrente antes de medir, isso é básico.

6 - Basta escolher qualquer marca que meça 0,5mm de qualquer empresa com um mínimo de conceito no mercado, ou seja, que tenha uma marca, que fabrique equipamentos relativamente sofisticados já há anos.

Da minha parte, vou construir um esticador de corrente adaptado a um grampo rápido e medir com paquímetro. É algo muito simples para gastar numa ferramenta cara.
Espero ter ajudado.



Mas a ferramenta da Parktool custa cem reais. menos da metade de uma corrente.
Lubrificante influencia muito na vida útil. Por aqui KMC X11EL durando o dobro das HG601.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Edubala Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edubala Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2022 as 22:07
De qualquer forma é uma ferramenta muito simples para o valor cobrado. O desgaste de corrente é sujeito a muitas variáveis que não conseguimos controlar durante o uso normal. Um teste em condições controladas acaba sendo uma referência bem mais confiável do que experiências pessoais; e a KMC foi pior nos dois testes.
Vou deixar o link, é bem interessante (não sei se o fórum permite...)
https://revistabikeup.com.br/corrente-kmc-shimano-ybn-resistencia/

Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2022 as 23:23
Originalmente postado por Edubala Edubala escreveu:

De qualquer forma é uma ferramenta muito simples para o valor cobrado. O desgaste de corrente é sujeito a muitas variáveis que não conseguimos controlar durante o uso normal. Um teste em condições controladas acaba sendo uma referência bem mais confiável do que experiências pessoais; e a KMC foi pior nos dois testes.
Vou deixar o link, é bem interessante (não sei se o fórum permite...)
https://revistabikeup.com.br/corrente-kmc-shimano-ybn-resistencia/



Sim, são ferramentas simples de usar, bem aferidas, que duram muitos anos, evitam quebras e prejuizos, custando muito pouco quando comparado aos transtornos que evitam (10% do valor de um conjunto de cassete e corrente).

Quanto ao estudo do link, parei de ler no momento onde se afirma que a corrente Shimano passou a alongar mais rapidamente devido a provavel (provacel num estudo?) falha na lubrificacação original da corrente (lubrificação original?), que atesta que o teste além de realizado com 49 links, com relação 42x20 foi feito a seco e como sabemos, lubrificação é elementar!

Existem.outros realizados em ambiente realmente controlado e de acordo com preceitos de uso (utilizando lubrificante adequado e a corrente toda numa transmissão de bicicleta, por exemplo). Não basta apenas medir de acordo com as normas técnicas e não seguir o restabte dos protocolos.

https://zerofrictioncycling.com.au/wp-content/uploads/2018/04/Chain-Longevity-Testing-Full-test-brief.pdf

Neste o cara usou lubrificante de baixo custo em 28 correntes diferentes.

De acordo com este, as X11 com tratamento Ti-N duram mais que as Dura Ace, mas as X93 duram pouco menoa que as HG.





Editado por dimas2dimas - 26 Abr 2022 as 23:25
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2022 as 00:30

Devem ter testado com corrente KMC falsificada.

Eu uso KMC X11 original e durou mais de 7.000 km com 0,5% de alongamento. Por 2 vezes usei o mesmo modelo de corrente mas falsificada e durou 2.500 e 2.000 km com 0,5% de alongamento.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2022 as 08:55
Minha experiência com KMC também é muito boa. Duram mais de 4 mil km na MTB. Também com 0,5%.

Tenho o modelo básico, da primeira foto, e um da ZTTO com gradação. Este último não funciona. Não encaixa na corrente por defeito de fabricação.

O básico me atende bem.

Editado por Leo Amaral - 27 Abr 2022 as 10:00
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
gmmata Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Ago 2022
Belo Horizonte,
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gmmata Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2022 as 15:03
Pessoal, falando de medidor de corrente, aproveitar para tirar uma dúvida.

Tenho um medidor daquele mais simples, que mede 0,75 e 1,0

Já rodei 1800 Km com minha bike, mas na medição da corrente o medidor ainda não entra nem a ponta do 0,75.

Porém de vez em qdo a corrente está pulando no cog de 28 dentes.

A olho nu o cog parece estar ok (já analisei com calma, usando inclusive uma lente)


Seria possível desgaste apenas nesse cog estando a corrente ainda ok??

Minha bike é uma Sense Fun Comp e está com corrente e cassete originais (cassete sunshine 11-40 8v e corrente Taya)

Desses 1800 km, devo ter rodado uns 1.000 na cidade/asfalto (mesu pedais durante a semana), uns 500 km em estradão e uns 300 em trilhas.

Sempre faço a limpeza e lubrificação da trasnmissão...
Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2022 as 16:41
Ggmmata, bem estranho com essa "baixa km" a sua situação.
Será que não tem relação com a regulagem do seu câmbio propriamente dito?
Você tem algum mecânico de confiança pra fazer uma melhor análise?
Voltar ao Topo
gmmata Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Ago 2022
Belo Horizonte,
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gmmata Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2022 as 18:09
É...

Vou seguir nessa linha de regulagem e fazer mais testes.
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2022 as 10:49
Uso esse medidor de corrente: https://pt.aliexpress.com/item/32967980658.html?spm=a2g0o.order_list.0.0.3701caa4ckpCUu&gatewayAdapt=glo2bra
Porém, sempre desconfiei dele, pois ouvia falar de que corrente Sram não durava mais que 2000 km, na minha corrente original Sram GX, a partir dos 1700 km acompanhei o desgaste com o medidor ZTTO, sempre mostrava 0.25% de desgaste, quando chegou em 2.200 km e ainda com 0.25%, por precaução troquei por uma KMC X12 Silver, foi no auge da pandemia e não tinha mais corrente original Sram GX no Aliexpress, semana retrasada troquei a KMC X12 por uma original Sram GX, a KMC completou 2.700 km e ainda em 0.25% de desgaste, só por curiosidade estendi a corrente Sram GX original que comprei de vendedor de confiança no Aliexpress ao lado da KMC e a olho nu não se identifica qualquer diferença no tamanho das duas, não sei se deveria existir diferença visível, de qualquer forma, fiquei surpreso com a qualidade da KMC. 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X