Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Format 5222 primeiras impressões...
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Format 5222 primeiras impressões...

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2018 as 10:36
Originalmente postado por Clebson Melo Clebson Melo escreveu:

Prezado Carrinho. 
Vi na sua descrição que vc mede 1,65 de altura. O mesmo que eu. Acabei de solicitar a compra de uma Format e estou na dúvida quanto ao tamanho da bicicleta. Como você está com a P? Recomendaria a M? Vi que encurtou a mesa para melhorar a pegada do freio. Espero que veja essa mensagem a tempo. Vou esperar sua resposta até o dia 11/06/2018 para definir com o vendedor o tamanho correto. Caso veja e queira me responder pelo whatsapp o meu contato é 84 99681 1111.
Bom pedal


Se fosse para comprar novamente eu continuaria com o Tamanho "P" a única desvantagem, se é que posso chamar assim, deste tamanho de quadro é que o triângulo central tem pouco espaço para ser utilizado, se colocar dois cantis ali, dificilmente vc vai conseguir colocar uma bolsa, por exemplo.
Por muito tempo andei em uma Speed maior do que o ideal para a minha estatura, e embora não tenha notado qualquer incomodo significativo, eu não arriscaria o mesmo para uma bike de ciclotur.

Porém, isso também depende um pouco de como você se sente confortável na bike, eu, por exemplo, mesmo com o quadro "P" ainda achei o guidão muito distante, e fiz a troca do guidão e mesa, justamente pq prefiro uma posição mais sentada (e pela questão do freio).

Thumbs Up
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2018 as 11:23
Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

Os pneus são 700x35, certo? Você acha que cabe maiores, sobra que tanto de espaço no quadro?
Me parece que o top tube é curto neste modelo (pelas especificações a G tem 560mm só, a minha atual tem 590mm), o que você achou da geometria? 


Correto, 700x35, ótimos pneus diga-se de passagem.
Acredito que tirando os paralamas seja possível colocar até um 700x45, porém é puro achismo da minha parte, eu sei que com certeza 700x42 o quadro aceita tranquilo.

Eu ando de bike há mais de 20 anos e nunca me apeguei muito a essas noções de geometria e fit, sempre andei com a bike que eu colocava os olhos e gostava, e acredite, já andei com cada configuração que hj tenho até certo receio de lembrar, por isso posso não ser a pessoa mais indicada para te responder isso. Mas justamente pelo conforto que uma bike de ciclotur exige, antes de comprar a minha, comecei a pesquisar a respeito e depois de algum tempo acabei chegando a algumas conclusões, mas como escrevi acima, elas são baseadas em informações bem recentes, por isso posso estar equivocado.

Pelo que percebi, as bikes desenvolvidas para ciclotur tem a tendência de serem mais curtinhas, isso ajuda a manter o condutor em uma posição mais confortável e aparentemente mantém o peso em uma área menor, resultando em maior dirigibilidade (a bike tende a ficar mais mansa a movimentos bruscos e responde melhor).

Levando em conta o meu quadro q é do tamanho "P" eu comparei sua geometria com alguns quadros de ciclotur, aparentemente o meu tem mais em comum com quadros de ciclocross (o que não é algo necessariamente ruim).

Mas seguindo meu "instinto" instalei uma mesa mais curta (70mm(a)17°) um guidão compacto, passei todos os espaçadores para baixo da mesa que fora instalada com ângulo positivo (para deixar o guidão mais alto) e tenho andado muito bem, ainda falta uma viagem mais longa (cerca de 100km direto) para avaliar com maior precisão, mas referente a geometria dela, de momento não posso reclamar de nada, alias, ela tem se comportado extremamente bem quando carregada, algo que eu ñ esperava.

Thumbs Up



Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2018 as 13:35
Originalmente postado por Carrinho Carrinho escreveu:

Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:




Obrigado pela resposta.Thumbs Up
Vou tentar vender a minha e compra uma destas. Se necessário é só colocar uma mesa mais longa e tudo resolvido (tenho 1,91m). Ah... sentiu alguma diferença na absorção das irregularidades se comparada a outras bikes, já que esta é de cromo?
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2018 as 15:06
Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

Ah... sentiu alguma diferença na absorção das irregularidades se comparada a outras bikes, já que esta é de cromo?


Então, quando minha Format chegou e terminei de montá-la, a primeira coisa que fiz foi procurar ao lado do pneu sua faixa de pressão, dizia"50-85PSI max". Lasquei 80PSI em cada pneu e peguei a estrada.

Eita bike boa! Saí pensando, mas quando cheguei no calçamento e na estrada de chão, todos os meus ossos e fluídos chacoalharam igual brita no liquidificador, aquilo foi um choque e tanto para quem estava acostumado com suspensão dianteira (na bike de MTB). 

Aos poucos fui murchando os pneus e testando, hj ando confortavelmente por tudo que é terreno com pressões entre 55 e 65 (claro, se vc sabe que irá pegar somente asfalto, pode elevar a pressão).

Outro exemplo, se eu pegar hj a minha Sprint 10 quadro de alumínio, pneus 700x23 com 110PSI  cada e for comparar com a Format, a bike de cromo vai parecer feita de manteiga.

Me parece que existe muito "romance" nessa história dos materiais, pois até onde lí, a rigidez/maleabilidade de um quadro depende muito mais do seu projeto do que do material utilizado. Se o quadro é bem projetado, a sua geometria, a espessura dos tubos e os reforços internos devem refletir o propósito ao qual o quadro irá servir e o material que será utilizado, caso contrário, o resultado final será um quadro ruim.

Não me entenda mal, também não quero dizer que as diferenças não existem, porém o ponto que quero destacar é que existem outras peças que influenciam muito mais na rigidez da bike do que o material do quadro (sendo os pneus as de maior destaque), as vezes até mesmo um canote especial desenvolvido para absorver impactos pode trazer resultados mais perceptíveis do que a escolha do material do quadro (não estou me referindo aqueles canotes abomináveis com amortecedor de mola LOL). 

Abaixo deixo o link de uma matéria muito interessante a respeito do assunto (em inglês):
(https://www.cyclingabout.com/frame-materials-for-bicycle-touring-aluminium-vs-steel-vs-titanium/)

Thumbs Up
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2018 as 08:04
A título de curiosidade: Aproveitando a chuva interminável, resolvi dar uma geral na Format e na mtb da minha namorada.
Estando com as duas bikes desmontadas, me ocorreu de testar os pneus 26 da mtb na Format.

A roda 26 com pneu 1.90 coube com folga na Format, acredito que um pneu 2.10 (que seria o ideal pro meu caso) cabe ali tranquilamente sem precisar remover os paralamas. Em contrapartida, caso alguém resolva fazer essa modificação, deverá levar em consideração que a bike ficará uns 2cm mais baixa (depende da altura do pneu) e pode aumentar as chances do pedal pegar no chão ao se fazer curvas.

Outra coisa, inevitavelmente os v-brakes deverão ser removidos e a instalação de freios a disco será obrigatória.

Desculpem a bagunça da foto, mas por causa da chuva só tinha o galpão livre para trabalhar.
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2018 as 15:37
O toptube efetivo realmente é o apontado pelo fabricante, tipo 56,3cm no tamanho 56?
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2018 as 16:27
Bela bike!
O preco esta otimo...3
Voltar ao Topo
OTAVIO5000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2018
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar OTAVIO5000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2018 as 21:50
Muito interessante a experiência Carrinho, obrigado por compartilhar. Esses pneus 26 deram uma cara malvada de big foot nela, hehehe...

A propósito, questionei sobre instalar freios a disco numa bicicletaria; na opinião deles seria terrivelmente caro - que teria de trocar o conjunto inteiro (não só os cubos, mas os trocadores, cassete, pedivela, praticamente tudo - instalando freios de speed) saindo por volta de uns R$2000,00.

Isso foi um balde de água fria na minha ideia de trocar por freios a disco; o que vcs acham?

Minha Format 5222 acaba de chegar; alguém poderia me confirmar se os pneus já vem com fita anti-furo?

É minha primeira postagem aqui no Forum, agradeço desde já qualquer informação. Saudações a todos!
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2018 as 22:01
essa conta deles está furada. olha. por 300 reais vc compra rodas vzan extreme prontas(montadas pela vzan mesmo). por 340 reais vc compra pinças e discos TRP Spyre (são feitos para utilizar com o sti mesmo) no aliexpress.

Nunca vi bicicleta que viesse com fitas anti-furo. Compre e coloque.

Qual o tamanho da sua? Poste fotos aqui.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2018 as 22:16
Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

essa conta deles está furada. olha. por 300 reais vc compra rodas vzan extreme prontas(montadas pela vzan mesmo). por 340 reais vc compra pinças e discos TRP Spyre (são feitos para utilizar com o sti mesmo) no aliexpress.

Nunca vi bicicleta que viesse com fitas anti-furo. Compre e coloque.

Qual o tamanho da sua? Poste fotos aqui.


E por 110 tem os nutt aqui mesmo no brasil tbm.
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2018 as 07:40
Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

O toptube efetivo realmente é o apontado pelo fabricante, tipo 56,3cm no tamanho 56?


Ta aí uma coisa que não fiz, assim que tiver acesso a bike vou conferir Thumbs Up
A propósito, ontem foi a primeira vez que furou um pneu da Format.
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2018 as 08:01
Originalmente postado por OTAVIO5000 OTAVIO5000 escreveu:

Muito interessante a experiência Carrinho, obrigado por compartilhar. Esses pneus 26 deram uma cara malvada de big foot nela, hehehe...

A propósito, questionei sobre instalar freios a disco numa bicicletaria; na opinião deles seria terrivelmente caro - que teria de trocar o conjunto inteiro (não só os cubos, mas os trocadores, cassete, pedivela, praticamente tudo - instalando freios de speed) saindo por volta de uns R$2000,00.

Isso foi um balde de água fria na minha ideia de trocar por freios a disco; o que vcs acham?

Minha Format 5222 acaba de chegar; alguém poderia me confirmar se os pneus já vem com fita anti-furo?

É minha primeira postagem aqui no Forum, agradeço desde já qualquer informação. Saudações a todos!


Olha, realmente essa troca não é uma "brincadeira" barata, mas também não é esse absurdo aí (R$2,000.00) Os trocadores são compatíveis com freio a disco (mecânico), já vi muitas 5222 rodando com essa modificação, como dito acima, vc faz uma instalação de luxo com metade do valor orçado por esse pessoal. Não é difícil encontrar ótimas rodas por menos de R$500.00, e pode até colocar um freio Avid mecânico que vai custar na mesma faixa das rodas, porém, ainda é possível gastar menos, vc encontra rodas de qualidade na faixa de R$ 300~400 e freios a disco bons entre R$200~350.
Se sua intenção for cicloturismo, ainda vai ter que investir uma grana legal nos pneus, caso contrário, pneus 26 de qualidade tendem a ser consideravelmente baratos.
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2018 as 08:23
Originalmente postado por OTAVIO5000 OTAVIO5000 escreveu:

Minha Format 5222 acaba de chegar; alguém poderia me confirmar se os pneus já vem com fita anti-furo?


Os pneus originais vem com proteção antifuros básica, a minha bike já rodou quase 1500km por diversos terrenos e condições e somente ontem que um pneu furou, ainda ñ reparei para saber o que causou o problema, de qualquer modo, os pneus originais são muito bons.

Vc pode conferir no seguinte link as características desse pneu:

https://bicycle.kendatire.com/media/2449/kwick_bitumen_spec_sheet.pdf

Ah! E bem vindo ao fórum e parabéns pela bike nova Thumbs Up Clap
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2018 as 08:40
[Off-topic] Segundo meu email, recebi uma mensagem privada de um usuário aqui do fórum, porém eu não tenho acesso a essas mensagens (ou não achei como acessá-las), muito menos, consigo usar tal recurso para avisar a pessoa a respeito da situação.
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2018 as 07:36

Demorei um pouco pq achei melhor postar uma ilustração já que provavelmente eu ñ conseguiria explicar de modo claro de onde tirei essa medida.

Segundo a página do vendedor, o toptube da bike tamanho "P" tem 51cm, o que bate com a medida que tirei, porém eu não tenho certeza se o método de aferição que usei é o correto, pois vi gente tirando essa medida de vários modos.

Voltar ao Topo
CiclosLocos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CiclosLocos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2018 as 10:49
Fala, Carrinho...

Vi a modificação aqui... Ficou sinistra!!!

Eu ainda tô meio receoso de fazer minha viagem com 700c. Pode me dizer quanto ficou essa modificação para aro 26? Um forte abraço.
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2018 as 11:29
Originalmente postado por CiclosLocos CiclosLocos escreveu:

Fala, Carrinho...

Vi a modificação aqui... Ficou sinistra!!!

Eu ainda tô meio receoso de fazer minha viagem com 700c. Pode me dizer quanto ficou essa modificação para aro 26? Um forte abraço.


Fala amigo, blza Thumbs Up

Eu não modifiquei a Format, fiz apenas um teste com as rodas de outra bike, mas desde então fiquei tentado a fazer essa adaptação.
Ainda estou pesquisando, mas a princípio gastaria algo em torno de:

• Par de aros 26 Vzan extreme disc 36f R$ 70,00.
• Par de cubos Shimano centerlock com rotores 160mm R$ 240,00.
• Par de pinças de freio Shimano Acera (M375) R$ 170,00.
• Mão de obra mais raios, algo em torno de R$ 100,00.

Os pneus são uma incógnita aqui, no mercado nacional tá difícil encontrar algo de qualidade no tamanho 26, caso eu resolva fazer a modificação, provavelmente irei trazer os pneus de fora, na Chain Reaction, por exemplo, os Schwalbe Land Cruiser Plus 26x2.0 estão custando $26,00 cada, o que da um valor aproximado em reais contando frete e imposto (caso seja taxado) de R$ 530,00 (o par).

Particularmente estou inclinado a fazer a modificação, porém no tamanho 27.5, mas a princípio usarei pneus mais baratos até levantar grana necessária para comprar os ideais.

No seu caso, acredito que a modificação seja extremamente justificável já que a viagem que vc planeja vai exigir bastante dos pneus e o ganho em conforto e segurança será uma adição muito bem vinda.


Editado por Carrinho - 30 Ago 2018 as 09:49
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2018 as 13:45
Esqueci de duas coisas importantes, fita de aro e câmaras de ar.

As fitas devem ser grossas, sem aquela aparência frágil que vemos nas que normalmente vem de fábrica (até parece fita isolante), acredito que este componente deve custar em torno de R$20,00 cada.

Câmaras eu penso em usar uns modelos da Kenda para Downhill, são câmaras grossas, ainda assim com peso aceitável. Cada uma custa em torno de R$25,00.
Voltar ao Topo
bmleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2017
Brasília
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2018 as 17:58
pessoal, estou interessado nessa bike. tenho uma trek 800 de cromoly adaptada mas aro 26 tamanho 18. tenho 1,79 e acho ela um pouco pequena. A format deveria ser qual tamanho, M ou G? o que acham?
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2018 as 22:26
Qual o toptube desse sua TREK 800? Suspeito de 56 a até mesmo 58 cm. Veja se seu bikefit tá batendo...
Seu toptube efetivo dá quanto? Uns 66?...
Voltar ao Topo
bmleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2017
Brasília
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2018 as 23:00
E por aí msm. Uns 56 e efetivo, sem mesa, uns 64. Nunca fiz bike fit.
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2018 as 07:24
Originalmente postado por bmleite bmleite escreveu:

pessoal, estou interessado nessa bike. tenho uma trek 800 de cromoly adaptada mas aro 26 tamanho 18. tenho 1,79 e acho ela um pouco pequena. A format deveria ser qual tamanho, M ou G? o que acham?


Então, eu vi que a altura de 1,75m está no limite entre o tamanho M e G, levando isso em consideração, acredito que a ideal pra vc seria G (top tube de 56).

Não sei se eles vendem maiores, mas caso ache "pequena" vc pode mudar a mesa.
Voltar ao Topo
bmleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2017
Brasília
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2018 as 08:27
Blz. Agora me fala aí o que achou de pedalar nas nossas estradas de terra com essa bike. Sempre usei mtb com guidão reto ou similares. Andar em terra, estrada ruim com esse estilo de bike deu certo? Do ponto de vista do conforto, controle, etc. 
O receio de vcs com relação a aro 700 é or causa de peças de reposição durante uma viagem?
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2018 as 09:00
Originalmente postado por bmleite bmleite escreveu:

Blz. Agora me fala aí o que achou de pedalar nas nossas estradas de terra com essa bike. Sempre usei mtb com guidão reto ou similares. Andar em terra, estrada ruim com esse estilo de bike deu certo? Do ponto de vista do conforto, controle, etc. 
O receio de vcs com relação a aro 700 é or causa de peças de reposição durante uma viagem?


A experiência não se compara ao que uma Mtb proporciona, porém, são bikes projetadas com propósitos diferentes, por isso ñ acho que cabem comparações.

Dito isso, a russinha segue o padrão europeu, são bikes voltadas para asfalto e estradas de chão bem cuidadas, ela não foi projetada para as nossas condições, porém, a 5222 é uma bike versátil e com algumas modificações ela se adapta muito bem a nossa realidade.

No geral a bike desenvolve bem em estradas de chão, melhor até do que imaginei, mas para isso vc precisa estar em "sintonia" com a bike, banco, guidão e mesa precisam estar de acordo com seu gosto, a calibragem dos pneus também é de extrema importância para proporcionar conforto.

OBS: Se você nunca andou com guidão drop, talvez precise de um tempo para se adaptar, pode acontecer de sentir dores nas mãos e nas costas, por isso, de início, recomenda-se pedaladas curtas, mas frequentes. 

Para viagens como a que o CiclosLocos está planejando o pneu 700x35 é muito fino, embora tenha se mostrado um pneu muito bom, um pneu maior irá proporcionar maior confiabilidade, conforto e principalmente, maior segurança. No nosso caso, a troca da roda por uma menor, se dá apenas pelo fato de que queremos manter os para-lamas.

PS: Devo ressaltar que minha opinião se baseia em "passeios",  dificilmente chego perto dos 35km p/h (velocidades médias em torno de 18~22km/h).


Voltar ao Topo
CiclosLocos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CiclosLocos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2018 as 13:11
Originalmente postado por Carrinho Carrinho escreveu:

[QUOTE=bmleite]

Para viagens como a que o CiclosLocos está planejando o pneu 700x35 é muito fino, embora tenha se mostrado um pneu muito bom, um pneu maior irá proporcionar maior confiabilidade, conforto e principalmente, maior segurança. No nosso caso, a troca da roda por uma menor, se dá apenas pelo fato de que queremos manter os para-lamas.



Aí eu te pergunto meu caro Carrinho, acha que um pneu 700x45 cabe nela sem os paralamas? Comprei um par de Schwalbe Marathon Plus HS440 que estão para chegar e estou com receio...

Obrigado cara!
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2018 as 15:46
Originalmente postado por CiclosLocos CiclosLocos escreveu:



Aí eu te pergunto meu caro Carrinho, acha que um pneu 700x45 cabe nela sem os paralamas? Comprei um par de Schwalbe Marathon Plus HS440 que estão para chegar e estou com receio...

Obrigado cara!


Eu nunca testei, mas acredito que cabe sim, sem os para-lamas sobra bastante espaço.

PS: Semana passada eu converti a minha para 27.5, até te mandei uma msg comentando sobre a conversão, mas acho que vc ñ recebeu devido as regras do fórum (precisa de um n° "X" de postagens para ter acesso as mensagens).





Voltar ao Topo
CiclosLocos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CiclosLocos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2018 as 12:57
Originalmente postado por Carrinho Carrinho escreveu:

Eu nunca testei, mas acredito que cabe sim, sem os para-lamas sobra bastante espaço.

PS: Semana passada eu converti a minha para 27.5, até te mandei uma msg comentando sobre a conversão, mas acho que vc ñ recebeu devido as regras do fórum (precisa de um n° "X" de postagens para ter acesso as mensagens).







A ideia é tirar os paralamas mesmo, inclusive fiz um modelo no Photoshop de como quero deixar ela.
Cara, eu não recebi mesmo... Sou n00b no Fórum ainda. Mas pô, me add no WhatsApp...
Voltar ao Topo
CiclosLocos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CiclosLocos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2018 as 13:01
Dá uma olhada nos modelos que fiz... Aí pintei algumas partes de preto como o canote, pedivela,  mesa, raios e as rodas... Que pretendo pintar ela na vida real antes de sair pra viagem.

Aí eu comprei um bike trailer e vou usar uma bag de selim daqueles de Bike Packing sabe...


Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2018 as 14:12
So não me vai pintar a lateral usinada da roda, onde as sapatas de freio funcionam, rs...
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2018 as 15:07
Eu fiz a mesma coisa LOL "pintei" ela no Photoshop antes de modificar, mas a minha continua com paralamas e bagageiro.

Depois da conversão a bike ficou assim:


Agora, como a Russinha ganha outra "cara" quando se remove os paralamas e bagageiro, somado com os pneus mais largos a sua vai ficar com visual bem agressivo, tipo a Format 5221.
Não esquece de mandar fotos aí Thumbs Up
Voltar ao Topo
CiclosLocos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CiclosLocos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2018 as 16:15
Originalmente postado por Carrinho Carrinho escreveu:

Eu fiz a mesma coisa LOL "pintei" ela no Photoshop antes de modificar, mas a minha continua com paralamas e bagageiro.

Depois da conversão a bike ficou assim:


Agora, como a Russinha ganha outra "cara" quando se remove os paralamas e bagageiro, somado com os pneus mais largos a sua vai ficar com visual bem agressivo, tipo a Format 5221.
Não esquece de mandar fotos aí Thumbs Up












Caramba, a sua montagem ficou quase igual à minha, com exceção dos pneus hahahahaha... Temos gostos semelhantes.

E vai ficar bem agressiva mesmo... Os Schwalbes chegaram... Gigantescos. Ainda não tive a chance de colocá-los... Mas estou guardando tudo pra viagem. Tô feliz com magrela.

E sua russinha modificada ficou uma MÁQUINA!!! Linda demais! E esse banco é o Comfort Zone? Tenho ele na Caloi Supra e meu amigo tá pensando em arriscar rodar a América com ele... Aprova a ideia?

Um grande abraço.
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2018 as 08:39
Originalmente postado por CiclosLocos CiclosLocos escreveu:

E esse banco é o Comfort Zone? Tenho ele na Caloi Supra e meu amigo tá pensando em arriscar rodar a América com ele... Aprova a ideia?


Resposta curta: Eu arriscaria...

Resposta longa: Então, banco é uma coisa muito pessoal, esse que estou usando ainda não é o perfeito pro meu gosto, mas dos três que testei recentemente esse foi o que proporcionou maior conforto, claro, eu não experimentei nas condições que vcs irão enfrentar, mas já fiz pedaladas longas em estradas de terra (mais ou menos uns 70km) sem apresentar desconforto no dia seguinte, porém, tenho costume de usar uma bermuda acolchoada que acaba ajudando um pouco.  

Outra coisa tão importante quanto o modelo do banco é a posição em que ele será instalado, um ótimo produto pode virar um pesadelo se vc usar em uma posição imprópria, no meu caso, os seguintes vídeos ajudaram bastante a ganhar conforto extra.

https://www.youtube.com/watch?v=uck81yz5uec
https://www.youtube.com/watch?v=NvdfV1Z-_0M
https://www.youtube.com/watch?v=XVL2SbVhwr4
https://www.youtube.com/watch?v=amxVO9JZ7EE

PS: Os vídeos são voltados ao ciclismo de velocidade, mas os princípios são semelhantes, o importante é se ater as dicas referentes ao conforto e aplicar ao seu caso.

Thumbs Up


Editado por Carrinho - 24 Set 2018 as 08:40
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2018 as 18:32
olha, essa bike tem encaixes pra discos, o que permite não apenas converter pra 27,5, mas tb pra 26.

Em nossas condições de estrada, pra quem quer cicloturismo nesse mundo inteiro da América Latina, 26 pode ser uma boa opção em razao da melhor resistência a danos - quando  menor a roda, menos ela desalinha e/ou quebra, só lembrar das cargueiras com roda 20 na frente e um gigante bagageiro frontal carregando água - como também em razão da maior oferta por aíainda de pneus, rodas e etc.

em 2013, numa bicicletaria simples de Ubatuba, as opções de pneus pra "adulto" eram levorin 1,5 e levorin 2,0, ambos no diâmetro 26. nem o 26 de barra circular/;barra forte, que é o mesmo diâmetro das 27,5, mas chamado de 26 x 1 1/2, tinha na bicicletaria. por sorte eu tava com minha Surly LHT 26.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2018 as 08:35
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

olha, essa bike tem encaixes pra discos, o que permite não apenas converter pra 27,5, mas tb pra 26.

Em nossas condições de estrada, pra quem quer cicloturismo nesse mundo inteiro da América Latina, 26 pode ser uma boa opção em razao da melhor resistência a danos - quando  menor a roda, menos ela desalinha e/ou quebra, só lembrar das cargueiras com roda 20 na frente e um gigante bagageiro frontal carregando água - como também em razão da maior oferta por aíainda de pneus, rodas e etc.

em 2013, numa bicicletaria simples de Ubatuba, as opções de pneus pra "adulto" eram levorin 1,5 e levorin 2,0, ambos no diâmetro 26. nem o 26 de barra circular/;barra forte, que é o mesmo diâmetro das 27,5, mas chamado de 26 x 1 1/2, tinha na bicicletaria. por sorte eu tava com minha Surly LHT 26.


Ótima colocação amigo, a combinação de aros 26 com 36 furos seria a ideal mesmo, mas eu não sei se é uma boa ideia converter essa Format para 26.

Eu nunca tive uma bike de ciclotur antes da russinha e uma das coisas que me chamou atenção nas primeiras pedaladas foi a altura dos pedais da 5222, eu não fiz nenhuma medição, mas aparentemente os pedais ficam mais próximos ao chão se comparados com os da minha antiga MTB.

Mas "achismos" nunca provaram nada, então, resolvi fazer um teste.

Se vc olhar mais acima nesta página vai ver uma postagem onde instalei rodas 26 nela, fiquei empolgado e até comprei aros para fazer a conversão, mas a altura resultante me incomodava, então, reinstalei as rodas 26, removi os freios e dei umas voltinhas.

Eu devo ter perdido uns 2cm de altura na bike e não me senti "seguro" com isso, teria que sempre levar essa questão em consideração ao passar por obstáculos (cordões, pedras, curvas, etc.).

Resolvi procurar uma combinação que deixasse as rodas com o diâmetro similar as originais e segundo minha pesquisa, essa combinação seria 27.5 com pneus 1.95.

Thumbs Up




Editado por Carrinho - 28 Set 2018 as 08:51
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2018 as 14:51
olá.

eu tenho uma LHT 26. a caixa é beeeeem mais baixa que duma MTB, por motivos óbvios: melhorar o equilíbrio, o que faz muita diferença no seu estado geral de cansaço ao fim de um longo dia de pedalada.

sobre pedais baixos, quem anda de speed já domina a técnica de fazer curvas sem tocar pedais no chão, pois, afina. essas bikes não são bikes de roda fixa que não permita a gente posicionar os pedais adequadamente, numa curva.

Carrinho, quando vc colocou aro 26, quanto do chão ficaram os pedais?

asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2018 as 14:52
Em tempo! ANTES QUE EU ESQUEÇA!


aro 700c com pneu 23mm tem o mesmo diâmetro que aro 26 com pneu de 2 polegadas. pra quem vai mexer nas rodas, observar esses detalhes é importante.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2018 as 00:53
Eu não lembro da medida exata, pois foquei na diferênça que ficou em torno de 2cm.

No mais, eu acho que me expressei mal quando escrevi "eu não sei se é uma boa ideia converter essa Format para 26" minha intenção ñ foi a de dizer que essa modificação é inviável para todos, mas sim para o meu caso (pelos motivos citados).


Editado por Carrinho - 30 Set 2018 as 00:55
Voltar ao Topo
tmroza Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Out 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tmroza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2018 as 08:32
Caro bmleite, comprou a Format?
Também tenho 1,79 m e, quando decidi comprar a bike, vi que só tinha tamanho M. Fiquei receoso de comprar um quadro menor do que o adequado. Queria saber a sua experiência. Inclusive, caso tenha optado pelo quadro M, se a roda ou o para-lama dianteiro bate no pé ao esterçar a direção, por exemplo.
Abraços!
Voltar ao Topo
tmroza Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Out 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tmroza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2018 as 08:35
Originalmente postado por bmleite bmleite escreveu:

pessoal, estou interessado nessa bike. tenho uma trek 800 de cromoly adaptada mas aro 26 tamanho 18. tenho 1,79 e acho ela um pouco pequena. A format deveria ser qual tamanho, M ou G? o que acham?


Caro bmleite, comprou a Format?
Também tenho 1,79 m e, quando decidi comprar a bike, vi que só tinha tamanho M. Fiquei receoso de comprar um quadro menor do que o adequado. Queria saber a sua experiência. Inclusive, caso tenha optado pelo quadro M, se a roda ou o para-lama dianteiro bate no pé ao esterçar a direção, p
Voltar ao Topo
bmleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2017
Brasília
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2018 as 15:30
Originalmente postado por tmroza tmroza escreveu:

Originalmente postado por bmleite bmleite escreveu:

pessoal, estou interessado nessa bike. tenho uma trek 800 de cromoly adaptada mas aro 26 tamanho 18. tenho 1,79 e acho ela um pouco pequena. A format deveria ser qual tamanho, M ou G? o que acham?


Caro bmleite, comprou a Format?
Também tenho 1,79 m e, quando decidi comprar a bike, vi que só tinha tamanho M. Fiquei receoso de comprar um quadro menor do que o adequado. Queria saber a sua experiência. Inclusive, caso tenha optado pelo quadro M, se a roda ou o para-lama dianteiro bate no pé ao esterçar a direção, p

Comprei não... o vendendor me indicou o quadro G ou o M se quisesse uma bike mais curta... porém to na duvida. Estou namorando uma mongoose toda cromoly aqui, aro 26, over ahead set. É outra bike eu sei, mas... duvidas como sempre.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X