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Format 5222 primeiras impressões... |
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Carrinho
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Postado: 20 Mar 2018 as 12:06 |
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Por volta do final do ano
passado (2017) estava procurando por uma bike de ciclotur que não me
arrancasse os olhos da cara e deparei-me com a Format 5222, um modelo
Russo que imediatamente me despertou interesse e ao mesmo tempo
curiosidade, pois além de bonita, será que essa bicicleta presta? Quais
os componentes? Será que vale a pena? Corri para procurar respostas e
para minha surpresa, encontrei muito pouco a respeito dela, foi somente
depois de algum tempo que consegui juntar o mínimo de informações
necessárias para me encorajar a adquiri-la e agora, com ela em mãos, tentarei
apresenta-la em detalhes para aqueles que desejam saber mais sobre essa
magrela.
A caixa veio bem lacrada, sem qualquer amassado significativo, o que pra mim denuncia cuidado no manuseio/transporte. Embalagem: A bike veio bem embalada e muito bem protegida, com exceção de uma caixinha de papelão, nenhuma outra peça estava solta dentro da caixa, o banco veio envolto em uma proteção de papelão, com certeza ela não veio embalada igual uma Scott, ou Specialized, mas tirando o critério estético, a eficiência no embalo deve ser a mesma, e ao menos para o meu gosto, isso é o que importa. Montagem: Sou ruim com estimativas, mas diria que
cerca de 85% da bike já vem montada, sendo necessário instalar o para
lamas dianteiro, roda dianteira, bagageiro,
pedais, guidão e banco, nenhuma dessas peças exige ferramentas
especiais, vc precisará basicamente de: um jogo de chaves Allen, uma fenda ou
philips pequena, alicate, chaves de boca 10mm e 15mm). Se você está acostumado a mexer na própria bike, fique tranquilo, montar será molezinha,
sempre vale tomar cuidado extra na hora de instalar os pedais, graxa
ajuda, mas não muita, o mais importante é apertar adequadamente, lembrando que
pouca pressão pode arruinar o pé-de-vela caso o pedal se solte e vc pedale por um bom tempo sem perceber, assim como pressão em demasia também poderá estragá-lo.
Depois de montada, como em qualquer bike, faz-se necessário a regulagem dos freios e dos câmbios. Peças: A seleção de peças condiz perfeitamente
com a proposta da bike, robustez e baixo custo, o destaque fica para os
trocadores e câmbios (Claris) que parecem estar acima do nível se
comparados ao restante das peças (ou essa impressão é apenas a minha
ignorância se manifestando). Os V-brakes são Os pedais que vem com ela devem cumprir o seu papel, porém, ñ aparentam ser muito confortáveis para logas pedaladas (caso a sola do seu tênis seja macia) na dúvida, instalei um par de pedais plataforma que estavam guardados aqui em casa.
Os pneus são mistos, mas ñ parecem adequados a estradas de terra
solta, porém a baixas velocidades (o que normalmente é o caso em uma
cicloviagem) deve entregar aderência suficiente, mas imagino dando certo
trabalho em subidas fortes onde a terra forma aquela fina camada solta.
O banco, junto com a fita do guidão são os pontos fracos do conjunto, em uma pedalada de apenas 3,5km no asfalto, já senti certo desconforto no traseiro, porém, ñ posso descartar a possibilidade de que o banco ainda vá ceder e se adaptar, por conta disso, ficarei com ele por mais um tempo, infelizmente ñ posso dizer o mesmo da fita do guidão, que não me agradou e estarei substituindo-a assim que possível (aceito sugestões de modelos que visão conforto). PS: Só poderei comentar sobre a qualidade/eficiência de peças como caixa de centro/direção, cubos, K7, pé-de-vela entre outros, depois de rodar por alguns meses, assim que surgir qualquer aspecto interessante irei relatar aqui neste espaço. Acabamento: Tendo em mente que este modelo visa
baixo custo, imagino os chineses* trabalhando a todo vapor nessas bikes
para garantir o preço, infelizmente com essa prática o acabamento acaba
sendo um pouco negligenciado, notei rebarbas, excesso de tinta em
algumas roscas do quadro o que dificulta a instalação dos parafusos. O
quadro desse modelo é de Cro-mo, particularmente não sei como esse
material reage com a umidade, caso ele oxide, será necessário fazer
alguns retoques no garfo, pois a tinta parece descascada em alguns
pequenos
pontos, não reparei nada similar no quadro.*embora a marca seja Russa a bicicleta é fabricada na China. Impressões finais: A primeira vista a Format 5222
é um modelo versátil que entrega o que promete a um custo relativamente
baixo (de momento a compra é feita diretamente com o representante o
que garante uma boa margem no preço final) a seleção de peças é adequada
para a proposta da bike, com destaque as peças Claris, ao quadro em
aço Cro-mo e ao bagageiro em alumínio, todavia, upgadres são bem vindos (mas ñ são de modo algum uma
necessidade), principalmente nos pedais, no banco e na fita de guidão.
Já para uma pegada mais aventureira com muita estrada de chão talvez
seja necessária a troca dos pneus por um modelo mais adequado. O
acabamento deixa um pouquinho a desejar, mas ñ é nada gritante,
provavelmente a maioria das pessoas ñ irá perceber qualquer problema. No
mais, espero que tenham gostado, procurei montar um informativo
detalhado, para ajudar aqueles que buscam saber mais sobre a Format 5222. Agora é só pedalar e mais para frente fazer um review da sua eficiência e qualidade das peças.Agradeço a sua atenção. Editado por Carrinho - 08 Ago 2018 as 08:27 |
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junior.locatelli
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Cadastrado em: 08 Jul 2015 Criciuma Offline Mensagens:90 |
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Há dois anos comprei uma bike speed da marca Trinx, deste mesmo representante, nada há reclamar, me atendeu perfeitamente minha necessidade.
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15xsound
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Cadastrado em: 15 Mar 2018 rio de janeiro Offline Mensagens:49 |
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show depois que rodar bem com ela por favor conte o que achou pois me interessei pelo modelo também bom pedal !
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Ligeirinho
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Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2130 |
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Olá Carrinho.
Obrigado pela disposição em fazer esse review. Por favor tem como colocar qualquer junção dos tubos que mostre a qualidade das soldas dela? O quadro é de cromoly? Achou pesado ou +/-? Que tamanho é essa?... 56?
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Ligeirinho
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Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2130 |
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O freio é PROMAX. Pode ir de boa.
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Bitterblood
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Cadastrado em: 14 Fev 2018 Garça Offline Mensagens:43 |
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Bela matéria!
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Ligeirinho
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Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2130 |
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AH, se puder também mostre foto dos cubos delas... Talvez também sejam Promax.
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Cebo
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Cadastrado em: 25 Fev 2009 São Paulo Offline Mensagens:7206 |
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Boa! Parece bem legal a bike. :)
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Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html |
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sascencio
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Cadastrado em: 19 Mai 2006 SJosé Campos-SP Offline Mensagens:908 |
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Legal, valeu pelas informações, muito úteis...
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*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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Carrinho
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Cadastrado em: 12 Fev 2018 RS Offline Mensagens:116 |
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Fala Ligeirinho, blz? Abaixo segue as fotos que pediu:
Sim o quadro é de Cr-mo, segundo o fabricante ela pesa 14,1kg, se for comparar com a minha mtb, noto a diferença no peso (são 2kg a mais) mas apenas no manuseio, pedalando ela aparenta ser mais leve, mas isso tem mais a ver com os pneus do que com o peso, porém ainda preciso pegar subidas e estradas de chão para poder te dar uma posição mais precisa.
Ta na mão: |
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Ligeirinho
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Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2130 |
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Obrigado pelas fotos!
De muito boa aparência a qualidade das soldas sinalizando a qualidade do projeto executivo do quadro cromoly. Dos cubos fiquei feliz com o dianteiro, parece aqueles Shimano "palito" do começo da década de 90. o Traseiro também parece com alguns que vinham na Specialized em 1998. Enfim tudo coisa boa. Me convenci.
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Cenoura
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Cadastrado em: 08 Jul 2011 Floripa Offline Mensagens:94 |
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Meus parabéns pelo review! Muito rico e informativo.
Essa Bike tem características de uma gravel. Pesquisei ela bastante. Se tirar paralamas e bagageiro deve tirar mais de 1kg dela. Show de Bike. Show de review |
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MTB Caloi Elite Carbon Team Sram XX
Gravel bike frankstein 700x35 Road Giant SCR 700x25 |
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Carrinho
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Cadastrado em: 12 Fev 2018 RS Offline Mensagens:116 |
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Eu gostaria de ir incrementando o post conforme vou descobrindo mais sobre a bike (só para que tudo fique em um lugar), mas aparentemente não consigo editar as minhas postagens, de qualquer forma, segue abaixo um "update", uma ficha "quase" técnica da bike.
Format 5222 Ficha (quase) técnica: • Quadro e garfo em cr-mo, garfo já vem com espera para bagageiro lateral. • Bagageiro traseiro em alumínio. • Paralamas em plástico. • Selim Format VL-1236, trilhos em cr-mo (na parte inferior do banco se vê a Inscrição "Velo"). • Câmbios e passadores sti shimano Claris r2400 2x8 (cabeamento interno) 16 velocidades. • Pedivela Prowheel 34-48. • K7 Sram PG-830, 11-32T, 8SPD. • Corrente KMC Z92.
• Movimento central de ponta quadrada. • Guidão drop em alumínio 420(a)28mm. • Freios em alumínio promax v-brake. • Aros 700c em alumínio (parede dupla). • Pneus kenda kwick bitumen 700x35 (mais info sobre eles aqui: http://bicycle.kendatire.com/en-us/find-a-tire/bicycle/commuter/kwick-bitumen/ - http://bicycle.kendatire.com/e • Cubos selados e rolamentados. • Engate rápido nas rodas. • Tamanhos disponíveis: P (47x51), M (50x53,2), G (56x56,2) • Peso aproximado14,5KG. Fontes: Site fabricante: http://at.bike/en/catalog/city/at-5222-2016/ - http://format.bike/en/catalog/ Revendedor: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-750210270-cicloturismo-at-5222-cr-mo-700c-sti-claris-16v-linda-_JM - https://produto.mercadolivre. Editado por Carrinho - 08 Ago 2018 as 08:29 |
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CiclosLocos
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Cadastrado em: 18 Jan 2018 São Paulo Offline Mensagens:36 |
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Grande Carrinho!!!
Felicidade de te ver com a Format 5222! Me ajudou bastante no meu tópico. Faço das suas impressões as minhas... Achei a embalagem legal, o grupo dela é bem bacana, e tudo bem conforme combinado e dentro do custo x benefício. Além das impressões negativas... Selim e fita do guidão. O pedal eu não tive problemas, mas não pedalei mais que 50km com ela até agora (vagabundo, eu sei). Espero que tenha gostado dessa coisa linda aí! Um grande abraço! |
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Carrinho
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Cadastrado em: 12 Fev 2018 RS Offline Mensagens:116 |
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Obrigado pelas felicitações amigo, realmente estou muito contente com essa russa, tenho mexido nela praticamente todo dia e ela tem se mostrado extremamente versátil.
Quanto ao banco, bem, continuo com o original, ele ñ é perfeito, mas cedeu e já ñ é mais tão desconfortável quanto antes, quando uso minha bermuda com acolchoamento tenho impressão de que posso pedalar o dia inteiro sem qualquer problema (assumindo que as pernas aguentem o tranco kkkkk). |
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CiclosLocos
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Cadastrado em: 18 Jan 2018 São Paulo Offline Mensagens:36 |
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Muito bom ler isso e saber que somos parceiros de russinhas hahahaha... Também sou apaixonado pela minha. Pena que não posso pedalar todos os dias. Mas esse fim de semana vamos ficar juntos hahaha parece até que estou falando de mulher né.
O meu selim também não está mais desconfortável, porém, pretendo fazer uma cicloviagem longa, então o Brooks unânime, não vou arriscar hahahaha... Melhor já colocar no orçamento. Grande abraço Carrinho. |
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Carrinho
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Cadastrado em: 12 Fev 2018 RS Offline Mensagens:116 |
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Meu sonho de consumo esse banco aí |
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Paulo Eduardo
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Cadastrado em: 30 Abr 2010 Registro/SP. Offline Mensagens:236 |
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Olá,
Os freios v-brakes funcionam direitinho com os STI Claris? |
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http://www.causospedalisticos.blogspot.com/
https://www.strava.com/athletes/4421257 |
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Carrinho
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Cadastrado em: 12 Fev 2018 RS Offline Mensagens:116 |
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Fala Paulo, blz? Funcionam muito bem sim, porém, eu ainda ñ os testei com a bike totalmente carregada, mas baseado no rendimento atual devem funcionar bem. Acredito que seja justamente pelo Claris que a freada tem uma pegada macia e bastante modular, tenho uma mtb com v-brakes e manetes Shimano, o freio funciona bem, mas tem pouco curso e é durão. |
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luyggi
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Cadastrado em: 02 Mar 2013 caxiasdosul rs Offline Mensagens:838 |
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Acredito que esses vbrakes da format devem ter as hastes mais curtas, por isso é um freio mais modulado, especial pra funcionar com os sti's...
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pedalar pra viver ou viver para pedalar
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JCHRISTIE
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Cadastrado em: 30 Abr 2017 Lorena Offline Mensagens:9 |
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Salve galera! Obrigado por compartilhar as impressões que tiveram da Russinha.
Vocês são culpados! risos A minha está a caminho. Pretendo fazer up nos freios. Para tal vou precisar trocar os cubos. Alguém já fez esse up? Também pretendo trocar os pneus para 700x42 com cravos. Se alguém tiver realizado ups, fico agradecido por compartilhar, desde já! Abçs! |
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JCHRISTIE
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Cadastrado em: 30 Abr 2017 Lorena Offline Mensagens:9 |
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Bike recebida, montada, regulada e testada. Agora é só alegria. Vamos curtir aos poucos o novo brinquedinho
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Carrinho
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Cadastrado em: 12 Fev 2018 RS Offline Mensagens:116 |
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Parabéns pela aquisição JCHRISTIE, aposto que ñ irá se arrepender Quanto aos ups, eu troquei os freios originais por v-brakes shimano Alivio (mas só porque tinha dois pares parados aqui em casa) e posso dizer que, em comparação, os originais ñ ficam devendo nada. Talvez futuramente avance para freios a disco, mas por enquanto ñ vejo necessidade. Eu ñ troquei os pneus, particularmente os achei muito bons (exceto no barro, ñ aderem nada mesmo) os meus já rodaram quase 700km em vários terrenos e nenhum furo (os originais possuem proteção anti-furo). De qualquer modo, para usar esse tamanho de pneu (700x42), infelizmente será necessário remover os paralamas. No mais, agradeço a postagem e aproveite o espaço e compartilhe suas impressões |
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Carrinho
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Cadastrado em: 12 Fev 2018 RS Offline Mensagens:116 |
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A bike já soma mais de 700km, boa parte desta quilometragem
fora feita em asfalto, indo e vindo do trabalho, porém, devo ter rodado
metade dessa distância em estradas de chão e aproximadamente uns 70km
destes em estradas precárias em péssimo estado. Tenho em
mente que essa distância é insignificante para poder julgar com
segurança qualquer aspecto referente a uma bike de ciclotur, por isso,
esse post irá se focar principalmente nas modificações feitas e porque
foram feitas.Antes, devo ressaltar que, embora eu tenha trocado um conjunto significativo de peças isso não é indicativo de que essas peças são de baixa qualidade ou que já apresentaram problemas, de maneira alguma, eu gostei tanto da bike original que pensei muito antes de modificá-la, mas em uma bike de ciclotur o conforto ñ deve ser colocado em segundo plano e por isso optei por fazer as seguintes modificações: •Fita de guidão: Nunca tinha mexido com
fitas de guidão, como achei necessária a troca da fita original (por ser muito dura), tirei
um tempo para experimentar, testei recolocá-la, depois adicionei fita
isolante
por baixo
(uma fita mais grossa e macia), sem sucesso, comprei uma fita de guidão
genérica, testei com ambas instaladas (original+genérica por cima),
depois, somente com a genérica, por fim, terminei adquirindo e
instalando uma fita Shimano Pro que foi a melhor opção. •Guidão e mesa: Eu sou um cara baixinho, tenho 1,65m e me fora recomendada a bike no tamanho "P", proporcionalmente, minhas mãos são pequenas e mesmo regulando os manetes ainda ficava difícil de alcançar os freios na posição dos drops. Pesquisando, descobri que guidões do tipo "compact" são recomendados para esse tipo de situação, também achei recomendável diminuir um pouco o alcance da mesa, acabei adquirindo um novo conjunto. •Pedivela:
O pedivela original é um Prowheel 34-48, tendo em vista o propósito da
bike, não achei uma escolha adequada, porém essa é apenas a opinião
de um leigo. Mesmo assim, gostaria de justificar a troca dizendo que, no meu entendimento, uma bicicleta de cicloturismo (excluindo a categoria "credit card tour") pode tranquilamente sacrificar velocidade máxima em prol de marchas mais leves, justamente porque com a bike carregada acho perigoso atingir altas velocidades (ñ penso em passar dos 40km/h na minha) e para subidas, obviamente marchas mais leves serão muito bem vindas. Seguindo esse raciocínio, instalei um pedivela 22-36 o que infelizmente exigiu a troca do movimento central. Problemas: Até
o momento tive apenas um problema com a bike, o refletor traseiro
instalado no bagageiro não aguentou a trepidação e quebrou exatamente no
parafuso. Observações: Quadro tamanho P: O quadro tamanho "P" tem algumas particularidades que acredito ñ estarem presentes nos demais tamanhos, a primeira, e mais irritante é que o detalhe plástico instalado no final do para-lama dianteiro em alguns momentos encosta no pé, estou considerando remover essa peça. •O
seat tube tem um ponto de montagem para cantis, porém, devido ao
tamanho do tubo fica quase impossível usar cantis de 700ml ali, faz-se
necessária a utilização de suportes que tem os pontos de montagem
deslocados ou o uso de adaptadores. •O outro ponto de montagem para
suportes fica próximo, localizado no tubo inferior, tentei instalar ali
um suporte XL para garrafas de até 1,5L, coube, mas precisei remover o
suporte instalado no seat tube. •Esse tamanho de quadro deve ser inadequado para bolsas do tipo bikepack, justamente pelo pouco espaço no triângulo central. •Banco: Como descrito acima, continuo com o banco original, acredito que para passeios curtos ele cumpre bem o seu papel, mas para viagens diárias de 40~60km a troca me parece inevitável. Minha opinião: Continuo com as mesmas impressões a respeito da Format 5222, ela é robusta mesmo e encara terrenos feios com aquela coragem russa (com exceção de lamaçais). Ainda tenho muito o que descobrir a respeito dela, mas já me sinto seguro para dizer que não me arrependo desta aquisição. Editado por Carrinho - 08 Ago 2018 as 08:36 |
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P.uka
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Oi pessoal! Estou muito interessado nessa bike.
Vinha pesquisando pela Caloi City Tour Comp para ser a minha nova bike de viagens, substituindo a minha atual aro 26. Vi essa Format 5222 no Mercado Livre e gostei de tudo que ela traz. Bike bem completa do quadro aos componentes principais. Com os relatos daqui, vejo que seria realmente a bike ideal por R$500 reais a menos que a antiga pretendente. Sempre fui de apostas, minha atual de viagens montei peça a peça em um quadro Canadian X-Terra que já tem 4 a 5 anos e nunca apresentou nenhum problema menos depois de muitos km rodados em diversas superfícies. Pesquisando mais sobre ela, descobri os modelos exatos das transmissões no site russo: Câmbio Dianteiro: Shimano Claris FD-2400 Câmbio Traseiro: Shimano Claris RD-2400 (não sei se o SS ou GS) Passadores: Shimano Claris ST-2400 Cassete: Sram PG-830, 11-32T, 8SPD Será que a nacional já é com os atuais Claris R2000? Se fosse comprar, nas configurações que encontrei faria algumas modificações: O câmbio traseiro desse modelo, mesmo se for o longo, não aceita cassetes com mais de 32D. Já o Claris RD-R2000-GS é compatível com 34D. Isso para subidas carregado seria excelente, já que trocar o pedivela por um triplo acarretaria na troca dos passadores tb, que no caso de STI's é inviável pelo preço, pelo menos pra mim não justifica. Lógico que tudo deve ser testado. Atualmente na minha Peugeot, uso um grupo Tourney A070 que teoricamente, o câmbio traseiro seria até 28D, mas uso com um cassete de mtb 32D e roda suave. O pedivela tentaria manter o original inicialmente, considerando já estar usando o cassete com 34D. Se ainda assim, vier a sentir a bike pesada em subidas, consideraria um outro com uma relação melhor. Gosto de freios a disco. Mesmo sendo mecânicos, acredito que sejam melhores que o v-break SRD padrão dela. Então escolheria um compatível com os manetes dentro da linha Shimano. Perguntei no ML para tirar as dúvidas dos modelos exatos dos compotentes de transmissão. Assim que tiver uma resposta deles, posto aqui. |
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P.uka
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Eles não souberam dizer o modelo exato dos câmbios
Só que o passador é da linha R2000 e o Cassete é um sram 11-28. Quem tem essa bike, poderia confirmar o modelo dos câmbios? Traseiro: Claris RD-2400-GS 32D Claris RD-2400-SS 28D Claris RD-R2000-GS 34D Claris RD-R2000-SS 32D Comparando com as fotos do anúncio, tenho quase certeza de serem os 2400, principalmente pelos tons acinzentados das peças. |
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rafael_rtg
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Não tem modelo nacional, o vendedor é um mero importador e que aos poucos esta aprendendo sobre bikes, mas é bem leigo no assunto, que dificilmente responde perguntas mais técnicas... Não há uma loja fisica ou autorizadas para vender a bike, a bike chega para eles na caixa como nas fotos do incio desta postagem, e ele encaminha para o comprador... Então não espere uma garantia fácil se tiver algum problema.... Me parece que é que o antigo Claris 2400 mesmo, tanto passadores como cambio e com os cabos passando por fora do manete....
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P.uka
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Sim, nacional que me referia era no sentido de ser o modelo que está anunciado no Mercado Livre.
Mas sem dúvida, garantia ali não será fácil. No Mercado Livre diz que são 1 ano da garantia no quadro e 3 meses nas demais peças. O bom da compra ser no ML é que qualquer problema que der nesse 1 ano, é possível abrir a reclamação e o dinheiro fica retido na conta de vendedor, mesmo depois de um tempo. É só relatar os problemas, fotos, vídeos etc pelo sistema de reclamação. Se o ML julgar procedente pelos materiais anexados e pelo relato do ocorrido, o dinheiro volta pra vc. Logicamente, comprar essa bike é uma aposta. Mas ao menos, no pior do casos, deu um problema no quadro após a garantia, por ser Cromoly é fácil resolver soldando novamente. Existem vários frame builders por aí no Brasil para um serviço especializado ou o bom e velho soldador de tudo de metal de serralheria etc. Com o tempo teremos mais relatos por aqui e veremos problemas surgindo. |
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P.uka
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Achei essa imagem postada no Facebook pelo importador em novembro de 2017.
Pela lista se confirma que os câmbios são da linha Claris 2400. Só os passadores sofreram update pelo jeito para a linha nova. Resta saber agora se são os SS ou GS. Aos poucos as infos vão sendo colhidas, já que nos meios oficiais não está tão bem detalhado. |
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rafael_rtg
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George Volpão, conhecido pela divulgação do Gravel no Youtube acabou de adquirir sua Format 5222...
A principio ele ira fazer um review apenas com mudança no pedivela e freios... Depois ele ira fazer outras modificações, inclusive pintura personalizada... |
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P.uka
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Legal! Dá mais confiança para comprar a bike, o cara é referência no mundo da bike e apostou na marca.
Conversando com um cara que comprou uma no Facebook, ele verificou os câmbios dele e são também da linha Claris R2000, uma ótima notícia. Agora vamos ver o que o Volpão diz dos câmbios dele. |
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Carrinho
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Na minha os passadores já são do modelo mais novo, os cabos ficam escondidos por baixo da fita de guidão, quanto ao câmbio traseiro, tenho quase certeza de se tratar do Claris RD-2400-GS 32D. Assim que possível irei postar fotos para ilustrar melhor. |
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Carrinho
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Ta na mão.... |
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giovaniguidi
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Boa noite. Esta foto promocional é uma modelo 2015. O modelo atualmente vendido no brasil foram fabricadas em 2017 e já possuem câmbios R2000 e passadores R2000 com cabeamento interno nas fitas do guidão. Já é os modelos novos.
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P.uka
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Excelente! Super completa agora!
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P.uka
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O Volpão publicou mais dois vídeos sobre a Format 5222:
https://www.youtube.com/watch?v=Rpe5zbVaPDo&t=8s https://www.youtube.com/watch?v=hu1puG0bZLs Tem um grupo no Facebook com muitas fotos dela também. Muitas já com alforges e tudo mais. Realmente uma bicicleta pronta pra aventura. https://www.facebook.com/groups/371555446682595/ |
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P.uka
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A sua já é da linha Claris R2000. Grupo excelente! Já anunciei a minha atual de viagens e assim que vender, farei a compra da Format 5222 |
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Carrinho
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Opa! Boa sorte aí P.uka, vamos torcendo para que essa venda saia logo |
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Clebson Melo
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Prezado Carrinho.
Vi na sua descrição que vc mede 1,65 de altura. O mesmo que eu. Acabei de solicitar a compra de uma Format e estou na dúvida quanto ao tamanho da bicicleta. Como você está com a P? Recomendaria a M? Vi que encurtou a mesa para melhorar a pegada do freio. Espero que veja essa mensagem a tempo. Vou esperar sua resposta até o dia 11/06/2018 para definir com o vendedor o tamanho correto. Caso veja e queira me responder pelo whatsapp o meu contato é 84 99681 1111. Bom pedal
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LucasC
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Cadastrado em: 10 Jun 2012 Uruaçu - Goiás Offline Mensagens:674 |
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Os pneus são 700x35, certo? Você acha que cabe maiores, sobra que tanto de espaço no quadro?
Me parece que o top tube é curto neste modelo (pelas especificações a G tem 560mm só, a minha atual tem 590mm), o que você achou da geometria?
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