Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Format 5222 primeiras impressões...
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Format 5222 primeiras impressões...

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Format 5222 primeiras impressões...
    Postado: 20 Mar 2018 as 12:06
Por volta do final do ano passado (2017) estava procurando por uma bike de ciclotur que não me arrancasse os olhos da cara e deparei-me com a Format 5222, um modelo Russo que imediatamente me despertou interesse e ao mesmo tempo curiosidade, pois além de bonita, será que essa bicicleta presta? Quais os componentes? Será que vale a pena? Corri para procurar respostas e para minha surpresa, encontrei muito pouco a respeito dela, foi somente depois de algum tempo que consegui juntar o mínimo de informações necessárias para me encorajar a adquiri-la e agora, com ela em mãos, tentarei apresenta-la em detalhes para aqueles que desejam saber mais sobre essa magrela.


A caixa veio bem lacrada, sem qualquer amassado significativo, o que pra mim denuncia cuidado no manuseio/transporte.



Embalagem:

A bike veio bem embalada e muito bem protegida, com exceção de uma caixinha de papelão, nenhuma outra peça estava solta dentro da caixa, o banco veio envolto em uma proteção de papelão, com certeza ela não veio embalada igual uma Scott, ou Specialized, mas tirando o critério estético, a eficiência no embalo deve ser a mesma, e ao menos para o meu gosto, isso é o que importa.






Montagem:

Sou ruim com estimativas, mas diria que cerca de 85% da bike já vem montada, sendo necessário instalar o para lamas dianteiro, roda dianteira, bagageiro, pedais, guidão e banco, nenhuma dessas peças exige ferramentas especiais, vc precisará basicamente de: um jogo de chaves Allen, uma fenda ou philips pequena, alicate, chaves de boca 10mm e 15mm).
Se você está acostumado a mexer na própria bike, fique tranquilo, montar será molezinha, sempre vale  tomar cuidado extra na hora de instalar os pedais, graxa ajuda, mas não muita, o mais importante é apertar adequadamente, lembrando que pouca pressão pode arruinar o pé-de-vela caso o pedal se solte e vc pedale por um bom tempo sem perceber, assim como pressão em demasia também poderá estragá-lo. 


Depois de montada, como em qualquer bike, faz-se necessário a regulagem dos freios e dos câmbios.

Peças:

A seleção de peças condiz perfeitamente com a proposta da bike, robustez e baixo custo, o destaque fica para os trocadores e câmbios (Claris) que parecem estar acima do nível se comparados ao restante das peças (ou essa impressão é apenas a minha ignorância se manifestando).
Os V-brakes são SRD (sem raça definida) Pro-max e funcionam muito bem, em parte pelo manete Claris, mesmo assim, irei substituí-los por V-brakes Shimano, mas só pq os tenho a disposição.



Os pedais
que vem com ela devem cumprir o seu papel, porém, ñ aparentam ser muito confortáveis para logas pedaladas (caso a sola do seu tênis seja macia) na dúvida, instalei um par de pedais plataforma que estavam guardados aqui em casa.
Os pneus são mistos, mas ñ parecem adequados a estradas de terra solta, porém a baixas velocidades (o que normalmente é o caso em uma cicloviagem) deve entregar aderência suficiente, mas imagino dando certo trabalho em subidas fortes onde a terra forma aquela fina camada solta.



O banco
, junto com a fita do guidão são os pontos fracos do conjunto, em uma pedalada de apenas 3,5km no asfalto, já senti certo desconforto no traseiro, porém, ñ posso descartar a possibilidade de que o banco ainda vá ceder e se adaptar, por conta disso, ficarei com ele por mais um tempo, infelizmente ñ posso dizer o mesmo da fita do guidão, que não me agradou e estarei substituindo-a assim que possível (aceito sugestões de modelos que visão conforto).



PS: Só poderei comentar sobre a qualidade/eficiência de peças como caixa de centro/direção, cubos, K7, pé-de-vela entre outros, depois de rodar por alguns meses, assim que surgir qualquer aspecto interessante irei relatar aqui neste espaço.

Acabamento:

Tendo em mente que este modelo visa baixo custo, imagino os chineses* trabalhando a todo vapor nessas bikes para garantir o preço, infelizmente com essa prática o acabamento acaba sendo um pouco negligenciado, notei rebarbas, excesso de tinta em algumas roscas do quadro o que dificulta a instalação dos parafusos.
O quadro desse modelo é de Cro-mo, particularmente não sei como esse material reage com a umidade, caso ele oxide, será necessário fazer alguns retoques no garfo, pois a tinta parece descascada em alguns pequenos pontos, não reparei nada similar no quadro.
*embora a marca seja Russa a bicicleta é fabricada na China.

Impressões finais:

A primeira vista a Format 5222 é um modelo versátil que entrega o que promete a um custo relativamente baixo (de momento a compra é feita diretamente com o representante o que garante uma boa margem no preço final) a seleção de peças é adequada para a proposta da bike, com destaque as peças Claris, ao quadro em aço Cro-mo e ao bagageiro em alumínio, todavia, upgadres são bem vindos (mas ñ são de modo algum uma necessidade), principalmente nos pedais, no banco e na fita de guidão. Já para uma pegada mais aventureira com muita estrada de chão talvez seja necessária a troca dos pneus por um modelo mais adequado. O acabamento deixa um pouquinho a desejar, mas ñ é nada gritante, provavelmente a maioria das pessoas ñ irá perceber qualquer problema.

No mais, espero que tenham gostado, procurei montar um informativo detalhado, para ajudar aqueles que buscam saber mais sobre a Format 5222.
Agora é só pedalar e mais para frente fazer um review da sua eficiência e qualidade das peças.

Agradeço a sua atenção. Thumbs Up



Editado por Carrinho - 08 Ago 2018 as 08:27
Voltar ao Topo
junior.locatelli Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2015
Criciuma
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar junior.locatelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 13:20
Há dois anos comprei uma bike speed da marca Trinx, deste mesmo representante, nada há reclamar, me atendeu perfeitamente minha necessidade.
Voltar ao Topo
15xsound Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2018
rio de janeiro
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 15xsound Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 17:04
show depois que rodar bem com ela por favor conte o que achou pois me interessei pelo modelo também bom pedal !
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 17:51
Olá Carrinho.
Obrigado pela disposição em fazer esse review. Por favor tem como colocar qualquer junção dos tubos que mostre a qualidade das soldas dela? O quadro é de cromoly? Achou pesado ou +/-?  
Que tamanho é essa?... 56?
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 17:58
O freio é PROMAX. Pode ir de boa.Wink  
Voltar ao Topo
Bitterblood Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2018
Garça
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bitterblood Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 18:33
Bela matéria!   
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 18:34
AH, se puder também mostre foto dos cubos delas... Talvez também sejam Promax.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 19:12
Boa! Parece bem legal a bike. :)
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 19:21

Legal, valeu pelas informações, muito úteis...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 19:29
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Por favor tem como colocar qualquer junção dos tubos que mostre a qualidade das soldas dela?


Fala Ligeirinho, blz? Abaixo segue as fotos que pediu:




Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

O quadro é de cromoly? Achou pesado ou +/-?  
Que tamanho é essa?... 56?


Sim o quadro é de Cr-mo, segundo o fabricante ela pesa 14,1kg, se for comparar com a minha mtb, noto a diferença no peso (são 2kg a mais) mas apenas no manuseio, pedalando ela aparenta ser mais leve, mas isso tem mais a ver com os pneus do que com o peso, porém ainda preciso pegar subidas e estradas de chão para poder te dar uma posição mais precisa.

Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

AH, se puder também mostre foto dos cubos delas... Talvez também sejam  Promax.


Ta na mão:



Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 21:50
Obrigado pelas fotos!Tongue
De muito boa aparência a qualidade das soldas sinalizando a qualidade do projeto executivo do quadro cromoly. Dos cubos fiquei feliz com o dianteiro, parece aqueles Shimano "palito" do começo da década de 90. o Traseiro também parece com alguns que vinham na Specialized em 1998. Enfim tudo coisa boa. Me convenci. Thumbs Up 
Voltar ao Topo
Cenoura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2011
Floripa
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Cenoura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2018 as 11:48
Meus parabéns pelo review! Muito rico e informativo.
Essa Bike tem características de uma gravel. Pesquisei ela bastante.
Se tirar paralamas e bagageiro deve tirar mais de 1kg dela.
Show de Bike.
Show de review
MTB Caloi Elite Carbon Team Sram XX
Gravel bike frankstein 700x35
Road Giant SCR 700x25
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2018 as 13:57
Eu gostaria de ir incrementando o post conforme vou descobrindo mais sobre a bike (só para que tudo fique em um lugar), mas aparentemente não consigo editar as minhas postagens, de qualquer forma, segue abaixo um "update", uma ficha "quase" técnica da bike.

Format 5222 Ficha (quase) técnica:

• Quadro e garfo em cr-mo, garfo já vem com espera para bagageiro lateral.
• Bagageiro traseiro em alumínio.
• Paralamas em plástico.
• Selim Format VL-1236, trilhos em cr-mo (na parte inferior do banco se vê a Inscrição "Velo").

• Câmbios e passadores sti shimano Claris r2400 2x8 (cabeamento interno) 16 velocidades.
• Pedivela Prowheel 34-48.
• K7 Sram PG-830, 11-32T, 8SPD.
• Corrente KMC Z92.
• Movimento central de ponta quadrada.

• Guidão drop em alumínio 420(a)28mm.
• Freios em alumínio promax v-brake.
• Aros 700c em alumínio (parede dupla).
• Pneus kenda kwick bitumen 700x35 (mais info sobre eles aqui: http://bicycle.kendatire.com/en-us/find-a-tire/bicycle/commuter/kwick-bitumen/ - http://bicycle.kendatire.com/en-us/find-a-tire/bicycle/commuter/kwick-bitumen/ )
• Cubos selados e rolamentados.
• Engate rápido nas rodas.

• Tamanhos disponíveis:  P (47x51), M (50x53,2), G (56x56,2)
• Peso aproximado14,5KG.

Fontes:

Revendedor: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-750210270-cicloturismo-at-5222-cr-mo-700c-sti-claris-16v-linda-_JM - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-750210270-cicloturismo-format-5222-cr-mo-700c-sti-claris-16v-linda-_JM
 
 

Editado por Carrinho - 08 Ago 2018 as 08:29
Voltar ao Topo
CiclosLocos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar CiclosLocos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2018 as 11:40
Grande Carrinho!!! Clap

Felicidade de te ver com a Format 5222! Me ajudou bastante no meu tópico.

Faço das suas impressões as minhas... Achei a embalagem legal, o grupo dela é bem bacana, e tudo bem conforme combinado e dentro do custo x benefício. Além das impressões negativas... Selim e fita do guidão. O pedal eu não tive problemas, mas não pedalei mais que 50km com ela até agora (vagabundo, eu sei).

Espero que tenha gostado dessa coisa linda aí! Um grande abraço!
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2018 as 21:34
Obrigado pelas felicitações amigo, realmente estou muito contente com essa russa, tenho mexido nela praticamente todo dia e ela tem se mostrado extremamente versátil.

Quanto ao banco, bem, continuo com o original, ele ñ é perfeito, mas cedeu e já ñ é mais tão desconfortável quanto antes, quando uso minha bermuda com acolchoamento tenho impressão de que posso pedalar o dia inteiro sem qualquer problema (assumindo que as pernas aguentem o tranco kkkkk).

Thumbs Up
Voltar ao Topo
CiclosLocos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar CiclosLocos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2018 as 08:58
Muito bom ler isso e saber que somos parceiros de russinhas hahahaha... Também sou apaixonado pela minha. Pena que não posso pedalar todos os dias. Mas esse fim de semana vamos ficar juntos hahaha parece até que estou falando de mulher né.

O meu selim também não está mais desconfortável, porém, pretendo fazer uma cicloviagem longa, então o Brooks unânime, não vou arriscar hahahaha... Melhor já colocar no orçamento.

Grande abraço Carrinho.
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2018 as 12:31
Originalmente postado por CiclosLocos CiclosLocos escreveu:

então o Brooks unânime, não vou arriscar hahahaha... Melhor já colocar no orçamento.


Meu sonho de consumo esse banco aí LOL

Voltar ao Topo
Paulo Eduardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2010
Registro/SP.
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Eduardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2018 as 15:46
Olá,


Os freios v-brakes funcionam direitinho com os STI Claris?


http://www.causospedalisticos.blogspot.com/

https://www.strava.com/athletes/4421257
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2018 as 09:08
Originalmente postado por Paulo Eduardo Paulo Eduardo escreveu:

Olá,


Os freios v-brakes funcionam direitinho com os STI Claris?




Fala Paulo, blz?
Funcionam muito bem sim, porém, eu ainda ñ os testei com a bike totalmente carregada, mas baseado no rendimento atual devem funcionar bem.
Acredito que seja justamente pelo Claris que a freada tem uma pegada macia e bastante modular, tenho uma mtb com v-brakes e manetes Shimano, o freio funciona bem, mas tem pouco curso e é durão.  
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2018 as 21:27
Acredito que esses vbrakes da format devem ter as hastes mais curtas, por isso é um freio mais modulado, especial pra funcionar com os sti's...
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
JCHRISTIE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2017
Lorena
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JCHRISTIE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2018 as 06:57
Salve galera! Obrigado por compartilhar as impressões que tiveram da Russinha.
Vocês são culpados! risos
A minha está a caminho.  Pretendo fazer up nos freios.  Para tal vou precisar trocar os cubos. Alguém já fez esse up?
Também pretendo trocar os pneus para 700x42 com cravos.  Se alguém tiver realizado ups, fico agradecido por compartilhar, desde já! Abçs!

Voltar ao Topo
JCHRISTIE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2017
Lorena
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JCHRISTIE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2018 as 17:43
Bike recebida, montada, regulada e testada. Agora é só alegria. Vamos curtir aos poucos o novo brinquedinho Smile

Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2018 as 20:08
Originalmente postado por JCHRISTIE JCHRISTIE escreveu:

Salve galera! Obrigado por compartilhar as impressões que tiveram da Russinha.
Vocês são culpados! risos
A minha está a caminho.  Pretendo fazer up nos freios.  Para tal vou precisar trocar os cubos. Alguém já fez esse up?
Também pretendo trocar os pneus para 700x42 com cravos.  Se alguém tiver realizado ups, fico agradecido por compartilhar, desde já! Abçs!



Parabéns pela aquisição JCHRISTIE, aposto que ñ irá se arrepender Clap
Quanto aos ups, eu troquei os freios originais por v-brakes shimano Alivio (mas só porque tinha dois pares parados aqui em casa) e posso dizer que, em comparação, os originais ñ ficam devendo nada.
Talvez futuramente avance para freios a disco, mas por enquanto ñ vejo necessidade.
Eu ñ troquei os pneus, particularmente os achei muito bons (exceto no barro, ñ aderem nada mesmo) os meus já rodaram quase 700km em vários terrenos e nenhum furo (os originais possuem proteção anti-furo).
De qualquer modo, para usar esse tamanho de pneu (700x42), infelizmente será necessário remover os paralamas.

No mais, agradeço a postagem e aproveite o espaço e compartilhe suas impressões Thumbs Up
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2018 as 21:09
A bike já soma mais de 700km, boa parte desta quilometragem fora feita em asfalto, indo e vindo do trabalho, porém, devo ter rodado metade dessa distância em estradas de chão e aproximadamente uns 70km destes em estradas precárias em péssimo estado. 

Tenho em mente que essa distância é insignificante para poder julgar com segurança qualquer aspecto referente a uma bike de ciclotur, por isso, esse post irá se focar principalmente nas modificações feitas e porque foram feitas.



Antes, devo ressaltar que, embora eu tenha trocado um conjunto significativo de peças isso não é indicativo de que essas peças são de baixa qualidade ou que já apresentaram problemas, de maneira alguma, eu gostei tanto da bike original que pensei muito antes de modificá-la, mas em uma bike de ciclotur o conforto ñ deve ser colocado em segundo plano e por isso optei por fazer as seguintes modificações:

Fita de guidão: Nunca tinha mexido com fitas de guidão, como achei necessária a troca da fita original (por ser muito dura), tirei um tempo para experimentar, testei recolocá-la, depois adicionei fita isolante por baixo (uma fita mais grossa e macia), sem sucesso, comprei uma fita de guidão genérica, testei com ambas instaladas (original+genérica por cima), depois, somente com a genérica, por fim, terminei adquirindo e instalando uma fita Shimano Pro que foi a melhor opção.
 
Guidão e mesa: Eu sou um cara baixinho, tenho 1,65m e me fora recomendada a bike no tamanho "P", proporcionalmente, minhas mãos são pequenas e mesmo regulando os manetes ainda ficava difícil de alcançar os freios na posição dos drops. Pesquisando, descobri que guidões do tipo "compact" são recomendados para esse tipo de situação, também achei recomendável diminuir um pouco o alcance da mesa, acabei adquirindo um novo conjunto.

Pedivela: O pedivela original é um Prowheel 34-48, tendo em vista o propósito da bike, não achei uma escolha adequada, porém essa é apenas a opinião de um leigo.
Mesmo assim, gostaria de justificar a troca dizendo que, no meu entendimento, uma bicicleta de cicloturismo (excluindo a categoria "credit card tour") pode tranquilamente sacrificar velocidade máxima em prol de marchas mais leves, justamente porque com a bike carregada acho perigoso atingir altas velocidades (ñ penso em passar dos 40km/h na minha) e para subidas, obviamente marchas mais leves serão muito bem vindas.
Seguindo esse raciocínio, instalei um pedivela 22-36 o que infelizmente exigiu a troca do movimento central.

Problemas:

Até o momento tive apenas um problema com a bike, o refletor traseiro instalado no bagageiro não aguentou a trepidação e quebrou exatamente no parafuso.

Observações:

Quadro tamanho P: O quadro tamanho "P" tem algumas particularidades que acredito ñ estarem presentes nos demais tamanhos, a primeira, e mais irritante é que o detalhe plástico instalado no final do para-lama dianteiro em alguns momentos encosta no pé, estou considerando remover essa peça.
•O seat tube tem um ponto de montagem para cantis, porém, devido ao tamanho do tubo fica quase impossível usar cantis de 700ml ali, faz-se necessária a utilização de suportes que tem os pontos de montagem deslocados ou o uso de adaptadores.
•O outro ponto de montagem para suportes fica próximo, localizado no tubo inferior, tentei instalar ali um suporte XL para garrafas de até 1,5L, coube, mas precisei remover o suporte instalado no seat tube.
•Esse tamanho de quadro deve ser inadequado para bolsas do tipo bikepack, justamente pelo pouco espaço no triângulo central.

Banco: Como descrito acima, continuo com o banco original, acredito que para passeios curtos ele cumpre bem o seu papel, mas para viagens diárias de 40~60km a troca me parece inevitável.

Minha opinião:

Continuo com as mesmas impressões a respeito da Format 5222, ela é robusta mesmo e encara terrenos feios com aquela coragem russa (com exceção de lamaçais).
Ainda tenho muito o que descobrir a respeito dela, mas já me sinto seguro para dizer que não me arrependo desta aquisição.




 




Editado por Carrinho - 08 Ago 2018 as 08:36
Voltar ao Topo
P.uka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar P.uka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 11:58
Oi pessoal! Estou muito interessado nessa bike.

Vinha pesquisando pela Caloi City Tour Comp para ser a minha nova bike de viagens, substituindo a minha atual aro 26. Vi essa Format 5222 no Mercado Livre e gostei de tudo que ela traz. Bike bem completa do quadro aos componentes principais. Com os relatos daqui, vejo que seria realmente a bike ideal por R$500 reais a menos que a antiga pretendente.

Sempre fui de apostas, minha atual de viagens montei peça a peça em um quadro Canadian X-Terra que já tem 4 a 5 anos e nunca apresentou nenhum problema menos depois de muitos km rodados em diversas superfícies.

Pesquisando mais sobre ela, descobri os modelos exatos das transmissões no site russo:
Câmbio Dianteiro: Shimano Claris FD-2400
Câmbio Traseiro: Shimano Claris RD-2400 (não sei se o SS ou GS)
Passadores: Shimano Claris ST-2400
Cassete: Sram PG-830, 11-32T, 8SPD

Será que a nacional já é com os atuais Claris R2000?

Se fosse comprar, nas configurações que encontrei faria algumas modificações:
O câmbio traseiro desse modelo, mesmo se for o longo, não aceita cassetes com mais de 32D. Já o Claris RD-R2000-GS é compatível com 34D. Isso para subidas carregado seria excelente, já que trocar o pedivela por um triplo acarretaria na troca dos passadores tb, que no caso de STI's é inviável pelo preço, pelo menos pra mim não justifica.

Lógico que tudo deve ser testado. Atualmente na minha Peugeot, uso um grupo Tourney A070 que teoricamente, o câmbio traseiro seria até 28D, mas uso com um cassete de mtb 32D e roda suave.

O pedivela tentaria manter o original inicialmente, considerando já estar usando o cassete com 34D. Se ainda assim, vier a sentir a bike pesada em subidas, consideraria um outro com uma relação melhor.

Gosto de freios a disco. Mesmo sendo mecânicos, acredito que sejam melhores que o v-break SRD padrão dela. Então escolheria um compatível com os manetes dentro da linha Shimano.

Perguntei no ML para tirar as dúvidas dos modelos exatos dos compotentes de transmissão. Assim que tiver uma resposta deles, posto aqui.
Voltar ao Topo
P.uka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar P.uka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 16:01
Eles não souberam dizer o modelo exato dos câmbios
Só que o passador é da linha R2000 e o Cassete é um sram 11-28.

Quem tem essa bike, poderia confirmar o modelo dos câmbios?

Traseiro:
Claris RD-2400-GS 32D


Claris RD-2400-SS 28D


Claris RD-R2000-GS 34D


Claris RD-R2000-SS 32D


Comparando com as fotos do anúncio, tenho quase certeza de serem os 2400, principalmente pelos tons acinzentados das peças.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 17:26
Não tem modelo nacional, o vendedor é um mero importador e que aos poucos esta aprendendo sobre bikes, mas é bem leigo no assunto, que dificilmente responde perguntas mais técnicas... Não há uma loja fisica ou autorizadas para vender a bike, a bike chega para eles na caixa como nas fotos do incio desta postagem, e ele encaminha para o comprador... Então não espere uma garantia fácil se tiver algum problema....

Me parece que é que o antigo Claris 2400 mesmo, tanto passadores como cambio e com os cabos passando por fora do manete....

Originalmente postado por P.uka P.uka escreveu:



Será que a nacional já é com os atuais Claris R2000?

Voltar ao Topo
P.uka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar P.uka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 21:03
Sim, nacional que me referia era no sentido de ser o modelo que está anunciado no Mercado Livre.

Mas sem dúvida, garantia ali não será fácil. No Mercado Livre diz que são 1 ano da garantia no quadro e 3 meses nas demais peças.

O bom da compra ser no ML é que qualquer problema que der nesse 1 ano, é possível abrir a reclamação e o dinheiro fica retido na conta de vendedor, mesmo depois de um tempo.

É só relatar os problemas, fotos, vídeos etc pelo sistema de reclamação. Se o ML julgar procedente pelos materiais anexados e pelo relato do ocorrido, o dinheiro volta pra vc.

Logicamente, comprar essa bike é uma aposta. Mas ao menos, no pior do casos, deu um problema no quadro após a garantia, por ser Cromoly é fácil resolver soldando novamente. Existem vários frame builders por aí no Brasil para um serviço especializado ou o bom e velho soldador de tudo de metal de serralheria etc.

Com o tempo teremos mais relatos por aqui e veremos problemas surgindo.
Voltar ao Topo
P.uka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar P.uka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2018 as 10:14
Achei essa imagem postada no Facebook pelo importador em novembro de 2017.

Pela lista se confirma que os câmbios são da linha Claris 2400.
Só os passadores sofreram update pelo jeito para a linha nova.

Resta saber agora se são os SS ou GS.

Aos poucos as infos vão sendo colhidas, já que nos meios oficiais não está tão bem detalhado.

Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2018 as 10:44
George Volpão, conhecido pela divulgação do Gravel no Youtube acabou de adquirir sua Format 5222...

A principio ele ira fazer um review apenas com mudança no pedivela e freios... Depois ele ira fazer outras modificações, inclusive pintura personalizada...



Voltar ao Topo
P.uka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar P.uka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2018 as 11:41
Legal! Dá mais confiança para comprar a bike, o cara é referência no mundo da bike e apostou na marca.

Conversando com um cara que comprou uma no Facebook, ele verificou os câmbios dele e são também da linha Claris R2000, uma ótima notícia.

Agora vamos ver o que o Volpão diz dos câmbios dele.
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2018 as 15:42
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Me parece que é que o antigo Claris 2400 mesmo, tanto passadores como cambio e com os cabos passando por fora do manete....



Na minha os passadores já são do modelo mais novo, os cabos ficam escondidos por baixo da fita de guidão, quanto ao câmbio traseiro, tenho quase certeza de se tratar do Claris RD-2400-GS 32D. Assim que possível irei postar fotos para ilustrar melhor. Thumbs Up
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2018 as 14:18
Originalmente postado por Carrinho Carrinho escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Me parece que é que o antigo Claris 2400 mesmo, tanto passadores como cambio e com os cabos passando por fora do manete....


Assim que possível irei postar fotos para ilustrar melhor. Thumbs Up


Ta na mão....




Voltar ao Topo
giovaniguidi Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mai 2018
Turvo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar giovaniguidi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2018 as 01:14
Boa noite. Esta foto promocional é uma modelo 2015. O modelo atualmente vendido no brasil foram fabricadas em 2017 e já possuem câmbios R2000 e passadores R2000 com cabeamento interno nas fitas do guidão. Já é os modelos novos.
Voltar ao Topo
P.uka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar P.uka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2018 as 11:46
Excelente! Super completa agora!
Voltar ao Topo
P.uka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar P.uka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2018 as 09:59
O Volpão publicou mais dois vídeos sobre a Format 5222:

https://www.youtube.com/watch?v=Rpe5zbVaPDo&t=8s

https://www.youtube.com/watch?v=hu1puG0bZLs

Tem um grupo no Facebook com muitas fotos dela também. Muitas já com alforges e tudo mais. Realmente uma bicicleta pronta pra aventura.

https://www.facebook.com/groups/371555446682595/
Voltar ao Topo
P.uka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar P.uka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2018 as 10:20
Originalmente postado por Carrinho Carrinho escreveu:

Originalmente postado por Carrinho Carrinho escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Me parece que é que o antigo Claris 2400 mesmo, tanto passadores como cambio e com os cabos passando por fora do manete....


Assim que possível irei postar fotos para ilustrar melhor. Thumbs Up


Ta na mão....






A sua já é da linha Claris R2000. Grupo excelente!

Já anunciei a minha atual de viagens e assim que vender, farei a compra da Format 5222
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2018 as 15:46
Originalmente postado por P.uka P.uka escreveu:

Já anunciei a minha atual de viagens e assim que vender, farei a compra da Format 5222


Opa! Boa sorte aí P.uka, vamos torcendo para que essa venda saia logo Clap
Voltar ao Topo
Clebson Melo Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clebson Melo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2018 as 00:10
Prezado Carrinho. 
Vi na sua descrição que vc mede 1,65 de altura. O mesmo que eu. Acabei de solicitar a compra de uma Format e estou na dúvida quanto ao tamanho da bicicleta. Como você está com a P? Recomendaria a M? Vi que encurtou a mesa para melhorar a pegada do freio. Espero que veja essa mensagem a tempo. Vou esperar sua resposta até o dia 11/06/2018 para definir com o vendedor o tamanho correto. Caso veja e queira me responder pelo whatsapp o meu contato é 84 99681 1111.
Bom pedal
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2018 as 09:30
Os pneus são 700x35, certo? Você acha que cabe maiores, sobra que tanto de espaço no quadro?
Me parece que o top tube é curto neste modelo (pelas especificações a G tem 560mm só, a minha atual tem 590mm), o que você achou da geometria? 
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X