Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Força na Produção de Potência
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Força na Produção de Potência

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2011 as 00:20
O povo pergunta, lê, mas não comenta... rs... up, para ver se dá Ibope e discussão construtiva.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2011 as 00:56
Clythio, nao opinei por falta de conteudo mesmo... queria ler mais sobre tudo isso, mas ja tenho uma longa lista na estante me esperando... o que eu aprendi na pratica, inclusive com suas dicas diretas, é que aumentar a cadencia foi um santo remédio para mim... lembra do meu primeiro arquivo de teste 20min ? 70 rpm... pfffff Pinch ... hoje eu estou até mais relax, mas nao deixo de treinar cadencias acima de 110rpm, as vezes até mais, chegando recentemente a 130rpm por 1minuto sem pular no selim... o resultado é que me sinto bem mais à vontade no pelotao quando há variacoes de ritmo, ou seja, meu arsenal de possibilidades aumentou... na estrada, procuro variar a cadencia para trabalhar os diferentes grupos de fibras musculares... numa prova da Copa Amadora aqui em Santo Amaro, sobrevivi até o final dentor do pelotao girando a 110rpm onde todo mundo saia da curva pedalando de pé... se nao fosse isso, teria sobrado...
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2011 as 17:47
Só pra movimentar o tópico.
Que tipo de treino na bike gera hipertrofia?
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2011 as 18:21
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

O povo pergunta, lê, mas não comenta... rs... up, para ver se dá Ibope e discussão construtiva.
Separei esse tópico pra ler, mas ainda não deu tempo, e assim, por enquanto, não posso questionar nada
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2011 as 23:51
Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

Só pra movimentar o tópico.
Que tipo de treino na bike gera hipertrofia?


Graças a Deus, praticamente nenhum, a não ser no longo prazo e de forma indireta.
Claro que esforços maiores como subidas curtas, etc. podem desenvolver volume em quem tem tendência - cada um é cada um, na bike e na academia, também.

Claro que ciclista tem musculatura da perna desenvolvida, se comparado a gente que não faz nada.
Mas o que se deseja é FORÇA, e não VOLUME, de preferencia, Força SEM Volume, sem implicar em hipertrofia.

E o que gera Força, usando a bike, é treino de arrancada sentado com marcha pesada quase parado, sprints curtos explosivos (força+giro=potencia), etc.
Normalmente, simula-se a séries de força na academia - poucas repetições, intervalos grandes para recuperação total e dessa forma evitar a saturação e portanto, evitar a hipertrofia.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2011 as 18:16

Não concordo ou não entendi a regra do Max, de que a Força não é limitante e que assim, basta aumentar a Cadência pra ter mais Potência.

Cada um tem sua Força de acordo com o que treinou; conforme aumenta a Cadência, na merma marcha, mais Potência, mas isso tem limite; conforme aumenta a Cadência, na mesma macha, começa queimar a perna (acabou a Força do kara), daí tem que diminuir Cadencia ou cambio. Se treinar mais Força, vai aguentar girar mais nessas condições e terá mais Potência. 
Aumentar só Cadência não adianta, pois tem os limites do corpo (sobe a FC), pois se apenas girando o pedevela sem tração num rolo solto já exige energia, quanto mais traçado. 
Mas tem sentido a tese do Cinty, de que quanto maior a POtencia, maior deve ser a Cadência em termos de custo/beneficio do giro alto. (acho que aproveita a rotação pra ganhar potencia, coisas de física que eu nada sei)
 
Euriko> Eu tb me vejo como vc disse: quando me é exigido mais Potência, preciso aumentar a Cadência pois a musculatura começa doer, etc, mas pra mim tenho consciência que é porque minha força tá me limitando.
Quando eu treinava Força acho que tava melhor que hj...rsrsrs
 
O Lance é aumentar Cadencia e Força, ambas
 
 


Editado por Match - 08 Fev 2011 as 18:28
Voltar ao Topo
Neilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2010
campos /rj
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2011 as 00:47
Este tópico foi muito bom para tirar algumas dúvidas e posso dar 1 contribuição para o mesmo com o pouquissimo tempo que eu venho treinando com pt.
Percebi que no meu caso, existe 1 ponto especifico onde o giro e a potência se tornam agradaveis ,ou suportaveis por mais tempo.
Ex; eu aumento a potencia e o giro e minha fc e principalmente musculatura nao sofrem tanto.Acabei encontrando 1 faixa de giro(96-102) para tiros mais fortes onde até consigo baixar ou manter estavel a fc na medida que aumento o tempo do tiro( principalmente de 5/10 min).
Acredito muito no que Clythio disse, a genetica influência muito, e para mim você deve procurar nos treinos encontrar seu ponto de equilibrio ( giro ) e trabalhar os treinos em cima dele.

Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2011 as 13:13
Isso. Cada um tem seu ponto de equilibrio, mas ele não é fixo eternamente: o voce pode aumentar a cadencia com treinamento sem reduzir a força= mais potencia
Voltar ao Topo
Ligero Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jun 2011
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2011 as 14:25
O coneito de potencia que vii ate agora esta tudo errado. O pior erro de todos e tentar reproduzir conhecimento e nao tentar adquirir esse conhecimento, atravez da leitura de artigos "CIENTIFICOS" ou livros. Podem aprender um pouco mais nesse livro SUzan Hall, 2001 , livro de biomecanica basica onde tem todos esse conceitos.
Conceito de potencia: P=Força x deslocamento sobre tempo. Força= massa x aceleraçao
A questao e: nao força na produçao de potencia ........... mas qual a relaçao que a força tem na produçao de potencia.
Pelo que vi vcs nao vao conseguir responder isso jamais, isso vale tese de mestrado.
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2011 as 18:02
Originalmente postado por Ligero Ligero escreveu:

O coneito de potencia que vii ate agora esta tudo errado. O pior erro de todos e tentar reproduzir conhecimento e nao tentar adquirir esse conhecimento, atravez da leitura de artigos "CIENTIFICOS" ou livros. Podem aprender um pouco mais nesse livro SUzan Hall, 2001 , livro de biomecanica basica onde tem todos esse conceitos.
Conceito de potencia: P=Força x deslocamento sobre tempo. Força= massa x aceleraçao
A questao e: nao força na produçao de potencia ........... mas qual a relaçao que a força tem na produçao de potencia.
Pelo que vi vcs nao vao conseguir responder isso jamais, isso vale tese de mestrado.

Caro Ligero,

De forma mais básica possível. Partindo da definição que Potência (P) = Trabalho realizado (W) / Variação de tempo (t) ou melhor que em movimentos circulares a Potência (P) = Torque (T) x Velocidade angular (Va); e que a definição de Torque é momento de uma força (M= força (F) x distância(d)), temos:

P = F x d x Va, olha a força aí.

Agora, se não foi isso que você quis dizer, favor explicar melhor sua colocação e contribua para o fórum. Ou está apenas querendo completar o número de mensagens para postar nos classificados? Se não for isso peço desculpas e sua colaboração.

Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 02:03
Amigo, vamos mais devagar:

O coneito de potencia que vii ate agora esta tudo errado. Qual conceito de potência? Onde você viu? O que está errado?


. O pior erro de todos e tentar reproduzir conhecimento e nao tentar adquirir esse conhecimento, atravez da leitura de artigos "CIENTIFICOS" ou livros. Isso equivale a dizer que o pior erro que todo mundo comete de manhã cedo é usar a roda redonda no carro para ir trabalhar, ao invés de tentar descobrir uma outra roda mais redonda. O conceito de potência foi descoberto sim a bastante tempo, e toda uma comunidade científica parece aceitá-lo em consenso. Podem aprender um pouco mais nesse livro SUzan Hall, 2001 , livro de biomecanica basica onde tem todos esse conceitos. Que livro é esse? Susan Hall é o autor ou o livro? E porque ler um livro se é melhor descobrir tudo por nós mesmos???
Voltar ao Topo
Ligero Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jun 2011
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 21:21
Originalmente postado por André Martins André Martins escreveu:

Originalmente postado por Ligero Ligero escreveu:

O coneito de potencia que vii ate agora esta tudo errado. O pior erro de todos e tentar reproduzir conhecimento e nao tentar adquirir esse conhecimento, atravez da leitura de artigos "CIENTIFICOS" ou livros. Podem aprender um pouco mais nesse livro SUzan Hall, 2001 , livro de biomecanica basica onde tem todos esse conceitos.
Conceito de potencia: P=Força x deslocamento sobre tempo. Força= massa x aceleraçao
A questao e: nao força na produçao de potencia ........... mas qual a relaçao que a força tem na produçao de potencia.
Pelo que vi vcs nao vao conseguir responder isso jamais, isso vale tese de mestrado.

Caro Ligero,

De forma mais básica possível. Partindo da definição que Potência (P) = Trabalho realizado (W) / Variação de tempo (t) ou melhor que em movimentos circulares a Potência (P) = Torque (T) x Velocidade angular (Va); e que a definição de Torque é momento de uma força (M= força (F) x distância(d)), temos:

P = F x d x Va, olha a força aí.

Agora, se não foi isso que você quis dizer, favor explicar melhor sua colocação e contribua para o fórum. Ou está apenas querendo completar o número de mensagens para postar nos classificados? Se não for isso peço desculpas e sua colaboração.
 
 
Caro André,
 
Vc nao esta errado, soh tem uma coisa quedeve estar confundindo, como disse anteriomente vc pode relacionar potencia e velocidade angular. Agora falar que P=FxdxVa isso e ridiculo, olha ai força ai(vc me faz rir). De onde vc tirou isso.
Velocidade Angular ou de rotaçao ocorre ao redor de um eixo, é a medida em angula nas articulaçoes.
e momento é:M=mxV 
 
E o torque esta relacionado com a Va, adequando a angulaçao certa vc ira gerar um maior torque, que te ajudara em uma melhor potencia.
 
Nem entrarei em mais detales ou conceitos, sei que vai ser em vao. Agora, nao preciso de aumentar meu numero de msg, isso aq nao me acrescenta em nada. procurei o forum para tirar duvidas em relaçao a bike que estou querendo comprar, mas ja vi que foi a pior burrice de todas.
Voltar ao Topo
Ligero Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jun 2011
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 21:30
 
 
 
E maximilian,
 
 
Vc e realmente um cara muito esperto, para nao colocar outro adjetivo (burro).
Se nao sabe ler, ou fica com ironias, cara, isso nao te levara a nada.
E porque ler um livro, vc nao deve ter uma profissao ou algo assim, deve ser dono de casa(empregado), mas ate empregada tem que ler, para limpar melhor ou saber qual produto usar. Vc deve ser do tipo que reproduz o que os colegas e amigos dizem.
Para vc, nem tenho comentarios, coisa mais ridicula que disse.
PARA QUE LER
 
RIDICULO
 
Voltar ao Topo
Neilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2010
campos /rj
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 23:07
Ligero, volta das profundezas de onde você veio. E para você que está tentando demonstrar ser 1 pessoa muita culta, aprende a escrever corretamente. seu portugues esta uma merda.
Vem na merda do tópico pra bagunçar porra, vai la fazer seu anuncio logo vai.
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 00:16
kkkkkkkkkk que viagem meu

eh cada um que aparece rs
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
jjmac Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2010
BH/MG
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jjmac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 03:35
Bakana mesmo a pergunta do max, pra variar otimas colocaçoes do alex e do Clythio, eu tb vou dar o meu piteco com a ajuda do alex:
 
"embora eu seja 100% pela especificidade pra quem quer evoluir bem e rápido no ciclismo, acho que a musculação sim pode ajudar. Tudo questão de forma, momento e acúmulo de longo prazo."
  Concordo completamente, nada melhor que a especifidade. Mas.... ja me perguntaram se correr melhor pedalar, se nadar melhor, se isso ou aquilo melhora, e se esses que perguntam forem como nós (nao profissionais) nada melhor que aquela variada, até pra dar mais vontade em cima da bike. Existem livros de anatomia aplicada ao ciclismo e com enfoque na musculaçao. Bike nao é só perna. Gluteo, abdome e lombar sao importantissimos na estabilizaçao, no equilibrio. os musculos do nosso pescoco deve ser resistente pra aguentar a posiçao do ciclismo. Quem pode falar que pilares, ioga, que melhoram flexibilidade, propriocepçao, nao faz bem pra quem pedala? E varios outras atividades paralelas que pode ajudar tb.
 
   Concordo tb com clythio que um trabalho de força pura é dificil de ser feito em 15min, mas em intervalos bem menos com recuperaçao passiva pra dar preferencia ao atp e nao a diminuir o lactato.
 
    Galera, sou medico, mais ciclista, marido filho e etc que medico, especializando em med. do esporte e fissurado na fisiologia, mas pelo que vejo o forum ta cheio dos fissurados na fisiologia tb.
Voltar ao Topo
jjmac Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Set 2010
BH/MG
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jjmac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 03:37
Nossa, li minha resposta de novo e vou procurar urgente um prof de portugues!!!eta lingua viu!
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 12:42
Originalmente postado por Ligero Ligero escreveu:

Originalmente postado por André Martins André Martins escreveu:

Originalmente postado por Ligero Ligero escreveu:

O coneito de potencia que vii ate agora esta tudo errado. O pior erro de todos e tentar reproduzir conhecimento e nao tentar adquirir esse conhecimento, atravez da leitura de artigos "CIENTIFICOS" ou livros. Podem aprender um pouco mais nesse livro SUzan Hall, 2001 , livro de biomecanica basica onde tem todos esse conceitos.
Conceito de potencia: P=Força x deslocamento sobre tempo. Força= massa x aceleraçao
A questao e: nao força na produçao de potencia ........... mas qual a relaçao que a força tem na produçao de potencia.
Pelo que vi vcs nao vao conseguir responder isso jamais, isso vale tese de mestrado.

Caro Ligero,

De forma mais básica possível. Partindo da definição que Potência (P) = Trabalho realizado (W) / Variação de tempo (t) ou melhor que em movimentos circulares a Potência (P) = Torque (T) x Velocidade angular (Va); e que a definição de Torque é momento de uma força (M= força (F) x distância(d)), temos:

P = F x d x Va, olha a força aí.

Agora, se não foi isso que você quis dizer, favor explicar melhor sua colocação e contribua para o fórum. Ou está apenas querendo completar o número de mensagens para postar nos classificados? Se não for isso peço desculpas e sua colaboração.
 
 
Caro André,
 
Vc nao esta errado, soh tem uma coisa quedeve estar confundindo, como disse anteriomente vc pode relacionar potencia e velocidade angular. Agora falar que P=FxdxVa isso e ridiculo, olha ai força ai(vc me faz rir). De onde vc tirou isso.
Velocidade Angular ou de rotaçao ocorre ao redor de um eixo, é a medida em angula nas articulaçoes.
e momento é:M=mxV 
 
E o torque esta relacionado com a Va, adequando a angulaçao certa vc ira gerar um maior torque, que te ajudara em uma melhor potencia.
 
Nem entrarei em mais detales ou conceitos, sei que vai ser em vao. Agora, nao preciso de aumentar meu numero de msg, isso aq nao me acrescenta em nada. procurei o forum para tirar duvidas em relaçao a bike que estou querendo comprar, mas ja vi que foi a pior burrice de todas.

É chefe acho que eu tenho que estudar mesmo pra alcançar seu nível. Mas vou só esclarecer de onde "tirei" a definição de Momento de uma força. Aliás, vou dar uma dica e procure você (não seja preguiçoso, OK.). Está no conceito alavanca, uma das ferramentas básica da física. E que, não por acaso, é o que é um pedivela,uma alavanca. Mas você já deve saber disso.
Pra não falar que "inventei" isso. Tal definição é um conceito básico na formação de engenharia civil. Principalmente no cálculo de esforços e cargas em estruturas. Se você tiver o mínimo de conhecimento de engenharia vai entender o que estou falando.
Boa sorte na pesquisa.

Edit: Não acho que sua entrada no fórum tenha sido burrice. Mas exponha melhor seus conceitos e principalmente escreva de forma mais educada que todos irão te responder da mesma forma. Isso não só aqui nesse tópico, mas também nos outros que você postou.
Só acrescentando que essa será minha última resposta quanto a essa discussão. O tópico não foi criado para conceitos de física ou engenharia.
E seja bem vindo!


Editado por André Martins - 14 Jul 2011 as 12:56
Voltar ao Topo
Ligero Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jun 2011
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 22:13
Olá,
 
Gostei muito do que disse. A musculaçao e essencial, respeitando sua fase de treinamento e sempre valido. Podemos tentar chegar a musculaçao o mais proximo do ciclismo, "inventando" exercicios simulando uma pedalada, por exemplo, claro que tem que ter coerencia, nao sair fazendo o que der na cabeça. Mas acho que um treinamento de força, para que ele seja realmente relevante estatisticamente, e melhor fazer um treino na bike,totalmente especifico. Isso nao e tao dificil como parece, nunca fiz, mas sei que da uma certa dor de cabeça para montar um treino deste estilo, creio que dara mais resultado que na musculaçao. Mas como disse sao fases do treinamento.
 
E achei mais legal ainda, foi o que vc falou sobre a musculatura estabilizadora, muito importante. E na maioria das vezes deixamos de lado pensando que nao ira interferir, sendo que a musculatura mais exigida e a de membros inferiores.
 
Valeu
Voltar ao Topo
Ligero Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jun 2011
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 22:15
Originalmente postado por jjmac jjmac escreveu:

Bakana mesmo a pergunta do max, pra variar otimas colocaçoes do alex e do Clythio, eu tb vou dar o meu piteco com a ajuda do alex:
 
"embora eu seja 100% pela especificidade pra quem quer evoluir bem e rápido no ciclismo, acho que a musculação sim pode ajudar. Tudo questão de forma, momento e acúmulo de longo prazo."
  Concordo completamente, nada melhor que a especifidade. Mas.... ja me perguntaram se correr melhor pedalar, se nadar melhor, se isso ou aquilo melhora, e se esses que perguntam forem como nós (nao profissionais) nada melhor que aquela variada, até pra dar mais vontade em cima da bike. Existem livros de anatomia aplicada ao ciclismo e com enfoque na musculaçao. Bike nao é só perna. Gluteo, abdome e lombar sao importantissimos na estabilizaçao, no equilibrio. os musculos do nosso pescoco deve ser resistente pra aguentar a posiçao do ciclismo. Quem pode falar que pilares, ioga, que melhoram flexibilidade, propriocepçao, nao faz bem pra quem pedala? E varios outras atividades paralelas que pode ajudar tb.
 
   Concordo tb com clythio que um trabalho de força pura é dificil de ser feito em 15min, mas em intervalos bem menos com recuperaçao passiva pra dar preferencia ao atp e nao a diminuir o lactato.
 
    Galera, sou medico, mais ciclista, marido filho e etc que medico, especializando em med. do esporte e fissurado na fisiologia, mas pelo que vejo o forum ta cheio dos fissurados na fisiologia tb.
 
 
Olá,
 
Gostei muito do que disse. A musculaçao e essencial, respeitando sua fase de treinamento e sempre valido. Podemos tentar chegar a musculaçao o mais proximo do ciclismo, "inventando" exercicios simulando uma pedalada, por exemplo, claro que tem que ter coerencia, nao sair fazendo o que der na cabeça. Mas acho que um treinamento de força, para que ele seja realmente relevante estatisticamente, e melhor fazer um treino na bike,totalmente especifico. Isso nao e tao dificil como parece, nunca fiz, mas sei que da uma certa dor de cabeça para montar um treino deste estilo, creio que dara mais resultado que na musculaçao. Mas como disse sao fases do treinamento.
 
E achei mais legal ainda, foi o que vc falou sobre a musculatura estabilizadora, muito importante. E na maioria das vezes deixamos de lado pensando que nao ira interferir, sendo que a musculatura mais exigida e a de membros inferiores.
 
Valeu
Voltar ao Topo
Ligero Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jun 2011
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 22:31
Originalmente postado por André Martins André Martins escreveu:

Originalmente postado por Ligero Ligero escreveu:

Originalmente postado por André Martins André Martins escreveu:

Originalmente postado por Ligero Ligero escreveu:

O coneito de potencia que vii ate agora esta tudo errado. O pior erro de todos e tentar reproduzir conhecimento e nao tentar adquirir esse conhecimento, atravez da leitura de artigos "CIENTIFICOS" ou livros. Podem aprender um pouco mais nesse livro SUzan Hall, 2001 , livro de biomecanica basica onde tem todos esse conceitos.
Conceito de potencia: P=Força x deslocamento sobre tempo. Força= massa x aceleraçao
A questao e: nao força na produçao de potencia ........... mas qual a relaçao que a força tem na produçao de potencia.
Pelo que vi vcs nao vao conseguir responder isso jamais, isso vale tese de mestrado.

Caro Ligero,

De forma mais básica possível. Partindo da definição que Potência (P) = Trabalho realizado (W) / Variação de tempo (t) ou melhor que em movimentos circulares a Potência (P) = Torque (T) x Velocidade angular (Va); e que a definição de Torque é momento de uma força (M= força (F) x distância(d)), temos:

P = F x d x Va, olha a força aí.

Agora, se não foi isso que você quis dizer, favor explicar melhor sua colocação e contribua para o fórum. Ou está apenas querendo completar o número de mensagens para postar nos classificados? Se não for isso peço desculpas e sua colaboração.
 
 
Caro André,
 
Vc nao esta errado, soh tem uma coisa quedeve estar confundindo, como disse anteriomente vc pode relacionar potencia e velocidade angular. Agora falar que P=FxdxVa isso e ridiculo, olha ai força ai(vc me faz rir). De onde vc tirou isso.
Velocidade Angular ou de rotaçao ocorre ao redor de um eixo, é a medida em angula nas articulaçoes.
e momento é:M=mxV 
 
E o torque esta relacionado com a Va, adequando a angulaçao certa vc ira gerar um maior torque, que te ajudara em uma melhor potencia.
 
Nem entrarei em mais detales ou conceitos, sei que vai ser em vao. Agora, nao preciso de aumentar meu numero de msg, isso aq nao me acrescenta em nada. procurei o forum para tirar duvidas em relaçao a bike que estou querendo comprar, mas ja vi que foi a pior burrice de todas.

É chefe acho que eu tenho que estudar mesmo pra alcançar seu nível. Mas vou só esclarecer de onde "tirei" a definição de Momento de uma força. Aliás, vou dar uma dica e procure você (não seja preguiçoso, OK.). Está no conceito alavanca, uma das ferramentas básica da física. E que, não por acaso, é o que é um pedivela,uma alavanca. Mas você já deve saber disso.
Pra não falar que "inventei" isso. Tal definição é um conceito básico na formação de engenharia civil. Principalmente no cálculo de esforços e cargas em estruturas. Se você tiver o mínimo de conhecimento de engenharia vai entender o que estou falando.
Boa sorte na pesquisa.

Edit: Não acho que sua entrada no fórum tenha sido burrice. Mas exponha melhor seus conceitos e principalmente escreva de forma mais educada que todos irão te responder da mesma forma. Isso não só aqui nesse tópico, mas também nos outros que você postou.
Só acrescentando que essa será minha última resposta quanto a essa discussão. O tópico não foi criado para conceitos de física ou engenharia.
E seja bem vindo!
 
 
Olá chara,
 
Sei sim desses conceitos de alavancas, mas conheço muito pouco de engenharia.
Temos na area da educaçao fisica alguns conceitos de alavancas, irei citar para voce, mas creio que seja um pouco diferente dos conceitos da engenharia. Mas sendo da mesma forma alavancas, nao fugindo muito do conceito, acho que so na aplicaçao.
Temos tres tipos de alavancas:
Alavanca interpotente, intersistente e interfixa.
 
ah ah ah quase me esqueci, vc nao esta errado em falar sobre momento de força, mas isso e diferente so de momento.
 
A alavanca depende do torque (momento de força). Em um sistema de alavancas existira dois torques no minimo.
torque de força e torque de resistencia.
 
 
Cara eu fico loco com todos esse conceitos, mas gosto de trocar ideias. Gosto de ajudar a galera a tentar mudar o pensamento perante atividade fisica.
Pois nao e soh correr,ou pedalar, e simplesmente seu rendimento ira melhorar, e muito mais complexo que isso.
 
Como nosso colega jj disse, temos que respeitar a fisiologia, pois sao esse fatores que irao fazer melhorar sua capacidade de resistir a fadiga, sua força, potencia, tudo.
 
valeu
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 23:41
Ok Ligero. Vamos trocando informações.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 23:45
Caraca, Ligero, xará...!!!!
Você dinovo?
Ligero 1, 2, 3, tendendo a "n" para "t" tendendo ao infinito, integral com resultado nulo, com certeza...
Há, há... ai, ai, ai..., achu qui eu tou doidão di endorfina.. ah, ah, isso dá um barato....
Diz aí, uquié qui tu toma?
É dixeirá ou diinjetá?

Editado por Clythio - 14 Jul 2011 as 23:50
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2012 as 17:04
Teoricamente, vale o custo de manter alta cadência pra mesma potencia, pra economizar pernas... mas memso aasim vejo caras que teiman em dar pesado (que aqui se chama massa-barro), mas andam muito bem, pois a vantagem é que não detona tanto o coração como girar alto.
Eu procuro cadencia acima de 92rpm no treino, mas se este for pesado, vejo que conforme o tempo passa e aumenta o cansaço, a tendência e baixar o rpm, pois senão o coração se mantém muito alto, mas se manter só baixa cadência, começa queimar as pernas, de forma que o lance é procurar o ponto de equilíbrio.
Logo, esse assunto é sempre muiiiito complexo.
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2012 as 17:27
Pergunto se não seria interessante treinar as duas coisas em dias distintos?
Tipo um dia vou pedalar 2 hrs visando giro alto (coroinha) acima de 100 rpms (mais giro).
E outro dia pedalar as mesmas 2hrs visando baixo giro na casa dos 85 rpms (mais força).
Assim dependendo do relevo da prova aplicar o ritmo/giro mais adequado ao terreno.
O que acham?
Eu tenho costume de girar mais do que os amigos mas esse ano estou pensando em começar a girar menos e fazer mais força. Abraço.
Voltar ao Topo
Neilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2010
campos /rj
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2012 as 22:03
Glauber, iniciei meu planejamento de base para este ano trabalhando em cima doque você disse.Inicialmente estou focanco os treinos com uma cadencia maior ( 101/103 média )e estou sentindo uma grande diferença na recuperação entre os treinos, levando em conta que meus tiros de 20 min até o final de 2011 estavam na media de 93/97, dependendo da potencia e estagio da preparação .
Minha idéia é que no momento que eu começar a forçar os treinos , eu consiga aumentar a potencia sem baixar tanto a cadencia e ver se realmente vou sentir diferença no próprio treino e na recuperação.
Sábado pela manhã por exemplo fiz 92km em 3h e 30 min com 100 rpm de média.Domingo acordei zerado, parecia que tinha feito um giro de 1h no máximo bem leve.
Voltar ao Topo
apolotorres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mar 2011
Diadema - SP
Offline
Mensagens:983
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apolotorres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2012 as 23:46
Comentaram aqui sobre os benefícios alcançados pelo Lance ao trabalhar com cadências mais altas e essa história de força e cadência sempre dá muito pano pra manga, e eu mesmo não sei bem em que lado eu me enquadro, porque sou a favor de girar bastante, mas conforme o cansaço vai batendo, tenho sérias dificuldades em manter uma cadência alta.

Já disseram tbm que é difícil conseguir resultados significativos tanto aumentando somente a força quanto somente a cadência, porque ambos tem um limiar "otimizado", que apesar de não ser o mesmo para todos, não foge muito de um parâmetro (+ou- 60 a 100 rpm para a cadência, por exemplo)

Citaram aqui uma coisa que pra mim é importantíssima, mas não gerou muitos comentários, que é a EFICIÊNCIA NA APLICAÇÃO DA FORÇA.
O que acho que ninguém aqui falou até agora sobre o Lance é que, muito mais importante que o trabalho de cadência, a maior evolução que ele conseguiu foi na qualidade da pedalada, ou a "pedalada redonda".
Na minha opinião essa é a melhor forma de conseguir produzir mais potência sem ter que mudar nada na quantidade de força ou velocidade da cadência.
Dá pra perceber que o Lance puxa o pedal pra cima constantemente, mesmo quando pedala em pé. E o Contador faz exatamente a mesma coisa. Dá até pra ver que o corpo deles meio que "pula" quando estão pedalando em pé por conta das puxadas, enquanto outros ciclistas não fazem isso.
Eu até já vi uma vez um gráfico da aplicação de força durante a pedalada do Lance. Antes de fazer esse trabalho ela tinha um pico de força que ia mais ou menos da posição de 2h até as 6h no máximo, e depois desse trabalho ela ficou quase que por igual durante todo o ciclo.

E durante a puxada se utiliza um grupo muscular totalmente diferente, ou seja, aproveita muito mais o que o corpo tem a oferecer.

Quando eu faço essa puxada, percebo que minha velocidade sempre aumenta consideravelmente, mas eu não consigo permanecer fazendo esse trabalho por muito tempo. Em cadências mais baixas acho mais fácil. Parece que muda o apoio do corpo sobre a bicicleta, exige mais da região abdominal.

Para esse ano a minha principal meta são esses treinos educativos de aproveitamento da pedalada.
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2012 as 01:03
Eu ainda não faço idéia de como será a recuperação. Confeso que por ter me acostumado com cadências na casa de 95 ou mais não sei dizer se rodar na casa dos 85 será mais rápido ou mais lento a recuperação das pernas. Gosto de ler a respeito e testar para ver como a coisa funciona, por isso pergunto aos mais experientes aqui do fórum.

Eu não consigo fazer esse giro redondo por muito tempo. Costumo aplicá-lo em uma subida de ladeira onde o povo quer deixar / dar tiro. Nessa hora uso a puxada para ganhar mais velocidade/força. Mas acho impraticável rodar uma hora nessa condição pois fadiga muito as pernas e eu ainda teria de correr após o pedal. Termina sendo uma fórmula braba de encontrar pois tem de rodar forte mas ao mesmo tempo poupar as pernas. Sim os músculos envolvidos na `puxada` são diferentes da `empurrada` mas mesmo assim cansa pacas. Em alguns treinos de ladeiras íngremes costumo puxar mais do que empurrar e noto que chego ao topo mais rápido, mas esse é um trabalho de poucos minutos.

Lendo e aprendendo. Abração.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2012 as 03:29
Já se faz praticamente 1 ano do meu último post neste tópico e com mais experiência hoje dá para ter uma visão melhor. Este lance da puxada é bem interessante, quando eu aprendi isto, comecei a treinar e consigo rodar um bom tempo neste esquema. Treinei muito este lance e no plano e principalmente nas subidas tem me ajudado muito.

Sobre o lance da cadência, lendo alguns posts e comentários de colegas mais experientes eu foquei meus treinos de base com giro mais alto. Em um trajeto de 80 km eu faço média de 91 rpm, isto considerando que tem subidas razoáveis. Só que nas descidas acabo rodando com menor cadência, acabo focando mais manter o giro nas subidas. Hoje fiz um treininho de escalada e consegui rodar nas subidas de 50x16 a 85 rpm na média, não são nenhumas subidas monstro, mas desníveis de 50 m e de até 2 km de extensão e achei satisfatório o resultado, média de 30km/h.

O que eu notei depois de um tempo foi que quando girava mais travado não conseguia despejar a mesma potência que consigo hoje girando mais. É meio redundante isto, mas dá para manter uma constância forte pegando um falso plano mantendo uns 100 rpm em uma marcha pesada, noto que aplico menos força para manter, por exemplo, 34 km/h do que se tivesse a uns 70 rpm. Mas cada um é cada um, eu sou um peso pena de 65 kg, pode ser que meu biotipo ajude.

Espero ter ajudado em algo.
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2012 as 11:15
Achei que esse tópico estava enterrado....bom que continua vivo.

Uma excelente ferramenta para trabalhar "estudos" com cadência e potência na produção de força é o rolo fixo. Melhor se for usado com medidor de potência, mas não é essencial. 

Acredito que sessões de uma hora, bem feitas, produzem bons resultados em 2 ou 3 semanas, com duas ou três sessões semanais.

Um bom começo é conhecer cadência e força "naturais", em velocidade (ou potência) de cruzeiro.

A partir daí, podem ser criadas séries específicas visando:

- manutenção da potência (ou vel.) com aumento de cadência;
- idem com dim. de cadência (aumento de força);

Com relação a esse exercício, a variação de uma engrenagem no cassete já é mais do que suficiente. Se houver, por exemplo, uma mudança de 53x17 para 53x15 na tentativa de segurar a mesma cadência (ou seja, aumento de potência causado por aumento de força), isso já irá trazer uma sensação de peso nas pernas. O mesmo vale de 53x17 para 53x19 - a FC irá subir e a sensação de cansaço (cardio) aumentar. 

O interessante é começar variando cadência (+ / -) dentro de uma mesma potência ou velocidade, para minimizar a fadiga (cardio e muscular). Num passo subsequente e mais doloroso, buscamos o aumento de potência com mais força / mais cadência. 

Sessões de uma hora no trainer com esse tipo de exercício são extremamente eficazes e fáceis de monitorar. Pelo menos pra mim funciona :-)


Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2012 as 11:41
É um baita de um treino hein Max! Com certeza, com um rolo e um powermeter é possível fazer diversos testes! Eu gosto desta brincadeira de números, mas não tenho recursos para medir precisamente hoje. Ontem no circuito que rodo fiz o teste no falso plano e foi possível fazer um comparativo, ali é um trecho onde passo a 30 km/h em passo normal, ontem no treino de força notei que com cadência baixa senti muito mais as pernas. Na segunda volta subi o giro e otimizou a pedalada.

Vou começar anotar estes dados, não serão muito acurados, porém vai dar para tirar uma noção. Se estivesse com um Edge 500 na mão daria para controlar legal marcando o trecho como lap ou então vou ver se consigo controlar pelo passo no Sports-Tracker. Vou ver se pelo menos 1 vez por semana faço este treino específico para comparar os resultados. Wink
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2012 as 12:15
Se vc.  conseguir fazer em um local onde fatores externos sejam minimizados, tanto melhor. 

Sugiro passar pelo menos 3 semanas variando cadência dentro da velocidade atual apenas para "sentir" o trabalho de aumento de força / cadência sem sobrecarregar demais o sistema todo. 

Quando vc. já tiver adquirido um conforto maior com a nova cadência (seja ela mais alta ou mais baixa) dentro da velocidade atual , aí vc. parte para o aumento de velocidade (= manutenção da cadência com variação de metragem ou manutenção da metragem com variação na cadência). 

Outra sugestão: começar com séries de 10 min, e não variar mais de uma engrenagem para cima ou para baixo no cassete. 

Como esse é um exercício puramente específico, acredito que traga resultados mais diretos do que qualquer exercício de musculação (salvo no caso de provas de arrancada em velódromo).
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2012 as 12:41
Hoje a noite vou traçar a rota deste treino no Google Earth para plotar o gráfico, o bom é que esta subida fica entre duas rotatórias, daí consigo subir treinando e já retornar na recuperação. Ontem o meu passo neste trecho foi de aproximadamente 1:55 min e média de 30,9 km/h segundo o Sports-Tracker, tenho ali até uns 1200 metros de pista apenas.

Tirando o fator vento eu não vejo nada mais limitante, creio que vai dar para fazer um bom comparativo. Nem que eu pluge o ciclo só na faixa de treino para colher os dados, vamos no improviso mesmo! hehehehe Tongue Vou seguir sua dica de 3 semanas, sexta agora vou começar! Wink
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2012 as 13:30
Esse ano eu 'arrumo' um PM e ai poderei fazer comparativos melhores e acompanhar a evolução.
No treino de hoje, 2hrs, comecei os 20 primeiros mins rodando bastante, coroinha e > 100 rpms depois fiquei segurando o giro baixo < 90 rpms por todo o treino. As pernas tão um caco e pela primeira vez a média geral ficou em 81 rpms. Nunca deu abaixo de 85. Com o passar dos treinos vou comparando as médias com os treinos do ano passado (com cadência mais alta) que estão no site/programada da Garmin.
Confesso que imaginava que iria sentir mais fadiga nas pernas por girar menos e fazer mais força.
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2012 as 13:45
Eu não tinha me dado conta que era uma subida. 

Vou fazer um comentário bem empírico e subjetivo com relação a isso. 

Se você fizer um teste de limiar de potência na subida (20min. esforço constante máximo), terá um resultado X. Se fizer o teste no plano, terá um resultado Y, que tende (tende....) a ser menor que X.

Isso porque subindo em geral temos uma cadência mais baixa que a nossa cadência natural no plano, e isso leva à utilização de mais força na produção da potência - ao menos intuitivamente. E essa maior utilização de força tende novamente - pelo menos em durações relativamente curtas - à produção de maior potência, mesmo com diminuição expressiva da cadência. 

Números de alguns atletas que eu conheço indicam entre 20 e 30 Watts a menos no teste de reta em relação ao de subida. Essa semana mesmo recebi um arquivo de um amigo que está acima do peso e fez 341 Watts na subida, e duas semanas depois 315 na reta. 

Pra mim isso significa que é mais fácil produzir altos números de potência, nessas condições, utilizando mais força do que giro. Isso é fácil de comprovar na prática - normalmente, quando queremos "ir mais rápido", a tendência natural é aumentar a metragem e não a cadência. Não que isso seja o ideal, mas me parece o intuitivo.

Onde eu quero chegar é: se você pudesse fazer isso em uma reta, teria resultados mais expressivos em termos de contexto real - a menos que a sua praia sejam escaladas somente LOL
Voltar ao Topo
l_santista Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Set 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:567
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l_santista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2012 as 14:28
"E essa maior utilização de força tende novamente - pelo menos em durações relativamente curtas - à produção de maior potência, mesmo com diminuição expressiva da cadência"
faz todo sentido ne, ate por isso a FC sobe algum pouco qdo passamos a subir mesmo com uma percepcao de esforco bem parecida, e sobe mais 8-10% se ficamos em peh (li essa estatistica em algum forum que nao lembro, mas claro que nao eh cravado em pedra..)

sobre a eficiencia da pedalada, me sinto melhor agora que sei que ate os mais experientes aqui semtem a mesma dificuldade em fazer o giro perfeito em todos os momentos.. eu ja comecei no ciclismo treinando pedalada perfeita desde o comeco, mas so por alguns segundos (depois de ter treinado passada, chute, etc separadamente), depois cansava como se tivesse subindo ladeira.. mas enfim, me parece que pra quem ainda nao faz, talvez as vezes achando q a pedalada ja ta bem redonda ou pq ja fez "base", esse treino pode trazer bons resultados em termos de geracao de potencia em um perido mais longo (eu so aguentava por alguns segundos pq tava sedentario antes).. certo?
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2012 as 14:42
sobre pedalada redonda (já é praticamente outro tópico, mas vamos lá....).

Em 99% dos casos que eu pude observar diretamente (atletas pedalando no rolo) a pedalada é "manca", com uma das pernas - a dominante - menos manca que a outra, mas mesmo assim com pedalada bem quadrada. Depois de algumas pedaladas começa o solavanco na parte superior (entre 11 e 13 no relógio).

Isso é bem fácil de corrigir com exercícios de pedalada isolada no rolo, e traz lucros a curto prazo. 

Por essas e muitas outras acho o rolo fundamental para treinos de qualidade (aprimoramento de cadência, força e técnica).

Mesmo assim, não sei se existe pedalada perfeita, assim como não existe braçada perfeita na natação ou passada perfeita na corrida. Existe sim um consenso (sempre transitório, diga-se de passagem) quanto ao que seria o ideal, mas fora desse consenso as coisas podem acontecer as vezes até melhor em termos de rendimento. 
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2012 as 14:57
Max, eu gosto mais de escalada mesmoEmbarrassed (não quer dizer que eu seja bom nisso! hahahaha) Não que isto seja determinante, é que estou pensando em fazer um trabalho para ter um aumento de potência com a cadência e conclui que talvez neste trecho eu consiga um bom mix de treino (potência x subida) por não ser uma subida muito pesada e conseguir controlar bem o trajeto.

Tem um plano bom para este tipo de treino, mas para chegar no local é uns 18 km e só treinando de dia, porque devido ao trabalho só consigo durante a noite na semana. Só tenho basicamente aqui para treinar a noite: Manoel de Abreu

Vamos ver o que vai sair disso tudo! Big smile
Voltar ao Topo
tchuski Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 30 Nov 2005
Casca - RS
Offline
Mensagens:936
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tchuski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2012 as 00:42
editado...



Editado por tchuski - 28 Out 2012 as 11:50
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2012 as 01:36
Vida real...
1 - Gasto energético "interno" é significativo com aumento da cadência - experimente pedalar no rolo fixo sem corrente a 100 rpm por 10 minutos para ver se o bpm continua na faixa dos 50.
Portanto, só vale a pena aumentar a cadência se isso reduzir a fadiga para determinada faixa de potencia - por isso, só faz sentido aumentar a cadência se a potencia também for aumentada.
Não por acaso, os "Diesel" triatletas aeróbicos rolam os seus 170 km solo em cadências próximo de 85, ciclistas costumam rolar nos 90-95 no meio do pelote, e entre 95-100 se puxarem forte, e na faixa 100-105 se for no limiar de lactato mesmo (contra relógios até 1h) e finalmente, nos sprints explosivos, a cadência costuma ser na faixa dos 115-125 rpm, sendo que nos velódromos isso pode passar dos 140 rpm.
Em resumo, o "custo" fisiológico da alta cadência só faz sentido quando também há a necessidade de despejar mais potência, contrariando a "sensação" de alguns que encontram mais potencia aumentando a marcha e reduzindo a cadência - isso é só sinal de condicionamento ciclístico insuficiente quanto à especificidade, ou de bikefit errado (selim muito alto, por exemplo, favorece as baixas cadências, mas limita a potencia máxima).
2 - Pedalar "redondo" é mito, por conta da massa muscular e eficiencia totalmente diversas entre os grupos que "empurram para baixo", "puxam", ou "chutam", esses últimos fadigam muito mais rápido e para contribuir teriam que contrair num índice de recrutamento de fibras muito superior aos quadríceps, e portanto, seriam de breve eficácia - claro que pode fazer a diferença em esforços curtos num trecho íngreme de subida, ou num sprint (vale puxar, chutar, tudo, desde que de forma coordenada).
Por conta disso há estudos mostrando que os pro somente "aliviam" o peso no trecho de subida do pedal, sem puxar. Já postei esse gráfico em outro lugar, em algum ano do passado.
Uma maneira de tornar a pedalada mais redonda, reduzir os pontos mortos e aplicar de forma menos "socada" a força, durante uma extensão angular maior, é simplesmente sentar mais atrasado - veja a posição dos pro de estrada como é recuada. Claro que para isso é necessário elasticidade, flexibilidade, alongamento, etc. Ao sentar mais para a frente, "bomba-se" mais na vertical durante um trecho angular mais curto - ao sentar mais para trás, o trabalho do tornozelo correto (Lance...) permite extender algum percentual angular no "tamanho" da pedalada, permitindo economizar algum esforço no pico de força, e por isso, postergar a fadiga e estabelecer um patamar sustentável de potencia mais alto. No caso do Lance, além da posição recuada e do trabalho de tornozelo (musculatura da perna, e não da coxa, trabalha mais aqui), ele também conseguiu treinar e aplicar cadência ligeiramente maior.
Registre-se que Mr. Milimeter (Lance) alterava posição de selim dependendo da etapa ser plana ou de subida - altura e distância.
3 - Muitos dos ciclistas amadores que tem dificuldade de subir sentados ou aplicar força estão muito baixos de selim, e outros que não conseguem sustentar cadência alta estão sentados muito altos.
Cadência não é algo que possa ser analisado em separado do bike fit, do tamanho de pedivela, etc...
4 - Em subidas a potencia mantida é normalmente maior, alguns dizem que por conta do engajamento de grupos musculares adicionais, como braços e ombros e costas e abdomen, mas na verdade, esse engajamento só é possível por conta da manutenção natural da resistencia contra o movimento que a subida representa - não há a "perda" de resistencia por conta da aceleração instantânea da bike quando se aplica força, daí é mais fácil "sustentar" a aplicação da força, e isso também favorece o estabelecimento de "cadências naturais" mais baixas nas subidas - não é só questão de ter ou não marchas mais leves, não.

Aos que acham que marchas mais pesadas e cadências mais baixas proporcionam maiores potencias máximas, sugiro olhar e contar as pedaladas nos sprints e contra-relógios (TTs) disponíveis nos inúmeros vídeos por aí.

Cadência é sim treinável, e mal treinada é limitante. É coordenação neuro-motora, pura. É um dos fundamentos da base, além da capacidade aeróbica, e da força pura - base do triangulo.


Editado por Clythio - 06 Jan 2012 as 13:55
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X