Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Firma pé, Vale a Pena ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Firma pé, Vale a Pena ?

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2012
Brusque
Offline
Mensagens:3637
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2013 as 12:29
Originalmente postado por Bullseye Bullseye escreveu:

E cada vez que vc compra uma caneta moderna paga um pouco de royalts para os inventores... O custo de projeto fo diluído, deu lucro e as tecnologias secundarias sao utilizadas em outros produtos e o ciclo se perpetua...

Pesquisa e desenvolvimento sao as bases de má industria forte e de renda para um pais....

Usei firma pé por muito tempo isso em 1992 a 1996 e hoje uso pedal clipless...

Não existe um ponto sequer em que o firma pé seja melhor que o clipless, o único e preço.

Primeiro quase ninguém sabe usar o firma pé corretamente... Não existe regulagem da tira... Quem regula tira esta usando errado e ponto.
Vejam na foto do firma pé de gaiola metálica e podem ver a ponta da fita, ela fica em um sistema que põe o pé, puxa a fita e aperta no calcado, para soltar vc faz uma leve alavanca na presilha... Não existe isso de regular esse tipo de firma pé. Nos modelos de alça única existe uma regulagem previa.

O clipless permite floating, ou seja permite uma maior variação na pedalada sobrecarrega menos o joelho, o firma pé quando usado corretamente não da esse ajuste.

O firma pé não tem como fazer um fitting adequado, o clipless vc põe o taco exatamente na melhor posição anatômica, o firma pé só trocando a gaiola e tedo a sorte de achar uma que fique adequada ao tamanho do pé e pedal.

O firma pé traz mais lesões em tendões pois a parte de suporte dele na pratica se restringe a Correia, a gaiola ajuda pouco na potência, isso gera uma área em forma de cinta cuja pressão em cima dos tendões e vasos sangüíneos e muito alta. O clipless usa toda a área do calçado naoexistindo áreas isoladas de maior pressão.

A desclipagem do clipless e mais Facil e mais segura que o firma pé. Em casos de queda muito mais seguros.

Mesmo em caso de sair Facil do pé quando a bike cai e desloca a gaiola do firma pé vai pegado pedra e tocos e isso pode acabar com o pedivela e bike pela alavanca formada.

Como todo pedal para se ter a melhor performance o calçado de sola rígida e necessária, assim dizer que o firma pé vc usa qualquer sapato não e tão elegante, se vc quer performance ira acabar usando uma sapatilha.

Admitas duram pouco não consegui ficar um ao inteiro com a fita, trocar e Facil porém hj e difícil comprar não e todo lugar que tem...

Ou seja não existe grandes vantagens ou no que acredito não existe vantagem alguma fora o preco do pedal...


Clap
“Não se deixa de pedalar quando se envelhece ,
envelhece-se quando se deixa de pedalar.”
Paulo Paulada
Voltar ao Topo
carlitu_bc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Fev 2013
Bxda Santista
Offline
Mensagens:507
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlitu_bc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2013 as 14:07
Galera, foi mal ressucitar este tópico aqui...
Mas alguém já usou este tipo de firma pé? Gostaria de saber se ele se deforma muito...


Caiçara já nasce bicicleteiro!
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2013 as 14:18
Já usei. Não deforma a ponto de comprometer a função. É bem prático, permite uma certa estabilidade do pé sem o perigo da retenção que as correias acabam causando.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
carlitu_bc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Fev 2013
Bxda Santista
Offline
Mensagens:507
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlitu_bc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 08:02
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Já usei. Não deforma a ponto de comprometer a função. É bem prático, permite uma certa estabilidade do pé sem o perigo da retenção que as correias acabam causando.

Valeu cara! Vou comprar um destes. Mesmo porque por só uns R$15 vale a pena experimentar
Caiçara já nasce bicicleteiro!
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 08:08
Originalmente postado por carlitu_bc carlitu_bc escreveu:

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Já usei. Não deforma a ponto de comprometer a função. É bem prático, permite uma certa estabilidade do pé sem o perigo da retenção que as correias acabam causando.

Valeu cara! Vou comprar um destes. Mesmo porque por só uns R$15 vale a pena experimentar

Gostei também desse firma pé e estou querendo colocá-lo na bike urbana. Porém, ainda não encontrei pra comprar.
Alguém aqui saberia me dizer onde encontro?
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
carlitu_bc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Fev 2013
Bxda Santista
Offline
Mensagens:507
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar carlitu_bc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 11:12
Originalmente postado por SergioRA1 SergioRA1 escreveu:

Originalmente postado por carlitu_bc carlitu_bc escreveu:

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Já usei. Não deforma a ponto de comprometer a função. É bem prático, permite uma certa estabilidade do pé sem o perigo da retenção que as correias acabam causando.

Valeu cara! Vou comprar um destes. Mesmo porque por só uns R$15 vale a pena experimentar

Gostei também desse firma pé e estou querendo colocá-lo na bike urbana. Porém, ainda não encontrei pra comprar.
Alguém aqui saberia me dizer onde encontro?



No ML mesmo tem mais um modelo semelhante "sem correias" mas é feito do mesmo material. De metal só achei firma pé de correia mesmo
Caiçara já nasce bicicleteiro!
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 11:37
Obrigado carlitu_bc. Smile
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
brunoftlima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2013
Natal/RN
Offline
Mensagens:216
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoftlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2013 as 15:51
Minha bike nova chegou hoje e veio com o tal do firma pé junto com o jogo de pedais. Acho o seguinte: para quem não está com disposição (e dinheiro sobrando) para comprar sapatilha + clipless vale a pena usar, ainda mais no meu caso que veio de graça.

Estou há quatro anos sem pedalar, vou regressar usando o firma pé e postar minhas impressões aqui.

Abraços!
Voltar ao Topo
agorasim™ Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Jul 2013
são paulo
Offline
Mensagens:372
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar agorasim™ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2013 as 16:10
usando isso com passar dos dias, ele não vai deixar pequenos desgastes (riscos) no bico dos tênis naum?

tenho um aqui...e já naum experimentei justamente por receio de ficar com bico do tênis todo riscado. /o\
Voltar ao Topo
flaviosplatter Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2009
Guarulhos
Offline
Mensagens:1063
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flaviosplatter Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2013 as 17:15
Fiz um up para pedal clipless e usei por muitos anos o firma pé (pedal clip em ingles) e aconselho com certeza o uso desse tipo. Muito bom pra quem não pode ou não quer dispor de muito dinheiro em troca de pedais e poder melhorar a pedalada. Se vc tem destreza com a bike, não precisa se preocupar, mas se nao consegue ficar sem cair de vez em quando mesmo usando plataforma livre, é melhor não usar...
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2013 as 17:56
Saudações pessoal,

Comprei esse firma pé do Deal Extreme. Achei bem interessante para o uso urbano.
Tenho pedal clip na MTB e na Road, mas na urbana nunca gostei de andar clipado e por isso comprei esse firma pé. Paguei US$ 5,90. Mais barato que no Mercado Livre.





Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
brunoftlima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2013
Natal/RN
Offline
Mensagens:216
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoftlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2013 as 19:23
Minhas impressões depois da primeira utilização: 

1- Segura bem o pé no lugar, evitando pisar de forma errada no pedal.
2 - Não senti segurança em apertar demais a tira, com medo de prender o pé na hora de tirar. Bem, isso não aconteceu, próxima vez apertarei mais a tira para deixar o pé mais firme na hora do encaixe.
3 - Pelo fato da tira estar meio frouxa a pedalada "puxando" não funcionou muito bem, o pé escapava de leve do pedal. Acho que apertando um pouco mais a tira a pedalada vai ficar mais redonda.
4 - Usar um tênis mais liso ajuda um bocado, não senti nem de perto o calçado ficar preso ou enroscar. No meu caso usei uma sapatilha da Adidas com solado bem liso, acho que isso ajudou muito.
5 - Realmente colocar o pé de novo depois que você puxa para trás para tirar é um saco, principalmente com a bike em movimento. O pedal sempre virava de cabeça para baixo, isso me obrigava a reduzir demais a velocidade da bike e olhar para baixo às vezes.
6 - Andar apenas na plataforma (firma pé para baixo) é impossível, a peça acaba raspando no chão sempre.

Bom, é isso. Apesar dos pesares continuarei usando o produto, gostei da experiência.
Voltar ao Topo
flaviosplatter Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2009
Guarulhos
Offline
Mensagens:1063
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flaviosplatter Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2013 as 10:27
Originalmente postado por brunoftlima brunoftlima escreveu:

Minhas impressões depois da primeira utilização: 

1- Segura bem o pé no lugar, evitando pisar de forma errada no pedal.
2 - Não senti segurança em apertar demais a tira, com medo de prender o pé na hora de tirar. Bem, isso não aconteceu, próxima vez apertarei mais a tira para deixar o pé mais firme na hora do encaixe.
3 - Pelo fato da tira estar meio frouxa a pedalada "puxando" não funcionou muito bem, o pé escapava de leve do pedal. Acho que apertando um pouco mais a tira a pedalada vai ficar mais redonda.
4 - Usar um tênis mais liso ajuda um bocado, não senti nem de perto o calçado ficar preso ou enroscar. No meu caso usei uma sapatilha da Adidas com solado bem liso, acho que isso ajudou muito.
5 - Realmente colocar o pé de novo depois que você puxa para trás para tirar é um saco, principalmente com a bike em movimento. O pedal sempre virava de cabeça para baixo, isso me obrigava a reduzir demais a velocidade da bike e olhar para baixo às vezes.
6 - Andar apenas na plataforma (firma pé para baixo) é impossível, a peça acaba raspando no chão sempre.

Bom, é isso. Apesar dos pesares continuarei usando o produto, gostei da experiência.

Escrevo de experiencia própria, com o tempo vc fica craque na colocação do pe. Quando passei a usar o clippes, percebi que o tempo que usei o firmape ajudou muito, pois condicionou meu cérebro a ter destreza no acoplamento do pedal.
Voltar ao Topo
gabrieL! Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2014
Rib Preto, SP
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gabrieL! Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2014 as 13:04
Essa semana comprei o firma pé da Decathlon (B-Twin). Usei ele hoje (pedalei 15km).
Link pra ele:  http://www.decathlon.com.br/rodas/pecas/pedais/firma-pes-b-twin-sem-correia-para-pedais_47019 - http://www.decathlon.com.br/rodas/pecas/pedais/firma-pes-b-twin-sem-correia-para-pedais_47019
Custa R$12,95.

O que achei? Joguei dinheiro fora. Lixo de firma pé. Pela parte de cima ser muito curta, ele não firma nada. Fica só a pontinha do pé nele. E outra, o material é muito maleável, então ele se deforma facilmente.
Não recomendo a compra. Arrisquei pelo valor, e me arrependi. Agora vou ver se acho algum tipo o que postaram acima, do DX, que parece ser mais firme e maior.
Ainda não tô com muita vontade de gastar pelo menos uns R$400,00 pra um conjunto de pedal + sapatilha.
Voltar ao Topo
Tyerre Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Mai 2011
Muriaé/MG
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tyerre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2014 as 21:44
A muitooooosssssss anos atras eu usei firma pé, mas depois da primeira sapatilha, nunca mais sequer cogitei a hipótese de voltar a usar firma pé... Faça testes...
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2014 as 09:03
Acho que o firma-pé é bom se o seu pé couber nele, rs... Recordo-me que eu tinha que usar um tênis certo pra ele, pro pé não escorregar pra frente.  E essa questão da maleabilidade do material também me incomodou no tempo em que eu usava ele.  De pedal pra pedal com firma-pé, eu achei bem bacana, mas de pedal pra pedal com taco, nem tem comparação.
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2014 as 09:56
Como podem ver nas fotos aqui mesmo nessa página, coloquei esses firma pé na minha bike urbana. Um ponto negativo deles é que como o uso é urbano eu tenho que por o pé no chão várias vezes, aí achei eles meio grandes, o que faz com que raspem no chão antes de colocá os pés nele.
Já até retirei da bike. Não gostei de usá-los na cidade.
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
demary1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Set 2013
são paulo SP
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar demary1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2014 as 23:02
 sempre usei o firma pé de metal desde os anos 80/90 até hoje na minha caloi 10 acho bom já por muitas vezes não cai por estar com os pés presos e é só saber fixar bem e se por emergência precisar tirar o pé basta puxar com vontade que o pé sai !

   Não acho perigoso e nem estranho o que eu acho é quando vou andar com minha outra bike que tenho ( que não tem o firma pé) parece que eu estou com alguma coisa faltando !
Voltar ao Topo
Marcosjgb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcosjgb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2015 as 23:45
qual é o preço do firma-pe?
Voltar ao Topo
dtabach Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dtabach Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2016 as 13:06
Sou fã de firma-pé, daqueles baratinhos de nylon mesmo. E não é só por causa do preço.

Para o meu uso (urbano e ciclotur; se fosse competição talvez tivesse outra opinião), eles são melhores do que os clips e do que as plataformas simples, porque:

- Você tem a liberdade de usar qualquer calçado. Se pedalar só por esporte, tudo bem ter de se 'fantasiar' de ciclista toda vez. Mas se seu uso é transporte/urbano/ciclotur, nada pode ser mais inconveniente do que ser obrigado a usar um único calçado, que além de tudo é horrível para caminhar.

- Embora com menor desempenho, o firma-pé introduz as mesmas vantagens do clip na pedalada: possibilidade de "puxar" os pedais, manter os pés na posição correta, evitar que os pés escapem numa trepidação.

- Dificuldade ZERO de tirar os pés do pedal na hora de parar. Sinceramente, a dificuldade disso é tanta quanto a de um pedal comum: basta tirar o pé! Se estiver difícil, é questão de afrouxar um pouco a correia. "Ah, mas com a correia frouxa não tem vantagem". Mentira!, pode diminuir um pouco a eficácia, mas vai continuar ajudando a puxar o pedal, vai continuar mantendo seu pé na posição certa e evitar que ele escorregue para fora da plataforma. A sensação de SEGURANÇA e controle com o firma-pé é infinitamente maior do que com pedal comum. Depois de acostumar, você vai sentir falta se estiver sem.

- Dificuldade baixa para encaixar o pé no pedal. Com um tiquinho de prática, o gesto se torna bastante natural. Descrever o movimento é mais complicado do que fazer: o pedal fica apontado para baixo, então é só questão de pisar com a ponta do pé que o pedal vai para a posição horizontal já com a ponta do pé enfiada, aí é só escorregar para dentro. E mais: no trânsito urbano, se precisar de reação imediata, você pode dar as primeiras pedaladas sem encaixar. "Ah, mas aí, fica raspando no chão". Pode ser (depende do tamanho do firma-pé e da bike), mas se raspar algumas voltas, f*da-se!, ninguém vai morrer por isso.

Em resumo: quer desempenho máximo para uma competição? Vai de clip. Quer aumentar seu controle, segurança e desempenho sem sacrificar a praticidade e sem gastar os tubos? Vai de firma-pé, sem medo de ser feliz!



Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2016 as 12:20
Eu uso firma pé desde que me conheço por gente e recomendo.
O pedal clip com sapatilha é bom para quem treina com as speeds e não para quem tem que botar o pé no barro
Fernando Messina
Voltar ao Topo
gpsman Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Nov 2010
.
Offline
Mensagens:91
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpsman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2016 as 09:03
Topico legal Clap

Esse firma pé sem correia me deu uma ideia de como fazer um caseiro LOL


Também vou tentar fazer um parecido com esse,




Se tudo der certo ai é só alegria Beer

Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2017 as 10:55
Pessoal, 

Eu gostaria de usar o firma pé não por causa de performas, mas sim para disciplinar o meu pé ficar no lugar correto. 

Percebo  que vira e mexe meu pé não está no lugar correto que é a joanete do pé alinhado com eixo do pedal.  

Eu tenho um daquele de fixa, mas acho que não serve para esse fim.

Então comprei um desses:   


Mas eu consigo usar esse firma pé sem as presilhas, tipo os Half Toe Clips?








Editado por MarcosMori - 20 Fev 2017 as 12:22
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2017 as 15:27
Fala galera boa do pedal!!!
Seguinte, no momento, não tenho grana pra comprar pedal + sapatilha, na verdade nem uma boa bike eu tenho. Voltei a pedalar há pouco tempo, e como queria fazer pedais longos, comecei a pesquisar na net. Aprendi muitas coisas aqui nesse fórum que, pra mim, já se tornou um serviço de utilidade pública!!!
Os amigos aqui tem uma paciência enorme, e boa vontade pra dividir o conhecimento com a galera.
Quando comecei a frequentar o fórum, de cara descobri que a minha bicicleta não era recomendada(bike de mercado), mas como estava sem grana na época, acabei encostando a bike que se estragou com o tempo.
Agora que as coisas estão melhorando, estou procurando uma bike pra mim, nada top, mas também nada lixo, pretendo pegar uma Gonew 6.3.
Mas como a vontade de pedalar é grande, no momento estou pedalando na linda bike rosa da minha patroa!!! Estou pedalando nessas condições porque não aguentava mais de vontade, quem gosta entende, e também estou aproveitando para tirar a ferrugem e exercitar algumas coisas, por exemplo, ajustei a bike ao meu fit e pude ver como a melhora no rendimento é significativa!
Mas uma coisa eu não estou conseguindo, que é pedalar com as pernas retas, e apoiando a "bola do pé" no pedal, será que um firma pé me ajudaria com isso?
Desde já, muito obrigado e bons pedais!!!
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2017 as 15:49
Já usei exatamente como essa foto, sem as tiras somente com intuito de deixar o pé num lugar mais correto e não escapar do pedal tão fácil... acho que vale pra começar sim, mas note que o tamanho é fixo, e um pé 36 é diferente de um 45 kkkk, então, se quiser melhorar, veja no tópico de sapatilhas, procure video como ajustar o taco da sapatilha, e tente reproduzir a posição no firma pé, (basicamente a "joanete" alinhada com eixo, mas veja nos videos certinho),  tentado um ajuste dele (vai ter que usar a criatividade), assim quando vc migrar pra sapatilha sua pisada vai estar correta já.
Voltar ao Topo
Nicotinaman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2017
Rio de Ja neiro
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicotinaman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2017 as 16:28
Originalmente postado por Marcelook32 Marcelook32 escreveu:

Já usei exatamente como essa foto, sem as tiras somente com intuito de deixar o pé num lugar mais correto e não escapar do pedal tão fácil... acho que vale pra começar sim, mas note que o tamanho é fixo, e um pé 36 é diferente de um 45 kkkk, então, se quiser melhorar, veja no tópico de sapatilhas, procure video como ajustar o taco da sapatilha, e tente reproduzir a posição no firma pé, (basicamente a "joanete" alinhada com eixo, mas veja nos videos certinho),  tentado um ajuste dele (vai ter que usar a criatividade), assim quando vc migrar pra sapatilha sua pisada vai estar correta já.

Valeu, vou dar uma olhada e tentar esse ajuste! Eu percebo que quando eu pedalo assim o rendimento é melhor, só que não é natural, eu tenho que me concentrar e ficar olhando para o pé de tempos em tempos, porque o pé escorrega e eu não percebo.
Obrigado mesmo!
Voltar ao Topo
marcohmaciel Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2017
Sao Paulo
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcohmaciel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2017 as 00:39
Originalmente postado por MarcosMori MarcosMori escreveu:

Pessoal, 

Eu gostaria de usar o firma pé não por causa de performas, mas sim para disciplinar o meu pé ficar no lugar correto. 

Percebo  que vira e mexe meu pé não está no lugar correto que é a joanete do pé alinhado com eixo do pedal.  

Eu tenho um daquele de fixa, mas acho que não serve para esse fim.

Então comprei um desses:   


Mas eu consigo usar esse firma pé sem as presilhas, tipo os Half Toe Clips?







Sera que prende bem esse aí?

Quais os melhores modelos de firma pé?
Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2017 as 12:50
Decidi usar um pedal clip clickr da shimano.  É uma tecnologia que te permite desclipar de qualquer forma.  Disciplina a posição do pé no pedal e dá uma otimizada bem na pedalada.  
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2017 as 13:23
Meu 5 centavos...

Eu usei em meia pedalada, tirei, guardei na mochila e devolvi na loja. Meu jeito de curvar é um tanto agressivo, uso técnicas de motociclismo, muitas vezes com o o pé tocando o chão, e deixando a roda traseira derrapando levemente (no cascalho e areia, tem que estar vivo pra não rodar!).

Acredito que em ciclismo de estrada, ele faça mais sentido que no MTB. Para fins competitivos a história é outra...
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2017 as 17:34
Excelente decisão. 
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2017 as 21:57
Olho com saudosismo este tópico.
Pedalo há um tempão.
Como curiosidade em 1977 quando levei mais a sério pedalar em speed não existia o pedal clip. Se usava o firma pé com sapatilha. Usei muito tempo uma sapatilha Crepaldi com o taquinho que encaixava no pedal com firma pé Christophe de inox + correia para prender o pé. Como faziam os grandes campeões Coppi, Merckx  e todos os outros antes do Clip. Acho que o último Tour de France assim com firma pé e sapatilha foi ganho pelo Fignon em 1984. Depois o Hinault em 1985 começou com o Clip e ganhou o Tour. 
Experimentei o clip com o pedal Look  só em 1990. Muito superior sem dúvida. Ainda tenho uma bike que tem firma pé Christophe e tenho também uma sapatilha old com taquinho old vintage para o pedal.
No ciclismo de Pista ainda é utilizado o pedal com Firma Pé e correia.
Abraços para todos.
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2017 as 15:46
Originalmente postado por Gonçalves Gonçalves escreveu:

Olho com saudosismo este tópico.
Pedalo há um tempão.
Como curiosidade em 1977 quando levei mais a sério pedalar em speed não existia o pedal clip. Se usava o firma pé com sapatilha. Usei muito tempo uma sapatilha Crepaldi com o taquinho que encaixava no pedal com firma pé Christophe de inox + correia para prender o pé. Como faziam os grandes campeões Coppi, Merckx  e todos os outros antes do Clip. Acho que o último Tour de France assim com firma pé e sapatilha foi ganho pelo Fignon em 1984. Depois o Hinault em 1985 começou com o Clip e ganhou o Tour. 
Experimentei o clip com o pedal Look  só em 1990. Muito superior sem dúvida. Ainda tenho uma bike que tem firma pé Christophe e tenho também uma sapatilha old com taquinho old vintage para o pedal.
No ciclismo de Pista ainda é utilizado o pedal com Firma Pé e correia.
Abraços para todos.

Sistema antigo antes do clip .
Pedal com firma pé + sapatilha com taquinho horizontal.
Utilizo numa bike old com pedivela e pedal com rosca francesa original.


 



Editado por Gonçalves - 05 Jun 2017 as 15:54
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2018 as 03:16
Um ano depois, estou aqui de novo, re-lendo o tópico e considerando a mudança...
Acho que eu deixei um pouco do moto enduro de lado, em nome de ganhar uns níveis na velocidade média... Interessante como voltando em alguns post's, noto que a 29 mudou coisas no meu jeito de pedalar...

Não lembro a última vez que curvei com o pé no chão, mas lembro bem que eu era bem cagado pra deitar nas curvas, por isso forçava elas pra sair de traseira...
Agora... To é com medo de bater a cabeça numa pedra na beira da estrada... LOL

Aliás! Descobri recentemente que é uma técnica de enduro/DH... Parece que eu vesti de vez a roupa coladinha do XC... Já pus de um lado - só um lado, (por menos peso) parafusos de aço 7076 (o mais duro que tem), pra ver se ganho grip... Em uns 300 km, não tive problemas, só com barro - mas barro mesmo, e ainda não sei se não errei o lado do pedal... Por isso considerando o firma pé...

Terminado a novela, a nostalgia e a babação... Meus amigos, que paradinha que subiu de preço, ein? Pessoal falando em 12~15 reais até ano passado, e agora não achei ainda por menos de 40 - 15 do fira pé, e 20~25 de frete Ouch
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X