Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Firma pé, Vale a Pena ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Firma pé, Vale a Pena ?

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JoaoMartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
Londrina
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JoaoMartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Firma pé, Vale a Pena ?
    Postado: 26 Jan 2010 as 21:42

Queria saber a opnião de voces sobre esse asunto ,  vale a pena comprar firma pé de nylon ? A pedalada rende muuuito mais mesmo como voces dizem por ai ? Existe outros tipos de firma pé que não sejam de nylon ? Não posso gastar com um pedal de clip e sapatilha me deêm dicas , comentem.

Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 21:50
João, o firma-pé é uma coisa muuuuito complicada. Muito mais que as presilhas clipless. Complicado para colocar e para tirar dependendo do tenis que vc estiver usando e do tipo do pedal. Vc tem 50% a mais de chance de enroscar na hora de tirar numa situação de emergência. Se deixar a cinta mais frouxa para tirar mais fácil fica com jogo e o rendimento vai embora.
Mas se for pedalar em locais onde os eventos de risco forem pequenos, sim vale a pena. Melhora sensívelmente o rendimento.
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
luismendes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2008
Porto
Offline
Mensagens:1557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luismendes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 22:00
Putz, se não for fazer o investimento de clipless melhor ficar com plataforma mesmo, pelos motivos que o Mr. Sergius citou, é muito mais fácil de se ficar preso, p/ enfiar o pé é chato e estraga o tênis.
Voltar ao Topo
borto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2005
Londrina - PR
Offline
Mensagens:4006
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 22:20
Eu já usei firma pé lá pelo ano de 98...  é bem diferente de clip.... se você cair com isso a bike fica no seu pé.... neste caso eu prefiro um bom pedal plataforma.


Voltar ao Topo
lucianon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2009
SP
Offline
Mensagens:401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 22:38
No inícios década de 90 (92 a 95) usei firma pé, fazia trilhas leves e até tomei alguns capotes, mas usava um pouco flouxo, achava mais fácil de tirar em uma emergência. Se for para utilizar em lugares de pouco risco aconselho. Do contrário não.

Editado por lucianon - 27 Jan 2010 as 02:24
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 22:46
Eu usei por um tempo, mas tirei. Para fazer a diferença no rendimento, o firma pé tem que estar firme no pé, mas acaba ficando perigoso, pois na hora de tirar, o pé pode ficar preso ou o tênis pode enroscar. E se o firma pé ficar com folgas, vai acabar sendo a mesma coisa do pedal de plataforma.

Melhor o pedal clipless, você tem controle na hora de tirar o pé e não corre o risco de ficar preso no pedal.
Voltar ao Topo
belleza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2009
Canela - RS
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar belleza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 11:08
Cara, eu usei na minha speed antes de ter grana pra comprar o clip...
Eu nunca tive problemas, isso depende muito do pedal q vc vai usar.
Acredito q vale muito a pena sim, melhora significativa do rendimento, já dá pra comecar a aprender a fazer força p cima!
 
Valeu
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 11:39
Olá João,

Tenho duas bikes. Uma caloi 10 antiga que uso para ciclotour e uma mtb que também uso para ciclotour e uso urbano.
Tinha o firma-pé na caloi 10, agora estou fazendo um up para pedais clipless. Tinha o firma-pé pelos mesmos motivos que você, os pedais são bem mais caros.

O que posso te dizer é que depende da modalidade que você pratica. No caso do ciclotour vale muito a pena, pois o risco de você cair é menor. Para trilhas ainda dá, mas tem que se avaliar muito bem o tipo de trilha. Trilhas muito fechadas que você corre mais risco de cair eu não aconselho, do resto vale a pena. Agora, para uso urbano não aconselho mesmo. Aí você deve usar somente na plataforma. Na cidade você fica parando e andando o tempo todo, portanto o firma-pé irá te atrapalhar.

Com relação ao rendimento eu senti uma diferença consideravel em pedalar só de plataforma ou de firma-pé. Com o firma-pé você já começa a aproveitar o movimento todo da pedalada.
Com a sapatilha e o pedal clipless creio que isso vá melhorar ainda mais.

Abraço,
Ricardo.
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 12:06
Usei firma pé em ambas bikes e acho que o tira e põe dos tênis depende um pouco do desenho deles, mas concordo, não é a mesma coisa que clipless. Se interessar, ainda tenho um par de pedais com firma-pés pra vender. Flw!!
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 13:19
Utilizei por dois anos antes de poder comprar sapatilha e pedal de encaixe e acho que vale muito a pena. Só caí por conta do firma-pé uma única vez e foi por burrice minha. Realmente não é lógica a maneira de desencaixar o pé, mas com o uso acostuma-se.
 
Resumindo, como já foi dito, no asfalto ou estradas de terra vale a pena. Em trilhas fechadas o risco de se machucar é grande.
 
O caro nessa situação nem é o pedal, mas sim a sapatilha.
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afjourdan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 13:19
Uso e recomendo... fiz trilha e tudo mais com ele... nunca caí por causa do firma-pé... fácil tirar e colocar (com o tempo fica automático)
Excelente pra se adaptar antes de partir pra sapatilha..
vai com fé!
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
JoaoMartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
Londrina
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JoaoMartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 19:33
Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:

Olá João,

O que posso te dizer é que depende da modalidade que você pratica. No caso do ciclotour vale muito a pena, pois o risco de você cair é menor. Para trilhas ainda dá, mas tem que se avaliar muito bem o tipo de trilha. Trilhas muito fechadas que você corre mais risco de cair eu não aconselho, do resto vale a pena. Agora, para uso urbano não aconselho mesmo. Aí você deve usar somente na
 
O post do ricardo me esclareceu muita coisa ,eu ando na cidade mesmo, to começando a levar um pouco mais a sério agora e tal, não vai rolar colocar o firma-pé o negócio é economizar para colocar um clip ou coisa do genero, enquanto isso continuo com o bom e velho pedal plataforma.
 
Brigadão a todos pelas opniões.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 20:46
Eu acho meio arriscado, a chance de prender no tênis na hora de tirar é grande. Eu pedalo clipado o tempo todo, na cidade, trilha, etc, nunca cai mas já estive bem próximo e consegui desclipar a tempo.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 21:01
Na época que usava os famosos "Toe clip pedals" não via problema nenhum neles, me ajudavam bastante na pedalada e me sentia muito seguro em cima da bike, tanto quanto hoje em dia usando os "clipless" de encaixe.
 
O segredo é escolher um bom firma pé, colocar e ajustar a cinta de forma correta e usar um tênis apropriado, sem muitos "cravos" nas solas ou nas laterais. De resto é só acostumar a puxar o pé com firmeza para trás quando for descer da bicicleta que não terá maiores problemas.
 
Ah, escolha um pedal que tenha aqueles dentinhos na superfície e que na parte de baixo dele tenha um dente maior virado pra frente, pois ajuda muito na hora de encaixar o pé no pedal, é só dar uma pisadinha com a ponta da sola e empurrar o pé pra dentro do firma pé...
 
Puts, até me deu saudades desta época de ouro do MTB onde quase nem existiam pedais de encaixe, nem suspensões e nem tantos quadros de Alumínio!
 
Abs
 
 
Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2010 as 15:51
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Utilizei por dois anos antes de poder comprar sapatilha e pedal de encaixe e acho que vale muito a pena. Só caí por conta do firma-pé uma única vez e foi por burrice minha. Realmente não é lógica a maneira de desencaixar o pé, mas com o uso acostuma-se.

 

Resumindo, como já foi dito, no asfalto ou estradas de terra vale a pena. Em trilhas fechadas o risco de se machucar é grande.

 

O caro nessa situação nem é o pedal, mas sim a sapatilha.


Assino embaixo. Usei por mais de 3 anos e dos tombos que levei nenhum foi por não conseguir soltar o pé. Aliás quase levei um por NÃO usar o firma-pé e querer pedalar a 180rpm... O pé escapou, e tenho até hoje uma bolota no tendão de aquiles do pé direito por conta da porrada que o pedal deu.

É uma ótima maneira de fazer a transição pra sapatilhas. Quando comprei meu primeiro pedal clipless e sapatilhas, não tive qualquer problema, devido ao cuidado que tinha desenvolvido com os firma-pés.

Custo dos firma-pés: No máximo uns 30 reais.

Custo dos pedais clipless e um par de sapatilhas: pelo menos 300 reais.

Pedal clipless e sapatilha é melhor? Claro que é. Mas é muito mais caro... Use o que dá por enquanto, e vá guardando uma graninha pra um futuro upgrade

Ah, e como disseram, não use a correia apertada. Use o suficiente que te permita enfiar o tênis lá dentro e que não fique "solto". Apertar a correia até prender o pé é receita pra dor de cabeça, a não ser que você vá pedalar em lugares isolados, sem trânsito e sem buracos...
Voltar ao Topo
wsam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2009
SAMPA
Offline
Mensagens:909
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wsam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2010 as 16:19
Existem os Half Toe Clips, que não usam tiras.
Mas não sei o qto fica firme para pedalar, mas pelo menos os riscos de enroscar são menores.



Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2010 as 16:33
na minha opiniao nao vale a pena, pois são muitos fatores negativos q já foram ditos e nao preciso repetir, pra usar o firma pé com segurança são só em algumas situações como trilhas de cicloturismo e etc..
 
já o clipless vc pode usar em quase todas as situações, por exemplo no downhill q é uma modalidade extrema, o clipless é bem utilizado.


Editado por marciocbf - 28 Jan 2010 as 16:34
Voltar ao Topo
williamsatler Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2010
Manhuaçu-MG
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar williamsatler Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2010 as 21:32
esquece isso cara clip e o que rola
Voltar ao Topo
dagombb Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Jun 2009
SBC - SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagombb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 01:17
Pedalo numa monark 10 durante a semana, sempre à noite depois do trabalho e coloquei firma pé.
O problema é que no meu caso, com pedevela original da Monark, não daria para usar o mesmo pedal da mtb, são diâmetros de eixos diferentes.
 
Aliás meus pedais de clip da Shimano chegaram ontem não tive de tempo de montar ainda na mtb, estou na ansiedade de entrar para o mundo do clipados.
 
Voltando para o firma pé tranquilo de usar, pois no trecho que pedalo é uma grande avenida raramente é preciso parar nos semáforos, então não precisa tirar um dos pés a toda hora, o que sem duvida inviabiliza o negócio.
 
Se vale a pena ? Cara paguei R$ 12,00 no firma pé da wellgo, se não desse certo poderia iventar alguma gambiarra para aproveitar as tiras e fivelas, ou jogar fora, sei lá, vale testar.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 11:23
Existe firma pé de metal, que é bem melhor que o de nylon porque não se deforma.



Só que acho que vai ser bem difícil encontrar um desses hoje.

Eu usei uma época também e mesmo que você não aperte muito as presilhas a pedalada já rende mais do que o pedal de plataforma.




Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 12:06
Eu acho que muita gente que diz não valer a pena utilizar o firma-pé não fez uso do mesmo, só ouviu falar ou fez uma analogia da dificuldade. Como o Alessandro já disse clip e sapatilha "é o que há", e eu concordo totalmente, mas o camarada, no momento, não tem grana pra investir nesses itens e 15 pilas não vão fazer ninguém deixar de compra-los depois.

Pra quem acha inviável utilizar na cidade, eu moro no Rio de Janeiro e utilizei por dois anos para deslocamento pra universidade (Fundão), montanhas da cidade (sumaré,vista,corcovado), passeios nas ciclovias (Aterro até Leblon) e no trânsito de modo geral. Fiz inclusive AUDAX 200k utilizando o firma-pé e ele ajuda muito nessas situações. Em estradas de terra de Maricá e Itaipava eu os utilizei também, mas em trilha fechada é perigoso pois pode enroscar e algum galho ou raiz e vc trava e cai.

Se firma-pé fosse ruim e tão perigoso porque corredores de aventura que disputam provas onde o tempo e o gasto de energia são importantes utilizam esse artifício? Não são todas as provas que a logística permite utilizar sapatilha e pedal-clip. Antigamente todos os profissionais utilizavam nas provas e se eles faziam uso desse acessório certamente tem ganho.

Ninguém está discordando que pedal+sapatilha não seja melhor e mais eficiente, só estamos aqui mostrando que o firma-pé tem sua funcionalidade e pode ser aproveitado para melhorar o rendimento. O que precisa ser avaliado no final das contas é se o uso que vai ser feito da bicicleta, com eles, é válido ou não, porque desempenho se ganha sempre.
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 13:24
Oi FAB1000, tudo bem?

Só para esclarecer um pouco. O que eu quis dizer (e não especifiquei direito), no caso do uso do firma-pé na cidade são para cidades pequenas em que você em que ficar parando a cada 100metros.
No caso do Rio de Janeiro, existem avenidas em que você pedala o tempo todo sem precisar parar. Na minha cidade, por exemplo, os quarteirões são exatamente de 100metros e em cada quarteirão tem um sinal de PARE. Então nesse caso fica muito ruim encaixar no pé e logo ter que tirar.

Portanto, concordo com você que para um uso contínuo é uma ótima opção. Primeiro pelo melhor desempenho e depois pelo preço, no caso de quem ainda não pode comprar um pedal clipless.

Abração,
Ricardo.
Voltar ao Topo
Danvilela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2010
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Danvilela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 13:39
Espere um pouco, junte um $$$ e compre um SPD mesmo que usado. Vc nao vai se arrepender
Voltar ao Topo
kinguiorasta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2009
Maceió - AL
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kinguiorasta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 14:00
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Eu acho que muita gente que diz não valer a pena utilizar o firma-pé não fez uso do mesmo, só ouviu falar ou fez uma analogia da dificuldade. Como o Alessandro já disse clip e sapatilha "é o que há", e eu concordo totalmente, mas o camarada, no momento, não tem grana pra investir nesses itens e 15 pilas não vão fazer ninguém deixar de compra-los depois.

Pra quem acha inviável utilizar na cidade, eu moro no Rio de Janeiro e utilizei por dois anos para deslocamento pra universidade (Fundão), montanhas da cidade (sumaré,vista,corcovado), passeios nas ciclovias (Aterro até Leblon) e no trânsito de modo geral. Fiz inclusive AUDAX 200k utilizando o firma-pé e ele ajuda muito nessas situações. Em estradas de terra de Maricá e Itaipava eu os utilizei também, mas em trilha fechada é perigoso pois pode enroscar e algum galho ou raiz e vc trava e cai.

Se firma-pé fosse ruim e tão perigoso porque corredores de aventura que disputam provas onde o tempo e o gasto de energia são importantes utilizam esse artifício? Não são todas as provas que a logística permite utilizar sapatilha e pedal-clip. Antigamente todos os profissionais utilizavam nas provas e se eles faziam uso desse acessório certamente tem ganho.

Ninguém está discordando que pedal+sapatilha não seja melhor e mais eficiente, só estamos aqui mostrando que o firma-pé tem sua funcionalidade e pode ser aproveitado para melhorar o rendimento. O que precisa ser avaliado no final das contas é se o uso que vai ser feito da bicicleta, com eles, é válido ou não, porque desempenho se ganha sempre.


Concordo. Há 12 anos quando eu pedalava (nem acredito que já faz tanto tempo... hehehe), lembro que senti uma boa diferença quando comecei a usar firma-pé. Usava em trilhas também e tomei vários sustos, não recomendo neste caso. Não tenho dúvida que é bom andar "firmado", tanto é que agora que estou com planos de voltar a pedalar, já planejava comprá-lo novamente, mas de tanto ler aqui no forum que e sensação de andar "clipado" era coisa de outro planeta, resolvi esperar mais e comprar um pedal e sapatilha. Mas para quem tá sem grana, é a melhor opção.
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afjourdan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 14:00
Eu não to entendo como tem gente que diz que firma-pé é difícil de tirar e colocar.... é só não apertar muito a fivela... fica muito tranquilo... até mesmo pro transito.
O criador do tópico tem 2 opções
Gasta R$ 15,00 no firma-pé e experimenta ou
Gasta R$ 350 a R$ 400 num conjunto sapatilha+pedal e vê se se adapta...
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 16:23
Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:

Oi FAB1000, tudo bem?Só para esclarecer um pouco. O que eu quis dizer (e não especifiquei direito), no caso do uso do firma-pé na cidade são para cidades pequenas em que você em que ficar parando a cada 100metros.No caso do Rio de Janeiro, existem avenidas em que você pedala o tempo todo sem precisar parar. Na minha cidade, por exemplo, os quarteirões são exatamente de 100metros e em cada quarteirão tem um sinal de PARE. Então nesse caso fica muito ruim encaixar no pé e logo ter que tirar.Portanto, concordo com você que para um uso contínuo é uma ótima opção. Primeiro pelo melhor desempenho e depois pelo preço, no caso de quem ainda não pode comprar um pedal clipless.Abração,Ricardo.


Tem razão quanto à sua observação. Nesse ponto um pedal clipless no estilo do eggbeater (bateu, prendeu) é bem mais vantajoso. Firma-pé é meio chato porque vira de ponta-cabeça e você tem que ficar caçando a posição certa com o pé, ao menos até conseguir pegar o jeito.

Por isso que eu digo que todas as experiências são importantes. Se as condições de uso fossem essas eu possivelmente questionaria as vantagens do firma-pé com relação ao pedal de plataforma.

Agora, o mais engraçado é acostumar com clipless e sapatilha e sair de plataforma. Tem hora que você esquece e simplesmente JOGA a perna pra cima achando que o pé está preso ao pedal, é muito ridículo
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 16:39
nao existem tantas vias expressas na cidade do rio de janeiro assim, e algumas nem é permitido andar de bike, fora q o transito aqui nao é tao denso como o de Sao Paulo mas é muito mais louco, com taxistas, motoboy, onibus brotando de tudo q eh canto e nem precisa dizer do "respeito" pelos ciclistas.
 
 
 
Voltar ao Topo
Leco22 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leco22 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2010 as 17:34
Em algumas situações (lama) tenho saudades da época dos firma pés. Que eu me lembre só tomei um único tombo na vida devido ao firma pé, e o tombo foi completamente besta. Já com os pedais clipless já perdi a conta, com lama braba então...
Mas o tombo mais besta de todos foi com a speed, parei a bike já na entrada do prédio e o taco escorregou na cerâmica... chão.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2010 as 00:15
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Existe firma pé de metal, que é bem melhor que o de nylon porque não se deforma.



Só que acho que vai ser bem difícil encontrar um desses hoje.

Eu usei uma época também e mesmo que você não aperte muito as presilhas a pedalada já rende mais do que o pedal de plataforma.


Eu até achei esse na Starbike pra vender Marino, mas não vem o a parte do firma-pé. Vê se pode?
Voltar ao Topo
JoaoMartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
Londrina
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JoaoMartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2010 as 03:23

Me deixa explicar ,  eu pedalo em Londrina uma cidade "montanhosa" , cheia de subidas e decidas, então seria uma boa o firma-pé para mim que ando pequenas distancias ainda, a cidade é muito movimentada cheia de avenidas cruzamentos e tal , obrigado pelas opniões .

Alguem teria uma foto , algo que poderia me explicar como é instalado o firma pé no pedal e se o meu pedal é apropriado pra colocar um. me ajudem por favor.
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2010 as 10:21
Olá, João, veja se essa fotografia aqui te ajuda. Desse jeito, só puxar a correia, que ela aperta. Pra soltar, é só apertar a presilha e movimentar o pé.
 
 
E como o Spacetrader disse ali em cima:
Citar
O segredo é escolher um bom firma pé, colocar e ajustar a cinta de forma correta e usar um tênis apropriado, sem muitos "cravos" nas solas ou nas laterais. De resto é só acostumar a puxar o pé com firmeza para trás quando for descer da bicicleta que não terá maiores problemas.
 
Ah, escolha um pedal que tenha aqueles dentinhos na superfície e que na parte de baixo dele tenha um dente maior virado pra frente, pois ajuda muito na hora de encaixar o pé no pedal, é só dar uma pisadinha com a ponta da sola e empurrar o pé pra dentro do firma pé...
 
Assim como com o clipe, você tem que treinar e depois acostuma a puxar o pé para trás pra se soltar. O negócio é se apoiar em uma parede e fazer isso várias vezes, até conseguir encontrar um ajuste legal. Se você tem um tênis mais liso, esse é o tênis pra usar com o firma-pé, lembrando também que é bom que em cima, o tênis também seja mais liso, pra não enroscar e desfiar.


Editado por Kid Falcon - 30 Jan 2010 as 10:23
Voltar ao Topo
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2010 as 18:59
Já usei firma pé e recomendo para quem quer futuramente se aventurar em pedal clipess.
Depois que comecei a usar o firma pé, tinha dificuldade de andar em uma bike sem o apetrecho, acredito que me ajudou muito a me adaptar ao pedal clipess.

Abração
Voltar ao Topo
kako Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2004
- Itu-SP
Offline
Mensagens:3039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kako Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2010 as 23:00
  Qdo comecei a pedalar não existia clip, portanto sempre usavamos firma pé , são muito bons , procure de uma marca chamada  Lapize , francesa, que existe a pelo menos 30 anos são os melhores , e correia de couro também é melhor , encaixa e solta mais facil que de nylon. Não tenha preconceitos , use o firma pé!Wink
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2010 as 02:31
vou contar minha experiênica.

primeiro, se não apertar pra valer, não adianta nada.

eu usava até ums 5 meses atras. porem não tirei, mas não aperto. pq não tirei? pq o rendemento é bem melhor e até hj não tenho certeza se a culpa do seguinte acidente foi culpa do firma-pé:
Andava numa avenida movimentada aqui na minha cidade, na mão certa, lado direito, quando menos q 2m na minha frente a porta de motorista de um carro estacionado abriu. eu tava numa velocidade média mas não adiantou muito freiar, eu tava perto demais. bati em cheio na porta, a roda traseira levantou e lembro de ter batido com minha barriga no canto superioir da porta. agora vem a parte q não tenho certeza: Não sei se o pé de vela atrapalhou, talvez se eu poderia ter conseguido colocar o pé no chão quando a roda traseira abaixou denovo eu não teria caido, mas de qq jeito eu caí pro lado esquerdo (foi muito rapido, por outro lado acho q teria caido de qq jeito...nem tenho certeza se caí em cima da bike ou se eu capultei sem ela por cima da porta). O pior vem agora, pq caí no "meio" da estrada e claro, tinha outro carro chegando, me acertou em cheio. por sorte (e duvido meu treino de capoeira) consegui me enrolar no chão por ums 2m e quando ouvi o pneu cantando se aproximando portegi minha cabeça e os meus orgãos, etc. mas a pancada foi forte mesmo assim. o carro me jogou ums 2m pra frente. fiquei 2 semanas sem conseguir me mexer de tanta dor e demorou 2 meses para conseguir voltar a treinar. até hj sinto meu coxix as vezes. os caras até tomaram susto la no hospital quando ficou claro q quebrei nada.

mas em fim, até hj não sei se vou usar denovo....os motoristas aqui andam q nem loucos. quase todo dia levo fechada.
Voltar ao Topo
humberto ssa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2008
- salvador
Offline
Mensagens:363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar humberto ssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2010 as 02:46
Usei durante anos o pedal com firma-pé pois não tive grana pra comprar o pedal e a sapatilha.
Eu usava com uma chuteira de futebol society, que é bem lisa em cima e com cravos baixos em baixo.

Fiz trilha, viajei, usei na cidade( quem já veio a Salvador sabe o problema que é) e não caí nenhuma vez por causa dos mesmos.

Se a grana está curta vá com tudo e sem medo.
ginasticadeacademia.blogspot.comVisitem!!!
Voltar ao Topo
Pirata Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2009
_
Offline
Mensagens:177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pirata Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2010 as 03:07
Já usei esse firma pé mais antigo de metal e correia que a galera postou a muito tempo atrás, hoje uso um clip 515 na mtb e na speed um look, na minha opinião um firma pé nunca vai se compara a um pedal de clip + sapatilha, mas isso também demanda $$$.
Não vim aqui comparar, vim colocar mais uma "pulga atrás da orelha" e aumentar a confusão entre nós e gerar um debate mais amplo colocando mais umas opções na disputa.
Sou da velha guarda então ainda não tive a oportunidade de experimentar esses novos firma pé da garotada...rsss...parecem ser muito mais fácil de tirar e colocar o pé do que o antigo de metal que eu comecei usando.
Alguém já usou estes tipos de firma pé abaixo, sabe dizer sua experiência em comparação ao firma pé tradicional.
 
MODELO 1 - RETO
 
MODELO 2 - DIAGONAL
 
MODELO 3 - RETO CONJUGADO AO PEDAL
 
Só vim tacar fogo na discussão...LOLLOLLOL
Voltar ao Topo
falecomcyber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2010
Recife/PE
Offline
Mensagens:464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar falecomcyber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2010 as 11:06
Como é o firma-pé que vem nas Caloi Elite?
de: Recife/PE
Voltar ao Topo
Clarklg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2010
Sorocaba
Offline
Mensagens:150
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clarklg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2010 as 11:08
Originalmente postado por Rover Rover escreveu:

Já usei firma pé e recomendo para quem quer futuramente se aventurar em pedal clipess.
Depois que comecei a usar o firma pé, tinha dificuldade de andar em uma bike sem o apetrecho, acredito que me ajudou muito a me adaptar ao pedal clipess.

Abração
 
Concordo totalmente com o Rover
Hoje em dia não consigo andar em pedal plataforma , não me dá segurança...
 
Para o dia a dia uso o firma pé , até mesmo no trânsito.
Alem de ser comodo , vc desce da bike e pode caminhar normalmente.
É uma aprendizagem antes de usar clip.
A primeira vez que andei clipado não tive grande dificuldade.
Para treinos especificos em estradas vou clipado.
 
Nunca caí por causa do firma pé , vc acaba acostumando.
Escolha um tenis que não enrosque nas laterais e na sola.
Eu mantenho um tênis específico para o uso com o firma pé
 
Já vi mais acidente com camaradas usando plataforma que escapam o pé e mete no meio dos raios , do que usando firma pé ou clip....
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2010 as 11:48
Já que ressucitaram o tópico vou dar meu pitaco:
Usei firma-pé de nylon durante muitos anos, antes de passar para o pedal clipless.
Acho que vale a pena, e a questão de tirar rapidamente é análoga ao clipless+sapatilha: tem que se acostumar com o movimento, e tem que estar bem regulado. Ou seja, firme, mas que dê para tirar o pé. Curiosamente, observei que (no modelo que eu usava) se fizesse um movimento lateral do pé ao tirar (tipo o movimento que se faz para desclipar) o firma-pé folgava um pouco e dava para tirar beleza.
Acho que clipless+sapatilha funciona muito melhor, mas também acho que, na falta de grana, o firma-pé pode ser um bom estágio intermediário. E acho que o rendimento aumenta, sim.
Particularmente não consigo pedalar de pé solto, não. Por isso, se não tivesse meu M520 iria de firma-pé mesmo.


Editado por Paulo-Natal - 26 Nov 2010 as 11:52
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2010 as 21:59
Originalmente postado por falecomcyber falecomcyber escreveu:

Como é o firma-pé que vem nas Caloi Elite?

Colega, sobe um puquinho a page que tem a foto de um similar, quem postou foi o Kid Falcon.

O firma-pé é estranho, se vc não gosta nem coloca, pois se não usa vc fica ralando ele no chão a cada curva. Eu já havia usado em bikes mais antigas, agora que veio na elite deixei para relembrar e ajuda bem, mesmo a tira folgada, pois este modelo aperta o bico do pé. Então, fica sussa para tirar, mas para colocar é aquela briga! LOL
O negócio é colocar para testar, se não gostar deixa quieto e junta um dinheiro para o clip.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X