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[FINALIZADA] Reforma - Monark Ipanema |
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Júlio Mago
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Postado: 27 Abr 2013 as 00:37 |
Procurando por peças para o meu triciclo, veja http://www.pedal.com.br/forum/fazendo-um-triciclo-de-2-lugarres_topic65994.html
encontrei esse quadro no ferro velho... Como me pediram R$ 10,00 pelo quadro, levei assim mesmo, sem saber se me serviria... Achei bem parecido com um quadro de monark ipanema. Alguém pode confirmar isso? os adesivos são monark, mas isso não garante nada... Se for monark ipanema, de que ano é ela? E que pneus vao nela, tipo 26 ou 28... Vou confessar que sou louco para ter uma bike antiga com aros 28, tipo uma crown antigona que uma tia tem... Abraços!
Editado por Júlio Mago - 04 Jun 2013 as 17:11 |
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Júlio Mago
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Agora já tenho certeza de ser uma Ipanema, só não sei o ano...
As mais novas tem a garupa diferente, então acho que deve ser das mais antigas... E no mercado livre tem ipanemas aro 26 e 27... Aro 27 eu nunca tinha visto, será que é o que chamamos aqui de 26 alto, o mesmo das barraforte? Ainda queria jogar um rodao nela, tipo 28 das antigas, ou aro 700... Mas não sei se vai caber...
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Júlio Mago
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Alguém sabe quanto que mede uma roda com aro 700 e um pneu médio, não muito fino, tipo como se fosse um pneu 26 de 1.5 ou 1.25?
É que medi do centro do eixo traseiro até os suportes do paralama e do central e consigo colocar roda com até 36 cm, ou pouco menos pq terá o parafuso no paralama... Ainda estou encucado quanto ao aro 27... o que viria a ser isso? Nunca ouvi falar de aro 27...
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CUBA
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Cara, aro 27 é maior que o 26, que o 700 e menor que o 28.
28 aí acho que não vai caber. veja quais são suas intenções: se quer restaurar a bike e manter a originalidade ou tunar isso influi na escolha das peças nesse tópico abaixo do seu tem outro (caloi ceci + shimano) vai passando as páginas que vc vai ver uma ipanema tunada procure informações sobre a bicicleta original, pra ver o aro que ela usava, a espessura etc. não existe só um tipo de aro 27 abs
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Júlio Mago
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A bike é para minha esposa, e ela ontem em uma bicicletaria, me disse quais as bikes que ela gostaria de ter...
Uma é uma cruiser, daquelas esquisitonas: http://www.nirve.com/nirve-women-beach-cruiser-bike.asp E a outra é bem mais amigável, não tenho link nem foto dela, mas é uma bike com quadro feminino, com paralamas também, bagageiro, e com rodas "grandonas" como ela disse... Era com rodas aro 700 e pneu fininho, coloridinha assim de mulher... Meio parecida com essa aqui, mas com aros maiores e pneus mais finos, estilo ceci e brisa... --------- Por fim, não to muito afim de fazer restauração por que não acho legal usar aro de ferro, e nem cubos de ferro... Queria que fosse com cubos e aros de alumínio, então já sei que não vou manter totalmente original. O quadro está para ser um rosa, ou verdinho, com paralamas pintados na cor do quadro, ou cromados para combinar com a garupinha cromadinha... O guidão será o original que veio no quadro, ou ainda maior, estilo cruiser... E não terá marchas, minha esposa disse que acha feio o câmbio na bike... hahaha Futuramente, se ela gostar, poderá ter um cubo nexus de 3v, mas por hora será single... Outro detalhe que ainda falta definir é se terá freio contra pedal, ou v-break... O v-break ficará bem mais funcional e legal no guidao, mas na bike perderá muito em beleza da originalidade... Ainda tenho que definir esse ponto com ela... |
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bcgfg
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Júlio, em muitas bikes antigas era utilizado aquele freio modelo "varão", em que era tudo de ferro, não tinha nada de cabo. Acho que dá para usar nessa bike.
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Júlio Mago
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Mas será que aquilo freia?
pq quero segurança Tb...
Mas com aquele freio realmente ficaria linda!
Será que ainda se acha aquilo para vender?
Outra coisa, não tenho certeza se o quadro tem sistema de freio de mao... Pelo menos no guidão não tem os manetes, que eram antigamente soldados diretamente ali... Vou verificar e posto aqui!
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leo63
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Analisando o quadro, é sim uma Monark ipanema e provavelmente dos anos 80. Eu tenho uma 1983, e coloquei tudo o que vc pretende colocar na sua. Trocando os freios por um contra pedal; os aros 700 cabem direitinho, vai uma foto para exemplificar. |
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bcgfg
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Considerando o tipo de utilização que acredito será feito com ela, passeios tranquilos, freia sim. |
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Júlio Mago
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Depois de muito conversar com minha esposa, e mostrar fotos aqui e ali, inclusive as desse tópico, ela decidiu o estilo da bike, vai querer uma parecida com essa aqui:
Ela quer com a cestinha e as rodas grandes como na foto... hahaha Acho que pelo pneu ser alto, para ela representa maior... Outra coisa, esse guidão da bike dessa foto não parece ser o original, ou será que é? Vou usar umas rodas que tenho aqui mesmo, com aros normaizinhos de alumínio, já que vou pintar mesmo... Falta ainda definir a cor, mas será entre branca, rosa ou laranja... Amanhã começo a lixar para a pintura... Editado por Júlio Mago - 28 Abr 2013 as 22:14 |
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Júlio Mago
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Problemas...
Desmontando o quadro da bike, descobri uma trinca no mesmo... Será que terei que abandonar o projeto? Vale a pena soldar? |
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decz.
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essa é uma ipanema, provavelmente do ano 1981.
tenho uma ipanema série prata, que tem 4 marchas, de 1982 |
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Júlio Mago
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opa, olá decz...
Ipanema com marchas? Até vi no google ipanema com marchas, mas achei que não era original... Essa catraca então com 4 marchas deve ser um tesouro... tem que cuidar para não estragar, por que senão não vai ter outra, né... ou é possível de achar outra? To curioso em saber como será o passador dela... ------------ Bom, quanto a trinca no quadro que mostrei acima, como era coisa mínima, eu soldei... Já soldei e lixei quase tudo, o acabamento está quase aceitável... Comprei os aros e paralamas, por que vou pintá-los junto com o quadro, e resolvi agora fazer com freio contra-pedal, por que apesar de não gostar de freio contra pedal, soldar os bosses para v-break, ou instalar adaptadores ficaria muito feio... sem falar que soldar bosses em um quadro antigo desse seria uma coisa muito feia, descaracterizaria a bike... Amanhã vou postar fotos do acabamento da solda e dos paralamas e aros... Consegui aros resistentes, quase aros duplos, mas com acabamentos redondos, quase como aqueles aros de ferro antigos... muito show! E consegui paralamas redondinhos também, mas esses não são novidades...
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SilvioSa
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Restrito Cadastrado em: 21 Mai 2004 Brasília/DF Offline Mensagens:1450 |
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Eu tenho uma Monark Ipanema que acredito ser de 1983 ou 84. Comprei quase toda original mas fiz umas mudanças para ficar mais funcional.
Troquei selim, guidão e rodas. Coloquei um cubo Shimano Nexus com 3 marchas e freio contrapedal. Agora falta pintar para ficar bem bonita. Veja umas fotos dela. |
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Júlio Mago
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Silvio, linda sua ipanema... talvez eu nem pintaria, hehe...
----------- Olha como ficou a solda no quadro: Se bem que ainda pedi a um amigo que trabalha bem com a lima para dar mais uma acertada, e ele além disso, já lixou e tudo, coisa que eu faria depois, e ficou perfeito mesmo, melhor do que está aparecendo na foto... Paralamas estilo Vovô... (vou pintar de branco) E os aros com aparência dos aros antigos de ferro... (também vou pintar de branco) |
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leo63
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Passeando na ciclovia do Park Way de Ipanema, qualquer dia desses a gente se cruza nela.
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Júlio Mago
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Esse fim de semana comecei a pintar o quadro, os aros e os paralamas de branco, a cor que vai ser essa bike para minha esposa...
Na quinta vou buscar as peças na cromagem, mandei cromar o bagageiro, pedivela e prato dele, e a chapinha que vai no garfo...
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Cariopassaros
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ta ficando showwwwwww
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decz.
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então, o passador é no quadro, estilo da monark 10, mas ele foi desmontado muito tempo atrás pelo meu irmão (criança fuçando onde não deve) e perdeu a travinha interna, se alguém tiver esse passador para vender, eu compro!
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Pedalando sempre...
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Júlio Mago
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Rapaziada, vou atualizando o tópico...
Já peguei as peças cromadas: E até dei uma pré-montada, mas infelizmente o barato saiu caro... Como eu mesmo havia pintado, já tinha notado que não tinha ficado muito legal a pintura... mas depois de uma semana notei que a tinta ainda não tinha a resistencia legal, e que qualquer esforço estragava a mesma... Foi então que peguei as peças pintadas, desmontei tudo de novo, e levei a um jato de areia... Já peguei as peças jateadas e já levei para profissionais pintarem, com essa brincadeira, se foram R$ 100,00, entre jatear e pintar... hehe Amanhã pego as peças pintadas já, e to louco para montar de novo... Abraços!
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Erick Linz
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Oi Júlio,blz??
Que pintura vc usou?? Eu uso Duco ou PU,depois verniz bi-componente,fica bem legal.....super resistente!!! Derrepente vc usou um material que não casou com o outro e não aguardou o tempo de secagem e evaporação entre eles e não ficou legal.... Abraços Erick
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Júlio Mago
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Olá Erick, tudo blz?
Seguinte, eu tinha o quadro com tintas originais mesmo, então fosqueei o mesmo e taquei um sintético em cima, sem passar primer ou fundo preparador... E também tem o problema de que não sei se diluí de menos... ( por que demais eu sei que não foi), mas tenho certeza que dei várias demãos e elas não estavam secas, era dia úmido, e de um dia para o outro não secou... (ou a danada da tinta não iria secar mesmo, de ruim que é ...) Mas hoje vou pegar as peças já pintadas pelo profissional... foram pintadas com pintura epóxi.
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Erick Linz
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Amigo Júlio,
Pela experiência que tenho aconteceram as seguintes situações: 1 - Vc deveria ter retirado o material antigo do quadro,podia ser jato de areia,com pintoff,removedor pastoso,lixando ou furadeira com disco metálico.Depois lavava com Thinner e por fim com detergente. 2 - Obrigatoriamente deveria ter passado o primer 3 - A diluição geralmente é de 30% do solvente indicado e 70% da tinta 4 - A pressão ro rvólver de pintura não pode ser forte demias,geralmente de 15 a 30 libras/pol 4 - Nunca pintar com dia úmido ou chuva.Essa é a pior situação que se pode passar. Não gosto muito da pintura Epoxi,Com o tempo surgem pontinhos de ferrugem nos locais mais difíceis e quando a pintura sofre algum impacto,ela não arranha e sim descasca e para retocar é bem complicado. Aqui em casa fiz uma cabine de pintura com algumas lâmpadas para aquecer o ambiente e tem dado muito certo. Abraços Erick
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Júlio Mago
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Cadastrado em: 07 Abr 2012 tubarão-sc Offline Mensagens:287 |
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pois é, já me alertaram sobre isso da pintura epóxi, mas se começar a dar problema, eu jateio tudo de novo e dessa vez, mando pintar de outra cor, talvez um branco pérola, rosa metálico ou até um prata mesmo...
Hoje peguei as peças da pintura, ficaram perfeitas, a tinta lisinha, brilhosa, bem diferente de como eu tinha deixado... Então deixei os aros na bicicletaria para colocação dos cubos e raios, que serão zincados. Pegarei na sexta feira, juntamente com umas peças pequenas que mandei cromar (tinha esquecido das panelinhas da caixa de direção, das panelinhas da caixa central e de alguns parafusinhos...) Então na sexta a noite eu começo a montar alguma coisa... Ainda tenho que dar um jeito de pintar a mesa/avanço... Mas antes vou ver se não me agrado de nenhuma na bicicletaria... Segue fotos, ainda sem montagem, só para ilustrar a pintura... |
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Erick Linz
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Cadastrado em: 21 Mai 2013 Rio de Janeiro Offline Mensagens:1 |
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Ficou bem legal,O legal dessas Bikes é que elas são bem leves e tem uma geometria muito legal.Eu prefiro as Femininas....Tenho várias:Durkopp,Monark Sueca,Peugeot,Regina,Fliyng Jet,Erlan,Svalan,Stella,NSU,Opel,TWN,Goliath e outras....sempre femininas....
Eu colocaria uma selin daqueles antigos de mola,são bem confortáveis e o visual é matador...Umas manoplas de madeira tmb fecharam bem o visual dando um ar retrô. Abraços Erick
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Júlio Mago
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Valeu erick, qualquer coisa eu entro em contato.
Bom, já com as peças, fui montando o que eu tinha... Infelizmente, o paralama da frente não pude montar, as varetas de fixação são curtas, coloquei o aro no garfo e usando a vareta que veio com os paralamas, na parte de cima tenho uma medida de distância com o pneu, e mais abaixo a medida vai diminuindo cada vez mais enquanto chega perto da vareta... Amanhã vou na bicicletaria procurar vareta maior... Abraços!
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Júlio Mago
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Finalmente consegui adquirir as peças que faltavam e terminar a montagem da ipanema.
Comprei os dois pneus novos, do tipo simples mesmo, e sem faixa branca. Também coloquei um banco que a patroa escolheu, e a cestinha, campainha, corrente e algumas pecinhas pequenas que faltavam... A garupeira não passa segurança... por ser feita com ferrinhos fininhos, fica linda, mas não fica firme, e só serve mesmo para pouco peso, levar criança ali nem pensar. O guidão grandão e abertão ficou bonito, mas a dirigibilidade não ficou tão boa, acabei levantando um pouco para melhorar, apesar de minha esposa ter amado tudo na bike e já ter andado e aprovado. Por fim, ainda vou levar para dar uma revisada no cubo traseiro de contrapedal, que é de segunda mão, porém da marca velosteel, mas está freiando menos do que eu queria... Segue as fotos: |
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leoart
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Excelente trabalho. Ficou muito bonita. PARABÉNS !!!!
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Torma
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Cadastrado em: 23 Mai 2013 Ijuí Offline Mensagens:5 |
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Parabéns, ficou muito bacana!
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Júlio Mago
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Obrigado colegas! A bike ficou muito macia, devido a posição de pedalar, não é boa para desempenho, mas é muito gostosa para um passeio...
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RHOFMAN
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Cadastrado em: 10 Set 2015 PERNAMBUCO Offline Mensagens:1 |
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Ola amigo! Esse quadro é de uma monark ipanema, se os adesivos que estão nela forem originais, isso segnifica que ela é uma Ipanema ano 1985.
Sua bike ficou linda. Apesar que prefiro ela original, qualquer duvida pode perguntar sou um colecionador e expert no assunto! Um abraço. Paulo Rhofman
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