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Ferramentas: Torquimetro

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RATTUS Ver Drop Down
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Acho que vou encomendar o meu hoje...
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HAIRTONNETO Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de HAIRTONNETO Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2013 as 16:34
É esta daqui a ferramenta Carlos:


Este torquímetro pode ser regulado para apertar 99% dos parafusos das bikes, pois ele suporta desde 0.2NM até 15.8NM. Daí basta você ver no manual da peça que você vai instalar (ou na própria peça) quantos NM ela suporta, fazer a regulagem na ferramenta e pronto, só apertar até a chave estalar (ela parece que quebra).

Ela aguenta até 15.8NM. Mas no MANUAL do torquímetro, ele pede pra quando você deixar a ferramenta sem uso, guardado e tals, que antes do próximo uso, você ache algum parafuso que possa sofrer um aperto de 15.8NM ou mais, que regule a ferramenta para 15.8NM (máximo) e aperte este parafuso até a ferramenta "quebrar/estalar" a cabeça dela (indicando que chegou em 15.8NM). Com isso você lubrifica toda a ferramenta. Eles pedem pra fazer isso umas 10 vezes para ela ficar bem lubrificada e apresente precisão TOTAL.

Fiquei impressionado com quantos parafusos estava errados em minha bike, o dos rotores estavam com quase 7nm quanto o máximo recomendado é 4nm... da mesa estavam em 3nm e suportavam até 5nm... o bar end estava em 4nm e suportava 7nm (eu tinha medo de apertar e danificar o guidão de carbono).

O do pedivela, estava super apertado, enquanto o máximo de aperto dele é míseros 3nm. Regulei para 3nm, ele ficou mais soltinho, porém sem ficar com folga, ele fica 100% ideal.

Mesma coisa caixa de direção, a tampa dele diz quantos NM é o correto, a direção fica macia e soltinha e sem jogo.

Enfim a bike fica toda perfeitinha, vale o investimento sim!

Falei 99% dos parafusos podem ser apertados com o torquímetro porque até agora teve apenas UM que eu não pude usar esta ferramenta, a tampa do K7. Ela deve ser apertada com 35nm. Daí pra esta rosca eu comprei uma bem simples de veículos mesmo, baratinha.


Editado por HAIRTONNETO - 04 Jun 2013 as 16:35
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg
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Carlos sp Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carlos sp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2013 as 15:35
Originalmente Postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO Escreveu:

A cabeça da ferramenta "quebra" quando chega no NM que você ajustou.

No cabo da chave, bem embaixo, tem uma rosca, onde você calibra quantos NM você deseja, de 0.2NM até 15.8NM. A regulagem é bem precisa, escala de 0.2 em 0.2NM.

Daí no meio da chave, tem um visor, com a calibragem que você ajustou na rosca debaixo. Então feito isso, basta ir apertando o parafuso. Quando a cabeça da chave se torce pro lado, ela da uma impressão que "quebra"... é que chegou nos NM que você ajustou.

Eu acho que a ferramenta tem um funcionamento hidráulico, pois antes de usar a ferramenta (se ela estiver parada a mais de 1 dia), no manual pede pra você regular em 15.8nm (máximo) e apertar um parafuso até "quebrar" a cabeça da chave, 10 vezes, qualquer parafuso. No manual diz que este procedimento é para lubrificar internamente toda a ferramenta e ela ter precisão total. Daí antes de usar a ferramenta pro que eu quero, eu sempre faço este procedimento no parafuso do meu canote de selim, o que prende meu selim no canote (ele tem torque máx. de 16nm).

Show a ferramenta, depois que comprei ela, revisei toda minha bike... 90% dos parafusos estavam com apertos incorretos Dead



Será que teria como você tirar uma foto dele e postar aqui?
Torque máximo de 16nm é da ferramenta?
Aqui em SP,região da Florêncio de Abreu,acha-se fácil essa ferramenta,mas são muito mais caras e ainda tem de várias medidas,o certo é comprar uma específica para bike igual a o que você fez.
Só que queria saber se é um único torquímetro para todos os parafusos da bike ou são dois mesmo.
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peterrocha Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de peterrocha Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2013 as 15:14
http://www.jensonusa.com/!PLdgsZ44L02wY5BGbmoAvQ!/Pedros-Pro-Torque-Wrench


esse é show de bola
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RATTUS Ver Drop Down
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Originalmente Postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO Escreveu:


A cabeça da ferramenta "quebra" quando chega no NM que você ajustou.

No cabo da chave, bem embaixo, tem uma rosca, onde você calibra quantos NM você deseja, de 0.2NM até 15.8NM. A regulagem é bem precisa, escala de 0.2 em 0.2NM.

Daí no meio da chave, tem um visor, com a calibragem que você ajustou na rosca debaixo. Então feito isso, basta ir apertando o parafuso. Quando a cabeça da chave se torce pro lado, ela da uma impressão que "quebra"... é que chegou nos NM que você ajustou.

Eu acho que a ferramenta tem um funcionamento hidráulico, pois antes de usar a ferramenta (se ela estiver parada a mais de 1 dia), no manual pede pra você regular em 15.8nm (máximo) e apertar um parafuso até "quebrar" a cabeça da chave, 10 vezes, qualquer parafuso. No manual diz que este procedimento é para lubrificar internamente toda a ferramenta e ela ter precisão total. Daí antes de usar a ferramenta pro que eu quero, e<span style="line-height: 1.4;">u sempre faço este procedimento no parafuso do meu canote de selim, o que prende meu selim no canote (ele tem torque máx. de 16nm).</span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
<span style="line-height: 1.4;">Show a ferramenta, depois que comprei ela, revisei toda minha bike... 90% dos parafusos estavam com apertos incorretos Dead</span>





Valeu pela explicação HAIRTON
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HAIRTONNETO Ver Drop Down
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A cabeça da ferramenta "quebra" quando chega no NM que você ajustou.

No cabo da chave, bem embaixo, tem uma rosca, onde você calibra quantos NM você deseja, de 0.2NM até 15.8NM. A regulagem é bem precisa, escala de 0.2 em 0.2NM.

Daí no meio da chave, tem um visor, com a calibragem que você ajustou na rosca debaixo. Então feito isso, basta ir apertando o parafuso. Quando a cabeça da chave se torce pro lado, ela da uma impressão que "quebra"... é que chegou nos NM que você ajustou.

Eu acho que a ferramenta tem um funcionamento hidráulico, pois antes de usar a ferramenta (se ela estiver parada a mais de 1 dia), no manual pede pra você regular em 15.8nm (máximo) e apertar um parafuso até "quebrar" a cabeça da chave, 10 vezes, qualquer parafuso. No manual diz que este procedimento é para lubrificar internamente toda a ferramenta e ela ter precisão total. Daí antes de usar a ferramenta pro que eu quero, eu sempre faço este procedimento no parafuso do meu canote de selim, o que prende meu selim no canote (ele tem torque máx. de 16nm).

Show a ferramenta, depois que comprei ela, revisei toda minha bike... 90% dos parafusos estavam com apertos incorretos Dead




Editado por HAIRTONNETO - 03 Jun 2013 as 15:39
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Fabio Ver Drop Down


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Ele é de estalo ou daquele que gira em falso?
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HAIRTONNETO Ver Drop Down
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Comprei o Torquímetro da Shimano PRO.

Muito show ele, funciona perfeitamente. Tenso que ele é caro, comprar aqui no Brasil mesmo paga 300 mangos.

Mas pra mim valeu cada centavo, gosto de deixar todas as peças da bike no aperto exato.
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RATTUS Ver Drop Down
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Será que compensa comprar o torquimetro separado e as ponteiras que serão utilizadas, separadamente?
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lyra Ver Drop Down
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eu comprei aquele da CRC (http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=32396). Pro meu pouco uso atende bem, mas atenção à "pegadinha". Ele não vem com as ponteiras, e a medida dele é 1/4", o que não foi tão trivial assim de achar. Acabei tendo que comprar outro conjunto de chave de catraca/ponteiras, só por causa das ponteiras. Teria sido mais jogo comprar logo um que já venha com elas. 
http://ciclobits.blogspot.com
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RATTUS Ver Drop Down
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Essa é uma ferramenta que já está na minha lista para comprar.

A pesquisa por marca e modelo continua
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Sapiranga Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Sapiranga Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Jun 2013 as 14:36
Segue meu torquímetro DIY...
Torque = força x distância (tamanho alavanca).
Exemplo de aperto em 5N.m.
 
Segue meu exemplo.
 
5N.m = força x 0,2m (20cm)
força = 5N.m / 0,2m
força = 25N
 
força = massa x aceleração (para balança utilizar aceleração da gravidade)
 
Obs: balança mede massa.
 
25N = massa x 9,81m/s²
 
massa = 25 / 9,81
massa = 2,54 kg para ter o torque de aperto em 5N.m.
 
Resumindo a fórmula.
 
Valor da balança = (Torque solicitado de aperto)/(comprimento da alavanca x 9,81)
 
Paquei R$ 19,90 pela balança.
Vou fazer um torquímetro DIY utilizando a balança, e após posto foto.
 
[/URL]
 
 
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zeca Ver Drop Down
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Dica interessante: o torquimetro Shimano PRO está sendo encontrado no comercio local (Brasil0 por aproximadamente R$ 320,00,  geralmente parcelado, é uma oportunidade para quem não tem e está disposto a comprar.
Nos EUA p preço do mesmo é de aproximadamente US120,00, + US$ 30,00 de frete, simulando uma compra na R&A Cycles o preço mesmo sem impostos fica bem proximo do praticado aqui, eu já tenho um Park Tool, então fica a dica.
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Mayler Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Mayler Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Set 2012 as 16:57
Recentemente fiz uma extensa pesquisa sobre os torquímetros encontrados no Brasil e no exterior.

Meu problema é que minha Santa Cruz tem parafusos que precisam de torque desde 3,8 N.m até 22 N.m, e é difícil encontrar torquímetro que atenda a esta faixa de torque.
Os de marcas mais conhecidas, ou começam já de 5 N.m ou então vão só até 17 N.m de torque, o que não atende a todas as bikes.

Existe um torquímetro da Gedore que é perfeito, que vai de 2 N.m até 25 N.m. Esse torquímetro é uma "joia preciosa", mas o preço é bem alto, custa mais de R$1.300,00.

Acabei encontrando um torquimetro da marca Torkfort, de fabricação nacional (em Porto Alegre), de excelente qualidade (talvez melhor que Pedro's), que também vai de 2 N.m até 25 N.m, e que custa em torno de R$600,00. Esse atende a qualquer parafuso de bike.

O site dele é:
é esse da primeira foto:

e pode ser adquirido nesse site:
Se não tiver ele no catálogo do site, basta enviar um mail ou ligar para o pessoal da Araujo Ferramentas, que eles conseguem o torquímetro.

Não tenho nenhuma relação com nenhuma das empresas citadas. Sou apenas um consumidor satisfeito que teve muita dificuldade de encontrar um torquímetro que me atenda e com custo acessível. Quero apenas deixar a dica...

Abraço a todos

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Nve Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Nve Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Mai 2012 as 13:54
Eu sei que no caso da tramontina vc pode mandar direto pra eles pra calibrar.

Agora posso estar falando besteira, mas se vocês adquirirem um calibrador, ele também não teria que ser calibrado periodicamente?
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zeca Ver Drop Down
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Originalmente Postado por 109eh 109eh Escreveu:

Em regra a calibração de um torquimetro é eficaz/"valida" por 5000 'cliques' ou 6 meses.
Muitos discutiram acerca da importância do uso do equipamento, de um equipamento com procedência e qualidade.
Mas aonde posso encontrar um aferidor de torque, analisador de torque (Analyzer torque) ou calibrador (torque calibrator)? Pelo que pesquisei no ebay os calibradores são muito caros, provavelmente eu esteja procurando no lugar errado, alguém pode me "dar uma luz" no assunto?


X2
Em qual lugar seria possível a aferição dou calibração e um torquimetro?
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109eh Ver Drop Down


Registrado: 25 Jan 2012
Piaui
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de 109eh Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Mar 2012 as 05:25
Em regra a calibração de um torquimetro é eficaz/"valida" por 5000 'cliques' ou 6 meses.
Muitos discutiram acerca da importância do uso do equipamento, de um equipamento com procedência e qualidade.
Mas aonde posso encontrar um aferidor de torque, analisador de torque (Analyzer torque) ou calibrador (torque calibrator)? Pelo que pesquisei no ebay os calibradores são muito caros, provavelmente eu esteja procurando no lugar errado, alguém pode me "dar uma luz" no assunto?
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shy-boy Ver Drop Down
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Registrado: 28 Abr 2005
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de shy-boy Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Out 2011 as 00:51
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=32396
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supericepower Ver Drop Down
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Eu estou interessado em comprar um torquimetro, porem gostaria de alguma indicação com um bom custo x benefício.

Abraços e obrigado.

Clap
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shy-boy Ver Drop Down
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Eu tinha um da CCR
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=32396

É similar a esse que você mostrou. É muito bom.

Acabei vendendo e hoje tenho um da tramontina. Mas está na faixa dos R$ 270,00


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fabiotux Ver Drop Down
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Senhoras & Senhores:

Tento eu recentemente adquirido uma frameset/componentes full carbon, estou preocupado, pois normalmente eu mesmo faço a manutenção da bike e não quero perder meu precioso dinheirinho fazendo bobagem!

Estou à caça de torquímetros, mas percebo que os modelos "gringos" citados ao longo desse tópico estão muito acima da minha expectativa de preço.

Procurando no ML, encontrei esse modelo: 

Torquímetro De Estalo - 1/4´´ 2,4 Kg (2,3~23 Nm) .


Minha pergunta é: Posso confiar nesse equipamento?

Conforme citado, o torque máximo para parafusos na bike não passa de 17nm e o mínimo fica na casa dos 3nm, ou seja, em tese a ferramenta está dentro do limite max/min.

Alguma outra sugestão?

Valews pela ajuda.

Abraço.

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decz. Ver Drop Down
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o clique será mais baixo mesmo, pois a pressão é menor
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shy-boy Ver Drop Down
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Sobre minha pergunta, eu descobri o "problema". Na verdade em torques baixos (2~6Nm) a chave não faz um clique (alto como no de 20Nm). Ela simplesmente dá uma "jogada" na cabeça. Que é quando sabemos que chegou ao torque escolhido.

Ou seja minha chave está perfeita. Mas como na ânsia de arrumar logo a bike acabei comprando outro Tramontina.

Então vou vender esse meu da Cyclo Tools.

Inclusive se alguém tiver interesse....



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decz. Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de decz. Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Set 2010 as 01:45
opa, agora posso falar como profissional, sou da área de metrologia (calibração)

sobre a medição dos torquímetros, não têm erro muito acima do fabricante, o que ocorre é que normalmente quando está se operando, pode ocorrer erro de paralax no ajuste, o que seria esse erro, seria você mexer na escala dele e não está olhando em linha reta, fazendo com que acabe ajustando errado..

outra coisa que pode ocorrer é o valor de divisão dele, para bikes, torquímetros de 25 a 30Nm já estão até acima do especificados pras peças, pois no máximo que via até hoje foi de torque igual a 17Nm, então torquímetros de grande porte não teriam necessidades, ou seja, diminuiria a escala e aumentaria a precisão
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shy-boy Ver Drop Down
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Pessoal me deem uma luz.

Comprei um torquimetro na CRC que vai de 2~20Nm.
Bom ao chegar, percebi que se coloco no 2Nm ele fica com uma pressão absurda. Agora se coloco no 20Nm fica fácil ouvir o estalo.
Bom achei que estava com defeito e reclamei com o fabricante (Cyclo UK) que se prontificou o enviar outro.
Bom não satisfeito comprei um Tramontina que na especificação diz que vai de 4~20Nm.
Porem ao tentar usar acontece o mesmo. Quando coloco no 2Nm é muito forte, se coloco no 20Nm fica facil.

Que estou fazendo errado? Pois por exemplo, no parafuso da mesa da minha bike diz que tem que apertar até 6Nm mas se coloco essa força no torquimetro ele espana o parafuso.
Existe medidas diferentes?

Me deem uma luz, pois não estou entendendo nada.
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alexandro Ver Drop Down


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"MOVER PARA ARQUIVO"
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Adriano Diniz Ver Drop Down
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Olha só , postei lá atras que talvez traria um snap-on dos EUA ...nada disso , trouxe um Park Tools TW5 e um jogo de bits SB24 se não me engano . Exelente conjunto , recomendo.
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
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Franciscok Ver Drop Down


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Fiz uma cagada, muito grande, usando um torquimetro.
A rock shox indica um torque de 60 libras.polegada, mas o torquimetro media em libras.pé. Quase quebrei a suspensão.
Cuidado com as escalas.
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Match Ver Drop Down


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Qual o Tor mais barato e suficiente?
Pois estou vendo que é bem caro no geral
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bragajunior Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bragajunior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jan 2010 as 17:53
Alguém sabe como ficou este tópico, o rcaliman mencionou
a imprecisão tão pequena do torquímetro de vara, essa pequena
diferença pode danificar, por exemplo, um canote de carbono?
Lendo aí percebi que este tipo não precisa de calibrar,
e para eu achar alguém aqui que calibra fica realmente complicado.

abs

"Se a subida é forte e não der para subir, pedale-a."



Braga "Thinker" Junior



http://www.pedal.com.br/perfil/perfil.asp?id=35896

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rcaliman Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rcaliman Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2009 as 22:24
Mas o aperto precisa ser tão preciso assim que um de vareta não seja o suficiente? 1 libra a mais ou a menos vai realmente fazer tanta diferença assim? Imagino que seja mais negócio usar um torquimetro de 50 reais do que não usar torquimetro nenhum.
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Edilcimar Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Edilcimar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Ago 2008 as 06:24
Uma tabela de torque genérica, válida para qualquer tipo de parafuso ou porca feitos em aço, tipo padrão. Atenção não é válida para parafusos de alumínio (cujo torque é menor) , nem tampouco para ligas especiais (cujo torque é maior e possui escala própria). Infelizmente não achei a tabela de torque para parafusos de alumínio.
Dados retirados de Bell Hellicopter Maintenance Manual.
Os torques abaixo são todos em libras X polegadas, se estiver utilizando um torquímetro com outra escala precisa converter as unidades.
 
Parafuso e Rosca  -  Padrão AN310 e AN365  -  AN320 e AN364  -  Porcas/Parafusos exceto Shear
8x36fios                                12 a 15                          7 a 9                       15 a 18
10x32fios                              20 a 25                        12 a 25                     25 a 35
1/4"x28fios                           50 a 70                        30 a 40                     70 a 90
5/16"x24fios                        100 a 140                     60 a 85                   140 a 203
3/8"x24fios                          160 a 190                     95 a 110                 190 a 351
7/16"x20fios                        450 a 500                    270 a 300                500 a 756
1/2"x20fios                          480 a 690                    290 a 410                790 a 990
9/16"x18fios                        800 a 1000                  480 a 600              1000 a 1440
5/8"x18fios                         1100 a 1300                 660 a 780              1300 a 2160
3/4"x16fios                         2300 a 2500               1300 a 1500            2500 a 4500
6/8"x14fios                         2500 a 3000               1500 a 1800            3000 a 6300
1"x14fios                            3700 a 5500               2200 a 3300            5500 a 9000
A última coluna são parafusos e porcas de alta resistência a tração
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Vitória
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Edilcimar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Ago 2008 as 15:05
A falta de torque não espana parafuso, a falta de torque, se você der muita força no pedal pode fazer qualquer coisa menos espanar parafuso. A definição de "espanar" em si significa que a rosca sofreu um excesso de torque ou tração e em conseqüência disto  a rosca sofreu um excesso de tração e foi "arrancada" de sua posição original o que lhe causou um cisalhamento. A falta de torque pode soltar a rosca e em virtude disto danificá-la, mas espanar jamais.
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Franciscok Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Franciscok Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Ago 2008 as 08:09
falta de torque pode espanar o parafuso.
 
Vc faz um sprint, jogando 300N de força no pedal e torcendo tudo. Se tiver alguma folga vai pro espaço.
 
Eu achei mesmo estranho, e quando comprar meu guidão de carbono encomendo junto um torquimetro, pq guidão quebrado é foda.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Edilcimar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Jul 2008 as 22:17
Se o fabricante estipulou que um determinado parafuso precisa de um aperto X (torque), então é porque não se deve colocar mais ou menos, portanto o cara da loja é um incompetente que não sabe o que diz, você pode sim espanar uma rosca, mas por excesso de torque, jamais por falta; a falta de torque soltaria o parafuso.
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the brave Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de the brave Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Jul 2008 as 18:54
Francisco,

É difícil julgar essas coisas. Conheço muita gente com quadros e componentes de carbono que nunca viram um torquímetro na frente, fazem manutenções em suas casas e nunca tiveram problema algum. Mas também já li no MTBR o contrário.

No final do dia a gente cai na lei de Murphy. Ou seja, tu investes a maior grana em componentes e tals, faz os apertos no feeling e no dia que dá merda, por que não usei a ferramenta adequada?

Essa argumentação da loja, por serem profissionais do ramo, acho totalmente equivocada, seria mais bacana da parte deles dizererem que não possuem a ferramenta e que estão providenciando, ou que caso já a tenham, isso não é garantia de nada dada sua exemplificação.

Quem tem quadro de carbono e componentes de carbono, pelo valor investido, não custa investir mais um pouco e ficar com a consciência um pouco mais tranquila de estar respeitando as especificações do fabricante. Principalmente quando estamos falando de quadros e nas regiões onde temos mesa, guidão, canote e pedivela.


Editado por the brave - 31 Jul 2008 as 18:55
William
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Franciscok Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Franciscok Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Jul 2008 as 18:44

Perguntei na biccletaria se eles tinham torqimetro, e vieram com uma história meio esquisita.

Disseram que os valores de torque indicados são muito baixos, inclusive um cliente perdeu um pedivela stoglight de carbono. Espanou a rosca(pedalando) por estar com pouco torque.
 
Será que pode mesmo?
 
E quando a guidões de carbono? Eu prefiro seguir os limites do fabricante.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Edilcimar Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Jul 2008 as 11:01
A Snap-on comprou a Sun Eletric do Brasil e tem filial no estado de São Paulo, eis alguns torquímetros
 
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Apesar da Craftsman não ser tão boa quanto a Snap-on aí vão alguns modelos
 A Snap-on tem representante no Brasil http://www.snaponsun.com.br/torque_mecanico.htm


Editado por Edilcimar - 30 Jul 2008 as 11:21
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alexandro Ver Drop Down


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Acho que para o uso em bikes a melhor combinação (qualidade x praticidade x preço) seria o Giustaforza Effetto Mariposa (Butterfly) para peças em geral (mesa, freios, guidões...) e TW2 da Parktool (pedivela, cassete e movimento central), este ultimo de vareta, pois como não trocamos constantemente estas peças, o TW2 poderia atender sem problemas.
Acrescentei no primeiro topico o link dos fabricantes com a descrição técnica dos torquimetros.
Abraços,
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