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Ferramentas: Torquimetro |
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Autor | |
RATTUS ![]() ![]() Restrito Registrado: 29 Abr 2011 My House Desconectado Mensagens:2494 |
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Acho que vou encomendar o meu hoje...
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HAIRTONNETO ![]() ![]() Registrado: 06 Dez 2012 CURITIBA Desconectado Mensagens:1910 |
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É esta daqui a ferramenta Carlos:
Este torquímetro pode ser regulado para apertar 99% dos parafusos das bikes, pois ele suporta desde 0.2NM até 15.8NM. Daí basta você ver no manual da peça que você vai instalar (ou na própria peça) quantos NM ela suporta, fazer a regulagem na ferramenta e pronto, só apertar até a chave estalar (ela parece que quebra). Ela aguenta até 15.8NM. Mas no MANUAL do torquímetro, ele pede pra quando você deixar a ferramenta sem uso, guardado e tals, que antes do próximo uso, você ache algum parafuso que possa sofrer um aperto de 15.8NM ou mais, que regule a ferramenta para 15.8NM (máximo) e aperte este parafuso até a ferramenta "quebrar/estalar" a cabeça dela (indicando que chegou em 15.8NM). Com isso você lubrifica toda a ferramenta. Eles pedem pra fazer isso umas 10 vezes para ela ficar bem lubrificada e apresente precisão TOTAL. Fiquei impressionado com quantos parafusos estava errados em minha bike, o dos rotores estavam com quase 7nm quanto o máximo recomendado é 4nm... da mesa estavam em 3nm e suportavam até 5nm... o bar end estava em 4nm e suportava 7nm (eu tinha medo de apertar e danificar o guidão de carbono). O do pedivela, estava super apertado, enquanto o máximo de aperto dele é míseros 3nm. Regulei para 3nm, ele ficou mais soltinho, porém sem ficar com folga, ele fica 100% ideal. Mesma coisa caixa de direção, a tampa dele diz quantos NM é o correto, a direção fica macia e soltinha e sem jogo. Enfim a bike fica toda perfeitinha, vale o investimento sim! Falei 99% dos parafusos podem ser apertados com o torquímetro porque até agora teve apenas UM que eu não pude usar esta ferramenta, a tampa do K7. Ela deve ser apertada com 35nm. Daí pra esta rosca eu comprei uma bem simples de veículos mesmo, baratinha.
Editado por HAIRTONNETO - 04 Jun 2013 as 16:35 |
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Meus amores:
MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg |
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Carlos sp ![]() ![]() Registrado: 18 Jun 2008 São Paulo/SP Desconectado Mensagens:3093 |
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Será que teria como você tirar uma foto dele e postar aqui? Torque máximo de 16nm é da ferramenta? Aqui em SP,região da Florêncio de Abreu,acha-se fácil essa ferramenta,mas são muito mais caras e ainda tem de várias medidas,o certo é comprar uma específica para bike igual a o que você fez. Só que queria saber se é um único torquímetro para todos os parafusos da bike ou são dois mesmo. |
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peterrocha ![]() ![]() Registrado: 02 Jun 2013 RJ Desconectado Mensagens:4 |
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http://www.jensonusa.com/!PLdgsZ44L02wY5BGbmoAvQ!/Pedros-Pro-Torque-Wrench
esse é show de bola |
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RATTUS ![]() ![]() Restrito Registrado: 29 Abr 2011 My House Desconectado Mensagens:2494 |
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Valeu pela explicação HAIRTON |
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HAIRTONNETO ![]() ![]() Registrado: 06 Dez 2012 CURITIBA Desconectado Mensagens:1910 |
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A cabeça da ferramenta "quebra" quando chega no NM que você ajustou.
No cabo da chave, bem embaixo, tem uma rosca, onde você calibra quantos NM você deseja, de 0.2NM até 15.8NM. A regulagem é bem precisa, escala de 0.2 em 0.2NM. Daí no meio da chave, tem um visor, com a calibragem que você ajustou na rosca debaixo. Então feito isso, basta ir apertando o parafuso. Quando a cabeça da chave se torce pro lado, ela da uma impressão que "quebra"... é que chegou nos NM que você ajustou. Eu acho que a ferramenta tem um funcionamento hidráulico, pois antes de usar a ferramenta (se ela estiver parada a mais de 1 dia), no manual pede pra você regular em 15.8nm (máximo) e apertar um parafuso até "quebrar" a cabeça da chave, 10 vezes, qualquer parafuso. No manual diz que este procedimento é para lubrificar internamente toda a ferramenta e ela ter precisão total. Daí antes de usar a ferramenta pro que eu quero, eu sempre faço este procedimento no parafuso do meu canote de selim, o que prende meu selim no canote (ele tem torque máx. de 16nm). Show a ferramenta, depois que comprei ela, revisei toda minha bike... 90% dos parafusos estavam com apertos incorretos ![]() Editado por HAIRTONNETO - 03 Jun 2013 as 15:39 |
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Fabio ![]() Registrado: 07 Out 2003 - Desconectado Mensagens:8018 |
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Ele é de estalo ou daquele que gira em falso?
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HAIRTONNETO ![]() ![]() Registrado: 06 Dez 2012 CURITIBA Desconectado Mensagens:1910 |
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Comprei o Torquímetro da Shimano PRO.
Muito show ele, funciona perfeitamente. Tenso que ele é caro, comprar aqui no Brasil mesmo paga 300 mangos. Mas pra mim valeu cada centavo, gosto de deixar todas as peças da bike no aperto exato.
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RATTUS ![]() ![]() Restrito Registrado: 29 Abr 2011 My House Desconectado Mensagens:2494 |
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Será que compensa comprar o torquimetro separado e as ponteiras que serão utilizadas, separadamente?
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lyra ![]() ![]() Registrado: 07 Ago 2009 Curitiba Desconectado Mensagens:879 |
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eu comprei aquele da CRC (http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=32396). Pro meu pouco uso atende bem, mas atenção à "pegadinha". Ele não vem com as ponteiras, e a medida dele é 1/4", o que não foi tão trivial assim de achar. Acabei tendo que comprar outro conjunto de chave de catraca/ponteiras, só por causa das ponteiras. Teria sido mais jogo comprar logo um que já venha com elas.
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http://ciclobits.blogspot.com
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RATTUS ![]() ![]() Restrito Registrado: 29 Abr 2011 My House Desconectado Mensagens:2494 |
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Essa é uma ferramenta que já está na minha lista para comprar.
A pesquisa por marca e modelo continua |
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Sapiranga ![]() Registrado: 31 Dez 2012 Esteio Desconectado Mensagens:65 |
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Segue meu torquímetro DIY...
Torque = força x distância (tamanho alavanca).
Exemplo de aperto em 5N.m.
Segue meu exemplo.
5N.m = força x 0,2m (20cm)
força = 5N.m / 0,2m
força = 25N
força = massa x aceleração (para balança utilizar aceleração da gravidade)
Obs: balança mede massa.
25N = massa x 9,81m/s²
massa = 25 / 9,81
massa = 2,54 kg para ter o torque de aperto em 5N.m.
Resumindo a fórmula.
Valor da balança = (Torque solicitado de aperto)/(comprimento da alavanca x 9,81)
Paquei R$ 19,90 pela balança.
Vou fazer um torquímetro DIY utilizando a balança, e após posto foto.
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zeca ![]() ![]() Registrado: 21 Mar 2004 são paulo - sp Desconectado Mensagens:1681 |
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Dica interessante: o torquimetro Shimano PRO está sendo encontrado no comercio local (Brasil0 por aproximadamente R$ 320,00, geralmente parcelado, é uma oportunidade para quem não tem e está disposto a comprar.
Nos EUA p preço do mesmo é de aproximadamente US120,00, + US$ 30,00 de frete, simulando uma compra na R&A Cycles o preço mesmo sem impostos fica bem proximo do praticado aqui, eu já tenho um Park Tool, então fica a dica. |
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Mayler ![]() Registrado: 26 Mar 2008 Bambuí - MG Desconectado Mensagens:23 |
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Recentemente fiz uma extensa pesquisa sobre os torquímetros encontrados no Brasil e no exterior.
Meu problema é que minha Santa Cruz tem parafusos que precisam de torque desde 3,8 N.m até 22 N.m, e é difícil encontrar torquímetro que atenda a esta faixa de torque. Os de marcas mais conhecidas, ou começam já de 5 N.m ou então vão só até 17 N.m de torque, o que não atende a todas as bikes. Existe um torquímetro da Gedore que é perfeito, que vai de 2 N.m até 25 N.m. Esse torquímetro é uma "joia preciosa", mas o preço é bem alto, custa mais de R$1.300,00. Acabei encontrando um torquimetro da marca Torkfort, de fabricação nacional (em Porto Alegre), de excelente qualidade (talvez melhor que Pedro's), que também vai de 2 N.m até 25 N.m, e que custa em torno de R$600,00. Esse atende a qualquer parafuso de bike. O site dele é: é esse da primeira foto: e pode ser adquirido nesse site: Se não tiver ele no catálogo do site, basta enviar um mail ou ligar para o pessoal da Araujo Ferramentas, que eles conseguem o torquímetro. Não tenho nenhuma relação com nenhuma das empresas citadas. Sou apenas um consumidor satisfeito que teve muita dificuldade de encontrar um torquímetro que me atenda e com custo acessível. Quero apenas deixar a dica... Abraço a todos |
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Nve ![]() ![]() Registrado: 10 Mar 2009 São Carlos Desconectado Mensagens:373 |
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Eu sei que no caso da tramontina vc pode mandar direto pra eles pra calibrar.
Agora posso estar falando besteira, mas se vocês adquirirem um calibrador, ele também não teria que ser calibrado periodicamente? |
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zeca ![]() ![]() Registrado: 21 Mar 2004 são paulo - sp Desconectado Mensagens:1681 |
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X2 Em qual lugar seria possível a aferição dou calibração e um torquimetro? |
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109eh ![]() Registrado: 25 Jan 2012 Piaui Desconectado Mensagens:10 |
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Em regra a calibração de um torquimetro é eficaz/"valida" por 5000 'cliques' ou 6 meses.
Muitos discutiram acerca da importância do uso do equipamento, de um equipamento com procedência e qualidade. Mas aonde posso encontrar um aferidor de torque, analisador de torque (Analyzer torque) ou calibrador (torque calibrator)? Pelo que pesquisei no ebay os calibradores são muito caros, provavelmente eu esteja procurando no lugar errado, alguém pode me "dar uma luz" no assunto? |
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shy-boy ![]() ![]() Registrado: 28 Abr 2005 Piracicaba - SP Desconectado Mensagens:717 |
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supericepower ![]() ![]() Restrito Registrado: 23 Mai 2009 Bauru SP Desconectado Mensagens:600 |
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Eu estou interessado em comprar um torquimetro, porem gostaria de alguma indicação com um bom custo x benefício.
Abraços e obrigado. ![]() |
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shy-boy ![]() ![]() Registrado: 28 Abr 2005 Piracicaba - SP Desconectado Mensagens:717 |
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Eu tinha um da CCR
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=32396 É similar a esse que você mostrou. É muito bom. Acabei vendendo e hoje tenho um da tramontina. Mas está na faixa dos R$ 270,00 |
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fabiotux ![]() ![]() Registrado: 11 Ago 2008 Cotia/SP Desconectado Mensagens:1289 |
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Senhoras & Senhores:
Tento eu recentemente adquirido uma frameset/componentes full carbon, estou preocupado, pois normalmente eu mesmo faço a manutenção da bike e não quero perder meu precioso dinheirinho fazendo bobagem! Estou à caça de torquímetros, mas percebo que os modelos "gringos" citados ao longo desse tópico estão muito acima da minha expectativa de preço. Procurando no ML, encontrei esse modelo: Torquímetro De Estalo - 1/4´´ 2,4 Kg (2,3~23 Nm) .Minha pergunta é: Posso confiar nesse equipamento? Conforme citado, o torque máximo para parafusos na bike não passa de 17nm e o mínimo fica na casa dos 3nm, ou seja, em tese a ferramenta está dentro do limite max/min. Alguma outra sugestão? Valews pela ajuda. Abraço. |
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See ya!
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decz. ![]() ![]() Registrado: 02 Mar 2009 SJ Campos-SP Desconectado Mensagens:3045 |
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o clique será mais baixo mesmo, pois a pressão é menor
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Pedalando sempre...
KHS XC204 2010 / Rodas Vzan Strike Fuji Roubaix 2010 / Rodas Aclass ALX200 Scott Aspect 60 2009 / Rodas Vzan Escape disc Astro Extrolite Ev-6 2013 / Rodas DTSwiss 445 |
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shy-boy ![]() ![]() Registrado: 28 Abr 2005 Piracicaba - SP Desconectado Mensagens:717 |
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Sobre minha pergunta, eu descobri o "problema". Na verdade em torques baixos (2~6Nm) a chave não faz um clique (alto como no de 20Nm). Ela simplesmente dá uma "jogada" na cabeça. Que é quando sabemos que chegou ao torque escolhido.
Ou seja minha chave está perfeita. Mas como na ânsia de arrumar logo a bike acabei comprando outro Tramontina. Então vou vender esse meu da Cyclo Tools. Inclusive se alguém tiver interesse.... |
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decz. ![]() ![]() Registrado: 02 Mar 2009 SJ Campos-SP Desconectado Mensagens:3045 |
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opa, agora posso falar como profissional, sou da área de metrologia (calibração)
sobre a medição dos torquímetros, não têm erro muito acima do fabricante, o que ocorre é que normalmente quando está se operando, pode ocorrer erro de paralax no ajuste, o que seria esse erro, seria você mexer na escala dele e não está olhando em linha reta, fazendo com que acabe ajustando errado.. outra coisa que pode ocorrer é o valor de divisão dele, para bikes, torquímetros de 25 a 30Nm já estão até acima do especificados pras peças, pois no máximo que via até hoje foi de torque igual a 17Nm, então torquímetros de grande porte não teriam necessidades, ou seja, diminuiria a escala e aumentaria a precisão
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shy-boy ![]() ![]() Registrado: 28 Abr 2005 Piracicaba - SP Desconectado Mensagens:717 |
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Pessoal me deem uma luz.
Comprei um torquimetro na CRC que vai de 2~20Nm. Bom ao chegar, percebi que se coloco no 2Nm ele fica com uma pressão absurda. Agora se coloco no 20Nm fica fácil ouvir o estalo. Bom achei que estava com defeito e reclamei com o fabricante (Cyclo UK) que se prontificou o enviar outro. Bom não satisfeito comprei um Tramontina que na especificação diz que vai de 4~20Nm. Porem ao tentar usar acontece o mesmo. Quando coloco no 2Nm é muito forte, se coloco no 20Nm fica facil. Que estou fazendo errado? Pois por exemplo, no parafuso da mesa da minha bike diz que tem que apertar até 6Nm mas se coloco essa força no torquimetro ele espana o parafuso. Existe medidas diferentes? Me deem uma luz, pois não estou entendendo nada. |
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alexandro ![]() Registrado: 28 Jul 2005 Caetité - Bahia Desconectado Mensagens:957 |
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"MOVER PARA ARQUIVO"
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Adriano Diniz ![]() ![]() Registrado: 16 Ago 2004 Campinas - São Desconectado Mensagens:6471 |
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Olha só , postei lá atras que talvez traria um snap-on dos EUA ...nada disso , trouxe um Park Tools TW5 e um jogo de bits SB24 se não me engano . Exelente conjunto , recomendo.
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Terra : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ? |
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Franciscok ![]() Registrado: 21 Jan 2008 Curitiba - Para Desconectado Mensagens:3004 |
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Fiz uma cagada, muito grande, usando um torquimetro.
A rock shox indica um torque de 60 libras.polegada, mas o torquimetro media em libras.pé. Quase quebrei a suspensão. Cuidado com as escalas.
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Match ![]() Registrado: 15 Nov 2006 Interior de SP Desconectado Mensagens:3410 |
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Qual o Tor mais barato e suficiente?
Pois estou vendo que é bem caro no geral
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bragajunior ![]() ![]() Registrado: 07 Jan 2010 Embú das Artes Desconectado Mensagens:123 |
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Alguém sabe como ficou este tópico, o rcaliman mencionou
a imprecisão tão pequena do torquímetro de vara, essa pequena diferença pode danificar, por exemplo, um canote de carbono? Lendo aí percebi que este tipo não precisa de calibrar, e para eu achar alguém aqui que calibra fica realmente complicado. abs |
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"Se a subida é forte e não der para subir, pedale-a."
Braga "Thinker" Junior http://www.pedal.com.br/perfil/perfil.asp?id=35896 Maputo-Mozambique |
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rcaliman ![]() ![]() Registrado: 25 Dez 2007 Colatina - ES Desconectado Mensagens:1152 |
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Mas o aperto precisa ser tão preciso assim que um de vareta não seja o suficiente? 1 libra a mais ou a menos vai realmente fazer tanta diferença assim? Imagino que seja mais negócio usar um torquimetro de 50 reais do que não usar torquimetro nenhum.
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<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
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Edilcimar ![]() ![]() Registrado: 23 Mai 2008 Vitória Desconectado Mensagens:1730 |
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Uma tabela de torque genérica, válida para qualquer tipo de parafuso ou porca feitos em aço, tipo padrão. Atenção não é válida para parafusos de alumínio (cujo torque é menor) , nem tampouco para ligas especiais (cujo torque é maior e possui escala própria). Infelizmente não achei a tabela de torque para parafusos de alumínio.
Dados retirados de Bell Hellicopter Maintenance Manual.
Os torques abaixo são todos em libras X polegadas, se estiver utilizando um torquímetro com outra escala precisa converter as unidades.
Parafuso e Rosca - Padrão AN310 e AN365 - AN320 e AN364 - Porcas/Parafusos exceto Shear
8x36fios 12 a 15 7 a 9 15 a 18
10x32fios 20 a 25 12 a 25 25 a 35
1/4"x28fios 50 a 70 30 a 40 70 a 90
5/16"x24fios 100 a 140 60 a 85 140 a 203
3/8"x24fios 160 a 190 95 a 110 190 a 351
7/16"x20fios 450 a 500 270 a 300 500 a 756
1/2"x20fios 480 a 690 290 a 410 790 a 990
9/16"x18fios 800 a 1000 480 a 600 1000 a 1440
5/8"x18fios 1100 a 1300 660 a 780 1300 a 2160
3/4"x16fios 2300 a 2500 1300 a 1500 2500 a 4500
6/8"x14fios 2500 a 3000 1500 a 1800 3000 a 6300
1"x14fios 3700 a 5500 2200 a 3300 5500 a 9000
A última coluna são parafusos e porcas de alta resistência a tração
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Edilcimar ![]() ![]() Registrado: 23 Mai 2008 Vitória Desconectado Mensagens:1730 |
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A falta de torque não espana parafuso, a falta de torque, se você der muita força no pedal pode fazer qualquer coisa menos espanar parafuso. A definição de "espanar" em si significa que a rosca sofreu um excesso de torque ou tração e em conseqüência disto a rosca sofreu um excesso de tração e foi "arrancada" de sua posição original o que lhe causou um cisalhamento. A falta de torque pode soltar a rosca e em virtude disto danificá-la, mas espanar jamais.
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Franciscok ![]() Registrado: 21 Jan 2008 Curitiba - Para Desconectado Mensagens:3004 |
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falta de torque pode espanar o parafuso.
Vc faz um sprint, jogando 300N de força no pedal e torcendo tudo. Se tiver alguma folga vai pro espaço.
Eu achei mesmo estranho, e quando comprar meu guidão de carbono encomendo junto um torquimetro, pq guidão quebrado é foda.
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Edilcimar ![]() ![]() Registrado: 23 Mai 2008 Vitória Desconectado Mensagens:1730 |
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Se o fabricante estipulou que um determinado parafuso precisa de um aperto X (torque), então é porque não se deve colocar mais ou menos, portanto o cara da loja é um incompetente que não sabe o que diz, você pode sim espanar uma rosca, mas por excesso de torque, jamais por falta; a falta de torque soltaria o parafuso.
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the brave ![]() Registrado: 11 Abr 2004 SP/RJ/MG Desconectado Mensagens:1455 |
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Francisco,
É difícil julgar essas coisas. Conheço muita gente com quadros e componentes de carbono que nunca viram um torquímetro na frente, fazem manutenções em suas casas e nunca tiveram problema algum. Mas também já li no MTBR o contrário. No final do dia a gente cai na lei de Murphy. Ou seja, tu investes a maior grana em componentes e tals, faz os apertos no feeling e no dia que dá merda, por que não usei a ferramenta adequada? Essa argumentação da loja, por serem profissionais do ramo, acho totalmente equivocada, seria mais bacana da parte deles dizererem que não possuem a ferramenta e que estão providenciando, ou que caso já a tenham, isso não é garantia de nada dada sua exemplificação. Quem tem quadro de carbono e componentes de carbono, pelo valor investido, não custa investir mais um pouco e ficar com a consciência um pouco mais tranquila de estar respeitando as especificações do fabricante. Principalmente quando estamos falando de quadros e nas regiões onde temos mesa, guidão, canote e pedivela. Editado por the brave - 31 Jul 2008 as 18:55 |
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William
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Franciscok ![]() Registrado: 21 Jan 2008 Curitiba - Para Desconectado Mensagens:3004 |
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Perguntei na biccletaria se eles tinham torqimetro, e vieram com uma história meio esquisita. Disseram que os valores de torque indicados são muito baixos, inclusive um cliente perdeu um pedivela stoglight de carbono. Espanou a rosca(pedalando) por estar com pouco torque.
Será que pode mesmo?
E quando a guidões de carbono? Eu prefiro seguir os limites do fabricante.
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Edilcimar ![]() ![]() Registrado: 23 Mai 2008 Vitória Desconectado Mensagens:1730 |
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A Snap-on comprou a Sun Eletric do Brasil e tem filial no estado de São Paulo, eis alguns torquímetros
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Edilcimar ![]() ![]() Registrado: 23 Mai 2008 Vitória Desconectado Mensagens:1730 |
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Apesar da Craftsman não ser tão boa quanto a Snap-on aí vão alguns modelos
A Snap-on tem representante no Brasil http://www.snaponsun.com.br/torque_mecanico.htm
Editado por Edilcimar - 30 Jul 2008 as 11:21 |
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alexandro ![]() Registrado: 28 Jul 2005 Caetité - Bahia Desconectado Mensagens:957 |
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Acho que para o uso em bikes a melhor combinação (qualidade x praticidade x preço) seria o Giustaforza Effetto Mariposa (Butterfly) para peças em geral (mesa, freios, guidões...) e TW2 da Parktool (pedivela, cassete e movimento central), este ultimo de vareta, pois como não trocamos constantemente estas peças, o TW2 poderia atender sem problemas.
Acrescentei no primeiro topico o link dos fabricantes com a descrição técnica dos torquimetros.
Abraços,
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