| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Oficina e Manuteno das Bikes
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Ferramenta para movimento central
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Ferramenta para movimento central

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
ctbabike Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de ctbabike Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Ferramenta para movimento central
    Enviado: 06 Mai 2022 as 14:30
Bom dia,
Comprei uma caloi strada 2017 e queria abrir os cubos e o movimento central pra trocar a graxa.

Vou comprar essa maleta de ferramentas que diz que vem com:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1421614913-maleta-ferramenta-reparo-bicicleta-44-chaves-raio-garfo-d108-_JM#=30&search_layout=stack&=item&tracking_id=236ab2b6-8597-423a-aece-d09f3330e436 - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1421614913-maleta-ferramenta-reparo-bicicleta-44-chaves-raio-garfo-d108-_JM#position=30&search_layout=stack&type=item&tracking_id=236ab2b6-8597-423a-aece-d09f3330e436

- Chave para soltar Movimento Central Rosca
- Chave para soltar Contra Porca de Movimento Central Rosca

Isso ser o suficiente?
A bicicleta tem shimano Claris em tudo, aqui esto algumas fotos.

A maleta o suficiente ou preciso comprar tambm um desse?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2091281557-chave-extrator-movimento-central-bike-mtb-shimano-selado-_JM#=1&search_layout=stack&=item&tracking_id=23bef88f-a73f-4b1b-84da-415cbe152a64 - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2091281557-chave-extrator-movimento-central-bike-mtb-shimano-selado-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=23bef88f-a73f-4b1b-84da-415cbe152a64

Obrigado

Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

BA
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2022 as 15:15
Qual graxa voc vai trocar no movimento central? S se for da rosca pois nesse central ponta quadrada/Octalink no tem o que lubrificar. Eles so selados. S em bike muro simples se encontra central aberto, que precisa ser lubrificado.
Voltar para o topo
ctbabike Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de ctbabike Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2022 as 15:22
Entendi, achei que iam ter aquelas bolinhas que precisa por graxa. Que bom que no tem.
Mas ainda sim quero abrir pra passar graxa na rosca, o dono anterior andou com essa bike na praia por alguns anos ento vai saber qual o estado que est dentro.
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dimas2dimas Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2022 as 16:04
Originalmente Postado por ctbabike ctbabike Escreveu:

Entendi, achei que iam ter aquelas bolinhas que precisa por graxa. Que bom que no tem.
Mas ainda sim quero abrir pra passar graxa na rosca, o dono anterior andou com essa bike na praia por alguns anos ento vai saber qual o estado que est dentro.

Troque por um novo se no quiser se incomodar. muito barato e no vale a pena usar um que foi aberto.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

BA
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2022 as 16:38
Bom, de qualquer maneira esse kit vem chaves bem meia boca. A exemplo,  a chave extratora no encaixa bem em todo central. Tenho ela aqui. A minha opiniao   de que nessas partes necessrio usar chaves de melhor qualidade (que no barata). Uma chave ruim pode condenar a pea inteira por espanar uma rosca p ex. .

Outra coisa que voc precisa da chave extratora de Pedivela e de uma chave Allen (no lembro a medida) para remover o parafuso. Ento os custos s aumentam.

Acho que se for por hobby, no vale a pena comprar ferramentas s para mexer nessa pea. algo de uso Muito espordico. Vale mais a pena levar na oficina para eles olharem para voc.

Nos cubos j outra histria, especialmente sendo cubos de esfera. Nem todo mecnico tem pacincia ou sensibilidade de ajustar o aperto corretamente. Nesse caso voc encontra chaves de cone baratas (R$20) que do conta do recado. Para soltar a contra porca pode usar uma chave comum (acho que 16 ou 17).

Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

BA
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2022 as 16:42
Voltar para o topo
ctbabike Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de ctbabike Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2022 as 17:15
Entendi, muito obrigado!

Acho que vou abrir s a caixa de direo e os cubos em casa.

Pela bike ter sido usada na praia vale a pena ir na oficina s pra tirar e por de volta o movimento central ou da pra esperar?
Eu fico pensando que pode ter entrado maresia ali.

Chave allen eu tenho, se comprar esses 3 itens j possvel abrir os cubos?

Chave Extrator Roda Livre Catraca/ K7 Cassete KENLI KL-9715A
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1924155141-chave-extrator-roda-livre-catraca-k7-cassete-kenli-kl-9715a-_JM

Chave Extrator De Cassete,Disco e Catraca Roda Livre
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-985534594-chave-extrator-movimento-central-integrado-auxiliar-cassete-_JM

Chave De Cone Do Eixo Do Cubo De Roda 13-15 14-16 2 Pcs
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1639664105-chave-de-cone-do-eixo-do-cubo-de-roda-13-15-14-16-2-pcs-bike-_JM
Voltar para o topo
dmt06 Ver Drop Down

Braslia, DF
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dmt06 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2022 as 17:41
Melhor mexer no movimento central s se for trocar. No vale a pena retirar esse tipo de pea sem necessidade, tem o custo da mo-de-obra e o risco de danificar alguma pea. Para saber se o movimento central est bom, basta retirar a corrente e avaliar como est girando o pedivela.
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

BA
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2022 as 18:17
Esse extrator de cassete no para cassete, para catraca. O pra cassete tem o dimetro um pouco maior e no tem a entrada bloqueada pelo eixo. 

Esse daqui o extrator j vem com o guia, o que facilita na hora de mexer. O que no tem guia preciso imobilizar com a blocagem.

O imobilizador de cassete no tem muito segredo. Esse da serve (tenho um igual). 

Pelo comentrios essa chave no muito boa. melhor colocar mais um trocado em cima e pegar uma de melhor qualidade.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1844115861-chave-cone-shimano-pro-cubo-roda-1314mm-1516mm-2-und-_JM#position=22&search_layout=stack&type=item&tracking_id=bceffe2d-9165-4568-b3e5-89d9f27615fe

Tem outras opes l no ML.

Editado por hug0.dts - 06 Mai 2022 as 18:20
Voltar para o topo
ctbabike Ver Drop Down

Curitiba
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de ctbabike Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2022 as 18:24
Obrigado, ajudou muito!
Vou comprar esse que vc indicou e chave de cone.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2022 as 09:42
Deixa eu dar alguma opinio aqui, sempre tentando ajudar. Por favor no levem a mal, caso eu contradiga algum.

Ferramentas da Kenli so muito bsicas e as que eu tive j foram substitudas, ainda bem. Elas no so precisas, possuem acabamento terrvel e podem danificar as peas facilmente. Pra usar uma ou duas vezes, OK, na terceira j vai rolar algum problema. Isso particularmente evidente no extrator de movimento central ponta quadrada deles.

Tive uma tima experincia com ferramentas Super B, que so suficientemente boas. Icetoolz tb uma boa, mas o preo salgou bastante depois que muitas oficinas comearam a comprar.

As ferramentas da Decathlon, em geral, so boas. Eu tenho um imobilizador de cassete deles que muito bom, apesar de caro. No entanto, os estojos mais simples deles tem ferramentas quase to ruins quanto as Kenli. Se vcs observarem, algumas das ferramentas dos estojos so diferentes das vendidas avulsas, isso fcil de observar no extrator de pedivela ponta quadrada, que no tem cabo na verso do estojo, mas na verso avulsa possui. A verso do estojo muito similar s baratinhas que se encontram avulsas no MercadoLivre, exceto pelo acabamento preto ao invs de cromado, enquanto a verso avulsa t pareada com as da Icetoolz.

Uma marca de ferramentas pra bike que eu conheci recentemente Ferbike. uma empresa daqui da regio metropolitana de Belo Horizonte que produz em pequena escala, mas com um capricho muito bom. O acabamento delas no vai ser aquele brilhoso, geralmente vai ser um bicromatizado amarelo, que resistente corroso, mas sinceramente meio feio. O preo deles no absurdo, mas no baratinho tb nao. J observei que toda oficina sempre tem uma ferramenta deles no painel, procurem por aquelas com cabo emborrachado vermelho e metal bicromatizado amarelado. A ferramenta pra abrir ncleo de freehub deles melhor do que muitas importadas de marca que se v por a.

Depois de comentar das marcas, vamos para quais ferramentas se comprar.

Extratores de pedivela e de movimento central no so algo que eu iria de cara. J tive um kit desses baratinhos, com essas duas ferramentas, e quase que espanou a rosca do pedivela nessa brincadeira, alm de ter danificado a porca de plstico que vem no central UN26 da Shimano.

O pedivela perdeu duas voltas da rosca onde o extrator se apoia, enquanto a porca plstica foi cortada com lmina de arco de serra e trocada por outra em ao, que achei na caixa de usados da oficina de um amigo mecnico. Ia jogar fora, mas acabei doando as ferramentas pra um colega, que insistiu em ficar com elas, apesar dos avisos que eu dei: quase que ele perde o pedivela do mesmo jeito.

O caso que no central se coloca muita fora, algo da ordem de 50Nm, ento a chance de se danificar a pea com uma ferramenta ruim muito grande. Na extrao do pedivela, alm da fora que se aplica ser bastante alta tb, a ferramenta de apoia em uma rosca de fio bastante fino em uma pea em alumnio, ento relativamente fcil fazer alguma cagada.

Outra que eu tomaria cuidado e no partiria pra ela de cara o extrator do cassete. Aquele da Kenli que teve a imagem postada aqui, supostamente, serve pra cassete e catraca. Mas apesar do encaixe ser similar, com mesmo nmero de estrias, h uma diferena de um msero meio milmetro na altura das estrias da catraca e do cassete, o que costuma ser suficiente pra espanar a porca que prende o cassete. Problema na certa usar essa ferramenta!

Como alternativa que no quebra o bolso, existe a da TSW ou Rava (so a mesma empresa), que vem com pino guia que encaixa no furo do eixo da roda, onde a blocagem passa. No funcionam com eixos macios, de porcas, mas acho que no o seu caso.

J para os cubos, eu tenho exatamente essas chaves de cone Shimano Pro. Mas vou fazer um aviso aqui: elas no so o que se esperaria da Shimano. Nesse ponto eles deram uma cagada, sinceramente, mas elas so suficientes pro mecnico amador. H uma razo pra elas serem duas e uma se encaixar perfeitamente sobre a outra: veja sempre se cabem as duas ao tentar abrir um cubo, o que d mais resistncia ao conjunto e evita que a ferramenta de deforme. Um colega mecnico me deu essa dica e inclusive me recomendou comprar um parafuso pequeno com porca que passe no furo que elas tem, pra manter ambas juntas durante o uso.

Ainda assim, as chaves de cone tem um limite bem baixo da fora que conseguem aplicar, mas nesse caso elas no danificaro a pea e sim elas mesmas. Alguns mecnicos preferem as da Icetoolz nesse uso mas, como eu disse antes, elas esto meio salgadas no preo. J vi mecnico usando uma chave de boca comum que foi esmerilhada pra ficar mais fina, essencialmente fazendo uma chave de cone, mas o fato dela ser feita em material mais duro (ao cromo-vandio, nas melhores) significa que ela vai ser capaz de danificar a pea, ento tem que dosar a mo.

Sobre fazer a manuteno dos cubos esferados, aviso que ela bem chata de fazer corretamente, particularmente a regulagem da folga. Hoje eu consigo fazer isso direitinho, mas eu peguei uma roda velha e meti a mo no negcio pra pegar prtica. No ache que v fazer de primeira: h muitos mecnicos que no gostam de fazer isso e tentam empurrar um cubo rolamentado pro cliente, s pra se livrar da bucha.

Acho que vc mencionou que quer mexer na caixa de direo tambm. Essa tranquila, principalmente se for aheadset, o que quase certo no seu caso. No exige ferramentas especficas, somente um jogo de chaves Allen de boa qualidade. No invente de comprar o assentador da aranha aheadset: uma ferramenta to rara de se usar que no vale a pena pro amador.

Sobre abrir o central, realmente deve-se tomar cuidado ao faz-lo, pois como os colegas j citaram aqui, h uma chance considervel de se danificar as roscas do quadro, o que praticamente inutiliza o mesmo. No entanto, eu defendo a ideia de que deve ser feito periodicamente, tanto para checar se no h problemas de corroso galvnica (corroso por contato de dois metais ou at ligas do mesmo metal diferentes, que pode efetivamente fazer uma solda fria no local), quanto para checar o estado geral da pea.

No seu caso, pra evitar problemas (alguns que eu j tive), eu iria num mecnico de confiana pra fazer uma reviso e lubrificao geral. Numa oficina idnea, realizada a desmontagem completa, limpeza e lubrificao, onde for necessrio (centrais selados no so lubrificveis, geralmente), com graxas e leos adequados. Se bem realizado, a bike volta com sensao de nova, vale muito a pena.

"Mas pq vc mesmo faz a manuteno das suas bikes, mas t me recomendando ir num mecnico?", vc poderia perguntar. A resposta simples: fao pq gosto, e percebi que as trs bikes daqui de casa j justificam financeiramente o investimento nas ferramentas. Mas como eu disse, no foi tranquilo e eu tive alguns prejuzos devido a erros, que fazem parte do aprendizado, mas custam $$$. Se vc quiser investir nas ferramentas por hobby, estou te alertando para os problemas que vai ter e que eu j tive.

Como sempre, peo desculpas pelo texto. Espero ter ajudado!
Bora pedalar, seno estressa!
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X