Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ferramenta para movimento central
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ferramenta para movimento central

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ctbabike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2022
Curitiba
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ctbabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ferramenta para movimento central
    Postado: 06 Mai 2022 as 14:30
Bom dia,
Comprei uma caloi strada 2017 e queria abrir os cubos e o movimento central pra trocar a graxa.

Vou comprar essa maleta de ferramentas que diz que vem com:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1421614913-maleta-ferramenta-reparo-bicicleta-44-chaves-raio-garfo-d108-_JM#=30&search_layout=stack&=item&tracking_id=236ab2b6-8597-423a-aece-d09f3330e436 - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1421614913-maleta-ferramenta-reparo-bicicleta-44-chaves-raio-garfo-d108-_JM#position=30&search_layout=stack&type=item&tracking_id=236ab2b6-8597-423a-aece-d09f3330e436

- Chave para soltar Movimento Central Rosca
- Chave para soltar Contra Porca de Movimento Central Rosca

Isso será o suficiente?
A bicicleta tem shimano Claris em tudo, aqui estão algumas fotos.

A maleta é o suficiente ou preciso comprar também um desse?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2091281557-chave-extrator-movimento-central-bike-mtb-shimano-selado-_JM#=1&search_layout=stack&=item&tracking_id=23bef88f-a73f-4b1b-84da-415cbe152a64 - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2091281557-chave-extrator-movimento-central-bike-mtb-shimano-selado-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=23bef88f-a73f-4b1b-84da-415cbe152a64


Obrigado








Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2022 as 15:15
Qual graxa você vai trocar no movimento central? Só se for da rosca pois nesse central ponta quadrada/Octalink não tem o que lubrificar. Eles são selados. Só em bike muro simples se encontra central aberto, que precisa ser lubrificado.
Voltar ao Topo
ctbabike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2022
Curitiba
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ctbabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2022 as 15:22
Entendi, achei que iam ter aquelas bolinhas que precisa por graxa. Que bom que não tem.
Mas ainda sim quero abrir pra passar graxa na rosca, o dono anterior andou com essa bike na praia por alguns anos então vai saber qual o estado que está dentro.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2022 as 16:04
Originalmente postado por ctbabike ctbabike escreveu:

Entendi, achei que iam ter aquelas bolinhas que precisa por graxa. Que bom que não tem.
Mas ainda sim quero abrir pra passar graxa na rosca, o dono anterior andou com essa bike na praia por alguns anos então vai saber qual o estado que está dentro.

Troque por um novo se não quiser se incomodar. É muito barato e não vale a pena usar um que foi aberto.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2022 as 16:38
Bom, de qualquer maneira esse kit vem chaves bem meia boca. A exemplo,  a chave extratora não encaixa bem em todo central. Tenho ela aqui. A minha opiniao é  de que nessas partes é necessário usar chaves de melhor qualidade (que não é barata). Uma chave ruim pode condenar a peça inteira por espanar uma rosca p ex. .

Outra coisa que você precisa é da chave extratora de Pedivela e de uma chave Allen (não lembro a medida) para remover o parafuso. Então os custos só aumentam.

Acho que se for por hobby, não vale a pena comprar ferramentas só para mexer nessa peça. É algo de uso Muito esporádico. Vale mais a pena levar na oficina para eles olharem para você.

Nos cubos já é outra história, especialmente sendo cubos de esfera. Nem todo mecânico tem paciência ou sensibilidade de ajustar o aperto corretamente. Nesse caso você encontra chaves de cone baratas (R$20) que dão conta do recado. Para soltar a contra porca pode usar uma chave comum (acho que é 16 ou 17).
 
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2022 as 16:42
Voltar ao Topo
ctbabike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2022
Curitiba
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ctbabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2022 as 17:15
Entendi, muito obrigado!

Acho que vou abrir só a caixa de direção e os cubos em casa.

Pela bike ter sido usada na praia vale a pena ir na oficina só pra tirar e por de volta o movimento central ou da pra esperar?
Eu fico pensando que pode ter entrado maresia ali.


Chave allen eu tenho, se comprar esses 3 itens já é possível abrir os cubos?

Chave Extrator Roda Livre Catraca/ K7 Cassete KENLI KL-9715A
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1924155141-chave-extrator-roda-livre-catraca-k7-cassete-kenli-kl-9715a-_JM

Chave Extrator De Cassete,Disco e Catraca Roda Livre
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-985534594-chave-extrator-movimento-central-integrado-auxiliar-cassete-_JM

Chave De Cone Do Eixo Do Cubo De Roda 13-15 14-16 2 Pcs
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1639664105-chave-de-cone-do-eixo-do-cubo-de-roda-13-15-14-16-2-pcs-bike-_JM
Voltar ao Topo
dmt06 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2022
Brasília, DF
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dmt06 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2022 as 17:41
Melhor mexer no movimento central só se for trocar. Não vale a pena retirar esse tipo de peça sem necessidade, tem o custo da mão-de-obra e o risco de danificar alguma peça. Para saber se o movimento central está bom, basta retirar a corrente e avaliar como está girando o pedivela.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2022 as 18:17
Esse extrator de cassete não é para cassete, é para catraca. O pra cassete tem o diâmetro um pouco maior e não tem a entrada bloqueada pelo eixo. 

Esse daqui o extrator já vem com o guia, o que facilita na hora de mexer. O que não tem guia é preciso imobilizar com a blocagem.


O imobilizador de cassete não tem muito segredo. Esse daí serve (tenho um igual). 

Pelo comentários essa chave não é muito boa. É melhor colocar mais um trocado em cima e pegar uma de melhor qualidade.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1844115861-chave-cone-shimano-pro-cubo-roda-1314mm-1516mm-2-und-_JM#position=22&search_layout=stack&type=item&tracking_id=bceffe2d-9165-4568-b3e5-89d9f27615fe

Tem outras opções lá no ML.


Editado por hug0.dts - 06 Mai 2022 as 18:20
Voltar ao Topo
ctbabike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2022
Curitiba
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ctbabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2022 as 18:24
Obrigado, ajudou muito!
Vou comprar esse que vc indicou e chave de cone.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2022 as 09:42
Deixa eu dar alguma opinião aqui, sempre tentando ajudar. Por favor não levem a mal, caso eu contradiga alguém.

Ferramentas da Kenli são muito básicas e as que eu tive já foram substituídas, ainda bem. Elas não são precisas, possuem acabamento terrível e podem danificar as peças facilmente. Pra usar uma ou duas vezes, OK, na terceira já vai rolar algum problema. Isso é particularmente evidente no extrator de movimento central ponta quadrada deles.

Tive uma ótima experiência com ferramentas Super B, que são suficientemente boas. Icetoolz tb é uma boa, mas o preço salgou bastante depois que muitas oficinas começaram a comprar.

As ferramentas da Decathlon, em geral, são boas. Eu tenho um imobilizador de cassete deles que é muito bom, apesar de caro. No entanto, os estojos mais simples deles tem ferramentas quase tão ruins quanto as Kenli. Se vcs observarem, algumas das ferramentas dos estojos são diferentes das vendidas avulsas, isso é fácil de observar no extrator de pedivela ponta quadrada, que não tem cabo na versão do estojo, mas na versão avulsa possui. A versão do estojo é muito similar às baratinhas que se encontram avulsas no MercadoLivre, exceto pelo acabamento preto ao invés de cromado, enquanto a versão avulsa tá pareada com as da Icetoolz.

Uma marca de ferramentas pra bike que eu conheci recentemente é Ferbike. É uma empresa daqui da região metropolitana de Belo Horizonte que produz em pequena escala, mas com um capricho muito bom. O acabamento delas não vai ser aquele brilhoso, geralmente vai ser um bicromatizado amarelo, que é resistente à corrosão, mas sinceramente é meio feio. O preço deles não é absurdo, mas não é baratinho tb nao. Já observei que toda oficina sempre tem uma ferramenta deles no painel, procurem por aquelas com cabo emborrachado vermelho e metal bicromatizado amarelado. A ferramenta pra abrir núcleo de freehub deles é melhor do que muitas importadas de marca que se vê por aí.

Depois de comentar das marcas, vamos para quais ferramentas se comprar.

Extratores de pedivela e de movimento central não são algo que eu iria de cara. Já tive um kit desses baratinhos, com essas duas ferramentas, e quase que espanou a rosca do pedivela nessa brincadeira, além de ter danificado a porca de plástico que vem no central UN26 da Shimano.

O pedivela perdeu duas voltas da rosca onde o extrator se apoia, enquanto a porca plástica foi cortada com lâmina de arco de serra e trocada por outra em aço, que achei na caixa de usados da oficina de um amigo mecânico. Ia jogar fora, mas acabei doando as ferramentas pra um colega, que insistiu em ficar com elas, apesar dos avisos que eu dei: quase que ele perde o pedivela do mesmo jeito.

O caso é que no central se coloca muita força, algo da ordem de 50Nm, então a chance de se danificar a peça com uma ferramenta ruim é muito grande. Na extração do pedivela, além da força que se aplica ser bastante alta tb, a ferramenta de apoia em uma rosca de fio bastante fino em uma peça em alumínio, então é relativamente fácil fazer alguma cagada.

Outra que eu tomaria cuidado e não partiria pra ela de cara é o extrator do cassete. Aquele da Kenli que teve a imagem postada aqui, supostamente, serve pra cassete e catraca. Mas apesar do encaixe ser similar, com mesmo número de estrias, há uma diferença de um mísero meio milímetro na altura das estrias da catraca e do cassete, o que costuma ser suficiente pra espanar a porca que prende o cassete. Problema na certa usar essa ferramenta!

Como alternativa que não quebra o bolso, existe a da TSW ou Rava (são a mesma empresa), que vem com pino guia que encaixa no furo do eixo da roda, onde a blocagem passa. Não funcionam com eixos maciços, de porcas, mas acho que não é o seu caso.

Já para os cubos, eu tenho exatamente essas chaves de cone Shimano Pro. Mas vou fazer um aviso aqui: elas não são o que se esperaria da Shimano. Nesse ponto eles deram uma cagada, sinceramente, mas elas são suficientes pro mecânico amador. Há uma razão pra elas serem duas e uma se encaixar perfeitamente sobre a outra: veja sempre se cabem as duas ao tentar abrir um cubo, o que dá mais resistência ao conjunto e evita que a ferramenta de deforme. Um colega mecânico me deu essa dica e inclusive me recomendou comprar um parafuso pequeno com porca que passe no furo que elas tem, pra manter ambas juntas durante o uso.

Ainda assim, as chaves de cone tem um limite bem baixo da força que conseguem aplicar, mas nesse caso elas não danificarão a peça e sim elas mesmas. Alguns mecânicos preferem as da Icetoolz nesse uso mas, como eu disse antes, elas estão meio salgadas no preço. Já vi mecânico usando uma chave de boca comum que foi esmerilhada pra ficar mais fina, essencialmente fazendo uma chave de cone, mas o fato dela ser feita em material mais duro (aço cromo-vanádio, nas melhores) significa que ela vai ser capaz de danificar a peça, então tem que dosar a mão.

Sobre fazer a manutenção dos cubos esferados, aviso que ela é bem chata de fazer corretamente, particularmente a regulagem da folga. Hoje eu consigo fazer isso direitinho, mas eu peguei uma roda velha e meti a mão no negócio pra pegar prática. Não ache que vá fazer de primeira: há muitos mecânicos que não gostam de fazer isso e tentam empurrar um cubo rolamentado pro cliente, só pra se livrar da bucha.

Acho que vc mencionou que quer mexer na caixa de direção também. Essa é tranquila, principalmente se for aheadset, o que é quase certo no seu caso. Não exige ferramentas específicas, somente um jogo de chaves Allen de boa qualidade. Não invente de comprar o assentador da aranha aheadset: é uma ferramenta tão rara de se usar que não vale a pena pro amador.

Sobre abrir o central, realmente deve-se tomar cuidado ao fazê-lo, pois como os colegas já citaram aqui, há uma chance considerável de se danificar as roscas do quadro, o que praticamente inutiliza o mesmo. No entanto, eu defendo a ideia de que deve ser feito periodicamente, tanto para checar se não há problemas de corrosão galvânica (corrosão por contato de dois metais ou até ligas do mesmo metal diferentes, que pode efetivamente fazer uma solda fria no local), quanto para checar o estado geral da peça.

No seu caso, pra evitar problemas (alguns que eu já tive), eu iria num mecânico de confiança pra fazer uma revisão e lubrificação geral. Numa oficina idônea, é realizada a desmontagem completa, limpeza e lubrificação, onde for necessário (centrais selados não são lubrificáveis, geralmente), com graxas e óleos adequados. Se bem realizado, a bike volta com sensação de nova, vale muito a pena.

"Mas pq vc mesmo faz a manutenção das suas bikes, mas tá me recomendando ir num mecânico?", vc poderia perguntar. A resposta é simples: faço pq gosto, e percebi que as três bikes daqui de casa já justificam financeiramente o investimento nas ferramentas. Mas como eu disse, não foi tranquilo e eu tive alguns prejuízos devido a erros, que fazem parte do aprendizado, mas custam $$$. Se vc quiser investir nas ferramentas por hobby, estou te alertando para os problemas que vai ter e que eu já tive.

Como sempre, peço desculpas pelo textão. Espero ter ajudado!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X