Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Faróis LED
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Faróis LED

 Responder Página  <1234 86>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 06:45
Excelente texto Alex! Isso tira a dúvida de muita gente na hora de escolher um farol.

Ontem chegou o meu farol. Um CygoLite DualCross Pro com bateria de Li-Ion. De cara fiquei espantado com a intensidade da luz. Cheguei em casa e pude iluminar o quintal na potência média. Na potência alta é exagerado. Diz o site que são 310 lúmens na potência máxima.
Outro ponto positivo é que a lente espalha a luz para as laterais, sem comprometer o facho no centro. Muito para trechos técnicos de single-track.

No fim de semana farei um rolê noturno para ver se valeu a pena.






"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Pedrão Gaúcho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 05 Nov 2007
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:1381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedrão Gaúcho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 07:23

Alex, excelente tua explicação...mas como já havia falado antes, uso o modelo CATEYE (acho boa marca) e lá eles colocam um comparativo que não é em lumens, de uma olhada.

 
Depois fica dificil comparar as candlepower com lumens. Deveriam padronizar (parece coisa de brasileiro).
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 07:31
Esse é um ótimo farol Satoshi. Vejam só... apenas dois HILEDs (LEDs de alta intensidade), equivalem a 20W de halógenas com um consumo significativamente menor, e uma bateria de apenas 3.8V, do tamanho e peso de um celular! Suficiente pra mais de 3 horas de farol alto, ou seja, é mta economia. 300 lúmens é bastante pra iluminar bem perto da bike e ainda jogar um foco a alguma distância, o que é ótimo pra trilhas. Como nas subidas a gente não precisa de tanta luz assim, ele ainda dá pra dimerizar e fica mais econômico. Usado com inteligência, um farol desses pode atingir mais de 5 horas de uso e não vai faltar luz em situação alguma!

Editado por Alex SP - 24 Set 2008 as 09:42
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 07:49
Pedrão, eles padronizaram. O mercado padronizou, os usuários mais hardcore e informados padronizaram, e o padrão realmente é o LÚMEN. Porém, alguns fabricantes ainda resistem e usam suas próprias referências. A Cateye, em alguns anúncios, manuais e folhetos técnicos, usa candelas. Repare como isso exige uma série de informações complementares, com gráficos de distância e candelas no foco, etc. Isso é confuso. Não espanta que vc e a maioria fiquem confusos na hora de entender e escolher um farol. Fica claro que quanto maior o número de candelas (velas), melhor a iluminação, mas isso só permite comparar faróis da própria Cateye, e a uma distância que ninguém sabe com certeza se é ideal pra trilha, pra rua, pra estrada... Afinal, o que significa essas 2500 candelas no foco do farol a 10m da bike? Porra nenhuma Tongue

Agora... se eu digo que meu farol gera 830 lúmens, isso me permite comparar com outros faróis - como o que o Satoshi postou aí, que gera 310 lúmens, embora haja diferenças na FORMA como esses lúmens são jogados na frente da bike. Além disso, se tivermos outras referências como por exemplo a potência (em WATTS) ou o tipo de bateria (por exemplo, 3 células de 4V e 1.500mAh, etc.), ainda dá pra ter uma boa noção da durabilidade, do consumo, e de quanto ele vai durar em farol alto, médio ou baixo.

A quantidade de LÚMENS não é uma referência 100% precisa da iluminação oferecida por um farol. Depende muito de COMO esses lúmens são jogados no espaço à frente da bike, e isso varia de acordo com o tipo de LENTE usada nos HILEDs ou do refletor usado nas halógenas e HIDs. Existe ainda uma questão, muito debatida, da TEMPERATURA DE COR da luz, que é medida em graus Kelvin. Repare que as halógenas são mais "amareladas" do que as HIDs e do que os HILEDs. Mesmo entre as HIDs e HILEDs existem diferenças: algumas tem uma tonalidade mais azulada (maior temperatura de cor), enquanto outras são mais brancas. Isso tb influi na "sensação" que temos de maior ou menor luminosidade.

Uma referência boa pra saber se um farol é bom pra trilha ou só oferece brilho tb é o preço: faróis eficientes usam baterias leves e compactas de NiMH ou Li-ion ou li-Po, carregadores inteligentes e rápidos e muitos lúmens. Isso tudo custa relativamente caro hehehe... Tongue
Voltar ao Topo
marcorn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2008
São José/SC
Offline
Mensagens:941
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcorn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 13:34
Tenho um Cateye HL-EL530 e adorei a Côr, o brilho, a abertura do  feixe e a distância que alcança. Por 180,00 contos considero uma ótima opção na atualidade. A duração da bateria também é boa, visto que estamos falando de farol a LED.
 
Recomendo. Vale cada centavo.
Voltar ao Topo
Edbike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2006
Londrina - Parana
Offline
Mensagens:1180
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edbike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 18:10
Alex, Que aula sobre iluminação!!! Clap 
Voce realmente engrandece esse Fórum com esses post's, Parabéns!!!
 
Quanto aos meus faróis, chegaram made in ChinaTongue.  E o que posso dizer, é que me surpreenderam.
Ontem fui pedalar somente com um, pois haviam me chegado somente 1 e outro que é de capacete, Mas somente com eles já fiz um pedal com muito mais segurança, e consequentemente mais velocidade e menos estresse.
Hoje, chegou outro pra fazer par no guidom, então com os 2, o resultado, é praticamente um farol de moto! sem exageros!!
 
Só um fato que eu notei, é que com o head lamp, quando pegava trechos com muita poeira, ficava um paredão branco em frente aos olhos (A luz reflete no pó e ofusca inteiro, tirando toda a visão). Então o head lamp, ficará somente como luz de emergencia.
 
Não consegui tirar fotos ainda pois sempre esqueço a camera na empresa, Mas logo estarei colocando aqui algumas fotos.
 
Resumo da ópera: Já havia visto alguns faróis que haviam me impressionado, mas eram  muito caros,  (Na casa dos U$200.00 para cima) Então vendo pelo custo-benefício esses chinezinhos são incríveis.
 
Um grande abraço à todos!!
 
Edson
 
 
 
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 19:27
Tenho este farol com luzes halógenas de 10 watts (2):
 
Cateye RC-230
 
Quero e vou tentar adaptar este LED de 3 watts:
228 lumens SUPER LED Cree Xlamp XR-E Q5 cool white
 
 
 
Alguem arrisca uma opinião?
 
Minha intenção e tentar adaptar apenas em um farol e se der certo partirei para o segundo...
Vou precisar rever a bateria e outras coisas... pedi o LED hoje via mercado livre, quando chegar aviso!


Editado por Ricardo - Cotia SP - 24 Set 2008 as 19:28
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 05:24
Não se esqueça de escolher uma boa lente. Esse componente é determinante.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Edbike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2006
Londrina - Parana
Offline
Mensagens:1180
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edbike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 06:30
Originalmente postado por Ricardo - Cotia SP Ricardo - Cotia SP escreveu:

Tenho este farol com luzes halógenas de 10 watts (2):
 
Cateye RC-230
 
Quero e vou tentar adaptar este LED de 3 watts:
228 lumens SUPER LED Cree Xlamp XR-E Q5 cool white
 
 
 
Alguem arrisca uma opinião?
 
Minha intenção e tentar adaptar apenas em um farol e se der certo partirei para o segundo...
Vou precisar rever a bateria e outras coisas... pedi o LED hoje via mercado livre, quando chegar aviso!
 
 
Ricardo, É esse mesmo led q usa em 1 dos faróis  que eu pedi, E posso lhe dizer que o resultado desse LED aceso, No mínimo irá surpreendê-lo.
 
Mas atente para o seguinte, vi pela foto que voce está adquirindo somente o led e o dissipador. Se não me engano, há a necessidade de um driver ( circuito para estabilização da tensão de alimentação e comutadores).
Como não tenho certeza, só fica esse alerta para que voce pesquise bem antes de montar o teu farol e não tenha nenhuma surpresa desagradável de ver o led queimar, Cry
 
Espero ter ajudado.Wink
 
Edson
 
 
 
 
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 12:29
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Não se esqueça de escolher uma boa lente. Esse componente é determinante.
 
Satoshi,
 
Pensei em aproveitar o farol integralmente, realizando somente a troca da fonte de luz... será que a lente e partes internas atuais podem não causar o mesmo efeito da halogena?
Pelo que notei o angulo de luminosidade não compromete... mas só na prática é que terei a certesa...
Caso tenha tido esta experiência com lentes me conte aí!
 
Valeu!
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 12:59
Originalmente postado por Edbike Edbike escreveu:

Originalmente postado por Ricardo - Cotia SP Ricardo - Cotia SP escreveu:

Tenho este farol com luzes halógenas de 10 watts (2):
Cateye RC-230
Quero e vou tentar adaptar este LED de 3 watts:
228 lumens SUPER LED Cree Xlamp XR-E Q5 cool white
 
Alguem arrisca uma opinião?
 
Minha intenção e tentar adaptar apenas em um farol e se der certo partirei para o segundo...
Vou precisar rever a bateria e outras coisas... pedi o LED hoje via mercado livre, quando chegar aviso!
Ricardo, É esse mesmo led q usa em 1 dos faróis  que eu pedi, E posso lhe dizer que o resultado desse LED aceso, No mínimo irá surpreendê-lo.
 
Mas atente para o seguinte, vi pela foto que voce está adquirindo somente o led e o dissipador. Se não me engano, há a necessidade de um driver ( circuito para estabilização da tensão de alimentação e comutadores).
Como não tenho certeza, só fica esse alerta para que voce pesquise bem antes de montar o teu farol e não tenha nenhuma surpresa desagradável de ver o led queimar, Cry
 
Espero ter ajudado.Wink
 
Edson 
 
Bem lembrado Edson! O vendedor já tinha me alertado isso e pedi junto com o LED.
Tô numa ansiedade só... pretendo testar com a baterias de Lithium do notebook e quanto aos comutadores pretendo utilizar os atuais com adaptações.
 
Meu irmão teve formação em eletrônica e já reservei sua agenda e seu laboratório pro fim de semana seguinte a chegada do LED! 
 
Obrigado!
 
Alguem mais?  
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 13:17
Não que eu tenha experiência, mas há um tempo atrás fui pesquisar um pouco mais sobre os LED's e vi que existem configurações diferentes, de acordo com a aplicação que se quer do diodo. Alguns emitem a luz em um ângulo mais aberto (wide), outros com um ângulo mais fechado (spot).
E como tenho o Cateye HL-RC220 (de uma lâmpada), sei que a lente dele é lisa e não focaria a luz do LED no centro. Provavelmente a luz ficaria muito dispersa, espalhada, não iluminando a bike à sua frente. Mas essa é uma suposição minha. Posso estar totalmente errado.
O CygoLite que comprei tem as lentes trabalhadas. Nota-se que que o centro da lente é mais convexa. Idem para os outros Cateye de LED que tenho visto.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 13:53

Bem observado.

O meu RC-230 tem pouca diferença com relação ao seu.
O que muda é que são 2 faróis com lâmpadas idênticas, um que espalha mais a luz e outro com mais foco/distância. Isto é obtido pelo esquema interno e lente de cada um. Tenho que torcer para que o led disperse a luz na mesma proporção da halogena... assim continuarei com o mesmo perfil de iluminação. 
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
luciano ramos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luciano ramos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 08:08
Pessoal,
Como a grana está curta e para o meu uso da bike é necessário mais "ser visto" do que enxergar, acabei comprando um Klite de 8 leds, que juntamente com o Cateye hl500II que uso no capacete, estão cumprindo a função desejada: A primeira é se destacar no escuro, e tbm iluminar alguns pontos mais diretamente.
 
Realmente os farois de led como o Klite não iluminam absolutamente nada, mas possuem um brilho extremamente intenso. Ontem fiz o teste e deixei a bike parada numa via um pouco mais escura com os farois acesos: Chamam bastante atenção com mais de 200m de distancia. Mas iluminar mesmo... nada.
 
Como o Satoshi bem colocou, são farois de cidade mesmo. Não prestam para trilhas nem para iluminação em condições extremas. Mas para o meu propósito, está ótimo. Preciso de luzes que indiquem a minha posição e uma mais direta para indicar buracos ou para iluminar em caso de pane na bike ou troca de pneu.
 
Ví esse da cateye RC230 e me interessei demais. COmo indicado no site da Cateye são 10watts por farol, totalizando 20watts em pontos diferentes do guidão. Achei uma boa, mas não sei se seria necessária para mim. Ando muito à noite, mas em vias públicas mal iluminadas, porém não no escuro total.
 
Mas agora vem uma pergunta ao Alex, Ed e ao Satoshi:
Toda essa iluminação que vcs procuram para colocar na bike é justificada? Vc pegam trilhas à noite??? É realmente necessário tudo isso???
 
Nunca peguei uma trilha à noite, mas deve ser o bicho!!!
 
 
 
 
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 08:33
Luciano, eu sou suspeito pra falar. Eu faço trilha de noite desde o tempo em que tínhamos que adaptar lanternas na bike, pq importar um farol era impossível e os faróis que existiam eram limitadíssimos (desde antes da abertura das importações em 91). Eu criei o MTB 12 Horas pq queria levar a galera pra pedalar na trilha de noite, já que eram pouquíssimas as oportunidades e quase ninguém se "arriscava", mas eu sempre achei mto divertido. Então, dá pra perceber que eu gosto da coisa né Tongue

As trilhas que vc faz sempre e conhece na palma da sua mão mudam completamente qdo vc faz de noite. Vc vê as coisas em outro ritmo, outra dimensão, pq está tudo escuro. E por isso tb têm um gostinho de aventura e desafio um pouco maiores. Melhora a técnica, é aquela velocidade, só experimentando pra ver.

Pra isso não precisa de um super-farol, é divertido mesmo com pouca iluminação. Mas eu acho (minha opinião) que é MUUUUUUUUUUUITO mais divertido com um bom farol. E pra mim, um bom farol é bem forte, tem que durar 5h+ mas ser pequeno e leve e compacto, e resistente. Eu gosto de MTB, e adoro pedalar de noite. Como faço bastante os dois, eu acho que nesse caso vale a pena investir nos brinquedos.

Por isso eu tenho um HID e um HILED, ambos mto bons. E estou pegando outro HILED bem potente tb. Custam caro, mas como vc sabe, "caro" é relativo: eu uso bastante, me divirto mto então acaba compensando. Não fica tão caro se eu pensar desse jeito hehehe...
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 08:40
Fala Luciano!
 
Sei que você direcionou o questionamento ao Alex, Satohi e o Ed, mas vou responder o que acho.
 
Você citou o RC que é igual ao meu e que usei no 12 horas de 2007 e em algumas trilhas noturnas. É um bom farol quanto a iluminação. Para se ter uma noção em alguns estradões é bem comum quando alguem te vê de longe e quando se aproxima dizem assim "Nossa! pensei que era uma moto!" O problema dele é a autonomia... 1 hora com os 2 e 2h só com um... Para uma trilha mais longa, esquece! Por isso vou tentar colocar LED nele.  
 
Quanto a quantidade de luz, pra mim se justifica sim! Quanto mais luz a noite melhor, principalmente em single tracks quando os obstaculos parecem se esconder e surgem muito rápido. Com pouca luz é preciso diminuir a velocidade e andar muito mais atento, até mesmo em estradas.
 
Valeu!  
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 10:01
Blz Luciano?

Faço trilhas noturnas desde que comecei a pedalar mais a sério, há uns 15 anos atrás. Tínhamos que adaptar (amarrar) lanternas de mão no guidão e sair no escuro. Mas era divertido, ainda mais quando vinha uma piramba forte pra descer e só se enxergava 10 palmos à frente. hehe
Eu e minha turma, lá em Minas Gerais, fazíamos pedais varando a madrugada para chegar ao topo de um pico. Quem conheçe o sul de Minas já deve ter ouvido falar da Pedra de São Domingos, próximo a Gonçalves, Camanducaia e Cambuí.
Por conta da necessidade de um farol próprio para isso, ganhei o meu primeiro farol, um modelo da Cateye que nem lembro mais qual é o modelo. Foi um presente de um tio. Depois de um capote tive que comprar outro e peguei um halógeno mais simples. Mas continuei achando que precisava de mais luz e comprei outro Cateye, o HL500-II. Deu um pouco mais de prazer e emoção para fazer trilhas à noite.
Depois comprei o HL-RC220, parecido com o do Ricardo. Lâmpada halógena de 10 watts e bateria selada de chumbo-ácido que se coloca no porta-caramanhola. A luz é boa, ganha-se mais confiança nas descidas mais técnicas. Mas a autonomia é baixa. Somente 2 horas e com o tempo a bateria vai perdendo rendimento com as constantes recargas.
Agora peguei esse CygoLite. Ainda não testei, mas já liguei à noite e o bicho ilumina bem mais que o último farol. Pela minha percepção, ilumina no mínimo duas vezes mais e é possível dimerizar o LED para economizar energia.

Justifica ficar com faróis cada vez mais potentes? Para mim justifica. Gosto de pedalar à noite e para mim é divertido. Apura-se mais os sentidos e você curte de outra forma a mesma trilha que se faz de dia. Eu digo que é um tesão. hehe

Abraços,

Satoshi.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
marciolo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2008
Goiania - GO
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciolo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 13:18
Tenho um excelente farol que é o Cygolite Dual Cross Pro, esse farol tem um longo alcance e melhor, o foco é aberto para todas as dimensões. Resumindo você tem quase que total visualização do terreno que esta andando, consegue ver a metros de distância a frente, as margens da trilha e até galhos que estão na altura da cabeça. Você consegue antecipar e muito uma decisão, te dando bem mais segurança.
 
No inicio tinha dinheiro pra comprar um farol ou um suspa fox, tava quase por pegar um suspa, mas quando quase cai numa buraco a noite, isso foi o motivo pra mim mudar de ideia. Pensei na seguinte forma, se eu tivesse caido, poderia ter detonado com a bike e/ou pior ter me machucado e fraturado alguma coisa, com certeza o prejuizo poderia ser maior do que o valor pago no farol.
 
Satoshi... tu vez uma ótima compra. Eu uso e recomendo esse farol, tanto que o grupo que ando, hoje somos 3 com esse farol.
 
Abraços
Voltar ao Topo
Edbike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2006
Londrina - Parana
Offline
Mensagens:1180
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edbike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 20:57
Hehehe, Sempre chegando atrás, No pedal e aqui pra responder,Embarrassed
 
Mas Luciano, assino embaixo do que o Alex, Satoshi, Ricardo e Marciolo escreveram.
 
Depois que voce passa a pedalar à noite, voce descobre outra forma de diversão, é um outro jeito de pedalar, sem o sol e o calor do dia.
No início achava legal por isso, mas tinha um incoveniente, A falta de visão limitava muito a velocidade, então não conseguia ter um ritmo de pedal e me estressava muito, por isso fiquei um bom tempo sem  fazer os pedais noturnos.
 
Agora com um bom farol a estória é outra,  é diversão e adrenalina pura!!! Já estou mudando a minha rotina de pedal, Mais pedais à noite e menos de dia, Principalmente agora q esta chegando o verão com esse calor infernal.
 
Experimenta sair pra trilha à noite com um bom farol, acho que voce irá curtir um monte!
 
Abração!!Wink
 
Edson
 
 
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2008 as 15:56
Galera,
 
O Led chegou e o projeto home made começou. Assim que o sedex chegou fui pra oficina do meu irmão testar e começar a levantar as alternativas que temos. A luminosidade desse Cree Xlamp 7090 3Watts é algo realmente surpreendente.
 
Quanto a adaptação o primeiro problema será com a adaptação do led no spot da lâmpada atual, já que se desmontá-la (terei que cortar num vidraceiro)  ela não será recuperável e o pior... não a achei em nenhum lugar pra reposição. Meu foco agora será encontrar os modelos de mini dicróicas disponíveis no mercado para testar a parábola com a intensidade do led e adaptar no farol atual. Esta semana vou visitar algumas lojas de iluminação e home centers. Fim de semana que vem tem mais!
 
Falando um pouco do led imaginava que ele fosse um pouco maior. Vejam algumas imagens que fiz dele depois que voltei da oficina:
 
Coloquei uma caneta do lado pra dar noção do tamanho dele
 
 
Ligado!
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2008 as 06:08
Ontem fiz a primeira trilha noturna com o CygoLite DualCross Pro. Mudou completamente a forma de encarar as trilhas à noite. Agora a luz é intensa e vai longe, as descidas ficam mais rápidas e os single-tracks mais divertidos.
Os outros faróis de LED do pessoal (um Planet Bike de 5 leds e um Cateye HL-EL510) eram ofuscado pela luz do CygoLite. Só para constar, eram dois CygoLites na trilha, a minha e a do Cristiano (crisbergamo). Então os outros dois bikers iam em nossa cola, aproveitando a luz alheia. hehe
Semana que vem tem mais.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
CICLOSULMINAS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2008
Pouso Alegre
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CICLOSULMINAS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2008 as 16:01
Pessoal,

como falei antes, neste ultimo final de semana fomos de bike à Aparecida.
Foram 180 kms de pedal muito show, com direito a 24.300 mts de subida pela Mantiqueira (Delfim Moreira / Piquete). Haja perna!

Pude testar meu farol Q-lite QL 233, de 8 leds.
É um bom farol, perdendo um pouco para o Cateye HL-EL 220 e perdendo muito para um Sigma Sport, duplo halógeno. Este aguentou a viagem a custa de muita economia de seu dono. Mas era o melhor farol presente.
O Cateye citado iluminou muito, algo comparável a um outro Cateye, HL 530, que estava em outra bike.
Como falaram anteriormente, são farois pra ser visto. Iluminam de forma razoável sim, mas nada comparável a estes "poderosos holofotes" que o pessoal começa a usar agora.

Abraços.
Voltar ao Topo
Edbike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2006
Londrina - Parana
Offline
Mensagens:1180
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edbike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2008 as 07:13
Aí Ricardo, Como está o teu experimento? Deu certo?
 
Eu também estou aqui fazendo os meus "gambit's"Tongue.
Esse:Main%20Product%20Picture%20-%20click%20to%20enlarge
 
Como temos 3 bikes, meu, do meu muleke e do meu sócio, Peguei essa lanterna e adaptei para uso com bateria de 6V, ( fizemos um circuitinho redutor para 3.5V) e usamos 2 lanternas dessas em paralelo na bateria.
O resultado foi muito bom, (As lanternas usam o mesmo led cree).
 
Abraços,
 
Edson
Voltar ao Topo
ricmat Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Fev 2007
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricmat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2008 as 17:30
olá Edbike, pedi uma lanterna bem parecida com essa da foto acima lá na  DX, so pra ver como são esses leds cree, pedi um simples, modelo Ultrafire C2 3W Cree (sku 1446), vou usar com o suporte da fenix (sku 13004), com 1x  bateria 18650, como vai ser so pro uso urbano pra iluminar a buraqueira aqui em Londrina, acho vai dar conta tranquilo. A lanterna +  4x 18650 + carregador deu+-  us$47,00. Uma barganha! 
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2008 as 19:11
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Excelente texto Alex! Isso tira a dúvida de muita gente na hora de escolher um farol.

Ontem chegou o meu farol. Um CygoLite DualCross Pro com bateria de Li-Ion. De cara fiquei espantado com a intensidade da luz. Cheguei em casa e pude iluminar o quintal na potência média. Na potência alta é exagerado. Diz o site que são 310 lúmens na potência máxima.
Outro ponto positivo é que a lente espalha a luz para as laterais, sem comprometer o facho no centro. Muito para trechos técnicos de single-track.

No fim de semana farei um rolê noturno para ver se valeu a pena.






O Satoshi, desculpa a pergunta mas onde você comprou e quanto custa um brinquedinho desse ?
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2008 as 19:44
Comprei no eBay por 178 dólares mais 30 dólares de envio. Consegui comprar antes dessa derrocada para cima do dólar. Com a cotação dos últimos dias não compensa comprar lá fora, e parece que a coisa não vai voltar como antes por um bom tempo, infelizmente.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Edbike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2006
Londrina - Parana
Offline
Mensagens:1180
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edbike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2008 as 08:41

Olá Ric, certinho?

Hehe, voce tambem virou fregues da "vendinha da DX"?LOL

Acho que voce ficará surpreso com esse farol, Eu fiqueiShocked,  e muitos que estão vendo tambem estão gostando e pedindo lá.
 
Quanto à bateria de Li-ion, espero que voce tenha pedido o que tem proteção, pois pelo que lia à respeito e entendi, essas baterias são bastante "temperamentais"Angry  Se não tiver cuidado, elas explodem mesmo. E se passar do ponto de tensao de descarga, elas se tornam imprestáveis.
Mas e daí? Vamos pedalar juntos qqr dia desses?
 
Abraços,
 
Edson
Voltar ao Topo
ricmat Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Fev 2007
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricmat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2008 as 17:29
Olá Edson,

Vamos sim, assim  chegar a lanterna eu entro em  contato com vc pra gente marcar um pedal noturno.
Estou bem curioso para ver esse led ao vivo, pois até agora  só vi em videos e fotos, parece ser bem mais potente que esses leds que vem nos cateye.
Já uso as LI-PO no aeromodelismo a uns 2 anos e que são até mais perigosas que as de LI-ION, realmente tem tomar muito cuidado, principalmente na hora da recarga, onde pode ocorrer a explosão, se o carregador não for adequado. A bateria 18650 que eu pedi não tem proteção , mas carregador é microprocessado, tem um cut-off qdo a carga está proxima dos 100% e é da mesma marca da bateria (ultrafire), acho que não terei problemas e só tomar cuidado na hora de usar, e nao deixar descarregar até determinado limite, para nao perder a bateria.

abçs!

Ricardo.

Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2008 as 16:35
Satoshi, fiquei sabendo de um "tunning" pro Dualcross que praticamente dobra a luz sem afetar o consumo. É relativamente simples, basta trocar os dois LEDs (provavelmente dois Luxeon comuns de 5w e 80 lumens) por dois Cree Q5. Vi as fotos do "antes e depois" e fiquei impressionado. Os dois LEDs devem sair por uns US$ 25 com envio e tudo, e dá pra fazer em casa a troca. Qualquer coisa me dá um toque Wink
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2008 as 19:09
Uia!!! Depois me passa a receita em PVT!!! Big%20smile
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2008 as 04:34
Bom galera, eu infelizemente não tenho tido mais tempo pra fazer trilhas noturnas.
Mas em matéria de home made, fiz um farol pra minha bike que ficou um esculacho.
Gastei cerca de 70 reais na época e na estrada era difícil um carro que não pedisse luz baixa.
A iluminação ficou tão forte que todo mundo apagava os faróis e ia na aba do meu.
Usei uma lâmpada dicróica de 35w adaptada numa lanterna plástica que foi cortada. Na parte de trás dela instalei um interruptor de liga/desliga.
A bateria é de lâmpada de emergência (uma em forma de cubo) e um carregador apropriado.
O único senão é o peso da bateria (cerca de 1kg).
Mas adaptei para prender embaixo do selim e ficou muito bom.
As coisas mais caras são o carregador e a bateria que respondem por 90% do custo total.
Mas o resultado é muito bom.
Pra que não se importar com um pouco mais de peso, me parece a solução ideal.
Ia me esquecendo: não cheguei a testar o tempo total de uso, mas após duas horas e meia de trilha o farol ainda brilhava do mesmo jeito.
Vou tentar tirar fotos e depois posto aqui.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
MAZA Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2008
VITÓRIA-ES
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MAZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2008 as 07:27

Há um tempo eu vi uma matéria interessante a respeito dos LEDs para uso em iluminação (lanternas comuns),na qual, segundo o autor:

"A "instalação" do led é simples como... trocar uma lâmpada. O resultado é uma luz muito mais branca, uniforme e que aparenta cobrir um campo de visão maior, embora o controle de foco da Maglite continue funcionando, o que permite concentrar mais ou menos o feixe de luz. Uma das grandes críticas aos leds é seu alcance - de fato, a lanterna não ilumina mais as nuvens como antes.

Mas ilumina melhor o que está perto, o que na maioria das situações, é bem mais importante. Sem falar que é supostamente inquebrável, não queima (brilha por cem mil horas, segundo o fabricante) e faz a bateria durar muuuito mais, o que será uma dádiva para quem não aguenta o peso das pilhas extras na mochila. O único problema é que, graças ao circuito regulador que mantém a luz brilhante até o último pingo de energia, ela tende a se apagar de repente, sem aviso prévio. http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=159826

 
Esses sistemas para bikes resolveram essa questão do "apagar sem aviso prévio"? Parece perigoso durante uma trilha noturna!
 
 
Voltar ao Topo
alexandro Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2005
Caetité - Bahia
Offline
Mensagens:957
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2008 as 08:20
Ola AlexSP, estou comprando farois iguais aos de Satoshi, poderia me mandar tb por Mp ou e-mail??
abraços,
 
Voltar ao Topo
digo107 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2007
Goiânia - GO
Offline
Mensagens:2418
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar digo107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2008 as 11:13
Alguém já viu os faróis da Princeton? Estou comprando um Princeton Yukon HL, será que é forte? Antes tinha o Princeton Yukon Xenon, que como o nome diz, tinha lâmpada de xenon, mas infelizmente saiu do mercado agora... Então resolvi ficar com o de Led mesmo, alguém tem alguma informação sobre ele?
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2008 as 12:10
O Yukon HL é um farol para andar a pé (caminhadas, etc.). O LED é de 1W mas fornece apenas 24 lúmens, é bem pouco pra iluminar trilha de noite. Dá pra trocar o LED por um mais forte e melhorar um pouco, talvez uns 60 ou 70 lúmens, no máximo. Mas ainda não é suficiente pra MTB noturno (na minha opinião).

O Yukon Xenon não tinha lâmpada de xenônio como os HIDs, e sim uma halógena (incandescente) com gás xenon. É diferente dos faróis de xenon.

Satoshi e demais proprietários de Dualcross: vou pedir as fotos do upgrade pro cara e traduzir o texto pra postar aqui. O processo é bem simples, mas a diferença é enorme e na minha opinião compensa Wink
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2008 as 12:28
Blz Alex. Ficaremos no aguardo!

digo107,
se for de Princeton Tec, já é melhor pensar na gama voltada especificamente para bikes. É a linha Switchback: www.switchback321.com
Antes de eu me decidir pelo Cygolite, estava pesquisando sobre esses da Princeton. Tem até review nestes sites:
http://www.gearreview.com/2007_led_lights.php
e
http://www.bikemag.com/gear/accessories/LED_Light_Test_1/
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
digo107 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2007
Goiânia - GO
Offline
Mensagens:2418
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar digo107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2008 as 20:07
Mas esse Yukon que falei é o próprio para bike. Bom, se ele não for tão forte assim, continuarei com meu Cateye HL-500 2.

Vejam o Yukon que falo:
http://www.princetontec.com/?q=node/102

E o de Xenon, realmente ele é halogenado, se não me engano, com flúor.
Mas em relação ao Princeton Tec Yukon HL Bike, não seria uma boa compra? Será que ele perde para esse meu Cateye?
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2008 as 20:25
Comparando a um Cateye HL-500 2, vai ser melhor sim.
Mas quanto você vai pagar nele? Dependendo do preço, podem existir outras opções.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2008 as 20:32
Eu não entendo porque o Yukon HL é mais caro que o Eos Bike, sendo que ele só tem 24 lumens e o Eos tem 50 lumens.
No eBay o Yukon está saind por 50 dólares, e o Eos por 33 dólares. Dead
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2008 as 20:49
Alex,
Por acaso é esse link que fala sobre o upgrade do DualCross?
http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=346652
Se sim, achei bem interessante e sem muito segredo para trocar os LEDs.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 86>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X