Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Fabricar a própria bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Fabricar a própria bike

 Responder Página  123 9>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 4,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Fabricar a própria bike
    Postado: 18 Ago 2011 as 17:58
Pessoal, tenho interesse em, pelo menos um dia, fazer a minha própria bike. Alguém tem alguma noção ou dica de como se fazer isso? A idéia é fazer por recreação mesmo, com medidas específicas pra mim. Pode ser algo de ferro, não precisa ser alumínio nem nada mais exótico.

Tenho noções de soldagem, mas falta prática e equipamento. A máquina de soldar (TIG é a melhor pra essa aplicação?) eu compraria no futuro. Sei que é algo caro, mas meu pai também usaria na fazenda dele, então eu não vou estar só jogando dinheiro fora.

As minhas pirncipais dúvidas são:

Onde arranjar tubos? Sei da reynolds, mas acho que eles nem importam pro brasil, e deve ser caro ainda por cima. Não me importo tanto com a qualidade do material (pode ser aço 1020 mesmo?).

Como fixar os tubos para a soldagem? Posso fazer uma gambiarragem mesmo, com pregos e madeira, mas não sei se ficaria muito bom. Alguma sugestão?

Como fazer gancheira e partes mais específicas? Acho que vou precisar de um torno e uma fresadora, algo realmente fora do meu orçamento. Talvez eu possa ver em alguma empresa ou tornearia pra fazerem essa parte pra mim.

Quanto será que sai um projeto desses?

Qualquer opinião é bem vinda, ainda estou recém formulando essa idéia.

Valeu!



Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 18:04
Não é mais fácil pedir pro Miyamura?
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 18:06
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 18:18
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Não é mais fácil pedir pro Miyamura?


É mais fácil, mais caro, mas principalmente, não é o que eu quero! Eu gosto de trabalhar com soldagem e metais, pra mim é bem interessante. E aliar isso com a paixão da bicicleta ia ser bem divertido pra mim. Mais do que pagar pra alguém fazer algo por mim.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 18:20
Originalmente postado por Calliari_ciclista Calliari_ciclista escreveu:





não é propaganda, mas dá uma conferida:


abraços


Legal! Vou dar uma olhada com mais calma, usando o google translator mesmo. É mais ou menos isso que eu quero fazer (o do link 1 e 2, não o negócio maluco de madeira e fibra de carbono).
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 18:24
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Originalmente postado por Calliari_ciclista Calliari_ciclista escreveu:





não é propaganda, mas dá uma conferida:


abraços


Legal! Vou dar uma olhada com mais calma, usando o google translator mesmo. É mais ou menos isso que eu quero fazer (o do link 1 e 2, não o negócio maluco de madeira e fibra de carbono).

Wink

Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 18:33
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:


Eu gosto de trabalhar com soldagem e metais, pra mim é bem interessante. E aliar isso com a paixão da bicicleta ia ser bem divertido pra mim. Mais do que pagar pra alguém fazer algo por mim.
 
Entendo sua vontade de construir seu próprio quadro. Mas não se pode negar que se trata de algo que envolve muita técnica e experiência.  
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 18:39
Além da técnica necessária para uma boa soldagem, a geometria é muito importante, sem falar no corte dos tubos.

Editado por Hamud - 18 Ago 2011 as 18:41
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 18:55
Calliari: Valeu pelos links. Muito bom o vídeo, mas esse cara é profissional né... Tem todo o equipamento pronto.

Mauro: é verdade. Por isso que se eu fizer algo, só eu vou andar. Não quero ser responsável por outra pessoa quebrar a cara por causa de uma solda mal feita!

Hamud: pois é, a geometria é fundamental. Isso eu tenho que ver com calma ainda, mas já sei mais ou menos o que eu quero. Gosto de bikes curtas, e a maioria das que eu experimentei ficam "compridas" demais pra mim.

A questão do corte é outra. Já vi quem corte com aquelas serras de metal, no braço mesmo, e fazem o acabamento com esmeril ou algo do gênero.

Difícil também é medir os cortes e sair com algo preciso no final, ainda mais se eu não tiver um equipamento bom.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 21:53
E mais uma pergunta, alguém sabe alguma coisa sobre caximbos? Onde conseguir, preço e tal. Tenho a impressão de que ninguém importa isso pro brasil.
Voltar ao Topo
ElVerdugo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2011
Maringá, PR
Offline
Mensagens:960
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ElVerdugo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 22:25
Um cara aqui em Maringá fez uma recilnada de madeira, é um projeto interessante...
"Neil Peart" - Alfameq Stroll 21´
"Geddy Lee" - Peugeot Mixte

I will choose a path that's clear, I will choose free will...
Ciclista sempre, apesar de todas as adversidades...
#SoyCeleste

Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2011 as 23:50
se não me engano, é possível importar os tubos e os cachimbos, aí você teria que definir a geometria, os comprimentos dos tubos e fazer a soldagem. Se você procurar por frame builders, muitos só compram os tubos prontos de marcas grandes, como reynolds, tange, ishiwata, e por aí vai. 

Tem uma loja em sp chamada tre3e que parece que faz isso. Ela está vendendo um quadro que aparentemente é soldado por aqui e os tubos são comprados em algum outro lugar. Tem um vídeo que mostra o processo de fabricação: http://www.tre3e.com/?p=2059

Acho um exercício muito válido. Aqui no Brasil não existe muito a cultura de você mesmo fazer, adquirir conhecimento e começar algo novo, quem sabe montar um negócio ou simplesmente pelo gostar de fazer. Vejo nos fóruns de bike gringos que o nível do conhecimento é de um outro nível porque tem muita gente que está disposta a aprender e fazer por conta própria ao invés de depender dos outros.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
apoloesminteu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2010
centro - SP
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apoloesminteu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2011 as 00:06
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:


Como fazer gancheira e partes mais específicas? Acho que vou precisar de um torno e uma fresadora, algo realmente fora do meu orçamento. Talvez eu possa ver em alguma empresa ou tornearia pra fazerem essa parte pra mim.


Não manjo nada disso mas o Miyamura fala muito de torno no blog dele... tipo, para o leigo aqui, parece ser algo fundamental....


Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2011 as 00:34
Verdugo: isso é legal mesmo. Aqui em porto alegre tem o Klaus, que fez uma de bambu. Não conheço ele, mas já vi a bike de perto, quando tava na oficina. Achei feia pra cacete!

poneis: pois é, tenho que ver se tem como importar. Mas pra começar seria melhor uns tubos baratos mesmo, de preferência que eu ache aqui por perto, pra não gastar com frete também. Aí, depois que eu pegar um pouco de prática faria algo mais definitivo. Acho que os cachimbos fazem a soldagem ficar bem mais fácil, mas o custo final vai lá pra cima.

apoloesminteu: é, mas acho que o torno não é tão fundamental assim, se comprar os tubos prontos. Mais importante é a fresadora, imagino.
Voltar ao Topo
DONALDY Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 17 Fev 2009
Coronel Vivida
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DONALDY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2011 as 02:28
sempre quis fazer meu próprio quadro mas acho que não ia dar muito certo 
mas você poderia utilizar as partes como central direção e gancheiras de outros quadros 
tipo pega uns quadro velho de ferro mesmo e corta fora essas partes que podem ser uteis pra você e depois que você pegar o jeito e se quiser fazer outro quadro mais bem feito você poderia comprar um canos melhores e mandar fazer estas peças em eu torneiro 
os canos você também pode aproveitar os de outros quadros mas também acha pra vender 
tenta pedir em fundições e serralherias que eles vão saber te dizer onde encontrar 
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2011 as 02:48
Pavão, se você tem noções de mecânica aplicada e tem noções de soldagem, dá para fazer sim. Mas para isto precisa fazer um projeto descente antes, no CAD se possível, tentar dimensionar o melhor possível e providenciar a matéria-prima, que eu acho complicado.
Soldar alumínio é um processo um pouco complicado também, precisa de uma fonte boa e dos gases corretos, tem uma certa técnica apurada. Fazer manualmente exige muita prática e a qualidade da solda é essencial para a qualidade final do quadro. A rosca do pedivela você leva em qualquer cara que tenha uma mandriladora pequena e ele faz para ti, assim como o detalhe da gancheira, basta comprar uma e fresar conforme ela.
Voltar ao Topo
lucianon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2009
SP
Offline
Mensagens:401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2011 as 13:16
Pavao,
Segue um link que achei com várias refefencias, http://www.phred.org/~josh/build/build.html.
Espero que ajude.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2011 as 14:43
Donaldy: boa ideia, não tinha pensado em reutilizar peças de outras bikes. Pra quem não tem como fabricar coisas novas, é uma boa opção. E vou tentar ver onde se acham tubos ainda.

marcoaleite: sim, tenho noções. O projeto é uma parte que eu acho legal também. Tem um programa bem simplezinho, na internet mesmo, o BikeCAD que ajuda bastante. Sobre a gancheira e as roscas, acho que a saída vai ser ir em um torneiro.

Mas não penso em fazer nada com alumínio, só com aço, por enquanto.

lucianon: muito bom o link. Tem várias informações, e por isso não vou conseguir ler tudo agora. Vou ir digerindo isso aos poucos... Valeu!

Editado por FPavão - 19 Ago 2011 as 14:44
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2011 as 17:26
Opa!! você é de Poa??? dica, procura o Zenger, na sua oficina na Av. Otto Niemeyer. esse cara é construtor de quadros,além de uma parte viva da história do ciclismo gaúcho. 

Obs.: não confunda a lojinha dele com a "Estilo bike", são lojas diferentes. A do Zenger fica antes desta, para quem vem da Av,. Cavalhada

abraço

Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Verdugo: isso é legal mesmo. Aqui em porto alegre tem o Klaus, que fez uma de bambu. Não conheço ele, mas já vi a bike de perto, quando tava na oficina. Achei feia pra cacete!

poneis: pois é, tenho que ver se tem como importar. Mas pra começar seria melhor uns tubos baratos mesmo, de preferência que eu ache aqui por perto, pra não gastar com frete também. Aí, depois que eu pegar um pouco de prática faria algo mais definitivo. Acho que os cachimbos fazem a soldagem ficar bem mais fácil, mas o custo final vai lá pra cima.

apoloesminteu: é, mas acho que o torno não é tão fundamental assim, se comprar os tubos prontos. Mais importante é a fresadora, imagino.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2011 as 00:14
Vou procurar! Tem coisas que eu não tenho nem ideia que existem por aqui. Não pedalo a muito tempo, mas tô conhecendo o pessoal por aqui.

Pelo jeito esse cara tem uns 70 anos, não?
Voltar ao Topo
DanielMesquita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2011
petrópolis
Offline
Mensagens:724
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DanielMesquita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2011 as 00:35
Cara, a ideia é maneira e para bikes de passeio e cicloturismo, é viavel. Para bikes onde se visa desempenho, acho complicado.
Sugiro começar alterando quadros, péço apenas que não pratique em quadros de cromo. depois que tiver féra vc monta um quadro do zero, porem quadros velhos são otima fonte de tubos e gancheiras que vc irá precisar.
Soldar é facil, soldar bem e com bom acabamento exige pratica.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2011 as 00:39
A ideia é um quadro pra andar tranquilo mesmo. Nada de competição ou abusar demais dele.

Mesmo tendo certeza de que não vou usar cromo(preço, dificuldade de achar, e também não cortaria um quadro desses só pra praticar!), porque você diz pra não usar ele? A solda é mais difícil?
Voltar ao Topo
DanielMesquita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2011
petrópolis
Offline
Mensagens:724
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DanielMesquita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2011 as 00:51
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

A ideia é um quadro pra andar tranquilo mesmo. Nada de competição ou abusar demais dele.

Mesmo tendo certeza de que não vou usar cromo(preço, dificuldade de achar, e também não cortaria um quadro desses só pra praticar!), porque você diz pra não usar ele? A solda é mais difícil?


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!
Não, é pq até voce montar algo bacana, vai aleijar muita bike.
Seria uma puta sacanagem detonar um quadro de cromo.
LOL
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2011 as 23:35
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Vou procurar! Tem coisas que eu não tenho nem ideia que existem por aqui. Não pedalo a muito tempo, mas tô conhecendo o pessoal por aqui.

Pelo jeito esse cara tem uns 70 anos, não?

Provavelmente mais que os 70!!!
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2011 as 23:54
Da uma olhada aqui:
http://forums.mtbr.com/
Va em "frame building"
Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
Voltar ao Topo
IPsechedelic Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Fev 2010
João Pessoa
Offline
Mensagens:148
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IPsechedelic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2011 as 00:09
Um amigo fez um quadro com duas caixas de direção, uma no guidao e outra no selin, ficando ambas com movimento livre, era bem legal andar nela, muito divertido a bike andava feito carangueijo LOL

http://www.myatomicmass.com/projects/bi-cycle/

a idéia é bem parecido com esse do link, mas é só pra 1 pessoa, aonde tem o 2º guidão, é um selin.. é bem divertido
Voltar ao Topo
DONALDY Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 17 Fev 2009
Coronel Vivida
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DONALDY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2011 as 02:27
Alguém sabe me dizer quando +- sai pra fazer um quadro com o Myamura???
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2011 as 04:20
Calliari: tenho mesmo que ir conhecer essa lenda. Pena que tô sem bike aqui. Fico perdido e sem transporte sem bicicleta...

Sergio: bom esse fórum. Já tinha visto um outro, mas aquele tinha que ter cadastro pra ler, e só com convite... Mas sinto que esse que tu passou vai ser útil!

IPsechedelic: essas bikes malucas são máximo. Já tinha visto uma parecida com essa, mas não bem assim. Tem uma outra que tem a roda de trás excêntrica e ela anda pra frente se você pular.


E cadê o miyamura quando se precisa dele aqui no fórum??
Voltar ao Topo
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2011 as 14:34
FPavão, tb já pensei em fazer uma bike pra mim... tenta fazer antes um projeto no CAD se possível e se eu não me engano dá pra trazer os tubos de alumínio da Easton (EUA)...
Acho q rola hein...
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Offline
Mensagens:929
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m46c10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2011 as 15:18
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Não é mais fácil pedir pro Miyamura?

Além do miyamura, outro framebuilder conhecido no brasil, é o Klaus Poloni, que já fez uma reclinável de bambu.

Uma coisa importante para se construir antes de fabricar qualquer quadro, é o gabarito, aonde vc alinha o quadro, e ajusta os ângulos e a geometria do quadro.

Um jeito legal de aprender, é pegar dois ou mais quadros velhos, e fazer um frankstein. LOL
BMC TE01 26er - Toda XTR
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2011 as 19:29
nunogontijo: pra mim fazer o projeto em um cad ia ser só por diversão mesmo, por enquanto, pois não tenho nem máquina de solda ainda... Mas já dá pra ir tendo uma ideia mesmo do que eu quero. Só que alumínio não é bem o material que eu quero. Tinha que ser aço mesmo.

m46c10: esse Klaus não é o daqui de porto alegre? Porque aqui tem um Klaus com uma reclinada de bambu, mas não sei se ele constrói quadros. Preciso mesmo de um gabarito. Mas como eu faço ou arranjo um? Pode ser de madeira mesmo? Não tenho muita grana pra ficar comprando equipamentos de metal e etc...
Voltar ao Topo
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2011 as 19:58
Acho que se fizer de aço CroMo vai ficar legal... e um gabarito de madeira só pra tirar idéia de medidas e construção funciona bem tb...
No que eu puder ajudar tamo ae...
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2011 as 21:00
Acho que este site pode ser um começo...
http://www.littlefishbicycles.com/frame/
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
charles247 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2008
Nova Prata - RS
Offline
Mensagens:806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar charles247 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2011 as 21:03
Acho que voces estap misturando os KLAUS...

Esse de Porto Alegre fabrica suas bikes reclinadas de bambu,, enquanto o Klaus Poloni fabica bikes de aço, cromo e titanio, e mora no interior de SP, se nao me engano em Pedreiras, ou algo assim....

Charles



Originalmente postado por m46c10 m46c10 escreveu:

Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Não é mais fácil pedir pro Miyamura?

Além do miyamura, outro framebuilder conhecido no brasil, é o Klaus Poloni, que já fez uma reclinável de bambu.

Uma coisa importante para se construir antes de fabricar qualquer quadro, é o gabarito, aonde vc alinha o quadro, e ajusta os ângulos e a geometria do quadro.

Um jeito legal de aprender, é pegar dois ou mais quadros velhos, e fazer um frankstein. LOL
Em paz com minhas bikes.....
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2011 as 23:36
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Pessoal, tenho interesse em, pelo menos um dia, fazer a minha própria bike. Alguém tem alguma noção ou dica de como se fazer isso? A idéia é fazer por recreação mesmo, com medidas específicas pra mim. Pode ser algo de ferro, não precisa ser alumínio nem nada mais exótico.

Tenho noções de soldagem, mas falta prática e equipamento. A máquina de soldar (TIG é a melhor pra essa aplicação?) eu compraria no futuro. Sei que é algo caro, mas meu pai também usaria na fazenda dele, então eu não vou estar só jogando dinheiro fora.

As minhas pirncipais dúvidas são:

Onde arranjar tubos? Sei da reynolds, mas acho que eles nem importam pro brasil, e deve ser caro ainda por cima. Não me importo tanto com a qualidade do material (pode ser aço 1020 mesmo?).

Como fixar os tubos para a soldagem? Posso fazer uma gambiarragem mesmo, com pregos e madeira, mas não sei se ficaria muito bom. Alguma sugestão?

Como fazer gancheira e partes mais específicas? Acho que vou precisar de um torno e uma fresadora, algo realmente fora do meu orçamento. Talvez eu possa ver em alguma empresa ou tornearia pra fazerem essa parte pra mim.

Quanto será que sai um projeto desses?

Qualquer opinião é bem vinda, ainda estou recém formulando essa idéia.

Valeu!





     Beleza pavão?
     Solda TIG é uma ótima, mas é uma máquina bem cara.... quanto aos tubos pode sim fazer de aço 1020, vai ficar um pouco pesado mas é bem barato e pode desperdiçar a vontade enquanto esitver praticando, como vc disse q não faz questão de um quadro leve pode ser uma boa pedida. Imagine q seu primeiro quadro não vai ser assim um primor.
     Se quiser tubos de melhor qualidade aí tem q importar mesmo, pode aproveitar e comprar as gancheiras e outras partes menores tbm geralmente do mesmo fornecedor.
     Pode fazer qualquer gambiarra p alinhar os tubos, desde q fiquem alinhados p a soldagem.
     Meu pitaco é q vc desenhe seu projeto em primeiro lugar, p ter uma noção melhor do q ira precisar e dos problemas q virão.
     Boa sorte.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2011 as 23:38
nuno: o problema é que cromo deve ser caro... E eu nem tenho o aparelho de solda ainda. Por sinal, descobri que preciso de uma solda oxi-acetilênica pro trabalho.

Esse link que tu mandaste é muito bom como ponto de partida mesmo. Já tô com umas quantas páginas nos favoritos aqui que tenho que ler.

charles: também acho. O Klaus daqui de Porto não tem muita cara de framebuilder.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2011 as 14:00
DrHide: é, agora já defini o tipo de solda que vou usar. Mas ainda não sei onde conseguir os tubos. Se eu pedir em alguma empresa metalúrgica de pequeno ou médio porte, será que eles fazer tubos sob medida pra mim?

Se o primeiro quadro acabar sendo andável, um dia eu importo uns reynolds, uns cachimbos, e faço uma bike melhor.

Sobre as medidas e o desenho, ainda tenho que fazer um bikefit direitinho, pra ter uma ideia de top tube e tal. Mas já tenho uma ideia de que quero uma bike curta. Penso em fazer com que o seat tube tenha um angulo um pouco mais perpendicular ao chão, com o guidão não muito mais alto que o selim.
Voltar ao Topo
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2011 as 15:52
Me fala quais os tubos vc vai querer q eu peço pra um amigo orçar qto fica...
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2011 as 16:18

     Nuno, quais tipos de tubos (material) seu amigo vende?

     Pavão quando o desenho estiver marromenos põe aí p gente dar palpite.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2011 as 16:50
vc tem q descobrir como fará o gabarito, pros angulos e posições dos tubos, não é só soldar, os tubos tem q se encaixar.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 9>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X