| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Esvaziar o pneu da speed é preciso?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Esvaziar o pneu da speed é preciso?

Responder Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dpinheiro Ver Drop Down

Formosa, Goiás
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dpinheiro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Esvaziar o pneu da speed é preciso?
    Enviado: 13 Jan 2021 as 16:11
Boa tarde, estou usando minha speed a pouco menos de um seis meses. Desde o início um amigo que já tinha speed me orientou que sempre após o pedal esvaziasse o pneu. Isso é mesmo necessário?
Voltar para o topo
betusso Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de betusso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2021 as 16:37
Ué! Eu não conheço profundamente, mas nunca ouvi falar disso...
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2021 as 16:40
Acho que seu amigo está rindo de você a pouco menos de seis meses.
Voltar para o topo
dpinheiro Ver Drop Down

Formosa, Goiás
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dpinheiro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2021 as 18:06
https://youtu.be/Fm1xhg2Zz3o

Olha aí no tempo 1:40 até 2:30

Amigo, ele vai rir de mais gente então.

Pelo que entendi: a ideia é não deixar com mais de 100 libras e calibrar sempre que for pedalar.
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2021 as 19:48
cara, precisa de uma interpretação do vídeo, né... mas vamos lá

sobre esvaziar após o pedal: no vídeo o Anderson diz que deixar a bike parada muito tempo com alta pressão deformaria o pneu.. eu nunca tinha ouvido isso, pensando aqui o que pode acontecer é que se a bike estiver no chão o pneu vai estar tensionado mas uma área dele tá em contato com o chão e isso vai acontecer daquela parte específica poder pegar o formato deformado, o que não aconteceria se o pneu estivesse com uma menor pressão.. mas acho que só há risco se deixar bastante tempo parada, coisa de meses, o que pegaria no segundo ponto

calibrar antes do pedal: o video dá dicas de checagem pré-pedal para pegar estrada, e aqui entra a importância pq o risco é maior, na estrada você geralmente pega velocidades maiores e se acontecer algum problema que te jogue pra pista você divide espaço com veículos né.. o que ele recomenda é sempre checar a calibragem na bomba pq realmente, pode estar nuns 80psi e voce nao perceber no dedo, mas quando sobe a diferença é perceptível, e ai você perde energia pelo contato excessivo do pneu no chão, além de perder "controle" da bike e estar mais suscetivel a problemas (claro que tb depende do tipo de pista)
e a necessidade de calibrar é que você sempre tá perdendo ar do pneu, ainda mais quando a bike está parada.. então é bom verificar msm, mas eu por ex pedalo pelo menos a cada 2 dias e calibro 1x por semana só, sem ter perda perceptível (e tb não faço isso de esvaziar)
quanto à pressão em si, isso varia do pneu (o recomendado pro modelo) e o teu pedal.. pistas mais lisas é recomendável subir a pressão (quando pego estrada geralmente vou em 120 no traseiro e 110 no dianteiro), mas se for pegar pista mais irregular é bom baixar um pouco pois ajuda na aderência e conforto
Road Tropix Madrid 2018
https://www.strava.com/athletes/14288255
Voltar para o topo
Cat-1980 Ver Drop Down

Rio Branco AC
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Cat-1980 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2021 as 21:26
Pessoal desculpe me entrometer e encomadar . no pneu de carro que fica parado muitissimo tempo parado se colocar mais pressao para nao ficar quadrado . no caso da bicicleta e al contralio ?
Voltar para o topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Sampa -
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pf23 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 05:13
sim, existe essa recomendação

mas não é esvaziar tudo, é só aliviar um pouco a pressão
Voltar para o topo
Cat-1980 Ver Drop Down

Rio Branco AC
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Cat-1980 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 09:08
pf23 voce explicar o poque da recomendacao ?
Voltar para o topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Sampa -
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pf23 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 09:45
Originalmente Postado por Cat-1980 Cat-1980 Escreveu:

pf23 voce explicar o poque da recomendacao ?

isso garante que vc vai calibrar a pressão correta de acordo com cada saída. É aquele procedimento de gente chata e cheia de manias

essa gente é que ganha tudo, geralmente
Voltar para o topo
Cat-1980 Ver Drop Down

Rio Branco AC
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Cat-1980 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 10:07
pf23 no caso essa recomendacao nao tem nada aver deformacao de pneu e isso ?
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 10:08
comigo ja aconteceu de deformar o pneu, no caso, seria criar uma bolha no pneu por estar muito cheio por muito tempo, e sim, esvazio o pneu sempre, pq ando com a speed no sabado e no domingo, depois do ultimo rolê esvazio eles e volto a encher no sabado. Tem fabricantes de pneus que inclusive indicam necessario este procedimento, basta ler o manual. Aconteceu tambem com um pneu de caloi 10 da kenda de baixa pressao (60 libras) .
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 10:18
Desculpe, mas se o pneu é para 110psi, ele não irá deformar se a bike ficar durante a semana com 110psi.

Agora pegar um pneu bagacento de 60psi e colocar 120, até acredito.
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 11:06
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 11:08
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Desculpe, mas se o pneu é para 110psi, ele não irá deformar se a bike ficar durante a semana com 110psi.

Agora pegar um pneu bagacento de 60psi e colocar 120, até acredito.

há controvérsias....
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 11:09
Até os aros de aluminio tem limite de calibragem e podem estourar, imagina os pneus então.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 11:12
Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

Até os aros de aluminio tem limite de calibragem e podem estourar, imagina os pneus então.

Mas o que foi que eu disse? Se o pneu é para 110 psi, ele pode ficar na bike com 110psi que não há problemas! O problema está em calibrar 110psi num pneu de 60! 

Quanto aos aros, aros de road bikes simples suportam 120psi... Então, segue o mito
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 11:15
Uma confusão muito típica, e que está ocorrendo aqui nesse tópico...

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 11:16
Mas cada um acredita no mito que quiser... Coitado do cara que anda de road bike todo dia e fica nessa punheta de enche pneu/esvazia pneu kkkkkkkkkkk
Voltar para o topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Sampa -
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pf23 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 13:03
Originalmente Postado por Cat-1980 Cat-1980 Escreveu:

pf23 no caso essa recomendacao nao tem nada aver deformacao de pneu e isso ?

aí eu já não sei, tem que ver essa questão do aro também
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 13:46
esvaziar os pneus e a bike ficar pendurada ok, agora deixar ela no chao tambem estraga o pneu com o passar do tempo, assim como deixar com pressao muito alta.
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 13:49

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Ou seja, um pneu de MTB que fica calibrado com 60 psi e ninguém nunca disse para esvaziar, está sofrendo a mesma FORÇA que um pneu mais fino com metade da sua seção e com 120 psi.

Por isso, quanto menor o pneu, maior a pressão utilizada. Para garantir que a força exercida no pneu seja a mesma. Essa força é proporcional ao peso do ciclista/bike.

Nada relevante ao assunto do tópico, mtb nao precisa murchar pq utiliza pouca pressao.
Voltar para o topo
MarcosTri Ver Drop Down

Salvador
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MarcosTri Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 14:52
Nunca fiz isso. Acho que nunca farei. Nunca tive problema com pneus 700x23 ou 25 por conta disso.
Pode ser que seja bom fazer isso, mas acho pouco prático e nunca tive problema (ao contrário. Já identifiquei pequenos furos que esvaziam aos poucos o pneu por conta de estarem cheios). Meus pneus sempre deixo com uns 100-110 (depende do meu humor. rsrs) tenho experiência com pneus de arame ou de Kevlar. Treino de 3 a 4x na semana.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:09

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Nada relevante ao assunto do tópico, mtb nao precisa murchar pq utiliza pouca pressao.

Pra quem é burro, não é relevante mesmo... é exatamente o que estou dizendo tonto, PRESSÃO é dependente da seção do pneu, a FORÇA exercida na malha do pneu é a mesma. 

A malha de um pneu de MTB recebe a mesma força que um pneu de road bike... Mas OK, é muito complexo para sua mente limitada de entender isso.

Editado por gm1987 - 14 Jan 2021 as 15:10
Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:16

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Tchê
Me lembrei agora de uma vez que levei a speed pro interior do interior do oeste de SC...
cheguei no posto e o cara fez a "gentileza" de ir calibrar os pneus pra mim. Quando falei em 110 psi, ele arregalou os olhos e disse que ele não ia ficar perto caso explodisse!
LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL
Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:22
O que o gm escreveu é que um pneu mais fino precisa de mais pressao pra suportar o peso de uma pessoa em cima da bike...um pneu maior precisa de menos pressao....kkkk.... só isso, nada relevante ao tópico.
p.s.:mal-educado gm1987...e burro é vc.
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:36
Originalmente Postado por MarcosTri MarcosTri Escreveu:

Nunca fiz isso. Acho que nunca farei. Nunca tive problema com pneus 700x23 ou 25 por conta disso.
Pode ser que seja bom fazer isso, mas acho pouco prático e nunca tive problema (ao contrário. Já identifiquei pequenos furos que esvaziam aos poucos o pneu por conta de estarem cheios). Meus pneus sempre deixo com uns 100-110 (depende do meu humor. rsrs) tenho experiência com pneus de arame ou de Kevlar. Treino de 3 a 4x na semana.

devo ter em casa um pneu que deu problema...vou procurar e postar uma foto do que pode acontecer...
tive 3 problemas... um é um pneu que nao recordo a marca, utilizava 125 psi e sempre usava ele cheio, romperam algumas malhas e ficou com um pequeno degrau na banda de rolagem, entao tive que trocar. O outro problema apareceu num specialized de duplo composto que acabou abrindo na emenda da banda de rodagem com a lateral do pneu... acho que esse devo ter em casa ainda e o terceiro problema foi num kenda aro 27 de caloi 10, esse rompeu bastante fios de nylon e ficou com caroço enorme.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:45

O que o gm escreveu é que um pneu mais fino precisa de mais pressao pra suportar o peso de uma pessoa em cima da bike...um pneu maior precisa de menos pressao....kkkk.... só isso, nada relevante ao tópico.
p.s.:mal-educado gm1987...e burro é vc.

Vou te ajudar a ir para a luz!

O que eu disse, foi um embasamento para dizer que a malha interna de um pneu de speed sofre a mesma força que um pneu de MTB, e como esse procedimento de esvaziar nunca havia sido comentado para pneus de MTB, logo para speed seria besteira.

Consegue entender isso? Força é Diferente de pressão! E o que deformaria um pneu seria a FORÇA que atua na malha interna. 

É uma analogia totalmente coerente com o assunto do tópico. Faltou a você o conhecimento para entender.

Editado por gm1987 - 14 Jan 2021 as 15:46
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:47

Originalmente Postado por MarcosTri MarcosTri Escreveu:

devo ter em casa um pneu que deu problema...vou procurar e postar uma foto do que pode acontecer...
tive 3 problemas... um é um pneu que nao recordo a marca, utilizava 125 psi e sempre usava ele cheio, romperam algumas malhas e ficou com um pequeno degrau na banda de rolagem, entao tive que trocar. O outro problema apareceu num specialized de duplo composto que acabou abrindo na emenda da banda de rodagem com a lateral do pneu... acho que esse devo ter em casa ainda e o terceiro problema foi num kenda aro 27 de caloi 10, esse rompeu bastante fios de nylon e ficou com caroço enorme.

Utilizava 125psi, mas qual era a pressão máxima do pneu?
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 15:49
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

Tchê
Me lembrei agora de uma vez que levei a speed pro interior do interior do oeste de SC...
cheguei no posto e o cara fez a "gentileza" de ir calibrar os pneus pra mim. Quando falei em 110 psi, ele arregalou os olhos e disse que ele não ia ficar perto caso explodisse!
LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL

Já aconteceu comigo parecido num posto... O cara se apavorou dizendo que ia explodir... 
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 16:00
pressao maxina era 130... do specialized deve ser isso tambem... nao sou burro a ponto de utilizar pressao excessiva em qualquer tipo de pneu.
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 16:04
E o manual, pra quem nao sabe e nao lê, é aquele papelzinho, geralmente branco que vem junto com tudo que é produto ou entao esta escrito na caixa, como utizar, pressao, etc... e o caso dos pneus, vem escrito na propria lateral as pressoes maximas e minimas. Inclusive como ja falei antes, tem alguns pneus que tem como regra o esvaziamento após o uso.
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 16:52
Agora o povo não aceitar ou duvidar de uma dica de um atleta profissional como o Cleber Anderson, que no seu auge deve ter derretido uns 20 pneus por ano treinando, não tem cabimento.
Voltar para o topo
guster Ver Drop Down

Porto Alegre
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de guster Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 18:01

FORÇA = PRESSÃO/ÁREA

sem querer ser chato, mas já sendo

acho importante registrar uma correção

PRESSÃO = FORÇA/ÁREA, logo

FORÇA = PRESSÃO * ÁREA

abs!
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar para o topo
guster Ver Drop Down

Porto Alegre
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de guster Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 18:02

Agora o povo não aceitar ou duvidar de uma dica de um atleta profissional como o Cleber Anderson, que no seu auge deve ter derretido uns 20 pneus por ano treinando, não tem cabimento.

verdade
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar para o topo
alant Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de alant Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 20:18

Voltar para o topo
alant Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alant Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 20:28
Bom, certo ou errado eu costumo baixar a pressão de 120psi pra uns 60~70psi caso for deixar parado mais de uns três dias.
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 22:59
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 23:00
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 23:01
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Jan 2021 as 23:02
Voltar para o topo

Responder Responder Página  12>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X