| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Estudo - Restaurar ou não Monark 10 Super
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Estudo - Restaurar ou não Monark 10 Super

 Responder Responder Página  <12
Autor
Mensagem
 Avaliação: Avaliação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 31 Jan 2014
salvador-ba
Desconectado
Mensagens:1611
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de M.CROESY Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Nov 2016 as 21:32
BABANDOOOOOO......................ClapPARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11
M.CROESY
Voltar para o topo
Steel Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Fev 2016
Ribeirão Pires
Desconectado
Mensagens:105
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Steel Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2016 as 15:16
Vou falar um pouco dos detalhes que eu andei mexendo na bike, agora carinhosamente apelidada de Olívia Palito kkkkk

 

Essa última semana andei pelo menos 10 km com ela, quase todos os dias. fui percebendo e já arrumando alguns problemas.

Mov. Central: Havia colocado um Mov. Central de esferas só para testar o Chainline, mas acabei deixando ele. Bom, em 2 dias ele abriu folga, foi apertado e no dia seguinte abriu folga de novo.... Como esses mov. Centrais já são famosos por isso, imaginei que isso iria acontecer. Resolvi colocando um pouco de trava rosca de torque médio e reapertando. Depois disso não abriu mais folga e está girando bem. Mesmo assim, mais pra frente vou trocar e colocar um transformer de rolamento.

 

Canote: O canote começou a escorregar e nem com reza brava ele parava no lugar! Troquei a blocagem por uma mais forte, apertei com parafuso e mesmo assim ele continuava descendo. Cortei uma latinha de cerveja e coloquei os pedaços lá e travou bem, mas toda vez que eu fosse tirar o canote seria uma briga para acertar de novo. Conversando com um amigo, resolvi dar uns pontos de solda na parte do canote que fica encaixada e aí fui esmerilhando até ele entrar justinho. Resolveu o problema! A parte esmerilhada fica escondida e fica tudo bem travadinho. Porém, depois de alguns quilômetros comecei a ouvir um nhec nhec vindo dali. Resolvi passando vaselina no canote, no carrinho e nas hastes do selim. Ficou tudo silencioso e a prova d’água!

 

Selim: Comprei o selim dela só porque achei bonito. Quando ele chegou e eu percebi que ele era duro pra danar, achei que tinha me ferrado... Porém, nas primeiras pedaladas já percebi que ele era muito melhor do que meu sofázão que está na MTB. Quanto mais eu pedalo, melhor fica! Percebi que praticamente só meus ossos Ísquios ficam apoiados nele e eu não sinto pressão em mais nenhum lugar! Até esqueço do selim na maior parte do tempo. Realmente, selins mais duros são mais confortáveis!

 

Paralamas: Como moro em uma região bastante chuvosa, resolvi instalar uns paralamas nela. Não se acha paralamas específicos para aro 27 em canto algum, a não ser importando. Já tinha lido aqui no fórum que aqueles paralamas de Barra forte servem, mas além de muito largos, acho eles feios. Então, ao medir o perímetro do pneu para configurar o ciclocomputador, descobri que os meus pneus aro 27 x 1” ¼ (32-630 mm) têm exatamente o mesmo diâmetro externo dos pneus aro 700 x 38 mm (38 – 622 mm). Assim, resolvi encomendar um par de Paralamas para aro 700 que coubesse pneus até 700 x 38 e serviu perfeitamente, parece até que foram feitos para ela! Como o quadro da Monark 10 têm as orelhinhas, mas não os furos, furei o quadro e passei um macho para roscar, já que não iriam caber porcas. Ficou tudo bem fixo e bem silencioso!

 

Bike Fit: No começo do tópico eu havia questionado o pessoal perguntando se, por ser maior do que deveria para mim, essa bike não ficaria desconfortável. A princípio eu estava tendo bastante dor na lombar e me sentindo bastante esticado nela. Aí resolvi ajustar tudo.

Utilizando a técnica KOPS, muito bem descrita pelo Voodoo nesse tópico aqui: http://www.pedal.com.br/forum/avanco-e-recuo-do-selim_topic79436.html, ajustei o avanço do selim e descobri que ele estava quase 2 cm para trás do que deveria! Puxando ele um pouco pra frente achei que minha pedalada ficou melhor e aliviou um pouco a lombar e os ombros. Também subi a mesa uns 2 cm, aliviou mais ainda a lombar e os ombros. Acredito que a falta de costume nesse tipo de bike também esteja atrapalhando, então comecei a fazer um fortalecimento do core na academia, treinando mais lombar, abdômen, costas e ombros. Vamos ver no que dá!

 

Para finalizar, hoje fui fazer um pedal mais longo para ver se os ajustes na bike foram efetivos, e, claro, para aproveitar ela também!

Seguem fotos:









Nesse morro que tem 12% de inclinação média que eu fiquei feliz por ter uma relação de MTB!











Ainda bem que coloquei paralamas, porque peguei uma chuva danada hoje! Ainda assim, sentí falta de uma saia/ parabarro/ lameira, porque o pedivela e meus pés ficaram todos sujos...

Ainda assim, hoje sentí uma bela melhora nas dores na lombar, mesmo pedalando quase 70 km. 



"Seja a mudança que você quer ver no mundo."
Mahatma Gandhi.
Voltar para o topo
georgehfs Ver Drop Down


Registrado: 06 Out 2015
Petrópolis
Desconectado
Mensagens:260
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de georgehfs Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2016 as 15:35

Os paralamas ficaram na medida,e a bike ta com estilo
George
Voltar para o topo
renato_81 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Nov 2016
São Paulo / SP
Desconectado
Mensagens:26
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de renato_81 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Dez 2016 as 16:04
Parabéns pela bike amigo, ficou linda demais. Acabei de montar a minha nesse mesmo estilo, e dá pra dizer que são muito boas de pedalar! Gostei da sua informação a respeito dos paralamas, pode me passar o contato da loja onde comprou?

Obrigado.
Voltar para o topo
Steel Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Fev 2016
Ribeirão Pires
Desconectado
Mensagens:105
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Steel Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Dez 2016 as 10:38
Originalmente Postado por renato_81 renato_81 Escreveu:

Parabéns pela bike amigo, ficou linda demais. Acabei de montar a minha nesse mesmo estilo, e dá pra dizer que são muito boas de pedalar! Gostei da sua informação a respeito dos paralamas, pode me passar o contato da loja onde comprou?

Obrigado.


Opa, a Olivia agradece os elogios kkkk

Então cara, eu comprei esses paralamas pelo mercado livre. São do mesmo modelo que esses daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771878172-paralama-para-bicicletas-aro-700-ou-29-_JM

Serviram perfeitamente nas minhas rodas 27x1" 1/4. Como são de plástico, são totalmente silenciosos e são surpreendentemente resistentes. Outro dia mesmo e fui pro chão por causa de uma valeta e o paralama traseiro bateu forte no chão. Nem arranhou. Continua perfeito.
"Seja a mudança que você quer ver no mundo."
Mahatma Gandhi.
Voltar para o topo
renato_81 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 18 Nov 2016
São Paulo / SP
Desconectado
Mensagens:26
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de renato_81 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jan 2017 as 16:41
Valeu pela indicação Steel, mas preciso procurar outro... o preço é bom, mas tem apenas preto, e na minha quero colocar um prata/cromado...

Obrigado!
Voltar para o topo
RuiGobbi Ver Drop Down


Registrado: 22 Set 2017
Tupaciguara-MG
Desconectado
Mensagens:1
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuiGobbi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Set 2017 as 16:03
Parabéns pela bike amigo, ficou muito linda. Estou planejando montar a minha nesse mesmo estilo, já que gostei muito da configuração desta sua. Vou aproveitar várias informações que você compartilhou para montar a minha bike.
Voltar para o topo
Carretera18 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Fev 2017
São Paulo
Desconectado
Mensagens:90
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carretera18 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Set 2017 as 16:17
Steel,

Parabéns pela restauração da bike. Ficou show e me deu vontade de partir para um projeto deste tipo!

Abraços e boas pedaladas!

Marco Y
Voltar para o topo
xxAxx Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Dez 2017
Cascavel -PR
Desconectado
Mensagens:6
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de xxAxx Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Dez 2017 as 18:51
Cara ficou sensacional, se ainda acessa este site me ajude.
Gostaria de saber quanto gastou no total, que mesa colocou, que guidão colocou e etc.
Estou olhando esses produtos do Mercado livre, mas não sei se são bons
[spoiler]https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-886342358-guidao-corrida-aco-crom-254x440mm-speed-kit-manete-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-859262536-mesa-suporte-guido-mtb-speed-caloi-10-110-222x254mm-zoom-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-814100909-rodas-aro-27-aero-vzan-cubo-com-rolamento-parpromoco-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709677840-pneu-aro-27-27-x-114-bicolor-kenda-k34-faixa-amarrla-c-10-_JM
[/spoiler] Ficaria faltando só o cambio. Mas procuraria em alguma bicicletaria da cidade. Pintura meus tios tem pistola e mexem com pintura epoxi, então essa parte veria com eles. Me ajuda ai com dicas do que fazer e quais peças comprar




Voltar para o topo
xxAxx Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Dez 2017
Cascavel -PR
Desconectado
Mensagens:6
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de xxAxx Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Dez 2017 as 18:57
as fotos não subiram e não tem opção para editar ou não achei
links das fotos da monark em estado atual

https://photos.app.goo.gl/IBo4ghJw6i0FBYjz2
https://photos.app.goo.gl/8JhNSfYUknzXIoRE3
https://photos.app.goo.gl/mVf12re8y3mTzEKH2

Voltar para o topo
irongaragebike Ver Drop Down


Registrado: 08 Jun 2019
49016000
Desconectado
Mensagens:1
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de irongaragebike Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jun 2019 as 11:18
só nao entende uma coisa. o central da monark 10 nas fotos antes de restaurar era central normal e como vc colocou central de pino?
Voltar para o topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Desconectado
Mensagens:194
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de brunojp7 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2019 as 11:34
ficou linda a bicicleta, parece aquelas europeias. Estou me interessando pelo visual antigo e descobri alguns detalhes em couro e em cortiça. Pela net achei alça (tipo de bolsa de couro instalada acima do câmbio dianteiro) para pegar a magrela e subir escadas, presilhas para os cabos dos freios, tira protetora pra não cair óleo da corrente, tiras finas entrelaçando a caramanhola, rolha de champagne para prender os paralamas e as manoplas de cortiça.
Parabéns Steel.
 
Voltar para o topo
EVSF Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Out 2020
Marabá
Desconectado
Mensagens:33
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EVSF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Out 2020 as 00:50
Muito show sua bike !! EStou tb em um dilema pois estou montando uma monark 10 tb e ainda so entrei com a pintura!!
Voltar para o topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Out 2013
SC
Desconectado
Mensagens:1903
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de raulino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Out 2020 as 01:00
Originalmente Postado por EVSF EVSF Escreveu:

Muito show sua bike !! EStou tb em um dilema pois estou montando uma monark 10 tb e ainda so entrei com a pintura!!

Essas bokes montadas se tornam verdadeiras obras de arte... Vai na fé!
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar para o topo
EVSF Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Out 2020
Marabá
Desconectado
Mensagens:33
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EVSF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Out 2020 as 14:47
ObrigadoTenho mais outras uma que estou montando pra minha esposa tb que e uma peugeot 10 !!
Sei que a opinião de vcs é muito importante para mim pois sou meio leigo no assunto e  nada mais que pedir opinião de quem gosta e entende do assunto !! A pintura foi eu mesmo que fiz!!

Voltar para o topo
EVSF Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Out 2020
Marabá
Desconectado
Mensagens:33
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EVSF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Out 2020 as 14:52
Voltar para o topo
EVSF Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Out 2020
Marabá
Desconectado
Mensagens:33
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EVSF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Out 2020 as 14:53
Voltar para o topo
EVSF Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Out 2020
Marabá
Desconectado
Mensagens:33
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EVSF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Out 2020 as 14:54
Voltar para o topo
EVSF Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Out 2020
Marabá
Desconectado
Mensagens:33
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EVSF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Nov 2020 as 18:30
Só quero muito agradecer pois seu topico me ajudou muito principalemente na hora de colocar os cubos pois fiz de acordo o topico e funcionou muito legal mesmo!!

Voltar para o topo
EVSF Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Out 2020
Marabá
Desconectado
Mensagens:33
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EVSF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jun 2021 as 16:00
 Galera até que enfim acabei de montar uma de minhas bikes e queria agradecer muito pelo topico  pois ajudou muito!! Quaeia ver o que vcs acham pois modernizei minha peugeot 10 com peças modernas como so tinha o quadro então resolvi comprar tudo novo!!
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  <12
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X