Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Estatísticas Ciclismo Urbano
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Estatísticas Ciclismo Urbano

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
bito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Estatísticas Ciclismo Urbano
    Postado: 07 Jul 2011 as 13:03
Pessoal,

Alguém tem ou sabe onde posso encontrar estatísticas sobre ciclismo urbano? Principalmente no que tange à segurança. Saber a fonte da informação é importante.

Preciso embasar minha argumentação aqui na empresa. Eles não querem construir bicicletários, vestiários e apoiar o uso da bicicleta, pois alegam que a bicicleta é muito perigosa e que não temos infra-estrutura na cidade para o uso da bicicleta para locomoção casa x trabalho x casa.

A empresa oferece vagas para carros e motos. Apenas quero um espacinho para bikes.

Quem puder ajudar...

Obrigado e um abraço.
Vinicius
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2011 as 15:38
Procurando no CAPES achei, de relevante, só esse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2005000500023

Que não ajuda muito, pq a conclusão dele é de que é perigoso mesmo :/

É difícil de achar estudos no brasil, mas no exterior tem mais. Só acho que tua empresa não aceitaria isso né.

Tem uma lei, ou projeto de, que obriga shoppings e centros comerciais a terem bicicletários. Pena que não tem pra empresas ainda.

Vou continuar procurando, e teu chefe deve ser um imbecil.
Voltar ao Topo
MIKE1995 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 16 Nov 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MIKE1995 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2011 as 16:16

Na verdade o que é perigoso é o trânsito das ruas brasileiras, em que a equação abaixo é muito comum:

 FALTA DE EDUCAÇÃO + CERTEZA DA IMPUNIDADE = ACIDENTES
 
Andar de bike no trânsito brasileiro, é quase comparável à ir numa guerra e desarmado, nunca sabe se chegará em casa novamente, infelizmente.
 
Voltar ao Topo
bito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2011 as 17:21
Não tenho dados para comprovar, mas tenho a impressão de que a bicicleta não é muito mais perigosa do que motos ou carros. Se eu conseguir estatísticas que comprovem isto, penso que eu poderia evoluir um pouco nas negociações.
Vinicius
Voltar ao Topo
Hérlon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jul 2011
Juazeiro - BA
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hérlon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2011 as 05:17
Bito, tem muito material aqui:
http://www.ta.org.br/educativos/DOCS/De_bicicleta_para_o_trabalho.pdf

e aqui:
http://www.escoladebicicleta.com.br/

Dá uma pesquisada também no blog do Willian Cruz, grande cicloativista que não tem nada de ciclochato.

Se obtiver sucesso, não deixe de voltar aqui e nos infromar.

Boa sorte na sua cruzada.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2011 as 06:23
seria legal pegar números da agência de trânsito da sua cidade, pois se a sua cidade tiver menos trânsito, ruas mais calmas, muitos ciclistas, vai ter condições melhores para os ciclistas e, menos acidentes.

Ser perigoso ou não depende muito mais da sua rota, do comportamento do ciclista do que de estatísticas. Um cara maluco que não respeita algumas regras, não dura muito tempo, mesmo pedalando na holanda.

Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X