Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Estamos de Olho 2!!!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Estamos de Olho 2!!!

 Responder Página  <1234 7>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 05:05
 A CBC cobra uma taxa de 1000 reais pras provas + 500 reais por dia de prova!!
 
o q a CBC faz??? cobra isso pro MTB nacional estar essa bosta q esta atualmente???????????
 
q palhaçada essa CBC!!!
 
 
 
 
 
obs: essa CBC é uma vergonha!! sabe nem escrever os nomes das modalidades direito, escreveram downhill separado no site!!


Editado por marciocbf - 25 Set 2009 as 05:14
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 05:25
vou colocar aqui alguns artigos retirados do site da cbc:

Art.2º Para o ano de 2009, a inscrição de uma prova no Calendário Nacional estará vinculada ao pagamento de uma taxa denominada taxa de calendário.

 

-         R$ 1.000,00 (Um mil Reais) para provas de 01( Um) dia.

-         R$  500,00 por dia de prova, para provas por etapas.


Art.8º Será obrigatória a presença de 1 (um) comissário indicado pela CBC para supervisionar e avaliar o evento inscrito no calendário nacional. Esta avaliação deverá seguir modelo padrão e único para todas as competições nacionais.Todas as despesas com viagem, estadia e diárias de arbitragem, ficam sob responsabilidade do organizador do evento.


Art. 20º Empresas Organizadoras de Eventos , deverão entrar em contato diretamente com a CBC, encaminhando sua ficha cadastral disponível no link http://www.cbc.esp.br/Oficial/organizador.doc, juntamente com as informações solicitadas no art. 1º .  Para o cadastramento de um organizador junto a CBC, estará sujeito a uma anuidade de  R$ 1.000,00 (Hum Mil Reais), a serem pagos no momento do cadastramento da empresa.

 

quero saber algumas coisas:
-pra onde vai esse dinheiro?
-e o que a cbc faz em cada evento desse para valer esse custo todo?



Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 05:46

"...§ 1º. A CBC, associação civil de direito sem fins lucrativos, assegurará, na sua constituição e

nos termos do art. 55 da Lei nº 10.406/02, direitos iguais a todos os seus filiados..."

 
Sem fins lucrativos??????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 06:03
na parte de licitações do site da cbc tem algumas coisas que eu fiquei com curiosidade de saber do que se tratava, tem várias licitações para passagens aérias que faz sentido, agora essas licitações que eu vou colocar ai abaixo não faz sentido para mim queria saber do q se trata:

[018/2009] - em 19/06/09
» Contratação para serviços de hospedagens com alimentação para 200 pessoas, na cidade de Campos/RJ.

[014/2009] - em 01/06/09
» Contratação para serviços de hospedagens com alimentação para 230 pessoas, na cidade de João Pessoa/PB.

» Contratação para serviços de hospedagens com alimentação para 190 pessoas, na cidade de Londrina/PR.

[003/2009] - em 15/02/09
» Contratação para serviços de hospedagens com alimentação para 190 pessoas, na cidade de Torres/RS.


[002/2009] - em 15/02/09
» Contratação para serviços de hospedagens com alimentação para 190 pessoas, na cidade de Gravatai/RS.


qual tipo de evento feito pela cbc tem a necessidade de hospedar e alimentar 230 pessoas?


Editado por danielbns - 25 Set 2009 as 06:11
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 11:34
Lendo rapido.. tinha lido no outro topico... to sem tempo pra discutir.. mas so algumas observações...

- Acho nada a ver gente que não faz XC dar opinião técnica em assuntos de XC. É outro mundo e não dá pra comparar!

- O problema é pista difícil ? Claro que não! Ponha a pista mais fácil do Brasil e traga um atleta top internacional... Ele vai ganhar em qualquer pista, mesmo que um piloto da elite brasileira tenha feito a pista e andado todo final de semana! Ter pista difícil aqui ajudaria nas provas internacionais de pistas difíceis... mas não ajudaria nas fáceis! São coisas diferentes... uma pista tecnica de XC exige outras habilidades que uma pista fácil e vice-versa... Fora que no circuito mundial tem pistas fáceis de qualquer maneira... como é a de Madrid por exemplo! Quer treinar em nivel internacional ? Pega a pista local, fácil ou difícil, pegue um gringo top pra marcar o tempo da volta, e tente bater o tempo dele...  Simples!

- E outra coisa... o mundial de maratona é separado do de XCO... qual é mais importante ? Mais lucrativo pro atleta ? Qual da mais chance para as condições do atleta brasileiro ? Como tá essa questão ?  Não sou to ligado nessa parte do esporte para poder dizer!
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 11:46
Pra completar...

O Ravelli dá um banho de técnica em muito piloto de DH... a prova tá aqui... um road gap de uns 5 metros de altura que ele tava mandando até uns tables... e aí ? Porque ele não ganha em pistas internacionais técnicas ?  http://www.pedrocury.com/fotos/1.jpg

E o vídeo da prova de XC de Madrid ? Tem no youtube tb...  Agora pega as provas difíceis do Brasil... as que tem aqueles subidões monstros que quando chove vira lamaçal... são difíceis...  e as provas de 24hrs, 12 hrs ? A dificuldade delas é técnica ?  Não vi detalhes da pista das olimpiadas, mas o pouco que vi na televisão, a pista PARECIA fácil tecnicamente tb... Do mundial de 2008 eu vi a pista, tinha um rock garden que era difícil, mas muita gente desmontava e isso não foi o decisivo para perder a prova... Como eu disse, é outro mundo!

Quer aumentar o nível dos atletas ? Ponha um carro de premiação para quem bater o tempo de um gringo convidado...  Ponha uma premiação de 20 mil e vai ter até gente de speed dando uma treinada... vir atletas de fora, etc...

O lance é um conjunto de coisas... mas tenho certeza que não é por pistas técnica... pq se fosse, a Jaque, por exemplo, poderia ter ganhado diversas provas de pistas fáceis que ela participou... pq ela participou de muitas provas internacionais!
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
luismosh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2009
Sumaré - SP
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luismosh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 12:28
ainda bem que somos amadores!!! ou vc é profissional??? sem ofensa hein cara...LOL
LuisMosh
Voltar ao Topo
luismosh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2009
Sumaré - SP
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luismosh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 12:42
eu vou no desafio campinas, e vou me divertir lá, porque é uma prova legal, não sou profissional, sou amador tanto quanto a maioria que vai... aliás, acredito que todos os inscritos sejam amadores... mas também não vou para passear, pois me esforço muito nas provas que participo... não interessa se tem ou não dificuldade... galera, sem stress, sem alfinetada! infelizmente o brasil é o país do futebol, e não do mountain bike! quando assisto aos vídeos de provas ocorridas na europa, ou mesmo essa última na austrália, fico admirado com o nº de pessoas que vão assistir as provas, com a demarcação do percurso, placas de patrocínio, imprensa e etc... seria muito legal se as provas no brasil tivessem um nível mais elevado, quem sabe algum dia no futuro? então, vamos continuar a prestigiar as provas locais... é claro que existem provas bem humildes, mas existem provas mais estruturadas também! então galera, é isso ai! um abraço a todos...
LuisMosh
Voltar ao Topo
josemar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2005
Valinhos - SP
Offline
Mensagens:704
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josemar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 13:01
 
E ai luismosh Eu também vou e pretendo me divertir também
 
Acho que um esporte com esse tem que ser sim mais divulgado e nada melhor do que provas como está para ajudar
 
Quem fala mau é porque deve ser hiper profissional da elite......
 
Mas como nem todos são....
 
Mesmo assim, acho que para falar mau do Desafio Campinas neste percuso, deveria pelo menos conhecer o local ao vivo
 
Josemar
Josemar Andrade
Valinhos/SP
Voltar ao Topo
GuNKiLLaH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2004
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1445
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GuNKiLLaH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 13:15
Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

pelos videos q eu ando vendo de xc parece q é tudo xcm só muda a quilometragem e o formato q vira circuito. É ridiculo uma trilha como essa de campinas que eu postei o video, pra q gastar dinheiro com bike spz, giant, trek... uma caloi100 anda com facilidade nessa trilha e digo mais tem várias partes que qualquer carro popular passaria tranquilamente.

a raiz do problema do nivel do mtb são essas provas de nivel tecnico ridículo, eu concordo q deva existir provas fáceis pra galera iniciar, mas isso é pra ser uma ou outra etapa e não 95% das provas, pode até ser disputada a corrida numa prova dessas ai, mas a exigencia tecnica é ridícula qualquer um que saiba pedalar faz uma trilha dessas ai o pessoal que participa dessas competições devia ter vergonha de uma prova desse tipo.

Ai depois querem cobrar nivel técnico dos atletas, quem ta precisando de nivel tecnico são as provas, pra q o cara vai treinar se ele não tem desafios? o cara treina na academia faz spinning e ganha, pq nao faz nenhuma diferença ter tecnica de trilha, mais facil que isso só asfaltando a trilha.

parem de ficar acusando um ou outro e falando mal de tecnico, atleta... o que deve ser feito para aumentar o nivel das provas de xc no Brasil é q é o verdadeiro ponto.

esse desafio de xco de campinas é bom pra ver de noite pra dormir mais rapido pq dá um sono.


Você participou de todas provas de XCO que tiveram esse ano???

Então você foi até campinas e rodou no circuito????

Você vai vir correr em campinas com a sua caloi 100???


ENTÃO Danielbns não fale o que você não sabe ou viu por um video, não tire conclusões precipitadas e o DESAFIO CAMPINAS de XC está colocando DIVERSAS pessoas, INICIANTES ou não para assistir e correr uma prova de MTB XCO com pouco nivel técnico sim, mas muito divertido e ja mostrando o que é possivel em termos de mountain bike para essas pessoas que não teriam condição de se inscrever em uma copa internacional porque o nivel técnico lá é alto demais.

Eu e digo SOMENTE EU, sei de 4 amigos que vão correr e NUNCA correm XCO, mas vão porquem viram que o nivel ténico é mais facil e eles não vão precisar se matar em single-tracks de altissima dificuldade, isso é um start para alguns e retorno de outros para provas de XCO, que vão ter mais confiança para participar de outras provas mais dificies daqui para frente. Minha namorada NUNCA correu uma prova dessa e vai lá porque viu que tem a categoria iniciante que dá apenas 2 voltas, DUAS VOLTAS, a pessoa treina, se inscreve, vai até campinas pra fazer duas voltas?? pra mim que treino 5 dias por semana é ridiculo, é pouco, até as 4 voltas na sub25 pra mim é pouco porque ja corri uma copa internacional, mas é o INCENTIVO, 2 voltas ja é muito para ela em ritmo de prova e para muitos outros que estão ali começando.

Então não venha criticar quem está fazendo alguma coisa e incentivando o publico MAIS IMPORTANTE que temos, o publico que ainda não pedala e não experimentou trilha tecnica, porque essa galera de provas de maratona, esses ja eram, você pergunta para caras que pegam pódio em várias provas e single-track e trilha técnica ninguem quer, é caso perdido.

O PROBLEMA não são as provas, você falou a maior besteira ai, são os atletas quererem ou não se aventurar no VERDADEIRO MOUNTAIN BIKE e a maioria que participa de maratonas, não quer.

PARABENS AO PESSOAL DE CAMPINAS PELO EVENTO, sensacional, circuito muito bem feito e pensado e eu sei como é dificil fazer um circuito técnico, ainda mais abaixo do nivel que estamos acostumados a andar, digo fazer um circuito, destinado a iniciantes, que possua caracteristicas técnicas, mas sem extrapolar o limite dos iniciantes.

Voltar ao Topo
GuNKiLLaH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2004
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1445
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GuNKiLLaH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 13:20
Originalmente postado por marciocbf marciocbf escreveu:

a verdade é q tanto as provas XCO de amadores como essa de campinas como as q os atletas da elite participam aqui no brasil, nao tem nenhuma dificuldade tecnica se compararmos com a do mundial de canberra.
 
lembrando...q nao to falando se subidas de 90º e sim de passar num trecho de rock garden, single track com saltos, saltos com recepção!!
 
as provas do brasil sao tudo molezinha, mamao com açucar!!!!
 


Vem correr a prova molezinha em Campinas então marciocbf, vem ai cara, eu quero ver você ganhar a prova molezinha na sua categoria.

OU É PILOTO DE TECLADO ou não tem noção nenhuma de nivel de dificuldade em uma prova, olha a ASNEIRA que o cara me fala: compara uma prova de uma CIDADE organizada com o intuito de incentivar a VOLTA do CROSS-COUNTRY OLIMPICO que de fato está morto no estado de São Paulo, com a PROVA MAIS DIFICIL DO ANO, POR ISSO QUE ELA SE CHAMA CAMPEONATO MUNDIAL, é como comparar uma disputa de pedala com GOL no PORTÃO com a COPA DO MUNDO.

Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 13:31
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Pra completar...
O Ravelli dá um banho de técnica em muito piloto de DH... a prova tá aqui... um road gap de uns 5 metros de altura que ele tava mandando até uns tables... e aí ? Porque ele não ganha em pistas internacionais técnicas ?  http://www.pedrocury.com/fotos/1.jpg


Isso ele já fazia desde os tempos de BMX, só foi uma questão de evolução de equipamento e caracteristicas de obstáculos Pedro e na minha umilde opinião foi o principal fator dele ter se destacado no mountain bike, aliado a uma vontade gigante de conquistas, mas acho que até ele cansou.

Quanto a falta de resultados internacionais, talvez seja porque ele pouco participou de provas internacionais. Não adianta o cara ir uma vez por ano e participar de alguns Pans da vida, tem q participar de temporadas, estar junto com os tops, sentir como cada um deles reajem as diversas situações de prova, conhecer os adversários, enfim participar da cena gringa e não ir uma vez ou outra e se sentir mais um fã do que um adversário.

Talvez o nosso mountain bike durante esses anos esteve focado só no comercial para consolidar um mercado e não despertou interesse em mandar seus principais pilotos pra fora, pois mante-los aqui é uma ótima vitrine de produtos e como a maioria dos patrocinadores são do ramo de bicicletas, da mais retorno e menos gastos tê-los por perto.

Agora tem neguinho viajando em comparar a prova de Campinas que tem a finalidade de iniciar e incentivar o publico no xc com etapas e atletas de nivel olimpico, até porque os atletas de ponta do Brasil estarão disputando o brasileiro de maratona Wink.





Voltar ao Topo
Cando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2004
Itu - SP
Offline
Mensagens:2429
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 13:46
Originalmente postado por luismosh luismosh escreveu:

o brasil é o país do futebol, e não do mountain bike! quando assisto aos vídeos de provas ocorridas na europa, ou mesmo essa última na austrália, fico admirado com o nº de pessoas que vão assistir as provas, com a demarcação do percurso, placas de patrocínio, imprensa e etc... seria muito legal se as provas no brasil tivessem um nível mais elevado, quem sabe algum dia no futuro?


Isso ja aconteceu no passado luis, teve prova que contou até com helicóptero para cobertura e captação de imagens, patrocinio de  bancos e outras empresas fora do ramo de bicicletas, muitas pessoas assistindo, enfim estavamos no caminho certo.

Os culpados pela defasagem do mountain bike competitivo, foram os próprios atletas que se confortaram com a situação e com a administração da CBC por esses anos. Ainda acho que em 8 anos ou seja dois ciclos olimpicos já era pra termos bons resultados, mesmo sendo o Pais do futebol, do volei, do skate, do surf...


Editado por Cando - 25 Set 2009 as 13:52
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefub Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 15:02
Originalmente postado por Cando Cando escreveu:

Originalmente postado por luismosh luismosh escreveu:

o brasil é o país do futebol, e não do mountain bike! quando assisto aos vídeos de provas ocorridas na Europa, ou mesmo essa última na austrália, fico admirado com o nº de pessoas que vão assistir as provas, com a demarcação do percurso, placas de patrocínio, imprensa e etc... seria muito legal se as provas no brasil tivessem um nível mais elevado, quem sabe algum dia no futuro?


Isso já aconteceu no passado Luis, teve prova que contou até com helicóptero para cobertura e captação de imagens, patrocínio de  bancos e outras empresas fora do ramo de bicicletas, muitas pessoas assistindo, enfim estávamos no caminho certo.

Os culpados pela defasagem do mountain bike competitivo, foram os próprios atletas que se confortaram com a situação e com a administração da CBC por esses anos. Ainda acho que em 8 anos ou seja dois ciclos olímpicos já era pra termos bons resultados, mesmo sendo o Pais do futebol, do vólei, do skate, do surf...


Completando: da vela, da natação, do automobilismo, ginastica olímpica, atletismo e de muitos outros esportes.

O Brasil pela dimensão que tem tem muito potencial para vários esportes, mas não a interesse politico nem cultural. Em vários países do mundo vc tem que escolher um esporte para se dedicar durante sua vida escolar, alem da educação física que serve pra vc conhecer os esportes.
Pergunte pras pessoas na rua pra que time ela torce, e possível ela torcer pra um no Brasil e um na Europa, ela também pode torcer para um piloto de formula 1, mas pergunte para que time de vólei ela torce, que maratonista ela gosta mais, para falar o nome de 5 sedalistas de ouro brasileiros nas ultimas duas olimpíadas, por isso que não tem espaço na mídia. Em casa tenho na TV a cabo os dois canais da sportv, que passa pouca coisa alem de futebol e automobilismo.
Morei 6 meses na Nova Zelândia, estava no colegial, pratiquei pelo menos 15 esportes diferentes na escola, 2 deles fora da aula de educação física, isso desperta o interesse dos alunos.

Se a CBC pegar toda a grana que ganha com as provas e abrir varias escolas de ciclismo, com parceria dos municípios, garanto que as coisas irão mudar, mas isso não vale só para o ciclismo.

Se falei besteira, por favor me corrijam.

Pratiquem o esporte e divulgue o mesmo, é o minimo que podemos fazer.


Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
luismosh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2009
Sumaré - SP
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luismosh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 15:38
pois é, o brasil é o país do futebol... nada contra! mas quando podemos ver na tv aberta alguma cobertura de competição de judô, de volei, de skate, de surf, de vela, de natação, de ginástica olímpica, de atletismo? algumas dessas modalidades até passam na tv, mas são raras as vezes...
LuisMosh
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 16:20
Sim... mas eu não acho que o fato dele ser técnico ou não foi o diferencial para ele ter sido multi-campeo de XC. Não atrapalha, lógico, mas não é diferencial! Como eu disse, no mundial de 2008, a pista tinha um rock garden difícil, em descida e não era nada impossível... 90% da elite masculina passava... uns mais rapidos, uns mais lentos, mas nenhum puxou um mega bunnyhop e ganhou alguma vantagem! No que passou mais lento para o que passou mais rápido, a diferença final não deve ter sido nem 5 segundos! E pelo que me lembre, todos os brasileiros passaram no rock garden montados. É a famosa frase: XC se ganha na subida e não na descida.

Então, o que eu questiono, é que o piloto de XC brasileiro não precisa ter técnicas de DH como tão dizendo... não é por isso que eles não estão ganhando provas! Não é por falta de técnica ou de pista técnica... Isso é uma visão de DH!

Só o fato de estar no pique de competições internacionais, já muda tudo... ir pra fora e tomar um pau, ficando 40 posições abaixo do que normalmente fica já muda a cabeça toda do atleta... vai mudar treinamento, rotina, talvez até escolha de equipamento para situações da pista. Afinal, é preciso melhorar... não tem mais a zona de conforto.

Originalmente postado por Cando Cando escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Pra completar...
O Ravelli dá um banho de técnica em muito piloto de DH... a prova tá aqui... um road gap de uns 5 metros de altura que ele tava mandando até uns tables... e aí ? Porque ele não ganha em pistas internacionais técnicas ?  http://www.pedrocury.com/fotos/1.jpg


Isso ele já fazia desde os tempos de BMX, só foi uma questão de evolução de equipamento e caracteristicas de obstáculos Pedro e na minha umilde opinião foi o principal fator dele ter se destacado no mountain bike, aliado a uma vontade gigante de conquistas, mas acho que até ele cansou.

Quanto a falta de resultados internacionais, talvez seja porque ele pouco participou de provas internacionais. Não adianta o cara ir uma vez por ano e participar de alguns Pans da vida, tem q participar de temporadas, estar junto com os tops, sentir como cada um deles reajem as diversas situações de prova, conhecer os adversários, enfim participar da cena gringa e não ir uma vez ou outra e se sentir mais um fã do que um adversário.

Talvez o nosso mountain bike durante esses anos esteve focado só no comercial para consolidar um mercado e não despertou interesse em mandar seus principais pilotos pra fora, pois mante-los aqui é uma ótima vitrine de produtos e como a maioria dos patrocinadores são do ramo de bicicletas, da mais retorno e menos gastos tê-los por perto.

Agora tem neguinho viajando em comparar a prova de Campinas que tem a finalidade de iniciar e incentivar o publico no xc com etapas e atletas de nivel olimpico, até porque os atletas de ponta do Brasil estarão disputando o brasileiro de maratona Wink.





Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 16:20
Pra vocês que criticam uma corrida de Mountain Bike que, no mínimo - eu disse no mínimo - só vai ajudar a fomentar o quase esquecido XCO no estado de SP, deixo uma sugestão:
 
Por que vocês não organizam uma corrida de "nível internacional"?  Deve ser fácil pra vocês, não é mesmo?
 
Construa um circuito igual ao de Canberra, então! Um circuito com muitos "rock gardens" e "single tracks com saltos" como vocês dizem... Organize uma prova com os melhores atletas do mundo! Consiga patrocinadores que paguem uma premiação de "nível Internacional".
 
Aí sim, vocês serão felizes.
 
Agora, querer comparar o Desafio de Campinas com o Mundial, aí já é demais.... 
 
Lamentável!
 
 
Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 18:26
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

- Acho nada a ver gente que não faz XC dar opinião técnica em assuntos de XC. É outro mundo e não dá pra comparar!
 
as coisas nao são bem assim! quer dizer q prum cara sacar de politica só se ele for politico??? prum cara ser comentarista de futebol, só se ele for jogador?? prum cara se alimentar bem, só se ele for nutricionista?? não é bem assim! a informação ela pode ser conquistada de N maneiras!!!
 
o q o cara precisa pra comentar dados tecnicos de XC?? ser piloto profissional??? se for isso entao acaba com o forum pq q eu saiba só a erika q posta por aki e mais alguns q são pró,  o resto como eu são tudo amador!!
 


Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

-  - O problema é pista difícil ? Claro que não! Ponha a pista mais fácil do Brasil e traga um atleta top internacional... Ele vai ganhar em qualquer pista, mesmo que um piloto da elite brasileira tenha feito a pista e andado todo final de semana! Ter pista difícil aqui ajudaria nas provas internacionais de pistas difíceis... mas não ajudaria nas fáceis! São coisas diferentes... uma pista tecnica de XC exige outras habilidades que uma pista fácil e vice-versa... Fora que no circuito mundial tem pistas fáceis de qualquer maneira... como é a de Madrid por exemplo! Quer treinar em nivel internacional ? Pega a pista local, fácil ou difícil, pegue um gringo top pra marcar o tempo da volta, e tente bater o tempo dele...  Simples!
 
mas ai eu nao entendi o seu ponto, primeiro vc fala q pista dificil nao eh problema, mas depois fala q pista dificil aqui ajuda nas provas internacionais....
 
a pista de madrid é facil, tá, mas ai quer dizer q é só treinar em pista facil aki e pronto??? e as pistas dificeis?? como fica?? pera ai né??? um piloto q quer participar das etapas do mundial tem q estar apto por exemplo pra andar na pista de canberra q é dificil e tem descidas tecnicas q beiram o downhill!!
 
sobre os pilotos gringos, eu já disse isso no outro topico, monta uma pista top chama um cara top e paga pra ele fazer um tempo absurdo e pronto! os pilotos nacionais vao lá e tentam bater o tempo!

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

-  E outra coisa... o mundial de maratona é separado do de XCO... qual é mais importante ? Mais lucrativo pro atleta ? Qual da mais chance para as condições do atleta brasileiro ? Como tá essa questão ?  Não sou to ligado nessa parte do esporte para poder dizer!
 
mas o problema q a CBC nao deixou as atletas irem pra canberra alegando o nivel, sendo q o tipo de XCO do ultimo mundial nao é praticado aqui, ai como vai cobrar algo das atletas q nao existe na realidade do MTB aqui do brasil??????


Editado por marciocbf - 25 Set 2009 as 19:18
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 18:44
Originalmente postado por GuNKiLLaH GuNKiLLaH escreveu:


Vem correr a prova molezinha em Campinas então marciocbf, vem ai cara, eu quero ver você ganhar a prova molezinha na sua categoria.

OU É PILOTO DE TECLADO ou não tem noção nenhuma de nivel de dificuldade em uma prova, olha a ASNEIRA que o cara me fala: compara uma prova de uma CIDADE organizada com o intuito de incentivar a VOLTA do CROSS-COUNTRY OLIMPICO que de fato está morto no estado de São Paulo, com a PROVA MAIS DIFICIL DO ANO, POR ISSO QUE ELA SE CHAMA CAMPEONATO MUNDIAL, é como comparar uma disputa de pedala com GOL no PORTÃO com a COPA DO MUNDO.

 
cara!! nao sei se vc percebeu ou se nao prestou a atenção, mas o assunto aki nao é o nivel dos atletas amadores como vc, eu e etc! e sim o nivel dos atletas profissionais da elite q vivem do esporte e dependem da CBC pra correr as provas do mundial! como as meninas por exemplo q nao foram pro mundial!
 
e das provas q ja participei e das provas q já assisti ao vivo como as provas da elite, elas podem até ter uma subida bizarra, ou provas de resistencia fortes como o iron bike, mas prova tecnica como a de canberra, NAO EXISTE!!!!
 
e outra coisa...essa parada de  q por ter subida bizarra a prova eh dificil, na boa, XC nao é mais só subida!!! por isso q o XC nacional ta atrasado, nego acha q é só botar um subidao e pronto! a prova ta dificil!!! ai qdo chega numa pista dificil top com rock garden, valas, os caras vao pagar mico e descer da bike só pq treinaram subidinha!!!
 
se vc é um atleta amador q pretende se tornar piloto de ponta, ai é outra historia!!!
 
cara...eu participaria dessa prova sim com o maior prazer, mas como a maioria q pedala como amador e diversão, como já participei de varias provas ai perto de campinas, em itu, salto e indaiatuba antes de chamar de piloto de teclado procura se informar melhor cara!!!!!
 
entenda q nao to criticando a iniciativa de provas regionais pra amadores, minha critica está em relação a CBC q cobra empenho das atletas mas só tem provas moles aqui no brasil pra NIVEL ELITE, isso foram palavras da propria Erika no outro topico, só vc ir lá ver!!


Editado por marciocbf - 25 Set 2009 as 19:14
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 20:35
"Acho nada a ver gente que não faz XC dar opinião técnica em assuntos de XC. É outro mundo e não dá pra comparar!"

Eu falei de gente que não FAZ XC... e não de profissionais. Comentaristas que não praticam o esporte normalmente falam merda sim... só ver qualquer transmissão de bike da globo que não tenha comentarista atleta. Só falam que a bike tem suspensões especiais, marchas e é de aluminio ou carbono... alem de falar da pista que é super radical.

Você ainda tá insistindo na coisa técnica... quantas provas de XC nesse nível existem ? E quem disse que os brasileiros não tão aptos a superar esses trechos técnicos ?  No mundial, como eu disse, todos passaram no trecho técnico... quem disse que não passariam em Cambrerra ?  E mesmo se não passassem, quantos passariam ? Seriam 10%, metade dos competidores ? Ou muitos ?  E quem disse que essa pista foi referência ? Na etapa da copa do mundo do Brasil a pista foi muito criticada por ser dificil... e criticada pelos gringos inclusive... tanto que no ano seguinte nem teve o XC, so o DH e 4X.

E quando a CBC diz que não tem nível técnico não quer dizer que não tem habilidades técnicas para trechos difíceis das pistas... nível técnico pode significar que não consegue acompanhar os outros atletas (tomando volta)... seja uma pista lisa ou com rock garden.

Não... não é passar mais rápido num rock garden que vai fazer alguém ganhar uma prova de XC... largar na ponta e evitar um engarrafamento no afunilamento pode ser muito mais importante por exemplo, mesmo que o cara depois desmonte para passar o rock garden. Muitas vezes os caras usam a descida pra descansar... quase não se vê ninguem pedalando ou sprintando se não for ultima volta e tiver na ponta.

O único trecho mais inclinado da pista de XC daqui de madrid, tinha atleta do feminino desmontando.. nao vi do masculino... e ai ? Qual era o pais delas ? Qual foi a colocação final ? Foram melhores que algumas que talvez não desmontaram ?

E o Absalon que no mundial do ano passado desmaiou ? Foi numa subida.. nao foi caindo num trecho técnico....

Volto a dizer... é outro mundo... o XC não tá com uma tendência de ficar com rock gardens e rampas... as bikes continuam sendo leves e mais dinamicas no sentido de travar suspensões... e quase nenhuma passa dos 100mm de curso.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 21:02
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:


Eu falei de gente que não FAZ XC... e não de profissionais. Comentaristas que não praticam o esporte normalmente falam merda sim... só ver qualquer transmissão de bike da globo que não tenha comentarista atleta. Só falam que a bike tem suspensões especiais, marchas e é de aluminio ou carbono... alem de falar da pista que é super radical.
 
os comentaristas da Globo q vc quer dizer, pois os da ESPN nao falam tanta merda assim., e como eu falei comentaristas da globo nao se informam sobre o esporte, se eles se informassem e pesquisassem nao teriam falado metade das merdas q falaram.

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Você ainda tá insistindo na coisa técnica... quantas provas de XC nesse nível existem ? E quem disse que os brasileiros não tão aptos a superar esses trechos técnicos ?  No mundial, como eu disse, todos passaram no trecho técnico... quem disse que não passariam em Cambrerra ?  E mesmo se não passassem, quantos passariam ? Seriam 10%, metade dos competidores ? Ou muitos ?  E quem disse que essa pista foi referência ? Na etapa da copa do mundo do Brasil a pista foi muito criticada por ser dificil... e criticada pelos gringos inclusive... tanto que no ano seguinte nem teve o XC, so o DH e 4X.
 
logico q eu to insistindo na "coisa de técnica", desculpe-me cara, mas se vc me provar q técnica nao é importante eu desfaço minha conta no pedal hj mesmo e ainda mudo de esporte!!
 
superar trecho tecnico é uma coisa, passar rapido e com bom desempenho no trecho tecnico é outra.
 
a propria erika disse q sente falta de provas mais dificeis pra elevar o nivel do femino nacional, ou seja, para seu conhecimento quem disse foi a principal atleta da elite feminina e nao amadores como a gente.
 
como q essa pista nao é referencia??? é a pista do mundial cara!!!! se a pista do mundial com os top do mundo nao é uma referencia, na boa, vou parar de discutir por aqui!!!
 
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Não... não é passar mais rápido num rock garden que vai fazer alguém ganhar uma prova de XC... largar na ponta e evitar um engarrafamento no afunilamento pode ser muito mais importante por exemplo, mesmo que o cara depois desmonte para passar o rock garden. Muitas vezes os caras usam a descida pra descansar... quase não se vê ninguem pedalando ou sprintando se não for ultima volta e tiver na ponta.
 
baseado em q vc afirma q passar rapido num rock garden, ou passar rapido numa vala, ou se posicionar corretamente em cima de uma bike fazendo jogo de corpo numa descida nao ajuda pra ganhar uma prova??? o cara pode usar a descida pra descansar mas se ele souber fazer jogo de corpo mesmo assim ele pode ter vantagem! num concordo com isso q vc falou nao!!! parece q eh só largar na frente e tá bonito, acorda! é um conjunto de coisas cara!!

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

E quando a CBC diz que não tem nível técnico não quer dizer que não tem habilidades técnicas para trechos difíceis das pistas... nível técnico pode significar que não consegue acompanhar os outros atletas (tomando volta)... seja uma pista lisa ou com rock garden.
 
tá bom cara! pra mim já deu! nao vou mais discutir! defenda a realização entao aqui no brasil de pistinhas lisinhas!!! ou entao faz o seguinte, deixa tudo do jeito q está pq parece estar 1000 maravilhas nao é verdade???


 
 
 


Editado por marciocbf - 25 Set 2009 as 21:49
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 22:51
falei mal da prova neguinho ficou todo revoltado hahaha, mas ai que bom várias pessoas postaram e botaram sua opinião, não sei se vcs lembram mas no meu post eu coloquei que provas fáceis são importantes pra iniciar o pessoal, eu só coloquei a prova de campinas como exemplo.

vcs não pegaram a mensagem que eu quis passar, não to falando q tem q ter um monte de prova dificil o que eu to falando é q se as provas daqui não exigirem tecnicamente o que é exigida em etapas do mundial, os pilotos não tem como se preparar pro mundial.

vcs não se ligaram que se o cara treina numa prova dificil exigindo muita técnica ele vai conseguir encarar qualquer coisa.

eu concordo que é na subida que se ganha a prova mas se o cara não treinar passar em trechos complicados tanto na descida como na subida ele alem de perder tempo corre o risco de tomar um tombo e tem outra coisa é um circuito se tem um ponto q o cara demora 10seg a mais pra descer pq ele tem q desmontar da bike aquilo vai se acumular e pesar cada vez mais no tempo final.

o Ravelli tem mais tecnica que muito piloto de dh e vc acha que isso não ajuda ele numa etapa do mundial de xc? uma coisa é certa pelo menos ele vai encarar qualquer trecho da pista sem grandes problemas, mas concordo que só ter essa tecnica toda de descida não é o suficiente pode até nem ser o principal, mas que faz uma diferença grande pode ter certeza que faz.

seguindo o seu raciocínio Pedro Cury não faz nem diferença o cara andar de bike é só treinar na academia fazendo spinning, já q tecnica nao faz quase diferença pra que o cara vai se arriscar fazendo trilha e ser assaltado ou quebrar a bike? a boa é ficar na academia ar condicionado bem mais confortavel.

o mais legal é que eu vi o video do campeonato de madrid e mesmo não exigindo tanto de tecnica de descida qnto a pista de camberra tinha umas descidas que os caras desciam vuado e subidas bem travadas, mas a parada é a seguinte se vc só treina nesse tipo de pista como que vc vai andar na de camberra? faz parte do mundial tbm o cara tem q estar preparado pra tudo que possa ter numa etapa vi uma na suiça tbm que era bizarra.

o video da pista de madrid:

Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 23:04

Originalmente postado por luismosh luismosh escreveu:

ainda bem que somos amadores!!! ou vc é profissional??? sem ofensa hein cara...LOL

Nossa! Que viagem! Chegou e quer sentar na janelinha!LOLLOLLOL



Editado por Ricardo - Cotia SP - 25 Set 2009 as 23:09
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 23:05
Os comentaristas da ESPN normalmente são praticantes... Renata Falzoni, Kdra, Formiga... todos tem curriculo extenso no que fazem...

E daí que foi a pista do mundial ? A do Brasil foi pista da copa do mundo e asism mesmo foi rejeitada!  A de 2008 que eu falei também foi pista de mundial... assim como em 2007 teve uma pista no camp de downhill que era impossível, a de Champery... uma merda de pista! Nunca mais teve nada nessa pista e nem vai ter. E já a pista do mundial de DH desse ano foi fácil... tinha piloto andando com menos curso... o que também deu reclamação.

Não falei que técnica não ajuda, falei que técnicas *de DH* não *decide* nenhuma prova de XC... pq se adiantasse, o absalon ou qq um top 10 teria mandado um bunnyhop monstro no rock garden do mundial de 2008 que eu assisti... e eles só passaram normalzinho, bem mais lento que qq competidor ruim de DH. E voltando ao exemplo anterior, o Ravelli sempre ganharia as provas pro resto da vida, pq nunca vi ninguém de XC andar no freeride como ele.

Pegue as pistas da copa do mundo, mundial anteriores.. veja quantos rock gardens tem e a duração deles... não vão ter vários rock gardens longos e difíceis em nenhuma prova... tera uma coisinha aqui e outra ali! De 8km de uma volta vao ter 200m de coisas pouco técnicas! 200m / menos de 3% não é o que decide a prova! Se fosse, teria atletas bons de DH e de XC simultâneamente... e isso não tem... já teve antigamente, quando DH era estrada de terra... endurance... coisa que não é mais há anos! A questão é matemática!  Fora quando não tem estratégia de equipe com um secundario da equipe impedindo passagem de algum favorito.

A Erika pode ter falado de provas mais difíceis.. mas não sei se quis dizer pistas com excesso de trechos técnicos...  como eu disse, meta subidas monstro e vc já tem a dificuldade necessária.  Quer um exemplo ? Pega la a pista do waymea do parque da cidade de niteroi e faz ao contrario... é dificil e não é técnico (tirando o drop que não daria pra subir pela inclinação). Pronto, raízes ridiculas, nenhum rockgarden e uma dificuldade do cacete por ser inclinado! Bem mais difícil do que por um rock garden de 20 metros... principalmente se chover.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 23:08
Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:


seguindo o seu raciocínio Pedro Cury não faz nem diferença o cara andar de bike é só treinar na academia fazendo spinning, já q tecnica nao faz quase diferença pra que o cara vai se arriscar fazendo trilha e ser assaltado ou quebrar a bike? a boa é ficar na academia ar condicionado bem mais confortavel.

Interpretacao de texto, nada...Dead

Nao consigo imaginar como alguem que discute estes temas a mais tempo que eu conseguem interpretar neste nivel...

Vai pedalar mais Pedro! Vai se informar mais um pouco!LOLLOLLOL

Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 23:12
 
Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:


  vcs não se ligaram que se o cara treina numa prova dificil exigindo muita técnica ele vai conseguir encarar qualquer coisa.


Markolf no XC!!!LOLLOLLOL

Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 23:29
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Os comentaristas da ESPN normalmente são praticantes... Renata Falzoni, Kdra, Formiga... todos tem curriculo extenso no que fazem...

E daí que foi a pista do mundial ? A do Brasil foi pista da copa do mundo e asism mesmo foi rejeitada!  A de 2008 que eu falei também foi pista de mundial... assim como em 2007 teve uma pista no camp de downhill que era impossível, a de Champery... uma merda de pista! Nunca mais teve nada nessa pista e nem vai ter. E já a pista do mundial de DH desse ano foi fácil... tinha piloto andando com menos curso... o que também deu reclamação.
 
e dai q eh do mundial??? vc acha q o grande sonho e objetivo dos atletas tops é quererem competir provas organizadas pela lojinha do senhor almeida ao invés de um campeonato mundial???? realmente pelo seu argumento um mundial nao deve servir pra porcaria nenhuma!!!
 
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Não falei que técnica não ajuda, falei que técnicas *de DH* não *decide* nenhuma prova de XC... pq se adiantasse, o absalon ou qq um top 10 teria mandado um bunnyhop monstro no rock garden do mundial de 2008 que eu assisti... e eles só passaram normalzinho, bem mais lento que qq competidor ruim de DH. E voltando ao exemplo anterior, o Ravelli sempre ganharia as provas pro resto da vida, pq nunca vi ninguém de XC andar no freeride como ele.
 
ngm tá falando aqui q uma tecnica de DH vai decidir uma prova e sim q uma técnica na descida num rock ggarden pode melhorar tempo e desempenho e ate evitar quedas!! vc parece cara q quer ser o do contra, o diferente, q é contra a evolução do esporte! lamentável!

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Pegue as pistas da copa do mundo, mundial anteriores.. veja quantos rock gardens tem e a duração deles... não vão ter vários rock gardens longos e difíceis em nenhuma prova... tera uma coisinha aqui e outra ali! De 8km de uma volta vao ter 200m de coisas pouco técnicas! 200m / menos de 3% não é o que decide a prova! Se fosse, teria atletas bons de DH e de XC simultâneamente... e isso não tem... já teve antigamente, quando DH era estrada de terra... endurance... coisa que não é mais há anos! A questão é matemática!  Fora quando não tem estratégia de equipe com um secundario da equipe impedindo passagem de algum favorito..
 
novamente essa parada de decisão de prova!!! o q foi comentado foi q um laboratoria com os pilotos de XC com os de DH e AM só tem a somar o desempenho, se vc é contra isso ou acha q de nada vale....lamentável novamente!!!!


Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

A Erika pode ter falado de provas mais difíceis.. mas não sei se quis dizer pistas com excesso de trechos técnicos...  como eu disse, meta subidas monstro e vc já tem a dificuldade necessária.  Quer um exemplo ? Pega la a pista do waymea do parque da cidade de niteroi e faz ao contrario... é dificil e não é técnico (tirando o drop que não daria pra subir pela inclinação). Pronto, raízes ridiculas, nenhum rockgarden e uma dificuldade do cacete por ser inclinado! Bem mais difícil do que por um rock garden de 20 metros... principalmente se chover.
 
 
pedro cury....cara...uam subida como aquela do waImea nao é so o cara ter gas pra subir e pronto!! precisa ter tecnica de subida sim cara! em tubiacanga mesmo tinha uma subida ingreme q eu tentava subir de qq forma e nao conseguia, ai um piloto de XC da regiao q compete em algumas provas regionais chamado william me passou umas tecnicas de posiocionamento de corpo e aplicação de força na pedalada q me ajudaram a subir.
 
dizer q aquela subida do waImea nao precisa de tecnica desculpa cara, mas nao vou nem comentar isso!!!
 
eu acho um atraso esse pensamento q para uma pista de XC ser dificil basta colocar uma parede pro cara escalar! nada contra subidas, com certeza deve ter, mas segundo vc parece q só subida q compoe a dificuldade de uma competição de XC!!!
 
sendo assim acho q a proxima competição de XC podia ser a conquista do everest, ou do K-2, ou do Kilimanjaro,.....


Editado por marciocbf - 25 Set 2009 as 23:46
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 23:35
Daniel,

O trecho que vc tá falando é o do minuto 4 né ? Pois é... foi ele que eu falei que era o único trecho inclinado da prova... é uma descida inclinada, mas bem mais fácil que o drop da vista chinesa por exemplo... não tem uma raiz, uma pedra e no final tem uma subida. Fui lá no inicio do mes com uma argentina que faz XC e ela desceu na bike nova dela, sem nunca ter visto antes o drop... não é difícil! Dura menos de 2 segundos pra quem for lerdo... não decide nenhuma prova. E não é o que eu acho... eu vou lá todo dia que treino... tive lá ontem, hoje e vou amanhã.

Você tá confundindo a mesma coisa... a dificuldade técnica não é rock garden, raíz ou drop.... a dificuldade técnica no XC é subida, estratégia... Pegando o mesmo exemplo que dei antes... o cara é bom em tecnicas de DH como vcs tao defendendo... blza...  ele entra no single track em 23o... chega nas descidas técnicas (que não são longas, mas vamos imaginar que sejam)... o que acontece ? Ele fica preso com 23 pessoas na frente dele.... pronto... a técnica de descida dele de DH não serviu pra nada... ele vai ter que acompanhar os caras da frnete bem de perto para se der sorte de ter outros trechos técnicos que sejam mais amplos, ele conseguir ultrapassar.... e isso é só uma situação que pode rolar...

Agora... pegar extremo é mole... a pista mais difícil da temporada e comparar com uma corrida local... e por a situação do cara que passou rapido contra o outro que desmontou e tropeçou numa pedra quebrando o câmbio... assim não vale! Até porque a copa do mundo tem 6 etapas, as vezes mais...





Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 23:36
tecnica de descida pode não ser o essencial numa prova de xc mas só de fazer diferença ja vale a pena treinar, já q o assunto é atleta da elite o cara tem q fazer bem tudo e não só subir bem e fazer os trechos dificeis a 2km/h, e tem mais se o cara não tiver uma tecnica razoável ele corre o risco de tomar um tombo sinistro e ter q sair de maca da competição (acho que isso decidiria a competição). Nem no dh é comum vc ver os caras mandando advanced monstro por cima de um rock garden, mandar advanced monstro por cima das coisas nem sempre é o mais rapido, o que eu posso dizer é q se o cara consegue passar com segurança pelo mesmo rock garden numa velocidade maior ele vai ganhar tempo pode ser q isso não seja decisivo mas vai fazer diferença nem q a diferença seja ele tomar um tombo ali ou não por ter mais ou menos tecnica.

veja bem eu não to falando que o cara tem q ser o mestre no dh só estou frisando a importancia dele saber transpor obstáculos difíceis em situações adversas, nessa pista ai com 20m de rock garden se chover e 10 caras passarem na boa e vc não conseguir pode ter certeza q se o seu tempo for equiparado ao dos caras nos outros trechos eles vao estar na vantagem no final por causa de 20 metros, até pq numa competição de pilotos da elite qualquer segundo que vc ganhar vai valer a pena é obvio que a prova nao vai ser como do DH disputada em milésimos, mas o tempo que vc ganhar em cada trecho vai ser decisivo para se ter um bom resultado e isso inclui os 20m de rock garden.

não é questão do cara treinar só subida ou só descida estamos falando de piloto da elite o cara tem q ser bom em qualquer trecho possivel numa competição e em situações de tempo adversas, é claro que a parte de condicionamento físico vai pesar muito mais numa prova mas isso nao quer dizer que o cara pode ignorar a parte técnica de trilha, um exemplo simples é que se o cara só treinar no seco caso ele pegue uma pista na chuva ele vai ter um desempenho ridiculo.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 23:47
Marcio, o resto já tá explicado... vc interpreta como quiser... da pra interpretar como quiser mesmo...  mas o que escrevi ta bem claro... to falando de tecnica de DH... como o Daniel falou:
"enquanto por aqui neguinho ta passeando em estrada de terra os caras lá fora tão passando por rockgarden, slalow, drops, degraus e até saltos."

Em nenhum momento eu falei de técnica de subida, que é obvio que é importante, e muito mais que qq tecnica de DH! Agora, eu to falando de coisas tecnicas de DH... exatamente da frase do Daniel...

Agora, mais uma vez os extremos... comparar mundial com competição do seu zé....  E a Copa do Mundo e as olimpiadas ? Eu acho mais importante a copa do mundo por exemplo... pq o mundial é etapa unica, entao eh bem menos rígido... o cara fura o pneu por azar e acabou... com 6 etapas o cara tem q ser muito mais piloto pra ganhar!

Agora.. falar que por pistas no Brasil igual a essa do mundial do 2009 é evolução... é bem duvidoso... vai acontecer a mesma coisa... os tempos serão bem inferiores ao dos gringos, so que nas provas internacionais ao invés de nos passarmos o trecho em 5 segundos vamos passar em 3... e vai faltar perna para chegar nos top 10 do mesmo jeito, pq 2 segundos em cada volta nao deve aumentar nem 3 posições...  da no mesmo! Não resolve o problema.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 23:50
Tá... você tá certo, mas tá errando na premissa: quem disse que os brasileiros de elite não sabem isso ?  E qual brasileiro de elite tomou tombo sinistro em alguma prova ultiammente pra sair de maca ?  O problema não é esse... e é isso que to tentando falar desde o principio!!  Vcs tao falando que o nivel tecnico do Brasil nao eh alto pq nao tem pistas com rock garden, saltos e drops! Só que isso não tem nada a ver!

Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

tecnica de descida pode não ser o essencial numa prova de xc mas só de fazer diferença ja vale a pena treinar, já q o assunto é atleta da elite o cara tem q fazer bem tudo e não só subir bem e fazer os trechos dificeis a 2km/h, e tem mais se o cara não tiver uma tecnica razoável ele corre o risco de tomar um tombo sinistro e ter q sair de maca da competição (acho que isso decidiria a competição). Nem no dh é comum vc ver os caras mandando advanced monstro por cima de um rock garden, mandar advanced monstro por cima das coisas nem sempre é o mais rapido, o que eu posso dizer é q se o cara consegue passar com segurança pelo mesmo rock garden numa velocidade maior ele vai ganhar tempo pode ser q isso não seja decisivo mas vai fazer diferença nem q a diferença seja ele tomar um tombo ali ou não por ter mais ou menos tecnica.

veja bem eu não to falando que o cara tem q ser o mestre no dh só estou frisando a importancia dele saber transpor obstáculos difíceis em situações adversas, nessa pista ai com 20m de rock garden se chover e 10 caras passarem na boa e vc não conseguir pode ter certeza q se o seu tempo for equiparado ao dos caras nos outros trechos eles vao estar na vantagem no final por causa de 20 metros, até pq numa competição de pilotos da elite qualquer segundo que vc ganhar vai valer a pena é obvio que a prova nao vai ser como do DH disputada em milésimos, mas o tempo que vc ganhar em cada trecho vai ser decisivo para se ter um bom resultado e isso inclui os 20m de rock garden.

não é questão do cara treinar só subida ou só descida estamos falando de piloto da elite o cara tem q ser bom em qualquer trecho possivel numa competição e em situações de tempo adversas, é claro que a parte de condicionamento físico vai pesar muito mais numa prova mas isso nao quer dizer que o cara pode ignorar a parte técnica de trilha, um exemplo simples é que se o cara só treinar no seco caso ele pegue uma pista na chuva ele vai ter um desempenho ridiculo.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 23:53
eu to falando de tecnica em geral de trilha nao só de descida mas tbm de subida, vc acha q se o cara nessa descida ai de madrid puder descer mais rapido ele nao vai descer? o erro ta ai eu to falando em somar tecnicas e nao escolher entre uma e outra, vai que o cara nao tem tecnica o suficiente e vai atras de um cara q desce bem e tenta acompanhar o cara é tombo certo isso decidiria a prova pro cara q caiu.

vc é q ta confundindo pedro a gente ta falando em somar tecnicas podendo ser bom em single track, rock garden, off camber pq nao ser? vai ser decisivo? talvez não mas com certeza fará diferença, vc ta esquecendo que é elite nao é um bando de amador o cara tem q ser bom em tudo e qnto mais tecnica o cara tiver melhor.

peguei extremo para chamar atenção, se a copa do mundo tem 6 etapas e 1 é como a de camberra é o suficiente pro cara ter algum ganho no desempenho treinando tecnicas de descida, ou só pq é uma etapa só ele pode se ferrar?

markolf no xc hahaha em nenhum momento eu falei que o cara que tem só tecnica de dh vai se dar bem no xc, eu to falando é q se o cara do xc tiver uma tecnica de descida apurada ele vai se dar melhor.
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 23:53
me digam se o q esse "carinha" sabe de DH nao o complementou no q ele faz no video com essa "pequenininha" bike de XC:
 
 
 
quem conhece sabe quem é a lenda!!


Editado por marciocbf - 25 Set 2009 as 23:56
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2009 as 23:56
É impressão minha ou o marciocbf e o danielbns só sabem armar confusão (e de forma coordenada entre os dois) e se "acham OS caras" só porque praticam DH?
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
luismosh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2009
Sumaré - SP
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luismosh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2009 as 00:01
Originalmente postado por Ricardo - Cotia SP Ricardo - Cotia SP escreveu:

Originalmente postado por luismosh luismosh escreveu:

ainda bem que somos amadores!!! ou vc é profissional??? sem ofensa hein cara...LOL

Nossa! Que viagem! Chegou e quer sentar na janelinha!LOLLOLLOL

tudo nosso meu caro...
LuisMosh
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2009 as 00:05
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Tá... você tá certo, mas tá errando na premissa: quem disse que os brasileiros de elite não sabem isso ?  E qual brasileiro de elite tomou tombo sinistro em alguma prova ultiammente pra sair de maca ?  O problema não é esse... e é isso que to tentando falar desde o principio!!  Vcs tao falando que o nivel tecnico do Brasil nao eh alto pq nao tem pistas com rock garden, saltos e drops! Só que isso não tem nada a ver!


quando q eu falei que o nivel nao é alto por causa dos saltos, rockgarden e drops?
quando q eu falei q os brasileiros nao sabem isso?

eu falei que as provas daqui tem que ter a mesma exigencia tecnica das provas do mundial (não todas mas algumas) pra que os atletas treinem para provas com as mesmas condições.

eu nao falei que os brasileiros nao sabem passar por essas situações ou tomem tombo num rock garden, eu falei que se o cara treinar para melhorar o seu desempenho nessas situações ele vai ter um melhor resultado.

eu concordo com vc na parte que vc falou sobre trazer piloto top de fora pra competir aqui e dar uma boa premiação pros caras baterem o tempo dele isso com certeza faria uma baita diferença.

outra coisa que vale ressaltar é q se o cara não tem provas do nivel de mundial por aqui e não pode ir pro mundial lá fora fica dificil ele se dar bem no mundial algum dia.
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2009 as 00:13
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Marcio, o resto já tá explicado... vc interpreta como quiser... da pra interpretar como quiser mesmo...  mas o que escrevi ta bem claro... to falando de tecnica de DH... como o Daniel falou:
"enquanto por aqui neguinho ta passeando em estrada de terra os caras lá fora tão passando por rockgarden, slalow, drops, degraus e até saltos."
 
vc entrou numa de DH DH DH! vc q nao ta sabendo interpretar! nao tamo dizendo pra piloto de xc virar dh nem vice-versa! muito menos q dh eh a chave pro sucesso do xc. tamo falando de soma de tecnicas de um trabalho q só tem a beneficiar o XC, nessa pista de canberra tem um salto meio altinho q cai numa recepção, imagina o cara q nunca treinou isso, chega na hora se assusta e pode se machucar feio pq nao sabe bem o q fazer.

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Em nenhum momento eu falei de técnica de subida, que é obvio que é importante, e muito mais que qq tecnica de DH! Agora, eu to falando de coisas tecnicas de DH... exatamente da frase do Daniel...
 
vc q disse lá q a subida do waimea nao é tecnica po!!! o q eu acho errado!


Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Agora, mais uma vez os extremos... comparar mundial com competição do seu zé....  E a Copa do Mundo e as olimpiadas ? Eu acho mais importante a copa do mundo por exemplo... pq o mundial é etapa unica, entao eh bem menos rígido... o cara fura o pneu por azar e acabou... com 6 etapas o cara tem q ser muito mais piloto pra ganhar!
 
tá...mas nao estamos falando da preferencia de nós q somos amadores, e sim da importancia das competições tops e dos caras q vivem disso e precisam de toda uma logistica pra poder participar de um mundial, vide o avancini q nao conseguiu os passaportes a tempo e como ele ficou triste por isso. qq competição desse naipe é importante tanto para o atleta como para patrocinadores estarem em evidência.


Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Agora.. falar que por pistas no Brasil igual a essa do mundial do 2009 é evolução... é bem duvidoso... vai acontecer a mesma coisa... os tempos serão bem inferiores ao dos gringos, so que nas provas internacionais ao invés de nos passarmos o trecho em 5 segundos vamos passar em 3... e vai faltar perna para chegar nos top 10 do mesmo jeito, pq 2 segundos em cada volta nao deve aumentar nem 3 posições...  da no mesmo! Não resolve o problema.
 
 
maratona tb nao resolve o problema para as provas de XCO e ai???
 
 
 
Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Simone CWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2009 as 00:14
Então pelo que vcs tão falando a Erica não deve ir pro prova,  pois aqui no Brasil não tem prova no mesmo nivel pra ela treinar??
 
Vcs  estão afirmando que um atleta só tem nivel pra competir lá fora quando treina lá fora???
então vcs me perdoem mais não podem criticar a CBC.
"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2009 as 00:16
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

É impressão minha ou o marciocbf e o danielbns só sabem armar confusão (e de forma coordenada entre os dois) e se "acham OS caras" só porque praticam DH?
 
 
confusao pq??? pq eu e o daniel estamos dando ideias pra melhorar performance??
 
ficou moído pq criticaram a sua competição e quer descontar??? nao sei nem pq vc ta moidinho, eu mesmo depois disse q concordo com campeonatos para amadores.
 
vai pedalar cara! vai suar em cima de uma bike!!! ao inves de ficar tretando em forum!!


Editado por marciocbf - 26 Set 2009 as 00:21
Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2009 as 00:18
Originalmente postado por Simone CWB Simone CWB escreveu:

Então pelo que vcs tão falando a Erica não deve ir pro prova,  pois aqui no Brasil não tem prova no mesmo nivel pra ela treinar??
 
Vcs  estão afirmando que um atleta só tem nivel pra competir lá fora quando treina lá fora???
então vcs me perdoem mais não podem criticar a CBC.
 
 
eu sempre defendi a ida da erika e qq atleta para as competiçoes internacionais, mas tamos tentando entender essa coisa q a CBC disse q elas nao tem nivel!
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 7>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X