Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Estalos na relação quando aplico força na pedalada
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Estalos na relação quando aplico força na pedalada

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Estalos na relação quando aplico força na pedalada
    Postado: 12 Jul 2018 as 15:34
Boa tarde meus amigos...
Peço ajuda de quem entende mais sobre mecânica e peças.
Quando comecei no MTB comprei uma bike Elleven Envoy, com grupo Microshift 21v, que diga-se de passagem era muito bom. Logo a configuração 3x7 ficou defasada para mim e procurei uma alternativa barata para aumentar meu range, fazendo a cagada de comprar um conjunto de câmbios  xing ling Absolute. Foi a última vez que entrei na onda de um vendedor. A bike tem um pedivela Neco 44/32/22. Aí vem o dilema:
Quando eu usava a bike, no momento que eu forçava a pedalada, principalmente para pedalar em pé, o conjunto estralava e girava em falso, como se a corrente estivesse caindo. Aí eu parava de fazer força e funcionava direitinho. Parecia que a corrente ia escapar mas não escapava, só girava em falso um pouco.
Como consequência, comprei uma bike melhor para mim, deixando aquela para minha mulher, agora ela está com o mesmo problema, e eu com o problema dela, né LOL.
Se eu trocar os câmbios por Shimano Alivio, vocês acham que resolve?
Me parece que o chain line não está muito bem alinhado, pra resolver isso teria que trocar o pedivela, ou tem como ajustar de outra forma?
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2018 as 15:42
nunca tive problema com os cubos alívio. Uma pergunta: É cassete ou catraca?
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2018 as 15:58
quantos km a relação? e o desgaste da corrente? na descrição me parece que a corrente está pulando dentes, se for, tem que trocar corrente, cassete ou catraca e, dependendo, coroas.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2018 as 16:30
O problema não são nos cubos, são nos câmbios... Não é desgaste da relação também, depois que mudei a relação não andei 1000km. Aliás, de lá pra cá quem tem andado mais é minha mulher, mais suave a pegada. O problema que eu tenho começou logo que mudei a relação de 3x7 pra 3x9, não tem como ser desgaste.
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2018 as 17:18
Eu experimentei uma pedivela Neco na GT que eu reconstrui e tive problemas. O alumínio dela era macio demais. Aí eu apertava as pedivelas no movimento central, não nadava nem 10  km e as pedivelas se soltavam quase a ponto do parafuso cair de tão frouxo. E eu voltava com todo cuidado para a pedivela não arredondar na ponta quadrada do movimento central.
A sensação de corrente escapando é muito parecida.

Aí comprei um movimento central e uma pedivela Shimano (linha Altus) e problema resolvido.

Cuidado com os exageros. Às vezes você comprou um teco teco barato e não se deu bem com ele e isso acontece, mas resolver o problema comprando o ônibus espacial da NASA também não é a solução para seu problema. Tem muita solução nesse espaço intermediário que resolve seu problema e não custa tanto.
Se seu uso for urbano, trocar por câmbios Shimano Tourney ou Altus vai resolver bem sem custar tanto.

Também é importante pensar que não se deve gastar vela boa com santo ruim. Acho que não vale investir colocar um conjunto Shimano Alivio numa bike de entrada.

Reconstruí a GT com câmbios da linha Tourney TX e não tenho do que reclamar. E tenho uma Schwinn com câmbios Shimano Tourney TZ, inferiores aos TX, que eu uso numa pista de areia e cascalho (antiga pista de corrida de cavalos) e também não tenho do que reclamar. Mas eu não uso essas bikes em trilhas. A GT, por exemplo é puramente urbana.

Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2018 as 19:19
Originalmente postado por JcFiebig JcFiebig escreveu:

O problema não são nos cubos, são nos câmbios... Não é desgaste da relação também, depois que mudei a relação não andei 1000km. Aliás, de lá pra cá quem tem andado mais é minha mulher, mais suave a pegada. O problema que eu tenho começou logo que mudei a relação de 3x7 pra 3x9, não tem como ser desgaste.


se entendi, ao mudar de 3x7 para 3x9 o problema surgiu, e nessa mudança tu mudou toda a relação? (pedivela, câmbios, passador direito e cassete) é isso?

pq 1000km é bastante, se nunca mudou a corrente, pra ela gastar um pedivela a ponto dele não casar com uma corrente nova.

O colega aqui de cima fez também um comentário pertinente que vale estudar.

Já tive esse problema tbm com o parafuso de alcance do cambio traseiro mal regulado (trabalhando longe demais do cassete).
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2018 as 20:11
Uma questão que eu passei, e demorei para captar... Movimento central!
Nas subidas mais fortes, algo estava estralando e demorou para descobrir o que era...
Não posso reclamar durou o que tinha que durar.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2018 as 20:26
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Uma questão que eu passei, e demorei para captar... Movimento central!
Nas subidas mais fortes, algo estava estralando e demorou para descobrir o que era...
Não posso reclamar durou o que tinha que durar.


Não comentei pq ele diz que o pedal gira em falso... me parece corrente saltando não? ou estou enganado?
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2018 as 14:50
A corrente não chega a saltar não...
Eu sempre achei que fosse o pedivela. Acredito que ele faça com que o chain line fique desalinhado e isso causa o problema.
Além disso, o pedivela não foi trocado, ele sim está à beira dos 2000km. Movimento central tb. Então, acho que o pedivela tem de ser trocado prioritariamente. Meu interesse em trocar a relação por uma Shimano é mais pela confiabilidade da marca. Encontrei bons preços pra câmbios Alivio, mais barato até que o Altus. Aquele Absolute é molengão só de olhar.
Valeu pelas respostas ai gurizada!
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X