| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Estalos movimento central Octalink
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Estalos movimento central Octalink

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 07 Mai 2012
Desconectado
Mensagens:99
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bicicleteiropoa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Estalos movimento central Octalink
    Enviado: 12 Nov 2018 as 13:31
Tenho uma oggi com pedivela alívio octalink (acho que 2015). Recentemente começou um estalo insistente ao se forçar a pedalada (especialmente em subidas). Com a bike parada ou no plano não faz estalo.
Prováveis causas já eliminadas:
- não é o canote (já limpei o canote e o seat tube e continuaram os estalos);
- não é pedal (coloquei um outro pedal e continuaram os estalos).
Não há folga no pedivela. 
Coloquei a bike de cabeça pra baixo e forcei bem o pedivela lateralmente e não há folga em si, mas ouvi um estalido quando apliquei muita força, que parece ser a bucha do movimento central.
Pergunto: quais os passos para continuar a investigação do barulho que parece ser do movimento central? Apenas retirá-lo, limpá-lo e lubrificar a rosca seria suficiente para acabar os estalidos? Seria melhor trocar o movimento, mesmo sem uma folga nele?
Muito obrigado.
Voltar para o topo
lucasguilima Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Jan 2014
Ribeirão Preto
Desconectado
Mensagens:602
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lucasguilima Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2018 as 13:40
Há possibilidade de se levar a um mecânico?

Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Desconectado
Mensagens:3740
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2018 as 14:40
Retirar limpar e remontar resolve quando o problema é entrada de água , nesse caso é só retirar o pedivela limpar passar graxa no eixo e remontar.
Voltar para o topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 07 Mai 2012
Desconectado
Mensagens:99
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bicicleteiropoa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2018 as 15:06
Haveria a possibilidade de levar ao mecânico, mas atualmente, venho me interessando em eu mesmo resolver meus problemas mecânicos, por diversos motivos: primeiro a grana tá curta, segundo estou com três bikes diferentes e estou buscando treinar para buscar resultados (menos piores), o que demanda um aumento de manutenções em diversos itens das bicicletas..... 
Na verdade, passei a adotar a mecânica de bikes como hobby.

Vou tentar tirar. Já vi tutoriais no youtube de como sacar o pedivela e movimento central. Tenho os extratores para ambos (vieram numa maleta da China que comprei pelo ML). 
Vou passar graxa branca de moto (a base de cálcio). Será que isso prejudica a peça de plástico do mov. central?
Graxas que tenho disponíveis: branca de moto (a base de cálcio), graxa patente (uma marrom a base de cálcio para uso mecânico em geral) e azul de moto (a base de lítio, que dizem ser boa para rolamentos).
Valeu...

Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Desconectado
Mensagens:3740
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2018 as 15:42
Pode usar a marrom , vc vai passar uma camada fina apenas na ponta onde o pedivela encaixa.

Não precisa retirar o mov central até porque se ele for selado shimano não tem o que fazer , apenas aproveite a ocasião pra conferir seu aperto , se mesmo assim vc quiser retirá-lo muito cuidado na hora de recolocar , essa rosca da caixa é bem sensível e se entrar um pouco torto o mov já pode detonar seu quadro.

Uma coisa a se pensar e se vc andou na chuva lama algo que pudesse contaminar o pedivela com água.

Certifique-se tbm na hora da retirada de encaixar bem a ferramenta pra não detonar a rosca do pedivela e se vc tomar gosto procure usar ferramentas melhores de cromo - vanadium , ferramentas vagabundas se desgastam rápido e podem estargar uma peça sua.

Outra coisa boa é vc arrumar um parafuso da medida do central e usar com uma porca e arruela pra fixar o extrator de movimento central bem , é fácil aquela ferramenta escapar se estiver com o mov central engripado , uma escapada e já era a parte de plástico ou a ponta da ferramenta quando vc está retirando o corpo principal.
Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mai 2018
SP
Desconectado
Mensagens:791
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2018 as 17:25
Eu comprei um quadro usado que tá assim. Eu desmontei ele e a rosca do lado contrario da coroa tá quase espanada. Com um copo de ferro da neco não entra, mas com copo de plástico da shimano deu aperto, aparentemente é só o inicio da rosca que tá ruim. Faz um ano que to com esse central e tá perfeito, sem folgas nos dois lados, mas quando eu pedalo em pé faz barulho, não tem jeito.

Mas acho pouco provável que este seja seu caso. Tente desmontar ele e limpar bem a rosca do quadro, as vezes entra sujeira bem ali. Mas se prepara, por que desmontar um pedivela, principalmente se ele tiver há muito tempo na bike e o mecânico não montou com graxa, é um trabalho bem pesado. Tome muito cuidado com o pedivela se ele for de aluminio, gire a ferramenta com a mão até o final e depois de um pequeno aperto com a chave, essa rosca espana com facilidade. Faça o que o misera falou, monte um parafuso pra segurar a chave no central, as vezes tá tão apertado que é quase impossível girar a chave e fazer força pra ela não escapar ao mesmo tempo.
Voltar para o topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Dez 2016
São Paulo
Desconectado
Mensagens:147
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RodrigoCasita Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2018 as 18:10
Não sei se é o seu caso, mas aconteceu comigo.
Já pensou que pode ser a caixa de direção? A bike não fazia barulho algum, mas se eu fizesse mais força ou pegasse uma subida começava a dar uns estalos, mexi no movimento central, canote, pedal, pedivela e nada, saquei a suspensão e limpei a caixa de direção, engraxei e o barulho sumiu.
Voltar para o topo
Joao Angú Ver Drop Down


Registrado: 14 Mai 2018
Brasil
Desconectado
Mensagens:384
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Joao Angú Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2018 as 20:18
Olá, o meu movimento central é ponta quadrada, coloquei na minha bike em 2016, e ele está fazendo barulho , mas quando eu saio com a bike, ele sai de boa, depois de 2 hs pedalando ele dá sinal, começa os estalos , independente de ser subida socando a bota ou no plano girando bem, ele estala . Daí p lá é até chegar em casa e guardar a bike, no outro dia começa tudo de novo. Se for o mesmo que está ocorrendo no seu, voce pode seguir os procedimentos citados acima que vai dar certo. Eu quando lavei as coroas da bike, mudei a posição do pe de vela e diminuiu os estalos, mas eles estão presentes. Como daqui a uns 2 anos eu vou mudar o pé de vela ( o que está na bike é de meados de 2003) , vou colocar um deore m590 9 speed juntamente com central bb52.
Voltar para o topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 07 Mai 2012
Desconectado
Mensagens:99
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bicicleteiropoa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Nov 2018 as 19:52
Vi um vídeo de que as vezes podem ser raios frouxos. Fui verificar e constatei que na roda traseira de fato havia alguns raios frouxos. Dei um leve aperto nestes para não darem mais folga. Mas os estalos persistem.
Hoje comprei o extrator de pedivela octalink (porque a minha maletinha JWS não veio apenas o de ponta quadrada). Como tenho o extrator de movimento central (que veio na tal maletinha, num sistema bem legal que encaixa uma chave allen, sem precisar de chave inglesa ou de boca), quando chegar vou tentar extrair e limpar tudo. Obrigado pela ajuda.
Voltar para o topo
ajunio3 Ver Drop Down


Registrado: 25 Nov 2017
Bahia
Desconectado
Mensagens:399
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ajunio3 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Nov 2018 as 22:13
Originalmente Postado por bicicleteiropoa bicicleteiropoa Escreveu:

Vi um vídeo de que as vezes podem ser raios frouxos. Fui verificar e constatei que na roda traseira de fato havia alguns raios frouxos. Dei um leve aperto nestes para não darem mais folga. Mas os estalos persistem.
Hoje comprei o extrator de pedivela octalink (porque a minha maletinha JWS não veio apenas o de ponta quadrada). Como tenho o extrator de movimento central (que veio na tal maletinha, num sistema bem legal que encaixa uma chave allen, sem precisar de chave inglesa ou de boca), quando chegar vou tentar extrair e limpar tudo. Obrigado pela ajuda.

Se forem raios frouxos, mesmo sem pedalar vc deveria ouvir alguma coisa. Especialmente inclinando a bike pros lados de pé sem pedalar (assim você aplica torção na roda, forçando os raios mais de um lado que do outro) e amplifica o barulho dos raios folgados

Aprendi isso com meu mecânico LOL
Voltar para o topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 07 Mai 2012
Desconectado
Mensagens:99
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bicicleteiropoa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Nov 2018 as 10:32
Pois é, não são os raios frouxos, como eu havia dito antes.
Ontem chegou meu extrator de pedivela octalink. Não consegui desmontar amanhã. Vou tentar fazer hoje à noite ou amanhã pela manhã, limpar tudo e depois coloco aqui.
Troquei os pedais. Coloquei uns pedais novos que eu havia comprado e nunca havia usado e os estalos persistiram. Não parece ser caixa de direção. 
Olhei um vídeo do "Onde Pedalar" que o cara fala que deve-se tirar o movimento central e verificar se há qualquer estalo ou resistência dele, ele deve ser trocado, haja vista que, sendo selado não há manutenção a fazer.
Confere isso?
Voltar para o topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 07 Mai 2012
Desconectado
Mensagens:99
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bicicleteiropoa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Nov 2018 as 11:05
O que sempre ouvi dizer é que, em comparação com o ponta quadrada, o octalink seria muito mais raro estalos em movimento central.
Vi um vídeo do site "Pedaleria" tratando sobre estalos que pode ser também o encaixe dos trilhos com o corpo do selim, sugerindo colocar cola "super bonder". O meu selim de fato está fazendo barulho, quando levanto a bike por ele, está estalando. Queria saber se é fato que esse ruído poderia surgir apenas quando se força a pedalada ou surgiria em qualquer condição. Obrigado
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Desconectado
Mensagens:3740
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Nov 2018 as 11:06
Verdade , quando ele dá problema já era , vc usa até dar folga quando a folga começar a te incomodar é hora de trocar.

Não dá pra abrir ele e reparar.
Voltar para o topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 07 Mai 2012
Desconectado
Mensagens:99
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bicicleteiropoa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Nov 2018 as 18:34
Tirei agora a pouco o pedivela e o mov. Central. Com o extrator de pedivela foi bem facil e não causou danos a nenhuma peça. O mov. Central saiu bem facil sinal que estava frouxo. Consegui desrosquear apenas com o soquete e a mão a parte do lado direito. Bem a sujeira de terra é o que mais tinha, aliada a oxidação do aço do mov. Central. O que mais me preocupou e que havia um fio da rosca do quadro, do lado direito, levantado. Dobrei ele varias vezes e quebrou. Agora estou apreensivo q isso possa causar problemas futuros. Proximo passo sera limpar bem, com desingripante e querosene para remover a graxa e os residuos de terra.
Meus questionamentos agora:
- graxa branca de moto a base de calcio ou azul a base de litio (a tampa do lado esquerdo é de plastico): qual usar?
- seria cabível instalar um tampão de borracha no orificio que liga o seat tube à caixa de direção para evitar a penetração de umidade que afete a parede do mov. Central?
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Desconectado
Mensagens:3740
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Nov 2018 as 18:45
O corpo do mov. central não importa pode estar sujo enferrujado , só passa um bombril de leve pra tirar a sujeira e pronto.

No lado de plástico vai na graxa de cálcio , tbm tem que passar um pouco no eixo antes de encaixar o pedivela , coisa pouca pro pedivela entrar macio e não se danificar , a graxa tbm vai ajudar a manter a água longe ao longo do tempo.
Voltar para o topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 07 Mai 2012
Desconectado
Mensagens:99
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bicicleteiropoa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Nov 2018 as 12:35
Valeu pelas dicas. Fiz isso tudo hoje de manhã.
Limpei bem todas as peças com desengripante (Jimo Penetril), pedivela movimento central, parafusos, e a caixa de centro, tirando bem a graxa velha. Os parafusos que prende o pedivela estavam sem aquele travante químico (uma tinta que diz que trava). Então passei um pouco de esmalte de unha (segundo recomendação de um vídeo do pedaleria. No resto do parafuso passei graxa. Passei graxa na rosca da caixa de centro e no pedivela (onde encaixa o eixo).
A merda que ocorreu foi quando fui dar o aperto na parte de plastico da tampa do movimento central (no lado esquerdo) que o soquete escapou e espanou um pouco as estrias, mas nada muito grave. Como estou querendo me "especializar" em mecânica de bikes, acabei de comprar aquele parafuso que o Pedaleria aconselha para evitar que esse soquete escape. Só achei no Ali Express, no mercado livre não tem.
Dei uma pequena testada e os estalos se foram. Agora é colocar na estrada e nas subidas fortes para ver.
A minha outra bike (que é ponta quadrada) também já está pedindo uma revisão no mov. central, porque também está com estalidos.... 
Bem pelo menos com essa manutenção caseira, acho que economizei uns 100 reales (a maletinha J.W.S está começando a se pagar).
Obrigado pela ajuda a todos.
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down


Registrado: 07 Jul 2015
belo horizonte
Desconectado
Mensagens:3740
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Nov 2018 as 13:31
E eu ainda avisei do parafuso que escapava facil .
Nao precisava nada especializado .
So levar o do pedivela numa loja de parafusos e comprar um longo com uma porca e arruela grossa.
Mais e isso , vivendobe aprendendo , daqui a pouco vc ta fera e vai ver que bike ebalgo simples.
A grana qye vai economizar da pra fazer varios upgrades.
Voltar para o topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Desconectado
Mensagens:2425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Nov 2018 as 03:49
Geralmente ele dá esses gritos, quando está indo pro fim da vida... O meu tá na capa da gaita, mas quero pegar um hollowtech logo, e matar a charada de vez.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 07 Mai 2012
Desconectado
Mensagens:99
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bicicleteiropoa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Nov 2018 as 18:36
 Problema resolvido. Acabaram-se os estalos quando se força a pedalada. Fiz o teste hoje, dando-lhe pau num estradão perto de casa.
No entanto descobri um novo ruído, desta vez é no selim mesmo, durante o todo o movimento há um rangido bem estridente, parece ser na junção dos trilhos com o suporte do selim.
Acho que o meu movimento central não está no fim da vida não. Conversei com um mecânico amigo meu e ele disse que é comum soltar, devendo haver a revisão do movimento central periodicamente.

Quanto à substituição de pedivela e mov. central por integrado Hollowtech II cuidado porque pode não ser um bom negócio, haja vista que o pedivela integrado não está imune a problemas e constantes manutenções.
Quando comprei essa bike com o octalink estava pensando em montar uma nova com o sistema hollowtech II. Então pesquisei aqui no fórum e verifiquei haver diversas reclamações sobre a durabilidade dos rolamentos, desde quando ele surgiu no Brasil até os dias atuais. Conversei com o meu mecânico, na cidade que eu morava (um cara muito experiente por sinal) e ele me aconselhou que quem tem octalink não deve mudar para o integrado apenas por ser mais moderno, pois a manutenção dos rolamentos é constante. Então optei pela compra desta equipada com o octalink, que me vinha sendo ofertada usada e em ótimo estado.
Para quem desempenha um uso intensivo da bike (não que este seja o meu caso), a durabilidade de rolamentos do Hollowtech II não chega a três ou quatro meses, o que é muito inferior aos octalink.

Abraços.... a todos que ajudaram
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Nov 2018 as 18:42
Nunca ouvi falar de hollowtech durar somente 3 meses...
Voltar para o topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Desconectado
Mensagens:2425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Nov 2018 as 19:50
Também não engoli essa... O octalink, não sei se hollowtech I, surgiu, porque o eixo era muito pesado. Porém, continuaram o problema das esferas serem pequenas. Então veio o eixo integrado oco, e rolamentos externos (7005, se lembro direito)...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
ajunio3 Ver Drop Down


Registrado: 25 Nov 2017
Bahia
Desconectado
Mensagens:399
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ajunio3 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Nov 2018 as 22:18
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Nunca ouvi falar de hollowtech durar somente 3 meses...

Somos 2, usei o meu 4.000 km e vendi a bike sem nunca nem lembrar que ele existe
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X