Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Espaçador no cassete perde desempenho do cubo?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Espaçador no cassete perde desempenho do cubo?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
adrsolano Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Abr 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrsolano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Espaçador no cassete perde desempenho do cubo?
    Postado: 25 Abr 2022 as 00:56
Olá, tudo bem com vocês ciclistas?
Eu queria tirar uma dúvida que eu venho tendo por que comprei uma bicicleta com um cassete de 7 marchas, e o cubo que tenho é chingling, pra ser exato, shunfeng kkkkk, e gostaria de colocar um shimano, pra ser mais exato, cubos dianteiro e traseiro 105, porém, é um cubo para 8 marchas, se eu colocar um espaçador para zerar o gap entre os pinhões, vou perder desempenho do cubo traseiro? ou essa adaptação com um espaçador pode ser feita sem medo para utilizar um cubo que não cabe um cassete 7 marchas? obrigado pelo tempo de antemão
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2022 as 17:45
Até onde sei, cubo é padronizado, nunca vi um específico p 8 marchas. Você pode colocar o cassete que quiser, que vai encaixar sem precisar de espaçador algum. é só ter certeza que o cubo atual realmente usa cassete e não catraca. 
Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2022 as 17:55
Originalmente postado por edd edd escreveu:

Até onde sei, cubo é padronizado, nunca vi um específico p 8 marchas. Você pode colocar o cassete que quiser, que vai encaixar sem precisar de espaçador algum. é só ter certeza que o cubo atual realmente usa cassete e não catraca. 

Logo alguém deve trazer as informações técnicas mais detalhadas, mas de fato existem os espaçadores.
São para cubos de 11V.

Voltar ao Topo
adrsolano Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Abr 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrsolano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2022 as 18:41
O cubo que pretendo colocar é um 105 5600 da Shimano, diz no site que ele é 8, 9 e 10v, por isso tive essa dúvida se precisa de um espaçador pro cassete chegar no mesmo tamanho que seria um 8v (não sei se isso interfere na blocagem, ou no alinhamento da corrente do cassete com o pedivela) mas como vocês estão dizendo que não tem problema, vou comprar e equipar com o meu cassete 7v 14-34 megarange que já veio com a bicicleta (estou tentando manter o mais barato possível só que com componentes de boa qualidade, se não eu teria que trocar STI por que os meus são tourney de 7v, isso implicaria também na troca de cassete e cambio traseiro, tenho tudo tourney)
Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2022 as 19:38
Originalmente postado por adrsolano adrsolano escreveu:

O cubo que pretendo colocar é um 105 5600 da Shimano, diz no site que ele é 8, 9 e 10v, por isso tive essa dúvida se precisa de um espaçador pro cassete chegar no mesmo tamanho que seria um 8v (não sei se isso interfere na blocagem, ou no alinhamento da corrente do cassete com o pedivela) mas como vocês estão dizendo que não tem problema, vou comprar e equipar com o meu cassete 7v 14-34 megarange que já veio com a bicicleta (estou tentando manter o mais barato possível só que com componentes de boa qualidade, se não eu teria que trocar STI por que os meus são tourney de 7v, isso implicaria também na troca de cassete e cambio traseiro, tenho tudo tourney)


Você tem certeza que já é cassete?
14x34 tem cara de catraca.
Normalmente os cassetes serão 11 ou 12 o menor pinhão.
Cassete de 7 velocidades costuma ser um pouco menos comum.
Tome cuidado para não fazer um upgrade e compras desnecessários.
Voltar ao Topo
adrsolano Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Abr 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrsolano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2022 as 19:43
É uma triban RC100, aquela gravel de 2k da decathlon, no site diz que é:
Cassete: SHIMANO 14 x 34.
Inspirada no BTT, a Mega Range de 34 permite gerir bem os esforços.

essa é a descrição exata, e eu creio que é um cassete mesmo, só que de 7v pra ter relação com o câmbio traseiro tourney
Voltar ao Topo
adrsolano Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Abr 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrsolano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2022 as 19:53
Eu até poderia colocar um cassete 8v mas isso seria um pouco ruim por que eu estaria inutilizando uma marcha do cassete por que o meu manete sti não tem 8v, então não vejo por que eu deveria trocar o cassete, por isso me veio a dúvida dos cubos, a maioria diz que é 8v pra cima
Voltar ao Topo
adrsolano Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Abr 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrsolano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2022 as 20:19
pelo que ví é o cassete cs-hg-200-7 hyperglide 14-34D da shimano

Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2022 as 06:11
Uma resposta por vez:

* Cassetes 7v são mais estreitos e realmente precisam de um espaçador pra encaixar um freehubs 8v e acima. E não causa perda de desempenho, mas precisa checar a linha da corrente, pra ver se tudo está OK.

* Segundo a Shimano, o cassete CS-HG200-7 não tem config 14-34d, somente 12-32d ou 12-28d. Confira abaixo:

https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/tourney/CS-HG200-7.html

* 14-34d é catraca de rosca MegaRange. O site da Decathlon não é atualizado, no entanto. Outro colega de fórum já citou que essa bike tem cassete mesmo. Sugiro que tire a roda traseira e poste fotos em close do centro da roda pra gente poder identificar aqui.

Uma sugestão: no caso da troca por cubos melhores, eu iria totalmente nessa linha e trocaria os aros e raios tb, efetivamente fã,endo outras rodas, pra aproveitar a mão de obra. Geralmente, a raiação é relativamente cara e vc tem uma roda melhor com raios e aros novos, não deformados. Cubos de boa qualidade, nipples em inox ou latão e aros razoáveis, Vzan ou melhor, fazem rodas boas.

Editado por dwsmartins - 26 Abr 2022 as 06:11
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2022 as 20:40
Como o Martins já mencionou só tem esses dois cassetes 7V. Já usei em uma bike o 12-28 e é necessário o espaçador para que ele dê aperto, mas não é nada de outro mundo, funciona sem problemas.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X