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Escalonamento/gaps grupo (Claris 8v)

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flabombarda Ver Drop Down


Registrado: 11 Jul 2020
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de flabombarda Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Escalonamento/gaps grupo (Claris 8v)
    Enviado: 03 Set 2020 as 17:22
Sou iniciante, estou no esporte a cerca de 2 meses, e quando comprei a bike (Caad Optimo kit Claris 8v) no imaginei que o escalonamento de marchas fosse algo to importante.

esse fds fiz um pedal mais longo (130km) na castelo com subidas e descidas, vento contra, e em VARIAS situaes eu cai naquela situao de no ter a marcha certa ....
Se subia uma, ficava pesada, se desce ficava muito leve, parecia besteira, mas isso me fazia gastar mais energia do que devia. Foi um pedal de quase 6horas, e foram varias as situaes onde caia nessa situao, ento fiquei pensando o quanto de desgaste adicional eu tive por conta disso, no da pra mensurar isso claro, mas na epoca da compra pensei ainda em buscar uma bike c/ grupo Sora, mas no sei se resolveria o problema.
Como pretendo j fazer um upgrade no final do ano, devo pular direto pro grupo 105.

Minha concluso nesses 2 mese s que o grupo Claris no limita em nada, mas atrapalha em algumas situaes por ter uns gaps maiores entre as marchas.

Isso faz sentido mesmo ou frescura minha ? No tenho muita referencia pra me basear, mas fiquei com essa sensao clara.

obrigado,
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gm1987 Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Set 2020 as 17:43
Faz todo o sentido, porm te questiono: Quantos KMs rodou nesses 2 meses de esporte?

Sem preconceitos, mas te considero ainda novato no esporte. Ciclismo comea a fazer sentido depois de 3, 4mil km pedalados... At l iniciao. 

Com o tempo e condicionamento melhor talvez perceba menos o efeito do escalonamento, e sofra menos no pedal, mas ele existe sim e fato!!!! Mas no use isso de muleta, bora treinar!!!!
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flabombarda Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de flabombarda Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Set 2020 as 17:58
Rodei no total at aqui 1500, e sem stress, sou sim iniciante assumido LOL
Mas j visivel esse gap entre algumas marchas.
De forma alguma usar de muleta ! Pelo contrario, mas qdo vc nao encontra uma cadencia legal, atrapalha. Acho que talvez 3, 4K km ainda seja pouco pra deixar de ser novato, mas com certeza 1500 nao me credencia p/ o Tour de France :-) 

Nao nada impeditivo, consigo rodar em alta, e consigo rodar em baixa, s em algumas situaoes gera esse desconforto mesmo !
Bora pedalar !
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Degan Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Degan Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Set 2020 as 18:12
flabombarda.
Fique tranquilo, sempre vai faltar marcha certa! Seja final, mais leve, intermediria...se soubesse hoje o quanto eu lamentei no ter um cog 16 no meu cassete.
Use isso a seu favor e encare como parte do seu treino. Essas variaes de cadncia so mais produtivas do que imagina.

Meu treinador sempre pede para alternarmos volanto e volantinho (coroa maios e menor). Se estou na parte de trs do grupo ele pede p jogar no volantinho e acompanhar...o RPM vai l para os 110/115. Isso ajudou muito para no sentir tanto desgaste qdo tiver em uma cadncia mais alta. Antes, a FC explodia.



Editado por Degan - 03 Set 2020 as 18:13
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flabombarda Ver Drop Down


Registrado: 11 Jul 2020
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de flabombarda Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Set 2020 as 18:49
Obrigado pelos toques !
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stefanob Ver Drop Down
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Registrado: 25 Jan 2016
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de stefanob Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Set 2020 as 19:06
sentido faz, voc ter 8, 9 ou 10v (ou +) sempre ajuda a ter um escalonamento mais suave e/ou mais opes pra diferentes terrenos
mas o que foi comentado bem importante.. difcil voc sempre ter a marcha perfeita disposio, voc vai sentir alguma falta qualquer que seja teu grupo (obvio que d pra minimizar), e com mais rodagem e mais experincia voc vai aprendendo a tirar mais proveito da tua bike mesmo com o grupo mais de entrada..

um ponto que eu acho super vlido esse que o Degan comentou da cadncia.. a gente sempre vai ter uma cadncia em que se sente mais confortvel, mas importante treinar cadncias mais altas e mais baixas a fim de se acostumar com elas
assim quando for necessrio voc usar uma cadencia diferente pra fechar o gap entre 2 cogs, voc no vai sentir esse baque.. vai ainda conseguir manter uma pedalada boa, eficiente
Road Tropix Madrid 2018 - Rodas Superteam 50C (review)
https://www.strava.com/athletes/14288255
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am.araujo Ver Drop Down
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Registrado: 25 Mai 2018
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de am.araujo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Set 2020 as 07:51
Sua queixa tem fundamento, o cassete 8v da shimano tem gaps terrveis, pular de 13 pra 11 usando um volanto de 53 por exemplo um abismo, geralmente eu uso o cassete da Sunrace, embora seja mais gentil em alta velocidade o gap de 14 pra 12 ainda do um bocado. Eu sempre pedalei com 8v, queria um grupo 10v mas o preo um impeditivo, ento me adaptei a isso.

O esquema olhar para os ciclistas da velha escola do ciclismo, tipo um Pantani da vida. Voc no ter muitas opes de marchas, ento o esquema adaptar seu corpo pra maior variedade de rotaes possveis, voc precisa de fora quando a marcha estiver pesada e cadencia quando o vento tiver a favor. Com tempo voc se adapta a isso, lgico que um grupo melhor vai te ajudar a poupar um pouco as foras num pedal muito longo, mas voc consegue compensar nas pernas, ento t valendo.
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Gustavoct Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Gustavoct Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Set 2020 as 10:29
Eu tambem uso o grupo Claris 8V e realmente tem gaps grandes, eu troquei o original 11-32 por um 11-28 e melhorou um pouco. Agora to usando uma bike com 10V 11-28 e faz bastante diferena nas subidas, quando vou reduzir umas 5 marchas entre o inicio e o fim da subida, com 10V mais suave, mas no a salvao no, continuo chegando morto... Antes pensava no Tiagra para substituir o Claris, mas ja penso no 105 11v.

Att.
Gustavo
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Degan Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Degan Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Set 2020 as 10:53
Originalmente Postado por Gustavoct Gustavoct Escreveu:

mas ja penso no 105 11v.


e logo mais vai pensar no de 12. Fazer alguma modificao em coroas e etc...
No adianta, parece que sempre falta kkk
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dimas2dimas Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Set 2020 as 11:08
Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

flabombarda.
Fique tranquilo, sempre vai faltar marcha certa! Seja final, mais leve, intermediria...se soubesse hoje o quanto eu lamentei no ter um cog 16 no meu cassete.
Use isso a seu favor e encare como parte do seu treino. Essas variaes de cadncia so mais produtivas do que imagina.

Meu treinador sempre pede para alternarmos volanto e volantinho (coroa maios e menor). Se estou na parte de trs do grupo ele pede p jogar no volantinho e acompanhar...o RPM vai l para os 110/115. Isso ajudou muito para no sentir tanto desgaste qdo tiver em uma cadncia mais alta. Antes, a FC explodia.



Se o ultegra 11-25 no fosse to caro, nossos problemas estariam solucionados. Do 11 ao 17 sem pulos.

Dos grupos mais de entrada, o melhor escalonamento de 9v o 11-28 HG400 e de 10v o 11-25 HG500.

No sei o motivo de no ser, mas a Shimano deveria fazer um 105 11-28 com 11.12.13.14.15.16.17.19.21.24.28...

Editado por dimas2dimas - 04 Set 2020 as 11:31
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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LeoSilva Ver Drop Down


Registrado: 07 Mar 2020
curitiba pr
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de LeoSilva Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Set 2020 as 12:27
Existem vrias opes de cassetes de 8 velocidades da Shimano e sunrace. No precisa trocar o grupo inteiro.

Tambm d para trocar as coroas do pedivela n.
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Dynamoo Ver Drop Down
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Registrado: 10 Ago 2017
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Dynamoo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Set 2020 as 13:59
Trocar as coroas no pedivela pode acentuar mais ainda esse gap, no tem muito o que fazer, se adaptar, tirar proveito desse grupo para treinar as situaes de cadencia alta ou mais baixa. 
Com certeza um grupo 105 ir fazer uma diferena muito boa!
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Vincius Maral Ver Drop Down


Registrado: 10 Jul 2019
Gois
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Vincius Maral Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Set 2020 as 16:18
Com a relao Claris 8v tenho 2 bikes: uma com cassete 11-32 8v alvio e outra com 12-23 8v Sora.Pesquisando bem, voc encontra 0km, na caixa, cassetes que atualmente tem 9v e ja foram de 8v h 5 ou 9 anos(por serem de linhas superiores possuem at 70% do peso de atuais).Na 11-32 a final fica incrvel e as opes de escalonamentos super ampla, j a 12-23 tem velocidades mdias fodsticas, perdendo em amplitude/escalonamentos e em final(12 dentes).Nas minhas 9v eu tambm uso 11-28 9v atual Sora e 11-25 9v Tiagra(penltimo).Os problemas e qualidades se repetem, assim como nas 8v.
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LeoSilva Ver Drop Down


Registrado: 07 Mar 2020
curitiba pr
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de LeoSilva Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Set 2020 as 15:54
Originalmente Postado por Dynamoo Dynamoo Escreveu:

Trocar as coroas no pedivela pode acentuar mais ainda esse gap, no tem muito o que fazer, se adaptar, tirar proveito desse grupo para treinar as situaes de cadencia alta ou mais baixa. 
Com certeza um grupo 105 ir fazer uma diferena muito boa!


Sim. S dizendo da possibilidade de trocar as coroas do pedivela com coroas removveis.

Acho que trocar o grupo inteiro no vale muito a pena devido ao preo do grupo. Trocar o cassete por outro com escalonamento diferente sai barato. Se for para trocar o grupo por um 105 a acho mais vantagem vender a bike e comprar uma caad13 105.
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94573 Ver Drop Down


Registrado: 22 Mai 2020
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de 94573 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Set 2020 as 21:04
No creio que possa ser considerado iniciante no pedal de estrada, tenho mais de 15 mil km rodados e minha primeira speed tinha um grupo Tourney 2x7. Eu sabia que era o de entrada da poca e que ele ia tornar algumas situaes de pedal mais complicado que se tivesse um 105, mas como j falei em outras oportunidades no meu modo de ver o equipamento evolui junto com o ciclista. No adiantaria nada eu ter uma bike super leve e com componentes de ponta se nunca tinha pedalado de road na vida. Ento s troquei de bike quando no tinha mais o que tirar da antiga e no por coincidncia pulei pra uma como grupo Claris.

Meu conselho de ex-iniciante seria sugerir que voc aproveite cada situao adversa como oportunidade de preparar o seu corpo pras situaes adversas que surgirem (e elas certamente surgiro). Se existe um gap na relao da sua bike que te tire da zona de conforto, utilize esses momentos pra treinar, conhecer melhor o seu equipamento e os seus limites.

Ainda t bem longe de tirar tudo que tenho pra tirar da minha bike porque no evolu o suficiente pra que o uso dela esteja no seu limite. Me parece que voc tambm no, ento use os "problemas" da relao da sua bike como ferramenta de desenvolvimento sempre que possvel.

Abrao e bons pedais!
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94573 Ver Drop Down


Registrado: 22 Mai 2020
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de 94573 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Set 2020 as 21:08
Originalmente Postado por LeoSilva LeoSilva Escreveu:

Sim. S dizendo da possibilidade de trocar as coroas do pedivela com coroas removveis.

Acho que trocar o grupo inteiro no vale muito a pena devido ao preo do grupo. Trocar o cassete por outro com escalonamento diferente sai barato. Se for para trocar o grupo por um 105 a acho mais vantagem vender a bike e comprar uma caad13 105.
Definitivamente no vale a pena trocar grupo, em especial com o dlar atual, e ainda mais um upgrade desse tipo (Claris pra 105). Com o que se investe fazendo essa mudana, vale muito mais a pena trocar de bike.
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Miguel RMS Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Miguel RMS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Set 2020 as 14:21
Eu tinha uma bike com grupo Sora (Domane 2.0 2014) e hoje uso uma Domane AL2 2019 com grupo Claris. As bikes tem geometria semelhante, por isso servem bem para comparao.
Os gaps do Claris atrapalham de forma considervel na velocidade mdia, por exigirem mais fora em retomadas quando h uma mudana brusca de cadncia. Agora que estou tendo consistncia nos treinos e com uma quilometragem maior estou conseguindo superar com o Claris o desempenho que tinha com o Sora.
O grupo Claris no vai impedir de pedalar com prazer ou de evoluir, mas para quem procura desempenho, melhor considerar um grupo superior, esta minha opinio pelo comparativo pessoal que fiz.

Abrao e bons pedais!
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LeoSilva Ver Drop Down


Registrado: 07 Mar 2020
curitiba pr
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de LeoSilva Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Set 2020 as 16:03
Originalmente Postado por Miguel RMS Miguel RMS Escreveu:

Eu tinha uma bike com grupo Sora (Domane 2.0 2014) e hoje uso uma Domane AL2 2019 com grupo Claris. As bikes tem geometria semelhante, por isso servem bem para comparao.
Os gaps do Claris atrapalham de forma considervel na velocidade mdia, por exigirem mais fora em retomadas quando h uma mudana brusca de cadncia. Agora que estou tendo consistncia nos treinos e com uma quilometragem maior estou conseguindo superar com o Claris o desempenho que tinha com o Sora.
O grupo Claris no vai impedir de pedalar com prazer ou de evoluir, mas para quem procura desempenho, melhor considerar um grupo superior, esta minha opinio pelo comparativo pessoal que fiz.

Abrao e bons pedais!


Mas o que faz o escalonamento das marchas no o grupo. o cassete (aquela pea de engrenagens que vai na roda traseira).

O que muda de um grupo para outro e a quantidade de engrenagens que o cassete tem. 8 claris, 9 sora, 10 tiagra, 11 105 etc.

A Caloi Strada antiga vinha com grupo claris com cassete de 8v com engrenagens com 12 dentes a menor e 23 a maior.

Escalonamento diferente da caad Optimus.

Ento para mudar o escalonamento basta mudar o cassete.

Editado por LeoSilva - 06 Set 2020 as 16:13
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Miguel RMS Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Miguel RMS Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Set 2020 as 17:20
Certo, faltou eu citar que ambas tinham cassete compacto, mas a diferena est entre o Claris de 8V e o Sora 9V. isso que faz o tal gap atrapalhar um pouco a performance.
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