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Erro na pintura de quadro de aço carbono

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Matheus avila Ver Drop Down
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Registrado: 12 Ago 2019
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    Enviado: 12 Ago 2019 as 10:06
Bom dia!!

Recentemente peguei uma bicicleta velha Houston que tinha aqui em casa e desmontei inteira, quase tudo enferrujado, só me sobrou o quadro, o garfo, o guidom o canote e o selim.

Pretendo pintar o quadro em casa, já removi todos os pontos de ferrugem e está todo lixado. Porém, antes, quis fazer um teste pintando o canote, que é menor e mais simples.

Eu lixei com várias lixas d'água, dei duas demãos de primer, lixei o primer de leve e dei duas demãos de tinta. Nem passei o verniz, achei que o resultado não ficou muito bom.

Existe algo que eu não esteja fazendo? Ou algum truque para a tinta ficar melhor?

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gm1987 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Ago 2019 as 10:09
Manda fotos do resultado. O que aconteceu, pouco brilho, aparência de enrugado, escorreu?

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Matheus avila Ver Drop Down
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Moro em uma cidade de clima bem quente, e mesmo depois de quase dois dias deixando secar, a tinta estava pegajosa e ficando marcas como a digital

Na primeira demão de tinta eu deixei a cobertura bem leve, bem pouca.

Na segunda, eu só fiz preencher os espaços que faltavam, com cuidado para não criar uma camada muito espessa.

Mas mesmo assim, depois de ter dado o tempo de secagem a tinta se comportou desse modo.

Pode ser a qualidade da tinta em si?

Usei primer automotivo e tinta que me foi dito na loja ser específica nota este uso.

(Infelizmente, fotos só mais tarde 😔)
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gm1987 Ver Drop Down


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Comprou tinta automotiva? Qual tipo de tinta? Utilizou qual solvente para diluir?

Algumas tintas automotivas exigem uso de catalisador para efetuar a cura. Acho que este é seu problema...
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Matheus avila Ver Drop Down
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A tinta é spray automotiva
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gm1987 Ver Drop Down


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Esses tempos comprei um spray, e ficou o mesmo resultado, tinta molenga, saindo se raspar com a unha... Era questão de qualidade mesmo, se não me falha a memória era colorgin

Uma tinta dessas spray, com 30 minutos ela seca ao toque, ou seja, já não ficaria mais sua digital marcada


Editado por gm1987 - 12 Ago 2019 as 13:16
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Gryphon Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gryphon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2019 as 09:07
Tinta spray é de baixa qualidade. É boa para pintar alguma coisa que fica parada no canto, mas numa bike, a pintura tem de ser resistente.

Sei que não está ao alcance da grande maioria, mas a minha GT eu mesmo pintei com compressor e pistola:
https://www.pedal.com.br/forum/projeto-gt-93_topic91564.html

Tem detalhes ali que não ficaram perfeitos. Sei que se eu pintar com pais regularidade, a prática leva à perfeição.
A bike foi pintada com tinta PU e uma coisa que me incomodou muito é o fato da PU ser uma tinta catalisada. Não sei se foi erro meu ou algum problema da tinta, mas ela começou a catalisar ainda na pistola, gerando entupimentos e dificuldades de funcionamento. Se para uma peça pequena como um quadro de bicicleta ficou desse jeito, imagina para pintar um carro.

Eu sempre pintei com tintas que dão cura por evaporação e nesse sentido acho que me darei melhor com pinturas metálicas.

Para quem não tem equipamento, acho que vale mais a pena levar para pintar no funileiro mais próximo. Muitas vezes até compensa porque você pode usar uma sobra de alguma tinta que ele tenha por lá e o serviço sai ainda mais barato.

Outra possibilidade que posso pensar no futuro: pintura eletrostática.

Fazer você mesmo a pintura tem a graça de você se divertir fazendo e ao término poder dizer para todo mundo "fui eu que fiz...".
Porém, em termos de custo, trabalho que dá e resultado final, é muito melhor levar para fazer.
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Matheus avila Ver Drop Down
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Registrado: 12 Ago 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Matheus avila Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2019 as 09:39
Hehe 🥴

Então, eu não quis levar em algum lugar porque achei que não valeria à pena, e por juntamente querer tentar eu mesmo!

Agora depois de alguns dias, a tinta secou melhor. Ainda acho que ela é uma tinta de baixa qualidade, mas quero fazer alguns testes antes de desistir.
Lixei e apliquei mais uma demão, vou aplicar também o verniz e esperar tudo secar e curar por completo antes de me decidir se vou desistir, comprar tinta melhor ou algo parecido.

Vou pegar umas dicas desse seu posto aí que tá muito completo

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gm1987 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2019 as 10:20
O PU é bem chatinho de trabalhar, por isso não é utilizado nos carros a anos... Mas seu problema provavelmente foi falta de diluição, PU deve ser diluído entre 10 a 20%. E no caso de pintar uma bike, catalisar uma pequena quantidade de tinta é problema, pois a mínima variação na pesagem do catalisador afeta muito o desempenho. Isso é comprovado pelo fato de pintura aerógrafo não utilizar PU.

Para quem gosta do DIY, recomendo muito a tinta poliéster... Quem nunca pintou, olhando um ou dois vídeos no youtube já consegue pintar satisfatoriamente com poliéster. Único contra é necessidade de verniz. 


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zex Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zex Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2019 as 14:33
Na época que eu pintei a minha bike( que por sinal é também uma GT como a do colega acima..kkk), em fim eu pintei ela com tinta P.U. mas não tive os problemas que os colegas citaram, na época eu só segui a recomendação que estava na lata(  diluição com thinner correto , mistura do catalisador e pressão da pistola) ,   usei um compressor de 25L e uma pistola de baixa pressão e baixo volume de ar , que era a correta para usar com compressor pequeno..  Depois da pintura pronta, eu lixei ela e fiz um polimento para que ficasse lisinha, sem fazer um lixamento e um polimento, algumas partes da pintura poderão apresentar o tal do aspecto de casca de laranja ..  A pintura  está muito boa até hoje, tirando alguns raladinhos de uso  nada significativo .


Não vale a pena pintar a bike com spary.. Ele é uma tinta muito fraca e qualquer solvente como um querosene  usado para desengraxar , pode fazer com que a tinha derreta ..  O PU já não tem esse problema, é uma tinha muito resistente nesse sentido.  Sobre a resistência a atritos, a resistência dela vai ser igual como se estivesse pintado no carro, sem mais e nem menos.. A vantagem da PU  é que não precisa passar verniz, e caso precise retocar ou refazer a pintura, não precisa pintar a peça toda, mas sim só o pedaço afetado ( no caso da bilke, o tubo onde está o defeito).

Geralmente quando se pinta com poliester, o verniz usado para protege-la é de PU o que acaba na tendo os mesmos problemas que pintar diretamente em PU.  Normalmente a poliester é usada para fazer pintura metálica já que não existe PU metálico( não conheço PU metálico) . Pintura em poliester não da para fazer retoques como no PU .. Errou tem que pintar o pedaço inteiro..


Editado por zex - 13 Ago 2019 as 14:48
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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