Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Enxugar o peso de uma aro 26. Enxugar gelo?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Enxugar o peso de uma aro 26. Enxugar gelo?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Gardenzio Maltese Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2020
Recife - PE
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gardenzio Maltese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Enxugar o peso de uma aro 26. Enxugar gelo?
    Postado: 29 Jul 2020 as 15:23
Fala galera! Beleza? Primeira mensagem aqui no Fórum, então espero estar de acordo com as diretrizes e normas de funcionamento da plataforma. Qualquer coisa de diferente, basta me dizer que eu com muito carinho acolherei as recomendações. Ciente disso, vamo simbora... 

Então, tou querendo enxugar o peso de minha Caloi Alluminum Sport 2015 aro 26, a começar pelas rodas (preferencialmente), mas tenho pesquisado muito e notado que as rodas aro 26 no mercado são todas muito pesadas. Para se ter uma ideia, eu pesei minhas rodas (ou seja, pneu + câmara de ar + raios + cubo + jante + catraca [no caso da roda traseira]), e todo o conjunto deu 4,4kg! Só as rodas. Aí eu caí da cadeira agora só de escrever o peso kkk Ou seja, é muito pesado. Sem os pneus e câmaras de ar, o conjunto da 2,3kg aprox. 

Os pesos, respectivamente: (1) roda dianteira (com pneu e câmara) = aprox 2 kg, (2) roda traseira (com pneu e câmara) = aprox. 2,4 kg, (3) roda dianteira (sem pneu e câmara) = aprox. 1 kg e (4) roda traseira (sem pneu e câmara) = aprox. 2,3 kg.

Pesquisando, pesquisando e pesquisando, vi que não tem muita opção no mercado pra baixar esse peso aí das rodas. Por outro lado, vi conjunto de rodas aro 29, o par por R$ 300 no mercado livre, pesando (par) 1kg. Já é uma diferença e tanta.

Nisso, eu passei a me perguntar: "rapaz, acho que estou enxugando gelo ao tentar reduzir o peso dessa minha bike aí". Parece que, se o objetivo é dar um regime da bike (afinal, se eu fizer algum regime comigo eu desapareço do mapa kk), o melhor mesmo é migrar para uma 29 e comprar item por item (preferencialmente), ou comprar uma montada e ir trocando os itens aos poucos. 

Afinal, tou enxugando gelo? 

Grande abraço!
Voltar ao Topo
Gardenzio Maltese Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2020
Recife - PE
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gardenzio Maltese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 15:40
O regime que estou pensando em fazer, sem ser nas rodas, é: 

1. Trocar pedivela shimano tourney + movimento central atuais (peso conjunto aprox. = 1,3kg)
1.1. Comprar pedivela coroa única  34t Absolute Prime + Movimento central Hollowtec (peso esperado conjunto exato = 885g).
1.1.2 Resultado do "regime" = aprox. 415g. Custo = R$ 412 (preço pedivela Absolute + hollowtec)

1.2. Tirar rapid fire dianteiro (aprox. 200g), inserir manete TSW dianteiro (aprox. 75g) e tirar câmbio dianteiro (aprox. 235g). 
1.2.1. Resultado desse regime = aprox. 360g. Custo = R$ 100 (par de manete TSW + frete)

2. Trocar canote (377g) e selim (301g) atuais. Total peso conjunto = 678g
2.1. Comprar canote carbono (200g) e comprar selim carbono acochoado (220g). Custo total R$ 400 
2.3. Resultado desse regime = 258 g a menos. 

3. Resultado do regime com todas as trocas = itens [1.1.2] +[1.2.1] + [2.3] = 415g + 360g + 258g 
3.1. Resultado final do regime = 1033g ou 1,033 kg. 
3.2. Custo total do regime = R$ 912 

Conclusão: vale a pena gastar R$ 912 reais pra tirar peso de uma aro 26? 
  
Voltar ao Topo
lgrubilar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2017
Osasco - SP
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lgrubilar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 15:58

Também possuo uma bike aro 26 de entrada (sem raça definida - toda montada) e na minha humilde opinião o que mais influencia no peso dela é o garfo (suspensão), pneus e acessórios (pézinho, bagageiro, etc.) o restante é detalhe, ainda mais pra uma bicicleta de entrada.

Em geral as suspensões baratas de bicicletas 26 pesam mais de 2kg. A minha é uma Suntour M3020 que pesa 2,2kg...mas as XCT e as genéricas devem pesar mais ainda que isso. Um garfo rígido simples de alumínio (o Fib famoso) pesa pouco menos de 1kg, se for algum de aço um pouco mais.

Pneus baratos como os que uso (pirelli phantom balão) pesam em média uns 900g cada. Se pegar uns pneus mais finos e melhores tipo o famoso kenda kwest já vai dar uma reduzida (530g cada). Vai reduzir aí pelo menos meio kg além de melhor o arrasto.

Essas variações são tão relevantes que a minha mesma bike chega a ter 13,5kg com pneu balão, bagageiro, pézinho e sem estes acessórios, mais pedal clip e pneu de corrida cross country super leve (menos de 700g o par) caia pra 10,2kg.

Ou seja, se ainda quiser manter essa bike, ainda mais nesse momento de alta geral no preço das novas, minha sugestão é trocar os pneus por uns mais leves e a suspensão por um garfo rígido. Vale observar que o garfo rígido pra 26 vai rebaixar um pouco a frente da sua bike, conforme discutido em vários tópicos sobre isso aqui.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 16:04
Gastar 900 pratas pra tirar peso de uma bike de 900 pratas? Clap
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 18:44
Voce vai rodar com coroa única em aro 26 ? Eu já experimentei em aro 29 e curti bastante, porem acho que para aro 26 não fica bom, sei lá , apenas minha opinião. Voce falou que não encontra rodas prontas aro 26 com um peso baixo, mas já pensou em comprar as folhas de aro e montar com raios super leves. Porem acho que o momento não é de comprar peças nem bike, está tudo bem caro.
Voltar ao Topo
Carllos Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Abr 2020
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carllos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 18:46
Mau vale tirar peso de aro 29, imagina de 26 kkkkkk
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 19:50
Originalmente postado por Gardenzio Maltese Gardenzio Maltese escreveu:


Conclusão: vale a pena gastar R$ 912 reais pra tirar peso de uma aro 26? 
  


Em vez de carregar duas garrafas de água de 900ml cada, carregue uma só... Taí a tua economia de 1 kg...

Big smile

R$ 912,00 reais mais barato que a tua ideia...

LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 01:56
entrar nesse mundo wheight wennie e caro.
a conta que fazem para ver se vale a pena é a seguinte:

Cada grama a menos deve custar igual ou menos do que um dolar.

entao, se voce ta tirando 900 gramas gastando 900 reais ta valendo muito a pena!

com o dolar atual, um quilo a menos na bike pode custar ate 5.000 reais!

diminuir funcoes da bike e o jeito mais barato, trocar uma suspensão por um garfo rigido por exemplo chega a salvar 1 ou 2 quilos com 400,00.


agora esses seus upgrades...ja andou em alguma bike assim como esta querendo fazer ?

Editado por christianmdt - 30 Jul 2020 as 02:19
Voltar ao Topo
fabiomuniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2018
Petropolis - RJ
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiomuniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 02:39
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

entrar nesse mundo wheight wennie e caro.
a conta que fazem para ver se vale a pena é a seguinte:

Cada grama a menos deve custar igual ou menos do que um dolar.

entao, se voce ta tirando 900 gramas gastando 900 reais ta valendo muito a pena!

com o dolar atual, um quilo a menos na bike pode custar ate 5.000 reais!

diminuir funcoes da bike e o jeito mais barato, trocar uma suspensão por um garfo rigido por exemplo chega a salvar 1 ou 2 quilos com 400,00.


agora esses seus upgrades...ja andou em alguma bike assim como esta querendo fazer ?


Essa conta só vale abaixo de certo peso.

Se a pessoa tem uma bike de aço, la pros 18kg de peso, se der essa bike pra alguém e comprar uma bike de 1500 reais com 14kgs, ele consegue reduzir 4 kgs com 300 dolares, e ainda pode fazer alguém feliz por ganhar uma bike.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 07:55
Amigo, quanto vale sua bike? Nessa época eu diria que 400, talvez 500 reais...

Vendendo sua bike e completando os 900, vc teria R$1.400

Com 1.400 vc compra uma aro 26" usada, MUITO SUPERIOR a sua bike em todos os componentes e  kg mais leve, certamente!

Para vc ter um exemplo, comprei uma Scott Scale 50 COM PROCEDÊNCIA por 1.400

Usadas basta ter paciência e procurar, sempre encontra um bom negócio.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 07:55
PS: Essa scott pesa 11,4 kg... 
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 08:01
Originalmente postado por Gardenzio Maltese Gardenzio Maltese escreveu:

Fala galera! Beleza? Primeira mensagem aqui no Fórum, então espero estar de acordo com as diretrizes e normas de funcionamento da plataforma. Qualquer coisa de diferente, basta me dizer que eu com muito carinho acolherei as recomendações. Ciente disso, vamo simbora... 

Então, tou querendo enxugar o peso de minha Caloi Alluminum Sport 2015 aro 26, a começar pelas rodas (preferencialmente), mas tenho pesquisado muito e notado que as rodas aro 26 no mercado são todas muito pesadas. Para se ter uma ideia, eu pesei minhas rodas (ou seja, pneu + câmara de ar + raios + cubo + jante + catraca [no caso da roda traseira]), e todo o conjunto deu 4,4kg! Só as rodas. Aí eu caí da cadeira agora só de escrever o peso kkk Ou seja, é muito pesado. Sem os pneus e câmaras de ar, o conjunto da 2,3kg aprox. 

Os pesos, respectivamente: (1) roda dianteira (com pneu e câmara) = aprox 2 kg, (2) roda traseira (com pneu e câmara) = aprox. 2,4 kg, (3) roda dianteira (sem pneu e câmara) = aprox. 1 kg e (4) roda traseira (sem pneu e câmara) = aprox. 2,3 kg.

Pesquisando, pesquisando e pesquisando, vi que não tem muita opção no mercado pra baixar esse peso aí das rodas. Por outro lado, vi conjunto de rodas aro 29, o par por R$ 300 no mercado livre, pesando (par) 1kg. Já é uma diferença e tanta.

Nisso, eu passei a me perguntar: "rapaz, acho que estou enxugando gelo ao tentar reduzir o peso dessa minha bike aí". Parece que, se o objetivo é dar um regime da bike (afinal, se eu fizer algum regime comigo eu desapareço do mapa kk), o melhor mesmo é migrar para uma 29 e comprar item por item (preferencialmente), ou comprar uma montada e ir trocando os itens aos poucos. 

Afinal, tou enxugando gelo? 

Grande abraço!




Bom, vamos lá a minha opinião:

Por qual motivo vc quer reduzir o peso da sua bicicleta? Para competição ou carregar (transportar)? Se for aí vc precisa gastar muito para diminuir o peso, investindo nós conjunto todas, ou quer deixar ele mais leve para pedalar? Então é só investir no cassete e pedivela com a redução de dentes da coroas a bike fica mais leves para pedalar.

Como colega acima falou do garfo, troque o suspensão diandeira por um garfo rígido o peso já diminui bastante. E também troque o pneu e câmara de 26x1.5 também diminui um pouco o peso. (É o que eu faria e já fiz nas minhas bikes)

Não compre arodas aro 29, pois não vai entrar na bike, precisa ver se o flame( quadro) cabe, e lembrando que maior roda, maio área de contato com asfalto consequentemente maior atrito e requer mais força para pedalar.( Por isso pedivela de um bike 39 e reduzida)

Bom espero que tem esclarecido a sua dúvida.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 10:00
Já que é pra dar opinião, aqui vai a minha.

A Aluminum é uma bike de entrada e com quadro de entrada. O foco dela é custo baixo, com interesse secundário em resistência (ainda que básica), ficando o peso baixo como última prioridade. Pra ter uma idéia, o quadro da minha BTwin RockRider 100 (urbana estilo MTB, aro 26” e de aço) tem praticamente o mesmo peso do quadro da Aluminum: 1,84kg na RockRider contra 1,78kg na Aluminum (já tive a possibilidade de pesar ambos só com as pistas da caixa de direção ainda acopladas). Isso já desfavorece a empreitada (e encerra minha fala).

Pra ser sincero, cheguei a pesquisar algumas peças aqui pra sugerir na zoeira (tipo: nada que um milhão de dólares não resolva) mas ficou tão difícil de achar alguma coisa leve pra aro 26” que até perdeu a graça. Vou deixar a zoeira de lado e jogar a real: esquece isso, não dá nem pra brincar...

Quer uma bike leve? Comece comprando uma bike leve!

P.S.: Só pra constar (e sem colocar a culpa disso em ninguém), cheguei a ficar pistola com essa!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 11:02
Nem vou opinar, mas confesso que fiquei interessado nessa par de rodas de aro 29 por 300 contos, que pesa 1 kg o par
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 13:05
Jamais gastaria dinheiro numa 26.

Também não compraria esses componentes suspeitos.

Diferença só vai sentir pegando a bike com a mão, andando, provavelmente, não vai sentir diferença alguma.

Mas se quer e vai gastar R$ 900,00, vai em frente. R$ 900,00 é preço de um tênis que office boy comprar e dura 6 meses.


Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 19:52
Originalmente postado por Gardenzio Maltese Gardenzio Maltese escreveu:

Fala galera! Beleza? Primeira mensagem aqui no Fórum, (..)

Boa noite e seja bem vindo ao Fórum!

Como muitos já opinaram acima, concordo que não vale a pena investir em uma aro 26, a não ser que as poucos você queira montar outra bike em cima dela.

Eu fiz isso anos atrás e foi uma experiência inesquecível... fiz uma Caloi Aluminum Sport 18v se tornar uma Giant ATX Limited e gostei muito!

Mas não faria de novo hj em dia kkk compraria uma 26 ao seu gosto (levinha) aproveitando a desvalorização... só tem que cuidar pq peças boas de reposição, estão pela hora da morte.

Abraço e não desanime pelos posts mais ranzinzas... fórum é assim mesmo, é só não alimentar os Trolls, caso apareça algum.

Editado por raulino - 30 Jul 2020 as 19:54
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Gardenzio Maltese Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2020
Recife - PE
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gardenzio Maltese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2020 as 10:25
Fala, meu querido! Obrigado pela resposta. 

Gostei do "sem raça definida" kk ;) 

Cara, eu cogitei a mesma coisa que você falou: trocar o amortecedor por um garfo rígido. O meu amortecedor é o de entrada dela, nunca troquei, e como você falou também, deve pesar mais de 2kg. Pesquisei amortecedores melhores que esse meu, e [quase] todos pesam mais que 2kg (não me lembro de ter visto um pesando menos que isso, e quando sim, pesava uns no máximo 1,9 kg). 

Agora, eu não fui à fundo nessa ideia pq vi comentários dizendo que garfo rígido de alumínio pesa muito no braço e no punho, no sentido de ser pouco confortável. E nesse caso, ainda que meu amortecedor seja peba (ruim, de entrada), ainda gera algum conforto em frenagem brusca ou ao subir ou descer calçadas... 

Aí eu te pergunto: como você sentiu essa questão da rigidez e falta de conforto no pedal? 

Aah, mano, te agradeço pacas aí pela dica do pneu. De fato, eu tinha comprado um kenda 26 x 1,5, mas queria mesmo ter comprado um 26 x 1.25 ou mesmo 26 x 1.0 (se existir, não sei...), e vi que esse Kenda Kwest tem na versão 26 x 1.25. Vou pensar aí em trocar, afinal esse Kenda que eu comprei não faz nem 1 mês ainda... 
Voltar ao Topo
Gardenzio Maltese Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2020
Recife - PE
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gardenzio Maltese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2020 as 10:31
Tou sem saber responder aos comentários kkk, mas vamo lá. 

Essa minha mensagem aí de cima foi em resposta ao Igrubilar. 

Agradeço também aos demais que responderam, me ajudaram a entender um pouco mais. 
Voltar ao Topo
Gardenzio Maltese Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2020
Recife - PE
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gardenzio Maltese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2020 as 10:42
Originalmente postado por Pedalchou Pedalchou escreveu:

Originalmente postado por Gardenzio Maltese Gardenzio Maltese escreveu:

Fala galera! Beleza? Primeira mensagem aqui no Fórum, então espero estar de acordo com as diretrizes e normas de funcionamento da plataforma. Qualquer coisa de diferente, basta me dizer que eu com muito carinho acolherei as recomendações. Ciente disso, vamo simbora... 

Então, tou querendo enxugar o peso de minha Caloi Alluminum Sport 2015 aro 26, a começar pelas rodas (preferencialmente), mas tenho pesquisado muito e notado que as rodas aro 26 no mercado são todas muito pesadas. Para se ter uma ideia, eu pesei minhas rodas (ou seja, pneu + câmara de ar + raios + cubo + jante + catraca [no caso da roda traseira]), e todo o conjunto deu 4,4kg! Só as rodas. Aí eu caí da cadeira agora só de escrever o peso kkk Ou seja, é muito pesado. Sem os pneus e câmaras de ar, o conjunto da 2,3kg aprox. 

Os pesos, respectivamente: (1) roda dianteira (com pneu e câmara) = aprox 2 kg, (2) roda traseira (com pneu e câmara) = aprox. 2,4 kg, (3) roda dianteira (sem pneu e câmara) = aprox. 1 kg e (4) roda traseira (sem pneu e câmara) = aprox. 2,3 kg.

Pesquisando, pesquisando e pesquisando, vi que não tem muita opção no mercado pra baixar esse peso aí das rodas. Por outro lado, vi conjunto de rodas aro 29, o par por R$ 300 no mercado livre, pesando (par) 1kg. Já é uma diferença e tanta.

Nisso, eu passei a me perguntar: "rapaz, acho que estou enxugando gelo ao tentar reduzir o peso dessa minha bike aí". Parece que, se o objetivo é dar um regime da bike (afinal, se eu fizer algum regime comigo eu desapareço do mapa kk), o melhor mesmo é migrar para uma 29 e comprar item por item (preferencialmente), ou comprar uma montada e ir trocando os itens aos poucos. 

Afinal, tou enxugando gelo? 

Grande abraço!




Bom, vamos lá a minha opinião:

Por qual motivo vc quer reduzir o peso da sua bicicleta? Para competição ou carregar (transportar)? Se for aí vc precisa gastar muito para diminuir o peso, investindo nós conjunto todas, ou quer deixar ele mais leve para pedalar? Então é só investir no cassete e pedivela com a redução de dentes da coroas a bike fica mais leves para pedalar.

Como colega acima falou do garfo, troque o suspensão diandeira por um garfo rígido o peso já diminui bastante. E também troque o pneu e câmara de 26x1.5 também diminui um pouco o peso. (É o que eu faria e já fiz nas minhas bikes)

Não compre arodas aro 29, pois não vai entrar na bike, precisa ver se o flame( quadro) cabe, e lembrando que maior roda, maio área de contato com asfalto consequentemente maior atrito e requer mais força para pedalar.( Por isso pedivela de um bike 39 e reduzida)

Bom espero que tem esclarecido a sua dúvida.

Fala, meu querido! Agradeço pela mensagem. Ficaram esclarecedoras aí as perguntas iniciais... Meu objetivo é diminuir o peso da bike. Deixar a relação das marchas mais leve não é o objetivo primário, talvez esse nem é meu objetivo mesmo. É pra diminuir o peso da bike que hoje tá pesando uns 13kg, pra pelo menos uns 1 ou 2 kg mais leve... 

Eu não compito em MTB, só uso bike pra lazer e locomoção, apesar de ser um entusiasta. Pratico outras atividades físicas, e a bike é apenas um complemento. 

Com relação ao garfo rígido, meu único receio é perder muito conforto, apesar de eu só pedalar em asfalto (ou seja, não vou pra terrenos emburacados com a magrela).

O pneu kenda que eu comprei (26 x 1.5) pesou precisos 717g e 683g, cada um. Senti uma leveza, mas surgiu a dúvida da indicação do amigo Igrubilar: vale a pena ainda trocar para um Kenda Kwest 26 x 1.25? Eles pesam 530g cada um? Se sim, aí eu cogitaria comprar. 

Abraço!
Voltar ao Topo
Gardenzio Maltese Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2020
Recife - PE
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gardenzio Maltese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2020 as 10:50
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por Gardenzio Maltese Gardenzio Maltese escreveu:

Fala galera! Beleza? Primeira mensagem aqui no Fórum, (..)

Boa noite e seja bem vindo ao Fórum!

Como muitos já opinaram acima, concordo que não vale a pena investir em uma aro 26, a não ser que as poucos você queira montar outra bike em cima dela.

Eu fiz isso anos atrás e foi uma experiência inesquecível... fiz uma Caloi Aluminum Sport 18v se tornar uma Giant ATX Limited e gostei muito!

Mas não faria de novo hj em dia kkk compraria uma 26 ao seu gosto (levinha) aproveitando a desvalorização... só tem que cuidar pq peças boas de reposição, estão pela hora da morte.

Abraço e não desanime pelos posts mais ranzinzas... fórum é assim mesmo, é só não alimentar os Trolls, caso apareça algum.

Fala mano! Obrigado pela mensagem. Bom, tou cogitando ainda ver o que farei com a bike, não penso em me desfazer dela, mas penso em ter essa bike e depois comprar uma MTB melhor, e ficar com as duas. 

Com relação aos posts mais ranzinzas, eu fico de boa com isso... ;) 

E, com certeza, tentarei responder a participar desse Fórum da maneira mais cordial possível ... hahah 

Quanto aos que são ranzinzas, só me admira a humildade de cada um que ao se esquecer de que um dia, ao iniciar nesse mundo, eles não sabiam o mesmo que sabem hoje, e hoje sabendo mais que alguns, desdenham kkk 

Mas enfim, mano, essa discussão gera outros quinhentos que, com certeza, não coadunam com o objetivo dessa plataforma. E com certeza também, não tem nada a ver com seu comentário. 

Te mando um grande abraço!
Voltar ao Topo
Gardenzio Maltese Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2020
Recife - PE
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gardenzio Maltese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2020 as 10:56
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Amigo, quanto vale sua bike? Nessa época eu diria que 400, talvez 500 reais...

Vendendo sua bike e completando os 900, vc teria R$1.400

Com 1.400 vc compra uma aro 26" usada, MUITO SUPERIOR a sua bike em todos os componentes e  kg mais leve, certamente!

Para vc ter um exemplo, comprei uma Scott Scale 50 COM PROCEDÊNCIA por 1.400

Usadas basta ter paciência e procurar, sempre encontra um bom negócio.

Fala, meu querido! Sua dica é preciosa, e tem razão. Quando comprei a jovencita (leia-se: bike kk), gastei 540 realidades nela. Preço mais barato à vista depois de eu ter procurando muito. Depois comprei rapid fire, coloquei raio inox, cubos (desse pebas de entrada, sem ser shimano ou vzan), jante aero. Na gradativa, talvez tenha gastado uns R$ 800 com upgrades nela. Mas enfim, experiências servem de aprendizado... 

Tem muita bike boa na OLX, usada, que quando bem pesquisada, vale a pena comprar
Voltar ao Topo
lgrubilar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2017
Osasco - SP
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgrubilar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2020 as 17:04
Originalmente postado por Gardenzio Maltese Gardenzio Maltese escreveu:

Fala, meu querido! Obrigado pela resposta. 

Gostei do "sem raça definida" kk ;) 

Cara, eu cogitei a mesma coisa que você falou: trocar o amortecedor por um garfo rígido. O meu amortecedor é o de entrada dela, nunca troquei, e como você falou também, deve pesar mais de 2kg. Pesquisei amortecedores melhores que esse meu, e [quase] todos pesam mais que 2kg (não me lembro de ter visto um pesando menos que isso, e quando sim, pesava uns no máximo 1,9 kg). 

Agora, eu não fui à fundo nessa ideia pq vi comentários dizendo que garfo rígido de alumínio pesa muito no braço e no punho, no sentido de ser pouco confortável. E nesse caso, ainda que meu amortecedor seja peba (ruim, de entrada), ainda gera algum conforto em frenagem brusca ou ao subir ou descer calçadas... 

Aí eu te pergunto: como você sentiu essa questão da rigidez e falta de conforto no pedal? 

Aah, mano, te agradeço pacas aí pela dica do pneu. De fato, eu tinha comprado um kenda 26 x 1,5, mas queria mesmo ter comprado um 26 x 1.25 ou mesmo 26 x 1.0 (se existir, não sei...), e vi que esse Kenda Kwest tem na versão 26 x 1.25. Vou pensar aí em trocar, afinal esse Kenda que eu comprei não faz nem 1 mês ainda... 

Então, confesso que tinha pesquisado isso também no passado, mas na minha opinião não valia a pena trocar a suspensão da 26 por outra pouco mais leve pra usar predominantemente na cidade.

A questão da suspensão/garfo rígido é polêmica mesmo, porque depende muito da forma de andar do ciclista. Aqueles que gostam de correr, valorizam desempenho tendem a abrir mão de conforto e se dar bem sem suspensão, já o oposto também acontece. 

Na minha humilde opinião, o melhor meio termo é uma bicicleta rígida mas com pneu balão (a minha é 1.95, mas pode ser maior). Vai ter o benefício em subidas e peso de um garfo rígido mas vai ter mais conforto devido ao pneu balão. Fiquei tanto tempo andando em um 26 x 1.5 com pressão alta (65 psi dianteira x 70 traseira) que quando voltei pro 1.95 parecia que eu estava em um sofá... Lógico, é pior pra subir, cansa mais pra ganhar velocidade, mas quando voltava cansado do trabalho não precisava ficar levantando do selim a cada (comum) irregularidade no asfalto...bem tranquilo.

Confesso que usando pneu mais fino por si só não sentia tanto desconforto, o grande problema foi quando coloquei um bagageiro e adicionei peso... ficava MUITO desconfortável na roda traseira, qualquer irregularidade era uma porrada seca como se a bike tivesse uma âncora...porém sem o peso extra não era nada demais.

Bom, espero ter ajudado! 
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2020 as 17:37
boa noite! se você já investiu na bike como disse nos ultimos posts, não compensa vender, a não ser que tire as peças para reaproveitar...

inclusive, já está um peso bem legal pra uma aluminum... então se quiser ir em frente, pesquise por pneus continental raceking 26x2.2... pesam umas 550 gramas cada e ficam bem macios pra usar, mesmo com garfo rigido!

se não faz trilhas, pode colocar um garfo mosso no dianteira, que são excelentes e pesam umas 750 gramas... já usei essas peças e recomendo!
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2020 as 18:01
Aqui uma foto da minha Aluminum Sport 2013, em meio a transformação que fiz nela...



depois disso, ainda troquei o quadro por um mais leve (Giant ATX Ltd) e os pneus pelos continental que te indiquei... não tenho fotos com eles.



Fiz mais por gosto mesmo, não pelo peso, mas ela deve ter ficado na casa dos 12 a 13kg... depois tive uma Cannondale Trail SL2 que peguei usada... mesmo com suspa e freios hidraulicos, pesava isso também, de 12 a 13kg



Quando me desfiz dela ano passado, estava com 1 coroa na frente e pneus 2.3 um pouco mais pesados... mesmo peso de qdo peguei.



baixar mais que isso o investimento já fica absurdo... por isso o pessoal sugere já comprar uma 26 usada com boa suspa a ar e peças leves



Editado por raulino - 31 Jul 2020 as 18:19
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Gustavo Novaes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo Novaes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2020 as 00:41
Eu tinha uma Aluminum 1995 que tinha comprado de um rapaz que a usava para tentar acompanhar bicicletas speed. Tinha garfo de ferro, aros vzan com cubos genericos, trocadores yamada, vbrake de alumínio genericos, etc. Era absurdamente leve, mesmo com pedivela de ferro. O segredo eram peças relativamente baratas de alumínio (mesa, guidão reto, canote, selim, pedais, aros, cubos) não ter suspensão e pneus 26x1.0. Eu e todos que andavam achavam excelente para andar, tanto que depois de muita insistencia acabei vendendo pelo dobro que paguei,com a promessa de me procurar quando quisesse revender. Eu iria por esse caminho, mas com pneus um pouco mais largos.
Abraços
Gustavo
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2020 as 15:36
vai atrás de uma roda usada leve, e compre pneus leves

fora isso só trocando de bike mesmo
Voltar ao Topo
Gardenzio Maltese Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2020
Recife - PE
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gardenzio Maltese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2020 as 00:21
Teve um amigo aqui que postou que o quadro da Caloi Aluminum Sport pesa em torno de 1,78 kg. Apesar de eu não ter pesado o quadro separadamente, tendo em mente esse peso do quadro, creio que vale a pena pelo menos o quadro. O restante, de fato, precisaria de um upgrade. Hoje mexendo na magrela, fui pesar a mesa e o guidão de entrada dela, e deu aproximados 850g o conjunto! Fiquei pasmo com tanto peso. É quase 1kg só na mesa e no guidão, fora o par rapid fire, manetes e bar end. A bagatela disso tudo deve passar de 1kg fácil. 

Bom, de qualquer forma encontrei um pneu levíssimo, na configuração que eu queria: Kenda 26 x 1.0. Advinhem o peso que consta no link: 270g (cada um!). Se realmente for esse peso, será levíssimo, e enxugará só trocando de pneu aproximados 1kg. 

Fora o garfo em alumínio que eu vou comprar, a pedivela Absolute + Mov. central Hollowtec que já adquiri. Suspeito que a bike vá ficar um trem bala. Talvez até nem consiga muita velocidade final, pois estarei deixando a coroa dianteira única, e abdicando do pedivela triplo da shimano com seus 42 dentes e usando apenas coroa single de 34 dentes. Apesar de que costumei usar muito a coroa do meio da shimano, que pela minha inspeção, possui tb 34 dentes.

Ao final, creio que terei feito um pouco do que eu gostaria: uma bike híbrida, leve, e ao mesmo tempo [relativamente] rápida. [Ps.: evidente que compará-la a uma speed é fora de cogitação]

Me lembro que uns 10 anos atrás, quando estava vivendo a onda das bikes pra lá de 18 marchas, todo mundo queria uma bike com muita marcha, e competia quem tivesse mais marcha na bike. Era sinônimo de "poder" kkk Hoje parece que tendência mudou... 

Não vai me fazer falta, creio, uma relação de marchas robusta, afinal minha cidade é majoritariamente plana, e meu objetivo não é necessariamente performance. Quero uma bike boa e rápida para meu pedal e para meu momento de lazer no domingo. Quando eu fizer mais dinheiro, pensarei em investir numa bike mais robusta...

Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2020 as 07:35
Lembre-se que a relação de marchas numa aro 26 é bem mais leve do que numa aro 29. Teste antes com bforme sua necessidade
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2020 as 07:35
Ainda acho mais jogo procurar uma speed aro 700 e ir trocando as peças conforme sua vontade
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
AbLeite Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jul 2022
São Carlos
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AbLeite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2022 as 06:02
Amigo, com a onda das bikes 29, compensa comprar uma 26 usada top por esse valor. Na minha opinião não compensa trocar uma 26 top por uma 29 de entrada.Pois só vem peças ruins que rapidamente terão problema.
A minha 26 é inteira de alumínio, pesa 13 kg com pneu 1.95. Com pneu 1.5 vai para a margem dos 12 kg e alguns quebrados... Enfim, não uso suspensão, acho horrível suspensão, prefiro garfo rígido, a bike fica leve, basta usar um pneu 2.0 na frente com baixa calibragem.
De qualquer forma vai depender da força e costume do ciclista com a bike.
A minha eu tenho fazem 13 anos, e não trocaria por uma 29 de entrada. E também não compensa vender porque ninguém pagará o que já foi gasto, isso apenas pelo fato de ser 26.
Quando comprei paguei 700 reais, hoje ela vale 3 mil.
Mas fui investindo por que eu gosto da bike.
Abs.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X