Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Enraiar com menos raios
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Enraiar com menos raios

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dej_espindola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2010
Alfenas
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dej_espindola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Enraiar com menos raios
    Postado: 03 Mai 2010 as 23:16
E ao pessoal blz? estou querendo enraiar a roda dianteira com um aro alex Dm18 32f com 16 raios pois ja vi um atleta correr o big biker com esta configuração e não teve nenhum problema.....alguem sabe me dizer se tem alguma coisa que devo saber antes..por exemplo o tipo de raio ou configuração da roda....vou raiar com 2x mesmo.

Escolhi o Dm 18 por ser resistente...queria saber se alguem tb já viu e se realmente é possível...

abraço

Voltar ao Topo
horusf Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 20 Out 2009
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar horusf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2010 as 01:22
Olha, não querendo jogar água fria na sua sopa, tem um amigo meu aqui que usa esses aros e as rodas dele são uma manteiga, qualquer coisa entorta, até as rodas da minha bike que são Vzan scape 260 aguentam mais do que as dele, não sei se foi montagem da mesma que não foi bem feita mas ta ai a experiência dele.

Quanto a montar a raiação ao meu ver não tem problema, pois já fiz muito isso para uns amigos meus pras suas speeds, ja que eles não tinham grana para as rodas caras pelo menos a aparencia melhorava sem perder a segurança. te aconselho a rabiscar num papel o tipo de montagem que voce vai fazer, pois ficar montando e desmontando é um saco.

Se você decidir mesmo ficar nessa configuração e quiser que fique mais bonita a roda e também pra evitar o acumulo de água dentro do aro por causa dos buracos dos raios que não vão ser utilizados, procura nas lojas de materiais de construção aqueles acabamentos para furos de móveis, eu sempre utilizei e fica com uma aparência bem decente...

Ah só pra esclarecer, não fui eu que montei as rodas do meu amigo, elas são as originais da scale 80 dele e estão com 32 raios.

Enfim, boa experiência...
Voltar ao Topo
Rafael182 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mai 2009
Campo Belo, MG
Offline
Mensagens:365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael182 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2010 as 17:07
vei qts vc pesa? vc costuma dar uns ''jumps''??(se sim nem tente), se for disco ate rola, mas menos raio menor resistencia, acho isso uma idiotisse, mas respeito opiniões...mas minha dica é LARGA DISSO!
!Go hard or go for your home!
Voltar ao Topo
dej_espindola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2010
Alfenas
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dej_espindola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2010 as 17:12
Cara tenho 65km e so faço um mtb mais lite...por isso fiz esta configuração...peguei a bike hoje....amanha dou um role e conto aqui o que achei da roda....aparentemente a roda esta estavel e equilibrada..vamos ver na terra ne...flw
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2010 as 19:18
o maior problema de uma roda com menor numeros de raios é q cada raio vai precisar suportar o dobro da tensão que suportaria nornalmente, e ai a vida util do raio vai ser muuito menor.. 
 
e vc tb vai ter um espaço maior entre um raio e outro..   ai a chance da roda desalinhar qdo tomar uma pancada na area entre os raios é bem maior..   e ainda qdo ocorrer de um raio estourar, o aro vai empenar muito mais e vai ser bem mais dificil de compensar isso com os outros raios no caso de vc estar no meio da trilha..     num roda com 32 raios, é só dar um pouco mais de tensão nos raios do lado do que estorou e vc deixa a roda alinhada outra vez e volta pedalando na boa pra casa..  numa roda com 16 raios isso vai ser bem mais dificil de fazer, ja q os espaços vão ser o dobro e como os raios ja vão estar com tensão bem grande, qdo preciar dar mais tensão ainda, pode ser q vc não consiga fazer isso sem danificar o niple ou estourar outros raios.
 
as roda q tem menos raios , são projetadas pra essa situação, pra suportar maiores tensões de raiação e os aros são mais rigidos pra compensar a menor quantidade de raios.
 
na configuração que vc tá montando a chance da roda ficar bem "molenga" é muito grande.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
rafa0800 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Fev 2007
Tga da Serra MT
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa0800 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2010 as 01:08
Acho fria, se o projeto é para 32, use 32. A alteração da distribuição de carga no aro poderá danificar seu equipamento.
 
http://tiepporc.wordpress.com
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2010 as 02:01
Tambem acho que fazer essa diminuição não deverá dar bons resultados. A roda ficará com menos raios que as rodas feitas para usar menos mesmo, em geral 20/24 raios. A sua ficará com 18 ou 16 usando um aro que não foi feito para isso. Em todo caso, boa sorte...
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2010 as 02:58
Eu arriscaria algo parecido numa bike de andar na cidade, mas numa MTB eu não tenho esse "sangue frio" não...
Voltar ao Topo
tchuski Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 30 Nov 2005
Casca - RS
Offline
Mensagens:936
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tchuski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2010 as 06:52
tem como montar um cubo de 36 raios em um aro de 24 furos, ai voce tem que comprar aros de uma roda como as da vzan extreme dianteira, tenho numa speed com um aro da roda futura, ficou otimo, os raios ficaram com as medidas bem distribuidas, nada de raio mais comprido de um lado e faltando medida de outro, não tive problema como acontece quando se adapta aro de 32 em cubo de 36 e ficou otimo o visual da bike!
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2010 as 12:34
A roda não é o lugar ideal para poupar um peso de apenas 72g e cada roda. Use os 32 mesmo. Nunca se sabe quando vai encontrar uma pedra maior que o normal ou um buraco grande e não poder desviar.

Editado por Hamud - 05 Mai 2010 as 12:41
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X