Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Enquete - MTB Elétricas - Qual sua opinião ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Enquete - MTB Elétricas - Qual sua opinião ?

 Responder Página  <1 3456>
Pergunta: O que você acha das mountain bikes elétricas?
Alternativa Votos Estatísticas
53 [14,68%]
10 [2,77%]
186 [51,52%]
112 [31,02%]
Você não pode votar nesta enquete

Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2021 as 10:21
Originalmente postado por Sakuraba. Sakuraba. escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

olhando o tópico novamente, acho que o grande problema da discussão é ter colocado tudo que é "bike elétrica" no mesmo balaio. Algumas pessoas respondem nesse sentido, seja pq tem preconceito contra todas ou pq desconhece as e-bikes de qualidade.

Existem bikes elétricas feitas pra transporte, muitas de baixíssima qualidade com componentes simples. Essas geralmente possuem acelerador (não são assistidas) e se destinam pra deslocamentos na cidade sem nenhuma capacidade fora de estrada.

Outro tipo são as e-MTB, essas são bikes assistidas e tem a mesma capacidade de trilha de uma mountain bike comum, acrescentando o motor. Por esse motivo, o uso dela é exatamente o mesmo de uma mountain bike (TRILHAS), mas por ter um motor ela ajuda o usuário a ir mais longe, subir mais rápido, pedalar onde é quase impossível com uma mtb convencional.

Hoje existe todo tipo de bike assistida, desde bikes road, gravel, xc, ate downhill. Nenhuma delas sequer pode ser comparada com uma "moto" pois o peso é 1/5 da moto, e a potência é extremamente inferior. E na trilha, também é uma experiência completamente diferente. Nunca entendi esse discurso,  "se for comprar e-bike, melhor ir de moto logo" parece coisa de gente totalmente ignorante.
A e-bike é como se fosse uma bicicleta com um ciclista que tem muita força e disposição, e é utilizada nas trilhas pra bicicleta, sem causar danos a trilha. Já moto é um negócio pesado, com muita potência, que requer uma tocada totalmente diferente e as trilhas apropriadas são diferentes, porque que geralmente os pneus da moto criam valas na trilha destruindo tudo.


Dois pontos nisso que você falou, basicamente:

- são muitos detalhes a se pesquisar quando se escolhe uma bike convencional. Elétrica então, mais ainda. E muita dúvida você só consegue tirar de fato experimentando e usando por alguns meses, penso eu. Tomando por base o preço mínimo que eu falei (R$ 5.000 pra cima), não é um investimento trivial, e uma vez insatisfeito com o modelo escolhido, tenho mais dúvida se iria conseguir revender facilmente (enquanto uma tradicional Caloi 100, eu já tive várias e revendi facilmente). Aqui no fórum, entre os mais aficcionados, deve ter gente que já experimentou várias elétricas e pôde tomar uma decisão melhor na escolha que melhor lhe atende. Mas devem ser poucos. Até porque o público das elétricas ainda é muito de nicho.

- em relação ao que eu falei sobre motos, deixei claro que isso se trata para o MEU perfil de usuário e tipo de uso, bem como naturalmente há outros, como o seu, em que a comparação não se aplica, por um ou vários motivos. Só um exemplo: os trechos que eu mais usaria (trabalho) são pouco amigáveis para bikes, sejam quais forem. Até por isso, mas não somente, falei da moto.


certo, mas o título do tópico é:

MTB ELÉTRICAS, QUAL SUA OPINIÃO?
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2021 as 10:58
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

quem anda ou já andou em eMTB sabe que o tipo de pedal que vai fazer depende totalmente da intenção do ciclista.

Cara, vi que um amigo meu, que anda bem, comprou uma pra ele (sócio em uma BikeShop). 
pedi um feedback da eBike a ele, e segundo a utilização dele, é diversão pura!

Ele anda de bike convencional de seg a sáb e no Domingo com a eBike.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Sakuraba. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2009
Niteroi - RJ
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sakuraba. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2021 as 21:59
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

certo, mas o título do tópico é:

MTB ELÉTRICAS, QUAL SUA OPINIÃO?

Elas são legais, mas não em todos os casos. 

Como falei antes: depende do uso de cada um, das variáveis envolvidas, e o peso de cada uma pro usuário. Basicamente, custo x benefício.

Aqui onde moro - Niterói, aumentou bastante o uso dessas elétricas. Ajudou muito por exemplo, que a prefeitura anterior tenha terminado algumas ciclofaixas e ciclovias. Principalmente no bairro de Icaraí e no trajeto do novo túnel Charitas - Cafubá.




Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2021 as 22:22
nao entendo pq toca de novo no assunto deslocamento e ciclovias.
O que estou falando é que o contexto do tópico é mountain bike. uso em trilhas. são bikes que começam em 15 mil reais, sendo q as realmente preparadas vao começar em 20 mil hardtail e as full em 30 mil.
essas bikes não tem acelerador e apesar de servir p deslocamento na cidade, não é o intuito delas justamente pq uma elétrica simples urbana custa muito menos. até tem gente q usa pra isso, mas são pessoas com muito dinheiro e pouca noção rs


tudo bem expressar sua opinião em relação a usar bike elétrica urbana p ir ao trabalho, só q foge totalmente do assunto do tópico. o que chamei a atenção é q justamente além de vc outros muitos não se atentaram ao que estava sendo discutido e acabaram opinando (até com desdém e preconceito) sobre algo fora do contexto e da intenção da enquete.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2021 as 22:35
Originalmente postado por Sakuraba. Sakuraba. escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

certo, mas o título do tópico é:

MTB ELÉTRICAS, QUAL SUA OPINIÃO?


Elas são legais, mas não em todos os casos. 

Como falei antes: depende do uso de cada um, das variáveis envolvidas, e o peso de cada uma pro usuário. Basicamente, custo x benefício.

Aqui onde moro - Niterói, aumentou bastante o uso dessas elétricas. Ajudou muito por exemplo, que a prefeitura anterior tenha terminado algumas ciclofaixas e ciclovias. Principalmente no bairro de Icaraí e no trajeto do novo túnel Charitas - Cafubá.






eu por exemplo frequento o parque da cidade de Niterói, q parece ser próximo a sua casa. e la é um lugar excelente pra rodar de mtb elétrica pois tem diversas trilha.
inclusive existe uma trilha longa q desce desde lá de cima do parque e sai atras do tunel do cafuba, ai vc usa ele pra voltar pra São Francisco. ja desci algumas vezes ela. pra repetir várias vezes em um dia o ideal é ter um resgate de carro, pra não ficar exaustivo o pedal. mas com uma mtb elétrica da pra repetir ela algumas vezes e ainda rodar muito nas outras trilhas dentro do parque.

quem já subiu desde são Francisco até a rampa de parapente do parque da cidade sabe o quanto a subida é puxada. pra subir lá de bike tem q ter muito bom condicionamento físico... mas com a mtb elétrica não, ate uma pessoa sedentária subiria.

ja ouvi histórias de muita gente q deixou de pedalar porque não tinha mais condições de acompanhar o resto do pessoal, seja por conta da idade, falta de tempo pra treinar, ou mesmo alguma doença, mas depois das ebikes reencontrou uma forma de continuar curtindo os pedais com os amigos.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Marcos Zeve Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Fev 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Zeve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2021 as 12:32
Eu estou voltando ao mtb com 51 anos, depois de decadas vivendo pro trabalho, ganhando peso pra cassete. Tenho minha amada GT I-drive full, mas o fato eh que nao tenho nem o condicionamento nem o tempo para treinar dos 25 anos. E mesmo se tivesse nao chegaria ao mesmo nivel de antes.
entao, o auxilio ao pedal das eletricas eh muito bem vindo. Eh permitir mais diversao por mais tempo com menos esforco, mas sem tirar os beneficios do exercicio. emtb nao eh moto eletrica.

Quanto a mobilidade urbana, nem existe questao. Mas no mtb, eu acho uma excelente novidade. Se pudesse eu converteria minha GT i-drive, mas estou procurando uma full eletrica.
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2021 as 18:07
Acho que se a ideia é mobilidade ou Down Hill, show ! Mas se for pra wxercitar e ter condicionamento físico, um tiro no pé. Compraria uma pra esposase o preço ( ou meu $$) não fossem proibitivas.
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 11:55
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Acho que se a ideia é mobilidade ou Down Hill, show ! Mas se for pra wxercitar e ter condicionamento físico, um tiro no pé. Compraria uma pra esposase o preço ( ou meu $$) não fossem proibitivas.

Eu discordo. Como falado acima, com a elétrica você pode acompanhar um grupo que você não conseguiria com bike normal. Muitas vezes, dependendo da região, essa é a única possibilidade de sair pra pedalar ou a única motivação.

Além disso, o que condiciona mais: ir de elétrica até uma trilha e dar 10 voltas ou ir de normal e dar 3 ou 4 ? 

E tem mais um ponto... é melhor sair e pedalar uma elétrica ou nem mesmo sair de casa ?

Acho que eu gosto muito de elétrica!!! :)
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 13:05
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Acho que se a ideia é mobilidade ou Down Hill, show ! Mas se for pra wxercitar e ter condicionamento físico, um tiro no pé. Compraria uma pra esposase o preço ( ou meu $$) não fossem proibitivas.

Eu discordo. Como falado acima, com a elétrica você pode acompanhar um grupo que você não conseguiria com bike normal. Muitas vezes, dependendo da região, essa é a única possibilidade de sair pra pedalar ou a única motivação.

Além disso, o que condiciona mais: ir de elétrica até uma trilha e dar 10 voltas ou ir de normal e dar 3 ou 4 ? 

E tem mais um ponto... é melhor sair e pedalar uma elétrica ou nem mesmo sair de casa ?

Acho que eu gosto muito de elétrica!!! :)

Enquanto atletas profissionais usam e-bikes pra complementar os treinos ou competir de fato com elas (obviamente na categoria delas), as pessoas de pensamento pequeno continuam insinuando que é coisa de preguiçoso.

na prática, vi alguns amigos (pessoal do Enduro, que gosta de trilha) que mal pedalavam com as bikes convencionais por sofrerem ou simplesmente não gostarem de suar sangue nas subidas passarem a pedalar muito mais com a galera depois da aquisição de uma ebike. Na prática estão se exercitando muito mais e se divertindo muito mais.

Tem trilhas excelentes na nossa região que eram pouco frequentadas pq pouquíssimos se dispunham a pedalar pra cima (muito alto e inclinado) hoje em dia estão muito mais movimentadas por causa das ebikes. E mais pessoas por conta disso estão contribuindo na manutenção das trilhas. Então no cenário que eu conheço de fato, as ebikes estão sendo muito mais benéficas para a comunidade e o sistema de trilhas do que eu esperava. E isso está acontecendo em diversos outros lugares além do RJ capital, como os entornos de BH, Floripa, Palmas. 

Eu ainda tenho bastante ressalvas em relação a ebikes no sentido de achar que a tecnologia de baterias é extremamente ineficiente da forma que é hoje, e vejo que o desenvolvimento nessa área ainda é lento. Espero que um dia se consiga uma densidade energética maior pelo peso que elas representam. Quem sabe os governos forçando goela abaixo a adoção de carros elétricos (mesmo que a energia que recarrega os mesmos seja obtida através de queima de óleo ou carvão) apresse um pouco a evolução nesse sentido. Hoje a relação densidade energética vs peso quando se compara um combustível fóssil com baterias, é patética mesmo nas baterias mais avançadas, e isso atravanca demais o desenvolvimento de veículos elétricos.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Levi Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2021
Brasil
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Levi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2021 as 08:08
Gosto da ideia da elétrica. No vejo poucas mas volta e meia vejo alguém subindo a Vista Chinesa (geralmente alguém mais velho) e acho muito legal. 

Uma dúvida que tenho é se a chance de se aborrecer é grande. Tipo: preço e dificuldade pra comprar uma bateria de reposição num valor descente. Idem outros componentes. Pergunte para as lojas que vendem bike elétrica se eles vendem a bateria dela também. A maioria não tem, nunca teve. 

Daí eu vejo uma bike bacana tipo a Caloi Elite Carbon 2021, que não de um valor banal, mas que custa menos que os 22k de uma elétrica de entrada... E a dúvida vem forte. Qual desses encrencas encarar. Bike, carro, nunca custa só o valor cobrado na loja, sempre tem gastos extras. E quanto mais coisas montadas nela, mais encrenca vai ter um dia. 

Comprar uma bike elétrica pra esposa também me parece um engodo. Com bike normal tenho que ter paciência para ir no ritmo mais lento dela. Com bike elétrica só pra ela eu levaria um couro sem fim. Com duas bikes elétricas, aí talvez sirva, porque cada um poderia colocar um grau de assistência um pouco diferente. Não sei. Só falta a grana pra ter bikes elétricas e grana para os extras dela. Vontade não falta. 
Voltar ao Topo
anmose Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2021
SP
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar anmose Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2021 as 19:08
Peguei uma convencional esse ano. Não me importo em conseguir andar no menos do que conseguiria com a outra.
Até poderia usar uma elétrica se eu tivesse começando aos 50...60 anos e sem reparo..ou onde fosse pedalar tivesse muito morro.
Além do preço ser um absurdo a tecnologia está começando..quando for possível a bateria passar a ser regenerativa (a pelada recarregá-la), começa a ser bem mais interessante a a autonomia aumentará muito.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 11:41
Originalmente postado por Levi Levi escreveu:

Gosto da ideia da elétrica. No vejo poucas mas volta e meia vejo alguém subindo a Vista Chinesa (geralmente alguém mais velho) e acho muito legal. 

Uma dúvida que tenho é se a chance de se aborrecer é grande. Tipo: preço e dificuldade pra comprar uma bateria de reposição num valor descente. Idem outros componentes. Pergunte para as lojas que vendem bike elétrica se eles vendem a bateria dela também. A maioria não tem, nunca teve. 

Daí eu vejo uma bike bacana tipo a Caloi Elite Carbon 2021, que não de um valor banal, mas que custa menos que os 22k de uma elétrica de entrada... E a dúvida vem forte. Qual desses encrencas encarar. Bike, carro, nunca custa só o valor cobrado na loja, sempre tem gastos extras. E quanto mais coisas montadas nela, mais encrenca vai ter um dia. 

Comprar uma bike elétrica pra esposa também me parece um engodo. Com bike normal tenho que ter paciência para ir no ritmo mais lento dela. Com bike elétrica só pra ela eu levaria um couro sem fim. Com duas bikes elétricas, aí talvez sirva, porque cada um poderia colocar um grau de assistência um pouco diferente. Não sei. Só falta a grana pra ter bikes elétricas e grana para os extras dela. Vontade não falta. 

Aí vc tocou em um assunto importante. Hoje é justamente o custo de manutenção que me afasta da idéia de ter uma elétrica.

Conversando com alguns amigos que tem essas bikes e usam bastante (3 ou 4 pedais de + de 60km com 2000 de altimetria na semana) eles falam que elas tem um custo de manutenção altíssimo. Por exemplo nesse ritmo aí vai 1 corrente por mês, um cassete e coroa cada 3 meses. Isso faz sentido, pq segundo a Specialized o motor nas ebikes maiores tem uma assistência equivalente a "4x você", e nos modelos SL com motor menor dizem ser "2x você". Então imagine que alguns momentos a força na relação seria de 4 vezes o que uma pessoa consegue fazer sozinha em uma bike convencional.
 Se eu comprasse uma bike assim, na frequência que eu pedalo, calculei que teria mais ou menos esse "consumo" de peças e me assustou um pouco. Existem grupos específicos pra e-bike, mas são extremamente caros, e os fabricantes 99% das vezes montam e-bikes com transmissões de bikes convencionais.


Outro problema é que os motores, baterias e parte eletrônica podem dar problemas também. Enquanto existe a garantia, tudo bem, o maior incômodo é ter q levar na oficina e ficar uns dias sem bike.. 
Mas quando a garantia acabar, imagino q será um enorme problema a manutenção dessas e-bikes já que o preço de motor e bateria vai ser altíssimo, isso se tiver disponibilidade por aqui. E lembrando q um quadro desses com o motor e/ou bateria pifados, não serve pra muita coisa.  No máximo retirar o restante das peças pra montar em outra bike.
E o que me assusta são relatos de amigos que usam as bikes na condição que citei no início do tópico, e que já tiveram que trocar de motor ou bateria 3 ou mais vezes na garantia, no período de 2 anos.


Editado por TheLittle - 08 Nov 2021 as 13:59
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Tielo Miotti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2013
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tielo Miotti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 08:42
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Acho que se a ideia é mobilidade ou Down Hill, show ! Mas se for pra wxercitar e ter condicionamento físico, um tiro no pé. Compraria uma pra esposase o preço ( ou meu $$) não fossem proibitivas.

Eu discordo. Como falado acima, com a elétrica você pode acompanhar um grupo que você não conseguiria com bike normal. Muitas vezes, dependendo da região, essa é a única possibilidade de sair pra pedalar ou a única motivação.

Além disso, o que condiciona mais: ir de elétrica até uma trilha e dar 10 voltas ou ir de normal e dar 3 ou 4 ? 

E tem mais um ponto... é melhor sair e pedalar uma elétrica ou nem mesmo sair de casa ?

Acho que eu gosto muito de elétrica!!! :)

Bike elétrica é sensacional!!! quem tem opinião contrária é ou pq nunca usou ou pq é do contra.
Galera que fala: "aimmm di biki ilitriqui vici nim fiz firçi"... ahhh nem termino de ler.
Acabei de voltar de Santo Antônio do Pinhal, participei da etapa do Big Biker lá, tive a oportunidade de levar uma bike elétrica pra andar na sexta e no sábado antes da prova. Fiz toda minha planilha na bike elétrica. e pude aprimorar técnica em um bike park famoso lá sem me desgastar.
Bike elétrica eu terei!
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861
Voltar ao Topo
mageddo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mageddo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2022 as 19:38
Meu ponto de vista é que é uma jogada de marketing que acabou encontrando um mercado considerável e inexplorado, então que sejam felizes.

Eu não faço parte desse mercado. Pra mim é bike normal, moto e carro, bike eletrica é um meio termo que pra mim não faz sentido mas não quer dizer que a ideia não faça, eu acho que faz,


Voltar ao Topo
Sigue Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Bauru
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Sigue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2022 as 08:49
Quem usa bike assisitida é tão preguiçoso quanto quem usa MTB de menos de 11 kg LOL
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2022 as 11:20
Originalmente postado por Sigue Sigue escreveu:

Quem usa bike assisitida é tão preguiçoso quanto quem usa MTB de menos de 11 kg LOL




Pra locomoção a tal da elétrica é boa demais. Vou comprar uma logo, urbana mesmo. Curto fazer força, mas também conforto nos deslocamentos. Atualmente uso uma road pra me deslocar mas ando pensando em eletrificar e curtir mais a ciclovia, deixando o esporte pro fim de tarde.

Se fosse pra comprar uma MTB hoje, sem limite de gastos, teria facilmente uma! Adoraria ter preguiça numa subida de morro!

Editado por dimas2dimas - 22 Jul 2022 as 11:20
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Sigue Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Bauru
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sigue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2022 as 13:42
Aqui onde moro vejo muita gente usando a Oggi 8.0 em deslocamentos

Como ela tem a bateria camuflada e um design low profile, acho que muita gente acha que se trata de uma normal. Aqui em nossas ruas ela faz mais sentido que a lite e-tour.

10x uma dessas que as scooters eletricas chinesas que se proliferaram e se arrastam nas ruas por ai
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2022 as 20:37
Pra fins de trabalho não chegar suado e  considerando para muitos a questão  do controle do ponto eletrônico no trabalho a bike elétrica é bastante conveniente. Só acho digamos perigoso utilizar ela de modo rotineiro e abandonar assim a bike usual, exceto quando vc precisa ou quer chegar mais longe diante de uma necessidade que se apresente.
Voltar ao Topo
mageddo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mageddo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2022 as 20:52
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Pra fins de trabalho não chegar suado e  considerando para muitos a questão  do controle do ponto eletrônico no trabalho a bike elétrica é bastante conveniente. Só acho digamos perigoso utilizar ela de modo rotineiro e abandonar assim a bike usual, exceto quando vc precisa ou quer chegar mais longe diante de uma necessidade que se apresente.

Olha é um excelente caso de uso viu, se eu pedalasse a trabalho poderia pensar nessa opção, na ida usar o o pedal assistido pra não suar, na volta ir na perna mesmo.
Segue la ^^ strava.com/athletes/99524000
Voltar ao Topo
TeamLotus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2010
Offline
Mensagens:176
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TeamLotus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2022 as 10:55
Bike assitida chegou para ficar. É a maior inclusão que o esporte já teve!

Só conheço 2 tipos de pessoas que não gostam ou desaprovam as bikes assistidas:

1 - Quem nunca andou;

2 - Quem não tem dinheiro para comprar.
Kona Fire Mountain Deluxe + Manitou R7 + Elixir R
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2022 as 20:50
Originalmente postado por TeamLotus TeamLotus escreveu:

Bike assitida chegou para ficar. É a maior inclusão que o esporte já teve!

Só conheço 2 tipos de pessoas que não gostam ou desaprovam as bikes assistidas:

1 - Quem nunca andou;

2 - Quem não tem dinheiro para comprar.

Típico comentário soberbo. Um sujeito pode ter andando, pode ter dinheiro (comentário bem escroto), e pode não gostar. Humanos sempre achando que suas verdades são as únicas. Para ficar claro, não tenho nada contra bicicleta assistida.
Voltar ao Topo
Tielo Miotti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2013
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tielo Miotti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2022 as 09:04
Originalmente postado por TeamLotus TeamLotus escreveu:

Bike assitida chegou para ficar. É a maior inclusão que o esporte já teve!

Só conheço 2 tipos de pessoas que não gostam ou desaprovam as bikes assistidas:

1 - Quem nunca andou;

2 - Quem não tem dinheiro para comprar.

É isso.
Moderação pode trancar o tópico.

Leio coisas aí de gente que pelo visto não sabe subir uma guia, que dirá andou em uma trilha e muito menos em uma bike elétrica botando defeito em e-bike. Pelo amor...

Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861
Voltar ao Topo
Tielo Miotti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2013
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tielo Miotti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2022 as 09:07
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por TeamLotus TeamLotus escreveu:

Bike assitida chegou para ficar. É a maior inclusão que o esporte já teve!

Só conheço 2 tipos de pessoas que não gostam ou desaprovam as bikes assistidas:

1 - Quem nunca andou;

2 - Quem não tem dinheiro para comprar.

Típico comentário soberbo. Um sujeito pode ter andando, pode ter dinheiro (comentário bem escroto), e pode não gostar. Humanos sempre achando que suas verdades são as únicas. Para ficar claro, não tenho nada contra bicicleta assistida.

Escroto (editei) pq ele diz que quem não tem dinheiro não consegue comprar? e é mentira?
Eu não tenho dinheiro pra comprar, mas já andei. Que isso quer dizer pra vc? eu eim.... mimimi


Editado por Tielo Miotti - 04 Out 2022 as 09:09
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861
Voltar ao Topo
Ctoledo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ctoledo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2022 as 16:31
Boa tarde a todos, sou novo no Forum, mas possuo bike assistida na verdade mais de uma... e vi alguns tópicos que me levaram a achar importante detalhar para que quem não entende.

Minha primeira e-bike foi uma Oggi 8.3

Rodei com ela um ano até que teve um problema na bateria e no motor (ambos Shimano) e embora tenha levado muito tempo para arrumar, a Shimano trocou tanto o motor, quanto a bateria.

Durante o tempo que fiquei na espera, acabei por comprar uma Caloi Evibe Elite FS que além de ser assistida, tem a vantagem da Full suspension, que deixa as descidas mais divertidas.

Para a cidade acabei comprando uma Oggi City Toour e500 que é muito interessante.

E para minha esposa, aproveitei uma oferta e comprei uma Caloy City tour (com Shimano E5000)


Então acho que tendo dois anos de vivencia com estas "coisas" e passando por alguns perrengues, posso contribuir.

1- Manutenção
    Tirando a questão da Bateria e Motor, são bikes comuns dentro da categoria que se propôe...não teria por que ter mais ou menos prolemas do que uma bike comun.
    Bateria e motor, são muito robustos, mas se derem problema fora da garantia... não tenha dúvida, a bike já era. Recomendo fortemente um seguro contra pane eletrica (a Porto Seguro tem) para as bikes mais caras... e já adianto... falhou fora da garantia... a ike vira ferro velho.
    
     A Bike que mais usei até agora é a Caloi Evibe Elite FS... mais de 2500km em lama, pulando pedras, passando por riachos e os prolemas que tive foram muito comuns... de pneu ovaladoe barulho na suspensão... resolvidos com ajustes em garantia.

2- Peso
    Não tem como dizer que o peso não atrapalha, mas sinceramente me incomoda muito na hora de colocar e tirar do carro... como usuário médio, não teve descida, trilha ou pedal que eu deixei de fazer por conta do peso da Bike. Pelo contrario, já fiz vários passeios que eu não poderia fazer, por que a Bike deu uma força na subida. (não acreditem que ela resolve a subida, geralmente ela alivia, mas não resolve).... 

3- Assistência
Geralmente quem nunca pedalou uma e-ike, acredita que a força é zero, como se houvesse um acelerador, mas a verdade é que as bikes assistidas, fornecem uma ajuda relativa ao esforço que o ciclista faz, reduzindo o impacto do peso da bike nos modos mais leves e nos modos mais fortes, dividindo a força com o ciclista na proporção de 1x1. E isso limitado aos Newtons de cada motor... depois disso... é perna mesmo... 

4- Como conduzir
Eu particularmente, uso muito pouco o motor eletrico, pedalo como se fosse uma bike normal, mas não limito meus passeios para evitar uma subida forte no fnal, quiando meus 53 anos pesam mais... eu vou por qualquer caminho, e se ver que uma subida vai me quebrar, aí eu ligo o motor e não quebro, mas tem gente que usa para rodar mais de duas vezes um bike park no mesmo dia... fazendo em 30 minutos uma trilha como o Cemucan que com bike normal faria em mais de uma hora....

5- Duração da bateria
Geralmente duram entre 50 e 100km ligadas, se vc usar apenas nas subidas, como eu... vai carregar a cada 400km ou mais, ou... se usar o modo turbo numa subida mais forte, vai torrar 40% da carga em 60 minutos de subida (Eu em Castelhanos... 750m de elevação em 14km)....

Bom... é isso... eu acredito que e-bike veio para ficar, é o futuro da mobilidade e pode ser muito divertida em trilhas... e passeios... só não acho que em algum momento elas terão competições proprias, visto que não teria sentido competir com este tipo de equipamento.

Voltar ao Topo
dg08108 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2018
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dg08108 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2023 as 17:22
Vou falar de limitações, com base em relatos que li há tempos e nas minhas próprias limitações, sem entrar no mérito das opiniões de cada um sobre bikes elétricas/assistidas.
Eu hoje tenho 2 bikes, 1 aro 26 e outra híbrida aro 700. Adoro as duas, mas em função de uma hérnia de disco, qualquer esforço grande fora do padrão, numa subida por exemplo, gera dores que preciso de dias para melhorar. Mesmo me cuidando, fazendo academia, etc. tenho que limitar a carga, principalmente na perna esquerda. Quando pedalo com um grupo fico para trás em subidas mais longas, devido a limitação.
Para este caso, penso em comprar uma MTB assistida (elétrica), que irá me possibilitar andar por mais km dosando o esforço, diminuir o esforço nas subidas, principalmente quando andando em grupo.
Já andei em bike assistida para testes, realmente faz uma boa diferença, mas a proposta, quando em grupo, é realmente acompanha-los nos momentos mais difíceis.
Por fim, estou estudando as bikes Oggi 8.0S, Oggi 8.2, Sense Impact e Pagotti. Se alguém tem opiniões sobre estas bikes, seria ótimo. Obrigado Marcelo
Voltar ao Topo
Orange Oyster Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orange Oyster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2023 as 15:34
a proposta e interessante, mas pelo valor e limitacoes nao vale a pena, melhor comrpar logo uma motocicleta eletrica

agora pensando apenas na  questao de estarmos no brasil e o custo de uma bike eletrica neste país, acho que nao faz sentido algum a menos que seja uma pessoa com muito dinheiro e sem "sobrando" 



 











Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2023 as 19:37
Depois de 2 anos de felicidade com minha primeira elétrica, finalmente vendi...

Agora é hora de comprar outra melhor! Só alegria...

Ainda tem gente contra ?
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2023 as 07:19
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Depois de 2 anos de felicidade com minha primeira elétrica, finalmente vendi...

Agora é hora de comprar outra melhor! Só alegria...

Ainda tem gente contra ?

Não sei se contra seria a palavra correta, mas sim um contraponto na minha visão!

Hoje, uma e-bike cairia como uma luva para mim! pois ajudaria no que tenho dificuldade (subir morros com menos dificuldade devido ao sobrepeso do piloto). Porém tenho a certeza que, se investir numa e-bike, dificilmente eu me preocuparia tanto como estou atualmente preocupado em emagrecer, pois uma das dificuldades estaria "solucionada". Enfim, é apenas um ponto de vista!

As e-bikes ainda tem um caminho a evoluir, com o barateamento da tecnologia, aumento da capacidade das baterias e redução do peso! Em tudo o que é lugar, vislumbramos essa evolução!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2023 as 08:04
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Depois de 2 anos de felicidade com minha primeira elétrica, finalmente vendi...

Agora é hora de comprar outra melhor! Só alegria...

Ainda tem gente contra ?


Não sei se contra seria a palavra correta, mas sim um contraponto na minha visão!

Hoje, uma e-bike cairia como uma luva para mim! pois ajudaria no que tenho dificuldade (subir morros com menos dificuldade devido ao sobrepeso do piloto). Porém tenho a certeza que, se investir numa e-bike, dificilmente eu me preocuparia tanto como estou atualmente preocupado em emagrecer, pois uma das dificuldades estaria "solucionada". Enfim, é apenas um ponto de vista!

As e-bikes ainda tem um caminho a evoluir, com o barateamento da tecnologia, aumento da capacidade das baterias e redução do peso! Em tudo o que é lugar, vislumbramos essa evolução!


Já existe e-bike no mesmo peso de bikes comuns, até mais leves, a questão é ter $$$ pra bancar, bike com pedal assistido você faz o mesmo esforço, mas com resultado bem superior..... agora se for kit com acelerador, aí realmente vai piorar a condição fisica
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2023 as 08:45
A questão é... será que você pedalaria menos ou mais com uma e-bike ?

Sempre lembrando... você pode desligar o motor para subir e seu treino será mais pesado! Mas ao mesmo tempo, fica fácil cair na tentação do conforto. 

Peso só é muito ruim se precisa por e tirar do carro ou se a bateria acaba. No rolé não atrapalha, em algumas situações deixa a bike mais estável na verdade. Mas eu ainda prefiro a tocada de uma bike mais leve.

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Depois de 2 anos de felicidade com minha primeira elétrica, finalmente vendi...

Agora é hora de comprar outra melhor! Só alegria...

Ainda tem gente contra ?

Não sei se contra seria a palavra correta, mas sim um contraponto na minha visão!

Hoje, uma e-bike cairia como uma luva para mim! pois ajudaria no que tenho dificuldade (subir morros com menos dificuldade devido ao sobrepeso do piloto). Porém tenho a certeza que, se investir numa e-bike, dificilmente eu me preocuparia tanto como estou atualmente preocupado em emagrecer, pois uma das dificuldades estaria "solucionada". Enfim, é apenas um ponto de vista!

As e-bikes ainda tem um caminho a evoluir, com o barateamento da tecnologia, aumento da capacidade das baterias e redução do peso! Em tudo o que é lugar, vislumbramos essa evolução!
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2023 as 09:19
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

A questão é... será que você pedalaria menos ou mais com uma e-bike ?

Pedalaria o mesmo número de oportunidades, mas provavelmente mais km por oportunidade! e no meu caso específico, facilitaria o deslocamento com o bike trailer do meu filho!



Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Sempre lembrando... você pode desligar o motor para subir e seu treino será mais pesado! Mas ao mesmo tempo, fica fácil cair na tentação do conforto.

a porcentagem de pessoas que desligam o motor morro acima acredito que deva ser bem ínfima! 



Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Peso só é muito ruim se precisa por e tirar do carro ou se a bateria acaba. No rolé não atrapalha, em algumas situações deixa a bike mais estável na verdade. Mas eu ainda prefiro a tocada de uma bike mais leve.


Tá aí algo que pouco me incomodaria! só levo a bike de carro para as manutenções! Caso contrário é pedal sempre saindo de casa pedalando!
 


Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:645
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2023 as 10:33
minha opinião, tenho 60 anos, a partir dos 58 comecei a apresentar problemas de tendinites nos membros superiores e inferiores, por isso resolvi adquirir uma caloi ebike vibe rabo duro, com a bolsa de selim, lanterna, luz de alerta, buzina, espelho, pneu 2,35, o peso dela está por volta de 22 kg. estou bem satisfeito, procuro pedalar sempre no nivel econômico e aí preciso fazer força quase como uma bike comum, porém aclives mais que suaves preciso mudar a marcha para bem leve ou subir o nivel para normal. assim a ebike me alivia o esforço articular, e com a fisioterapia e fortalecimento pretendo quando possível voltar a pedalar a bike sem assistência as vezes, principalmente nas cicloviagens de mais de 100 km, pois tá no limite da bateria. penso que falar que ebike não é bicicleta então também quem pode comprar uma bike de 150 mil que pesa 6,5 kg também não é bicicleta, olha a vantagem para quem compra uma bicicleta de 12 kg de 10 mil reais. a ebike te dá uma vantagem sim, se vc usar o tempo todo  no nivel mais alto não tem graça, procuro fazer força até no limite da dor articular, e ái alivio com o motor, em muitos momentos de reta e aclive bem suave, desligo o motor pq não quero perder a força das pernas. e além disso a bateria tem que ser economizada senão vc vai ficar com uma bike pesada e só na força das pernas, é dificil, 22 kg em um morro aqui de 8 km...

Editado por BR040 - 15 Out 2023 as 10:58
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2023 as 15:25
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Depois de 2 anos de felicidade com minha primeira elétrica, finalmente vendi...

Agora é hora de comprar outra melhor! Só alegria...

Ainda tem gente contra ?

Não sei se contra seria a palavra correta, mas sim um contraponto na minha visão!

Hoje, uma e-bike cairia como uma luva para mim! pois ajudaria no que tenho dificuldade (subir morros com menos dificuldade devido ao sobrepeso do piloto). Porém tenho a certeza que, se investir numa e-bike, dificilmente eu me preocuparia tanto como estou atualmente preocupado em emagrecer, pois uma das dificuldades estaria "solucionada". Enfim, é apenas um ponto de vista!

As e-bikes ainda tem um caminho a evoluir, com o barateamento da tecnologia, aumento da capacidade das baterias e redução do peso! Em tudo o que é lugar, vislumbramos essa evolução!

Estou a mais ou menos 2 meses com uma ebike Specialized Kenevo 2020. 

Volto a postar pra complementar alguns pontos que faltavam, porque uma coisa é fazer um "test ride" de uma bike dessas e outra coisa é ter uma.
 

A questão do uso era o que tinha entendido mesmo e nada mudou na minha opinião.  Essa questão "vou engordar" vai depender completamente de como é usada. se for fazer o mesmo pedal que faz de bike comum e um pouco mais rápdio, não vai fazer esforço quase nenhum. nesse caso a ebike cairia bem pra alguém que não consegue ou não quer naquela situação fazer força, e ainda pode se divertir um bocado descendo as trilhas (no caso de uma moutain bike elétrica de fato!). vi uma galera do Downhill voltar a pedalar depois de muito tempo parado, muitos nunca gostaram de pedalar na subida e sempre andaram no resgate, e agora estão felizes com "resgate embutido" na própria bike

outra possibilidade é fazer seu pedal andando muito mais rápido e ainda assim fazendo força similar ao que faria numa bike tradicional. O quão rápido vai ser, depende da autonomia que você espera ter.
Vou chutar alguns exemplos aqui que podem não ser precisos mas são mais ou menos próximos a realidade:

vamos supor um percurso de 30km com 1200 de altimetria, você pode fazer tudo em cerca de 1h usando a bateria toda no modo "turbo", ou pode gastar 1h e meia no mesmo percurso usando o modo "trail" e 70% da bateria. Ou ainda em 2 horas no "ECO" usando 50% da bateria.. e por aí vai. Os tempos e a utilização de bateria seriam com o ciclista fazendo a mesma força em todas essas situações. 
Veja também que daria pra fazer por exemplo o primeiro caso (turbo) em 1h e meia, usando a bateria toda, mas fazendo quase nenhum esforço, especialmente nas Specialized que tem o tal "modo shuttle" que usado em conjunto com o "turbo" faz com que o pedivela seja praticamente um acelerador rs.

Por outro lado, a parte ruim da e-bike é, acabou a bateria acabou o pedal. por isso tem que programar muito bem o pedal antes, e controlar o uso da bateria especialmente se for fazer pedais mais longos, senão você pode se lascar legal.

As ebikes full power tem em torno de 23kg dependendo das peças e do tamanho, e a maioria ainda tem um certo arrasto do motor com ele desligado. Apesar do Pedro ter falado que dá pra subir desligada, na prática é quase impossível. No máximo dá pra andar no plano com um pouco de sofrimento pra chegar em casa (ou no carro). Talvez seja possível subir sem usar bateria nas ebikes "SL" que são bem mais leves porque tem bateria e motor bem menores que as "full power", porém nunca tive experiência com uma dessas.

outra coisa que muda bastante é a "tocada", como o Pedro disse, mas discordo um pouco dele e acho que nas descidas muda bastante a experiência. Estou fazendo +- 70% dos pedais em ebike e o restante em bike de enduro tradicional mais ou menos nas mesmas trilhas. A ebike tem uns 8kg a mais e isso faz bastante diferença na trilha, especialmente na hora de jogar a bike de um lado pro outro e nos saltos. Não é melhor nem pior, é diferente e tudo é questão de costume. No geral a bike elétrica "atropela" mais as coisas, é mais estável e colada no chão, por isso que pra mim faz todo sentido ter muito curso de suspensão e pneus grandes (2.5 ou maior) e resistentes pra poder passar por cima de tudo, bem como ter geometria mais voltada pra descida. Tem que saber também usar o peso e a força do motor a favor, já que a bike carrega mais inércia as vezes é preciso frear antes nas curvas pra não passar reto, mas tem uma retomada mais rápida por conta do motor.

Uma coisa muito legal da ebike é vencer as subidas técnicas, já que a força do motor permite subir em lugares quase impossíveis pra uma bike convencional. Além de afiar a técnica de subida ainda dá pra fazer um excelente treino de força e cardio, já que dependendo da inclinação da subida o motor não consegue levar sozinho mesmo no modo "turbo".


Editado por TheLittle - 16 Out 2023 as 16:11
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2023 as 11:30
Alguém sabe se a bike é projetada para andar somente com bateria e motor (como peças estruturais do quadro)?

Um colega disse acima q se bateria e motor pifarem a bike é lixo.

Talvez, se o projeto aguentar, num caso desse, ou num caso de "rodízio" do dono da bike querer andar sem bateria (e em casos mais extremos, sem motor, devido a dificuldade de retirar e colocar sempre) seja uma alternativa.

*Agora, em relação à discussão sem fim. Bike elétrica, assim como controle remoto, só te deixam mole e gordo se assim você quiser. Tem gente que anda a 30 anos de bike e "não evoluiu", está sempre no mesmo ritmo, e tá tudo bem. Agora, se o cara tem como meta, em 6 meses sai do zero pra competição. Cada um na sua, não é a bike que faz isso ou aquilo, ela é apenas uma ferramenta, nova, para nossos tempos.
Quando o primeiro humano subiu no primeiro cavalo, será q foi criticado pelos outros, sendo chamado de preguiçoso?
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2023 as 11:36
Originalmente postado por BrunoRHCP BrunoRHCP escreveu:

Alguém sabe se a bike é projetada para andar somente com bateria e motor (como peças estruturais do quadro)?

Um colega disse acima q se bateria e motor pifarem a bike é lixo.

Talvez, se o projeto aguentar, num caso desse, ou num caso de "rodízio" do dono da bike querer andar sem bateria (e em casos mais extremos, sem motor, devido a dificuldade de retirar e colocar sempre) seja uma alternativa.


existem algumas ebikes com motor e bateria removíveis para serem utilizadas como "acústicas" se preferir (ou precisar), como a Trek e-Caliber


tem algumas outras como sistema Fazua que permitem isso também.

mas a grande maioria das ebikes são feitas para utilizar somente com motor mesmo.

devido a popularidade das ebikes specialized, acabei optando pela marca pensando no futuro, já que dificilmente a marca ou as assistências abandonariam o modelo de motor atual tendo tantos rodando por aí, bem como bateria e outras partes específicas. pode até ficar caro a manutenção no futuro, mas ainda assim dificilmente a bike ficará inutilizada.


Editado por TheLittle - 17 Out 2023 as 11:38
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Sal1977 Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2023
Sao Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sal1977 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2023 as 17:28
Blz Man?!

Acabei de comprar uma E-Vibe Elite FS...

O q vc ta achando dela?

Fez o up pra 32 kms por hora?

O q vc me diz desse motor E7000? Tem gente q fala mal, que ja teve problema crônico solucionado pela Shimano e tals... procede?

Qual o tamanho da sua? Comprei uma M...

Se vc puder tirar todas essas minhas dúvidas agradeço demais!!!!

Agradeço desde já sua ajuda... quase não tem info na net sobre ela... infelizmente.

Abs!!!
Voltar ao Topo
Sal1977 Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2023
Sao Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sal1977 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2023 as 17:32
[QUOTE=Ctoledo]Boa tarde a todos, sou novo no Forum, mas possuo bike assistida na verdade mais de uma... e vi alguns tópicos que me levaram a achar importante detalhar para que quem não entende.

Minha primeira e-bike foi uma Oggi 8.3

Rodei com ela um ano até que teve um problema na bateria e no motor (ambos Shimano) e embora tenha levado muito tempo para arrumar, a Shimano trocou tanto o motor, quanto a bateria.

Durante o tempo que fiquei na espera, acabei por comprar uma Caloi Evibe Elite FS que além de ser assistida, tem a vantagem da Full suspension, que deixa as descidas mais divertidas.

Para a cidade acabei comprando uma Oggi City Toour e500 que é muito interessante.

E para minha esposa, aproveitei uma oferta e comprei uma Caloy City tour (com Shimano E5000)


Então acho que tendo dois anos de vivencia com estas "coisas" e passando por alguns perrengues, posso contribuir.

1- Manutenção
    Tirando a questão da Bateria e Motor, são bikes comuns dentro da categoria que se propôe...não teria por que ter mais ou menos prolemas do que uma bike comun.
    Bateria e motor, são muito robustos, mas se derem problema fora da garantia... não tenha dúvida, a bike já era. Recomendo fortemente um seguro contra pane eletrica (a Porto Seguro tem) para as bikes mais caras... e já adianto... falhou fora da garantia... a ike vira ferro velho.
    
     A Bike que mais usei até agora é a Caloi Evibe Elite FS... mais de 2500km em lama, pulando pedras, passando por riachos e os prolemas que tive foram muito comuns... de pneu ovaladoe barulho na suspensão... resolvidos com ajustes em garantia.

2- Peso
    Não tem como dizer que o peso não atrapalha, mas sinceramente me incomoda muito na hora de colocar e tirar do carro... como usuário médio, não teve descida, trilha ou pedal que eu deixei de fazer por conta do peso da Bike. Pelo contrario, já fiz vários passeios que eu não poderia fazer, por que a Bike deu uma força na subida. (não acreditem que ela resolve a subida, geralmente ela alivia, mas não resolve).... 

3- Assistência
Geralmente quem nunca pedalou uma e-ike, acredita que a força é zero, como se houvesse um acelerador, mas a verdade é que as bikes assistidas, fornecem uma ajuda relativa ao esforço que o ciclista faz, reduzindo o impacto do peso da bike nos modos mais leves e nos modos mais fortes, dividindo a força com o ciclista na proporção de 1x1. E isso limitado aos Newtons de cada motor... depois disso... é perna mesmo... 

4- Como conduzir
Eu particularmente, uso muito pouco o motor eletrico, pedalo como se fosse uma bike normal, mas não limito meus passeios para evitar uma subida forte no fnal, quiando meus 53 anos pesam mais... eu vou por qualquer caminho, e se ver que uma subida vai me quebrar, aí eu ligo o motor e não quebro, mas tem gente que usa para rodar mais de duas vezes um bike park no mesmo dia... fazendo em 30 minutos uma trilha como o Cemucan que com bike normal faria em mais de uma hora....

5- Duração da bateria
Geralmente duram entre 50 e 100km ligadas, se vc usar apenas nas subidas, como eu... vai carregar a cada 400km ou mais, ou... se usar o modo turbo numa subida mais forte, vai torrar 40% da carga em 60 minutos de subida (Eu em Castelhanos... 750m de elevação em 14km)....

Bom... é isso... eu acredito que e-bike veio para ficar, é o futuro da mobilidade e pode ser muito divertida em trilhas... e passeios... só não acho que em algum momento elas terão competições proprias, visto que não teria sentido competir com este tipo de equipamento.

Blz Man?!

Acabei de comprar uma E-Vibe Elite FS...

O q vc ta achando dela?

Fez o up pra 32 kms por hora?

O q vc me diz desse motor E7000? Tem gente q fala mal, que ja teve problema crônico solucionado pela Shimano e tals... procede?

Qual o tamanho da sua? Comprei uma M...

Se vc puder tirar todas essas minhas dúvidas agradeço demais!!!!

Agradeço desde já sua ajuda... quase não tem info na net sobre ela... infelizmente.

Abs!!!
Voltar ao Topo
Sal1977 Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2023
Sao Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sal1977 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2023 as 17:33
Blz Man?!

Acabei de comprar uma E-Vibe Elite FS...

O q vc ta achando dela?

Fez o up pra 32 kms por hora?

O q vc me diz desse motor E7000? Tem gente q fala mal, que ja teve problema crônico solucionado pela Shimano e tals... procede?

Qual o tamanho da sua? Comprei uma M...

Se vc puder tirar todas essas minhas dúvidas agradeço demais!!!!

Agradeço desde já sua ajuda... quase não tem info na net sobre ela... infelizmente.

Abs!!!
Voltar ao Topo
Sakuraba. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2009
Niteroi - RJ
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sakuraba. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2023 as 10:27
Mais ou menos na linha do que outro colega aí falou: questão de 'ser contra' ou 'à favor' cada um vai falar pelo próprio perfil. Não vejo uma resposta definitiva nessa, porque são muitas variáveis que pesam de maneira diferente pra cada um. Conforto, orçamento, perfil de uso, entre outros. Mesmo MTB, nem todos usam de maneira igual.

O thelittle falou algo que não tinha me passado em mente desde a última mensagem (e vi que tem uns 2 a 3 anos já...), que é o lance das baterias e manutenção. A última 'novidade' que vi nesse aspecto foi algumas pessoas fazendo gambiarra com baterias na mochila. E pior que, pelo menos nos vídeos, parece funcionar bem. Basicamente, eles adaptam uma bike convencional, e montam o fio da bateria na roda traseira. Pode ser que futuramente alguém consiga viabilizar economicamente boas ideias nessa das baterias. Só deve demorar....

Voltar ao Topo
Sakuraba. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2009
Niteroi - RJ
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sakuraba. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2023 as 10:31
Originalmente postado por Sal1977 Sal1977 escreveu:

[QUOTE=Ctoledo]Boa tarde a todos, sou novo no Forum, mas possuo bike assistida na verdade mais de uma... e vi alguns tópicos que me levaram a achar importante detalhar para que quem não entende.

Minha primeira e-bike foi uma Oggi 8.3

Rodei com ela um ano até que teve um problema na bateria e no motor (ambos Shimano) e embora tenha levado muito tempo para arrumar, a Shimano trocou tanto o motor, quanto a bateria.

Durante o tempo que fiquei na espera, acabei por comprar uma Caloi Evibe Elite FS que além de ser assistida, tem a vantagem da Full suspension, que deixa as descidas mais divertidas.

Para a cidade acabei comprando uma Oggi City Toour e500 que é muito interessante.

E para minha esposa, aproveitei uma oferta e comprei uma Caloy City tour (com Shimano E5000)


Então acho que tendo dois anos de vivencia com estas "coisas" e passando por alguns perrengues, posso contribuir.

1- Manutenção
    Tirando a questão da Bateria e Motor, são bikes comuns dentro da categoria que se propôe...não teria por que ter mais ou menos prolemas do que uma bike comun.
    Bateria e motor, são muito robustos, mas se derem problema fora da garantia... não tenha dúvida, a bike já era. Recomendo fortemente um seguro contra pane eletrica (a Porto Seguro tem) para as bikes mais caras... e já adianto... falhou fora da garantia... a ike vira ferro velho.
    
     A Bike que mais usei até agora é a Caloi Evibe Elite FS... mais de 2500km em lama, pulando pedras, passando por riachos e os prolemas que tive foram muito comuns... de pneu ovaladoe barulho na suspensão... resolvidos com ajustes em garantia.

2- Peso
    Não tem como dizer que o peso não atrapalha, mas sinceramente me incomoda muito na hora de colocar e tirar do carro... como usuário médio, não teve descida, trilha ou pedal que eu deixei de fazer por conta do peso da Bike. Pelo contrario, já fiz vários passeios que eu não poderia fazer, por que a Bike deu uma força na subida. (não acreditem que ela resolve a subida, geralmente ela alivia, mas não resolve).... 


5- Duração da bateria
Geralmente duram entre 50 e 100km ligadas, se vc usar apenas nas subidas, como eu... vai carregar a cada 400km ou mais, ou... se usar o modo turbo numa subida mais forte, vai torrar 40% da carga em 60 minutos de subida (Eu em Castelhanos... 750m de elevação em 14km)....

Bom... é isso... eu acredito que e-bike veio para ficar, é o futuro da mobilidade e pode ser muito divertida em trilhas... e passeios... só não acho que em algum momento elas terão competições proprias, visto que não teria sentido competir com este tipo de equipamento.



Ótimo relato colega. 

Essa de virar ferro velho depois da garantia assusta mesmo....até então, era só uma desconfiança aqui. Ainda mais que essas bikes ainda são algo relativamente recente.

Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 3456>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X