| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Engate: peso sobre bola que suporte Thule 9503
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Engate: peso sobre bola que suporte Thule 9503

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
WJR Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de WJR Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Engate: peso sobre bola que suporte Thule 9503
    Enviado: 29 Out 2020 as 10:03
Olá pessoal.

Comecei a pedalar com a família e são 4 bicicletas pra carregar.
Comprei um transbike thule rideon 9503 para carregar 3 bikes e outro pra levar uma bike no teto.
O total de peso 3 bikes + thule fica entre 55 a 57 kg e quando verifiquei o reboque do meu carro que é um versa ví que só suporta 30 kg.

Enviei um email pra Thule e me deram um contato em São Paulo que fazem engate adequado mas só fazem levando o carro lá e estou em BH.

Pesquisei em sites estrangeiros e vi que na europa e US existem fabricantes de engate que suportam 90 kg sobre a bola (tongue weight) mas aqui no Brasil até agora o máximo que achei foi a marca enforth que suporta 50 kg e mesmo assim eles disseram que não recomendam pra transbike plataforma.

Isto já faz 20 dias e recebi uma dica de que as marcas engetran e volpato poderiam atender mas não consigo confirmar qual peso sobre a bola suportam.
Vi no forum um colega que desistiu, vendeu o transbike.

Então, alguém já passou por isso e conseguiu uma alternativa ou será que vou ter que vender e comprar um hangon de 2 bikes? Me disseram que no Brasil só fabricam engate com peso máximo sobre a bola maior do que 50 kg pra SUV e pickups.
Agradeço a quem puder ajudar compartilhando a experiência.
Obrigado 

Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down

Pará - SGA
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de azazel66 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 10:07
Eu usaria 2 ou até 3 bikes na hack de teto... peso na bola ainda é relativo, diferente dum reboque com rodado, o peso do transbike envolve alavanca (que multiplica o peso) além da folga.

Antes de consultar fabricantes de engate e de suportes, eu pesquisaria também com o fabricante do carro, afinal, qual o peso que ele suporta? (tenho uma montana e ela suporta 100kg de peso no engate (combinado de 3000kg entre veiculo e reboque), o fox da minha namorada comporta 50kg de apoio no reboque (400kg de tração), assim sendo, não adianta colocar um reboque de 150 kg no fox que posso comprometer a estrutura do veículo.

ou seja, pro fox em questão eu posso transportar 50kg no engate (desconsiderando a alavanca, sendo assim, não transportaria mais de 40kg) e 45 kg sobre o teto.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 10:15
Os SUV de verdade suportam mais carga pois a estrutura do carro é diferente, a forma das longarinas e os pontos de apoio já são dimensionados pensando em puxar carga.
Cuidado onde vai instalar esse engate, muito lugar faz adaptação e o prejuizo é certo, veja as marcas homologadas na montadora e siga o peso estipulado do manual.

scott single track 95 cromo
khs 204 full 2012 - R.I.P.
khs sixfifty 2500 - 2014
Mongoose XR PRO - 2016
GT Sanction Pro - 2015
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 10:55
Originalmente Postado por azazel66 azazel66 Escreveu:

Eu usaria 2 ou até 3 bikes na hack de teto... peso na bola ainda é relativo, diferente dum reboque com rodado, o peso do transbike envolve alavanca (que multiplica o peso) além da folga.

Antes de consultar fabricantes de engate e de suportes, eu pesquisaria também com o fabricante do carro, afinal, qual o peso que ele suporta? (tenho uma montana e ela suporta 100kg de peso no engate (combinado de 3000kg entre veiculo e reboque), o fox da minha namorada comporta 50kg de apoio no reboque (400kg de tração), assim sendo, não adianta colocar um reboque de 150 kg no fox que posso comprometer a estrutura do veículo.

ou seja, pro fox em questão eu posso transportar 50kg no engate (desconsiderando a alavanca, sendo assim, não transportaria mais de 40kg) e 45 kg sobre o teto.

Muito bem citado a questão da alavanca que esses suportes geram no engate (momento o termo técnico). Não creio que engates sejam dimensionados pensando nesse tipo de carga, já que a aplicação usual (reboque) a carga é aplicada pontualmente na bola.

No meu carro tenho 3 calhas no teto, as das extremidades monto invertidas, para as bikes de adulto. A central monto deslocada um pouco para a bike da filha maior. A quarta bike da menor vai no porta-malas.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 11:01
Sinceramente não vejo vantagem nesses Thule... Custam uma bagatela de 2 mil reais, mais o emplacamento que deve dar uns 500... Total investido R$2.500

Com esse valor se compra um reboque usado e sobra dinheiro pra levar no serralheiro e fazer os suportes para as bikes... Além de poder ser usado para outras coisas, transporta as bikes com mais segurança.

Uma dessas, usada, sem as paredes laterais. Solda 4 perfil U e suportes para as rodas. 
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 11:06
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Sinceramente não vejo vantagem nesses Thule... Custam uma bagatela de 2 mil reais, mais o emplacamento que deve dar uns 500... Total investido R$2.500

Com esse valor se compra um reboque usado e sobra dinheiro pra levar no serralheiro e fazer os suportes para as bikes... Além de poder ser usado para outras coisas, transporta as bikes com mais segurança.

Uma dessas, usada, sem as paredes laterais. Solda 4 perfil U e suportes para as rodas. 

Essas carretas tipo fazendinha tem licenciamento anual, tem que ser documentadas no Detran da cidade, placa etc... além de ser um trambolho para guardar, é um saco puxar, quase comprei, mas é muito ruim puxar isso... Fora lugar pra estacionar, etc...

Tenho 3 calhas no teto, um suporte de estepe pra mais duas, mas já levei 7 bikes uma vez num evento...
scott single track 95 cromo
khs 204 full 2012 - R.I.P.
khs sixfifty 2500 - 2014
Mongoose XR PRO - 2016
GT Sanction Pro - 2015
Voltar para o topo
TGTECH Ver Drop Down

Restinga Seca
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TGTECH Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 11:22

Eu passo me estressando com isso. 
Tenho calhas de teto da marca Kiussy. Uso a uns 4 anos. 
Agora o cara que comprei as bikes de carbono, me alertou que pode danificar o quadro da bike, que em caso de quebra do quadro, a garantia pode ser negada, porque a marca (micro arranhão) fica no verniz. 

Fui atras destes da Thule de plataforma, mas não acho engante de reboque adequado tambem. 

Na próxima troca de carro, o cara tem que além de preço, opçionais etc etc, ficar ligado para a facilidade de transporte da bike. LOLLOLLOL

Em tiros curtos, uso minha senhora para levar as bikes.

Cannondale Trail 5 2015
Cannondale Trail 4 2018
Cannondale FSI 5   2018
Cannondale FSI 4   2020
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 11:27
Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Essas carretas tipo fazendinha tem licenciamento anual, tem que ser documentadas no Detran da cidade, placa etc... além de ser um trambolho para guardar, é um saco puxar, quase comprei, mas é muito ruim puxar isso... Fora lugar pra estacionar, etc...

Tenho 3 calhas no teto, um suporte de estepe pra mais duas, mas já levei 7 bikes uma vez num evento...

Também prefiro as calhas de teto, tanto que uso 3 e me viro para levar a quarta bike dentro do carro. Acontece que entre aqueles Thule de engate de reboque, e uma carretinha, eu escolheria a carretinha. Tem carro que complica colocar calha no teto.
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 11:29
Originalmente Postado por TGTECH TGTECH Escreveu:

Agora o cara que comprei as bikes de carbono, me alertou que pode danificar o quadro da bike, que em caso de quebra do quadro, a garantia pode ser negada, porque a marca (micro arranhão) fica no verniz. 

Fui atras destes da Thule de plataforma, mas não acho engante de reboque adequado tambem. 

Na próxima troca de carro, o cara tem que além de preço, opçionais etc etc, ficar ligado para a facilidade de transporte da bike. LOLLOLLOL

Na real quem tem família grande que pedala, tem que ir pra pick-up de cabine dupla... Ai coloca as bikes na caçamba com um protetor e só vai 
Voltar para o topo
Zaka Ver Drop Down

Caxias do Sul - RS
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Zaka Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 11:45
Como tenho uma mini-pickup e só cabem 2 dentro, o melhor sistema pra camionetes que encontrei até hoje foi esse. Tira a roda e prende no eixo/blocagem. Um elástico pra firmar as rodas traseiras, as dianteiras embaixo da lona e já era.

Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down

Pará - SGA
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de azazel66 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 14:40
Originalmente Postado por TGTECH TGTECH Escreveu:

Carbono o esquema é escolher as calhas que remove a roda dianteira e leva elas no porta malas... ai não prende no quadro.
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down

Pará - SGA
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de azazel66 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 14:41
Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Os SUV de verdade suportam mais carga pois a estrutura do carro é diferente, a forma das longarinas e os pontos de apoio já são dimensionados pensando em puxar carga.
Cuidado onde vai instalar esse engate, muito lugar faz adaptação e o prejuizo é certo, veja as marcas homologadas na montadora e siga o peso estipulado do manual.

E ainda depende o SUV, hj tem muito SUV que não é de fato SUV hehehehe
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down

Pará - SGA
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de azazel66 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Nov 2020 as 14:42

Muito bem citado a questão da alavanca que esses suportes geram no engate (momento o termo técnico). Não creio que engates sejam dimensionados pensando nesse tipo de carga, já que a aplicação usual (reboque) a carga é aplicada pontualmente na bola.

No meu carro tenho 3 calhas no teto, as das extremidades monto invertidas, para as bikes de adulto. A central monto deslocada um pouco para a bike da filha maior. A quarta bike da menor vai no porta-malas.

Achei que alavanca ficaria mais clara a intenção que momento...

E mesmo no reboque havendo o mesmo peso sobre o engate, as oscilações dele são divididas entre o reboque e o engate, e não apenas no engate.
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo
WJR Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de WJR Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Nov 2020 as 16:36
Pessoal muito obrigado a todos por compartilhar suas experiências. Decidi usar 2 bikes no teto com transbikes kiussi e 2 no thule mas ainda assim acho que preciso trocar o reboque porque vai dar 42kg.
e o meu reboque suporta só 30 kg. 

Nos EUA a marca Curt produz reboque para Versa que suporta 90 kg, aqui no Brasil o máximo que achei até agora foram 50 kg. Pensei na carretinha antes de comprar o thule mas o valor era maior, entre 4 e 5 mil e ainda precisa licenciamento no detran, além de ocupar muito espaço.

Alguem conhece alguma marca de engate que suporte 50 kg e que seja confiável pra transportar 2 bikes + transbike?
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X