Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Emplacamento/Registro de bikes
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Emplacamento/Registro de bikes

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Emplacamento/Registro de bikes
    Postado: 25 Abr 2018 as 17:10
Devia haver uma campanha nacional deste registro, envolveria os fabricantes, as bicicletarias, usuarios e o governo.
1 - O governo faria uma plataforma para cadastrar os dados da bike incluindo todas as caracteristicas (foto, cor, marcas, etc) medidas de pontos chaves dos quadros, além de dados do proprietario e nota fiscal (se houver*) bem como a situação da bike (no fabricante, Em loja, Com Usuario, Furtada, Roubada).
2 - Os fabricantes imprimiriam esse registro nas peças maiores da bike (quadro, roda, guidão) em mais de um local previamente escolhido.
2 - Esse sistema seria abastecido por fabricantes/bicicletarias devidamente registradas pelo DETRAN.
3 - Em caso de roubo bastaria informar o seu registro no B.O
4 - O governo disponibiliza parte das informações no sistema para qualquer um, que seriam as caracteristicas da bike, sua situação, sua origem (estado/cidade). Com isso tanto a policia quanto quem teve seu bem subtraido teria mais facilidade em verificar nas ruas e quem sabe recuperar seu bem.
5 - Em caso de venda/alteração de peças o usuario levaria a um bicicletaria conveniada que efetuaria a troca dos dados cadastrais (com os devidos mecanismos de segurança).
*Inicialmente teriamos que aceitar no sistema bikes sem nota mas com o tempo (5 a 10 anos) acredito que o sistema ficaria redondo, além disso todas as peças a partir de então seriam registradas o que permite o rastreamento e até mesmo identificar casos de bicicletarias que eventualmente participassem de algum esquema. Sem contar que teriamos um cadastro nacional onde poderia ser colhido dados dos usuarios como o tipo deuso, quantos km, periodo de uso, onde se pedala mais e com que propósito, orientando politicas municipais de implantação de rotas/ciclovia/ciclofaixas.

Sei que existem algumas iniciativas como o bikeregistrada mas este seria de ambito nacional.
Voltar ao Topo
arpassero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2014
santa catarina
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arpassero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2018 as 19:20
Não funciona nem com veículos. ...imagina com bicicletas
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2018 as 20:43
Cético Thumbs Down. Infelizmente não acredito na competência de gestão governamental disso. Nosso país é muito bom no aspecto arrecadatório. Quanto a fiscalização  provavelmente me mandariam reclamar com o bispo se eu fosse roubado. Ou seja: dificulte você a possibilidade de roubo/furto é o que melhor pode se fazer nesse nosso Brasil com triste herança cultural da propriedade alheia. ...
Voltar ao Topo
koioz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2012
piracicaba
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar koioz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2018 as 23:59
E ainda teríamos que pagar licenciamento, vistoria, lacração, seguro obrigatório, etc.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 00:13
Roda e guidão com nº  de registro???  Absurdo, como ficaria para trocar ?   

Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 01:01
Isso já é um abacaxi com os carros... A missa para trocar as peças registradas é gigantesca...
Conceitualmente funciona, se poderia fazer um cadastro, on-line, com login e senha se altera os dados...

Mas na realidade... Pra manter isso, a grana tem que sair de algum lugar... Precisa de manutenção, backup, um lugar pra esse servidor, ar condicionado, energia, água, alguém pra fazer limpeza...
Os DETRANS locais, também não fariam de graça...

Terceirizando é ainda mais complicado, ninguém trabalha a preço justo pro estado...
A maioria dos serviços prestados, é superfaturado...

Caímos na questão de peças roubadas, peças ilegais / contrabando... Além do comércio formal e informal de bikes, peças em geral, etc, seria afetado diretamente...
Como fiscalizar que peça X foi comprada? Nota anexa ao sistema? Aí chegamos no ponto que a carga tributária altíssima, nos força a vender e comprar, quase sempre sem nota...

Resumo da novela... Isso gera um custo, e sendo no Brasil, gera um custo bem alto...
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 10:05
ai gosta de burocracia
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 10:33
Não seria o correto combater a criminalidade, o roubo, o comércio e a receptação de peças duvidosas ao invés de burocratizar e onerar os cidadãos de bem?
BXT HT Carbon - 29"
Voltar ao Topo
leonardovit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Ago 2014
Realeza
Offline
Mensagens:359
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonardovit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 10:56
Meu Deus, nem dê a ideia... Seria uma maneira de começarem a recolher taxas sobre o uso das bikes, certamente.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 11:13
Gente, por favor, não inventa!!!

Isso não funciona nem em carros, quanto mais com bicicletas.
Criaram a lei de registro do número de motor no documento do carro. Vão ver quantos carros turbo estão com o motor original. O dono guarda o bloco do motor original para fins de transferência, mas motor pra moer, vai qualquer um e nenhum guarda fiscaliza.
Eu mesmo tenho 2 motores jogados na minha garagem.

A única vez que eu ouvi falar de alguém querendo saber número de motor foi de uma Saveiro que recebeu um motor AP 2.0 16V que foi turbinado. Era um motor super raro.
Dizem as más linguas que o dono do carro comprou de um moleque. Só que o moleque deu golpe na seguradora e o dono fez a burrada de deixar o carro ser a capa da Revista Full Power.
Aí começou a aparecer oficial de justiça tentando entregar intimação para periciar o veículo. Aí o carro "sumiu".
Foi um caso bem extremo para não dizer que nunca vi alguém querendo saber número de motor fora das vistorias de transferência.

Se ninguém fiscaliza carro, imagina peças de bicicleta.

Essas coisas burocráticas, cartoriais, só servem para trazer mais confusão e conta pra pagar para o dono. Isso não vai inibir roubo.
Acho que um "Bike Registrada" funciona melhor e sem tanta dor de cabeça.

Voltar ao Topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 15:04
Parei de ler na parte que fala "O governo faria..."
O governo não faz nada a não ser que seja pra ferrar a vida da gente... arrecadar e nos deixar na mão.
Quanto menos o governo interferir nas nossas vidas melhor. Chega desse papo paternalista de que o governo deve nos prover.
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar ao Topo
katan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2015
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar katan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2018 as 15:25
A ideia é interessante, mas se os próprios "beneficiados" já são contra, imagina pra manter as tretas que o Ismah/Cabelo citou.. Acho que algo assim não vai surgir de uma vez, vão ser várias coisas pequenas que, um dia, serão unificadas de alguma forma para termos um sistema mais funcional.

O bike registrada, por exemplo, é um passo nessa direção. Todo mundo quer recuperar a bike rs

Essa ideia aí teria que envolver fabricantes, o que dificulta ainda mais o processo, etc

Talvez, um dia, a gente chegue num ponto justo. Até lá, a gente pode dar nossos pequenos passos nessa direção, registrando a bike, evitando comprar bike e peças sem NF, etc etc
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 09:20
Entrei no site bikeregistrada li a proposta e percebi que se trata quase da mesma coisa, este selo (enselamento) na verdade é como uma placa (emplacamento) de carro só que onde alguns dados são de acesso livre exatamento como falei no inicio do tópico, acontece que se trata de um selo que pode ser retirado/tampado (mesmo que seja mais dificil é possivel faze-lo) enquanto eu propus algo mais sólido que estaria gravado em mais de um lugar no quadro além das peças maiores,além de ser uma politica nacional ou seja todas as partes da cadeia (do produtor ao consumidor final) estariam envolvidos e cadastrados o que facilitaria e muito descobrir sua bike em caso de roubo e se algum elo da cadeia esta envolvido nesse tipo de crime.
Quero dizer com isso que o bike registrada é bom mas a sua evolução é o que foi proposto por mim valido para todos em ambito nacional sei muito bem da desconfiança que as pessoas tem a respeito do governo, mas é verdade é que precisamos dele, seria melhor que os ciclistas se unissem para propor juntos algo que funcione  do que a ideia partir de cima fazendo como querer. No entanto os movimentos apenas seguem tentando boicotar iniciativas ao inves de propor as suas assim como pode ser visto claramente aqui.

Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 09:46
Preço da bike ia aumentar uns 50% se tratando de Brasil
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 09:55
Sua idéia nada tem a ver com o Bike Registrada, é bem diferente e não é uma evolução. Pensa bem, gravar número em roda e guidão???   Quem nunca trocou roda, seja por necessidade ou buscando melhor performance? Aí todas as rodas teriam que ter numeração individual? = Aumento de custo de produção.

Sua idéia simplesmente não é prática e a lógica é falha, e foi rejeitada exatamente por isso. Pense melhor.
Voltar ao Topo
BBSantos Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jun 2017
Brasília
Offline
Mensagens:313
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BBSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 10:33
A ideia é absurda por mais uma razão,a imensa maioria das bicicletas rodando no país são baratas e o custo/benefício dessa burocracia toda seria péssimo. Iria totalmente contra o incentivo do uso de transporte não motorizado.

Voltar ao Topo
wallaceagf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wallaceagf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 10:52
Enquanto lia sobre o que você escreveu só me veio uma palavra em mente: IMPOSTOS.


Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 11:25
Imagina fundir os números no pedivela, rodas , esuspensa e quadros!!! Sendo que em peças de carbono não seria possível. Apenas adesivos. Se o cidadão optasse em montar a bicicleta, peça por peça, depois teria que levar em uma fundição para gravar o número que o órgão estatal fornecesse? Chega a ser poético. O mais importante é não alimentar o comércio paralelo.
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 11:39
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Imagina fundir os números no pedivela, rodas , esuspensa e quadros!!! Sendo que em peças de carbono não seria possível. Apenas adesivos. Se o cidadão optasse em montar a bicicleta, peça por peça, depois teria que levar em uma fundição para gravar o número que o órgão estatal fornecesse? Chega a ser poético. O mais importante é não alimentar o comércio paralelo.

Amigos nem uma ideia é perfeita precisa de aperfeiçoamentos, não sabia desse detalhe para esse tipo de material no caso podem ser usados adesivos como sugeriu o ou outra solução. Isso não inviabiliza a ideia, ela só precisa ser melhorada.
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 11:42
Originalmente postado por wallaceagf wallaceagf escreveu:

Enquanto lia sobre o que você escreveu só me veio uma palavra em mente: IMPOSTOS.


Originalmente postado por BBSantos BBSantos escreveu:

A ideia é absurda por mais uma razão,a imensa maioria das bicicletas rodando no país são baratas e o custo/benefício dessa burocracia toda seria péssimo. Iria totalmente contra o incentivo do uso de transporte não motorizado.


Não tenho dados para justificar mas mesmo assim acredito que o custo seria infimo (as coisas são feitas em escala), é uma questão de segurança ter esse sistema, assim como vocês usam o bike registrada para mesma coisa, mas ele não é oficial digo nacional o que seria melhor para todos.
Não estariam dispostos a pagar um pouco mais para ter mais segurança?
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 11:45
Originalmente postado por edd edd escreveu:

Sua idéia nada tem a ver com o Bike Registrada, é bem diferente e não é uma evolução. Pensa bem, gravar número em roda e guidão???   Quem nunca trocou roda, seja por necessidade ou buscando melhor performance? Aí todas as rodas teriam que ter numeração individual? = Aumento de custo de produção.

Sua idéia simplesmente não é prática e a lógica é falha, e foi rejeitada exatamente por isso. Pense melhor.

Amigo você vai comprar um bolacha (não biscoito) no mercado e ele tem um codigo de barras um controle individual, porque isso não é possivel em rodas e guidões? Sim com essa numeração poderiamos encontra-la em caso de furtos de peças o que interessa principalmente ao ciclista profissional, eu que uso a bike para ir ao trabalho nunca me preocupei com esse tipo de situação de roubarem uma peça especifica, uso bikes comuns e acho que dificilmente esse tipo de coisa acontece com bikes simples.
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 11:46
Originalmente postado por JcFiebig JcFiebig escreveu:

Parei de ler na parte que fala "O governo faria..."
O governo não faz nada a não ser que seja pra ferrar a vida da gente... arrecadar e nos deixar na mão.
Quanto menos o governo interferir nas nossas vidas melhor. Chega desse papo paternalista de que o governo deve nos prover.

Vamos abdicar do governo, para que ele serve mesmo? Quantos paises adotaram a utopia?

Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 12:16
Peças de bike tbm saem com um código de barras , depois que vc compra vc arranca ele...
Me lembre de nunca votar em vc
Voltar ao Topo
BBSantos Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jun 2017
Brasília
Offline
Mensagens:313
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BBSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 12:29
Originalmente postado por MarcusLisboa MarcusLisboa escreveu:

Originalmente postado por wallaceagf wallaceagf escreveu:

Enquanto lia sobre o que você escreveu só me veio uma palavra em mente: IMPOSTOS.


Originalmente postado por BBSantos BBSantos escreveu:

A ideia é absurda por mais uma razão,a imensa maioria das bicicletas rodando no país são baratas e o custo/benefício dessa burocracia toda seria péssimo. Iria totalmente contra o incentivo do uso de transporte não motorizado.


Não tenho dados para justificar mas mesmo assim acredito que o custo seria infimo (as coisas são feitas em escala), é uma questão de segurança ter esse sistema, assim como vocês usam o bike registrada para mesma coisa, mas ele não é oficial digo nacional o que seria melhor para todos.
Não estariam dispostos a pagar um pouco mais para ter mais segurança?

Amigo, desculpe chamar sua proposta de absurda, mas o fato é que não estou disposto a pagar nem um centavo a mais, muito menos para o governo. Minha bicicleta é considerada barata e não justifica qualquer investimento a mais. 
Sou contra a proposta porque sei que a grande maioria das bicicletas vistas nas ruas são ainda mais baratas que a minha e qualquer burocracia a mais traria muito mais empecilhos que vantagens para o povo que precisa da bike para se deslocar ao trabalho.
Qualquer medida nesse sentido só teria algum efeito se fosse opcional, aí quem tem bikes mais caras poderia optar ou não em aderir. Mas todos sabemos que não existe nada opcional em termos de governo. Tudo que é lei se estende para toda população. Até o cara que comprou uma bike de 300 reais usada teria que se enquadrar na Lei.


Editado por BBSantos - 22 Mai 2018 as 12:31
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 13:00
Originalmente postado por MarcusLisboa MarcusLisboa escreveu:

Originalmente postado por edd edd escreveu:

Sua idéia nada tem a ver com o Bike Registrada, é bem diferente e não é uma evolução. Pensa bem, gravar número em roda e guidão???   Quem nunca trocou roda, seja por necessidade ou buscando melhor performance? Aí todas as rodas teriam que ter numeração individual? = Aumento de custo de produção.

Sua idéia simplesmente não é prática e a lógica é falha, e foi rejeitada exatamente por isso. Pense melhor.

Amigo você vai comprar um bolacha (não biscoito) no mercado e ele tem um codigo de barras um controle individual, porque isso não é possivel em rodas e guidões? Sim com essa numeração poderiamos encontra-la em caso de furtos de peças o que interessa principalmente ao ciclista profissional, eu que uso a bike para ir ao trabalho nunca me preocupei com esse tipo de situação de roubarem uma peça especifica, uso bikes comuns e acho que dificilmente esse tipo de coisa acontece com bikes simples.

Vc só esqueceu de mencionar que a bolacha tem um código padrão e não um controle individual. Qualquer guidão ou roda específica teria o mesmo código. Como vc provaria que aquele seu guidão não é o que foi roubado?

Quantos carros hoje em dia andam sem seguro e confiam apenas no código estatal? São pouquíssimos os que tem valor alto e não tem seguro. Que poderia ser feito nas bikes também e é muito mais confiável que a sua alienante idéia.


Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
katan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2015
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar katan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 14:24
Eu acho que a solução mais próxima do real e do ideal do tópico seria uma cadastro nacional de códigos de série, talvez. Daí usaria só o código que já tem no quadro para um rastreio, com status das bikes ("no fabricante", "na loja", "com usuário", "roubada", "apreendida", etc..).

Os fabricantes já devem ter um certo controle desses códigos (né?), mas as informações não são acessíveis. O governo teria um BD com esses códigos, status e as informações necessárias. Os usuários receberiam acesso ao BD com dados da sua própria bicicleta, no momento da aquisição.

Dessa forma, eu poderia repassar a bike para um outro usuário e, no banco de dados, faria a alteração de proprietário. Quando a polícia apreendesse uma bicicleta, poderia verificar os dados do dono, por exemplo. Coisas do tipo..

O problema é:
- custos para implantação e manutenção do banco de dados
Esses custos seriam repassados aos usuários, seja como aumento/criação/redirecionamento de impostos, seja como taxas de transferência, alteração, etc..
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 14:28
Originalmente postado por katan katan escreveu:

Eu acho que a solução mais próxima do real e do ideal do tópico seria uma cadastro nacional de códigos de série, talvez. Daí usaria só o código que já tem no quadro para um rastreio, com status das bikes ("no fabricante", "na loja", "com usuário", "roubada", "apreendida", etc..).

Os fabricantes já devem ter um certo controle desses códigos (né?), mas as informações não são acessíveis. O governo teria um BD com esses códigos, status e as informações necessárias. Os usuários receberiam acesso ao BD com dados da sua própria bicicleta, no momento da aquisição.

Dessa forma, eu poderia repassar a bike para um outro usuário e, no banco de dados, faria a alteração de proprietário. Quando a polícia apreendesse uma bicicleta, poderia verificar os dados do dono, por exemplo. Coisas do tipo..

O problema é:
- custos para implantação e manutenção do banco de dados
Esses custos seriam repassados aos usuários, seja como aumento/criação/redirecionamento de impostos, seja como taxas de transferência, alteração, etc..

A grande maiorias das montadoras já tem esse código. No site sempre tem uma parte de "registre sua bike"
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 14:35
Originalmente postado por MarcusLisboa MarcusLisboa escreveu:

Originalmente postado por JcFiebig JcFiebig escreveu:

Parei de ler na parte que fala "O governo faria..."
O governo não faz nada a não ser que seja pra ferrar a vida da gente... arrecadar e nos deixar na mão.
Quanto menos o governo interferir nas nossas vidas melhor. Chega desse papo paternalista de que o governo deve nos prover.

Vamos abdicar do governo, para que ele serve mesmo? Quantos paises adotaram a utopia?



A questão nunca foi de ter ou não governo. A questão sempre foi uma coisa chamada "governo brasileiro".

Aqui nada é feito pelo governo nacional para facilitar a vida do cidadão.
Ao contrário. Aqui se criam dificuldades para vender facilidades.

Se quiser, tenho dúzias de exemplos que mostram que isso é verdade. E nada atravanca mais a vida do cidadão que burrocracia inútil de serviços cartoriais.

Eu pago imposto como todo mundo aqui para ter segurança. Mas se eu quiser segurança, tenho que pagar de novo para ter uma segurança particular.
Eu pago imposto para ter um serviço público de saúde. Mas se eu quiser um serviço real de saúde tenho que colocar a mão no bolso pela segunda vez para ter um plano particular.
Eu pago imposto para que meus filhos tenham uma boa escola. Mas se eu quiser uma boa escola para eles, tenho de tirar dinheiro de novo do meu bolso para uma escola particular.

Criar um cadastro de bicicletas no mesmo molde do que existe para automóveis vai levar a um sistema cartorial de registro de bicicletas, com licenças pagas a serem renovadas todos os anos.
Esse dinheiro você vai pagar da mesma forma como paga pela licença do seu carro. Mas se essa licença não impede o roubo de carros, você acha que alguém vai se mexer para acabar com o roubo e furto de bicicletas?

Pra ficar na mesma, melhor deixar como está.


Voltar ao Topo
katan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2015
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar katan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 14:41
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por katan katan escreveu:

Eu acho que a solução mais próxima do real e do ideal do tópico seria uma cadastro nacional de códigos de série, talvez. Daí usaria só o código que já tem no quadro para um rastreio, com status das bikes ("no fabricante", "na loja", "com usuário", "roubada", "apreendida", etc..).

Os fabricantes já devem ter um certo controle desses códigos (né?), mas as informações não são acessíveis. O governo teria um BD com esses códigos, status e as informações necessárias. Os usuários receberiam acesso ao BD com dados da sua própria bicicleta, no momento da aquisição.

Dessa forma, eu poderia repassar a bike para um outro usuário e, no banco de dados, faria a alteração de proprietário. Quando a polícia apreendesse uma bicicleta, poderia verificar os dados do dono, por exemplo. Coisas do tipo..

O problema é:
- custos para implantação e manutenção do banco de dados
Esses custos seriam repassados aos usuários, seja como aumento/criação/redirecionamento de impostos, seja como taxas de transferência, alteração, etc..

A grande maiorias das montadoras já tem esse código. No site sempre tem uma parte de "registre sua bike"


Mas esse "registre sua bike" é só pra banco de dados da montadora. Eles vão usar isso pra um monte de coisa, pra ler mercado, etc.. Às vezes vão te dar um descontozinho em alguma coisa.

O que tô falando é algo "público". O policial, ao verificar uma bike com um suspeito, faria uma pesquisa pelo serial e verificaria se a bike é roubada ou não etc.. Tipo o que se faz já com as placas de carro, por exemplo. Se você for no site do detran, tem como saber algumas informações só com o número da placa. Eu uso um app pra verificar se o carro suspeito parado na frente do meu prédio, é roubado, por exemplo.

Talvez as montadoras nem abram essas informações na fabricação pois mercado, sigilo, etc.. Mas na venda, isso poderia entrar no BD. Outro benefício de ser algo público é que as bikes "tudo" entraria, não só de alguns muito interessados, como no Bike Registrada. Tem muita gente que não conhece o BR e que seria beneficiado se conhecesse.

Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 14:50
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Peças de bike tbm saem com um código de barras , depois que vc compra vc arranca ele...
Me lembre de nunca votar em vc

Mas esse codigo estaria impresso na peça logo não pode ser retirado, assim como um selo.
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 14:53
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Vc só esqueceu de mencionar que a bolacha tem um código padrão e não um controle individual. Qualquer guidão ou roda específica teria o mesmo código. Como vc provaria que aquele seu guidão não é o que foi roubado?

O codigo é diferente para cada peça

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:


Quantos carros hoje em dia andam sem seguro e confiam apenas no código estatal? São pouquíssimos os que tem valor alto e não tem seguro. Que poderia ser feito nas bikes também e é muito mais confiável que a sua alienante idéia.

O que você falou é o que esta em vigor hoje com o bike registrada que é optativo
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 14:53
Originalmente postado por katan katan escreveu:

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por katan katan escreveu:

Eu acho que a solução mais próxima do real e do ideal do tópico seria uma cadastro nacional de códigos de série, talvez. Daí usaria só o código que já tem no quadro para um rastreio, com status das bikes ("no fabricante", "na loja", "com usuário", "roubada", "apreendida", etc..).

Os fabricantes já devem ter um certo controle desses códigos (né?), mas as informações não são acessíveis. O governo teria um BD com esses códigos, status e as informações necessárias. Os usuários receberiam acesso ao BD com dados da sua própria bicicleta, no momento da aquisição.

Dessa forma, eu poderia repassar a bike para um outro usuário e, no banco de dados, faria a alteração de proprietário. Quando a polícia apreendesse uma bicicleta, poderia verificar os dados do dono, por exemplo. Coisas do tipo..

O problema é:
- custos para implantação e manutenção do banco de dados
Esses custos seriam repassados aos usuários, seja como aumento/criação/redirecionamento de impostos, seja como taxas de transferência, alteração, etc..

A grande maiorias das montadoras já tem esse código. No site sempre tem uma parte de "registre sua bike"


Mas esse "registre sua bike" é só pra banco de dados da montadora. Eles vão usar isso pra um monte de coisa, pra ler mercado, etc.. Às vezes vão te dar um descontozinho em alguma coisa.

O que tô falando é algo "público". O policial, ao verificar uma bike com um suspeito, faria uma pesquisa pelo serial e verificaria se a bike é roubada ou não etc.. Tipo o que se faz já com as placas de carro, por exemplo. Se você for no site do detran, tem como saber algumas informações só com o número da placa. Eu uso um app pra verificar se o carro suspeito parado na frente do meu prédio, é roubado, por exemplo.

Talvez as montadoras nem abram essas informações na fabricação pois mercado, sigilo, etc.. Mas na venda, isso poderia entrar no BD. Outro benefício de ser algo público é que as bikes "tudo" entraria, não só de alguns muito interessados, como no Bike Registrada. Tem muita gente que não conhece o BR e que seria beneficiado se conhecesse.


existe, mas é tão útil quanto as placas nos carros. Elas protegem de algo? Lógico que não.
Seria só mais uma burocracia que não serve pra nada.
Ousaria dizer que o custo seria quase o mesmo de um seguro da bike, que é muito mais eficiente.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 14:59
Originalmente postado por katan katan escreveu:

Eu acho que a solução mais próxima do real e do ideal do tópico seria uma cadastro nacional de códigos de série, talvez. Daí usaria só o código que já tem no quadro para um rastreio, com status das bikes ("no fabricante", "na loja", "com usuário", "roubada", "apreendida", etc..).

Foi exatamente isso que eu disse, o sistema bike registrada tem que ser nacional mas ele não conseguira se não for imposto a todos da cadeia (do fabricante ao usuario final). Infelizmente uma empresa privada não conseguiria isso sem o poder infinito/maior/impostor do governo federal.

Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 15:02
Originalmente postado por MarcusLisboa MarcusLisboa escreveu:

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Vc só esqueceu de mencionar que a bolacha tem um código padrão e não um controle individual. Qualquer guidão ou roda específica teria o mesmo código. Como vc provaria que aquele seu guidão não é o que foi roubado?

O codigo é diferente para cada peça

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:


Quantos carros hoje em dia andam sem seguro e confiam apenas no código estatal? São pouquíssimos os que tem valor alto e não tem seguro. Que poderia ser feito nas bikes também e é muito mais confiável que a sua alienante idéia.

O que você falou é o que esta em vigor hoje com o bike registrada que é optativo

Lógico que não são, os números são os mesmo por lote, aqueles numerosinhos acima do código de barras referem-se ao código, é só comparar.

Não falei hora nenhuma do bike registrada, falei de seguro, que já existem inúmeros no mercado, com preços bem atrativos por sinal. Com sua alienação toda acham mesmo que um registro impositivo diminuiria o número de roubos? Em tempo: 40% dos carros furtados em MG em 2016 não voltaram aos seus donos
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
katan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2015
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar katan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 15:10
Não é proteção, é informação, jh1991. Se a bike for roubada, ela terá uma valor comercial bem pequeno. Isso impede roubos? Não. Se a bike for recuperada pela polícia, o dono pode pegar a bike de volta. Isso impede roubos? Não. Se o cara resolve fazer seguro, ele recebe um valor caso a bike seja roubada. Isso impede roubos? Não. Porém, nos casos anteriores, pode diminuir um pouco os roubos, não impedir.

Em tempo: 60% dos carros furtados em MG em 2016 voltaram aos seus donos.
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 15:26
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Não falei hora nenhuma do bike registrada, falei de seguro, que já existem inúmeros no mercado, com preços bem atrativos por sinal. Com sua alienação toda acham mesmo que um registro impositivo diminuiria o número de roubos? Em tempo: 40% dos carros furtados em MG em 2016 não voltaram aos seus donos

Posso fazer seguro de bike de 300 reais? Compensa?
Quanto a sua pergunta não inibe mas ajua as pessoas a não serem roubas ou a recuperar o que foi roubado.
Em tempo: 60% dos carros furtados em MG em 2016 voltaram aos seus donos
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 15:40
Originalmente postado por MarcusLisboa MarcusLisboa escreveu:

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Não falei hora nenhuma do bike registrada, falei de seguro, que já existem inúmeros no mercado, com preços bem atrativos por sinal. Com sua alienação toda acham mesmo que um registro impositivo diminuiria o número de roubos? Em tempo: 40% dos carros furtados em MG em 2016 não voltaram aos seus donos

Posso fazer seguro de bike de 300 reais? Compensa?
Quanto a sua pergunta não inibe mas ajua as pessoas a não serem roubas ou a recuperar o que foi roubado.
Em tempo: 60% dos carros furtados em MG em 2016 voltaram aos seus donos

Lógico/Claro/Evidente que compensa! Se não compensar o seguro numa bike de 300,00 logicamente não compensaria pagar um registro e nem se ter a certeza de receber algo se for roubado. O seguro pelo menos existe essa certeza do recebimento rs

Em tempo II: pra não alongar eu não mencionei no tópico que dos carros recuperados apenas 10% voltavam "inteiros" da forma que foram surrupiados. Ou seja, 94% não voltam aos seus donos da forma que foram roubados. Quem já foi roubado sabe o desanimo que é receber um bem avariado de volta. Maioria das pessoas desfazem do carro por preço muito menor só pelo trauma.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 15:41
Ué cara , vale a pena fazer seguro de uma bike de 300 conto ?
Não...
Eu tbm uso uma bike barata que vale aí uns 500 reais , vale a pena fazer seguro ?
Não...
Mais se eu tivesse uma bike de 10 mil e fizesse muita trilha sozinho e tal faria.
Porém quando vc quer que forcem todos a fazer isso atraves de lei vc está impondo esse custo a todos inclusive vc que tem uma bike de 300 reais e eu que tenho uma de 500.
vc deve ser sobrinho de deputado e tá querendo ver atá onde as pessoas aceitam ser roubadas , só pode.
Ou então é muito troll , já parou pra pensar no custo de colocar um código de barras diferente em cada aro ?
Aí vc vai arcar com esse custo pra por o código num aro aero que custa 20 reais ?
Outra , como vc vai fazer isso ? Vai fazer um código em baixo relevo com uma tinta impossível de tirar ?
Raspou pintou já era fi.
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 15:52
^^^
A fabricação de qualquer coisa tem regras e obedecem as leis do país (qualquer que seja) em vigor.
O custo de registrar deve ser infimo pois será feito por uma maquina que vai fazer isso em n peças por minuto.
Essas e outras questões são tecnicas e dependem de estudo de implantação/viabilidade porém um ponto não inviabiliza todos ok.
Quanto a impantação não sou especialista nem sei como seria feito, mas o fato dele estar lá é para evitar esse tipo de coisa que VOCÊ mencionou:

Raspou pintou já era fi

Quem pintoue porque? Para pintar você tinha que ter registrado anteriormente a mudança, ou seja indicio de irregularidade, se raspou pior ainda, uma vez que a modificações nas bikes tenham que ser registradas se não estiverem é indicio de algo esta errado e o usuario deve sofrer as consequencias (multa, apreenção e prisão se for o caso)


Editado por MarcusLisboa - 22 Mai 2018 as 15:53
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2018 as 16:11
Não porque uma vez que vc não pode mais indentificar qual é a peça e a quem pertence se é roubada ou não vc não pode fazer muita coisa.
Engraçado vc dizer a respeito de viver sem governo e criticar as pessoas que falam dessa utopia mais a sua resposta é a mesma dos anrco capitalistas quando perguntados sobre como vai ser a educação segurança etc.
Eu não sei como vai ser mais alguém vai vir com uma idéia kkkkkkkkkk.
Custo ínfimo , como vc sabe ? Vc mesmo falou que não é especialista.
Sabe quanto maquinário teria de ser comprado ?
Não precisa de mão de obra pra operar ?
Máquina trabalha de graça ?
E no governo como andam as coisas ? Tá tudo certinho sem desvio sem corrupção ?
Educação saúde segurança tudo certo ?
Ouvi falar ate que estão sucateando o sus...
Isso aí é loucuragem
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X