Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Elétricas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Elétricos - Aliados? Ciclovias Expressas!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Elétricos - Aliados? Ciclovias Expressas!

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2013 as 12:51
Sem desvirtuar novamente o assunto, a lei é errada?!?!

Porque apesar de estar errada, na sua opinião, é a lei, e quem não a cumpre...
Então isso quer dizer que o senhor é um fora da lei?
E ainda insiste em transgredi-la? Porque não vai a Brasília fazer sua campanha? Aqui quase a totalidade é ciclista, e não motociclista como o senhor. Wink

Já que a lei é errada, vamos defender também a justiça pelas próprias mãos, já que nem sempre a polícia cumpre a parte dela, certo?

E essa velocidade divulgada como limite é uma piada, só é limite na lei, porque nas ruas, passam dos 30km/h fácil, e pude comprovar sendo ultrapassado muito mais rápido que 25km/h em uma ciclovia, local inadequado para esse tipo de veículo motorizado.

É uma piada esses vendedores de motocicleta tentando cavar brechas nas leis, pra justificar seus negócios... Dead
Voltar ao Topo
yangbr Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 05 Nov 2012
curitiba
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yangbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2013 as 13:00
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Sem desvirtuar novamente o assunto, a lei é errada?!?!

Porque apesar de estar errada, na sua opinião, é a lei, e quem não a cumpre...
Então isso quer dizer que o senhor é um fora da lei?
E ainda insiste em transgredi-la? Porque não vai a Brasília fazer sua campanha? Aqui quase a totalidade é ciclista, e não motociclista como o senhor. Wink

Já que a lei é errada, vamos defender também a justiça pelas próprias mãos, já que nem sempre a polícia cumpre a parte dela, certo?

E essa velocidade divulgada como limite é uma piada, só é limite na lei, porque nas ruas, passam dos 30km/h fácil, e pude comprovar sendo ultrapassado muito mais rápido que 25km/h em uma ciclovia, local inadequado para esse tipo de veículo motorizado.

É uma piada esses vendedores de motocicleta tentando cavar brechas nas leis, pra justificar seus negócios... Dead

Outro que nunca andou em uma...

a bicicleta pode ser limitada ou nao eletronicamente, a minha especificamente é limitada, pode se ver no velocimetro, 25 por hora na reta! na subida nao passa de 20 pedalando. Se for usar só o acelerador ele nem sobe a subida.

motocicleta, aff pouco exagerados.

Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2013 as 13:21
Originalmente postado por yangbr yangbr escreveu:

Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Sem desvirtuar novamente o assunto, a lei é errada?!?!

Porque apesar de estar errada, na sua opinião, é a lei, e quem não a cumpre...
Então isso quer dizer que o senhor é um fora da lei?
E ainda insiste em transgredi-la? Porque não vai a Brasília fazer sua campanha? Aqui quase a totalidade é ciclista, e não motociclista como o senhor. Wink

Já que a lei é errada, vamos defender também a justiça pelas próprias mãos, já que nem sempre a polícia cumpre a parte dela, certo?

E essa velocidade divulgada como limite é uma piada, só é limite na lei, porque nas ruas, passam dos 30km/h fácil, e pude comprovar sendo ultrapassado muito mais rápido que 25km/h em uma ciclovia, local inadequado para esse tipo de veículo motorizado.

É uma piada esses vendedores de motocicleta tentando cavar brechas nas leis, pra justificar seus negócios... Dead

Outro que nunca andou em uma...

a bicicleta pode ser limitada ou nao eletronicamente, a minha especificamente é limitada, pode se ver no velocimetro, 25 por hora na reta! na subida nao passa de 20 pedalando. Se for usar só o acelerador ele nem sobe a subida.

motocicleta, aff pouco exagerados.


não é moto. mas tb não é bicicleta.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2013 as 13:33
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por yangbr yangbr escreveu:

Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Sem desvirtuar novamente o assunto, a lei é errada?!?!

Porque apesar de estar errada, na sua opinião, é a lei, e quem não a cumpre...
Então isso quer dizer que o senhor é um fora da lei?
E ainda insiste em transgredi-la? Porque não vai a Brasília fazer sua campanha? Aqui quase a totalidade é ciclista, e não motociclista como o senhor. Wink

Já que a lei é errada, vamos defender também a justiça pelas próprias mãos, já que nem sempre a polícia cumpre a parte dela, certo?

E essa velocidade divulgada como limite é uma piada, só é limite na lei, porque nas ruas, passam dos 30km/h fácil, e pude comprovar sendo ultrapassado muito mais rápido que 25km/h em uma ciclovia, local inadequado para esse tipo de veículo motorizado.

É uma piada esses vendedores de motocicleta tentando cavar brechas nas leis, pra justificar seus negócios... Dead

Outro que nunca andou em uma...

a bicicleta pode ser limitada ou nao eletronicamente, a minha especificamente é limitada, pode se ver no velocimetro, 25 por hora na reta! na subida nao passa de 20 pedalando. Se for usar só o acelerador ele nem sobe a subida.

motocicleta, aff pouco exagerados.


não é moto. mas tb não é bicicleta.

Pronto, agora que o fato da lei não pode ser contornado, porque é a lei, voltamos pro argumento inicial de que as pessoas nunca subiram em cima de uma, mesmo o defensor não sabendo qual é a verdade, e por isso não podem falar mal.

Como mencionou, pode-se eletronicamente travar a velocidade. Logo, todos aqueles que já me ultrapassaram em uma ciclovia a mais de 25km/h, e não foram poucos, estão transgredindo a lei duplamente. A 1a por ter seu veículo motorizado trafegando em uma ciclovia, e a segunda por estar fora da única lei a qual deveria estar submetido, velocidade máxima limitada. Ou seja, um dono desse tipo de veículo motorizado, já que não aceita o nome motocicleta, pode transgredir a lei assim que sai da loja, ou em alguns casos na própria, antes de levar a trapizonga elétrica para as calçadas da cidade.

E voltamos aos argumentos fracos...LOL
Voltar ao Topo
yangbr Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 05 Nov 2012
curitiba
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yangbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2013 as 13:40
nao existe lei pra determinar velocidade máxima.

por mim pode proibir o uso em ciclovias, eu nem uso mesmo.

o problema é esse preconceito de outros ciclistas que incomoda. nao querem enxergar que esse é o futuro.

nem todos tem condiçoes de percorrer o seu trajeto de trabalho em cima de uma bicicleta comum, seja por condiçoes fisicas, seja por artrose de joelho limitando a sua força com presença de dor em esforços, seja por falta de chuveiro em seu local de trabalho.

eu deixo meu carro na garagem e contribuo com o transito da mesma forma que voce, a mesma velocidade que voce, usando o mesmo espaço que voce.

agora o que voces enxergam de mal nisso?

me convença.

a minha bike é limitada em 25 na reta, 20 na subida. vou pro trabalho sem suar e volto suando. nao incomodo de formas fisicas outros ciclistas. nenhum, somente no argumento : voce tem motorzinho nao vale

algo de criança.


Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2013 as 15:00
Originalmente postado por yangbr yangbr escreveu:

nao existe lei pra determinar velocidade máxima.

por mim pode proibir o uso em ciclovias, eu nem uso mesmo.

o problema é esse preconceito de outros ciclistas que incomoda. nao querem enxergar que esse é o futuro.

nem todos tem condiçoes de percorrer o seu trajeto de trabalho em cima de uma bicicleta comum, seja por condiçoes fisicas, seja por artrose de joelho limitando a sua força com presença de dor em esforços, seja por falta de chuveiro em seu local de trabalho.

eu deixo meu carro na garagem e contribuo com o transito da mesma forma que voce, a mesma velocidade que voce, usando o mesmo espaço que voce.

agora o que voces enxergam de mal nisso?

me convença.

a minha bike é limitada em 25 na reta, 20 na subida. vou pro trabalho sem suar e volto suando. nao incomodo de formas fisicas outros ciclistas. nenhum, somente no argumento : voce tem motorzinho nao vale

algo de criança.



verdade. tb vou chamar cadeira de rodas com motor de bicicleta... 

agora falando sério. não vejo mal em usar um ciclomotor elétrico, desde que compra a lei. use capacete de moto, tenha carta categoria A, não use a estrutura da bicicleta, tenha faróis sempre ligados,mantenha 1,5 mts de mim.

mas, para mim, se a pessoa não tem um problema físico, e usa um veículo com motor, é preguiçoso. e quem tem medo de suor normalmente é quem desmerece o trabalho braçal de outras pessoas, que suam bastante. um herdeiro do sistema escravagista.

e se topo com um troço desses dentro duma cilovia, faço o mesmo que faço se tem um carro ou moto na ciclovia. tá no lugar errado, xingo mesmo.


asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
yangbr Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 05 Nov 2012
curitiba
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yangbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2013 as 15:13
alias, vamos aumentar a resposta

preguiçoso? eu tenho 2 trabalhos... 2 turnos.. no meu segundo turno, saio as 16 de um pra chegar as 17 no outro e vou trabalhar ate as 20:30.

pra eu chegar até as 17 no outro trabalho, encaro um trecho de subidas longas, 6 km de percurso..

com bike normal pra eu conseguir vencer as subidas, consigo chegar a 5 por hora, morrendo.

com bike eletrica eu subo em 15 a 20km por hora, suando, pedalando mas sem ter que me matar.

é simples, ou eu vou com minha bike eletrica ou eu vou de carro. 

onibus nao da tempo.

agora, chamar alguem assim de preguiçoso.. mal conhecendo a pessoa e com o pré -  conceito embutido na cabeça que a pessoa usa bike eletrica é preguiçosa...

hmm isso pra mim se chama preconceito.
Voltar ao Topo
yangbr Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 05 Nov 2012
curitiba
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yangbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2013 as 15:43
http://asbicicletas.wordpress.com/ - ogum777 |  http://asbicicletas.wordpress.com/2013/03/25/motorizados-e-nao-motorizados/#comment-3977 - 25 de março de 2013 às 2:20 PM |  http://asbicicletas.wordpress.com/2013/03/25/motorizados-e-nao-motorizados/?replytocom=3977#respond - Resposta

pois é, davi. na europa, as pedelecs tem o mesmo tratamento das bicicletas, mas possuem motores bem mais fracos do que esses que vemos no brasil. não raro com corte de velocidade a 15 ou 20 por hora. aui tão colocando motores de até 100w em cicloelétricos. mas a estrutura do veículo não aguenta…na europa, se vc alterar uma pedelec, pode ir preso. e aqui?

faça me rir com seu post.... saiba que com sua perna voce produz uma força superior a 200 watts..  ou seja, a estrutura da bike deve estar toda destruida nesse momento, certo?

antes de publicar num blog esse tipo de comentário favor prestar atençao no que escreve.

e na europa pode sim andar ate a 20km por hora no sistema pedelec.. existem algumas limitaçoes que ainda estão sendo estudadas, alguns paises ja cogitam a mudança de motor pra 250 watts permitido e outros viram que a presença do acelerador é uma segurança a mais, pois ajuda na primeira pedalada em subidas, nao tendo que o condutor ter que ir de "lado" para pegar embalo.

Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2013 as 16:05
já freiou uma bike comum motor de 100w? pois 200 w de um ciclista são mantidospor poucos segundos. dificlmente em curvas. coloque um motor de 60 w. e veja se os freios aguentam.

a estrutura não é só o quadro.

o relato eu faço a partir da hsitória de um conhecido. hospitalizado com um ciclo-elétrico com motor de 60w e os 140 kg de peso dele. o freio não aguentou.

ciclista que desenvolve 200w está numa bicicleta preparada pra isso. e numa competição. não no trânsito, onde um cachorro ou uma pessoa pode lhe atravessar a frente.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
adri_marcos Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 31 Mar 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adri_marcos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2013 as 12:40
Na minha opinição, os ciclomotores tem o pior dos dois mundos: como bicicleta é pesada e lenta comparando-se com uma bicicleta de verdade e como ciclomotor o motor é fraco e limitado comparando com uma moto de verdade.
Ou seja, não tem muito sentido, até concordo que em alguns casos: pessoas com problemas cardiacos, dificuldade de movimentação, idosos, etc, talvez fosse uma alternativa viável,,mas dai nesse casos é melhor moto tipo a Bis, scooters, e similares.
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2013 as 19:32
Caros amigos:  posso dizer que sou um feliz proprietário de uma bicicleta sem motor elétrico e minha esposa é uma feliz proprietária de uma bicicleta elétrica, a que tem menos potência no mercado (180 whats) e só funciona pedalando, se for acelerar ela praticamente não sai do lugar... e se não fosse a bicicleta elétrica que dei de presente pra minha esposa, com certeza não teria a sua companhia nas pedaladas... não atrapalha em nada e sim só adiciona mais km de autonomia nas pedaladas.... costumamos pedalar 20 km por vez, se fosse sem o auxílio do motor, minha gata não poderia pedalar comigo, ela não iria aguentar... e na hora em que estragar esta, compro outra logo em seguida, pois ela proporciona um bem estar muito bom pra nós...... só não compro uma pra mim pois preciso da moto ou do carro pra me locomover diariamente, mas se pudesse, trocaria com certeza pela bicicleta elétrica... e falando em potências mais altas, sou totalmente a favor da exigência de CNH e que não se transite dentro de ciclofaixas...
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2013 as 19:05

Na minha opinião, como de vários por aqui, se tem motor, é motocicleta, o próprio nome já diz, simples assim... 

E deve ser tratado como veículo motorizado, com todas as suas obrigações.
Voltar ao Topo
yangbr Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 05 Nov 2012
curitiba
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yangbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2013 as 21:31
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

já freiou uma bike comum motor de 100w? pois 200 w de um ciclista são mantidospor poucos segundos. dificlmente em curvas. coloque um motor de 60 w. e veja se os freios aguentam.

a estrutura não é só o quadro.

o relato eu faço a partir da hsitória de um conhecido. hospitalizado com um ciclo-elétrico com motor de 60w e os 140 kg de peso dele. o freio não aguentou.

ciclista que desenvolve 200w está numa bicicleta preparada pra isso. e numa competição. não no trânsito, onde um cachorro ou uma pessoa pode lhe atravessar a frente.

nossa sem noção nenhuma seu post... 60w a bike nao sai nem do lugar... acho que nem existe motor de 60w.

acho que voce está confundindo.. bike de 1000 watts essa sim é perigosa e nao 100w.. 100w a bike nem sai do lugar, nem na reta..

Voltar ao Topo
yangbr Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 05 Nov 2012
curitiba
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yangbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2013 as 21:38
Originalmente postado por adri_marcos adri_marcos escreveu:

Na minha opinição, os ciclomotores tem o pior dos dois mundos: como bicicleta é pesada e lenta comparando-se com uma bicicleta de verdade e como ciclomotor o motor é fraco e limitado comparando com uma moto de verdade.
Ou seja, não tem muito sentido, até concordo que em alguns casos: pessoas com problemas cardiacos, dificuldade de movimentação, idosos, etc, talvez fosse uma alternativa viável,,mas dai nesse casos é melhor moto tipo a Bis, scooters, e similares.

Aí depende muito da bike elétrica em questão.. tem bike elétrica de 16kg.. nao aqui no brasil é claro..
mas as "melhores" pesam de 20 a 24kg.

Já as bikes pesadas que voce se refere, tem de 40kg.. de aço, bateria de chumbo, etc.

Como pode dizer que é ruim, se eu faço 6km de 10 a 15 minutos de bike elétrica? Isso num percurso de subidas longas.

Com a bike que eu tinha de 16kg eu demorava bem mais, e tinha que descer da bike nas subidas porque simplesmente nao aguentava.

Outro post sem noção, me desculpe.

Voltar ao Topo
yangbr Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 05 Nov 2012
curitiba
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yangbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2013 as 21:44
Nossa 200 watts, quanta ignorancia e poder.. putz.. tem gente aí totalmente contra que nao chegou a sequer olhar uma de perto por puro preconceito.

200watts só serve pra retas e mesmo assim, com minha perna tenho muito mais torque e velocidade final..

antes de falar que é contra, ande em uma e veja que o motor nao tem nada a ver com moto, é muito mais fraco, nao da nem 1 cavalo.

de 180 a 350 watts sao motores feitos pra otimizar a pedalada, e nao pra serem independentes do pedal.

Voltar ao Topo
vouape Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2013
Brasil
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vouape Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2013 as 12:13
Galera, sinto que há um tanto de desconhecimento sobre as bikes elétricas. Eu estou com uma sense wind há um mês em Brasília e posso dar uma opinião a partir experiência.

Primeiro, esse argumento legalista se tá dentro ou fora da lei é uma forçação de barra. Hoje simplesmente não é possível cumprir a lei. Vai lá no detran e fala que quer registrar sua bike pra pagar licenciamento e ipva... os caras vão rir de vc. Ou seja, existe uma regra inaplicável dificultando a vida das pessoas. Mas vai mudar em breve. A nova lei está sendo construída, o PL 4149 está na Câmara (http://goo.gl/qg10m) e pretende igualar as bikes elétricas às bikes comuns. Mas não qualquer bike elétrica: a proposta inicial era limitar a potência a 350w, mas o relator da matéria já diminuiu pra 250w.
Ou seja: muito em breve as bikes elétricas serão bikes comuns, então esse argumento legalista de "tem motor não é bike" vai cair por terra.
Ou seja 2: a lei nem sempre traz a solução correta pras coisas, temos que ter visão crítica sobre elas.

Já ligado nisso, comprei a bike com pedelec 250w. Acho que foi uma decisão muito acertada. Considero que 25km por hora é o máximo de velocidade segura que vc pode ter na ciclovia ou calçada. Sou contra bikes como motores mais potentes que isso, por questão de segurança da ciclovia/calçada. Aqui em Brasília não temos ciclovias, então dividimos a calçada com velhos e cachorros.

Esse história de que a estrutura e o freio não aguentam é balela. Com motor de 250w o freio funciona perfeitamente. Tenho v-brake na frente e tambor atrás, funciona ótimo. Acredito que o freio a disco seja melhor ainda. Risco zero.

O peso da bike com bateria de lítio e quadro de alumínio e praticamente o mesmo de uma barra circular (20 a 24 kg). Se a bateria acaba eu volto pra casa pedalando normalmente, inclusive, muitas vezes opto por pedalar sem a ajuda do motor. Super normal e viável. Quem ainda tiver dúvida sobre isso, faça um test drive numa loja.

Os modelos pedelec são os melhores, pois não tem acelerador. Funciona como uma bike normal, vc monta em cima e sai pedalando. Mais nada. Só tem motor se pedalar. O motor desliga em 3 situações: se vc freia, se vc para de pedalar e se vc atinge mais de 25km/h. Quando pedalo na pista vazia (tipo a noite) faço uma média maior que 25km/h, então pedalo no bagaço e motor não liga nem se eu quiser, vou no pedal mesmo e dá até pra suar.

Espero realmente que esse projeto de lei acima citado não permita que bikes com acelerador sejam comparadas a bicicletas comuns. Os fabricantes terão que se adaptar, mas não me sinto seguro com alguem acelerando pela ciclovia/calçada.

Com essa bike eu finalmente pude largar o carro e estou pedalando a cidade inteira, inclusive indo pro trabalho todos os dias. Até agora só vi vantagens e de forma nenhuma tenho passado por situações de risco. Aliás, com motor de 250w, tem muitos ciclistas que andam mais rápidos que eu.

Acho uma pena que haja esse preconceito em torno da bike elétrica. Na maioria dos países desenvolvidos isso já foi resolvido há 10 anos, e quase sempre envolve a limitação da potência. Hoje no Brasil você compra kits de conversão de 500 e até 1000w. Isso aí é um exagero. Nem precisa disso pra se locomover na cidade. Daí é melhor comprar uma moto. O importante é que a lei vai sair em breve e quem quiser espernear contra as bikes elétricas é melhor acompanhar a lei no site da Câmara e tentar participar por lá.



Voltar ao Topo
yangbr Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 05 Nov 2012
curitiba
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yangbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2013 as 12:28
Concordo, apesar da minha eleeze ter a opçao de desligar o pedelec e usar só o manete.
Não vejo muito problema com o acelerador de mão, pra mim é até util. Quando paro na subida por exemplo, o manete facilita aquela primeira pedalada que o esforço é maior.

Só digo uma coisa, como meio de transporte é ótimo, nao volto mais pra bike comum, eu sofria muito, adeus sofrimento, bike comum agora é pra usar no fds num passeio, numa trilha..
Com a eletrica eu diminuo pela metade o tempo gasto pra voltar do trampo e suo bem menos.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2013 as 14:46
a resolução 315 do contran é aplicável ao condutor do cicloelétrico: exige-se capacete de motociclita e CNH categoria A. isso será exigido no caso de sinistro: se o condutor não portar a CNH categoria A e estiver sem o capacete de moto, inverte-se o ônus da prova, passa a ser ele o causador do sinistro.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2013 as 14:47
lembrando que o CTB tem definição restritiva acerca do sentido do termo "bicicleta". sempre sem motor de qualquer tipo.

qualquer mudança depende de projeto de lei.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
vouape Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2013
Brasil
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vouape Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2013 as 14:58
Poisé, essa confusão de conceito está sendo resolvida pelo PL 4149/2012, que está na comissão de viação e transportes da Câmara dos Deputados. Pelo que se tem até agora, ela vai igualar as bikes elétricas com motor até 250w a bikes comuns. Quem tiver interesse acompanhe pelo site http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=550428
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2013 as 00:05
Originalmente postado por vouape vouape escreveu:

Poisé, essa confusão de conceito está sendo resolvida pelo PL 4149/2012, que está na comissão de viação e transportes da Câmara dos Deputados. Pelo que se tem até agora, ela vai igualar as bikes elétricas com motor até 250w a bikes comuns. Quem tiver interesse acompanhe pelo site http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=550428

obrigado, vou fazer o possível pra não passar.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
JBatistaJr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:342
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JBatistaJr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2013 as 01:01
Muito boa a discussão e tal... mas e a bike do Cancellara?
Caloi Sprint 10
Meu Strava
Voltar ao Topo
Gordontb4 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:373
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gordontb4 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2013 as 19:52
Nao vejo muitas vantagens numa bike elétrica ( chamo de bike pq seu desempenho nao é comparavel ao de uma moto), a nao ser o fato de poder se locomover de forma silenciosa e sem suar em trajetos curtos... fora isso perde em tudo para uma bike. Acho que qualquer bom ciclista consegue colocar sua bike mais rapido do que uma eletrica.
Voltar ao Topo
meirainacio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2009
MONTES CLAROS
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar meirainacio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2013 as 08:13
Olá... estou querendo um kit que tenha boa potência e durabilidade... o meu peso é de 83 quilos. O que podem me sugerir... com um preço bacana. Muito Obrigado.
Voltar ao Topo
vouape Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2013
Brasil
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vouape Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2013 as 09:30
Inacio, minha sugestão eh vc pegar um motor de 250w, no máximo vc pode arriscar 350w, mas se liga no projeto de lei citado acima, pra q sua bike seja classificada como bike, e não ciclomotor.
Voltar ao Topo
Fernando_BRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando_BRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2013 as 08:31
Minha sugestão é vcs discutirem isso aqui:

http://www.pedal.com.br/forum/topic67159_post1115711.html#1115711

Quem surgir aqui, por favor vamos manter a discussão tema do primeiro post, ok?

vlw...
>>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
Voltar ao Topo
adri_marcos Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 31 Mar 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adri_marcos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2013 as 13:18

Esses dias quase fui atropelado por um tiozinho de terno e gravata, com a sua "bicicleta eletrica", que estava fazendo uma conversão na contra-mão,  por pouco não houve um acidente.

Não vejo vantagens num veiculo como esses, mas se for para esta lei ser aprovada, que fosse pelo menos com a limitação de potencia e sem acelerador, somente com motor assistido, para se equiparar a uma bicicleta, e mesmo assim acho que vai ter problemas, é mais uma coisa para fiscalizarem, é mais uma brecha na lei a ser explorada.  

 Qualquer coisa que tenha um motor e um acelerador e ande sozinho é um ciclomotor. 

Voltar ao Topo
yangbr Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 05 Nov 2012
curitiba
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yangbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 11:03
Pois é, esses dias eu quasd fui atropelado por uma speed, e aí?


Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 11:37
Originalmente postado por yangbr yangbr escreveu:

Pois é, esses dias eu quasd fui atropelado por uma speed, e aí?


ué, a speed tava mais rápida que vc? mas como? ciclo-elétricos não são melhores que bicicletas?
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
yangbr Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 05 Nov 2012
curitiba
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yangbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 11:41
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por yangbr yangbr escreveu:

Pois é, esses dias eu quasd fui atropelado por uma speed, e aí?


ué, a speed tava mais rápida que vc? mas como? ciclo-elétricos não são melhores que bicicletas?

Larga mao de ser criança, quem disse que as pessoas compram uma bike eletrica pra apostar corrida, esse é seu pensamento, o cara mais preconceituoso que ja vi aqui no fórum. Devia ser banido

Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 11:48
Originalmente postado por yangbr yangbr escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por yangbr yangbr escreveu:

Pois é, esses dias eu quasd fui atropelado por uma speed, e aí?


ué, a speed tava mais rápida que vc? mas como? ciclo-elétricos não são melhores que bicicletas?

Larga mao de ser criança, quem disse que as pessoas compram uma bike eletrica pra apostar corrida, esse é seu pensamento, o cara mais preconceituoso que ja vi aqui no fórum. Devia ser banido


eu sou preconceituoso pq eu repito o que está na legislação?
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
JBatistaJr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:342
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JBatistaJr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 12:45
Pois é, fim de semana desses eu quase fui atropelado por um pedestre. E aí?
Caloi Sprint 10
Meu Strava
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 14:42
Acho bobagem classificar bicicletas elétricas (sim.) como veículos que devem compartilhar a pista de rolagem com carros e motos.
Essas de baixa potência oferecem basicamente a comodidade de não exigir muito esforço no pedal, e de forma alguma a capacidade de mobilidade, manobra ou de oferecer segurança que oferece qualquer outro veículo que usa a pista de rolagem. Se uma moto já é perigosa, imagine uma bicicleta de 50kg que chega a 25km/h no máximo.

Na Holanda (sempre lá), até scooters podem utilizar as ciclovias - sem capacete - e é assim porque se julga que esses veículos são perigosos demais pra que os pilota nas estradas.
Claro que isso aumentou o número de acidentes nas ciclovias, e criou uma nova discussão sobre se isso é bom ou não, mas isso mostra como funciona um país onde as leis se adaptam à evolução da sociedade, e não o contrário.

http://wordpress.bromfietsverzekering.nl/wp-/uploads/2012/04/scooters.jpg - http://wordpress.bromfietsverzekering.nl/wp-content/uploads/2012/04/scooters.jpg" />

Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 14:45
E a imagem que deveria aparecer no post acima:

Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 15:03
E só pra botar mais um dedo: essa lei que classifica os ciclomotores foi feita pra classificar as cinquentinhas (garelli, mobilete, etc.). Anos 80.
Dizer que, sob os olhos da lei, uma bicicleta elétrica é a mesma coisa que uma cinquentinha é uma coisa - constatação. Achar que a lei está correta neste ponto é outra, e chama-se ignorância.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 15:12
Originalmente postado por ircalf ircalf escreveu:

E só pra botar mais um dedo: essa lei que classifica os ciclomotores foi feita pra classificar as cinquentinhas (garelli, mobilete, etc.). Anos 80.
Dizer que, sob os olhos da lei, uma bicicleta elétrica é a mesma coisa que uma cinquentinha é uma coisa - constatação. Achar que a lei está correta neste ponto é outra, e chama-se ignorância.

 vc está ignorando a resolução 315 do contran. essa resolução fala de veículos elétricos, não de veículos com motor a explosão.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 15:26
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por ircalf ircalf escreveu:

E só pra botar mais um dedo: essa lei que classifica os ciclomotores foi feita pra classificar as cinquentinhas (garelli, mobilete, etc.). Anos 80.
Dizer que, sob os olhos da lei, uma bicicleta elétrica é a mesma coisa que uma cinquentinha é uma coisa - constatação. Achar que a lei está correta neste ponto é outra, e chama-se ignorância.

 vc está ignorando a resolução 315 do contran. essa resolução fala de veículos elétricos, não de veículos com motor a explosão.

Só expus o quanto acho a lei estúpida. A resolução 315 põe tudo no mesmo saco, num limite até 4 kW (pra constar, uma cinquentinha tem menos de 2,5kW).

É bem diferente de uma bicicleta com motor de 0,35kW, que certamente sequer foi considerada quando se escreveu essa resolução.
Voltar ao Topo
virtuhal Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mai 2013
presidente prud
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar virtuhal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 23:15
Me registrei hoje nesse forum apos ler esse topico sobre as bicicletas elétricas. Gostaria de deixar aqui a minha opiniao.
Hoje eu possuo uma moto elétrica de 2000 w (dois mil watts). Transito por minha cidade, que tem muitas subidas, em velocidade que varia de 60km/h no plano e até 35km/h em subidas. 
Já andei em uma bicicleta elétrica de 250w, com limitação de velocidade em 25km/h. Era um pedelec, sem acelerador. O motor faz o papel de aliviar o esforço e não ser o propulsor principal da bike. Fiz um percurso de 8 km em 20 minutos utilizando a assistencia máxima que a bike possuia. Sem a assistencia eletrica, acho que levaria quase uma hora pois teria que empurrar a bike por quase metade do percurso (subidas). 
Não considero esse tipo de bike diferente de qualquer outra bicicleta. No plano ou em descida, qualquer outra bicicleta vai ter desempenho igual ou superior, dependendo das pernas do ciclista. É na subida que o motor faz diferença. 
Para quem vai trabalhar, pedalar e não suar é fundamental. 
O modelo que a camara dos deputados esta estudando é o mesmo adotado pela europa e EUA. Todas essas aberrações (bicicletas com motor 2 tempos e motor eletrico de alta potencia) serao forcados a sairem de cena.
Pedelec de 250w funciona basicamente como uma bicicleta. A pessoa que deu a melhor definição do funcionamento de um pedelec foi um amigo ciclista desportista: parece que tem alguem empurrando a bicicleta. E é essa sensação mesmo que se tem.
Façam um teste neste tipo de modelo que será aprovado para uso para acabar com esse preconceito. 

Voltar ao Topo
vouape Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2013
Brasil
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vouape Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2013 as 09:53
Aí desembargador, até o papa é fan das bicicletas elétricas! Foi Deus que pediu que elas fossem inventadas..

http://www.pedal.com.br/papa-francisco-i-pode-usar-papabike-no-brasil_texto7103.html

Brincadeira.. sem polêmica..
Voltar ao Topo
vouape Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mai 2013
Brasil
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vouape Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2013 as 13:49
Então, de acordo com a resolução (suuper eficiente) a qual você insiste em obedecer, ao trazer sua magrela para o Brasil, o papa vai ter que andar na pista.
Será?
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X