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Eixo Traseiro empenando - Como resolver?

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mouraddl Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2011
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    Postado: 07 Mar 2013 as 00:37
E ae galera Smile

Antes usava no meu cubo traseiro blocagem, aí, mais por questão de segurança migrei pro eixo "rígido" (?)  Duas semanas depois fui conferir e o mardito esta empenado. Antes de trocar pro rigido , tinha reparado que o eixo da blocagem também estava empenado. Eu só ando em asfalto, sei que sou meio pesado (95Kg) ,mas sera porque que empena assim?

Imagino quem pesa 110Kg , 120Kg.. k




Editado por mouraddl - 07 Mar 2013 as 00:38
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dionei Ver Drop Down
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estranho isso..
qual o modelo do cubo que esta usando?
O importante é o caminho :)
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mouraddl Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2011
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São cubos genericos de aluminio (kk) ,Mas reparei tambem que sempre empenam !
Sera que é uma coisa normal os eixos traseiros empenarem? 
A bike continua rodando normalmente, porem se percebe que o cubo fica meio que "ocilando" quando deveria estar girando totalmente alinhado. Pra perceber isso mais facil , é so dar uma girada forte na roda e ficar percebendo a catraca " dançando" 
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dionei Ver Drop Down
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Originalmente postado por mouraddl mouraddl escreveu:

São cubos genericos de aluminio (kk) ,Mas reparei tambem que sempre empenam !
Sera que é uma coisa normal os eixos traseiros empenarem? 
A bike continua rodando normalmente, porem se percebe que o cubo fica meio que "ocilando" quando deveria estar girando totalmente alinhado. Pra perceber isso mais facil , é so dar uma girada forte na roda e ficar percebendo a catraca " dançando" 

não é normal.. peso pouca coisa menos e meus cubos nunca fizeram isso
talvez seja algo dos cubos "genéricos" mesmo.. na minha bike tenho cubos da Shimano, o traseiro um do grupo alivio.
Se isso fica acontecendo com frequencia, minha sugestão é essa mesmo: troca o cubo por um melhor. Não é tão barato (vai gastar uns R$ 50,00 no cubo com blocagem + uns R$ 30,00 no serviço), mas deve resolver.
O importante é o caminho :)
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30455 Ver Drop Down
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prezado, o eixo inteiriço, sem blocagem, resiste menos que o "furado" com blocagem...

abr
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30455 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Jul 2008
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...outra coisa, cubo p/ catraca quebra eixo mais rápido/mais frequente do que o cubo p/ cassete.

abr
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mouraddl Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2011
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Originalmente postado por Calliari_ciclista Calliari_ciclista escreveu:

prezado, o eixo inteiriço, sem blocagem, resiste menos que o "furado" com blocagem...

abr


Pensava que era exatamente o Contrario! 
È , então parece ser besteira continuar ficar estressando isso ne...  ate porque a bicicleta roda normal kkk ...

O jeito e mudar mesmo 

Obrigado Wink
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Fcoqueiro Ver Drop Down
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Cara, também estou com este mesmo problema. Tenho uma bike bem simples, a Caloi Montana, e o eixo traseiro vive empenando. Peso 88Kg, e depois que fiz a troca de dois parafusos comprei umas rodas com cubos mais resistentes. Só que não adiantou. O parafuso continua empenando. No meu percuso, sempre uso asfalto e dificilmente passo em algum buraco. Acho que vou precisar trocar o parafuso e colocar um com calibre maior. Já até pensei se não poderia ser algum defeito no próprio quadro o causador deste problema. Mas o mecânico disse ser muito improvável. rsrs
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triagemsjl Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2019
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pois é galera, comprei uma bomba aqui athor android 29 , o cubo é aquele shengfu de rolamento 145x70 mm 36 furos 6 parafusos para o disco, a bike esta com 1000km rodados e já troquei o eixo 3x, pesquisando na net descobrir uma gambiara de colocar uma arruela dentro da catraca para evitar o empenamento e quebra do eixo... sera que alguém aqui no forum já fez isso e resolveu o problema ou terei que trocar o cubo mesmo para k7 (mais gastos e gastos)
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ftajiri Ver Drop Down


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eixo geralmente empena por falta de aperto.. as pontas do cubo que ficam apoiadas no quadro.. se apertar demais tbem quebra o eixo
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Originalmente postado por triagemsjl triagemsjl escreveu:

pois é galera, comprei uma bomba aqui athor android 29 , o cubo é aquele shengfu de rolamento 145x70 mm 36 furos 6 parafusos para o disco, a bike esta com 1000km rodados e já troquei o eixo 3x, pesquisando na net descobrir uma gambiara de colocar uma arruela dentro da catraca para evitar o empenamento e quebra do eixo... sera que alguém aqui no forum já fez isso e resolveu o problema ou terei que trocar o cubo mesmo para k7 (mais gastos e gastos)


Vale a tentativa dessa gambiarra... PORÉM...
Tu já gastou 3 cubos, chutando por baixo que saiu 50 pila cada, com o próximo, já bate 200 pila totais... E como tu sabe, trocar o cubo por outro igual, é uma solução paliativa... Agora, escolhe entre gastar em curto prazo ou em longo prazo...
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Matheus Almeida Ver Drop Down
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Salve ressuscitando aqui o tópico, sou novo usuário e comprei uma bike recente com o sistema catraca, devido a ter acontecido a mesma coisa dd empeno, resolvi correr atrás de uma solução.
Fui até uma bicicletaria e o rapaz topou a ideia, e por sorte encontrei um rolamento que cabe certinho na catraca e o núcleo entra também muito certa, vou ver se consigo as medidas dele aqui e passo pra vocês, até o momento ta tudo funcionando e perfeitamente, único detalhe e se precisar retirar a catraca, que ai é necessário desmontar, mas da pra colocar o rolamento mais pra dentro da catraca e colocar a chave pra tirar!!
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dedraks Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dedraks Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 21:12
No caso dos cubos com catraca de rosca, o rolamento do lado direito fica muito afastado do final do cubo, o que causa o efeito alavanca e pode empenar ou quebrar o eixo.
Já nos cubos com freehub, o rolamento fica mais na ponta do eixo, o que evita esse problema.
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dedraks Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jun 2020
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Originalmente postado por dedraks dedraks escreveu:

No caso dos cubos com catraca de rosca, o rolamento do lado direito fica muito afastado do final do cubo, o que causa o efeito alavanca e pode empenar ou quebrar o eixo.
Já nos cubos com freehub, o rolamento fica mais na ponta do eixo, o que evita esse problema.
Com as fotos abaixo isso fica melhor explicado:



Veja que no cubo de catraca, uma boa parte do eixo fica sem apoio porque o rolamento fica dentro da parte do cubo que tem a rosca, e como o eixo fica apoiado no quadro na ponta, gera um efeito alavanca que inevitavelmente vai empenar ou quebrar.



Já nesse cubo o rolamento fica na ponta do free hub, evitando o efeito alavanca e assim o eixo não sofre danos.
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triagemsjl Ver Drop Down


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bom dia. hj pensei nisso. colocar um rolamento dentro da catraca mas preciso das medidas... as arruelas que coloquei ajudam. mas elas vão desgastando.... precisa do rolamento mesmo... sem dinheiro p upgrade k7.. sai uns 600 reais
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triagemsjl Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2019
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Originalmente postado por dedraks dedraks escreveu:

Originalmente postado por dedraks dedraks escreveu:

No caso dos cubos com catraca de rosca, o rolamento do lado direito fica muito afastado do final do cubo, o que causa o efeito alavanca e pode empenar ou quebrar o eixo.
Já nos cubos com freehub, o rolamento fica mais na ponta do eixo, o que evita esse problema.

Com as fotos abaixo isso fica melhor explicado:



Veja que no cubo de catraca, uma boa parte do eixo fica sem apoio porque o rolamento fica dentro da parte do cubo que tem a rosca, e como o eixo fica apoiado no quadro na ponta, gera um efeito alavanca que inevitavelmente vai empenar ou quebrar.



Já nesse cubo o rolamento fica na ponta do free hub, evitando o efeito alavanca e assim o eixo não sofre danos.



pois é . esse é o problema. essa distância. quando o eixo empena ae bagunça os freios..
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Matheus Almeida Ver Drop Down
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Vou ver se consigo as medidas, aqui na cidade tem um lugar que vende só levei a catraca e o eixo a moça mediu e coube certinho, já rodei mais de 200 km em trilhas e muita pancada e ta intacto!
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triagemsjl Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Fev 2019
minas gerais
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Hoje quebrou novamente. mas com as arruelas dentro da catraca aguentou 1700km. para piorar não acho o eixo para vender. ele tem 70mm entre os rolamentos.
pelas medidas o rolamento teria 10 interno por 19 externo... aguardando as medidas para poder comprar na internet...
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Matheus Almeida Ver Drop Down
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Consegui a numeração dele
É o R6-2RS

Eu usei esse, mas tive que dar uma passe na catraca onde encaixa a chave, nada comprometedor, fizemos tudo pra dar certo!
De qualquer forma pra tirar a catraca tem que desmonta, então tanto faz!
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masterdiners Ver Drop Down


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Matheus, eu achei sua idéia genial porém estive pensando em uma situação normal caso o eixo esteja empenando ou quebrado a catraca nunca sofre nenhum esforço fisico por conta dessa ação tanto é que o eixo fica livre dentro da catraca, então pensei se eu colocar esse rolamento entre o eixo e a catraca provavelmente ela vai passar a ter uma pressão transferido do eixo o qual novamente em condições normais de instalação só faz essa pressão dentro do cubo por meio dos dois rolamento de cada lado do cubo, sendo assim sera que existe alguma chance de danificar a catraca ou o cubo com a pressão exercida entre o eixo e a catraca, sendo que o ponto mais fraco talvez seja justamente na parte rosqueada entre o cubo e a rosca da catraca, não sei se ficou confuso minha explicação, mas na pratica a quantos meses vc esta rodando com o rolamento desse modo e se colocar a catraca de ponta cabeça o rolamento não sai? tem que deixar um espaço é isso e por fim as marchas traseira vc ja teve que regular depois dessa adaptação. Valeu
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masterdiners Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Out 2020
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Originalmente postado por Matheus Almeida Matheus Almeida escreveu:

Consegui a numeração dele
É o R6-2RS

Eu usei esse, mas tive que dar uma passe na catraca onde encaixa a chave, nada comprometedor, fizemos tudo pra dar certo!
De qualquer forma pra tirar a catraca tem que desmonta, então tanto faz!

Matheus, eu achei sua idéia genial porém estive pensando em uma situação normal caso o eixo esteja empenando ou quebrado a catraca nunca sofre nenhum esforço fisico por conta dessa ação tanto é que o eixo fica livre dentro da catraca, então pensei se eu colocar esse rolamento entre o eixo e a catraca provavelmente ela vai passar a ter uma pressão transferido do eixo o qual novamente em condições normais de instalação só faz essa pressão dentro do cubo por meio dos dois rolamento de cada lado do cubo, sendo assim sera que existe alguma chance de danificar a catraca ou o cubo com a pressão exercida entre o eixo e a catraca, sendo que o ponto mais fraco talvez seja justamente na parte rosqueada entre o cubo e a rosca da catraca, não sei se ficou confuso minha explicação, mas na pratica a quantos meses vc esta rodando com o rolamento desse modo e se colocar a catraca de ponta cabeça o rolamento não sai? tem que deixar um espaço é isso e por fim as marchas traseira vc ja teve que regular depois dessa adaptação. Valeu
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masterdiners Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Out 2020
São Paulo
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Originalmente postado por Matheus Almeida Matheus Almeida escreveu:

Consegui a numeração dele
É o R6-2RS

Eu usei esse, mas tive que dar uma passe na catraca onde encaixa a chave, nada comprometedor, fizemos tudo pra dar certo!
De qualquer forma pra tirar a catraca tem que desmonta, então tanto faz!

Eu vou testar o Rolamento 61900 Ou 6900-2rs 10mm X 22mm X 6mm, ele entra na catraca sem forçar a mesma e se quiser da para soltar a catraca posteriormente não é necessário desmontalá  o que iria acontecer caso eu coloque um rolamento que entrasse sem nenhuma folga, acredito que vai da certo.
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Kelvyn Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Mar 2020
Marília
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Ressuscitando o tópico, as medidas de rolamento pra colocar dentro da catraca são 10x22x6 os rolamentos corretos é o 6900 2rs
Coloquei hoje na minha magrela, espero resolver o problema
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