Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Eixo do pedivela "frouxo".
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Eixo do pedivela "frouxo".

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Eixo do pedivela "frouxo".
    Postado: 02 Mai 2018 as 09:30
Bom dia amigos.

Recentemente troquei o kit da minha bike por um Altus M2000 com pedivela de eixo integrado (FC-MT200), e desde então estava tendo muita dificuldade em ajustar o câmbio dianteiro. Em princípio pensei que fosse um problema na alavanca de câmbio, depois verifiquei o cabo se não estava se rompendo e também estava normal, e por último pensei que o problema estivesse num tubo que foi colocado na parte exposta do cabo para proteger o quadro de arranhões, mas descartei todas estas situações.

Hoje vindo para o trabalho, acabei descobrindo o problema "por acidente". Notei que o eixo do pedivela está "solto" dentro do movimento central, fazendo com que as coroas se movimentem cerca de 4 mm para esquerda ou direita, e por isso não conseguia ajustar de jeito nenhum o câmbio dianteiro.

Tirei fotos para mostrar o "problema":



Alguém tem ideia de como resolver isso? Eu ainda não levei na oficina mas queria ter uma noção do que está causando esse problema. 

Valeu.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
julinh0 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Dez 2017
Araçatuba
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julinh0 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2018 as 10:52
solte os 2 parafusos que prendem o braço esquerdo do pedivela no eixo e tente encaixar o braço mais pra dentro, nao pode ter essa folga, se ja esta totalmente encaixado então ou você troca por um com eixo menor ou coloca calços
Voltar ao Topo
julinh0 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Dez 2017
Araçatuba
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julinh0 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2018 as 10:55
tb tenho eixo integrado, alivio, mas nao fica essa folga, e a regulagem do cambio foi tranquila, tente bater com um martelo de borracha no braço do pedivela pra ver se encaixa mais pra dentro do eixo, eu instalei assim e não precisei calçar nada
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2018 as 11:01
Originalmente postado por julinh0 julinh0 escreveu:

solte os 2 parafusos que prendem o braço esquerdo do pedivela no eixo e tente encaixar o braço mais pra dentro, nao pode ter essa folga, se ja esta totalmente encaixado então ou você troca por um com eixo menor ou coloca calços

Imaginei que não pudesse ter folga. Lembro que na minha outra bike o espaço era bem justo mesmo e não dava pra movimentar o eixo porque não tinha espaço. Vou tentar soltar os parafusos e encaixar mais o braço do pedivela, se não for isso eu levo na oficina e peço pra ele colocar mais calços pra tirar a folga.

Obrigado julinh0
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2018 as 11:18
Realmente essa folga não pode existir.... provavelmente seu quadro tem uma caixa mais estreita... acredito q a melhor solução seja os calços.... não acho q um mecânico possa ter deixado p pé de vela solto...
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2018 as 11:23
Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Realmente essa folga não pode existir.... provavelmente seu quadro tem uma caixa mais estreita... acredito q a melhor solução seja os calços.... não acho q um mecânico possa ter deixado p pé de vela solto...


Também acho isso... o mov. central veio com 3 calços e vi que ele deixou um de fora. Vou levar a bike no mecânico e pedir pra ele colocar este calço e tirar a folga. To há mais de 1 semana tentando ajustar esse bendito câmbio e só hoje fui perceber esta folga no eixo do pedivela.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2018 as 10:48
Realmente, parece que precisa de mais um espaçador ali.
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2018 as 11:34
Precisa mesmo. O eixo é comprido e a caixa do mov. central dessa bike é mais estreita. Não tive tempo de levar a bike na oficina ainda pra eles consertarem. Correria demais nesse início de mês.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2018 as 13:21
Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Precisa mesmo. O eixo é comprido e a caixa do mov. central dessa bike é mais estreita. Não tive tempo de levar a bike na oficina ainda pra eles consertarem. Correria demais nesse início de mês.


Existe duas medidas padrão de caixa para movimento central de Rosca:

68mm e 73mm.

A sua provavelmente é 68mm.

E quando se usa espaçador nos movimentos centrais Shimano, sempre mantenha um a mais do lado da coroa. Portanto mande remover esse pedivela e movimento central, mantenha esse espaçador do lado esquerdo, mas mande colocar dois espaçadores do lado do pedivela! Esses anéis espaçadores da Shimano vem com medida padrão de 2,5mm de largura. Use eles.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2018 as 14:42
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Precisa mesmo. O eixo é comprido e a caixa do mov. central dessa bike é mais estreita. Não tive tempo de levar a bike na oficina ainda pra eles consertarem. Correria demais nesse início de mês.


Existe duas medidas padrão de caixa para movimento central de Rosca:

68mm e 73mm.

A sua provavelmente é 68mm.

E quando se usa espaçador nos movimentos centrais Shimano, sempre mantenha um a mais do lado da coroa. Portanto mande remover esse pedivela e movimento central, mantenha esse espaçador do lado esquerdo, mas mande colocar dois espaçadores do lado do pedivela! Esses anéis espaçadores da Shimano vem com medida padrão de 2,5mm de largura. Use eles.

Obrigado... Acho que foi vacilo da oficina na hora de montar o pedivela, e meu de não ter checado isso antes (faz 1 mes que peguei a bike da oficina e só ontem que fui notar que o eixo estava "dançando" no movimento central).

Uma pergunta: Não entendi o lance dos espaçadores. Atualmente tem 1 de cada lado... mando colocar mais um espaçador do lado das coroas (direito) ou do lado esquerdo?
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2018 as 15:34
Manda colocar mais um do lado das coroas.
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2018 as 19:01
Por que do lado das coroas? Parece que a corrente não vai ficar alinhada.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2018 as 04:18
Na minha bike pra ficar o chain line correto usa um espaçador do lado da coroa e dois do lado oposto. Pedivela duplo.
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2018 as 08:07
Originalmente postado por Dorfo Dorfo escreveu:

Na minha bike pra ficar o chain line correto usa um espaçador do lado da coroa e dois do lado oposto. Pedivela duplo.

O meu é triplo, mas parece que se colocar um espaçador do lado da coroa o chain line não vai ficar correto. Ou nem devo me preocupar com chain line no caso do pedivela de coroa tripla?
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
julinh0 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Dez 2017
Araçatuba
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julinh0 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2018 as 08:12
claro que tem que se preocupar com o chainline, possivelmente este seu pedivela seja igual ao meu alivio, o chainline é 50mm, eu coloquei 1 espaçador bem fino do lado da cora e outro mais largo do lado esquerdo, se tiver que calçar mais, calce do lado esquerdo, sempre.
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2018 as 08:30
Originalmente postado por julinh0 julinh0 escreveu:

claro que tem que se preocupar com o chainline, possivelmente este seu pedivela seja igual ao meu alivio, o chainline é 50mm, eu coloquei 1 espaçador bem fino do lado da cora e outro mais largo do lado esquerdo, se tiver que calçar mais, calce do lado esquerdo, sempre.


Obrigado amigo. Vou me atentar a isso.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2018 as 12:24
Levei a bike na oficina hoje cedo. Eles desmontaram o movimento central e refizeram os apertos. Segundo o mecânico, um dos anéis espaçadores apresentou folga (não entendi muito bem isso, se se ele falou dos espaçadores ou daquela rosca de nylon que vai no braço esquerdo do pedivela depois que é inserido no eixo) e o braço do pedivela acabou soltando com o tempo também. Agora está tudo bem encaixado, preso e justo, eliminando qualquer folga.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2018 as 00:26
Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Levei a bike na oficina hoje cedo. Eles desmontaram o movimento central e refizeram os apertos. Segundo o mecânico, um dos anéis espaçadores apresentou folga (não entendi muito bem isso, se se ele falou dos espaçadores ou daquela rosca de nylon que vai no braço esquerdo do pedivela depois que é inserido no eixo) e o braço do pedivela acabou soltando com o tempo também. Agora está tudo bem encaixado, preso e justo, eliminando qualquer folga.


É o parafuso central do pedivela esquerdo, um que se aperta com uma chave circular de plástico. Ele não apertou direito. Na verdade no manual da SHimano vem o aviso que depois da montagem recomenda-se verificar o aperto desses parafusos do pedivela depois de alguns km (não lembro quantos).
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2018 as 10:21
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Levei a bike na oficina hoje cedo. Eles desmontaram o movimento central e refizeram os apertos. Segundo o mecânico, um dos anéis espaçadores apresentou folga (não entendi muito bem isso, se se ele falou dos espaçadores ou daquela rosca de nylon que vai no braço esquerdo do pedivela depois que é inserido no eixo) e o braço do pedivela acabou soltando com o tempo também. Agora está tudo bem encaixado, preso e justo, eliminando qualquer folga.


É o parafuso central do pedivela esquerdo, um que se aperta com uma chave circular de plástico. Ele não apertou direito. Na verdade no manual da SHimano vem o aviso que depois da montagem recomenda-se verificar o aperto desses parafusos do pedivela depois de alguns km (não lembro quantos).


Provavelmente foi isso. Mas acho que desde que foi instalado já tinha ficado com folga, eu que não tinha percebido antes. Agora ficou bom.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
gams Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Fev 2019
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gams Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2019 as 10:00
sou novo no fórum, mas quando o pé de vela soltou, você estava em uma subida?
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 17:37
Originalmente postado por gams gams escreveu:

sou novo no fórum, mas quando o pé de vela soltou, você estava em uma subida?

E ai, bem-vindo ao Fórum.

Estou um pouco ausente nestes últimos dias pois tá bem corrido pra mim. 

Respondendo sua pergunta, não estava em uma subida. Estava pedalando normal e o pedivela foi soltando aos poucos, com o tempo, tanto que só percebi o problema 2 meses depois de ter instalado. Foi falha por parte da oficina mesmo, que se prontificou em resolver quando precisei.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X