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Eixo do pedivela "frouxo". |
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Vinicius Trevisan
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Cadastrado em: 09 Ago 2011 Foz do Iguaçu Offline Mensagens:1513 |
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Postado: 02 Mai 2018 as 09:30 |
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Bom dia amigos.
Recentemente troquei o kit da minha bike por um Altus M2000 com pedivela de eixo integrado (FC-MT200), e desde então estava tendo muita dificuldade em ajustar o câmbio dianteiro. Em princípio pensei que fosse um problema na alavanca de câmbio, depois verifiquei o cabo se não estava se rompendo e também estava normal, e por último pensei que o problema estivesse num tubo que foi colocado na parte exposta do cabo para proteger o quadro de arranhões, mas descartei todas estas situações. Hoje vindo para o trabalho, acabei descobrindo o problema "por acidente". Notei que o eixo do pedivela está "solto" dentro do movimento central, fazendo com que as coroas se movimentem cerca de 4 mm para esquerda ou direita, e por isso não conseguia ajustar de jeito nenhum o câmbio dianteiro. Tirei fotos para mostrar o "problema": Alguém tem ideia de como resolver isso? Eu ainda não levei na oficina mas queria ter uma noção do que está causando esse problema. Valeu. |
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julinh0
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solte os 2 parafusos que prendem o braço esquerdo do pedivela no eixo e tente encaixar o braço mais pra dentro, nao pode ter essa folga, se ja esta totalmente encaixado então ou você troca por um com eixo menor ou coloca calços
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julinh0
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tb tenho eixo integrado, alivio, mas nao fica essa folga, e a regulagem do cambio foi tranquila, tente bater com um martelo de borracha no braço do pedivela pra ver se encaixa mais pra dentro do eixo, eu instalei assim e não precisei calçar nada
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Vinicius Trevisan
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Imaginei que não pudesse ter folga. Lembro que na minha outra bike o espaço era bem justo mesmo e não dava pra movimentar o eixo porque não tinha espaço. Vou tentar soltar os parafusos e encaixar mais o braço do pedivela, se não for isso eu levo na oficina e peço pra ele colocar mais calços pra tirar a folga. Obrigado julinh0
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Weber Dias
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Realmente essa folga não pode existir.... provavelmente seu quadro tem uma caixa mais estreita... acredito q a melhor solução seja os calços.... não acho q um mecânico possa ter deixado p pé de vela solto...
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Vinicius Trevisan
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Também acho isso... o mov. central veio com 3 calços e vi que ele deixou um de fora. Vou levar a bike no mecânico e pedir pra ele colocar este calço e tirar a folga. To há mais de 1 semana tentando ajustar esse bendito câmbio e só hoje fui perceber esta folga no eixo do pedivela.
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Ramai
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Realmente, parece que precisa de mais um espaçador ali.
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Scott
Bikes e aviões <3 |
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Vinicius Trevisan
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Precisa mesmo. O eixo é comprido e a caixa do mov. central dessa bike é mais estreita. Não tive tempo de levar a bike na oficina ainda pra eles consertarem. Correria demais nesse início de mês.
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Bol Gola
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Existe duas medidas padrão de caixa para movimento central de Rosca: 68mm e 73mm. A sua provavelmente é 68mm. E quando se usa espaçador nos movimentos centrais Shimano, sempre mantenha um a mais do lado da coroa. Portanto mande remover esse pedivela e movimento central, mantenha esse espaçador do lado esquerdo, mas mande colocar dois espaçadores do lado do pedivela! Esses anéis espaçadores da Shimano vem com medida padrão de 2,5mm de largura. Use eles. |
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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas 2012 - KHS Alite 1000 2013 - Cannondale Flash F2 2015 - Trek X Caliber 7 |
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Vinicius Trevisan
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Obrigado... Acho que foi vacilo da oficina na hora de montar o pedivela, e meu de não ter checado isso antes (faz 1 mes que peguei a bike da oficina e só ontem que fui notar que o eixo estava "dançando" no movimento central). Uma pergunta: Não entendi o lance dos espaçadores. Atualmente tem 1 de cada lado... mando colocar mais um espaçador do lado das coroas (direito) ou do lado esquerdo?
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Ramai
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Manda colocar mais um do lado das coroas.
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Scott
Bikes e aviões <3 |
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Vinicius Trevisan
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Por que do lado das coroas? Parece que a corrente não vai ficar alinhada.
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Dorfo
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Na minha bike pra ficar o chain line correto usa um espaçador do lado da coroa e dois do lado oposto. Pedivela duplo.
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Vinicius Trevisan
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O meu é triplo, mas parece que se colocar um espaçador do lado da coroa o chain line não vai ficar correto. Ou nem devo me preocupar com chain line no caso do pedivela de coroa tripla?
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julinh0
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claro que tem que se preocupar com o chainline, possivelmente este seu pedivela seja igual ao meu alivio, o chainline é 50mm, eu coloquei 1 espaçador bem fino do lado da cora e outro mais largo do lado esquerdo, se tiver que calçar mais, calce do lado esquerdo, sempre.
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Vinicius Trevisan
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Obrigado amigo. Vou me atentar a isso. |
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Vinicius Trevisan
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Levei a bike na oficina hoje cedo. Eles desmontaram o movimento central e refizeram os apertos. Segundo o mecânico, um dos anéis espaçadores apresentou folga (não entendi muito bem isso, se se ele falou dos espaçadores ou daquela rosca de nylon que vai no braço esquerdo do pedivela depois que é inserido no eixo) e o braço do pedivela acabou soltando com o tempo também. Agora está tudo bem encaixado, preso e justo, eliminando qualquer folga.
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Bol Gola
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É o parafuso central do pedivela esquerdo, um que se aperta com uma chave circular de plástico. Ele não apertou direito. Na verdade no manual da SHimano vem o aviso que depois da montagem recomenda-se verificar o aperto desses parafusos do pedivela depois de alguns km (não lembro quantos). |
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1986 - Caloi Cross Aero Free Light
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Vinicius Trevisan
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Provavelmente foi isso. Mas acho que desde que foi instalado já tinha ficado com folga, eu que não tinha percebido antes. Agora ficou bom. |
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gams
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sou novo no fórum, mas quando o pé de vela soltou, você estava em uma subida?
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Vinicius Trevisan
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E ai, bem-vindo ao Fórum. Estou um pouco ausente nestes últimos dias pois tá bem corrido pra mim. Respondendo sua pergunta, não estava em uma subida. Estava pedalando normal e o pedivela foi soltando aos poucos, com o tempo, tanto que só percebi o problema 2 meses depois de ter instalado. Foi falha por parte da oficina mesmo, que se prontificou em resolver quando precisei.
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