Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Eixo de porcas pode estragar o cubo?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Eixo de porcas pode estragar o cubo?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
cruzz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2014
Florianópolis
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cruzz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Eixo de porcas pode estragar o cubo?
    Postado: 08 Mar 2014 as 22:07
    Saudações, sou novo aqui no fórum, tenho um conhecimento razoável sobre bicicletas.. pretendo amplia-lo quando tiver as ferramentas específicas para interagir mais com a bike e ver a olho nu o que acontece por "dentro" de uma bicicleta e claro através da experiência que se adquire com o tempo de pedal.
    Faz pouco tempo comprei uma bike usada, meu uso é praticamente diario com ela (salvo no final de semana) pois trabalho fazendo entregas com a bike, igualzinho ao trabalho de um moto-boy só que de bike :D
    A principio, começaram a aparentar alguns desajustes nela (as rodas não estavam girando uniformemente, assim como os rotores do freio a disco tbm, estavam girando com alterações bastante vísiveis).. OK, pensei vo fazer uma revisão e ja era, vai fica tudo limpo, engraxado e "redondo".. Me liga o cara da oficina de bike falando que o eixo de porcas (sem blocagem) tinha desgastado o cubo e por isso ele não tava rodando uniformemente, pois estava com um trecho desgastado, assim influenciando na rolagem torta da roda e dos discos.. Como esse assunto é novidade pra mim e o cara me mostrou realmente o trecho desgastado do cubo, que por sinal era extremamente pequeno, acho que chegando no maximo a 1mm, no maximo porque só passando a mão ali pra se sentir o desgaste.
    Até onde eu sabia, não tem problema nenhum em colocar eixo de porcas ou de blocagem, então como comprei a bike usada e ela ja veio assim, deixei assim mesmo, até por questão de segurança, pra não chegar de repente e opss cadê minha roda hehehe..
    Dai vem a pergunta: existe a real possibilidade de um eixo de porcas desgastar o cubo a ponto de fazer a roda e os rotores do disco rodarem como um S???
     O cara da loja me veio com um orçamento de 250 mangos pra trocar os cubos (cubo Quando) e raios (disse que os meus não se adequam ao tamanho do aro e que os braços dos raios ficam em cima da cabeça dos raios anteriores, mas aí ja é outra duvida em outro tópico que pretendo fazer).
     Enfim, ai fui nos classificados  aqui do site, encontrei um par de rodas com aros gringos WTB, raios Wheelsmith, e cubos shimano m475 (o mesmo modelo do meu que supostamente desgastou) , por só um pouco a mais do que o orçamento da bicicletararia, mas ai to levando uma roda a mais no negócio, claro com um par de cubos melhor do que os Quando, porém rodas usadas com menos de 1000 km segundo a descrição do vendedor...
Comprei de um cara chamado Tiago Bercelino que ao que parece está bem pontuado nos classificados, ja efetuei o pagamento ontem e to aguarando a respota dele pra confirmar o envio das rodas.
     Queria pedir a opnião dos bikers a respeito disso...
     Valeuu

Voltar ao Topo
rsreis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2012
S. J. Campos/SP
Offline
Mensagens:1257
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsreis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2014 as 08:51
Cara, vou falar como leigo e curioso, passei por escola técnica e tive algumas noções de mecânica e com isso a gente começa a pensar mais tecnicamente.
Se os eixos estão montados, ajustados e engraxados corretamente, não vão desgastar as bacias do cubo (onde vão as esferas) tão facilmente e tão rapidamente. Agora imagina eles secos e super apertados. É atrito de metal (das esferas) com metal (das bacias). Vai desgastar mesmo, sem dó.
Como a bicicleta não era sua, você não tem como saber se o cara fazia manutenção corretamente, de repente ele nunca abriu os cubos pra engraxar, aí vai dar merda mesmo.
Quanto às rodas do Bercelino, acredito que você está muito bem servido. É um dos antigões do Pedal.com.br, manja de manutenção e conservação de bikes, pode ficar tranquilo!

Voltar ao Topo
cruzz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2014
Florianópolis
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cruzz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2014 as 16:07
Eu tive acompanhando alguns tópicos que falavam de cubos, e tinha um cara que falo que ja andava a 20 anos e lia os manuais da shimano e tal.. Segundo ele, os cubos Shimano ja vem com lubrificação pra longa data, pra não precisar fica abrindo os cubos direto. Outra duvida é se vai graxa no eixo (sendo ele de rosca ou blocagem) ?!?

Fato curioso é que o cubo da roda da frente era de uma marca mais genérica, da Winzip, e esse não desgstou, mas o traseiro da Shimano desgastou..
Voltar ao Topo
leoniizu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoniizu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2014 as 00:59
O eixo ser de porca ou de blocagem nao influencia de forma alguma o desgaste das bacias. O que poder ter ocorrido é um aperto em demasia da porca do cone e contra-porca, assim deixando uma pressão lateral muito grande no sistema cone/esfera/bacia, gerando o desgaste mencionado pelo mecânico.

Sobre essa história do mecânico de trocar raios e cubos pra quando, eu não faria. A flange dos cubos quando é diferente dos shimano nesses caso (aparentemente) então no máximo trocaria o cubo por outro da shimano, podendo reutilizar os raios, já que o tamanho seria compatível.
I believe i can ride!
Voltar ao Topo
EdsonSilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EdsonSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2014 as 02:20
Originalmente postado por leoniizu leoniizu escreveu:

O eixo ser de porca ou de blocagem nao influencia de forma alguma o desgaste das bacias. O que poder ter ocorrido é um aperto em demasia da porca do cone e contra-porca, assim deixando uma pressão lateral muito grande no sistema cone/esfera/bacia, gerando o desgaste mencionado pelo mecânico.

Sobre essa história do mecânico de trocar raios e cubos pra quando, eu não faria. A flange dos cubos quando é diferente dos shimano nesses caso (aparentemente) então no máximo trocaria o cubo por outro da shimano, podendo reutilizar os raios, já que o tamanho seria compatível.

Concordo plenamente. provavelmente foi um aperto demasiado. Se o aro e os raios estiverem bons, basta trocar o cubo, e colocar um outro cubo shimano , com flange idêntica a do cubo que sera substituído.  Aproveita para engraxar o cubo dianteiro e demais partes da bike, pelo visto isso nãoera feito periodicamente. boa sorte!!
Voltar ao Topo
cruzz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2014
Florianópolis
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cruzz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2014 as 01:00
É pelo que parece pode ter sido mesmo essas condições de uso... A bike é usada, ou seja, não tava acompanhando o decorrer dela, apesar de que quando comprei ela não aparentava nenhum sinal de anomalia e também porque ela ja tava a um tempo parada segundo o dono, e fiquei tipo quase um meszinho sem revisa usando ela todo dia, porque trabalho com ela... No entanto foi uma boa compra, e disso tenho certeza, porque fazendo as comparações de peças e preços que eu pagaria se comprasse em qualquer loja de bike, deu pra ver que valeu a pena o custo x beneficio... Agora começei a conhecer mais os classificados e as lojas na internet.. no site de algumas empreasas, e o preço ta bem abaixo do custo.. Quero compra as ferramentas pra mexe na bike todinha, pra mante a qualidade do uso e aumenta a vida util dela, tenque se assim, se não é foda... é que nem o preço dos impostos, igualmente a mesma coisa, paga um rio de dinheiro, certo, custo é alto, benefício é baixo?? a balança ta pendendo pra um lado só??

Voltar ao Topo
EdsonSilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EdsonSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2014 as 23:50
coloca uma foto do cubo avariado..
Voltar ao Topo
IMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2010
São Gonçalo RJ
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2014 as 13:58
Subindo Embarrassed
Tenho o cubo Shimano FH-RM65 que entrou água e a bacia e esferas do lado esquerdo traseiro(lado do disco) foram danificados.Existe a possibilidade de trocar a bacia ou adaptar rolamento? Tem um selo que que protege a bacia e não sei se é removível.
Voltar ao Topo
makein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2014
medianeira pr
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar makein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2014 as 12:56
Cubos, danifican , se  estiver  desajustados, pode ser marca famosa ou nao, a correta regulagen e lubrificaçao, é que garante a longeividade da mesma.
  fique de olho sempre na sua bike e peças, veja se tem folgas, e jogo, ajuste antes que danifique mais, por que se deixar , vai danificar cada vez mais.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X