Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Efeito de 30 ou 60 min de exercícios é o mesmo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Efeito de 30 ou 60 min de exercícios é o mesmo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
i771 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Ago 2012
.
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar i771 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Efeito de 30 ou 60 min de exercícios é o mesmo
    Postado: 24 Ago 2012 as 23:19
Estudo dinamarquês surpreende ao concluir que perda de peso é a mesma para quem faz 30 ou 60 min de exercícios diários

A pesquisa, feita por especialistas da Universidade de Copenhague, acaba de ser publicada na revista científica American Journal of Physiology.

Durante 13 semanas, a equipe da Faculty of Medical and Health Sciences monitorou 60 homens obesos - porém saudáveis - que tentavam melhorar sua condição física.

Metade dos participantes seguiu um programa de uma hora de exercícios diários e a outra metade fez apenas meia hora de exercícios. Enquanto se exercitavam, os dois grupos usavam um medidor de batimentos cardíacos e um contador de calorias

Os exercícios tinham vigor suficiente para produzir suor. Os resultados do experimento surpreenderam a equipe dinamarquesa.

Em média, os participantes que fizeram 30 minutos de exercícios diários perderam 3,6 quilos em três meses. Os que fizeram uma hora de exercícios, no entanto, perderam apenas 2,7 quilos. Nos dois grupos, a perda de massa corporal foi a mesma - 4 quilos.

Segundo um dos pesquisadores, Mads Rosenkilde, os 30 minutos de exercícios ofereceram uma vantagem adicional: "Os participantes que fizeram 30 minutos de exercícios por dia queimaram mais calorias do que deveriam em relação ao programa de treinamento que criamos para eles".

Em contrapartida, "observamos que fazer exercícios por uma hora em vez de meia hora não oferece perda adicional de peso ou gordura. Os homens que fizeram mais exercícios perderam pouco em relação à energia que queimaram correndo, andando de bicicleta ou remando".

"Trinta minutos de exercícios concentrados dão resultados igualmente bons na balança", concluiu.

Motivação

A equipe sugeriu algumas possíveis explicações para os resultados. Segundo Rosenkilde, fazer 30 minutos de exercícios por dia é uma meta tão possível de ser alcançada que os participantes tinham vontade e energia para mais atividades físicas após sua sessão diária de exercícios.

Além disso, o grupo que passou 60 minutos se exercitando provavelmente comeu mais, portanto perdeu um pouco menos peso do que o esperado.

"Os participantes do nosso estudo treinaram todos os dias durante três meses. Os treinos foram planejados para produzir um leve suor, mas os participantes tinham de aumentar a intensidade e dar tudo de si três vezes por semana", explicou Rosenkilde.

Ele admitiu que ficou surpreso com os resultados e disse que agora a equipe quer estudar o efeito de outros tipos de exercício.

Em média, 40% dos homens dinamarqueses estão classificados como moderadamente obesos.

O estudo da equipe da Universidade de Copenhague é único por ter se focado nessa parcela da população.

Os participantes queriam mudar seu estilo de vida com a ajuda dos exercícios, e durante o período de duração do estudo, foram acompanhados de perto por especialistas em saúde interessados em questões como o equilíbrio energético, resistência à insulina e presença de hormônios no sangue.

Etnólogos também participaram do estudo para tentar entender as barreiras culturais associadas ao exercício e à mudança em hábitos arraigados.

Em outro estudo britânico noticiado recentemente pela BBC Brasil, pesquisadores da University College London concluíram que fazer duas horas e meia de exercícios moderados por semana, mesmo quando a pessoa adota a prática na meia idade (após os 40 e até 50 anos de idade) já é suficiente para proteger a saúde do seu coração.

http://www.estadao.com.broticias/geral,efeito-de-30-ou-60-min-de-exercicios-e-o-mesmo-diz-estudo,921091,0.htm - http://www.estadao.com.br/noticias/geral,efeito-de-30-ou-60-min-de-exercicios-e-o-mesmo-diz-estudo,921091,0.htm

fonte: BBC Brasil


Voltar ao Topo
Hauss Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hauss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2012 as 12:27
Vale ressaltar duas coisas: Cuidado com as conclusões de pesquisas divulgadas pela mídia leiga (Mesmo sendo pela BBC) e sempre trate essas noticias como sendo uma propaganda para o artigo, pois a mídia leiga tem a péssima mania de ignorar o método científico na hora de divulga-las.

A lógica é verdadeira, mas é traiçoeira. Se o seu objetivo é perder peso, você pode simplesmente comer quase nada, tomar termogênicos o dia inteiro e virar um palito anêmico.

Se o seu objetivo é perder gordura a história é bem diferente. Não tem como, se várias pessoas da mesma idade, saudáveis, fizerem exercícios aeróbicos como o ciclismo ou natação, quem fizer por mais tempo e tiver a melhor dieta, vai ser quem perdeu mais gordura.

Mas então como é possível alguém que faz menos exercícios perder mais peso? Bom pois apesar de usarmos o termo "perder peso", o que queremos dizer na verdade é "perder gordura".

Gordura é mais leve que músculo. Se você for um cara musculoso e trocar seu exercício por comida, você vai perceber por um bom tempo que você vai estar na verdade perdendo peso.

O que estou tentando dizer? O ciclismo e a natação são exercícios aeróbicos, porém nas zonas de força, ele sempre vai ter caráter anaeróbico. Se eu faço 30 minutos de exercício e você faz 1 hora, a tendência é você perder mais gordura e ganhar mais musculatura que eu. E musculatura pesa mais que gordura. Você ainda vai perder sua gordura normalmente, porém parte do peso total perdido vai ser menor pois você vai ter ganho musculatura.

A única maneira de alguém perder menos gordura fazendo mais exercícios é por ter fatores biológicos ou por fatores relacionados a má distribuição da dieta, fazendo seu metabolismo entrar em estado de conservação calórica.

Para ambos os casos o consumo correto de termogênicos devem ajudar nesse problema.

É bastante comum pessoas que estão emagrecendo olhar demais pra balança, três meses de pesquisa é tempo curto demais para constatar certos fatores pois ainda é o período em que você vai estar naquela de perda de gordura x ganho muscular.

Quando eu comecei meu regime e meus exercícios eu cheguei a me contestar "mas que porra é essa? não to emagrecendo do jeito que eu queria". Mas é só olhar pra folga nas calças  e os músculos maiores que dá pra entender bem melhor o que acontece.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2012 as 12:33
Então tenho que diminuir minhas pedaladas de 6h pra 30 minutos? Tongue

Acho que esse tipo de informação vale mais em um fórum de musculação, acredito que muitos aqui até podem ter o objetivo de emagrecer, mas gostam mesmo é de pedalar e do prazer que isso proporciona, e 30 minutos não dá nem para dar uma volta na cidade.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
leoniizu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoniizu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2012 as 21:07
Queimando mais ou não, como o Druide, eu pedalo por prazer e paixão por pedalar, e realmente, o que o Hauss disse faz muito mais sentido, por sinal, quando comecei a pedalar, meu peso aumentou 2 kg, mas a camada de gordura diminuiu visivelmente.
I believe i can ride!
Voltar ao Topo
Patricko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2011
Piúma
Offline
Mensagens:629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Patricko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2012 as 12:31
"Homens obesos, porém saudáveis"!! O estudo já começa a perder a credibilidade aqui.

Um estudo sobre perda de peso sem um controle alimentar (ingestão de calorias) nos grupos também deixa a desejar. Normalmente aqueles que fazem mais exercícios comerão mais. Como não houve este controle, na minha opnião não dá para comparar os dois grupos. A limentação é mais importante que o exercício em si na perda de peso.
Resta saber a intensidade do exercício. Como são obesos, aqueles que pedalaram 60 min podem ter se cansado e começado a fazer exercicios anaeróbios.
Artigo sem credibilidade alguma pra mim. Esse artigo só vai servir de argumento para os "obesos, porém saudáveis" não fazerem exercício e se tornarem mais preguiçosos.
Até segunda passada eu havia perdido 4,75kg, só fechando a boca, trocando os doces e frituras por frutas e eliminando algumas coisas como manteiga. E claro 1:30 Horas no mínimo de pedal por dia, só girando.
Sabio não é aquele que aprende com os próprios erros, e sim com os erros dos outros!
Voltar ao Topo
pliniopedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2010
Uberlândia
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pliniopedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2012 as 23:52
Como o Hauss falou, de maneira excepcionalmente clara e objetiva, o artigo é completamente constetável nem vou entrar no mérito.

Agora ao Patricko, sobre "homens obesos, porém saudáveis", os lutadores de sumô são extremamente obesos, alguns inclusive no limite ( de peso) do que seria considerado obesidade mórbida. Mas são saudáveis e possuem dieta bastante balanceada hehe
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2012 as 09:04
As explicações da equipe de pesquisadores para os resultados parecem coisa de leigo. Não entrar no mérito da perda de gordura vs aumento de massa magra como o Hauss fez é uma falha grotesca.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2012
Brusque
Offline
Mensagens:3637
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2012 as 09:13
Originalmente postado por pliniopedal pliniopedal escreveu:

Como o Hauss falou, de maneira excepcionalmente clara e objetiva, o artigo é completamente constetável nem vou entrar no mérito.

Agora ao Patricko, sobre "homens obesos, porém saudáveis", os lutadores de sumô são extremamente obesos, alguns inclusive no limite ( de peso) do que seria considerado obesidade mórbida. Mas são saudáveis e possuem dieta bastante balanceada hehe


Sou bioquímico , trabalho em laboratório de análises clínicas a 7 anos , e a quantidade de pessoas magras , sem nenhum percentual de gordura a mais que o recomendado , que parecem " saudáveis" , e que tem colesterol elevado , triglicerídeos elevados , glicose desrregulada , anemias , entre outras alterações , eh enorme.
E o contrário também vejo ocorrer , pessoas ateh mesmo obesas com IMC acima de 25 e com todos seus exames em parâmetros normais.
Obesidade eh sim um fator de risco , não estou dizendo o contrário,  porém não é sinônimo de não ser saudável.
Voltar ao Topo
i771 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Ago 2012
.
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar i771 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2012 as 21:07
A pesquisa foi publicada em "The American Journal of Physiology".
http://ajpregu.physiology.org//early/2012/07/30/ajpregu.00141.2012.abstract - http://ajpregu.physiology.org/content/early/2012/07/30/ajpregu.00141.2012.abstract
Hauss, é verdade. Talvez a pesquisa completa - a qual somente membros do The American Journal of Physiology têm acesso - apresente tais dados, que possivelmente foram ignorados pelo artigo da mídia.
Voltar ao Topo
i771 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Ago 2012
.
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar i771 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2012 as 21:11
A pesquisa foi publicada em "The American Journal of Physiology".
http://ajpregu.physiology.org/content/early/2012/07/30/ajpregu.00141.2012.abstract
Hauss, é verdade. Talvez a pesquisa completa - a qual somente membros do The American Journal of Physiology têm acesso - apresente tais dados, que possivelmente foram ignorados pelo artigo da mídia. 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X