Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - É o 1º Fórum Mundial da Bicicleta!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


É o 1º Fórum Mundial da Bicicleta!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: É o 1º Fórum Mundial da Bicicleta!
    Postado: 23 Fev 2012 as 02:17

É o 1º Fórum Mundial da Bicicleta!

Feb 22nd, 2012 
by Marco Aurélio Weissheimer.
< scrolling="no" id="buffer__" name="buffer__" ="buffer-" ="http://widgets.bufferapp.com//?=http%3A%2F%2Frsurgente.opsblog.org%2F2012%2F02%2F22%2Fe-o-1o-forum-mundial-da-bicicleta%2F&text=%C3%89%20o%201%C2%BA%20F%C3%B3rum%20Mundial%20da%20Bicicleta!%20%E2%80%93%20Marco%20Weissheimer&count=vertical&source=&utm_source=http%3A%2F%2Frsurgente.opsblog.org%2F2012%2F02%2F22%2Fe-o-1o-forum-mundial-da-bicicleta%2F&utm_medium=buffer_&utm_campaign=buffer" style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; padding-top: 0px; padding-right: 0px; padding-bottom: 0px; padding-left: 0px; border-style: initial; border-color: initial; outline-width: 0px; outline-style: initial; outline-color: initial; vertical-align: line; -: initial; -attachment: initial; -origin: initial; -clip: initial; : transparent; width: 55px; height: 62px; border-top-style: none; border-right-style: none; border-bottom-style: none; border-left-style: none; border-width: initial; border-color: initial; ">

Por Marcelo Sgarbossa (*)

A partir desta quinta-feira, inicia na Usina do Gasômetro o 1º. Fórum Mundial da Bicicleta. A idéia partiu de um grupo de cidadãos e cidadãs de Porto Alegre que utiliza a bicicleta no dia-a-dia, como meio de transporte. A data escolhida não é ocasional: no sábado, dia 25 de fevereiro, um ano se completa do atropelamento coletivo ocorrido na Rua José do Patrocínio. Mas, além de marcar esta data, o Fórum Mundial da Bicicleta se pretende propositivo na busca de idéias e soluções para tornar as cidades mais humanas.

Durante os painéis, passeios e oficinas, shows, a bicicleta estará contemplada em suas mais variadas dimensões: mobilidade urbana, educação para a paz no trânsito, democracia direta, sustentabilidade, cooperação, solidariedade, cycle chic,mecânica básica, a bicicleta na economia, esporte, cicloturismo e por aí vai.

Mas há algo igualmente relevante e transformador que marcou toda a organização deste encontro internacional: a horizontalidade e a ausência de “donos” do evento. Com efeito, as assembléias onde a organização do evento ocorreu foram realizadas todas as segundas-feiras, abertas para quem quisesse participar. Só não soube das reuniões quem não acompanha o mundo da bicicleta em Porto Alegre. Quem participava, e de alguma forma se dispusesse a ajudar, se tornava um organizador.

Naturalmente, como o grupo sempre foi muito numeroso, o Fórum conta com o trabalho voluntário de designers, programadores, assessores de imprensa e muitos outros profissionais que colaboraram para colocar de pé um evento tão singular e importante. Singular também foi a forma como os recursos foram arrecadados: através de um vídeocoletivo postado no site catarse.me foi possível, através da colaboração financeira de muitos internautas e algumas entidades, pagar passagens aéreas e outros custos necessários ao evento. A meta de R$ 3.500,00 foi rapidamente alcançada e superada.

Mas um evento desta importância só ocorre quando se legitima socialmente. Neste caso, muito provavelmente a legitimação desta iniciativa é a perda de qualidade de vida nas grandes cidades, e com Porto Alegre não é diferente. Além da poluição, a quantidade de horas perdidas dentro dos automóveis em razão dos congestionamentos, o automóvel é uma espécie de “caixa” que isola o motorista do contato real com a cidade e com as outras pessoas.

Desde o atropelamento coletivo na Cidade Baixa, notícia que circulou os quatro cantos do planeta, incrivelmente a quantidade de ciclistas se locomovendo pelas ruas de Porto Alegre aumentou. E nem isso foi capaz de sensibilizar os gestores municipais.

A política implementada pela atual gestão municipal revela a cultura “carrocêntrica” dos atuais ocupantes do Paço Municipal. Com efeito, a ciclovia da Ipiranga está sendo construída sobre o canteiro para não “atrapalhar o trânsito”. Poucas pessoas sabem que os ciclistas precisarão mudar cinco vezes de lado até chegar na PUC,o que fere um dos princípios básicos de toda ciclovia: a directibilidade. Mais uma ciclovia que corre o risco de servir apenas para lazer.

Pior: o Plano Diretor Cicloviário Integrado – Lei Complementar Municipal 626/2009 – que prevê a destinação de 20% das multas de trânsito para construção de ciclovias nunca foi cumprido. Enquanto isso, o Prefeito vibra com os estacionamentos subterrâneos que serão construídos – o que aumentará o fluxo de veículos no centro da cidade- e acredita que duplicar algumas ruas vai resolver o problema da mobilidade urbana. Definitivamente, estamos na contramão da história e das soluções inteligentes para melhorar a vida das pessoas nas grandes cidades e torná-las mais humanas.

(*) Marcelo Sgarbossa. Advogado e ciclista urbano . Diretor do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais – Lappus. Um dos organizadores do 1º. Fórum Mundial da Bicicleta.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X