| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - É assim que monta uma Gravel?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

É assim que monta uma Gravel?

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
SnowLeopard Ver Drop Down


Registrado: 13 Ago 2020
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:3
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de SnowLeopard Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: É assim que monta uma Gravel?
    Enviado: 14 Ago 2020 as 11:05
Olá a todos, comecei num serviço novo e estou me locomovendo de bicicleta, uma speed do meu irmão, só que volta e meia ele precisa usar a bicicleta e eu fico na mão, então eu pensei em montar uma Gravel (pois comprar uma seria muito caro), até porque o trajeto que faço agora é muito mais longe por conta da speed ser apenas para o asfalto, então eu pensei na Gravel para fazer o caminho mais rapido que tem trajetos de chão batido.
Eu pensei em começar comprando o quadro de Gravel da Show :

Depois de eu conseguir o quadro eu pensei em comprar as rodas, eu escolhi uma Vittoria 700x38 tubeless


O garfo eu ainda não decidi qual e sobre o kit, eu estou em dúvida se devo comprar peças separadas (como freios tiagra, direção sora, etc) ou se eu deveria tentar comprar um kit completo claris, sora ou tiagra.
Outra dúvida que eu também tenho é sobre o kit em si, eu uso 100% kit de speed numa gravel? Ou tenho que colocar algumas partes, ou até toda, de mtb?
A sequência que eu estou seguindo de compras é a melhor? As peças que eu estou escolhendo são boas para o meu caso? Gravel é a melhor escolha para a mim?

Agradeço desde já.
Voltar para o topo
SnowLeopard Ver Drop Down


Registrado: 13 Ago 2020
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:3
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de SnowLeopard Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2020 as 11:07
Essa é a roda, não sei se a imagem aparece no post original.

Voltar para o topo
mauriciomsr Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2020
guaratingueta
Desconectado
Mensagens:205
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mauriciomsr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2020 as 14:00
https://www.pedal.com.br/bicicletas-gravel-versateis-terra-asfalto_texto14178.#:~:text=Confira%20mais%20detalhes%20das%20bikes,estradas%20de%20terra%20e%20asfalto&text=Mountain%20bikes%2C%20estradeiras%2C%20bikes%20de%20cyclo%2Dcross%2C%20urbanas. - https://www.pedal.com.br/bicicletas-gravel-versateis-terra-asfalto_texto14178.html#:~:text=Confira%20mais%20detalhes%20das%20bikes,estradas%20de%20terra%20e%20asfalto&text=Mountain%20bikes%2C%20estradeiras%2C%20bikes%20de%20cyclo%2Dcross%2C%20urbanas.

da uma olhada nessa materia,

não vale mais a pena comprar montata?
Voltar para o topo
SnowLeopard Ver Drop Down


Registrado: 13 Ago 2020
Santa Catarina
Desconectado
Mensagens:3
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de SnowLeopard Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Ago 2020 as 00:59
Que eu andei procurando, a Gravel mais barata aqui no Brasil tá entorno de 4 mil reais, eu fiz os cálculos do meu quadro, com o aro e as rodas tubeless, e deu 1500 reais +/-, então acredito que saia mais em conta montar a bike, mas não sei se vale mais a pena comprar um kit Shimano completo, ou peças de diferentes grupos shimanos.
Voltar para o topo
Juniosc Ver Drop Down


Registrado: 22 Ago 2020
Brasil
Desconectado
Mensagens:1
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Juniosc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Ago 2020 as 17:59
Boa tarde, também estou pensando em montar uma Gravel, irei acompanhar seu post e tambem espero contribuir com algo. Infelizmente bikes estão muito caras no Brasil
Voltar para o topo
Boi071 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Out 2020
São Paulo
Desconectado
Mensagens:8
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Boi071 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Out 2020 as 15:00
Senhores,

Estou na mesma saga mas não consegui chegar nesse valor de 1500 reais.

Andei olhando as clássicas:
- Diverge e5 (14k a de entrada)
- Cannondale Topstone Alloy (7,5k)
- Trek Checkpoint AL4 (16k)

Ainda estou esperando a Sense lançar a linha 2021 pois a Versa me parece uma opção nacional muito interessante.

Estou na dúvida entre procurar alguma dessas usadas na faixa dos 5k ou tentar montar uma com menos.
Hoje pelo meu uso(basicamente ciclovia e asfalto com subidas razoáveis devido a geografia da cidade) eu penso num conjunto 3x10 com um pedivela de pelo menos 50 (não sei se é possível com um cassete de 10 velocidades) 
Sinceramente não sei se faz mais sentido usar um conjunto MTB ou Speed até pq não sei se é possível usar passadores speed com um conjunto MTB (a ideia é usar um guidão drop)

Vou continuar seguindo aqui para ver quais ideias irão surgir.
Voltar para o topo
Pexera Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 03 Nov 2015
Florianópolis
Desconectado
Mensagens:171
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pexera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Out 2020 as 15:39
Originalmente Postado por Boi071 Boi071 Escreveu:


Ainda estou esperando a Sense lançar a linha 2021 pois a Versa me parece uma opção nacional muito interessante.



Vale uma olhada na Dinamica e Cernunnos, se o prazo não for um problema.
https://dinamicabicicletas.com.br/guara.html
https://www.cernunnosbikes.com/busca.asp?chaves=touro
Voltar para o topo
Boi071 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Out 2020
São Paulo
Desconectado
Mensagens:8
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Boi071 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Out 2020 as 19:37
Vou avaliar a guara,
a Cenurus eu não gostei não. Pelo preço e o que oferece, acho que não vale a pena
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down


Registrado: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:612
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Nov 2020 as 09:07
Normalmente as Gravel tem relação de bicicletas de estrada, deixando os trechos mais técnicos e íngremes para o MTB e focando numa viagem de longa distância em terrenos de inclinação moderada, permitindo desenvolver velocidades altas para aqueles que tem um preparo físico muito bom ou mesmo para descidas. MAAAAAAS... Na realidade nada impede você colocar um pedivela MTB 22/32/42 com um pinhão 11/34, sem fugir em nada do padrão Shimano, sem prolongador de gancheira e ter uma escaladora muito leve, se comparada as MTB, com pneu 38c a 42c. Eu pessoalmente acho que 38/24 fica um pouco curto pra proposta da bike com esses pneus. Mas tem gente que diz que o 3X morreu, então fica só o comentário.


Eu, se fosse montar uma gravel do zero, ia de relação MTB, mó exclusividade.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Registrado: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Desconectado
Mensagens:1790
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Nov 2020 as 10:37
Originalmente Postado por Dragum Dragum Escreveu:

Normalmente as Gravel tem relação de bicicletas de estrada, deixando os trechos mais técnicos e íngremes para o MTB e focando numa viagem de longa distância em terrenos de inclinação moderada, permitindo desenvolver velocidades altas para aqueles que tem um preparo físico muito bom ou mesmo para descidas. MAAAAAAS... Na realidade nada impede você colocar um pedivela MTB 22/32/42 com um pinhão 11/34, sem fugir em nada do padrão Shimano, sem prolongador de gancheira e ter uma escaladora muito leve, se comparada as MTB, com pneu 38c a 42c. Eu pessoalmente acho que 38/24 fica um pouco curto pra proposta da bike com esses pneus. Mas tem gente que diz que o 3X morreu, então fica só o comentário.


Eu, se fosse montar uma gravel do zero, ia de relação MTB, mó exclusividade.


Apenas considere que o chainstay e bem mais estreito e curto que numa 26, por exexemplo. acertar o alinhamento de corrente num triplo de mtb não sei se é possível.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Desconectado
Mensagens:6785
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Nov 2020 as 17:33
Num passado distante quando "gravel" era simplesmente cascalho em inglês, montei a primeira Surly do Brasil:

http://www.marcosnetto.com.br/bike/surly/lht.htm



Fico impressionado como 10 anos depois os fabricantes estão fazendo a mesma coisa que fiz; porém com componentes mais baratos e preços superfaturados.

A minha bike ficou um mix de Tiagra com XT. Em uma década não apresentou qualquer problema. Qualquer dúvida, pergunte.


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Nov 2020 as 06:45
Marcos, vejo vc comentando sobre a sua Surly e tenho algumas curiosidades sobre ela. Tá com paciência?

* qual o tamanho do quadro?

* qual o diâmetro dos aros?

* quais passadores vc usa?

* se usa STI, como fez pra funcionarem OK com o lado XT dela (imagino que seja o câmbio traseiro)?

* qual a atual relação dela (número de dentes e de engrenagens)?

Eu penso em colocar uma relação mista de Claris e Altus ou Acera na minha. Gosto de amplitude pra poder carregar peso morro acima e dar uma boa velocidade morro abaixo, então já coloquei um pedivela 48-36-26d e ainda troquei a coroinha por 22d, ficando 48-36-22d. O cassete ainda tá com o Sunrace 11-40d de 8v (usando até moer), mas quero colocar um 11-34d de 8v no lugar. A razão de me segurar em 8v é o valor dos componentes, principalmente a corrente de 9v, que sai pelo dobro do valor de uma 8v na minha área e mesmo no MercadoLivre ainda compensa.

Por hora acho que é só. Foi mal, a curiosidade me mata!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Desconectado
Mensagens:6785
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Nov 2020 as 07:38
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Marcos, vejo vc comentando sobre a sua Surly e tenho algumas curiosidades sobre ela. Tá com paciência?

* qual o tamanho do quadro?

* qual o diâmetro dos aros?

* quais passadores vc usa?

* se usa STI, como fez pra funcionarem OK com o lado XT dela (imagino que seja o câmbio traseiro)?

* qual a atual relação dela (número de dentes e de engrenagens)?

Eu penso em colocar uma relação mista de Claris e Altus ou Acera na minha. Gosto de amplitude pra poder carregar peso morro acima e dar uma boa velocidade morro abaixo, então já coloquei um pedivela 48-36-26d e ainda troquei a coroinha por 22d, ficando 48-36-22d. O cassete ainda tá com o Sunrace 11-40d de 8v (usando até moer), mas quero colocar um 11-34d de 8v no lugar. A razão de me segurar em 8v é o valor dos componentes, principalmente a corrente de 9v, que sai pelo dobro do valor de uma 8v na minha área e mesmo no MercadoLivre ainda compensa.

Por hora acho que é só. Foi mal, a curiosidade me mata!


As especificações técnicas estão no link que postei, numa tabela com os componentes que foram utilizados para montar a bike.

Quanto ao preço dos componentes, em condições normais a durabilidade é proporcional ao valor pago; quanto maior o valor, maior a durabilidade. Por exemplo, uma corrente 8V Shimano HG50 vai durar em média 2000 km em condições severas de utiliação. Já uma 9V Shimano HG-93 nas mesmas condições pode durar até 7 ou  8 mil quilômetros. Bom, se você está pagando o dobro na 9V a matemática é bem simples: a corrente mais cara tem melhor custo/benefício na sua vida útil. Isso sem falar que em viagens longas, ficar trocando corrente não é nada divertido.

O mesmo vale para o pedivela: pedivelas mais simples se desgastam mais rápido e na hora da troca tem que trocar todo o conjunto. Já num pedivela de melhor qualidade, ele vai durar mais e é possível trocar só as coroas, economizando tempo e dinheiro.

E na outra pergunta, o quadro é tamanho 56cm e as rodas aro 700.  O quadro tem "clearance" para usar até pneu 700x45 (sem paralamas) ou 700x38 (com paralamas).  Não fiz qualquer adaptação, gambiarra ou esquema para usar o câmbio XT.  Apenas comprei com cage longo para poder utilizar com o cassete de MTB, respeitando as limitações de número máximo de dentes que a Shimano recomenda.

O curioso é que quando levei todos os componentes para montar numa conhecida bicicletaria de Porto Alegre, os vendedores e mecânicos não conseguiram entender o que eu queria fazer. Afinal, estava entregando para eles um "frameset de speed" com passadores e pedivelas road, mas uma cassete e câmbio de MTB.  LOL

Tive de ficar junto durante a montagem para ter certeza de que não iriam fazer nenhuma mancada. Mesmo assim...

A bicicletaria sugeriu que eu colocasse freios VBrake. Foi o que fiz. Mas uma bike com STIs e freios Vbrake simplesmente NÃO freia. Não existe o movimento de alavanca suficiente para travar as rodas. Então tive de comprar esses freios Tektro cantilever que funcionam perfeitamente.

Outro detalhezinho mixuruca mas que deixo a bike parada por 60 dias antes de eu conseguir utilizá-la:   tem uma pecinha que é colocada na espiga entre os espaçadores chamada "cable hanger" onde o cabo de freio passa. Sem esse negocinho simples que custa USD 5, freios não funcionam. Depois da bike pronta eu descobri isso e tive de comprá-lo no exterior porque aqui não havia para vender. Levou dois meses para chegar...

Qualquer outra dúvida, pergunte.

Thumbs Up


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar para o topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Desconectado
Mensagens:6785
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Nov 2020 as 07:48
Originalmente Postado por mauriciomsr mauriciomsr Escreveu:



não vale mais a pena comprar montata?


Depende de como os componentes serão comprados e montados. No meu caso, seria impraticável importar uma Surly LHT completa; os custos de frete e impostos fariam valor do meu projeto ir para o espaço. Além disso, nenhuma loja queria passar o perrengue de desmontar uma bike e despachá-la. Já o fabricante não enviava para fora dos USA. Minha solução foi comprar todas as peças individualmente.

Neste caso eu tirei proveito de promoções, leilões e muitos componentes entraram via Correios passando sem tributação pela alfândega, o que não aconteceria em hipótese alguma com uma bike inteira.

Mas o melhor de tudo foi que eu comprei EXATAMENTE os componentes que queria, para aumentar a durabilidade do conjunto. Por exemplo, na configuração original da Surly LHT as rodas não tem cubos XT, que foram escolhidos por mim devido a durabilidade e resistência das vedações. Nunca vi esses cubos numa road bike. Mas nas MTBs que passam pelo barro e pegam chuva eles são comuns e escolhidos por isso mesmo.


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar para o topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Desconectado
Mensagens:6785
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Nov 2020 as 07:52
Mas a grande pergunta é:

Será que a bike ficou boa mesmo? Será que ela aguenta o tranco?

Então...

http://www.marcosnetto.com.br/bike/serramar2010.htm

E no ano seguinte

http://www.marcosnetto.com.br/bike/serramar2011.htm

Big smile


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar para o topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Jul 2014
Salvador
Desconectado
Mensagens:128
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rogerio_prazeres Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Nov 2020 as 00:52
Originalmente Postado por SnowLeopard SnowLeopard Escreveu:

Que eu andei procurando, a Gravel mais barata aqui no Brasil tá entorno de 4 mil reais, eu fiz os cálculos do meu quadro, com o aro e as rodas tubeless, e deu 1500 reais +/-, então acredito que saia mais em conta montar a bike, mas não sei se vale mais a pena comprar um kit Shimano completo, ou peças de diferentes grupos shimanos.


Olá! Bom dia. Eu tenho pesquisado isso tb...

Se freio à disco com cabo não importar pra vc, uma solução que pode manter o orçamento mais baixo é usar algo como:

- STI de 2x9
- Cambio dianteiro e pedivela de speed
- Câmbio traseiro de MTB 9v shadow (na Shimano até 9v o cambio traseiro de MTB é compatível com o STI traseiro, mas o câmbio dianteiro não é)
- Cassete de MTB que julgue adequado a suas aventuras.
- Freios mecânico Shimano próprios pra a puxada dos STI(Shimano BR-R317 por exemplo)
- Mesmo que queira uma roda mais speed, monte os aros em cubos de MTB. Saem baratas e robustas.

Se escolher bem as peças, um conjunto desse pode ficar bacana e muito durável.

Dependendo do uso, até de pedivela de MTB com coroa narrow-wide vc pode usar... Fica meio limitado, mas se não pretende correr muito, dá pra achar uma relação que funcione.

Se quiser mais de 9v, cambio com trava, STI hidraúlico etc aí o preço sobe assustadoramente.
Voltar para o topo
Brunoguma Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Out 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:10
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Brunoguma Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Abr 2021 as 21:44
Fala pessoal blz.

Aproveitando o tópico pra compartilhar o meu projeto de gravel.

No ano passado comprei um quadro de gravel Absolute ,modelo Allroad.

A ideia era ir montando ela aos poucos e com o menor custo possível. Resolvi então desmontar a minha MTB que já não usava com frequência, e utilizar o máximo de peças na gravel.

Dessa forma, a gravel ficou com um guidão flat, pedivela torney com 3 coroas 48x38x26 e um cassete de 8v 12x32. Passador EF51 e freio a disco mecânico. Rodas Vzan extreme 29" com cubos alivio. Pneus continental contact 700x42. Esse pneu

Únicos componentes que acabei comprando foram caixa de direção, canote e abraçadeira.

Como já tenho uma road, queria manter a bike com a pegada de MTB por isso a idéia do guidão flat.



Voltar para o topo
hugobci Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Fev 2009
SP
Desconectado
Mensagens:39
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hugobci Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Mai 2023 as 21:14
Ficou bem legal essa bike absolute allroad! Eu tenho uma bike montada num quadro desses, mas com guidão de road bike, farol e lanterna com dínamo shimano e eu uso pra fazer viagens e ir para o trabalho, gosto bastante da geometria dela!

Bons km!
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X