Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - E as Rock ShoxRS1? porque alguns TOP não usam mais
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


E as Rock ShoxRS1? porque alguns TOP não usam mais

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rbatista Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 28 Nov 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbatista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: E as Rock ShoxRS1? porque alguns TOP não usam mais
    Postado: 21 Ago 2016 as 22:32
Boa noite
Notei que na disputa do XCO masculino RIO2016 varios,  que usavam a nova suspensao RS1 (invertida), usaram a SID. Alguem sabe o motivo?

um amigo meu usa, e notou uma micro fissura em um dos braços, onde mereja um pouco de oleo. mais alguem sabe deste defeito?
MTB, porque se sujar faz bem!
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2016 as 23:41
No feminino também as ciclistas top usaram a Rockshox "normal".

O Alex Constâncio, na revista Bike Action de julho deste ano, comentou ao testar a Audax FS-900X a dificuldade de trocar a roda dianteira com a suspensão invertida RS-1: "...ao tirar a blocagem da roda, devido ao complexo sistema de amortecimento, uma bengala ficou mais estendida do que a outra, e perde-se tempo ao alinhar as bengalas e recolocar a blocagem, o que não favorece em uma competição, ao furar um pneu, por exemplo."

Editado por furukawa - 22 Ago 2016 as 00:14
Voltar ao Topo
cerberus Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2013
Sampa
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cerberus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2016 as 23:52
Eu não sei se tem a ver, mas já li que essa suspensão por não ter um arco ligando as canelas, existe muita torção entre o guidão e a roda. 

Um vídeo no youtube mostrando isso exageradamente:

Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 02:14
Porque esta suspensao é voltada pra XCM,maratona(maratona da morte)
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 02:52
Assisti as duas competições (masculina e feminina) nas olimpíadas e realmente o domínio era das Fox 2017 (aquela alaranjada) ou as Rock Shox com desenho comum (aquela azul horrível) com algumas DT Swiss ou essa Rock Shox RS-1. Fiquei tão curioso para encontrar uma Lefty que fui pesquisar e achei heheehe...

https://www.rio2016.com/en/news/why-the-mountain-bike-course-for-the-rio-2016-olympic-games-is-so-special




Editado por Bol Gola - 22 Ago 2016 as 02:54
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 08:58
Fox:peso... 1.35kg.
http://www.ridefox.com/2016/family.php?m=bike&family=32

RS1: peso ... 1.66kg
https://www.sram.com/rockshox/products/rs-1

Para compensar esta diferença de peso, a RS1 teria que ser muito, mas muito superior em funcionamento, o que acredito que não ocorra (suposições, nunca testei, nem pretendo).

Abraço.
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
Voltar ao Topo
Cordilo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2015
Goiânia
Offline
Mensagens:111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cordilo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 09:03
Até o Kulhavy que andou as ultimas etapas do mundial de RS1 usou a SID, a Raíza andou de RS1...

...li em um artigo do Bike Radar em que eles solicitaram os dados de rigidez e torção à RockShox para fazer um comparativo entre a Pike e a RS1, de ínicio a RockShox aceitou em divulgar, depois recusou.

Então o que me parece é que realmente ocorre esse lance de torção... além da troca na roda dianteira em caso de furo ser mais lenta, também concordo que a RS1 parece ser bem mais útil, leve e confortavel para uso em XCM, maratona com longos estradões.

É fato que a suspensão amortecendo no nível do solo traz maior conforto e rigidez, menor turbulência e vibração no guidão. Segundo os testes do Bike Radar toda a precisão de direção da RS1 some quando inclina-se em cantos, ou seja não é a suspenção para vc. se jogar em um RockGarden íngrime e sinuoso, se perde a precisão de direção é porque tem torção.

No Veredicto do Bike Radar ainda foi comentado que a SID oferece uma gama maior de ajustes finos do que a RS1, como o ajuste de compressão.

Abraços
Atualmente:
Focus Black Forest 29er (2014)
GT Zaskar Sport 27.5 (2015)

...keep drinking and riding.
Voltar ao Topo
Vinacowboy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2015
Sorriso-MT
Offline
Mensagens:625
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinacowboy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 09:35
Hehehe, A Fox Float32 tá liderando as vendas aqui na minha região... as RS1 só ví uma até agora e foi na cidade vizinha e é Bike de Grife, não ficou nem no pódio...
siga-me https://www.strava.com/athletes/11510101
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 09:44
Para atleta patrocinado não sei, mas para amador pelo fato da Fox32 ser mais leve e manutenção mais simples e 500 dólares mais barato que a RS1.


Acho que a nova menina dos olhos da RockShox voltou a ser a SID







http://singletrackworld.com/2016/08/the-forks-theyre-racing-in-rio/


Editado por gustavomurad - 22 Ago 2016 as 11:47
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
remela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2014
Brasil
Offline
Mensagens:132
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar remela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 15:51
Nesta olimpíada só vi shimano e fox na largada.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 21:34
A Shimano porque patrocina muitas equipes,entao,se usa o que ela manda.
Logico q a equipe em si,os mecanicos,pilotos,nao sao burros,nao vao usar algo que nao lhes de o podio

Ja qto a RS1,eu creio que nao seja voltada tanto pra XCO e sim XCM.
Seria como perguntar porque nao vimos garfos da Lauf em XCO
Porque nao forao feitos pra isto
Acho,so acho que o foco tanto da Lauf qto da RS1 seja um publico que quer uma suspa mais leve e com menos curso,um produto mais especial,ate no desenho,algo exclusivo
Ambos de longe se confundem com garfos rigidos,o Lauf mesmo,é bem proximo
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 21:38
Fox(nao sei qual modelo ele se referiu)= 1.35kg
RS 1 = 1.66kg
Lauf fork 29er = 990g

SI eu fosse ricao,fodao dos troco,ia de Lauf sem duvida,pra minhas pedalada.Pras minha pedalada 60mm de curso da.
Fora que exclusivo é apelido
Voltar ao Topo
cerberus Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2013
Sampa
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cerberus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 22:10
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2016 as 10:52
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Fox(nao sei qual modelo ele se referiu)= 1.35kg
RS 1 = 1.66kg
Lauf fork 29er = 990g

SI eu fosse ricao,fodao dos troco,ia de Lauf sem duvida,pra minhas pedalada.Pras minha pedalada 60mm de curso da.
Fora que exclusivo é apelido

A Fox pesa 1360g mais leve que a RS1, mais fácil manutenção e mais barata.

Fox 32 Step-Cast = 1.360g

32 Step-Cast Details

• Intended use: cross-country
• Travel: 100mm only 
• Stanchions: 32mm 
• New Step-Cast chassis
• 10mm narrower chassis width
• FIT4, FIT iRD, FIT GRIP damper options
• FLOAT air spring
• Boost or standard 15mm thru-axle 
• Weight: 27.5'' - 1,355g / 2.98lb, 29'' - 1,360g / 2.99lb (165mm steerer, star nut, Kabolt axle)
• Availability: May, 2016
• MSRP: $619 - $1,569 USD


http://www.pinkbike.com/news/fox-32-step-cast-fork-first-look.html

http://www.pedal.com.br/fox-32-stepcast-2017-nova-suspensao-pesa-so-1378g_texto10560.html
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2016 as 10:36
a sid baby blue foi lançada em edição especial para a Rio 2016... acredito que seja marketing.. vamos ver nas proximas provas se o povo volta pra rs1.. 

andei numa rs1.. realmente a qualidade de amortecimento de um garo invertido é diferente.. qto a flexibilidade realmente há.. não sei se a saida é um eixo de 20mm


Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2016 as 12:55
A Rs1 já usa um eixo de 27mm(exclusivo e de cubo caríssimo)e mesmo assim a torção é grande.
Mais uma modinha que não dou 3 anos pra sair de linha.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2016 as 13:15
a RS1 usa eixo 15x110mm .. o que é 27mm são os apoios dos cubos.. a specialized ja usava laterais de cubo com 28mm com eixo de 9mmm...

na verdade ocorrem duas coisas que incomodam:

1. as canelas giram qdo esta sem a roda e é uma das causas da torção

2. as canelas não possuem a mesma pressão interna ou resistencia a compressão de forma harmonica... qdo há a compressão, o lado do damper ira ceder.. qdo o garfo estiver travado, o lado do cartucho de ar ira ceder.. 

ainda acho q a lefty é o caminho... apesar da manutenção ser de onibus espacial em termos de valor. 


Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2016 as 16:23
Creio que se a Lefty fosse tão superior assim outras marcas usariam o mesmo projeto,acho que a patente dela já expirou e mesmo assim nenhuma marca foi por esse caminho.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2016 as 18:25

Por quê as suspas invertidas não dão certo nas bikes e nas motos tops continuam a ser utilizadas, inclusive nas motos OFF que são as que mais judiam da suspensão?


*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2016 as 19:09

Nas motos que usam suspensão dianteira invertida, as canelas são apoiadas duplamente (2 coroas: acima e abaixo na caixa de direção) são de metais e de grandes dimensões.

As fixações no eixo da roda são bem mais robustas também para assegurar a rigidez do conjunto.

Eu uso um garfo rígido Niner de carbono em que a flexibilidade do carbono é desejada mas a suspensão Rockshox RS-1 com a parte superior de carbono apoiada somente numa coroa só, vai ser difícil ser leve e rígida.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2016 as 22:44
Originalmente postado por sascencio sascencio escreveu:


Por quê as suspas invertidas não dão certo nas bikes e nas motos tops continuam a ser utilizadas, inclusive nas motos OFF que são as que mais judiam da suspensão?




Boa,otima pergunta,tbm sem resposta
Eu chuto e vc vai concordar
Ate 5 anos atras,eu sempre fazia comparaçoes bicicleta x motocicleta
Bem,apos montar a minha,cada dia que passa em deparo com mais situaçoes que dizem,sao diferentes,apesar de terem 2 rodas e um quadro similar,uma ser mae da outra,sao diferentes
Nas motos,peso influe,mas nen tanto.Torçao tbm é deixado pra segundo plano,pois tem o motor,ele vibra de "frente pra traz"e a bike torce lateralmente qdo se pedala,principalemnte sprint.
So de longe uma suspa de bike e uma de moto sao iguais.

Alias,hoje os fabricantes de suspas pra motos,como a Marzzochi e a Fox "copiao" as bikes,cada canela tem uma funçao,uma tem ar e outra a parte de controle hidraulico,canelas invertidas.

Mas para por ai...Nas motos se inverteu pra ter a parte "mais grossa'presa nas mesas,evitar que elas "rolem"(quem ja caiu de moto sabe o que eu digo,fica tudo torto,gira nas mesas),e sao 2...Nas bikes a suspa invertida tem outra funçao,uma delas é manter as canelas sempre lubrifcadas,quem tem suspa sabe,pegou poeira começa a travar
Outra seria o menor peso,nao tem crow.
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2016 as 10:57
não sou lover nem hater..

mas a lefty tem o melhor indice de rigidez x peso.. claro q tem todos os seus contras, como cubos especificos, custo alto de manutenção, mão de obra especializada. 

porem a lefty tem duplo crown, rolamento de direção com base de 1.5", funcionamento invertido.. todos os cartuchos numa so perna criando um sistema mais harmonico. 

qto a questão de patente.. não sei qual o prazo que expira a patente... mas o lançamento data de ano 2000. 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X