Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvidas em peças para gordo iniciar a pedalar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvidas em peças para gordo iniciar a pedalar

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
tibursocampos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2021
Passos MG
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tibursocampos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvidas em peças para gordo iniciar a pedalar
    Postado: 07 Abr 2021 as 15:47
Pessoal, blz ?
Postei essa dúvida em outro lugar e acho que estava errado, por isso criei esse novo tópico. Caso não tiver feito correto, fiquem a vontade para remover / direcionar o tópico.

Bom, estive lendo alguns tópicos aqui no fórum e procurando modelos de entrada pra iniciar no pedal. Tive uma Caloi Explorer em 2018 mas andei muito pouco, apenas alguns meses. Pneu nem chegou a ficar gasto rsrs.
Tenho estas peças paradas: 
  • um grupo Shimano Alívio M4000 (K7, corrente, câmbios e passadores), 
  • freios Hidráulicos Shimano M447,
  • cubos Deore M615 32F.

Vamos lá, estou bem acima do peso (~150Kg), tenho 1.83m. Fiz o bike fit virtual e o resultado deu quadro 19".
Estava inicialmente pesquisando uma Oggi Hacker Sport, Audax Havok ou Sense One para fazer um up com as peças que já tenho. Porém, são bem de entrada e teria que gastar um pouco para "reforçar" a bike pro meu peso.

Como tinha em mente gastar de 2k a 3k em uma bike de entrada, resolvi procurar as peças dentro desse valor para montar uma junto com as peças que já possuo.
Abaixo a lista do que pretendo comprar, está quase batendo os 3k.
  • Quadro First Lunix 2021
  • Suspa Suntour Xcm-30 100mm, com trava no guidão (preciso da redução/adaptador pro quadro),
  • Pedivela integrado Shimano MT210,
  • Aros Vzan Extreme Pro 32 furos (32 por causa que os cubos são 32),
  • Raio 2mm (não tô encontrando mais grosso pra aro 29),
  • Pneu Pirelli Scorpion Pro 2.2,
  • Discos Shimano RT10 160mm,
  • Mesa TSW 31.8 x 80mm com 7° elevação,
  • Guidão TSW 31.8 x 680mm,
  • Canote WG 27.2 x 450mm.
Indicam alguma troca, melhora, etc ? Agradeço a quem puder ajudar e dar um bom direcionamento para não gastar com algo desnecessário.
Desculpas pelo texto longo, mas foi necessário para explicar tudo.
Voltar ao Topo
mauriciomsr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2020
guaratingueta
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauriciomsr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2021 as 16:23
com crtz é melhor vc montar uma msm.
acho que esse quadro é meio caro.... vc ja deu uma olhada nos quadros da mosso e da rava?

mauriciomsr
Voltar ao Topo
tibursocampos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2021
Passos MG
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tibursocampos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2021 as 16:42
O Rava cheguei a olhar, realmente é mais barato, saindo na faixa de 600 pila. Mosso encontrei apenas para aro 26 e tá na mesma faixa de preço (1k). 
Rava possui apenas o modelo Pressure, First o modelo Shelby e o próximo é este Lunix. Como o da First é um modelo acima do básico (Shelby), fui na ideia que poderia ser mais reforçado e mais bem acabado, por isso fui nele.
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2021 as 16:42
Onde você mora tem muito morro ou é meio plano?

Se tiver bastante morro pense num cassete com o maior cog que o seu câmbio suportar e talvez uns discos de freio de 180mm (pelo menos pra dianteira).
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
mauriciomsr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2020
guaratingueta
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar mauriciomsr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2021 as 16:46
mauriciomsr
Voltar ao Topo
tibursocampos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2021
Passos MG
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tibursocampos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2021 as 16:49
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Onde você mora tem muito morro ou é meio plano?

Se tiver bastante morro pense num cassete com o maior cog que o seu câmbio suportar e talvez uns discos de freio de 180mm (pelo menos pra dianteira).

Moro no sudoeste de MG, então aqui tem de tudo rsrs. Mas pretendo andar primeiro na cidade e posteriormente começar a pegar estradão, etc. Então morro forte vai demorar um pouco. 
Meu K7 é 12-36, no futuro posso fazer estas alterações que sugeriu, certo ?
Quanto os discos, vou pesquisar e tentar orçar com esse maior como vc disse.
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2021 as 17:00
A limitação de dentes do cassete vai depender do modelo do câmbio, eu não sei te informar, mas aqui tem gente que sabe tudo isso de cabeça e daqui a pouco te respondem.

Os discos sim, pode fazer no futuro, vai ter que usar uma pecinha da Shimano pra afastar as pinças, mas custa uns 15 reais no máximo. Se não quiser os dois, pelo menos o dianteiro, que é o que faz a bike parar.
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2021 as 17:09
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

A limitação de dentes do cassete vai depender do modelo do câmbio, eu não sei te informar, mas aqui tem gente que sabe tudo isso de cabeça e daqui a pouco te respondem.

Os discos sim, pode fazer no futuro, vai ter que usar uma pecinha da Shimano pra afastar as pinças, mas custa uns 15 reais no máximo. Se não quiser os dois, pelo menos o dianteiro, que é o que faz a bike parar.

experiência própria:
mínimo 180 frente/180 atrás
IDEAL: 203 frente/180 atrás

freio pros gordinhos tem que ser superdimensionado!

Zaka, já pensou descer a estrada pra balsa e fritar os freios??
Eu vi um cara fazer isso no morro que chamam de "tortão" aqui em Farroupilha! 
e tu deve conhecer o cara, o Valdesir da Vitalfit / Galaticos 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2021 as 17:35
De tudo, primeiro seriam os freios. Certeza 203/180. Mas precisa ver se o garfo aceita e se no quadro cabe sem interferência com algum tudo.
Voltar ao Topo
tibursocampos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2021
Passos MG
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tibursocampos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2021 as 18:01
Já deu pra entender que tenho que focar nos freios rsrsrs LOL
Vou procurar aqui, talvez compre os Shimano RT-64 da China, tá dando uma diferença boa nos preços entre aqui e lá (praticamente o dobro).
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2021 as 09:04
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

A limitação de dentes do cassete vai depender do modelo do câmbio, eu não sei te informar, mas aqui tem gente que sabe tudo isso de cabeça e daqui a pouco te respondem.

Os discos sim, pode fazer no futuro, vai ter que usar uma pecinha da Shimano pra afastar as pinças, mas custa uns 15 reais no máximo. Se não quiser os dois, pelo menos o dianteiro, que é o que faz a bike parar.

experiência própria:
mínimo 180 frente/180 atrás
IDEAL: 203 frente/180 atrás

freio pros gordinhos tem que ser superdimensionado!

Zaka, já pensou descer a estrada pra balsa e fritar os freios??
Eu vi um cara fazer isso no morro que chamam de "tortão" aqui em Farroupilha! 
e tu deve conhecer o cara, o Valdesir da Vitalfit / Galaticos



Freio na descida da balsa? Nunca usei, kkkkkk

Brincadeira LOL

Um Shimano IceTech não frita (claro, usando pinça, disco e pastilha IceTech)... só vi essas coisas acontecerem com os Level antigos, mas o cara era "bracinho duro", parecia tratorista que anda com o pé apoiado na embreagem... mesmo não freando com força, não largava o manete....
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2021 as 09:12
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Freio na descida da balsa? Nunca usei, kkkkkk

Brincadeira LOL

Um Shimano IceTech não frita (claro, usando pinça, disco e pastilha IceTech)

No caso é o que eu uso!


Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

só vi essas coisas acontecerem com os Level antigos, mas o cara era "bracinho duro", parecia tratorista que anda com o pé apoiado na embreagem... mesmo não freando com força, não largava o manete....

o que eu vi fritar, estava usando freio Shimano (provavelmente Alívio ou Deore) e fez a besteira de colocar pastilha Elleven (porque segundo ele, não tinha no mecânico dele a Shimano)...

Tenho 2 pares de pastilha em casa pra garantir que o mecânico não as tenha em casa!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2021 as 09:16
Originalmente postado por tibursocampos tibursocampos escreveu:

Já deu pra entender que tenho que focar nos freios rsrsrs LOL
Vou procurar aqui, talvez compre os Shimano RT-64 da China, tá dando uma diferença boa nos preços entre aqui e lá (praticamente o dobro).


Claro, se for pedalar só dentro da cidade com poucos morros, os rotores 160 vão parar na boa. Estamos falando é pra tentar evitar uma despesa no futuro quando numa descidona perceber que eles não funcionam tão bem como deveriam.


Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2021 as 09:42
Cassete maior que 36d o Shimano RD-M4000 até aceita, tem casos dele abraçando 42d com troca do parafuso B por outro mais longo ou prolongador de gancheira (prefiro o primeiro caso, mas nem sempre dá pra usar).

Mas vou chamar a atenção pra outro problema que eu convivo: cassetes até 9v maiores que 36d são de outros fabricantes, como a SunRace, e eles duram menos. Hoje eu peso 120kg+, mas já entortei várias engrenagens de um cassete 8v 11-40d que já usei. Mas que fique claro: troquei por outro, por conta da falta de opções 8v Shimano no momento, então estou adequando a minha cadência lenta e pesada pra algo mais rápido e leve.

Como vc está no mesmo peso que eu quando comecei a pedalar, recomendo o mais forte mesmo, mas não vou te julgar se não seguir a recomendação, relaxe.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
tibursocampos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2021
Passos MG
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tibursocampos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2021 as 11:01
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Cassete maior que 36d o Shimano RD-M4000 até aceita, tem casos dele abraçando 42d com troca do parafuso B por outro mais longo ou prolongador de gancheira (prefiro o primeiro caso, mas nem sempre dá pra usar).

Mas vou chamar a atenção pra outro problema que eu convivo: cassetes até 9v maiores que 36d são de outros fabricantes, como a SunRace, e eles duram menos. Hoje eu peso 120kg+, mas já entortei várias engrenagens de um cassete 8v 11-40d que já usei. Mas que fique claro: troquei por outro, por conta da falta de opções 8v Shimano no momento, então estou adequando a minha cadência lenta e pesada pra algo mais rápido e leve.

Como vc está no mesmo peso que eu quando comecei a pedalar, recomendo o mais forte mesmo, mas não vou te julgar se não seguir a recomendação, relaxe.


Beleza, valeu pelas dicas.

Acredito que vou prosseguir da forma que vc falou, com esse K7 12-36 que já possuo.
Como vc disse, ele é mais forte, devido o peso ele vai aguentar mais que outro modelo. Também entra a falta de experiência, algum modelo que seja mais propenso a problemas acredito que deve ser evitado no início.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X