Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvidas de um iniciante sobre bike para transporte
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvidas de um iniciante sobre bike para transporte

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fefo_ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2016
Zona Leste, SP
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fefo_ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvidas de um iniciante sobre bike para transporte
    Postado: 22 Jul 2016 as 21:54
Boa noite! Recentemente tive que começar a ir diariamente até o outro lado da cidade para estudar. Na verdade, não tããaaao recentemente assim. O percurso de ida e volta dá em torno de 40km. Realmente não suporto mais pegar trem e metrô. Levo em torno de 1h30 pra ir e mais 1h30 pra voltar, e o problema nem é o tempo que leva, mas sim que é muito chato e irritante. Carro me parece inviável, principalmente porque não gosto de dirigir, então optei pela bicicleta, e minhas dúvidas já começam aí.

Só tive uma bicicleta na vida, que foi quando eu era criança, em torno 6-12 anos, ela não tinha sequer marchas. Atualmente tenho 19. Sou totalmente leigo no assunto, e queria saber se é possível percorrer essa distância diariamente com uma bicicleta. Minha maior preocupação é ela me deixar na mão, pneu furar, etc. É lógico que não irei comprar a bicicleta e já ir até meu destino com ela, vou andar aos poucos todo dia até me adaptar e sentir seguro. Já conheço metade do caminho, uns 12km, e não me parece tão longo pra percorrer de bike, mas me pergunto se ela aguenta.

Dei uma lida no tópico "Vai iniciar no pedal e comprar uma bike? Leia aqui!" e já vi diversos vídeos sobre o assunto. Vamos às minhas dúvidas:

1 - Alguém aí tem alguma sugestão de uma bicicleta que atenda a essa minha necessidade? Se possível que tenha adaptação pra bagageiro!
2 - No que o aro influencia numa pedalada? Qual o mais adequado pra mim?
3 - Em um dos vídeos do canal "Onde Pedalar", é falado que os pneus tem uma quilometragem; quando atinjo essa quilometragem significa que tenho que trocar o pneu?
4 - Lendo alguns tópicos aqui no fórum, vi que sugerem comprar uma bike e fazer "upgrades" nela... As peças separadas pra isso são muito caras? Eu que teria que trocar ou levaria numa bicicletaria pra fazer o serviço?
5 - Fitas anti-furo realmente funcionam?
6 - Que tipo de pneu é bom pra asfalto, visando resistência e não performance?
7 - Perdão se essa dúvida parecer tosca: Freio de bicicleta é como freio de carro? Que você aperta aos poucos e ela vai parando? Minha antiga bicicleta o freio não durou o suficiente pra mim usá-lo; eu freava arrastando o pé no chão.
8 - Tenho percebido que as coisas melhoraram muito pros ciclistas, mas como é andar na rua? Vejo que muitas pessoas não respeitam as ciclofaixas, muito menos os ciclistas. Não confio muito em motoristas. Ontem por exemplo vi um senhor lendo jornal ao volante.
9 - Quais itens são essenciais pra se levar ao andar de bike? Tal como ferramentas, e etc?
10 - Como sei o tamanho de capacete e bermuda adequado pra mim? Há provadores em lojas de acessórios?
11 - Qual seria um guidão e um selim confortável? No caso de uma bicicleta que eu for comprar numa loja não vier com tais, posso pedir pra trocar?


Acho que por enquanto é só... qualquer outra dúvida posto! Obrigado a quem ler, e mais ainda a quem responder Embarrassed
Voltar ao Topo
guga.sjc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2015
SJC
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guga.sjc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2016 as 14:01
1 - Qual seu orçamento ?
2 - Aqui é bem pessoal. Muitos gostam muito das 29", dizem que a pedalada "rende mais", só que as bikes são mais pesadas. Eu preferiria uma 26" com peças melhores do que uma 29" básica.
3 - Sim, tem que trocar para sua segurança. Mas há relatos de pneus que duram mais de 5000 km. Não é coisa pra se preocupar por agora.
4 - Depende também do seu orçamento. É totalmente possível comprar uma bike e não precisar trocar nada por um tempo.
5 - Ajudam sim, mas não protegeria o pneu de ser rasgado.
6 - Não entendo muito de pneus, mas tem um tópico enorme aqui: http://www.pedal.com.br/forum/pneus-conte-o-que-voce-sabe_topic28537.html Leia principalmente as últimas páginas.
7 - Minha experiência é só com v-brake. E sim, quando mais forte você apertar mais ele freia. Existem umas sapatas de freio de qualidade marca "kool-stop", uso e recomendo.
8 - Moro no interior de SP, aqui a maioria respeita, mas sempre tem aqueles que acham que lugar de bike não é na rua, vão te fechar e tirar fina.
9 - Eu levo: câmara reserva, kit de reparos com adesivos e espátula, 3 chaves allen das medidas mais usadas, chave de fenda pequena e bomba de ar, tudo acondicionado em uma dessas www.decathlon.com.br/rodas/pecas-e-ferramentas/manutencao/caramanhola-porta-objetos_61824
10 - Visite uma loja da Decathlon, você pode experimentar os produtos.
11 - Vá a uma bike shop e veja qual o critério deles para trocas. O selim é muito pessoal, o que pode ser ótimo pra um pode ser horrível para outro.

E fique tranquilo. 20 km de bike você deve fazer em uma hora ou pouco mais.

Espero ter ajudado
Cannondale Quick 4 - 2015
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2016 as 14:14
Se o percurso for plano, dá pra fazer razoavelmente bem, vc só vai precisar de um equipamento minimamente bom pra suportar essa km. Comprar uma bike já pensando em trocar peças é furada, geralmente sai mais caro, e montar só tendo bom conhecimento e garimpando valores. O melhor é comprar uma que atenda sua necessidade.

Pra rodar na cidade, o melhor é procurar uma bike hibrida. Vc não precisa conhecer todos os aspectos da bike em detalhes, a menos que vc goste e queira brincar de mecânico. O que vc precisa é conhecer o modelo que vc pretende usar. As bikes hibridas, por exemplo, já usam peças muito adequadas pra rodar na cidade, pois elas são feitas pra isso. Você só precisa saber que hibridas sem suspensão são mais leves e rápidas, mas muito duras nos buracos, e hibridas com suspensão sacrificam um pouco da velocidade, porem são mais confortáveis.

Uma bike boa é bem parecida com uma moto pra pilotar e dar manutenção, porem mais leve, mais lenta e bem mais barata. Os pneus por exemplo, eu uso até chegar no arame ou sair um rasgo feio, alguns duram mais, outros menos,é o tempo que diz a hora de trocar.

Pra começar, faça um bike fit, essencial pra não comprar um tamanho errado de bike. Pesquise alguns modelos e apresente pra galera avaliar, assim fica mais fácil te ajudar. Fita anti furo é muito recomendado pra rodar em SP, pq as ruas aqui são muito sujas. Vc vai precisar de alguns itens básicos como capacete, luvas, garrafinha de água, retrovisor, piscas pra rodar a noite, um bo cadeado. Pra manutenção, é bom sempre levar uma câmara de ar, duas espatulas e uma chave de ferramentas pra bike, antigamente eu enchia o pneu em posto de combustível, mas rodar com uma bomba de mão também é bom, é o que eu levo todos os dias. Tem duas lojas muito boas pra comprar roupas e acessórios, a Decathlon (muito boa) e a Centauro, vale a pena fazer uma visita, dá até pra provar os itens na própria loja.

Pra andar na rua, eu recomendo evitar grandes avenidas com transito rápido, dar preferencias as ciclovias e ciclofaixas. Fique sempre atento e tenha um retrovisor pra ficar de olho no movimento. Se vc conseguir transitar por vias mais calmas, as chances de acidente caem bastante. Comece pedalando uma ou duas vezes na semana, e vá se acostumando ao pedal. Em pouco tempo vc pega o jeito e vai aprendendo sobre bikes na pratica.
Voltar ao Topo
rodrigomarin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
São paulo - SP
Offline
Mensagens:197
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigomarin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2016 as 21:08
Boa noite! Recentemente tive que começar a ir diariamente até o outro lado da cidade para estudar. Na verdade, não tããaaao recentemente assim. O percurso de ida e volta dá em torno de 40km. Realmente não suporto mais pegar trem e metrô. Levo em torno de 1h30 pra ir e mais 1h30 pra voltar, e o problema nem é o tempo que leva, mas sim que é muito chato e irritante.
Estou na mesma: já não suporto ir de ônibus e metrô, cansei disso. E acabo indo mais rápido de bike do que de transporte coletivo: demoro de 1h a 1h20 de bike, de coletivo demoro de 1h20 a 2h30. 
Sei que, se fosse de carro, demoraria 35 min num dia perfeito, mas num dia com trânsito leveria quase o mesmo que de coletivo.
Além do que acaba saindo mais barato (2 pneus + corrente a cada 4000 km ~ R$ 250,00. O que dá ~ R$ 0,07/km) mais a manutenção das outras peças e alimentação extra que vai consumir.

Carro me parece inviável, principalmente porque não gosto de dirigir,
Dirigir carro dentro da cidade é um saco e você gastaria MUIIIITO mais!

então optei pela bicicleta, e minhas dúvidas já começam aí.
(...)
Já conheço metade do caminho, uns 12km, e não me parece tão longo pra percorrer de bike, mas me pergunto se ela aguenta.
Tenho vários amigos que fazem trajetos assim diariamente ou até mais longos (uma bike em condições aguenta, mas você vai levar um tempo pra se acostumar). O que aprendi ao andar de bike é: você vai atravessar a distância, ah vai! (qualquer que seja) só resta saber o tempo que vai levar pra isso. Hoje em dia, conhecendo um bom caminho, com bike de estrada e com um condicionamento razoável eu faço uma média de 30 km/h na cidade (pra 1h de deslocamento), mas considerar 15 km/h no começo é bem razoável.

Dei uma lida no tópico "Vai iniciar no pedal e comprar uma bike? Leia aqui!" e já vi diversos vídeos sobre o assunto. Vamos às minhas dúvidas:

1 - Alguém aí tem alguma sugestão de uma bicicleta que atenda a essa minha necessidade? Se possível que tenha adaptação pra bagageiro!
Além da informação no tópico "Vai iniciar no pedal e comprar uma bike? Leia aqui!", o colega falou da híbrida. Um híbrida, grosseiramente falando, é uma estradeira com pneus mais largos (em vez de 23mm, 32mm ou 38mm) e guidão de MTB + mesa mais alta.
Eu uso uma estradeira (vulgo speed) com pneus 23mm e acho bom, pneus mais largos seria melhor (28mm acho o ideal pra cidade).

Se quer mesmo usar como um meio de transporte confiável (que não dê problemas ou que te dê segurança pra pô-la no meio dos carros que ela não vai desmontar e você ser atropelado), considere que gastará a partir de R$ 1000,00 com a bike somente.
Se quiser comprar roupas adequadas, farol/lanterna, colete, bolsa de selim etc vai mais uns R$ 500,00 fácil nessa brincadeira.
Com esses R$ 1000,00 dá pra achar bicicleta usada/seminova em ótimas condições e com equipamentos confiáveis (uma MTB 26" sem suspensão, alumínio, grupo Shimano).

2 - No que o aro influencia numa pedalada? Qual o mais adequado pra mim?
Se quer gastar pouco, vai de aro 26" mesmo os preços caíram bastante por causa das 29" (em tempo, 29" ou aro 700 tem o mesmo diâmetro, mas não a mesma largura pois chamam de 29" as rodas pra MTB, que pedem aros mais largos).

3 - Em um dos vídeos do canal "Onde Pedalar", é falado que os pneus tem uma quilometragem; quando atinjo essa quilometragem significa que tenho que trocar o pneu?
Depende do desgaste. É como os do carro: se você anda em pavimento ruim, se freia bruscamente ou faz curva no limite, dura menos...

4 - Lendo alguns tópicos aqui no fórum, vi que sugerem comprar uma bike e fazer "upgrades" nela... As peças separadas pra isso são muito caras? Eu que teria que trocar ou levaria numa bicicletaria pra fazer o serviço?
Como o amigo já falou, fazer isso pode sair mais caro. Uma bike usada pode ser interessante, mas precisa de paciência e conhecimento pra fazer bom negócio.

5 - Fitas anti-furo realmente funcionam?
Sim, desde que sejam trocadas quando ficarem velhas.

6 - Que tipo de pneu é bom pra asfalto, visando resistência e não performance?
26x1,5 slick ou 700x38 (ou 700x32)

7 - Perdão se essa dúvida parecer tosca: Freio de bicicleta é como freio de carro? Que você aperta aos poucos e ela vai parando? Minha antiga bicicleta o freio não durou o suficiente pra mim usá-lo; eu freava arrastando o pé no chão.
Sim, como o do carro. V-brake é o mais potente dos modelos comuns, os das bicicletas de estrada têm menos potência (é meio ruim pra andar na cidade). Freio a disco é caro, se for no mesmo nível do equivalente V-brake.

8 - Tenho percebido que as coisas melhoraram muito pros ciclistas, mas como é andar na rua? Vejo que muitas pessoas não respeitam as ciclofaixas, muito menos os ciclistas. Não confio muito em motoristas. Ontem por exemplo vi um senhor lendo jornal ao volante.
Então... putz, vamos lá. Eu andava com muita frequência só aos sábados, fazendo trajeto Butantã - Guarulhos (Rebouças - Consolação - centro velho - Marginal - Dutra). Fui fazer o mesmo durante a semana e quase sofro vários acidentes, os motoristas na semana são mais agressivos, sobretudo no horário de pico. Se você vai passar por ciclovias, seja feliz (e tome cudiado com os pedestres loucos e carros que se esquecem da ciclovia). Se tiver de passar na rua, vai precisar descobrir um trajeto "ciclável", pois tudo depende da qualidade do pavimento, da largura das faixas, se tem ou não corredor de ônibus/faixa exclusiva, se é plano ou não, se costuma ter vento a favor ou não, se tem calçada "ciclável". Enfim, precisa estudar o trajeto antes, bastante.
Se você passar os pontos de saída e chegada (aproximadamente, claro, não vá publicar seus endereços aqui pra qualquer um ver) a gente pode ajudá-lo, já que é em SP.
Quando chove é bom considerar não ir de bike, além de ter menos aderência pneu-pavimento, os carros enxergam MUUITO menos e também demoram mais pra frear na chuva. Além de que pede roupa adequada (isso faz A DIFERENÇA pra essas situações extremas).

9 - Quais itens são essenciais pra se levar ao andar de bike? Tal como ferramentas, e etc?
2 câmaras, bomba de mão e canivete allen (3 a 6mm)

10 - Como sei o tamanho de capacete e bermuda adequado pra mim? Há provadores em lojas de acessórios?
Sim. Vá à Decathlon (tem uma perto do Center Norte).

11 - Qual seria um guidão e um selim confortável? No caso de uma bicicleta que eu for comprar numa loja não vier com tais, posso pedir pra trocar?

Quem define "confortável" é o seu corpo, teste e descubra...

Acho que por enquanto é só... qualquer outra dúvida posto! Obrigado a quem ler, e mais ainda a quem responder Embarrassed


Editado por rodrigomarin - 23 Jul 2016 as 21:17
Voltar ao Topo
victortufani Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victortufani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2016 as 14:02
Sobre a compra da bicicleta o importante é você dar uma estudada no assunto, principalmente no que diz respeito às medidas da bike. Faça um bikefit virtual (só jogar no Google que você vai achar links), de preferência em mais de um site, pra você ter uma "média" do seu tamanho, que nunca é certeiro, e separe pelo menos umas 3 ou 4 opções de bicicleta: 1) Dentro do seu orçamento, e 2) cujas medidas principalmente tamanho do quadro e toptube+mesa sejam compatíveis com seu resultado no bikefit.

Quando voltei a pedalar estava na mesma situação que você, só tive bicicletinhas fixas quando criança, e fiquei muitos meses pesquisando. Lógico que você não precisa fazer isso, mas recomendo que você tenha calma nessa parte de pesquisar antes de sair comprando e fazer um mau negócio. Portanto, evite comprar bicicletas grandes ou pequenas demais, e principalmente as muito vagabundas, com componentes de qualidade duvidosa, porque você vai se estressar em pouco tempo se usá-la todos os dias. Vale mais esperar e juntar uma graninha pra comprar uma bike de qualidade que te forneça peças sem precisar de troca durante um tempo.

E sobre o uso pra ir ao trabalho, é bom que você avalie se o percurso é "ciclável", como já disseram, porque às vezes as pessoas até desejam ir de bike, mas têm necessariamente que atravessar vias expressas e locais onde não é permitido passar de bicicleta. O jeito nesses casos é pesquisar rotas alternativas que atravessem a cidade por vias mais residenciais, o que pode aumentar ou reduzir a distância. Evite avenidas e locais estradas onde os carros passem em alta velocidade, use o Google Maps pra estudar seu trajeto (se tiver duas opções, melhor ainda) e boa sorte!


Voltar ao Topo
rodrigomarin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
São paulo - SP
Offline
Mensagens:197
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rodrigomarin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2016 as 16:40
Originalmente postado por victortufani victortufani escreveu:

(...) mas têm necessariamente que atravessar vias expressas e locais onde não é permitido passar de bicicleta.

Só em vias EXPRESSAS somos proibidos, como na EXPRESSA das Marginais, não na local, nem mesmo na do meio. No resto podemos, por lei, transitar.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X