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Dúvidas com passador e câmbio

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phenrique1020 Ver Drop Down


Registrado: 11 Fev 2015
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de phenrique1020 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Dúvidas com passador e câmbio
    Enviado: 24 Jun 2021 as 17:21
Fala, galera.

Estou com uma pequena dúvida quanto a um passador que veio, original de fábrica, em minha bike (tão de entrada que nunca ouvi falar o nome e não me lembro, no momento, de cabeça).

Enfim... a dúvida é a seguinte: assim que peguei a bike pra andar pela primeira vez, ao jogar todas as marchas mais leves para "zerar" uma subida, a corrente logo arrebentou comigo. Inexperiente que sou, levei a bike em uma oficina que, até então, julgo entregar um serviço bom.

Pedi que o mecânico recuperasse a corrente e ajustasse os câmbios. Ao buscá-la, o mesmo me informou (e eu atestei), que para usar a coroa maior (de 3 velocidades), eu teria que colocar mais força no rapid fire, e para reduzir, ela estava caindo direto da maior para a menor coroa, tendo que voltar mais uma para usar a do meio, se for o caso. E que o passador não é de uma marca tão boa, e que o ideal seria substituí-los.

A questão é: Somente o passador pode influenciar nessa história, ou é lorota do mecânico (que pode não ter conseguido ajustar), me induzindo à troca do mesmo? Ou ainda, os câmbios podem estar com defeito de fábrica?

Agradeço a ajuda de todos desde já.
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gustavoclx Ver Drop Down
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Registrado: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
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Mensagens:37
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gustavoclx Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Jun 2021 as 20:37
O passador pode influenciar sim, porém isso tá com cara de regulagem mal feita... consegue dar mais detalhes da marca dos componentes? Tem muitos componentes simples que se bem regulados conseguem cumprir bem seu papel.
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humberto ssa Ver Drop Down
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Registrado: 16 Abr 2008
- salvador
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de humberto ssa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jun 2021 as 08:30
Acho que foi lorota do mecânico... 
ginasticadeacademia.blogspot.comVisitem!!!
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phenrique1020 Ver Drop Down


Registrado: 11 Fev 2015
Goiânia
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de phenrique1020 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Jun 2021 as 14:08
Originalmente Postado por gustavoclx gustavoclx Escreveu:

O passador pode influenciar sim, porém isso tá com cara de regulagem mal feita... consegue dar mais detalhes da marca dos componentes? Tem muitos componentes simples que se bem regulados conseguem cumprir bem seu papel.

Está assim descriminado no site onde comprei:

> ALAVANCA: Ez fire 24v alumínio preto
Marca: Importado
> CAMBIO DIANTEIRO: Over top pull preto
Marca: Importado
> CAMBIO TRASEIRO: Tz500 8V index s/ gancheira preto
Marca: Importado
> CORRENTE: 24V index 116e
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Registrado: 09 Mar 2019
Farroupilha
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jun 2021 as 09:14
Corrente não arrebenta assim do nada! Ou tu trocou as marchas e fez a troca forçando a pedalada ou a corrente é muito ruim mesmo!

Ademais, esses componentes "importados" tendem a não ter um funcionamento pleno, pois são feitos para ser baratos, não eficientes! A regulagem para eles funcionarem de forma adequada até é possível, mas provavelmente será constante.
Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v
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phenrique1020 Ver Drop Down


Registrado: 11 Fev 2015
Goiânia
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Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de phenrique1020 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jun 2021 as 16:09
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

Corrente não arrebenta assim do nada! Ou tu trocou as marchas e fez a troca forçando a pedalada ou a corrente é muito ruim mesmo!

Ademais, esses componentes "importados" tendem a não ter um funcionamento pleno, pois são feitos para ser baratos, não eficientes! A regulagem para eles funcionarem de forma adequada até é possível, mas provavelmente será constante.

Acredite... Fiz as trocas corretas das marchas para não ficarem cruzadas. A questão foi que senti que para jogar para a última marcha (a mais leve), precisei de um pouco mais de força no passador. Chegou a trocar, mas assim que desempenhei a força no pedal, a corrente arrebentou.

Depois de o mecânico ter "consertado" o problema, consegui passar todas as marchas, mas com esse defeito citado na pergunta. Pra ir pra coroa maior, necessito de mais força nos passadores, e pra ir pra coroa do meio, ela cai direto para a menor, e eu tenho que subir pra entrar corretamente.
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Registrado: 09 Mar 2019
Farroupilha
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jun 2021 as 16:51
Originalmente Postado por phenrique1020 phenrique1020 Escreveu:

Acredite... Fiz as trocas corretas das marchas para não ficarem cruzadas. A questão foi que senti que para jogar para a última marcha (a mais leve), precisei de um pouco mais de força no passador. Chegou a trocar, mas assim que desempenhei a força no pedal, a corrente arrebentou.

Depois de o mecânico ter "consertado" o problema, consegui passar todas as marchas, mas com esse defeito citado na pergunta. Pra ir pra coroa maior, necessito de mais força nos passadores, e pra ir pra coroa do meio, ela cai direto para a menor, e eu tenho que subir pra entrar corretamente.

pode ser uma característica do passador, como são de baixo custo, seu funcionamento não será igual a um de gama superior!
Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v
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hug0.dts Ver Drop Down
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Registrado: 21 Nov 2009
DF
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Jun 2021 as 19:44
 Isso que tá acontecendo não é normal. Seguem algumas sugestões :


-Tentou fazer uma nova regulagem? Da para fazer em casa. É algo simples.
- a rota do cabo está certa?
- o cabo está se movimentando livremente ao trocar as marchas?
- Já considerou trocar o cabo do câmbio por um inox?
- Já considerou a possibilidade de trocar o trocado?

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phenrique1020 Ver Drop Down


Registrado: 11 Fev 2015
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de phenrique1020 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Jul 2021 as 08:35
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

 Isso que tá acontecendo não é normal. Seguem algumas sugestões :


-Tentou fazer uma nova regulagem? Da para fazer em casa. É algo simples.
- a rota do cabo está certa?
- o cabo está se movimentando livremente ao trocar as marchas?
- Já considerou trocar o cabo do câmbio por um inox?
- Já considerou a possibilidade de trocar o trocado?


Vou levar em outro mecânico, e tirar a dúvida, de uma vez por todas, se o problema está no outro mecânico, ou no grupo instalado de fábrica.
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