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Dúvidas Caloi 10

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mioloatomico Ver Drop Down


Registrado: 05 Jul 2020
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    Enviado: 05 Jul 2020 as 23:36
Oi pessoal,

Estou planejando comprar uma Caloi 10 usada e fazer uma restauração nela (não tenho experiência, mas aprendo rápido). Já estou sondando ofertas na OLX e é só uma questão de tempo até que adquira uma. Pretendo gastar uns 700-800 em uma bike bem conservada pra facilitar na restauração. Planejo postar no forum o progresso.

Por isso já gostaria de tirar algumas dúvidas gerais que tenho sobre a bike pra ja ir tendo uma ideia de quanto preciso gastar na restauração (não quero gastar muito), e identificar as prioridades, pois não vou poder comprar tudo de uma vez.


1. Independentemente do estado da bike que acabe comprando, planejo trocar o eixo do rolamento central (ouvi dizer que o original causa folga) e a catraca da roda livre pra algo com mais que 5 velocidades. O que vocês recomendam aqui? Catraca de 7v cabe na bike? Preciso de uma corrente mais fina? Vale a pena colocar um cubo pra cassete? Qual uma boa opção pro eixo do movimento central?

2. Não levando em conta o que venha danificado uma vez que eu adquira a bike, recomendam trocar algo mais da bike? Li algumas recomendações para que se mude o câmbio traseiro, pois esses supostamente não são de boa qualidade - Procuro deixar a c10 num estilo retrô moderno, então, mesmo querendo manter as peças originais, não estou muito preocupado (desde que não seja caro) caso precise colocar algo novo.

3. Tenho algumas dúvidas de pintura também, já que planejo pintar a bike em casa. Só acho tintas spray na cor que quero (procuro por cores pastél) com acabamento fosco. Alguém sabe dizer se o acabamento da pintura fica "legal" se pintar a bike com spray fosco e depois passar um verniz brilhoso? É o "mesmo" que pintar com um spray com acabamento brilhoso?

4. Quão perigoso é o freio duplo “Dia Compe suicidal levers”? li que são perigosos, mas vi opiniões mistas à respeito. Seria bem conveniente poder freiar tanto segurando na parte de cima do guidão quanto na de baixo... e muitas das bikes que vejo na OLX vem com esse freio.


Sintam-se livres pra darem dicas e opiniões sobre peças, compra da bike, melhor custo benefício etc.

Desde já grato!
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rosatopciclo Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2020
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rosatopciclo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jul 2020 as 10:24
Amigo bom dia !

Não é mais fácil e prático você comprar uma bike e já sair pedalando ainda tendo garantia caso quebre algo?
Abs
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mioloatomico Ver Drop Down


Registrado: 05 Jul 2020
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jul 2020 as 12:14
Bom dia amigo,

Seria sim um possibilidade, mas teria que dar um UP na bike nova que acabasse comprando. Quero uma cor específica, então iria ter de pintar a bike nova, etc. Pelo que estou lendo as bicicletas novas speed, na msm faixa de preço, são de aluminio, e sei que frames de aço são mais confortáveis e duráveis.

Gosto também da estética da caloi 10, bem fina e elegante. E tem uma construção que foi feita para durar, diferentemente de produtos de hoje em dia...

Também quero aprender sobre como a bicicleta e suas peças funcionam, pois quero eu mesmo fazer as manutenções, sem ter de depender de terceiros.

Por essas e outras, acredito que esse projeto seja bem positivo, pois posso aprender tudo isso, e ao mesmo tempo deixar a bicicleta da maneira que quero. Pode não ser a maneira mais prática a curto prazo, mas a longo prazo, acredito que sim.


Grato pela sua resposta.
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Antonio Neto Ver Drop Down


Registrado: 27 Abr 2014
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Antonio Neto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Jul 2020 as 14:08
Não sou nenhum expert, mas já tive Monark 10 na infância e início da adolescência, vários amigos tinham Caloi 10 e vivi essa época de final da década de 80.

Como pode ver em outros posts, recentemente comprei uma speed antiga que com a ajuda do pessoal daqui verifiquei ser uma Monark Crescent 10. Pelo número de série descobri ser 1977.

A minha tem catraca de 7 marchas atrás. Funciona bem.... a corrente não me parece ser mais fina. Mas eu preferia a de 5 marchas, pois é para uso esporádico. Se a q comprar vier com a de 5, se estiver em bom estado, pode guardar ou vender.

O movimento central pode ser trocado mesmo.. Mas se estiver bom não vejo pq trocar... antigamente andávamos muito com esse movimento original e aguentava... lógico que tem que estar bom. Mas se trocar, vale a pena. Sugiro o canal "Pedaleria" que tem muitos vídeos legais de manutenção, também de antigas.

A pintura com spray, se bem feita e com verniz depois até fica legal, mas acho que o custo de 150 reais desmonta e 250 montada (aqui, em 2 orçamentos que tive) me convenceram a pintar com tinta automotiva e não ter a dor de cabeça... 

Já fiz um pacote com a revisão por 100 reais junto e ficou 250 tudo. Acho que vale pela trabalheira. 

Não acho os freios Dia-Compe perigosos. Bem limpos, com boas pastilhas, cabos e condutores novos e lubrificados atendem bem...

Se atente ao tamanho do quadro nas speeds antigas. Tem diversos tamanhos... 52, 54, 56 e 58cm. Escolha um adequado ao seu tamanho.

Escolha uma bike com o maior número possível de componentes nobres de fábrica. O resto é fácil de ajeitar.

Se for o caso, compre 2. Monta uma e a que restar vende.

Mas se for para pedalar forte e usar diretão, ainda acho mais interessante uma das novas. Pega uma seminova e dá um visual vintage para ela e boa.

E leia muitos tópicos antigos daqui... tem muita informação legal guardada.

Espero ter, de alguma forma, ajudado, lembrando que coloquei minha opinião e não são verdades absolutas... Tenho muita coisa para aprender e relembrar de quando eu era menino e desmontava e montava uma bike a tarde só pela farra kkkk
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mioloatomico Ver Drop Down


Registrado: 05 Jul 2020
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jul 2020 as 00:07
A bike é pra uso casual, não pretendo pedalar forte. O meu objetivo não é performance, mas sim uma questão de locomoção e também de conforto.  Estou procurando por uma bike bem conservada com peças antigas, pra facilitar na restauração. O tamanho do meu cavalo é de 84 cm. então procuro por uma bike entre 54, 55, ou 56. não sei se existe tamanho 55 da caloi 10...

Li um artigo que dava dicas do que trocar, e a catraca era uma delas. Perguntei pra saber a opinião de quem ja usou, mas pretendo testar a catraca que vier antes de decidir adicionar mais velocidades.

Quanto ao movimento central ouvi dizer que bastava trocar por um "eixo roletado de 110 mm" não fiz uma busca profunda ainda, mas não encontrei no mercado livre. Mas isso vai depender de como o original venha.

Onde posso fazer orçamentos de pintura como você? e você sabe dizer como é a opção de cores? Pensei que esse tipo de serviço fosse mais caro. Caso a opção de cores seja compativél com o que quero, pode ser uma boa opção.

Quanto aos freios, me refiro a essa alavanca extra:


Pelo que li, essa alavanca é chamada de "suicidal lever" porque relatam que essa adaptação pra poder freiar enquanto se segura na parte de cima do guidão, não puxa o freio com a mesma intensidade que o de baixo; o que pode vir a ser um problema.

Obrigado Antonio, vc ajudou bastante sim.
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raulino Ver Drop Down


Registrado: 16 Out 2013
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de raulino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jul 2020 as 01:55
Muito legal seu projeto, eu sempre admirei as C10 e vou acompanhar

Como disse o parceiro da Monark 10, tem muita info aqui no fórum, sobre o tamanho achei este sem esforço

https://www.pedal.com.br/forum/tamanho-das-c10_topic23672.html

Boa empreitada e não deixe de postar as fotos aqui!
"Reality is what you make it"
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Antonio Neto Ver Drop Down


Registrado: 27 Abr 2014
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Antonio Neto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jul 2020 as 07:54
Originalmente Postado por mioloatomico mioloatomico Escreveu:

A bike é pra uso casual, não pretendo pedalar forte. O meu objetivo não é performance, mas sim uma questão de locomoção e também de conforto.  Estou procurando por uma bike bem conservada com peças antigas, pra facilitar na restauração. O tamanho do meu cavalo é de 84 cm. então procuro por uma bike entre 54, 55, ou 56. não sei se existe tamanho 55 da caloi 10...

Li um artigo que dava dicas do que trocar, e a catraca era uma delas. Perguntei pra saber a opinião de quem ja usou, mas pretendo testar a catraca que vier antes de decidir adicionar mais velocidades.

Quanto ao movimento central ouvi dizer que bastava trocar por um "eixo roletado de 110 mm" não fiz uma busca profunda ainda, mas não encontrei no mercado livre. Mas isso vai depender de como o original venha.

Onde posso fazer orçamentos de pintura como você? e você sabe dizer como é a opção de cores? Pensei que esse tipo de serviço fosse mais caro. Caso a opção de cores seja compativél com o que quero, pode ser uma boa opção.

Quanto aos freios, me refiro a essa alavanca extra:


Pelo que li, essa alavanca é chamada de "suicidal lever" porque relatam que essa adaptação pra poder freiar enquanto se segura na parte de cima do guidão, não puxa o freio com a mesma intensidade que o de baixo; o que pode vir a ser um problema.

Obrigado Antonio, vc ajudou bastante sim.


Bom dia. Opa, valeu. Fico feliz em ajudar de alguma forma.

Eu fiz orçamento de pintura na bicicletaria que eu levei para revisar a minha Monark 10 e em um pintor particular, indicado por um entusiasta em bicicletas antigas, que vende algumas bicicletas e peças para ajudar a manter o hobby.

A bicicletaria que levei é grande aqui, tem várias lojas em Campo Grande - MS, a Ciclo Ribeiro, mas é voltada da quem usa bicicleta no dia a dia e lazer leve. Até vendem algumas bikes mais caras, mas não é o foco deles.

Isso deve ajudar para o preço baixo, mas pelo menos os mecânicos que mexeram nas minhas bikes mandaram bem. Levei tb 2 aro 29 com freio hidráulico para revisar e ok.

Quanto à palheta de cores, por ser automotiva, tem uma ampla gama e se vc quiser ainda manda fazer na cor de sua preferência personalizada. Preferi uma cor pronta para facilitar caso eu venha a repintar um outro garfo (quando achar um original Monark pretendo trocar, por enquanto vai um de reposição, mas que ao menos é novo).

Essa parte de cima do freio das speed realmente precisa estar com boa regulagem para freiar tudo e hoje em dia, as peças já bastante usadas, apresentam folgas, mas acredito que importa mais saber modular os freios dianteiro e traseiro do que necessariamente freiar para travar... a minha está sem e não achei os originais Shimano. Pensando se coloco uns Dia-Compe que achei.

Quanto ao movimento central, sei que as C10 são mais fáceis de colocar um roletado que as M10. Tenho quase certeza que vi um vídeo do Edu Capivara explicando essa adaptação em bikes antigas (canal Pedaleria que te falei).

Se não fizer questão de ser somente Caloi 10, sugiro que amplie a busca para Monark Crescent 10 (da década de 70 e início de 80, que tem peças mais nobres, como a minha), Peugeot 10, Bianchi, Brandani e aí vai. Às vezes pinta umas raridades baratas. Me arrependo de ter deixado passar uma Bianchi por 300 reais só pq era pequena para meu tamanho... deveria ter comprado e deixava para meu filho...

Se vai comprar uma 54 ou 56 facilita muito mais (especialmente a 56). Eu queria uma 58 e demorei a achar.

Continue que vai ficar legal. 
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mioloatomico Ver Drop Down


Registrado: 05 Jul 2020
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jul 2020 as 22:43
Sim, Antonio, tenho visto videos do canal Pedaleria. O conteúdo é muito bom. Vou dar uma procurada por esse que vc esta falando.

Vou dar uma investigada tb na pintura, ver se tem algo perto de casa. Mas talvez seja difícil por conta da pandemia...

Fiquei na dúvida quanto a Monark 10 por conta do movimento central dela ser incompatível com os atuais. A preferência pela Caloi 10 se da por isso. Pois acrdito que, fora isso, elas sejam praticamente idênticas. Qual sua experiência com o movimento central da Monark? Quanto a Peugeot 10, são bem difíceis de achar. Elas são de boa qualidade?. Já as Bianchi, pelo que vi, são bem caras. Mas caso ache por um bom preço, eu compro

Estou aguardando resposta de um anúncio na OLX. Já fazem 5 dias que aguardo o anunciante medir o tamanho do quadro. Mandei até video... Esse anúncio me interessa pois, além de bem conservada, os passadores de marcha estão da maneira que quero: no cano inferior, ao invés de próximas do guidão.

Originalmente Postado por raulino raulino Escreveu:

Muito legal seu projeto, eu sempre admirei as C10 e vou acompanhar

Como disse o parceiro da Monark 10, tem muita info aqui no fórum, sobre o tamanho achei este sem esforço

https://www.pedal.com.br/forum/tamanho-das-c10_topic23672.html

Boa empreitada e não deixe de postar as fotos aqui!

Ja fiz algumas pesquisas no fórum, pretendo fazer mais sim. Esse link que você mandou, Raulino, é bem útil.  Pelo que entendi, os quadros de tamanho 54 e 56 cm são os mais comuns. Aumenta as chances da bike que estou de olho ser no tamanho correto.

E pode deixar que vou postar atualizções aqui sim. So não sei se crio outro post quando começar a restauração, ou posto nesse mesmo.

Grato pelas mensagens
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Antonio Neto Ver Drop Down


Registrado: 27 Abr 2014
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Antonio Neto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2020 as 08:09
Quando for fazer a restauração, sugiro que crie post específico, mas coloque o link desse aqui, para quem quiser consultar.

E aqui deixe o link do outro post.

Daí fecha dos dois lados.

Abraço e boa sorte
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Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2020 as 12:08
Originalmente Postado por mioloatomico mioloatomico Escreveu:


Sim, Antonio, tenho visto videos do canal Pedaleria. O conteúdo é muito bom. Vou dar uma procurada por esse que vc esta falando.

Vou dar uma investigada tb na pintura, ver se tem algo perto de casa. Mas talvez seja difícil por conta da pandemia...

Fiquei
na dúvida quanto a Monark 10 por conta do movimento central dela ser
incompatível com os atuais. A preferência pela Caloi 10 se da por isso.
Pois acrdito que, fora isso, elas sejam praticamente idênticas. Qual sua experiência com o movimento central da Monark? Quanto a
Peugeot 10, são bem difíceis de achar. Elas são de boa qualidade?. Já
as Bianchi, pelo que vi, são bem caras. Mas caso ache por um bom preço, eu compro

Estou
aguardando resposta de um anúncio na OLX. Já fazem 5 dias que aguardo o
anunciante medir o tamanho do quadro. Mandei até video... Esse anúncio me interessa pois, além de bem conservada, os passadores de marcha estão da maneira que quero: no cano inferior, ao invés de próximas do guidão.

Originalmente Postado por raulino raulino Escreveu:


   
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     Muito legal seu projeto, eu sempre admirei as C10 e vou acompanhar

Como disse o parceiro da Monark 10, tem muita info aqui no fórum, sobre o tamanho achei este sem esforço

https://www.pedal.com.br/forum/tamanho-das-c10_topic23672.html

Boa empreitada e não deixe de postar as fotos aqui!
   

Ja fiz algumas pesquisas no fórum, pretendo fazer mais sim. Esse link que você mandou, Raulino, é bem útil.  Pelo que entendi, os quadros de tamanho 54 e 56 cm são os mais comuns. Aumenta as chances da bike que estou de olho ser no tamanho correto.

E pode deixar que vou postar atualizções aqui sim. So não sei se crio outro post quando começar a restauração, ou posto nesse mesmo.

Grato pelas mensagens


ola Miiloatomico (adorei o nickname) Peça ao vendedor que realmente meça de centro a centro, tanto o seatube quanto o toptube pra não comprar quadro errado.
Comprei um quadro, 1/2 caro á época, da Caloi SPORTISSIMA, que o vendedor (arroio dos ratos-RS) me disse que o toptube era 54 cms. Feliz fechei a compra. Ao chegar descobri que ele mediu internamente o toptube e os tais 54 cms "virou" 58 cms. Um quadro grandão pra mim que tenho perna curta (78 cms de cavalo).
Vou até vender esse quadro em breve
Segue um ultimo link bastante útil para metrica antiga.

https://www.pedal.com.br/forum/exite-mesmo-o-quadro-58-nas-caloi-10_topic67221.html

https://www.pedal.com.br/forum/tamanho-das-c10_topic23672.html
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mioloatomico Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2020 as 11:35
Grato Ligeirinho,

Putz o seu vendedor errou feio. Pedi ao anunciante que fizesse de centro a centro. Inclusive mandei um video mostrando como fazer a medição. So ainda não recebi resposta... acredito que já fazem 8 dias. Se não receber resposta nesse final de semana vou procurar por outra. O que seria uma pena, pois essa esta em bom estado e bem completinha.

Pretendo buscar a minha, então não corro esse risco. Apenas o de dar uma viagem perdida. Financeiramente, valeu a pena a entrega pelos correios?

Novamente, grato pelos links. Tanto o tamanho 54 quanto o 56 estão bem para mim, ja que tenho 84 de cavalo.
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marcos_netto Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2020 as 16:33
Originalmente Postado por mioloatomico mioloatomico Escreveu:

Oi pessoal,

Estou planejando comprar uma Caloi 10 usada e fazer uma restauração nela (não tenho experiência, mas aprendo rápido). Já estou sondando ofertas na OLX e é só uma questão de tempo até que adquira uma. Pretendo gastar uns 700-800 em uma bike bem conservada pra facilitar na restauração. Planejo postar no forum o progresso.


Talvez esse tópico aqui responda a maioria de tuas perguntas técnicas sobre o movimento central, aros, freios...

https://www.pedal.com.br/forum/monark-10-super-restaurar-ou-tunar_topic12634.html

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
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mioloatomico Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jul 2020 as 19:08
Grato Marcos, esse tópico aparenta ser muito bom. Vou dar uma olhada com calma sim!
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karmanghia Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de karmanghia Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jul 2020 as 20:29
Pintar a bike com spray não fica legal, não caia nessa propaganda enganosa. Eu buscaria uma que não precise pintar, mas se não encontrar a pintura vai ter que ser automotiva ou eletrostática. Se for automotiva e tiver o compressor só vai gastar com a cor e o verniz, se não tiver vc procura um funileiro. Eletrostática geralmente só os profissionais fazem.
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mioloatomico Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jul 2020 as 14:59
Oi Karmanghia,

A pintura com spray não fica legal nem mesmo removendo antes toda a tinta do quadro, aplicando primer, a tinta spray e depois verniz?

Pergunto pois essa seria a opção mais fácil pra mim. Mas caso não fique boa, teria de ver algum funileiro por perto.

Todas as bikes que ví pra vender por aqui estão com a pintura bem ruim, e quero a bike de uma cor específica. Então pretendo pintar. O que está em aberto por enquanto é como...

Grato pela sua mensagem.
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greg2020 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de greg2020 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Jul 2020 as 23:03
Salve!

É possível que a pintura com spray fique legal, mas é preciso fazê-lo com a técnica correta e muito cuidado.

Primeiro, remover toda a tinta anterior e limpar bem o quadro imediatamente antes da aplicação, para não restar nada de gordura ou outra sujidade.

Aplicar o primer/fundo de pintura: sugiro três mãos bem leves, ou seja, cada uma delas apenas "sujando o quadro", com um intervalo de tempo suficiente entre elas para secagem (tire um dia apenas para o primer, várias horas entre as mãos).

Depois, mesma técnica para aplicar a tinta, primeiro "sujando" apenas, e depois duas ou três mãos com pouca tinta, com um bom espaço de tempo entre elas - tire mais um dia inteiro para isso.

Por fim, o verniz de acabamento, duas mãos, igualmente leves, mais um dia inteiro.

Idealmente, entre cada etapa faça um lixamento geral com grão bem fino para regularizar a superfície e, no verniz, polimento.

Ou seja, para ficar bom, é uma trabalheira danada - por isso existem profissionais e, se quer uma boa pintura mesmo, talvez seja o caso de recorrer a eles.

Abraço!
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greg2020 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de greg2020 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jul 2020 as 09:05
Uma boa solução para pintura, que eu fiz uma vez, é preparar o quadro, removendo a tinta anterior e aplicando primer/fundo de pintura, como comentei acima, e então levar em uma funilaria de carros mesmo, apenas para a tinta e verniz.

No meu caso, o cara da funilaria encaixou o quadro em uma pintura e me cobrou 50 reais apenas... Como era na cor preta, acho que facilitou, mas é uma ideia.
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mioloatomico Ver Drop Down


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Sim greg2020,

Não havia pensado nisso. Agora que você mencionou, deve ser mais barato fazer a pintura numa funilaria tendo o quadro ja preparado. De repente posso até comprar a tinta e pagar apenas o serviço. Você saberia dizer se preciso envernizar caso a pintura seja feita numa funilaria?

E caso não dê certo assim, pretendo seguir os passos que você listou. Sempre lixando bastante pra que a tinta fixe bem.

---

Ainda estou procurando por uma bike no tamanho certo. O primeiro anunciante me enrrolou e só gastou meu tempo. Estou falando com outro, mas esse só vai poder medir o tamanho do quadro no final do mês, talvez antes. Sigo no aguardo.
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greg2020 Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de greg2020 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2020 as 10:01
Originalmente Postado por mioloatomico mioloatomico Escreveu:

Sim greg2020,

Não havia pensado nisso. Agora que você mencionou, deve ser mais barato fazer a pintura numa funilaria tendo o quadro ja preparado. De repente posso até comprar a tinta e pagar apenas o serviço. Você saberia dizer se preciso envernizar caso a pintura seja feita numa funilaria?

E caso não dê certo assim, pretendo seguir os passos que você listou. Sempre lixando bastante pra que a tinta fixe bem.

---

Ainda estou procurando por uma bike no tamanho certo. O primeiro anunciante me enrrolou e só gastou meu tempo. Estou falando com outro, mas esse só vai poder medir o tamanho do quadro no final do mês, talvez antes. Sigo no aguardo.


Salve Mioloatomico!

Essa busca pelo quadro de tamanho certo me custou meses também... E pior que, pelo que entendi ao longo desse tempo, a Caloi fez diversos tamanhos de quadro da c10. Na real, eu acho que a Caloi fazia quadros P, M ou G, digamos, porém, ao longo dos anos, foi alterando um pouco a geometria, pois já vi quadros quadrados, com top-tube mais longo que o seat-tube e também o inverso, mais curtos. O quadro que adquiri, que provavelmente é de 1982-1984, por exemplo, tem 54,5cm de top tube e 55cm de seat tube. O quadro antigo, do ano 1980, é muito grande para mim, tem 55,5cm de top-tube e 57,5cm de seat-tube, que já é uma proporção um pouco diferente, que propicia uma posição um pouco mais ereta...

Quanto ao verniz na funilaria, convém perguntar ao próprio funileiro se ele aplicará o verniz ou não. Que eu saiba, nas peças de carro, é sempre aplicado verniz de acabamento, mas posso estar enganado.

E, sobre o lixamento entre as camadas, ele deve ser leve, apenas com o objetivo de regularizar a superfície e, como você disse, permitir a fusão das camadas, o que chamam de "quebra de lixa".

No fim eu optei por fazer uma pintura eletrostática, porque é um tipo de pintura muito resistente a riscos e descascados. Essa pintura automotiva acaba sendo meio frágil. Como disse um camarada acima, carros não sofrem quedas, não são encostados em muros/grades, não são amarrados com correntes, não são montados e desmontados, etc. Não achei caro, a empresa aqui cobrou 200 pilas, incluída a preparação do quadro (remoção da tinta, etc). Se contabilizar a compra de removedor, thinner, espátula, lixas, primer, tintas e verniz para a pintura, dá no mesmo ou mais que isso.

A desvantagem da pintura eletrostática é a limitação de cores (segundo a empresa que fiz, não dá para fazer misturas, então são as cores disponíveis apenas - tinha umas 30 ali para escolher), e se deve atentar para a proteção de TODAS as roscas. Como a tinta, depois de curada, fica muito dura e relativamente espessa, bem mais que a automotiva, coisa de quase 1mm de espessura, se pegar em uma rosca, vai dar muito trabalho recuperá-la... Então, uma boa proteção da rosca do central E da rosca da gancheira é essencial (quase não consegui rosquear o câmbio traseiro por isso, havia esquecido desse detalhe...).

Bem, essa é a minha opinião, espero que ajude. Se alguém do fórum puder questionar ou completar, seria ótimo!

Abraços!
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