| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Dúvidas Caloi 10
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Dúvidas Caloi 10

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Dúvidas Caloi 10
    Enviado: 05 Jul 2020 as 23:36
Oi pessoal,

Estou planejando comprar uma Caloi 10 usada e fazer uma restauração nela (não tenho experiência, mas aprendo rápido). Já estou sondando ofertas na OLX e é só uma questão de tempo até que adquira uma. Pretendo gastar uns 700-800 em uma bike bem conservada pra facilitar na restauração. Planejo postar no forum o progresso.

Por isso já gostaria de tirar algumas dúvidas gerais que tenho sobre a bike pra ja ir tendo uma ideia de quanto preciso gastar na restauração (não quero gastar muito), e identificar as prioridades, pois não vou poder comprar tudo de uma vez.


1. Independentemente do estado da bike que acabe comprando, planejo trocar o eixo do rolamento central (ouvi dizer que o original causa folga) e a catraca da roda livre pra algo com mais que 5 velocidades. O que vocês recomendam aqui? Catraca de 7v cabe na bike? Preciso de uma corrente mais fina? Vale a pena colocar um cubo pra cassete? Qual uma boa opção pro eixo do movimento central?

2. Não levando em conta o que venha danificado uma vez que eu adquira a bike, recomendam trocar algo mais da bike? Li algumas recomendações para que se mude o câmbio traseiro, pois esses supostamente não são de boa qualidade - Procuro deixar a c10 num estilo retrô moderno, então, mesmo querendo manter as peças originais, não estou muito preocupado (desde que não seja caro) caso precise colocar algo novo.

3. Tenho algumas dúvidas de pintura também, já que planejo pintar a bike em casa. Só acho tintas spray na cor que quero (procuro por cores pastél) com acabamento fosco. Alguém sabe dizer se o acabamento da pintura fica "legal" se pintar a bike com spray fosco e depois passar um verniz brilhoso? É o "mesmo" que pintar com um spray com acabamento brilhoso?

4. Quão perigoso é o freio duplo “Dia Compe suicidal levers”? li que são perigosos, mas vi opiniões mistas à respeito. Seria bem conveniente poder freiar tanto segurando na parte de cima do guidão quanto na de baixo... e muitas das bikes que vejo na OLX vem com esse freio.


Sintam-se livres pra darem dicas e opiniões sobre peças, compra da bike, melhor custo benefício etc.

Desde já grato!
Voltar para o topo
rosatopciclo Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2020
São Paulo
Desconectado
Mensagens:81
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rosatopciclo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jul 2020 as 10:24
Amigo bom dia !

Não é mais fácil e prático você comprar uma bike e já sair pedalando ainda tendo garantia caso quebre algo?
Abs
Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jul 2020 as 12:14
Bom dia amigo,

Seria sim um possibilidade, mas teria que dar um UP na bike nova que acabasse comprando. Quero uma cor específica, então iria ter de pintar a bike nova, etc. Pelo que estou lendo as bicicletas novas speed, na msm faixa de preço, são de aluminio, e sei que frames de aço são mais confortáveis e duráveis.

Gosto também da estética da caloi 10, bem fina e elegante. E tem uma construção que foi feita para durar, diferentemente de produtos de hoje em dia...

Também quero aprender sobre como a bicicleta e suas peças funcionam, pois quero eu mesmo fazer as manutenções, sem ter de depender de terceiros.

Por essas e outras, acredito que esse projeto seja bem positivo, pois posso aprender tudo isso, e ao mesmo tempo deixar a bicicleta da maneira que quero. Pode não ser a maneira mais prática a curto prazo, mas a longo prazo, acredito que sim.


Grato pela sua resposta.
Voltar para o topo
Antonio Neto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Abr 2014
Campo Grande
Desconectado
Mensagens:67
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Antonio Neto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Jul 2020 as 14:08
Não sou nenhum expert, mas já tive Monark 10 na infância e início da adolescência, vários amigos tinham Caloi 10 e vivi essa época de final da década de 80.

Como pode ver em outros posts, recentemente comprei uma speed antiga que com a ajuda do pessoal daqui verifiquei ser uma Monark Crescent 10. Pelo número de série descobri ser 1977.

A minha tem catraca de 7 marchas atrás. Funciona bem.... a corrente não me parece ser mais fina. Mas eu preferia a de 5 marchas, pois é para uso esporádico. Se a q comprar vier com a de 5, se estiver em bom estado, pode guardar ou vender.

O movimento central pode ser trocado mesmo.. Mas se estiver bom não vejo pq trocar... antigamente andávamos muito com esse movimento original e aguentava... lógico que tem que estar bom. Mas se trocar, vale a pena. Sugiro o canal "Pedaleria" que tem muitos vídeos legais de manutenção, também de antigas.

A pintura com spray, se bem feita e com verniz depois até fica legal, mas acho que o custo de 150 reais desmonta e 250 montada (aqui, em 2 orçamentos que tive) me convenceram a pintar com tinta automotiva e não ter a dor de cabeça... 

Já fiz um pacote com a revisão por 100 reais junto e ficou 250 tudo. Acho que vale pela trabalheira. 

Não acho os freios Dia-Compe perigosos. Bem limpos, com boas pastilhas, cabos e condutores novos e lubrificados atendem bem...

Se atente ao tamanho do quadro nas speeds antigas. Tem diversos tamanhos... 52, 54, 56 e 58cm. Escolha um adequado ao seu tamanho.

Escolha uma bike com o maior número possível de componentes nobres de fábrica. O resto é fácil de ajeitar.

Se for o caso, compre 2. Monta uma e a que restar vende.

Mas se for para pedalar forte e usar diretão, ainda acho mais interessante uma das novas. Pega uma seminova e dá um visual vintage para ela e boa.

E leia muitos tópicos antigos daqui... tem muita informação legal guardada.

Espero ter, de alguma forma, ajudado, lembrando que coloquei minha opinião e não são verdades absolutas... Tenho muita coisa para aprender e relembrar de quando eu era menino e desmontava e montava uma bike a tarde só pela farra kkkk
Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jul 2020 as 00:07
A bike é pra uso casual, não pretendo pedalar forte. O meu objetivo não é performance, mas sim uma questão de locomoção e também de conforto.  Estou procurando por uma bike bem conservada com peças antigas, pra facilitar na restauração. O tamanho do meu cavalo é de 84 cm. então procuro por uma bike entre 54, 55, ou 56. não sei se existe tamanho 55 da caloi 10...

Li um artigo que dava dicas do que trocar, e a catraca era uma delas. Perguntei pra saber a opinião de quem ja usou, mas pretendo testar a catraca que vier antes de decidir adicionar mais velocidades.

Quanto ao movimento central ouvi dizer que bastava trocar por um "eixo roletado de 110 mm" não fiz uma busca profunda ainda, mas não encontrei no mercado livre. Mas isso vai depender de como o original venha.

Onde posso fazer orçamentos de pintura como você? e você sabe dizer como é a opção de cores? Pensei que esse tipo de serviço fosse mais caro. Caso a opção de cores seja compativél com o que quero, pode ser uma boa opção.

Quanto aos freios, me refiro a essa alavanca extra:


Pelo que li, essa alavanca é chamada de "suicidal lever" porque relatam que essa adaptação pra poder freiar enquanto se segura na parte de cima do guidão, não puxa o freio com a mesma intensidade que o de baixo; o que pode vir a ser um problema.

Obrigado Antonio, vc ajudou bastante sim.
Voltar para o topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Out 2013
SC
Desconectado
Mensagens:1903
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de raulino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jul 2020 as 01:55
Muito legal seu projeto, eu sempre admirei as C10 e vou acompanhar

Como disse o parceiro da Monark 10, tem muita info aqui no fórum, sobre o tamanho achei este sem esforço

https://www.pedal.com.br/forum/tamanho-das-c10_topic23672.html

Boa empreitada e não deixe de postar as fotos aqui!
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar para o topo
Antonio Neto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Abr 2014
Campo Grande
Desconectado
Mensagens:67
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Antonio Neto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jul 2020 as 07:54
Originalmente Postado por mioloatomico mioloatomico Escreveu:

A bike é pra uso casual, não pretendo pedalar forte. O meu objetivo não é performance, mas sim uma questão de locomoção e também de conforto.  Estou procurando por uma bike bem conservada com peças antigas, pra facilitar na restauração. O tamanho do meu cavalo é de 84 cm. então procuro por uma bike entre 54, 55, ou 56. não sei se existe tamanho 55 da caloi 10...

Li um artigo que dava dicas do que trocar, e a catraca era uma delas. Perguntei pra saber a opinião de quem ja usou, mas pretendo testar a catraca que vier antes de decidir adicionar mais velocidades.

Quanto ao movimento central ouvi dizer que bastava trocar por um "eixo roletado de 110 mm" não fiz uma busca profunda ainda, mas não encontrei no mercado livre. Mas isso vai depender de como o original venha.

Onde posso fazer orçamentos de pintura como você? e você sabe dizer como é a opção de cores? Pensei que esse tipo de serviço fosse mais caro. Caso a opção de cores seja compativél com o que quero, pode ser uma boa opção.

Quanto aos freios, me refiro a essa alavanca extra:


Pelo que li, essa alavanca é chamada de "suicidal lever" porque relatam que essa adaptação pra poder freiar enquanto se segura na parte de cima do guidão, não puxa o freio com a mesma intensidade que o de baixo; o que pode vir a ser um problema.

Obrigado Antonio, vc ajudou bastante sim.


Bom dia. Opa, valeu. Fico feliz em ajudar de alguma forma.

Eu fiz orçamento de pintura na bicicletaria que eu levei para revisar a minha Monark 10 e em um pintor particular, indicado por um entusiasta em bicicletas antigas, que vende algumas bicicletas e peças para ajudar a manter o hobby.

A bicicletaria que levei é grande aqui, tem várias lojas em Campo Grande - MS, a Ciclo Ribeiro, mas é voltada da quem usa bicicleta no dia a dia e lazer leve. Até vendem algumas bikes mais caras, mas não é o foco deles.

Isso deve ajudar para o preço baixo, mas pelo menos os mecânicos que mexeram nas minhas bikes mandaram bem. Levei tb 2 aro 29 com freio hidráulico para revisar e ok.

Quanto à palheta de cores, por ser automotiva, tem uma ampla gama e se vc quiser ainda manda fazer na cor de sua preferência personalizada. Preferi uma cor pronta para facilitar caso eu venha a repintar um outro garfo (quando achar um original Monark pretendo trocar, por enquanto vai um de reposição, mas que ao menos é novo).

Essa parte de cima do freio das speed realmente precisa estar com boa regulagem para freiar tudo e hoje em dia, as peças já bastante usadas, apresentam folgas, mas acredito que importa mais saber modular os freios dianteiro e traseiro do que necessariamente freiar para travar... a minha está sem e não achei os originais Shimano. Pensando se coloco uns Dia-Compe que achei.

Quanto ao movimento central, sei que as C10 são mais fáceis de colocar um roletado que as M10. Tenho quase certeza que vi um vídeo do Edu Capivara explicando essa adaptação em bikes antigas (canal Pedaleria que te falei).

Se não fizer questão de ser somente Caloi 10, sugiro que amplie a busca para Monark Crescent 10 (da década de 70 e início de 80, que tem peças mais nobres, como a minha), Peugeot 10, Bianchi, Brandani e aí vai. Às vezes pinta umas raridades baratas. Me arrependo de ter deixado passar uma Bianchi por 300 reais só pq era pequena para meu tamanho... deveria ter comprado e deixava para meu filho...

Se vai comprar uma 54 ou 56 facilita muito mais (especialmente a 56). Eu queria uma 58 e demorei a achar.

Continue que vai ficar legal. 
Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jul 2020 as 22:43
Sim, Antonio, tenho visto videos do canal Pedaleria. O conteúdo é muito bom. Vou dar uma procurada por esse que vc esta falando.

Vou dar uma investigada tb na pintura, ver se tem algo perto de casa. Mas talvez seja difícil por conta da pandemia...

Fiquei na dúvida quanto a Monark 10 por conta do movimento central dela ser incompatível com os atuais. A preferência pela Caloi 10 se da por isso. Pois acrdito que, fora isso, elas sejam praticamente idênticas. Qual sua experiência com o movimento central da Monark? Quanto a Peugeot 10, são bem difíceis de achar. Elas são de boa qualidade?. Já as Bianchi, pelo que vi, são bem caras. Mas caso ache por um bom preço, eu compro

Estou aguardando resposta de um anúncio na OLX. Já fazem 5 dias que aguardo o anunciante medir o tamanho do quadro. Mandei até video... Esse anúncio me interessa pois, além de bem conservada, os passadores de marcha estão da maneira que quero: no cano inferior, ao invés de próximas do guidão.

Originalmente Postado por raulino raulino Escreveu:

Muito legal seu projeto, eu sempre admirei as C10 e vou acompanhar

Como disse o parceiro da Monark 10, tem muita info aqui no fórum, sobre o tamanho achei este sem esforço

https://www.pedal.com.br/forum/tamanho-das-c10_topic23672.html

Boa empreitada e não deixe de postar as fotos aqui!

Ja fiz algumas pesquisas no fórum, pretendo fazer mais sim. Esse link que você mandou, Raulino, é bem útil.  Pelo que entendi, os quadros de tamanho 54 e 56 cm são os mais comuns. Aumenta as chances da bike que estou de olho ser no tamanho correto.

E pode deixar que vou postar atualizções aqui sim. So não sei se crio outro post quando começar a restauração, ou posto nesse mesmo.

Grato pelas mensagens
Voltar para o topo
Antonio Neto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 27 Abr 2014
Campo Grande
Desconectado
Mensagens:67
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Antonio Neto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2020 as 08:09
Quando for fazer a restauração, sugiro que crie post específico, mas coloque o link desse aqui, para quem quiser consultar.

E aqui deixe o link do outro post.

Daí fecha dos dois lados.

Abraço e boa sorte
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
-
Desconectado
Mensagens:2123
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2020 as 12:08
Originalmente Postado por mioloatomico mioloatomico Escreveu:


Sim, Antonio, tenho visto videos do canal Pedaleria. O conteúdo é muito bom. Vou dar uma procurada por esse que vc esta falando.

Vou dar uma investigada tb na pintura, ver se tem algo perto de casa. Mas talvez seja difícil por conta da pandemia...

Fiquei
na dúvida quanto a Monark 10 por conta do movimento central dela ser
incompatível com os atuais. A preferência pela Caloi 10 se da por isso.
Pois acrdito que, fora isso, elas sejam praticamente idênticas. Qual sua experiência com o movimento central da Monark? Quanto a
Peugeot 10, são bem difíceis de achar. Elas são de boa qualidade?. Já
as Bianchi, pelo que vi, são bem caras. Mas caso ache por um bom preço, eu compro

Estou
aguardando resposta de um anúncio na OLX. Já fazem 5 dias que aguardo o
anunciante medir o tamanho do quadro. Mandei até video... Esse anúncio me interessa pois, além de bem conservada, os passadores de marcha estão da maneira que quero: no cano inferior, ao invés de próximas do guidão.

Originalmente Postado por raulino raulino Escreveu:


   
   <div ="msg">
     Muito legal seu projeto, eu sempre admirei as C10 e vou acompanhar

Como disse o parceiro da Monark 10, tem muita info aqui no fórum, sobre o tamanho achei este sem esforço

https://www.pedal.com.br/forum/tamanho-das-c10_topic23672.html

Boa empreitada e não deixe de postar as fotos aqui!
   

Ja fiz algumas pesquisas no fórum, pretendo fazer mais sim. Esse link que você mandou, Raulino, é bem útil.  Pelo que entendi, os quadros de tamanho 54 e 56 cm são os mais comuns. Aumenta as chances da bike que estou de olho ser no tamanho correto.

E pode deixar que vou postar atualizções aqui sim. So não sei se crio outro post quando começar a restauração, ou posto nesse mesmo.

Grato pelas mensagens


ola Miiloatomico (adorei o nickname) Peça ao vendedor que realmente meça de centro a centro, tanto o seatube quanto o toptube pra não comprar quadro errado.
Comprei um quadro, 1/2 caro á época, da Caloi SPORTISSIMA, que o vendedor (arroio dos ratos-RS) me disse que o toptube era 54 cms. Feliz fechei a compra. Ao chegar descobri que ele mediu internamente o toptube e os tais 54 cms "virou" 58 cms. Um quadro grandão pra mim que tenho perna curta (78 cms de cavalo).
Vou até vender esse quadro em breve
Segue um ultimo link bastante útil para metrica antiga.

https://www.pedal.com.br/forum/exite-mesmo-o-quadro-58-nas-caloi-10_topic67221.html

https://www.pedal.com.br/forum/tamanho-das-c10_topic23672.html
Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2020 as 11:35
Grato Ligeirinho,

Putz o seu vendedor errou feio. Pedi ao anunciante que fizesse de centro a centro. Inclusive mandei um video mostrando como fazer a medição. So ainda não recebi resposta... acredito que já fazem 8 dias. Se não receber resposta nesse final de semana vou procurar por outra. O que seria uma pena, pois essa esta em bom estado e bem completinha.

Pretendo buscar a minha, então não corro esse risco. Apenas o de dar uma viagem perdida. Financeiramente, valeu a pena a entrega pelos correios?

Novamente, grato pelos links. Tanto o tamanho 54 quanto o 56 estão bem para mim, ja que tenho 84 de cavalo.
Voltar para o topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Desconectado
Mensagens:6785
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2020 as 16:33
Originalmente Postado por mioloatomico mioloatomico Escreveu:

Oi pessoal,

Estou planejando comprar uma Caloi 10 usada e fazer uma restauração nela (não tenho experiência, mas aprendo rápido). Já estou sondando ofertas na OLX e é só uma questão de tempo até que adquira uma. Pretendo gastar uns 700-800 em uma bike bem conservada pra facilitar na restauração. Planejo postar no forum o progresso.


Talvez esse tópico aqui responda a maioria de tuas perguntas técnicas sobre o movimento central, aros, freios...

https://www.pedal.com.br/forum/monark-10-super-restaurar-ou-tunar_topic12634.html

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jul 2020 as 19:08
Grato Marcos, esse tópico aparenta ser muito bom. Vou dar uma olhada com calma sim!
Voltar para o topo
karmanghia Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Ago 2019
SP
Desconectado
Mensagens:8
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de karmanghia Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jul 2020 as 20:29
Pintar a bike com spray não fica legal, não caia nessa propaganda enganosa. Eu buscaria uma que não precise pintar, mas se não encontrar a pintura vai ter que ser automotiva ou eletrostática. Se for automotiva e tiver o compressor só vai gastar com a cor e o verniz, se não tiver vc procura um funileiro. Eletrostática geralmente só os profissionais fazem.
Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jul 2020 as 14:59
Oi Karmanghia,

A pintura com spray não fica legal nem mesmo removendo antes toda a tinta do quadro, aplicando primer, a tinta spray e depois verniz?

Pergunto pois essa seria a opção mais fácil pra mim. Mas caso não fique boa, teria de ver algum funileiro por perto.

Todas as bikes que ví pra vender por aqui estão com a pintura bem ruim, e quero a bike de uma cor específica. Então pretendo pintar. O que está em aberto por enquanto é como...

Grato pela sua mensagem.
Voltar para o topo
greg2020 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Abr 2020
Curitiba
Desconectado
Mensagens:9
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de greg2020 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Jul 2020 as 23:03
Salve!

É possível que a pintura com spray fique legal, mas é preciso fazê-lo com a técnica correta e muito cuidado.

Primeiro, remover toda a tinta anterior e limpar bem o quadro imediatamente antes da aplicação, para não restar nada de gordura ou outra sujidade.

Aplicar o primer/fundo de pintura: sugiro três mãos bem leves, ou seja, cada uma delas apenas "sujando o quadro", com um intervalo de tempo suficiente entre elas para secagem (tire um dia apenas para o primer, várias horas entre as mãos).

Depois, mesma técnica para aplicar a tinta, primeiro "sujando" apenas, e depois duas ou três mãos com pouca tinta, com um bom espaço de tempo entre elas - tire mais um dia inteiro para isso.

Por fim, o verniz de acabamento, duas mãos, igualmente leves, mais um dia inteiro.

Idealmente, entre cada etapa faça um lixamento geral com grão bem fino para regularizar a superfície e, no verniz, polimento.

Ou seja, para ficar bom, é uma trabalheira danada - por isso existem profissionais e, se quer uma boa pintura mesmo, talvez seja o caso de recorrer a eles.

Abraço!
Voltar para o topo
greg2020 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Abr 2020
Curitiba
Desconectado
Mensagens:9
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de greg2020 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jul 2020 as 09:05
Uma boa solução para pintura, que eu fiz uma vez, é preparar o quadro, removendo a tinta anterior e aplicando primer/fundo de pintura, como comentei acima, e então levar em uma funilaria de carros mesmo, apenas para a tinta e verniz.

No meu caso, o cara da funilaria encaixou o quadro em uma pintura e me cobrou 50 reais apenas... Como era na cor preta, acho que facilitou, mas é uma ideia.
Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jul 2020 as 23:46
Sim greg2020,

Não havia pensado nisso. Agora que você mencionou, deve ser mais barato fazer a pintura numa funilaria tendo o quadro ja preparado. De repente posso até comprar a tinta e pagar apenas o serviço. Você saberia dizer se preciso envernizar caso a pintura seja feita numa funilaria?

E caso não dê certo assim, pretendo seguir os passos que você listou. Sempre lixando bastante pra que a tinta fixe bem.

---

Ainda estou procurando por uma bike no tamanho certo. O primeiro anunciante me enrrolou e só gastou meu tempo. Estou falando com outro, mas esse só vai poder medir o tamanho do quadro no final do mês, talvez antes. Sigo no aguardo.
Voltar para o topo
greg2020 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Abr 2020
Curitiba
Desconectado
Mensagens:9
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de greg2020 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2020 as 10:01
Originalmente Postado por mioloatomico mioloatomico Escreveu:

Sim greg2020,

Não havia pensado nisso. Agora que você mencionou, deve ser mais barato fazer a pintura numa funilaria tendo o quadro ja preparado. De repente posso até comprar a tinta e pagar apenas o serviço. Você saberia dizer se preciso envernizar caso a pintura seja feita numa funilaria?

E caso não dê certo assim, pretendo seguir os passos que você listou. Sempre lixando bastante pra que a tinta fixe bem.

---

Ainda estou procurando por uma bike no tamanho certo. O primeiro anunciante me enrrolou e só gastou meu tempo. Estou falando com outro, mas esse só vai poder medir o tamanho do quadro no final do mês, talvez antes. Sigo no aguardo.


Salve Mioloatomico!

Essa busca pelo quadro de tamanho certo me custou meses também... E pior que, pelo que entendi ao longo desse tempo, a Caloi fez diversos tamanhos de quadro da c10. Na real, eu acho que a Caloi fazia quadros P, M ou G, digamos, porém, ao longo dos anos, foi alterando um pouco a geometria, pois já vi quadros quadrados, com top-tube mais longo que o seat-tube e também o inverso, mais curtos. O quadro que adquiri, que provavelmente é de 1982-1984, por exemplo, tem 54,5cm de top tube e 55cm de seat tube. O quadro antigo, do ano 1980, é muito grande para mim, tem 55,5cm de top-tube e 57,5cm de seat-tube, que já é uma proporção um pouco diferente, que propicia uma posição um pouco mais ereta...

Quanto ao verniz na funilaria, convém perguntar ao próprio funileiro se ele aplicará o verniz ou não. Que eu saiba, nas peças de carro, é sempre aplicado verniz de acabamento, mas posso estar enganado.

E, sobre o lixamento entre as camadas, ele deve ser leve, apenas com o objetivo de regularizar a superfície e, como você disse, permitir a fusão das camadas, o que chamam de "quebra de lixa".

No fim eu optei por fazer uma pintura eletrostática, porque é um tipo de pintura muito resistente a riscos e descascados. Essa pintura automotiva acaba sendo meio frágil. Como disse um camarada acima, carros não sofrem quedas, não são encostados em muros/grades, não são amarrados com correntes, não são montados e desmontados, etc. Não achei caro, a empresa aqui cobrou 200 pilas, incluída a preparação do quadro (remoção da tinta, etc). Se contabilizar a compra de removedor, thinner, espátula, lixas, primer, tintas e verniz para a pintura, dá no mesmo ou mais que isso.

A desvantagem da pintura eletrostática é a limitação de cores (segundo a empresa que fiz, não dá para fazer misturas, então são as cores disponíveis apenas - tinha umas 30 ali para escolher), e se deve atentar para a proteção de TODAS as roscas. Como a tinta, depois de curada, fica muito dura e relativamente espessa, bem mais que a automotiva, coisa de quase 1mm de espessura, se pegar em uma rosca, vai dar muito trabalho recuperá-la... Então, uma boa proteção da rosca do central E da rosca da gancheira é essencial (quase não consegui rosquear o câmbio traseiro por isso, havia esquecido desse detalhe...).

Bem, essa é a minha opinião, espero que ajude. Se alguém do fórum puder questionar ou completar, seria ótimo!

Abraços!
Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Set 2020 as 00:32
Oi pessoal, ainda continuo na procura do quadro. Espero estar efetuando a compra nessa semana.

Mas gostaria da ajuda de vocês. Vi que existem 3 variantes de quadro da Caloi 10, do ponto de vista dos passadores de cabo de freio. Os quadros que tem os passadores de cabo soldados na parte de cima do cano superior, os que tem os passadores soldados na parte de baixo, e por fim as que não vem com passadores soldados no quadro. Essa última aparenta ser a mais comum, para o meu desânimo.

Estou para fechar negócio numa com um bom preço e bem cuidada, que tem os passadores na parte de baixo do cano, de tamanho 56 cm. Já montei brevemente numa de mesmo tamanho para medir a altura, e mesmo tendo cavalo de 84 cm, ela ficou com 1 dedo de distância entre o cano superior da bicicleta e minha virilha (estava com os pés no chão). Estou tendo dúvidas se 56 cm talvez seja muito grande para mim. Li que é uma boa prática ter ųns 5 cm entre o cano da bicicleta e a virilha. Esse é realmenta um problema, ou dá pra relevar? Gostaria de saber o que pensam pois, são 5 horas de ida e volta pra pegar a bicicleta.

Uma outra opção seria procurar por uma 54 cm sem os passadores de cabo soldados no quadro. E minha dúvida aqui é se existe alguma maneira melhor de lidar com os cabos de freio senão usar lacres plásticos? Estou evitando procurar por bicicletas assim pois não gostaria de ficar com um visual como o abaixo.

https://3.bp.blogspot.com/-Vyd-AsMvfZY/TuJmjZC-oQI/AAAAAAAAAjg/hp8h8Y1YIS8/s1600/P1060044.JPG - https://3.bp.blogspot.com/-Vyd-AsMvfZY/TuJmjZC-oQI/AAAAAAAAAjg/hp8h8Y1YIS8/s1600/P1060044.JPG

Desde já grato!
Voltar para o topo
Lauro Elias Ver Drop Down


Registrado: 22 Abr 2019
CURITIBA-PR
Desconectado
Mensagens:351
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lauro Elias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Set 2020 as 09:04
Originalmente Postado por karmanghia karmanghia Escreveu:

Pintar a bike com spray não fica legal, não caia nessa propaganda enganosa. Eu buscaria uma que não precise pintar, mas se não encontrar a pintura vai ter que ser automotiva ou eletrostática. Se for automotiva e tiver o compressor só vai gastar com a cor e o verniz, se não tiver vc procura um funileiro. Eletrostática geralmente só os profissionais fazem.

==============

Discordo por completo no que diz sobre tinta spray automotiva, não prestar pra pintura de bike.
Primeiro que a pintura uma bike é dum objeto pequeno em comparação a um carro etc.
Sinceramente esse papo que dizem tinta spray não presta é balela, conversa pra boi dormir.

Pois já pintei 2 bikes antigas com tinta spray automotivo e o resultado foi satisfatório muito próximo de pintura convencional não fica nada descascando ou saindo como muitos afirmam.
Tudo feito num custo baixíssimo de material gastos... 
sem contar que o amigo dono da Caloi 10 foi claro mesmo disse ira fazer em casa, 
certamente ele não tem compressor e pistola e nem deve fazer esse investimento nessas ferramentas.
pra uma só pintura de 1 bike,  a tinta Spray automotiva é recomendada Sim numa pintura fundo de quintal caseira. Desde que tome cuidados necessários nada na correria
tenho fotos das bikes pra comprovar o que digo.
O que manda é a pessoa comprar Tinta Spray Automotiva de marca Boa, 
posso sugerir a melhor tinta spray automotiva do Brasil a Color Gin automotiva, 
mas tem outras marcas boas também no segmento spray automotivo.
acontece o cidadão na grande maioria não conhecem tintas Spray automotivas 
e ainda vão comprar no lugar errado que não é na casa de tintas, vão comprar tintas em loja material de construção.
Certamente ira comprar Tinta spray de péssimas qualidade, 
geralmente la no material de construção eles tem marcas desconhecidas em oferta de tinta Spray.
Hoje com a tecnologia de materiais de pintura nem jatear um quadro eu recomendo pra tirar a tinta e limpeza, basta usar removedor pastoso e fazer as correções no quadro com massa plastica de tubos
pois é sabido de todos que a bike é um tubo e o jateamento ele elimina camadas do tubo deixando frágil isso é fato.
Mas voltando a tinta Spray automotiva basta a pessoa não eliminar etapas
Limpar todo o quadro com Removedor pastoso sai atinta até com uma escova de dentes de tão fácil
que fica a limpeza. Depois de limpo o quadro com água e sabão, passar um querosene e alcool pra eliminar todo resíduo gordura etc. 
fazer a preparação do quadro essa é a etapa mais importante são as correções necessárias com massa, e aplicar o Primer em spray automotivo corrigir novamente com lixas da água
Na pintura aplicar a tinta spray automotiva em duas de mão, finalizando com duas de mão spray automotivo verniz 
lhe garanto a pessoa ira gastar bem poucas latas de tinta spray pra fazer isso tudo num custo baixo.

Agora uma coisa concordo a tinta spray é complicada pra usar tem passar altura correta da lata
pra não ficar escorrendo não tem como regular o jato igual na pistola é tudo na sensibilidade.
Recomendo pra quem nunca usou tinta spray antes comprar uma tinta spray de péssima qualidade 
fazer um teste aula num outro objeto em metal pra pegar o jeito como aplicar a tinta spray.

Mas lhe afirmo consegue fazer Sim a pintura em tinta spray automotivo ficara satisfatório, seguindo regrinhas básicas que coloquei aqui.
Só pra seu conhecimento nessa Caloi 10 sabendo comprar tinta Spray automotiva marca boa de alto rendimento.
Você ira gastar de material de tinta spray  no maximo umas 4 latas no geral de Spray, 
Contando sendo 1 lata  e meia de tinta spray automotivo, 1 de primer e 1 de verniz, 
todas latas irão sobrar material infelizmente não vende latas pequenas só de 300 gr.
Desejo boa sorte na sua pintura Thumbs Up

Voltar para o topo
Lauro Elias Ver Drop Down


Registrado: 22 Abr 2019
CURITIBA-PR
Desconectado
Mensagens:351
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lauro Elias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Set 2020 as 11:21

Aos que criticam a tinta Spray automotiva de alto rendimento. repito é balela.
Coloco  o testemunho junto com o link do Pedaleria 
que ele indica a tintas e sugere a tinta spray automotiva pra Bikes, antigas e novas.
Se ele que é do ramo tem conhecimento na pratica em tudo de bikes
Visto que ele hoje é um dos maiores no segmento de bikes e franquias,
sendo um dos maiores mecânicos de bikes do Brasil tendo loja de franquias de bikes e oficina.
Simplesmente ele faz montagem tendo conhecimento de bikes antigas e novas de quase todas marcas

Eu mesmo aprendi muita coisa com os videos do Capivara Pedaleria conhecido no Brasil inteiro.
Depois que vi o video do Pedaleria só comprovam a ma fama da tinta spray automotiva é balela e conversa pra boi dormir.

Agora como disse pra pintura na tinta Spray automotiva ficar boa, não pode queimar etapas 
Que vai desde compra da tinta certa em Spray primer e verniz e todo o preparo antes no quadro.
Alem de fazer a pintura numa sala isolada sem vento e temperatura ambiente quente no calor no inverno não vai prestar, clima também tem influencia no resultado final.
link do Pedaleria explicando pintura tinta spray automotiva no passo a passo.
https://www.youtube.com/watch?v=L22E1X8Ph8A

Boa sorte a todos Thumbs Up
Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Set 2020 as 12:00
Sim Lauro, pretendo seguir todas as dicas que você deu.
2 demãos de primer
2-3 demãos de tinta spray
2 demãos de verniz

Sempre lixando bem com lixa d'agua e tomando todos os cuidados pra limpar o quadro.

Acho que a única divergencia que tenho das suas dicas é a tinta spray que pretendo usar. Pois as tintas spray automotivas não tem a cor que quero. Então planejo usar essa tinta aqui:

https://montana.com.br/mtn/103-750-linha-hardcore.html#/93-cores_mtn-hc_rv254_verde_max

Acredito que mesmo não usando a versão automotiva ainda devo conseguir uma boa pintura com essa tinta, não?
Voltar para o topo
Lauro Elias Ver Drop Down


Registrado: 22 Abr 2019
CURITIBA-PR
Desconectado
Mensagens:351
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lauro Elias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Set 2020 as 12:49
Originalmente Postado por mioloatomico mioloatomico Escreveu:

Sim Lauro, pretendo seguir todas as dicas que você deu.
2 demãos de primer
2-3 demãos de tinta spray
2 demãos de verniz

Sempre lixando bem com lixa d'agua e tomando todos os cuidados pra limpar o quadro.

Acho que a única divergencia que tenho das suas dicas é a tinta spray que pretendo usar. Pois as tintas spray automotivas não tem a cor que quero. Então planejo usar essa tinta aqui:

https://montana.com.br/mtn/103-750-linha-hardcore.html#/93-cores_mtn-hc_rv254_verde_max

Acredito que mesmo não usando a versão automotiva ainda devo conseguir uma boa pintura com essa tinta, não?

=======

Ola amigo tudo bem...mioloatomico
Minha sugestão assista aos vários videos no tube do Pedaleria em pintura Spray automotivo
ali ele da uma verdadeira aula pra quem nunca fez esse serviço, tudo como fazer o serviço não tem como errar...
E sobre a cor da tinta spray automotiva, isso depende da cidade que você reside,
Na minha cidade que resido a maioria das grandes lojas de tintas fazem a cor que quiser da marca que sugeri no mesmo valor do Spray automotivo da marca.
Sei fiz a pintura duma Caloi Fiorentina década 60 em duas cores nos cachimbos escolhi a cor eles fizeram pra mim na loja de tintas automotivas. 

Assim mesmo desejo -lhe boa sorte e volte nos contar como esta sendo o serviço. Valeu.Thumbs Up


Voltar para o topo
Lauro Elias Ver Drop Down


Registrado: 22 Abr 2019
CURITIBA-PR
Desconectado
Mensagens:351
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lauro Elias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Set 2020 as 13:11

Aos que duvidam e criticam a tinta spray automotiva 
Essa Caloi Bianchi de 1940 minha fiz toda a pintura com tinta spray automotivo desde pintura,
 filetes e 5 faixas, pintura nos cachimbos etc. 
Sendo na cor principal da bike verde amazonas metálico da colorgin ref. 57031
Ja fiz a pouco tempo mais outra minha antiga Caloi Fiorentina azul também no spray Colorgin automotivo.
minhas bikes eu mesmo faço toda a reforma nelas desde pintura e montagem tudo na base fundo de quintal.
E afirmo não tem nada que desabone o produto Tinta spray automotivo custo beneficio é top. 
Quem diz tinta Spray automotiva não presta é balela e conversa pra boi dormir...ok.

no mais seria isso. Ok. valeu.Thumbs Up
Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Set 2020 as 15:17
Esse vídeo do canal Pedaleria é muito bom. Ja devo ter visto umas 3 vezes. Pretendo usá-lo como base quando for pintar a bicicleta. É realmente bem informativo.

Sim, aqui também as lojas de tinta fazem a cor pra você, mas eu precisaria de um compressor e pistola para poder usar. O que não é uma opção. =S  Por isso acho que vou arriscar usar a tinta da linha Hardcore da Montana mesmo. Pelo que li é um bom produto.

A pintura da sua bicicleta aparenta ter ficado muito boa (dificil ver o acabamento por foto). É bom saber que da pra fazer um bom trabalho de pintura mesmo no fundo de quintal.

Voltar para o topo
Lauro Elias Ver Drop Down


Registrado: 22 Abr 2019
CURITIBA-PR
Desconectado
Mensagens:351
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lauro Elias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Set 2020 as 15:50
Originalmente Postado por mioloatomico mioloatomico Escreveu:

Esse vídeo do canal Pedaleria é muito bom. Ja devo ter visto umas 3 vezes. Pretendo usá-lo como base quando for pintar a bicicleta. É realmente bem informativo.

Sim, aqui também as lojas de tinta fazem a cor pra você, mas eu precisaria de um compressor e pistola para poder usar. O que não é uma opção. =S  Por isso acho que vou arriscar usar a tinta da linha Hardcore da Montana mesmo. Pelo que li é um bom produto.

A pintura da sua bicicleta aparenta ter ficado muito boa (dificil ver o acabamento por foto). É bom saber que da pra fazer um bom trabalho de pintura mesmo no fundo de quintal.


========

Novamente lhe digo hoje vivemos num País onde é prudente não rasgar dinheiro, certo.
E a tinta spray automotiva que sugeri, pelo baixíssimo gastos não tem nada desabone, 
sem contar não tem necessidade comprar compressor  muito menos pistola.
Como lhe o acabamento fica bom sim desde que tenha cuidados quais mencionei.
Você diz na foto não consegue ver o acabamento, 
essa bike eu pintei em 2017 não descasca nada como dizem nem sai com a unha se é isso que afirmaram da tinta spray, muitos perguntaram aonde mandei fazer a pintura.
Disse eu mesmo fiz com tinta automotiva spray metálica 
Caso  tenha duvida então reveja o vídeo do pedaleria ele aplica a mesma tinta que sugeri,
e vera a qualidade do serviço que fica bom sim.
Como lhe disse a tinta spray não é fácil de aplicar se bobear fica tudo escorrido.
Por isso aconselho fazer um teste drive de pintura antes com tinta spray qualquer pra pegar jeito
pode aplicar até numa área de lata deleite só pra aprender como faz o serviço.
Pra quem quer gastar pouco não dispõem de muitos recursos e vai fazer por si mesmo, este é ideal.
Agora se tiver grana suficiente pague um bom restaurador conheço em Santa catarina,
vários que não cobram menos de 3 mil reais pra fazer uma pintura no padrão com os materiais deles.
Que te garanto não fica muito diferente desse meu ou do pedaleria que é uma pintura simples de qualidade feita artesanalmente custos zero.

Espero ter sanado duvidas, Boa sorte amigo. Thumbs Up
Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Set 2020 as 18:06
Lauro, como você fez a sua pintura?

Pintou com pincel, com pistola de ar ou com spray?

Porque não acho que dê para fazer a tinta na loja e colocar num spray. Ou seja, teria de pintar a bike com pincel. E por ja ter usado spray antes, me sinto mais confiante.
Voltar para o topo
Lauro Elias Ver Drop Down


Registrado: 22 Abr 2019
CURITIBA-PR
Desconectado
Mensagens:351
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lauro Elias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Set 2020 as 18:55
Originalmente Postado por mioloatomico mioloatomico Escreveu:

Lauro, como você fez a sua pintura?

Pintou com pincel, com pistola de ar ou com spray?

Porque não acho que dê para fazer a tinta na loja e colocar num spray. Ou seja, teria de pintar a bike com pincel. E por ja ter usado spray antes, me sinto mais confiante.

============

Fiz tudo na lata de Spray automotivo, não usei na pintura nem pincel muito menos pistola de ar compressor nada disso. 
Pois como lhe disse pra que vou gastar uns 1000 ou 1500 reais no minimo em ferramenta de pintura comprando compressor pistola etc. Pra pintar somente uma bike.. 
arriscando esse equipamento nem servir na minha rede elétrica caseira, 
pois nem oficina eu tenho, faço num comodo improvisado da minha casa igual o Pedaleira fez no video.
Eu fiz a pintura exatamente como o Andre Capivara fez no vídeo do Pedaleria que lhe sugeri... 
Só usei pincel pra aplicar o removedor pastoso em camadas bem grossas e aos poucos. 
Retirei tudo com uma escova de dentes nos cantos e raspei com uma régua de madeira escolar.
Lavei tudo depois com água e sabão, tinner ou querosene e álcool. Ficou no ferro limpo.

Procure outros  videos dele na playlist ele tem mais outros videos de pintura bikes pra melhor ver
com spray automotivo em quadro diversos antigos e de alumínio.
Tem videos dele nessa mesma bikes de Spray Ensinando como empapelar e fazer filetes básicos com fitas adesivas em pinturas de 2 tonalidades.

Sobre a tinta spray automotiva como disse não afirmo que tem enfasamento em todas cidades, 
na minha cidade tem eles fazem a cor que eu precisar, 
ja na sua não sei dizer com precisão varia de cidade pra cidade.
Lhe garanto gastei muito pouco pra fazer esse serviço e ficou qualidade boa pintura artesanal.

Espero ter lhe ajudado. Thumbs Up
Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Set 2020 as 23:22
Em minha cidade eles fazem a cor, mas ela vem em lata. Então não acho que seja uma possibilidade. Mas vou averiguar melhor.

Quanto vocẽ gastou em media no total? E você recomenda algum primer em especifíco. Pergunto porque passei hj em uma loja pra checar os preços e o primer que me mostraram custa 80 R$. Um primer plástico da Montana. Não sei se em geral os primers são caros assim, ou estão tentando me vender o mais caro.

Os videos do canal Pedaleria são muito bons. Vou procurar por esses que você fala.
Voltar para o topo
Lauro Elias Ver Drop Down


Registrado: 22 Abr 2019
CURITIBA-PR
Desconectado
Mensagens:351
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lauro Elias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Set 2020 as 09:59
Originalmente Postado por mioloatomico mioloatomico Escreveu:

Em minha cidade eles fazem a cor, mas ela vem em lata. Então não acho que seja uma possibilidade. Mas vou averiguar melhor.

Quanto vocẽ gastou em media no total? E você recomenda algum primer em especifíco. Pergunto porque passei hj em uma loja pra checar os preços e o primer que me mostraram custa 80 R$. Um primer plástico da Montana. Não sei se em geral os primers são caros assim, ou estão tentando me vender o mais caro.

Os videos do canal Pedaleria são muito bons. Vou procurar por esses que você fala.

=========

Ola mioloatomico! 

Tudo que você perguntou eu já respondi nas respostas anteriores.
mas vamos la de novo, a tinta automotiva metalica spray, 
não tem nada haver com essa tinta que você quer colocar na lata ou comprar.
A tinta Spray automotiva ja é um padrão do fabricante você somente manda fazer as cores que quiser, caso eles não tenha no catalago do fabricante.
E o primer e verniz ja é padrão da Colorgin na tinta Spray automotiva.

Quanto gastei de material se voce souber aplicar a tinta spray automotiva como voce disse sabe, sem  ter perdas de material ou escorrer etc. 
E tem que seguir tudo certinho como o pedaleria fez não tem erro não
pra pintar a sua Bike vai no maximo umas 4 ou 5 latas de tintas,Primer e verniz.
Sendo 2 de tinta -1 de primer - 1 de verniz - tubo massa pequenas correções - alem do removedor pastoso e lixas no máximo 2 folhas é o suficiente.
Eu ainda uso comprar 1 tubinho de massa pra pequenas correção rápida da sherwin Willinas,
para antes de lixar emassar corrigir imperfeiçoes no quadro e nos tubos, tudo pra deixar liso antes, dai lixar com lixas dagua. O quadro tem ficar lisinho isso tem que ser feito antes e no primer.
Caso voce não saiba o primer spray, ele é igual um massa fina isolante pra aparecer as imperfeiçoes, antes fazer da pintura.

Como lhe disse estes valores depende de região pra região esses valores, 
na minha cidade é menos de 130  a 150 reais tudo. 
Caso não ache tem tudo na internet ai tem calcular o frete.

O mais certo você tirar duvidas numa casa de tintas especializada da sua cidade,
que trabalhem com tintas Spray automotivas metalicas de marcas Top, 
que não é a mesmas que vende no material de construção de bairros.

observação.
Vou repetir de novo a tinta spray automotiva tem qualidade sim, desde que não pule etapas, 
e pra pequenos serviços ela é a ideal, igual pintura básica duma bike, 
Os que falam mau da tinta spray que não presta eu digo é balela, conversa pra boi dormir. 
Dizendo que pintura x e y é isso e aquilo as vezes a pessoa nem tem aquele recurso de grana e cai nessa baboseira pagar mais caro.
Sou prova viva pois eu quis tirar a prova dos noves, também achava não prestava tinta spray automotiva de alto rendimento.
Eu ja pintei 2 bikes minhas com tinta Spray automotiva e gostei do que vi.
E melhor gastei muito pouco de material 5 latas de Spray num todo + lixas + material de correção.
Não precisei montar oficina de pintura comprando compressor e pistola de pintura etc.

Bom acho que respondi tudo. 
Volte pra nos contar qual decisão tomou na pintura etc. Thumbs Up

Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Set 2020 as 13:19
Ok Lauro, acho que entendi agora.

A confusão foi que não sabia que podia mandar fazer a cor que quiser da tinta spray automotiva. Ja que quando fui na loja, a opção de fazer uma cor fora do catálogo era apenas para tintas de lata para pistola de ar.
Vou indagar melhor a respeito dessa opção de cor fora do catálogo dos spray de tintas automotivas.

Vou sim postar novamente quando tiver adquirido a bicicleta.

Grato pela sua ajuda!


Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Set 2020 as 23:21
Oi pessoal, finalmente realizei a compra da bicicleta. Acabei comprando uma Peugeot 12, um pouco descaracterizada de um conhecido da familia que tava precisando vender.

Ela vai dar um trabalhinho pra restaurar porque tava encostada faz um tempinho, mas acabei pagando mais barato por ela então vai dar pra fazer uma pintura legal.

Deixei ela hoje pra fazer um jato de areia pra tirar a tinta e a ferrugem. Acho que vou optar por fazer uma pintura com tinta P&U, mas ainda estou esperando um orçamento pra saber ao certo.

Vou criar um outro post para documentar a restauração, detalhar melhor o que ja fiz e pôr mais fotos. Posto o link aqui assim que tiver criado.

Essa é a foto do anúncio:



Voltar para o topo
mioloatomico Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jul 2020
SC
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mioloatomico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Set 2020 as 01:09
Aqui então ta o link do post novo que fiz da restauração da bike:

https://www.pedal.com.br/forum/restauracao-peugeot-12_topic99413.html
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X