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Dúvida tipos de guidão: Ergo, Compact, tradicional

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buginga Ver Drop Down
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    Postado: 24 Jun 2012 as 23:04
Galera,

Estou com uma dúvida sobre os tipos de guidão. 
Sempre usei os tipo ergonômicos, com uma curvatura diferenciada na posição mais na frente, onde deve ficar a mão posicionada para alcançar os STI. Mas tenho curiosidade de experimentar um no formato "compact" com drop menor e curvatura mais tradicional.
Alguém já usou os dois e poderia relatar a diferença?  Vai de gosto pessoal mesmo ou tem alguma coisa mais técnica a se considerar? Um ou outro se indicaria mais ou menos pra algum tipo de bikefit ?

Aqui a imagem de um compact



E aqui um tipo Ergo:

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poneis Ver Drop Down


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eu já usei ambos os tipos de guidões e prefiro muito mais o compacto, a tal ponto que o plano é só usar guidões desse tipo nas minhas bikes de estrada. 

Com o compacto, o "drop" do guidão é menor, ou seja, a pegada quando se fica apoiados nos drops do guidão é mais alta que no guidão compacto, mantendo o resto do fit igual. Isso é bom para quem não consegue ficar muito tempo nos drops, pois não adianta nada montar uma bike com a tal da postura "agressiva", com o selim lá em cima e o guidão quase lambendo a roda da frente se o cara não consegue ficar muito tempo nos drops. É melhor então elevar um pouco o guidão, melhorarando o conforto, permitindo que o ciclista fique mais aerodinâmico por muito mais tempo.

O guidão compacto tem um "reach" menor, que é a distância da parte reta do guidão drop até a parte curvada. Alguns guidões ergonômicos tem um reach enorme, necessitando de mesas muito curtas para compensar isso. A pegada na parte reta pode ficar confortável, mas o ciclista pode se sentir esticado quando se pega nos trocadores. No compacto, como a diferença no comprimento é menor, o ciclista pode ficar confortável em ambas as posições.

Tem uma outra coisa também, que é a pegada nos drops, que considero muito mais natural que os ergonômicos, que tentam te forçar a pegar só em determinadas partes do guidão. No compacto, todos os pontos do drop são confortáveis de se segurar.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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marcoaleite Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2012 as 09:49
Eu usei os dois modelos, ergo primeiro e depois compacto. Agora estou usando ergo novamente por falta de opção, pois veio na configuração da bike e para colocar um compacto do mesmo nível iria ter que desembolsar um valor considerável, então deixei quieto.

A grande diferença para mim, que usei os dois é na hora de andar no drop. Eu no plano, descida, ando bastante no drop e quando usava o Deda a pegada das mãos ficava mais confortável, exatamente como o Poneis falou. Você consegue variar mais a posição, descansando as mãos, já no ergonômico você só tem aquela posição, tem horas que fica ruim segurar no drop e apoiar os dedos nos freios. O que me fez não trocar, tirando o fator investimento, foi que no ergonômico eu já estava adaptado pelo guidão original da outra bike e a parte reta dá uma firmeza diferente nas mãos para sprintar e fazer força.

Mas é detalhe que eu senti entre os dois, mas se eu tivesse a opção de escolha estaria usando compacto ainda, até por adaptar melhor ao meu perfil de pedalada, con trocas constantes entre o drop e o ergopower.
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sassota Ver Drop Down
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Eu comecei usando ergo e agora estou testando um compacto, tenho preferido o compacto, o Marino disse q eu ia sentir q tudo ficava mais "perto", e realmente sinto essa diferença.
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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giuliano76 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giuliano76 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2012 as 11:59
Estou procurando um guidão compacto pq recém montei minha speed e aqui na cidade não achei um guidão desse modelo bacana. alguém tem uma dica aí?
Gostei das medidas do guidão DEDA ZERO 100 mas queria uma versão "chinelage" mais em conta!!!
Com as mãos apoidadas no STI fico esticado demais!!
Giuliano MO
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profclayton Ver Drop Down
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Originalmente postado por giuliano76 giuliano76 escreveu:

Estou procurando um guidão compacto pq recém montei minha speed e aqui na cidade não achei um guidão desse modelo bacana. alguém tem uma dica aí?
Gostei das medidas do guidão DEDA ZERO 100 mas queria uma versão "chinelage" mais em conta!!!
Com as mãos apoidadas no STI fico esticado demais!!

Procura guidão da Zoom que tem desse modelo que você quer eu vendi um aqui no fórum por 80 dilmas eu acho ou procura um FSA que é ogual ao meu que não tá muito caro não acho que umas 150 dilmas
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brunoleite Ver Drop Down
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Minha Strada veio com um guidão ergo e eu troquei por um desses compactos (short/shallow). Achei melhor o reach curto pois tenho mãos pequenas, ficou melhor tanto pra frear segurando sobre os STIs, quanto pra andar no drop, que é mais raso que o guidão original.

Entretanto, existem guidões ergo com reach mais curto e drop não tão baixo, o Druide comprou um assim.

O que eu comprei é esse aqui. Paguei 45 reais numa loja aqui em Curitiba:


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Marino Ver Drop Down
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Originalmente postado por giuliano76 giuliano76 escreveu:

Estou procurando um guidão compacto pq recém montei minha speed e aqui na cidade não achei um guidão desse modelo bacana. alguém tem uma dica aí?Gostei das medidas do guidão DEDA ZERO 100 mas queria uma versão "chinelage" mais em conta!!!Com as mãos apoidadas no STI fico esticado demais!!


Existem outros Deda que são RHM também e mais baratos que o Zero 100.
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Voodoo Ver Drop Down
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Eu gosto muito do tradicional. Na minha opinião é o que concilia a melhor pegada tanto nos hoods como no drop para o meu estilo de pedalada. Também gosto muito da pegada nos sprints.
PauloR2

Viciado em sofrimento
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giuliano76 Ver Drop Down
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Nas pesquisas q andei fazendo (os mais baratinhos pros chinelos como eu hehehe,) são os FSA Omega e o zoom esse que o Bruno postou a foto.
Vou dar um pulo na loja q eu sempre compro as coisas aqui na cidade e ver se acho algum deles senão vou mandar vir pela internet mesmo sai na faixa dos 80dilmas com frete!
Pelo q andei estudando hoje, devia ter feito isso semana passada hehe, mas e a vontade de pedalar logo na bike???
Mas então, peloq  andei estudando ficará bacana esse guidão compacto pro meu caso com o reach menor mesmo pq se eu apoiar a mão no meio do caminho entre o sti e a curva do guidão já fica muito mais cômodo então acho q esse detalhe já facilitará as coisas!!

Giuliano MO
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Ponzoni Ver Drop Down


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Boa tarde, estou usando faz 2 semanas esse guidão que o Bruno postou a foto-  ZOOM-  gostei muito, consigo permanecer um tempo bem maior com a pegada no drop, paguei 60 reais.
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marcoaleite Ver Drop Down
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Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


Originalmente postado por giuliano76 giuliano76 escreveu:

Estou procurando um guidão compacto pq recém montei minha speed e aqui na cidade não achei um guidão desse modelo bacana. alguém tem uma dica aí?Gostei das medidas do guidão DEDA ZERO 100 mas queria uma versão "chinelage" mais em conta!!!Com as mãos apoidadas no STI fico esticado demais!!


Existem outros Deda que são RHM também e mais baratos que o Zero 100.

Isso aí!

O RHM01 você consegue achar por menos de 200,00.
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brunoleite Ver Drop Down
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Ah, outra coisa que gostei no guidão é que a parte horizontal dele é oval, fica uma maior área pra apoiar a mão. O único detalhe que senti falta foi aqueles vincos para guiar os cabos.
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giuliano76 Ver Drop Down
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Final de tarde dei uma passada na "bicicletaria"e peguei um guidão usadinho bão, por 30 dinheiros valia o teste heheheheh.
Um tal de ITM KERO3, é compacto e ainda tem uma curva q deixa ele mais pra trás!
Enfim, em comparação ao VENZO q eu tinha colocado mudou da água pro vinho agora a bike ficou certinha, pena q estava chovendo aí não pude testar agora a noite ela!
Mas assim q parar a chuva bora rodar!!

Algumas fotos:
observações: Primeira ver q coloquei uma fita de guidão, prometo melhorar, kkkkk!
o farolzinho não posso abrir mão pq pedalo as 6:30 da manhã e tá escuro então é bom ser visto, hehehe!













Congestionamento das bikes:




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Filipe C Ver Drop Down
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Pô, bem diferente esse guidão ITM, mas pra mim não é um Compacto não...
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pugpugpug Ver Drop Down
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mudou MUITO o seu fit, se ele tava feito pro guidão anterior, além de reach menor, ainda é curvado pra trás.
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giuliano76 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Filipe C Filipe C escreveu:

Pô, bem diferente esse guidão ITM, mas pra mim não é um Compacto não...


POisé, tá com jeito de Ergon com reach menor somente e essa curvatura sinistra!


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giuliano76 Ver Drop Down
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Originalmente postado por pugpugpug pugpugpug escreveu:

mudou MUITO o seu fit, se ele tava feito pro guidão anterior, além de reach menor, ainda é curvado pra trás.


o FIT é no olhometro por enquanto mesmo, heheheh, mas com o primeiro guidão eu parecia o super homem em cima da bike não dava certo!!
agora ficou uma posição mais adequada!
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brunogross Ver Drop Down
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Originalmente postado por giuliano76 giuliano76 escreveu:

Final de tarde dei uma passada na "bicicletaria"e peguei um guidão usadinho bão, por 30 dinheiros valia o teste heheheheh.
Um tal de ITM KERO3, é compacto e ainda tem uma curva q deixa ele mais pra trás!
Enfim, em comparação ao VENZO q eu tinha colocado mudou da água pro vinho agora a bike ficou certinha, pena q estava chovendo aí não pude testar agora a noite ela!
Mas assim q parar a chuva bora rodar!!

Algumas fotos:
observações: Primeira ver q coloquei uma fita de guidão, prometo melhorar, kkkkk!
o farolzinho não posso abrir mão pq pedalo as 6:30 da manhã e tá escuro então é bom ser visto, hehehe!













Congestionamento das bikes:





Curti esse guidão hein!

"Kero" 1 só mas não achei pra comprar! hehehe

Acho a pegada dos ergo mto ruim...qro testar um compact pra ver se acostumo...
--
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DaniloMarcelo Ver Drop Down


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Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

Minha Strada veio com um guidão ergo e eu troquei por um desses compactos (short/shallow). Achei melhor o reach curto pois tenho mãos pequenas, ficou melhor tanto pra frear segurando sobre os STIs, quanto pra andar no drop, que é mais raso que o guidão original.

Entretanto, existem guidões ergo com reach mais curto e drop não tão baixo, o Druide comprou um assim.

O que eu comprei é esse aqui. Paguei 45 reais numa loja aqui em Curitiba:




Comprei 1 desses tb. 45 reais no puertolano.
Gostei muito do drop mais curto, e do reach oval.
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lgalicki Ver Drop Down
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Tenho uma bike com guidão compacto e outra com guidão tradicional. Em resumo, guidão compacto torna a bicicleta mais de vovô, mais confortável, deixando o corpo do ciclista em posição mais vertical tanto quando nos apoiamos nos hoods quanto nos drops do guidão, já que você precisa ir menos para frente para alcançar o guidão.

Editado por lgalicki - 29 Ago 2012 as 11:27
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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MrAtuario Ver Drop Down
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Por isso que cada vez curto mais e mais este fórum! Depois das dicas do pessoal pra trocar o guidão da minha Sprint, estava em duvida, com este tópico a duvida morreu! 

Já vou procurar um Compacto!

Obrigado comunidade do Pedal!!! 
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AthaBiker Ver Drop Down
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Ontem fiz a primeira esticada com minha estradeira nova, 72 km, destes fiz com que uns 30 fossem só no drop. Bueno, senti muito desconforto com o guidão do tipo ergonômico GTA que veio na bike - inclusive dedos formigando. Já havia lido aqui e aprendido que existem mais de um tipo de guidão, assim resolvi pesquisar mais e este tópico está ótimo para decidir pelo guidão compacto (agora é decidir qual comprar). Vlw!
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AthaBiker Ver Drop Down
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Achei este guidão mas no site não informa se é compact. Alguém conhece o modelo e poderia dizer se é compact?

http://dksbike.com.br/products/GUID%C3O-GIANT-ROAD-BAR-.html

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joaojuliomello Ver Drop Down
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pessoal, to de olho nesse guidão pra por na minha look de cromo:




è um guidão de 26mm q vou poder usar com mesas classicas, é fabricado pela http://www.somafab.com/, uma empresa americana bem interesante...

ficha tecnica:
HIGHWAY 1 BAR
- 6061-T6 aluminum
- Drop: 130mm
- Reach: 75mm
- 26.0 or 31.8mm center
- Single groove


O que acham? na monark to usando um genérico classico chines


Editado por joaojuliomello - 23 Jun 2013 as 02:39
Visite meu site: http://www.behance.net/joaojuliomello fotografia
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magf Ver Drop Down
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Eu troquei o que vem na Sprint por esse: http://www.ebay.com/itm/Dimension-31-8-44cm-Flat-Top-Shallow-Road-Bar-/120911515600 Para mim a diferença é muito grande, tanto no conforto quanto na pegada como já falaram. Agora já nos primeiros 20km notei como ele alterou o fit. Fiquei mais "achatado" na bike. Tive que regular no selim. Pouca coisa e acho que resolvi sem muitos problemas.
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mariolobo Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mai 2010
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mariolobo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2013 as 22:23
Olá pessoal 

Estou procurando um novo guidão para minha sprint 20 e preciso da ajuda de vcs mais experientes e conhecedores. 

A prioridade é conforto para longas distancias, por isso eu pensando em um compacto e com a parte horizontal em formato achatado. 

Estou em dúvida entre os três:
http://www.nakashimabike.com.br/product_info.php?products_id=20271 - http://www.nakashimabike.com.br/product_info.php?products_id=20271
http://www.ciadopedal.com.br/guidoes/1217-guidao-speed-zoom-142bt-318x400mm. - http://w http://www.ciadopedal.com.br/guidoes/1217-guidao-speed-zoom-142bt-318x400mm. - ww.ciadopedal.com.br/guidoes/1217-guidao-speed-zoom-142bt-318x400mm.html
http://www.nakashimabike.com.br/product_info.php?products_id=16568 - http://www.nakashimabike.com.br/product_info.php?products_id=16568

Também considero a questão do peso, porém não estou disposto a pagar 400 reais para diminuir 50 gr no guidão. Estes acima estão entre 290g a 330g


Alguém pode falar mais sobre eles. 


Obrigado
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mariolobo Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mariolobo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2013 as 22:57
Desculpem pessoal, mas não consegui fazer a edição da postagem anterior, então vou tentar descreve-los. 

Acho que o melhor, pela marca, é o PZ rancing cr 6.3, que deve estar com 300g, porém na foto não consegui identificar se a parte reta/horizontal é oval/achatada, o que considero importante. Valor 160 dilmas.
Zoom já citado acima, deve ficar com 330 gramas. 
E um trotz bem semelhante ao zoom e também com cerca de 330 gramas. 

Alguém acha possível achar coisa melhor sem passar de 250 dilmas???

Obrigado
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brunoleite Ver Drop Down
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Eu uso esse zoom aí e paguei esse preço. Nao acho que valha a pena gastar muito tentando aliviar peso de uma bike de entrada.

Sobre o conforto, é muito relativo. Eu troquei o original da Strada por esse aí pra conseguir uma melhor pega nos Stis, pois tenho maos pequenas. Se vc nao tem muita flexibilidade pra ficar no drop por muito tempo, ou já use uma posicao bastante aero e o drop atual tá demais, imagino que vá servir bem.

Agora, se vc ta procurando conforto pra pedais de mais de 8 horas sem parar, acho que talvez seja um pouco mais complexo do que uma simples troca de guidao.
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lgalicki Ver Drop Down
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A troca de um guidão tradicional por um compacto fará você ficar um pouco mais ereto na bicicleta, já que precisará se esticar menos para apoiar suas mãos nos hoods (parte de cima do STI), o que, a grosso modo, equivaleria a um encurtamento de tamanho de mesa. Eu fiz isso com uma bicicleta de estrada minha que judiava muito com meu pescocinho de galinha.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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mariolobo Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mariolobo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2013 as 11:51

Obrigado Bruno.

O objetivo é fazer audax, agora dia 23/11 vou fazer o meu primeiro 200k. Esse final de semana fiz um passei de 180km e senti um pouco o pescoço, tb de galinha Igalicki, mas  senti dor no túnel da mão tb. Já providenciei luvas e uma fita nova. Tb já mandei vir rodas novas, mavic S as de entrada. Um colega do pedal disse que o guidão oval na parte reta seria interessante para melhorar o conforto.

Estou em dúvida e agora achei um da venzo que pesa apenas 270g, 80 reais, porém só tem tamanho 44, a minha media seria o 40, mas acho que 42 tb serve, 44 estou achando que ficaria muito grande.

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lgalicki Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2013 as 11:57
Bem... A posição mais ereta também aliviará parte do peso que é aplicado às mãos. Tenha em mente, entretanto, que este peso será jogado para o popozão gordo. Então pode dar incômodo em outro lugar.

Quanto à largura do guidão, supostamente guidões um pouco mais largos trariam um pouco mais de conforto pois o deixariam com os braços um pouco mais abertos, e, consequentemente, o peito mais livre. Além disso você terá um pouco mais de flexibilidade ao optar por segurar na parte reta do guidão. Eu digo supostamente porque eu tenho uma bicicleta de estrada da SPZ cujo objetivo é endurance (ultra-ciclismo, randonneur, enfim, resistência em longas distâncias), e ela veio com um guidão mais largo do que você está acostumado a ver nas fórmulas e planilhas de bike-fit e na maioria das bicicletas de estradas que existem por aqui, que enquadram-se quase todas na categoria performance. Andando com uma outra bicicleta de estrada, eu percebi que me apetecia mais um guidão um pouco mais estreito, então botei um mais estreito na SPZ, e, como esperado, para mim ficou melhor.

Mas enfim, que lição tirar disso? Que não vale a pena ficar apegando-se a minúcias de bike-fit, principalmente se não vai competir por segundos em provas competitivas. Se o que mais importa é o conforto para ir mais longe, vale a pena dar uma testada em algumas coisas fora do padrão e ver o que fica melhor para ti.


Editado por lgalicki - 22 Out 2013 as 12:22
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2013 as 11:59
http://www.hughston.com/hha/a_15_3_2.htm
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2013 as 12:02
Aproveitando que ressuscitaram o tópico:

Assim como o Mario também tenho vontade de experimentar o compacto. Minha bike possui uma distância considerável de altura do selim para o guidão (11cm se não me engano) já com espaçadores e mesa positiva. Apoiando as mãos nos hoods fica confortável, agora o drop só uso em descidas, não dá pra ficar muito tempo lá pedalando. Então acredito que o compacto seria a solução dos meus problemas, mas meu medo é o ângulo do STI, no ergonômico (atual) deve estar com aprox. 45 graus.

Minha dúvida:

No compacto a posição de pegada no hoods não ficará muito horizontal? Não ficará desconfortável, torcendo o pulso?

"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2013 as 12:07
Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

No compacto a posição de pegada no hoods não ficará muito horizontal? Não ficará desconfortável, torcendo o pulso?

Se isso acontecer, você reposiciona o STI de maneira que fiquem confortáveis aos seus pulsos, mas chutaria que você nem vai precisar se preocupar com isso.

Uma outra coisa que vale a pena analisar é se o offset (diferença de altura do selim com relação ao guidão) meio agressivo da sua bicicleta não ocorre devido a quadro meio pequeno. Tem gente que vai dizer que 11 cm não é nada, mas para mim é meio agressivo pois minhas bicicletas de estrada ficam com um offset quase nulo.


Editado por lgalicki - 22 Out 2013 as 12:08
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2013 as 12:16
Em questão de estética na minha opinião não "orna" com uma bicicleta clássica. Para ficar chique no visual tem que ser o desenho clássico.

O modelo que mais adequado ao meu ver seria o Roundwise da própria SOMA. O nome vêm do formato, que é chamado de round ou deep, que é uma variação do formato clássico. A pegada dele é melhor que o clássico, uso na Moser um guidão com esse desenho.


Originalmente postado por joaojuliomello joaojuliomello escreveu:

pessoal, to de olho nesse guidão pra por na minha look de cromo:


è um guidão de 26mm q vou poder usar com mesas classicas, é fabricado pela http://www.somafab.com/, uma empresa americana bem interesante...

O que acham? na monark to usando um genérico classico chines
PauloR2

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magf Ver Drop Down
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Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

 
Mas enfim, que lição tirar disso? Que não vale a pena ficar apegando-se a minúcias de bike-fit, principalmente se não vai competir por segundos em provas competitivas. Se o que mais importa é o conforto para ir mais longe, vale a pena dar uma testada em algumas coisas fora do padrão e ver o que ficar melhor para ti.

Pois é, eu também acho isso. O bike fit ajuda um bocado para saber de onde começar, mas depois é melhor ir ajustando de acordo com o que o corpo pede, óbvio com algum bom senso.

Hoje uso dois compactos nas minhas duas bikes. Um compacto ergo e outro não ergo. Apesar de ser estranho, acho o ergo mais confortável, "encaixa" a pegada na hora descer pro drop. Uma dica boa, pra mim pelo menos, é buscar os "flat top". São os guidões com os tubos superiores achatados. Eles criam uma área maior de pegada que, pra mim, fica bem melhor que aqueles com os tubos finos. Especialmente na hora de paralelepípedos, ou buracos. 
Marcelo
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biebarros Ver Drop Down

Restrito

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esse guidão é bonito demais!!

alguém sabe onde encontro um guidão estilo clássico com abraçadeira 31.8mm??

só acho 25.4mm e polido. Queria um 31.8mm preto...
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2013 as 13:57
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

No compacto a posição de pegada no hoods não ficará muito horizontal? Não ficará desconfortável, torcendo o pulso?

Se isso acontecer, você reposiciona o STI de maneira que fiquem confortáveis aos seus pulsos, mas chutaria que você nem vai precisar se preocupar com isso.

Uma outra coisa que vale a pena analisar é se o offset (diferença de altura do selim com relação ao guidão) meio agressivo da sua bicicleta não ocorre devido a quadro meio pequeno. Tem gente que vai dizer que 11 cm não é nada, mas para mim é meio agressivo pois minhas bicicletas de estrada ficam com um offset quase nulo.


Sim o quadro é um número menor que meu fit, é 55, para "fitar" (acabo de inventar um verbo) o certo seria um 56 ou 57, mas a bike foi uma daquelas oportunidades que não dava pra deixar passar, coloquei uma mesa 120 e como disse nos hoods está confortável, já fiz 180km com relativo conforto.

lgalicki, agora voltando ao STI, como vc disse num post anterior, a troca pelo compacto a grosso modo, equivaleria a um encurtamento de tamanho de mesa, isso nos drops é bastante perceptível, mas o reposicionamento dos STI, não fará com que a pegada nos hoods também fique "mais curta"? deixando o tronco mais ereto também? neste caso eu não teria que aumentar a mesa? (roubar uma 130 ou 140 do Voodoo?LOL)

Meu guidão é 25.4, tenho em vista um guidão compacto de um chegado de 31.8, ou seja se for trocar com ele, terei de trocar a mesa para instalar um 31.8, neste caso mantenho o comprimento da atual, ou compro uma mesa mais comprida também?


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mariolobo Ver Drop Down


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Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

http://www.hughston.com/hha/a_15_3_2.htm



Ótima matéria, já tinha lido quando comecei a pesquisar sobre o tema, inclusive foi sugestão sua mesmo só que em outro tópico.


Vou investir no Zoom 40 * com baixo custo e 100g acima do peso rsrsrs
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