Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida: Tipo de Pedal
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida: Tipo de Pedal

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Tilp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2010
Joinville - SC
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tilp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida: Tipo de Pedal
    Postado: 25 Abr 2012 as 14:54
Pessoal, estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.
Sempre andei de Montain Bike, mas agora quero entrar no mundo das estradeiras.

Minha dúvida é a seguinte, o tipo de pedal faz muita diferença?
Já ví alguns optam por utilizar os pedais de mb nas estradeiras, sei que para os ciclistas de botique isso é um pecado fatal hehehe...

Mas minha dúvida é a seguinte:
Mobilidade - com o pedal/sapatilha de SPED se andar com um transito muito intenso onde existir muitas paradas(semaforos) não fica ruim ter que apoiar o Taquinho de SPED toda hora no chão? em dias úmidos ele não se torna um pouco escorregadio? podendo provocar alguns pacotes?


Como sempre andei de montain bike sei que com os pedais de MB não tem crise para isso, até pq o taquinho não tem um contato direto com o piso.

Em principio não vou pedalar em nível competitivo, portanto fica minha dúvida investir ou não em um pedal e sapatilha para SPED, faz muita diferença no momento de pedalar?

Alguém aí já passou por estes questionamentos? 
Agradeço a ajuda.
Abraço!
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2012 as 16:29
sim, eu estou passando por isso com os pedais.

No início eu comecei usando os de MTB e comecei a gostar deles.
Falando só em Shimano, eu tive aquele que tinha 1 lado de taco e outro lado para tenis, e ele me incomodava porque o pedal girava e eu perdia tempo colocando o pedal no lugar.
Esse é o pedal de 1 lado com taco e 1 lado convencional:
http://www.nakashimabike.com.br/product_info.php?products_id=6825

Bom, em uma MTB não é tão problema assim, mas em uma road bike eu acho que é.
Daí eu comecei a usar aquele pequeno só para tacos na road bike e me adaptei a elas.
Esse é o pedal de MTB que eu uso nas RBs:
http://www.nakashimabike.com.br/product_info.php?products_id=4646

Daí veio a idéia de se usar esses tacos de road bike nas RB's e a frustração foi grande.
Os pedais de RB's também só tem 1 lado para clipar, e pelo menos comigo, toda vez que eu tirava um pé para apoiar, o pedal girava pro lado contrário - fazendo eu perder tempo para recolocar o pé no pedal e também perder até o equilíbrio.
Esse é o pedal de RB que eu tentei usar por um tempo:
http://www.nakashimabike.com.br/product_info.php?products_id=16322

Solução: voltei para o pedal mini de MTB nas RB's e na MTB eu comecei a usar um pedal maior, que tem calço nos dois lados e dá pra pedalar nele com tenis ou com os tacos.
Esse é o pedal de MTB que eu gosto de usar nas MTB's, pois eventualmente eu pedalo com tenis na MTB:
http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/en/nl/index/products/pedals/mountain/product.-code-PD-A600.-type-..html

Acabei por desabilitar os pedais de RB's - só utilizando os de MTB.

Fora isso, eu acho que os tacos de RB's são muito frágeis. São todos de plástico. Com 1 dia de uso já estão todos surrados - bem mais do que os de MTB que eu já uso há uns 2 meses, que são de ferro e já andei a pé muito com eles.

além disso, tem diferença nos tacos da shimano. O vermelho não tem folga lateral. O amarelo que vem incluso nos pedais, tem 8º de folga nas laterais.
Taco padrão amarelo:
http://www.nakashimabike.com.br/product_info.php?products_id=12264
Taco vermelho:
http://www.nakashimabike.com.br/product_info.php?products_id=5637

Pra completar a bonzanza, eu até prefiro andar com a sapatilha de MTB do que a 'chuteira' de RB. Pra ficar andando na rua, me parece mais seguro a sapatilha de MTB do que a de RB, principalmente se precisar de parar bruscamente.


Editado por T-Rodman - 25 Abr 2012 as 16:37
Voltar ao Topo
sparky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2012
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sparky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2012 as 17:00
nunca andei clipado no mtb pra saber mas eu uso os pedais proprios mesmo para speed, ajudam muito.
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2012 as 17:06
sparky, você usa os shimano ou um tipo crank brothers?

Se fosse o crank brothers na speedy, eu acho ok (em tese, pois meu peso não aceita esses pedais - até 100kg) - mas os de speedy da shimano, eu utilizaria somente em bikes na estrada mesmo - como a TT que estou terminando de montar.

Colocar e tirar o pé do pedal no pedal da shimano de RB não é tão fácil como as de MTB. Recolocar então é mais difícil ainda. Então pra quem tem de tirar e colocar muitas vezes o pé no pedal, melhor usar o de MTB ou um Crank Brothers (4 lados).

Voltar ao Topo
sparky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2012
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sparky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2012 as 17:23
atualmente uso esse pedal da shimano
http://www.roadbikereview.com/cat/drivetrain/pedals/shimano/r540-spd-sl/prd_299007_2503crx.aspx

atualmente tem uma versão mais atual que me disseram que é superior...
Voltar ao Topo
sparky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2012
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sparky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2012 as 17:26
"

Mas minha dúvida é a seguinte:
Mobilidade - com o pedal/sapatilha de SPED se andar com um transito muito intenso onde existir muitas paradas(semaforos) não fica ruim ter que apoiar o Taquinho de SPED toda hora no chão? em dias úmidos ele não se torna um pouco escorregadio? podendo provocar alguns pacotes?"

cara isso de mobilidade é uma verdade mesmo, eu já tomei capote pois tava voltando do treino e era o primeiro dia de pedal clip, estava sem pratica nenhuma e no meio do transito clipado, onibus na minha frente me desequilibrei e cai! mas isso porque não tinha pratica. hoje pra evitar o transtorno, levo a sapatilha na mochila e troco de tenis no caminho até a ciclovia, na volta como pego transito me sinto mais seguro com um sapato que nao fique preso no pedal, mas tem gente que anda na boa, depende do modelo talvez e da prática. mas nos primeiros dias não vale arriscar.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2012 as 17:44
Uso o R540 e ando normal no transito. Inclusive dá para pedalar sem clipar ou só com um pé clipado como faço algumas vezes quando tem "anda e para" demais por conta dos semáforos.

Esta história do taco ser de plástico e acabar muito rápido é um pouco de mito, pedalo em torno de 4 vezes na semana e já deu mais de um ano e os tacos estão bons, encaixando perfeitamente. De novembro até hoje já foram quase 2 mil km fora o tempo que rodei sem gps, deve ter uns 3 mil km rodados estes tacos que estou usando, preciso olhar no ciclo da bike.
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2012 as 18:29
marco, durar é uma coisa, e é o que você está dizendo.
com 1 dia de pedal meus tacos estão todos riscados - muito mais do que os tacos de ferro da sapatilha de MTB. Isso é fato, não mito.

Voltar ao Topo
hangman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2011
Brasil
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hangman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2012 as 19:03
Originalmente postado por Tilp Tilp escreveu:

Pessoal, estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.
Sempre andei de Montain Bike, mas agora quero entrar no mundo das estradeiras.

Minha dúvida é a seguinte, o tipo de pedal faz muita diferença?
Já ví alguns optam por utilizar os pedais de mb nas estradeiras, sei que para os ciclistas de botique isso é um pecado fatal hehehe...

Mas minha dúvida é a seguinte:
Mobilidade - com o pedal/sapatilha de SPED se andar com um transito muito intenso onde existir muitas paradas(semaforos) não fica ruim ter que apoiar o Taquinho de SPED toda hora no chão? em dias úmidos ele não se torna um pouco escorregadio? podendo provocar alguns pacotes?


Como sempre andei de montain bike sei que com os pedais de MB não tem crise para isso, até pq o taquinho não tem um contato direto com o piso.

Em principio não vou pedalar em nível competitivo, portanto fica minha dúvida investir ou não em um pedal e sapatilha para SPED, faz muita diferença no momento de pedalar?

Alguém aí já passou por estes questionamentos? 
Agradeço a ajuda.
Abraço!




Dá uma olhadinha neste post, acho que ajudará a esclarecer!

http://www.pedal.com.br/forum/tipo-de-pedal-qual-voce-usa-na-bike-de-estrada_topic44164.html
Tudo na vida são escolhas!
Voltar ao Topo
sparky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2012
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sparky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2012 as 19:43
pedalar nesse negocio sem clipar escorrega a beça viu não é tão simples... o lance é pedalar e desclipar antecipado se for parar, mas mesmo assim é um pé no saco.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2012 as 21:06
Originalmente postado por T-Rodman T-Rodman escreveu:

marco, durar é uma coisa, e é o que você está dizendo.
com 1 dia de pedal meus tacos estão todos riscados - muito mais do que os tacos de ferro da sapatilha de MTB. Isso é fato, não mito.


Mas riscar é o de menos. O bicho é feito para usar e durar, se for se preocupar com riscos na bike, sapatilha, tacos, vamos ficar doidos e não pedalar. Wink Pelo menos não como se deveria.

Eu pedalo uma mtb as vezes de fim de semana (já pedalei bem mais) e o pedal para road tem um apoio muito melhor. Penso serem propostas diferentes, o pedal para mtb é feito para uma desclipagem mais rápida e mais técnica, algo que não se precisa muito nas roads em uso normal, ao contrário do pedal road tem uma base com um apoio mais abrangente.
Voltar ao Topo
werner Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2006
brasilia
Offline
Mensagens:1215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar werner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2012 as 00:56
 Estava observando os pedais XTR (linha top da Shimano para MTB) http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=54879 e nota-se que há uma espécie de "aro" em torno dele, seria provavelmente para manter a praticidade e aumentar a área de apoio. Uma boa sugestão para uma road "urbana".





vamo que vamo!!!
Voltar ao Topo
danilomelo25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Fev 2012
Franca-SP
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilomelo25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2012 as 01:23
Em termos de rendimento, eu não vi tanta diferença assim, se bem que minha opinião é bem de amador. Vc percebe sim um maior apoio no pedal e um pouco mais de segurança.

Agora, pra reclipar realmente ele perde de longe pro pedal de MTB, muito mais prático. Acho que se a pessoa tem duas bikes, e não tem a finalidade de competir com a speed ou qualquer coisa desse tipo, recomendaria que continuasse com o pedal de MTB, economizando em comprar outro par de sapatilha.

Riscar ele risca mesmo, na primeira vez que vc apóia o pé no chão já era. É só não dar bola ou então comprar aquelas proteções.Thumbs Up
Voltar ao Topo
Tilp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2010
Joinville - SC
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tilp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2012 as 11:49
Muito obrigado pelas opiniões elas estão sendo bem úteis para minha decisão.
Abraço!
Voltar ao Topo
sparky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2012
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sparky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2012 as 14:33
o meu já tá todo riscado mas continua funcionando bem peça foi feita pra usar mesmo então não ligo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X