Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida sobre tamanho de quadro Merida - 52 ou 55?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida sobre tamanho de quadro Merida - 52 ou 55?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pencapchew Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Mar 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pencapchew Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida sobre tamanho de quadro Merida - 52 ou 55?
    Postado: 20 Mar 2018 as 10:31
Salve! Fiquei fissurado numa Merida Crossway 40D mas só encontrei no quadro 52. Pelo que calculei no site da Merida (altura 1m78, cavalo 85cm), o ideal seria mesmo 55.

Aqui tem duas calculadoras deles:

https://www.merida-bikes.com/en_int/bike/frame-size-calculator

http://www.merida.sg/bike-calculator

No entanto, achei outra tabela que indica que o meu tamanho seria 52:

https://www.bicimarket.com/tallas/merida-sizes.pdf

Será que a bike no tamanho 52 ficaria muito inadequada para mim? O que acham? Agradeço a ajuda!
Voltar ao Topo
johnnygo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar johnnygo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2018 as 16:35
Tenho a mesma dúvida. Gosto desse tipo de bicicleta para rodar na cidade, tenho uma Groove Blues que já vai para 8.000 Km e também fiquei fissurado na Merida. No meu caso, gostei da Merida Crossway 20D (bem parecida com a 40D). Meu bikefit (nograu) indicou tamanho de quadro 17" com TT+mesa = 67,5 cm (cavalo 79 cm, braço 62 cm, esterno 144 cm). É o tamanho do quadro da Groove e de uma Oxer XR240, bikes que uso sem problemas. No caso da Merida, em que os quadros são sempre apresentados em centímetros, creio que o modelo de 44 cm cairia bem. 
Ocorre que a página da Merida calcula o tamanho do quadro baseando-se apenas no comprimento do cavalo ou na altura. No primeiro caso, o sistema me sugere quadro 20" (ou 51 cm). No segundo método (pela altura), o valor é ainda maior: 55 cm (aprox. 21")
Tenho estatura média, longe do biotipo dos norte-americanos. A diferença entre as formas de cálculo é bem grande, acima 2". Sei que deveria ir a uma loja e experimentar, mas confesso que tá difícil.
Enfim, que tamanho devo escolher?
Abraço a todos.

Voltar ao Topo
pencapchew Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Mar 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pencapchew Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2018 as 18:21
Cara, é mesmo um pouco confuso, porque não é um calculo "universal"... como sabemos, cada marca, modelo e tipo de bike (MTB, speed, trekking, etc) vai ter um tamanho de quadro adequado para cada pessoa.

Eu passei a semana pesquisando e conversando com amigos sobre essa questão. Como não encontrei nenhuma Crossway nos tamanhos 55 ou 52 em loja nenhuma, estou indo praticamente no escuro.

A conclusão que eu cheguei (posso estar enganado) foi mais ou menos a seguinte: hoje ando numa MTB aro 26, quadro 48cm (com algumas adaptações para a cidade). É uma bike ágil, ou seja, manobro, faço curvas e subo guias com certa facilidade, mas não é uma bike veloz, o que me incomoda. A aceleração é lenta e mesmo forçando a barra ela não pega uma boa velocidade. Ela ainda tem um tamanho um pouco abaixo do ideal para mim, mas uso numa boa.

Com essa Crossway tamanho 52, eu acredito (repito: acredito) que vou manter certa agilidade e ganhar velocidade (por conta do aro 700, relação e tudo mais). Talvez o tamanho 55 me deixaria pilotando tipo um Landau, ia ficar aquela bike grandona, bom pro meu tamanho e pro conforto (principalmente em lugares planos/ciclovia), mas deixando a desejar principalmente na agilidade.

Já comprei ela, agora é só aguardar chegar e esperar que fique legal. Duvido que a experiência vai ser ruim. Estou com boas expectativas. Se fosse no tamanho 48 ou 58, aí sim acho que não ia rolar. E outra, não sei o que a galera acha, mas a estética/cor da bike pra mim conta muito, também. É o seu estilo em forma de bike.

No seu caso, dei uma olhada nas especificações dessa sua Groove. Como é também nesse estilo híbrido/urbano, o quadro 17 equivaleria ao 44 da Merida. Muito estranho ela indicar 51 ou 55. O seu caso parece ter mais variação que o meu. No escuro, eu chutaria um meio termo e iria de 46 ou 48, mas é só um palpite.

Mudando um pouco de assunto, aqui no Brasil, além de sofremos com preços complicados, sofremos ainda com essa falta de produtos e de variedade, infelizmente.
Voltar ao Topo
johnnygo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar johnnygo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2018 as 22:13
pencapchew,
você vai sentir o prazer de uma aro 700 na cidade. É outra coisa. Pode perder um pouco da dirigibilidade, mas nada exagerado. E esses guidões reclináveis, que alguns criticam, se forem de boa procedência, ajudam a corrigir o TT, além de serem mais altos, a posição de dirigir é mais relaxada, o conforto é maior. No caso da 40d, a relação de marchas é generosa. Com 48 dentes na frente e 11 atrás, ela deve correr bem. E deve subir na boa com a suspensão travada.
Quanto à minha escolha, estou tentado também a ir pelo meio termo, na sua linha de pensamento. A 48 está me coçando.
Falta variedade de produtos, por exemplo, nas aros 700 urbanas. O Brasil está se urbanizando rapidamente, o asfalto vai se espalhando, ainda que precário, e muita gente usa bicicleta nas cidades para vários fins. Quando consultamos o catálogo de bicicletas nas lojas, vemos muitas MTB 29, mas poucas aro 700 urbanas. Isso pode direcionar parte da população a usar um tipo de bicicleta menos apropriado.
Obrigado por suas colocações.
Voltar ao Topo
norbertpeschh Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Abr 2013
Angra dos Reis
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar norbertpeschh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2018 as 23:06
Pelo que eu entendi a Merida tem um quadro Trekking e o fabricante indica um tamanho equivalente a um quadro speed. 19" no MTB equivalem dessa maneira  a 55 cm nessa Merida. Mas nao me pergunta porque....
Voltar ao Topo
pencapchew Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Mar 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pencapchew Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2018 as 18:20
Pessoal, vim atualizar o tópico e dizer que a Merida 52 ficou perfeita para o meu tamanho. Nada a reclamar.

Quando à bike, achei excelente. O quadro e os componentes são muito bons. Gostei dos pneus, também. São os pontos fortes.

Os pontos fracos são algumas peças como selim, mesa e manoplas, que deixam a desejar.

A mesa possui parafusos muito curtos (no total vão quatro parafusos nela para prender o guidão), e é bem chato regular a posição do guidão nela. Não sei o que fiz de errado, mas a mesa não "fecha" direito. Os dois parafusos de baixo encaixam bem, os de cima não; talvez seja uma questão de posicionamento correto do guidão, mas tive que comprar parafusos maiores (30mm) para deixar o guidão na posição que eu queria (os parafusos que vem nela são de 20mm -- engraçado que há um comprimento longo nela para os parafusos, e os de 20 não alcançam até o final). As roscas da mesa, que é de alumínio, se esfarelaram consideravelmente ao inserir os parafusos, o que não me pareceu bom sinal, porque o parafuso uma hora começou a girar em falso, mesmo até o final; a utilização de parafusos de 30mm "salvou" essa questão.

Talvez a Caloi City Tour Comp ainda seja uma opção feita com um pouco mais de capricho, porém é mais cara (e não tão bonita quanto à Merida).
Voltar ao Topo
johnnygo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar johnnygo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2018 as 12:26
Encomendei a Merida Crossway 20D da Netshoes. Tamanho 48. O cupom do Pedal não funcionou. Vai demorar um pouquinho pra chegar.
Uma pena saber do problema com a mesa. Ainda bem que solucionou trocando os parafusos. Tenho esse tipo de acessório na minha Groove Blues (dois parafusos, mais longa que a da Merida) e instalei também na Oxer XR240 (quatro). Felizmente, nunca deram defeito. 
Atualizarei o post quando a bike chegar.
Voltar ao Topo
johnnygo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar johnnygo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2018 as 14:13
A bike chegou. Fiz as seguintes modificações:
- troquei as manoplas, que realmente são muito ruins.
- o selim é de boa qualidade, mas ficou desconfortável para mim. Substituí por um Serfas, mais largo, de gel.
- para aliviar as dores nos punhos, troquei o guidão por outro mais curvo e mais alto. A bike ficou parecida com minha Groove Blues, com a posição de dirigir mais ereta.
Feitos os ajustes, conforto máximo, uma delícia na cidade.
Estou sentindo uma ligeira vibração (sem ruído) que me chega pelos pedais, mesmo em velocidade média. Desconfio que seja o balanceamento das rodas. Vou providenciar um ajuste na tensão dos raios.
Todo mundo elogia a beleza da bike.
Como o freio hidráulico (Tektro) não é integrado aos passadores (Shimano), achei que o uso das marchas e do freio poderia ser mais agradável.
A relação de marchas poderia ser mais agressiva. Tenho que acionar a coroa de 48 dentes à frente (terceira marcha) mesmo em superfície plana. Não consigo deixar de compará-la com a Groove, na qual instalei um cassete 12/32 que ficou perfeito nas subidas e no deslanche. Entretanto, nas ladeiras, A Merida é mais dócil.
Conclusão: pelo menos por enquanto, ainda prefiro a velha Groove Blues com v-brake e câmbio Tourney.

Voltar ao Topo
johnnygo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar johnnygo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2018 as 15:01
Ah, esqueci de dizer: o quadro de 48 cm para quem tem bikefit 17" serviu muito bem, principalmente com este tipo de mesa reclinável.
Voltar ao Topo
RafaPetry Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2018
RS
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaPetry Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2018 as 12:49
Também estou de olho em uma Merida 15MD Crossway, e notei que suas medidas são iguais de uma speed, mas o  jeito de conduzir não. Portanto esse cálculo pode confundir quem quer uma híbrida urbana. Eu pretendo pegar tamanho 48 (19"). Minha altura 1,78. Se fosse pela orientação do site teria que ser bem maior, mas repito não é e nem será consuzida como uma speed.
Voltar ao Topo
RafaPetry Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2018
RS
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaPetry Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2018 as 12:51
Originalmente postado por johnnygo johnnygo escreveu:

Ah, esqueci de dizer: o quadro de 48 cm para quem tem bikefit 17" serviu muito bem, principalmente com este tipo de mesa reclinável.


Essa de 48 seria como uma 19"? O que vc me diz?
Voltar ao Topo
johnnygo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar johnnygo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2018 as 08:51
Sim, praticamente. Convertendo as unidades, 48 centímetros equivale a 18,9 polegadas.
Voltar ao Topo
johnnygo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar johnnygo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2018 as 08:55
Originalmente postado por johnnygo johnnygo escreveu:

Sim, praticamente. Convertendo as unidades, 48 centímetros equivale a 18,9 polegadas.
Complementando: tenho 1,76 de altura, o quadro recomentado para mim é de 17" e o tamanho 48 cm ficou ótimo para mim.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X